Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - águas infestadas !!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 10/3/2004 17:32

Bom, pessoal, cuidado com esses produtos !!

Parece-me que lá mesmo, existem opções digitais mais razoáveis e com menos cara de apostas !!!

Bom, nos últimos dois dias temos uma amplitude de mais de 250 pips no EUR/USD e 600 pips !!! no Cable, pelo que o cross Euro/Libra lá vai subindo pelo sexto dia seguido.

O USD está agora sobrecomprado, vai precisar de um alívio.

Repare-se que o EUR/USD veio a 1.22 e parou - é o nosso valor mais baixo do ciclo semanal normal. Os valores extremos seriam de 1.2050 que só poderão ser testados, caso estes 1.22 não aguentem até ao fim da semana. Estamos pois em altura de teste a suportes decisivos para o futuro próximo do par.

No Cable, a quebra de 1.80 pode querer significar em teste a 1.77 ou 1.78, o que deixa este par em situação complexa.

O USD/JPY tenta ficar pelos 111.00 - o BOJ pode defender este valor. Em caso de queda, a defesa virá seguramente acima de 110 !!

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Parece Fácil

por braap » 10/3/2004 17:19

Realmente isto parece fácil de mais.

Antes da divulgação de indicadores importantes são sempre esperados movimentos relativamente fortes. Uma "aposta" como esta tem um grande probabilidade de acertar.

Eu não conhecia estes produtos, e como infelizmente o meu perfil tb é de jogador parece-me ser um produto a rever com mais atenção.

Registado: 18/7/2003 15:44

por PLPINTO » 10/3/2004 17:09

Com a fama que eu tenho (má fama) de jogador de forex isto parece que foi feito à minha medida :lol:
Se basta atingir um dos valores, quer recue ou quer continue o movimento, para ganhar o premio não é assim tão perigoso num mercado tão volatil como o Forex. Eu fiz uma aposta, em demo, de que atingia até sexta os 1.2340 ou os 1.2252 e já hoje o fez, pelo que tive um lucro de 100% e posso utilizar esse valor para nova aposta pois sei que vou recebe-lo.
Quando tu dizes que o mercado está prestes a rebentar para qualquer dos lados uma aposta destas para 2/3 dias é quase canja. No que eu referi as probabilidades eram muito boas, mais facil do que tentar adivinhar para que lado o mercado iria partir.
Não há duvida que isto aqui (caldirão) é mesmo uma escola :wink:

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 10/3/2004 16:46

So mais detalhe sobre a balança comercial americana que me deixou... desconfiado !!

As exportações americanas estão em queda há vários meses, apesar das quedas do USD (recordo que estes dados de hoje reportam a Janeiro).

As exportações dos EUA para a zona Euro cairam um pouco, mas as da zona Euro para os EUA cairam bastante, sendo que em Janeiro foram metade do número de Dezembro.
Resta saber se é só um factor de sazonalidade ou se se confirmará. Se for uma tendência, é mau sinal para a Economia global.

PLPinto,

Antes de mais, ninguém precisa de pedir desculpa para participar neste tópico, muito menos tu.

Em relação às opções digitais. Parecem aquelas apostas, não é ?

Então é o seguinte:
Double touch - recebes o payout se a cotação tocar em AMBOS os valores, mínimos e máximos.

Double one touch (a do teu exemplo) - recebes se tocar numa das duas barreiras. Basta uma das duas, seja qual for delas, e não é necessário mais nada.

Double no touch - não pode tocar em nenhuma das duas barreiras. Apesar de tudo, esta poderá ser boa em tempos de mercado calmo.

Era isto. É quase um tudo ou nada, não ?? :roll: :twisted:

Não negocio tais coisas, pois são muito perigosas. É mesmo um perde tudo, ou ganha tudo !!

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por PLPINTO » 10/3/2004 16:16

Oi Dj.
Desculpa esta minha intromissão mas acontece que á muito tempo que eu te vejo a escrever sobre os tubarões defenderem opções que a cotação não devia tocar em determinados pontos e, sinceramente, sempre pensei que isso fosse coisa para tubarão mesmo! Só que agora através da vossa conversa em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=23817 apercebi-me que era uma coisa bastante acessível aos comuns dos mortais, não só acessível como muito interessante!
Eles aceitam apostas de double One touch (ter que tocar num dos dois pontos) com margens muito pequenas (menos de 50 pips para cada um dos lados). Para ganhar $100 equivale a comprar um mini contrato com um stop a 100 pips e um limite também a 100 pips mas com a vantagem de que se está tanto longo como curto, apenas é preciso que o mercado mexa, não interessa para onde.
Quando o mercado à bocado estava a 1.23 eles aceitavam apostas do estilo perde tudo ou ganha 100% para valores entre 1.2350 e 1.2250 . O que eu não percebi é se para ganhar o dinheiro apenas é preciso que o preço toque ou passe além de qualquer destes valores (sendo assim as probabilidades de acerto são muito grandes) ou se depois de quebrar esse valor tem que voltar outra vez para traz do mesmo (a coisa assim fica muito mais difícil) ?
Já negociaste alguma vez este tipo de activos ou sabes me informar melhor da mecânica disto? Principalmente da opção Double One Touch.
Anexos
Double touche.PNG
è necessario a cotação quebrar um destes valores e voltar novamente para tráz dele para ganhar o premio ou basta que passe acima/abaixo do valor e continue a subir/descer?
Double touche.PNG (12.23 KiB) Visualizado 1117 vezes

Registado: 22/5/2003 15:08

por semprefrio » 10/3/2004 15:27

Caro Braap,
eu não sou um bom analista de notícias e por isso tendo a dar-lhes o mínimo de importância. Aqui temos a sorte de contar com o DJO para ajudar-nos a ver entre linhas :) .

Ainda há poucos meses atrás saiam dados fenomenais sobre a economia dos EUA e o USD comportava-se de forma completamente oposta.

Apesar de tudo, quanto aos números de hoje não sei se pode classificar-se o movimento que sucedeu a sua saída como simples ruído. É que o movimento saiu na direcção oposta ao que a primeira leitura dos dados deixaria supor. Assim, esse movimento pode ter um significado mais relevante do que ser simplesmente aplidado de ruído.

Um abraço

Registado: 31/12/2003 21:12

por djovarius » 10/3/2004 15:15

Bom, eu estava a ver aqui comentários ao relatório.

Mesmo um número mau, um forte défice comercial, provocou um rally do USD - sinal de mudança de sentimento no curto prazo.

Mas há ali uma coisa preocupante. O preço de petróleo foi o grande responsável pelo aumento do défice, em conjunto com menores exportações de produtos alimentares.

Ou muito me engano, ou o mercado desconfia de pressões inflacionistas outra vez. Afinal, a produção de crude vai ser cortada na Primavera e mesmo com a recente recuperação do USD não há meio do preço do barril cair.

Talvez Greenspan e o FED tenham que pensar melhor sobre os juros se o PPI for afectado pelos custos energéticos. Aliás, com a nova metodologia de cálculo dos preços ao produtor, as coisas podem ficar feias. O relatório do mês passado ainda nem saiu. Este mês vai ser interessante.

Quer parecer que o mercado quer retestar os mínimos recentes.
As vendas especulativas em EUR/USD aumentariam bastante se o par fosse abaixo de 1.22 !!

Um abraço

djovarius

Correcto Antunes

por braap » 10/3/2004 14:57

Existe um balanço negativo entre as importações e as exportações.

Afinal o movimento chegou e já fez 100 pips. Com este número foi uma surpresa para mim que o sentido tivesse sido para baixo.

Será que houve outra razão por parte desta queda do Euro?

Correcto braap...

por Antunes » 10/3/2004 14:43

...ficou tudo na mesma.

Esse valor negativo quer dizer que os EUA ainda importam mais do que exportam não é?? Alguém confirma essa minha dúvida existencial???

Registado: 4/12/2002 11:16

Apenas Ruído?

por braap » 10/3/2004 14:38

Apesar de os dados serem abaixo do esperado parece que ficou tudo na mesma.

Houve um movimento, mas parece que foi apenas ruido.

Dados Usa

por braap » 10/3/2004 14:35

E agora?

Mar 10 08:30 Trade Balance Jan -$43.1B

djovarius...

por Antunes » 10/3/2004 14:07

...qual será a reacção dos câmbios a esse saldo da balança comercial? O esperado são -41,6M USD... Se sair abaixo como reagirão os câmbios??

por Antunes » 10/3/2004 14:01

djovarius Escreveu:Bom dia / tarde,

Antunes,

Não estamos livres de tal cenário. Digamos que está a 50/50 entre uma lateralização alargada, tipo entre 1.20 e 1.30 ou quedas maiores, para depois retomar as subidas.

Porém, nunca me esqueço, tenho aqui uns "papéizinhos" na mesa que mostram que em grandes tendências de 5 - 7 anos, há sempre um semestre ou mesmo um ano contra a tendência, o que é bom para as posições fortes, pois aproveitam para carregar o camião.

dj

Perfeitamente de acordo dj mas esse período contra a tendência precedente não costuma surgir assim de repente: na maior parte das vezes há um pequeno período de transicção (neutro) entre os 2 períodos com tendências diferentes...

Assim o é na economia: 2004 será quanto a mim o período de transicção com o 1º semestre a ser ainda mauzito mas o 2º semestre a melhorar claramente e a indicar o caminho!

por djovarius » 10/3/2004 13:54

Bom dia / tarde,

Antunes,

Não estamos livres de tal cenário. Digamos que está a 50/50 entre uma lateralização alargada, tipo entre 1.20 e 1.30 ou quedas maiores, para depois retomar as subidas.

Porém, nunca me esqueço, tenho aqui uns "papéizinhos" na mesa que mostram que em grandes tendências de 5 - 7 anos, há sempre um semestre ou mesmo um ano contra a tendência, o que é bom para as posições fortes, pois aproveitam para carregar o camião.

Semprefrio,

Era isso mesmo. Já até deixei essa linha várias vezes em gráficos no início de tópicos da semana.

Precisamente esses 50% que nos levam para uma grande possibilidade de encontrarmos um suporte lógico que ficaria na casa de 1.18xx !!

Alguns Bancos que têm fortes posições em câmbios apontam para esses valores para recompra de posições curtas em USD.

Um abraço... faltam 40 minutos para mais uma possível explosão. Vamos ver se a montanha não vai parir um rato.

dj

Eu estou mais apostado num cenário de lateralização entre...

por Antunes » 10/3/2004 13:34

...os 1.22 e os 1.29 para os próximos tempos. Não acredito em quedas violentas para já mas também não me parece que o EUR/USD venha a fazer nos máximos de uma forma convincente nos próximos tempos. As bolsas são assim mesmo: têm de fazer uma pausa antes de mudarem de rumo...

por semprefrio » 10/3/2004 12:41

Aqui está DJ.

Os 50% ainda ficam acima da projecção do duplo topo :wink: .

Um abraço.
Anexos
eurusd retrac.GIF
eurusd retrac.GIF (21.69 KiB) Visualizado 1234 vezes

por djovarius » 10/3/2004 12:32

Semprefrio,

Antes de mais obrigado pelos gráficos, bem como ao pessoal que os coloca porque nem sempre tenho hipótese de os colocar, até porque não estou sempre no mesmo local.

Experimenta a fazer essa projecção de fibonacci a partir do fundo de 1.0776 e verás uma possibilidade de retracção muito interessante.

Um abraço

dj

por semprefrio » 10/3/2004 12:26

Reforcei a posição curta próximo dos 1.2280.

Em baixo fica uma pequena actualização gráfica, já que ontem à noite não consegui incluir um gráfico. Penso que a EMA100 não conseguirá suportar o par. No entanto, sendo um cenário possível, qualquer retorno acima de 1.2350 deve ser pretexto para retirada de consequências.

Fica também uma curiosodade, para que se afiram eventuais semelhanças. No entanto, leve-se em conta que a primeira situação desenrolou-se a favor da tendência primária, o que não acontece agora. Mas...
Anexos
eurusd curiosidade.GIF
Apenas uma curiosidade.
eurusd curiosidade.GIF (24.59 KiB) Visualizado 1258 vezes
eurusd romp II.GIF
Será desta que é para valer?
eurusd romp II.GIF (26.41 KiB) Visualizado 1249 vezes

por djovarius » 10/3/2004 11:24

Bom dia,

E mais um ponto de situação.
Enquanto o BOJ parou um pouco por não ser necessária a sua presença :roll: , as divisas europeias estão num tom fraco, com o Cable ainda sendo o que puxa a carroça das quedas.
Desta feita, um rumor de que o défice comercial dos EUA (hoje, 13:30 Lx) vai sair melhor do que o esperado. O valor de Dezembro passou de US$ 42 bi e são esperados valores semelhantes, mas o rumor dava conta da hipótese de "apenas" US$ 35 bi.
O pior é se os números sairem piores... :evil:

De facto, apesar das descidas fortes de ontem à tarde e depois desta madrugada, o EUR/USD gravita em torno de 1.23 - desta vez, pode-se verificar que uma nova tentativa de quebra de 1.2270 poderá ser bem sucedida levando o par a 1.22 ou um pouco menos.
Por outro lado, se houver recuperação, ela só terá força se passar de 1.2350 para um teste a 1.24 !!!

O mercado terá a tendência para reagir aos dados que vão sair, mas só um número inesperado dará uma reacção tipo a de sexta-feira. Fora disso, será ruído, o que sempre merece cuidado.

A tendência de subida do dólar regressou, esta semana. Aos poucos vai galgando terreno, mas debaixo das maiores volatilidades em um ano e meio.

Um abraço

djovarius

por MozHawk » 10/3/2004 8:44

Para terminar, uma LTAcp quebrada em baixa no diário.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
eurusd.JPG
eurusd.JPG (75.55 KiB) Visualizado 1003 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por MozHawk » 10/3/2004 8:25

Já agora fica o gáfico horário com as seguintes "conclusões":

1. Cross a não se dar bem no teste da MME200 e a cair para baixo dela e de todas as MMEs há meio dia atrás;

2. Os 1.2450 do Dj a servirem como uma barreira intransponível;

3. Acentuar das quedas há 2 horas atrás depois de ter andado a noite toda a lateralizar;

4. RSI e MACD claramente bearish.

Um abraço,

MozHawk

PS-Já agora, a esta hora 7:21 GMT ainda são os traders asiáticos a empurrar isto para baixo ou já temos os europeus a ajudar à festa?
Anexos
eurusd.JPG
Gráfico horário
eurusd.JPG (76.41 KiB) Visualizado 1006 vezes

por MozHawk » 10/3/2004 8:10

Caro Djovarius,

Quando acordares, um pequeno comentário seria bem-vindo face à máquina diabólica da terra do sol nascente.

Com um diário de vento em popa, estou tentado a fechar metade das posições curtas face a uma possível notícia desagradável que possa vir das terras do Uncle Sam esta tarde.

Já o gráfico semanal, dá-me uma pintura mais delicada:

1. O RSI permanece acima dos 50.00 embora em sua direcção;

2. Forte redução da volatilidade nesta descida iniciada há 5 semanas atrás, estando agora o cross a testar a linha intermédia das BB, em movimento descendente na upper band, a qual se situa neste momento nos 1.2295 estando o cross a cotar agora em 1.2292;

3. Relativamente ao referido no ponto 2 é a 3ª vez consecutiva que o cross testa a linha intermédia das BB tendo sido as duas primeiras infrutíferas;

4. MACD claramente bearish.

Isto promete!

Um abraço,

MozHawk
Anexos
eurusd.JPG
Gráfico semanal
eurusd.JPG (76.76 KiB) Visualizado 1022 vezes

por JAOR » 10/3/2004 0:58

Só mesmo TU para uma explicação destas :mrgreen:

Um abraço para ti e cuidado com as espinhas desses peixinhos :mrgreen:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por djovarius » 10/3/2004 0:50

Semprefrio: é um cenário possível este mês.
Seria o completar da retracção com visita à MME 200 dias, como acontece nos casos em que a média de 100 dias não dá conta do recado.
Ficamos atentos a essa forte possibilidade, para já veremos se vamos completar o ciclo semanal.

Jaor: vamos ver se consigo explicar de uma forma simples !!
O Japão que ver a sua moeda perder terreno para o dólar, entre outras, mas o dólar é o principal da história. Para tal, utiliza os seus próprios Yenes para adquirir dólares a um ritmo de largos milhares de milhões de dólares ao mês.
Ele pode lutar sózinho, porque o BOJ é uma verdadeira máquina de imprimir notas, sem limite. Recordo que a dívida pública do Japão já vai em 160% do PIB e ninguém se importa, nem causa inflação e o povo aceita 0,5% pelos seus depósitos a prazo.

Ora com uma avalanche destas a comprar USD/JPY, a fazer disparar os stops do pessoal que está a shortar, não há quem aguente.
Imagina os gestores de fundos em desespero porque shortaram 100 milhões de dólares e observam os stops a serem disparados em cascata, perdendo logo um ou dois milhões.
Resultado: deixam de shortar !!! E a balança começa a inverter. Os tubarões alinham no lado longo, junto com o BOJ e as subidas ficam mais fáceis, às vezes nem precisando de ajuda do BOJ, o qual fica lá só para garantir que o par não passe de uma certa linha.

E até ao fim de Março, será assim... vivemos num mundo de delirio financeiro.

Para que o BCE fizesse o mesmo sózinho com o Euro, em 6 meses levaria à ruina os 12 países, portanto não faz tal coisa... lol

Um abraço aí para os lados do norte

dj

por semprefrio » 10/3/2004 0:19

O visitante anterior sou eu.

Não consigo postar o apoio visual (gráfico).

Fica para amanhã.

Um abraço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], macau5m, navaldoc e 193 visitantes