Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por xifrim » 16/11/2015 19:38

RR23 Essa é a historia da minha vida.

Registado: 16/11/2015 19:36

por PC05 » 16/11/2015 17:46

katolo Escreveu:Importante é que paguem :mrgreen:

As imparidades de crédito vão continuar a cair....

Registado: 5/12/2005 21:28

por katolo » 16/11/2015 17:26

Importante é que paguem :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por PC05 » 16/11/2015 15:27

Valor do crédito concedido aumenta 12,9% para 413,3 ME em setembro - BdP

O montante do crédito concedido aumentou 12,9% em setembro face ao período homólogo, para 413,289 milhões de euros, com os empréstimos para educação e saúde a crescerem 51,5%, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados mais recentes do BdP, em setembro de 2015 foram efetuados 109.595 novos contratos de crédito aos consumidores, mais 1,0% do que no mesmo mês de 2014 e mais 2,7% do que no mês anterior (agosto de 2015).

Estes novos contratos celebrados corresponderam a um montante global de 413,289 milhões de euros, o que representa um crescimento de 12,9% em termos homólogos e de 5,3% em cadeia.

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=239572

por investpouco » 16/11/2015 15:08

Respondendo então a todos, nunca faz sentido alguem dizer que no curto medio ou longo prazo uma determinada accao estará a subir, pois para cada um estabelece o que lhe convem, ou seja, o que quer que os outros lhe oiçam.
Mediante as respostas de todos vós, e sendo eu super frontal, retiro das vossas palavras que não vale a pena virem aqui dizer que a acção cai ou sobe em determinado prazo, uma vez que nem vocês conseguem estabelecer esse prazo, pois voces vão antes de estabeler o prazo, olhar para o grafico e fazer o rabisco que mais vos interessa para indicar que está a subir ou descer....em determinado prazo que vocês só estabelecem naquele dia mas no mesmo dia noutra acção esse mesmo prazo (curto, medio ou longo) já nao o acham igual ao que chamaram.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por RR23 » 16/11/2015 12:19

Boas!

Também julgo que curto ou longo, não tem grande importância, acho um erro ter prazos, ou segue a tendência desejada ou o melhor é sair fora dentro do que cada um define como perda ou lucro, estar a espera a 1 mês e a vê-la afundar só porque definiu 1 mês acho errado, uma coisa é estar ali no "nem vai nem vem" num tédio bruto, agora se atinge o que se pretende é sair fora e siga para bingo... mas esse tipo de perguntas, não tem uma resposta concreta. Acho que nem valia a pena fazê-la, parte de muita coisa, o que pode motivar esse tempo, que eu respondo uma coisa, o meu vizinho outra e chego ao fim da rua com 50 respostas diferentes... cada um é que escolhe o que acha melhor.

Na altura que me meti nisto não era pra ficar por cá (dentro) muito tempo, mas fui obrigado a manter-me pra não assumir prejuízos consideráveis, (amador em primeiro nível) com aquele belo pensamento se saio perco vou manter-me e reforço mais a baixo... "descambrou" tanto e de tal maneira que nunca mais reforcei, além dos aumentos de capital, porqueeram aqueles super descontos (ou não), depois dos aumentos de capital a coisa começou a recompor-se e pensei ok é desta, até passou a minha margem e tinha uns míseros lucros, e pensei quem esteve tanto tempo espera mais algum, porque está tudo a encaminhar-se e eu só queria mais 2 ou 3 cêntimos que no lote de acções do BCP já me davam uma boa recompensa pela espera, mas começou andar pra trás, e nunca se espera que após um momento tão bom possa recuar tanto assim novamente de seguida... mas o o BCP é aquela máquina... se um país no fim do mundo tem um problema BCP sofre, há problemas na Europa BCP sobre, se há uma boca qualquer mandada por algum jornal, sofre... se o meu gato é atropelado ele sofre... enfim... é um banco com uma cotação deveras instável, ou melhor... agora ao fim de uns anos não é assim tão instável... basta olhar pro gráfico e ver a brutal descida, quando se julga que não desce mais... ex que um mosquito é atropelado por um camião ali na autoestrada e aí vem o BCP novamente bater um mínimo...

Já foram tantas as boas ou menos más noticias e "agora sim talvez vá começar a recuperar" que sinceramente já não espero grande coisa desta cotada, e muito sinceramente até me custa ver malta que comprou a 9 cent, depois reforçou a 8, a 6.5 a 5 e agora a 4 e tal e achar que é a melhor estratégia, mas não critico ninguém, porque eu fiz o mesmo só que não correu bem, nada mesmo, e só reforçava nos aumentos de capital porque dava pra ver que algo não estava bem, mas queria acreditar que tinha chegado a hora da viragem, e sempre naquela "mais baixo é impossível" mas é possível, é mesmo possível... de 1 cêntimos aos 0 perde-se 100%.

Estou dentro com muita vontade se sair... mas... quando não se sabe f*der até os colh**s estorvam, agora com o passar dos anos e estudar todos os dias o que fiz de errado já é tarde...

Isto é só o que se passou comigo nada de bocas pra ninguém, não quero saber da vida dos outros, mas não me importo de contar a minha história, tenham é cuidado quando acham que só há um caminho e a razão é nossa, não é mesmo.

Peço desculpa pelo que vou dizer mas muitos dos que aqui falam, não me engano se disser que ás tantas nem dinheiro têm pra estas andanças, mas fazem-se passar por grandes investidores... ao longo dos anos, tenho visto muito muito poucos que me pareceram sérios e sábios de algumas palavras, mas curioso será dizer que não fazem muita conversa por estes lados...

Outro ponto engraçado é aconselharem-se com alguém do banco, até esses não sabem nada, zero, zerinho... tive alguém muito próximo que era um SENHOR no BCP reuniões privilegiadas, só pra alguns, "lá" passavam aquelas informações que nós os pequenitos gostavam a de saber, mas não sabemos, infelizmente esses também não sabem porque são enganados por os superiores, pra depois os que nos atendem ao balcão nos enganarem, conheço um desses SENHORES que com o pensamento que estava com informação de ouro na mão, torrou milhares, muitos milhares, no dia em que lhe perguntei se me devia meter nisto, ele disse " não te metas nisso, nem penses nessa possibilidade" mas eu claro está tinha de tentar... tentei, correu bem umas vezes por sorte e agora... tenho pena...

Bons negócios e espero estar fora brevemente... daqui a uns sei lá... 5 ou 6 anos!

Registado: 1/11/2011 23:11

por luislobs » 16/11/2015 11:39

Boas noticias quanto ao NB, vao-se dissipando as nuvens negras quanto ao FR ter de suportar o Ac, falta agora apenas a Polonia comunicar as taxas relativas aos emprestimos.

Creio que um acordo entre os 50% e os 70% pode dar ao Amado folga para abater metade dos cocos no primeiro trimestre de 2016.

Temos ali um fardo ate os 0.0493 que a ser rompido tem algum potencial...
Anexos
16.jpg
16.jpg (48.74 KiB) Visualizado 4451 vezes
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por investpouco » 16/11/2015 11:15

jgut Escreveu:
investpouco Escreveu:Gostaria de debater aqui um ponto em que muitos investidores divergem e tiram as as suas conclusoes baseadas no que lhes convem.
o ponto é muito simples:

qual o tempo que consideram para curto prazo, medio prazo e longo prazo esquecendo os graficos?
para mim
um curto prazo seria até 2 semanas,
um medio prazo seria até 6 meses
e um longo prazo seria até 2 anos.

qual a vossa opiniao?

Para mim não há prazos, o preço e as condições do mercado (gráfico) é que mandam.

sim mas sobre os estudos ou investimentos quando falas em curto medio ou longo prazo...isso tem um tempo...
cumptos, Investpouco.

por jgut » 16/11/2015 11:03

investpouco Escreveu:Gostaria de debater aqui um ponto em que muitos investidores divergem e tiram as as suas conclusoes baseadas no que lhes convem.
o ponto é muito simples:

qual o tempo que consideram para curto prazo, medio prazo e longo prazo esquecendo os graficos?
para mim

qual a vossa opiniao?

Para mim não há prazos, o preço e as condições do mercado (gráfico) é que mandam.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por investpouco » 16/11/2015 10:57

Gostaria de debater aqui um ponto em que muitos investidores divergem e tiram as as suas conclusoes baseadas no que lhes convem.
o ponto é muito simples:

para mim

qual a vossa opiniao?
cumptos, Investpouco.

por jgut » 16/11/2015 10:24

Atualizando.... :wink:

Se dúvidas há, estarão quase a ser dissipadas.
......
Estranho...passa o fim de semana e ninguém diz nada? :-k
Bons negócios.
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por jgut » 13/11/2015 23:07

Boa noite a todos,

A minha teoria é a seguinte:

O pessoal vai lendo
E gráfico escrevendo,
O pessoal vai divagando
E gráfico andando.

Companheiros, os sinais parecem dados, mas só para quem acredita... :wink:
Fica a imagem de 15 min.

Nota: este pensamento não é qualquer tipo de recomendação... cada um será responsável pelas suas decisões. :mrgreen:
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por luislobs » 13/11/2015 22:15

SOBRE A POLONIA: Um colega mandou-me este estudo

Como se sabe é pratica corrente em países sem uma moeda forte, a indexação de empréstimos noutra divisa, no caso polaco era usado o CHF (Franco Suíço). A quando da forte valorização do CHF este ano, motivada pelo Banco Central Suíço, muitos destes empréstimos valorizaram também, não observando o plano de pagamentos dos clientes.

Acontece que a proposta de lei em cima da mesa, propõe que a diferença entre a taxa de cambio actual e a taxa de cambio à data do empréstimo seja suportada 50% pelos bancos e 50% pelos clientes.

Esta lei contem clausulas que não têm sido divulgadas nos meios de comunicação social. Tem um diferimento em 3 anos, isto é apenas clientes em que o valor actual do empréstimo seja superior a 120% podem recorrer a este regime, no ano seguinte clientes de 120% a 100% e por ultimo de 100% a 80%.

Ou seja não serão alvo de conversão toda a carteira de crédito denominada em CHF apenas esta fatia de clientes.
O valor total estimado de encargos para o Bank Millennium é de 150M€.
Como o BCP só detém 50,1% do banco apenas impactam 75M€, com o efeito do diferimento dá 25M€ por ano nas contas do BCP.
.

por luislobs » 13/11/2015 22:04

confirmado NB precisa de 1.5mm e será feito por f investimento ou particular para evitar o FR

Logo vi a força do Bcp hoje :oops: depois nao ´ha inseders.

.
.

por Joca601 » 13/11/2015 20:45

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Joca601 Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/carlos-costa-tranquiliza-banqueiros-sobre-factura-do-novo-banco_234631.html

Excelente notícia para o bcp... não é necessário fazer antecipação de custos, ou seja, pelo lado do NB fica afastado a necessidade de um eventual AC porque o banco bcp não tem de reconhecer nas contas e no imediato 300 ou 400 milhões de euros.

Fica a faltar o impacto dos custos com a conversão cambial na polónia.

Acho que o Amado pode começar a pensar em pagar os cocos mais cedo...

Esta decisão é muito importante para o bcp e para todo o sector financeiro português.. acho que o mercado ainda não se apercebeu disso.

Parece me que estas a ver novidades onde eu apenas vejo barbas brancas !
:lol:

Já há muito que o BdP afirmava que as perdas do FR seriam suportadas pelos bancos de forma faseada ( diluidas ao longo de varios exercicios).
Portanto nada de novo para o mercado.

Se o Novo Banco tentar resolver as novas exigencias de capital que pelos vistos vão ser colossais, apenas com venda de activos, ficara transformado num banquito que naturalmente terá muito menor valor de mercado o que só pode agravar as perdas do FR.
Não vejo nada de muito auspicioso.

Relativamente à Polónia é muito natural que a conversão dos créditos seja muito próxima do pior cenário - os tais 90%

Estamos a falar de coisas diferentes.... que o pagamento era faseado não era novidade nenhuma. A novidade é a forma como pode ser acomodado em termos contabilísticos. Pela interpretação das normas contabilísticas internacionais o banco seria obrigado a cumprir com a norma de acréscimo de custos no balanço.

Trocando por miúdos: vamos supor que a menos valia no Novo Banco correspondente ao bcp é de 500 milhões de euros. O que o banco de Portugal veio esclarecer foi que os bancos podiam reconhecer a contribuição para o fundo de resolução como custo no exercício em que é praticada. ou seja, apesar de o bcp efetuar pagamentos faseados ao longo do tempo(como se fosse uma divida), como já se sabia, o banco não tem de acomodar no balanço, no imediato, ao momento atual, a eventual menos valia de 500 milhões de euros. Sendo assim o bcp evita o impacto negativo de 500 milhões de euros nos rácios.

Na polónia o impacto da conversão dos créditos no balanço ainda não foi discutido. talvez se possa encontrar uma solução com um impacto mais suave, diluído no tempo. O governo polaco tem de perceber que os bancos não tem capacidade para acomodar no imediato, um impacto tão violento como este nos seus balanços.

Registado: 7/1/2012 13:03

por ricardmag » 13/11/2015 20:22

Ulisses Pereira Escreveu:hart, há algumas instituições estrangeiras que nunca compram acções abaixo de 1 euros.

HaRt Escreveu:Mas então compra-se e vende-se tendo em conta o preço da acção e não se está cara ou barata? E logo essas supostas "instituições financeiras", que certamente sabem fazer contas melhor que os comuns mortais porque têm acesso a mais informação...

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, faz sentido o que estás a dizer. Mas são regras internas para evitar investimentos e "trading" em "Small caps".

Small caps por estar abaixo de 1 euro ? :shame:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Storgoff » 13/11/2015 18:51

Joca601 Escreveu:
Joca601 Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/carlos-costa-tranquiliza-banqueiros-sobre-factura-do-novo-banco_234631.html

Excelente notícia para o bcp... não é necessário fazer antecipação de custos, ou seja, pelo lado do NB fica afastado a necessidade de um eventual AC porque o banco bcp não tem de reconhecer nas contas e no imediato 300 ou 400 milhões de euros.

Fica a faltar o impacto dos custos com a conversão cambial na polónia.

Acho que o Amado pode começar a pensar em pagar os cocos mais cedo...

Esta decisão é muito importante para o bcp e para todo o sector financeiro português.. acho que o mercado ainda não se apercebeu disso.

Parece me que estas a ver novidades onde eu apenas vejo barbas brancas !
:lol:

Já há muito que o BdP afirmava que as perdas do FR seriam suportadas pelos bancos de forma faseada ( diluidas ao longo de varios exercicios).
Portanto nada de novo para o mercado.

Se o Novo Banco tentar resolver as novas exigencias de capital que pelos vistos vão ser colossais, apenas com venda de activos, ficara transformado num banquito que naturalmente terá muito menor valor de mercado o que só pode agravar as perdas do FR.
Não vejo nada de muito auspicioso.

Relativamente à Polónia é muito natural que a conversão dos créditos seja muito próxima do pior cenário - os tais 90%

Registado: 21/5/2009 18:43

por PC05 » 13/11/2015 18:06

Agência DBRS decide não mexer no “rating” de Portugal

Há 3 minutos

A agência canadiana DBRS, a única que tem um "rating" acima de "lixo" para Portugal, decidiu não só manter o "rating" como não alterar a "perspetiva", que assim continua "estável".

http://observador.pt/2015/11/13/agencia ... -portugal/

por luislobs » 13/11/2015 16:04

Nao vale a pena fazer reverslit isto ou aquilo até este ponto (2012-2015 lucros), quanto a mim o principal ponto foi que o Bcp esteve falido em 2012 e foi bem resgatado e excelentemente conduzido pelo N Amado.

Talvez se olharmos para o grafico desde 2012 possa dar algum sentido a quem tem posiçoes longas, vejamos o Bcp se nao fosse Grecia, Novobanco, Costa, polonia era desde 2014 uma maquina de geral dinheiro.

Reverslit faz sentido quando começar a geral lucros
.

por Ulisses Pereira » 13/11/2015 16:00

Sim, faz sentido o que estás a dizer. Mas são regras internas para evitar investimentos e "trading" em "Small caps".
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por HaRt » 13/11/2015 15:58

Ulisses Pereira Escreveu:hart, há algumas instituições estrangeiras que nunca compram acções abaixo de 1 euros.

Abraço,
Ulisses

Mas então compra-se e vende-se tendo em conta o preço da acção e não se está cara ou barata? E logo essas supostas "instituições financeiras", que certamente sabem fazer contas melhor que os comuns mortais porque têm acesso a mais informação...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por Ulisses Pereira » 13/11/2015 15:52

hart, há algumas instituições estrangeiras que nunca compram acções abaixo de 1 euros.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por luislobs » 13/11/2015 15:50

taxas a 10 anos -1.25%

.
.

por HaRt » 13/11/2015 15:46

Ulisses Pereira Escreveu:Hart, o gráfico não se alteraria porque tudo seria ajustado. Os gráficos que vou colocando estão corrigidos de todos os "splits" e aumentos de capital, de forma a reflectirem a real variação das cotações.

Abraço,
Ulisses

Hum... Mas então, ganha-se alguma coisa com um RSS? Perder-se-ão aqueles que compram porque acham que o banco está barato, ganhava-se provavelmente mais shorters porque ainda tinha muito para cair...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por luislobs » 13/11/2015 15:39

Parece-me que um ponto fulcral passando os 0.048 será os 0.05, dai teremos novo teste aos 0.065.Os mercados andam em contra senso uns c os outros por isso acredito que ou ja batemos ou podemos bater ainda o duplo fundo se a situaçao politica se detiorar.

por mim acredito que teremos umas subidas apartir de 2016, se consolidar e fizer um fundo por aqui 0.05 será bom.

.
.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, PIKAS, Pmart 1, TTM62 e 202 visitantes