Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 2/11/2015 22:44

BCP admite retomar venda do ActivoBank em 2016 :wall: :wall: :wall:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2016.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 2/11/2015 22:23

Megabruno Escreveu:Ola boas noites a todos.

Gostava de ajuda, se for possível, a actualizar a minha carteira de fundos de obrigações.

Tenho os meus fundos de obrigações da seguinte forma: (tem todos mais ao menos o mesmo peso )
UBS Lux Bond Fund - Euro High Yield EUR + 1.96%
Eurizon EasyFund - Bond High Yield + 3.61%
PIMCO Funds Global Investors Series PLC - Global Bond Fund + 0.91%
AXA World Funds - Euro 5-7 + 0.83%
Fidelity Funds - Asian High Yield Fund +6.46%

Profit final +2.67%

Esta carteira foi feita a 11 meses mais ao menos. Quero novamente meter os pesos certos e alterar o que for necessário.

Em relação as medias que obtive acham que foi bom ? ou abaixo ? relativamente ao que os mercados obrigacionistas estão a permitir .

Obrigado a todos por qualquer contribuição que possam fazer.

Falando abertamente, não tenho high Yelds (só dentro do UBS KSS Global alocattion).
Pelo que vejo, porque não distribuis num global de obrigações ou obrigações soberanas/empresas de vários países (nas atenção à escolha dos mesmos....),

por Megabruno » 2/11/2015 21:18

Ola boas noites a todos.

Gostava de ajuda, se for possível, a actualizar a minha carteira de fundos de obrigações.

Tenho os meus fundos de obrigações da seguinte forma: (tem todos mais ao menos o mesmo peso )
UBS Lux Bond Fund - Euro High Yield EUR + 1.96%
Eurizon EasyFund - Bond High Yield + 3.61%
PIMCO Funds Global Investors Series PLC - Global Bond Fund + 0.91%
AXA World Funds - Euro 5-7 + 0.83%
Fidelity Funds - Asian High Yield Fund +6.46%

Profit final +2.67%

Esta carteira foi feita a 11 meses mais ao menos. Quero novamente meter os pesos certos e alterar o que for necessário.

Em relação as medias que obtive acham que foi bom ? ou abaixo ? relativamente ao que os mercados obrigacionistas estão a permitir .

Obrigado a todos por qualquer contribuição que possam fazer.

Registado: 14/4/2015 13:27

por Bucks » 2/11/2015 20:29

DMP Escreveu:Que é isso DD? :mrgreen:
Quem tem medo deixa um anito a marinar para ter uma almofada de rentabilidade que permita evitar ataques cardíacos e risk on!

Que me interessa ter um DD baixo se depois na retoma em vez de ter 10 ou 20% vou ter 5 ou 10%? :idea:

Malta nova, períodos de investimento acima de 3 anos não há que ter medo. Eu reforcei a parte accionista das minhas 3 carteiras a semana passada e não tenciono ficar por aqui. A minha carteira core já está com uma proporção de 30/70%. \:D/

O meu reposicionamento foi:
- Sair da India na totalidade (inclusivé infraestrutura)
- Reduzir World Gold para metade (matérias-primas ouro, minérios), entrar em energia no fundo dose reduzida
- Reforçar Coreia
- Manter a Rússia (o emergente estrela deste ano)
- Manter Brasil inclusivé nas Bonds, no longo prazo
- Manter máximo de 10% em emergentes
- Tenho 25% obrigações directas em moeda e país, 7% misto defensivo e 2% flexível
- Obrigações AUD tem sido a estrela do ano, tirando a zona euro

Estas foram as mudanças ou manutenções mais concretas para mim este ano. :mrgreen:

por DMP » 2/11/2015 19:59

Que é isso DD? :mrgreen:
Quem tem medo deixa um anito a marinar para ter uma almofada de rentabilidade que permita evitar ataques cardíacos e risk on!

Que me interessa ter um DD baixo se depois na retoma em vez de ter 10 ou 20% vou ter 5 ou 10%? :idea:

Malta nova, períodos de investimento acima de 3 anos não há que ter medo. Eu reforcei a parte accionista das minhas 3 carteiras a semana passada e não tenciono ficar por aqui. A minha carteira core já está com uma proporção de 30/70%. \:D/

Registado: 22/3/2014 13:47

por w00zy » 2/11/2015 19:51

Se queres rentabilidade e não te importas com os DDs....

Metes o dinheiro todo num PPR com capital garantido e pedes um empréstimo (Colateral)
Pegas no emprestimo e abres uma conta margem para investires em fundos e uma conta de trading para CFD's de Acções e ETF's

Alavancagem máxima :mrgreen:

Registado: 28/4/2014 12:59

por DMP » 2/11/2015 18:46

Chico,

Que se lixem os DD. Interessa é rentabilidade no final do ano!

Este ano que tem sido marcado pela elevada volatilidade dos mercados com todas estas crises , temos a generalidade dos fundos accionistas "generalistas" com rentabilidades entre 15 e 30% YTD e ainda falta um trimestre. As obrigações neste momento, são um peso morto nas nossas carteiras. :mrgreen:

por chico_laranja » 2/11/2015 16:31

DMP

O que dizes faz todo o sentido.

Neste momento a diversificação é mais para diminuir DD's.

Eu não consigo viver com a possibilidade da minha carteira perder 40-50%, mas 25% acho perfeitamente aceitável no longo prazo.

Quem tiver estofo para aguentar momentos com uma DD de 40-50% é All in em acções e siga :twisted:

Se tiver tudo sem hedge acaba por ter a única coisa que neste momento tem correlações baixas/médias com as acções e que é o forex. Exige estudo mas há relações negativas entre ciclos económicos, regiões e forex :-k
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por DMP » 2/11/2015 13:20

Rick, aí está um tema sobre o qual tenho pensado bastante. A elevada correlação de todos os activos.

Ainda recentemente nesta crise Grega/Chinesa/Refugiados/Volkswagen percebemos que mesmo os fundos obrigacionistas mais conservadores "Risk Off" caem como tudo o resto para rentabilidades negativas.

A conclusão que tenho retirado é que acaba por não fazer muito sentido assumir tanta cautela e diversificar em demasia os portfolios com fundos obrigacionistas defensivos e consequentemente baixas rentabilidades para acautelar períodos menos bons. É certo que as quedas serão menores em bear com um portfolio "ideal", vamos chamar-lhe assim, mas os ganhos serão também bastante inferiores nos períodos de retoma e em bull market.

Já lá vai o tempo dos " portfolios ideais" em que as acções caiam e as obrigações subiam e vice versa!

Salvo excepções de perfis de investimento mais conservadores, para um período de investimento de médio/longo prazo, cada vez acho que faz mais sentido portfolios "Risk On" com pesos accionistas bastante consideráveis.

Correlações - Classes de Activos

por Rick Lusitano » 31/10/2015 16:19

M&G Bonds Vigilantes Escreveu:Imagem
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Bucks » 30/10/2015 23:00

Bancos centrais: Confusão e medo na antecipação de choques

http://resistir.info/financas/katasonov ... out15.html

por Bucks » 28/10/2015 20:18

Ora os sujeitos A e B, que surgem na declaração do banco, aqui a título exemplo, parece-me que basta um anexo G e pôr os dois:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/geral/fi ... stoes.aspx

Mas já coloquei questão no E-balcão e depois irei por aqui no fórum para o pessoal saber como fazer na situação de 2 titulares conta.

por Bucks » 28/10/2015 16:27

bucks Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Na maior parte dos casos, os bancos por defeito consideram a divisão da conta 50/50 entre dois titulares. Isso pode dar origem a divergências no IRS, pois os dados que o banco envia para as finanças depois não vão corresponder ao declarado por uma só pessoa. Logo o melhor é mesmo falar com banco sobre isto.

Obrigado... Isto trás alguma confusão. O meu irmão tem invalidez, e é movimentador (2º titular) para o caso de me suceder algo.
Até tive fiscalidade e contabilidade do 9º ano ao 12º ano... Porque se estamos como um titular a pagar ou não, mais-valias, que sentido teria partir ao meio isso? Seria duplicar essa declaração em busca de fraudes fiscal (penso eu), Facilitam a dificultar... :wall:
No AB consideram como os dois titulares, e no Montepio só me consideram a mim (que penso ser mais correcto).

por Bucks » 28/10/2015 16:24

ruicarlov Escreveu:Na maior parte dos casos, os bancos por defeito consideram a divisão da conta 50/50 entre dois titulares. Isso pode dar origem a divergências no IRS, pois os dados que o banco envia para as finanças depois não vão corresponder ao declarado por uma só pessoa. Logo o melhor é mesmo falar com banco sobre isto.

Obrigado... Isto trás alguma confusão. O meu irmão tem invalidez, e é movimentador (2º titular) para o caso de me suceder algo.
Até tive fiscalidade e contabilidade do 9º ano ao 12º ano... Porque se estamos como um titular a pagar ou não, mais-valias, que sentido teria partir ao meio isso? Seria duplicar essa declaração em busca de fraudes fiscal (penso eu), Facilitam a dificultar... :wall:

QE: Suécia

por Rick Lusitano » 28/10/2015 15:33

Seeking Alpha Escreveu:
Sweden expands QE program
Oct 28 2015, 06:29 ET | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

Sweden's Riksbank has expanded its bond-purchase plan for a fourth time since February as policy makers face continuing peer pressure to keep up with stimulus measures in the eurozone.

While holding its benchmark repo rate unchanged at -0.35%, the Riksbank said it would expand its bond-buying program by 65B Swedish crowns ($7.65B).

The move follows a speech from ECB President Mario Draghi last Thursday, which spoke of ramping up the eurozone's €1T quantitative easing program in December.

Fonte: Seeking Alpha - Sweden expands QE program (Oct 28 2015, 06:29 ET)
http://seekingalpha.com/news/2863956-sweden-expands-qe-program
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Formação Financeira

por Rick Lusitano » 28/10/2015 14:14

:clap: :clap: :clap:

De louvar esta iniciativa para a formação financeira a empresários, e também para os professores, crianças, e restantes pessoas.

Jornal de Negócios - Supervisores e IAPMEI vão dar formação financeira a empresários (28 Outubro 2015, 12:17)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/supervisores_e_iapmei_vao_dar_formacao_financeira_a_empresarios.html

Jornal de Negócios Escreveu:(...)

Para complementar este projecto, os supervisores desenvolveram uma plataforma de e-learning que dará informação aos formadores mas que estará disponível para o público em geral. Esta plataforma será lançada no próximo dia 30 de Outubro, sexta-feira.

Também nesse dia será lançado o Caderno de Educação Financeira que surge na sequência do referencial de educação financeira e da formação de professores. Com este manual, os professores passam a ter disponível um material adequado. Este manual contou com o apoio das associações sectoriais da banca, seguros e fundos de investimento.

O manual, que conta com cinco temas principais, tem como público os alunos do primeiro ciclo, nomeadamente entre os oito e os dez anos. Os supervisores pretendem desenvolver no futuro manuais para os restantes ciclos de ensino.

por ruicarlov » 28/10/2015 12:41

Na maior parte dos casos, os bancos por defeito consideram a divisão da conta 50/50 entre dois titulares. Isso pode dar origem a divergências no IRS, pois os dados que o banco envia para as finanças depois não vão corresponder ao declarado por uma só pessoa. Logo o melhor é mesmo falar com banco sobre isto.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Bucks » 27/10/2015 20:04

chico_laranja Escreveu:bucks

Parece que não tens fiscalistas por estas bandas :(

Tenta colocar a dúvida ao teu PFA, pode ser que ele te saiba responder.

Amigo Chico, não tenho pfa :lol: Eu próprio determino as opções que tomo. 8-)
Mas pode ser que alguém aqui consiga responder à questão...

por chico_laranja » 27/10/2015 18:26

bucks

Parece que não tens fiscalistas por estas bandas :(

Tenta colocar a dúvida ao teu PFA, pode ser que ele te saiba responder.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Bucks » 25/10/2015 13:02

Preciso tirar uma dúvida fiscal.
Tenho conta como 2º titular o meu irmão.
Este ano o AB enviou a declaração com os sujeitos A e B, eu e ele.
Para o ano vou declarar a próxima declaração que vier.
Posso só declarar eu como sujeito A?
Penso não fazer sentido declarar os 2...
Alguém sabe responder a isto?
Obrigado! :-k

por Bucks » 23/10/2015 21:42

POR QUE UM AUMENTO NAS TAXAS DE JUROS DOS EUA É IMPORTANTE PARA O MUNDO INTEIRO

http://pt.southsouthnews.com/world-news ... hole-world

por Bucks » 23/10/2015 19:41

Pessoal, saí da Índia e reduzi emergentes a menos de 10%.
Aproveitei e saí e reduzi de fundos com perda e em dólares, aproveitando para não pagar mais-valias para o ano que vem.
E só tendo rendimento de mais-valias isoladamente, sem mais nada, é feito o IRS só em Maio?
Desculpem estar a ser maçarico :)
Editado pela última vez por Bucks em 23/10/2015 22:05, num total de 1 vez.

por chico_laranja » 23/10/2015 13:58

chico_laranja Escreveu:Eu facilito-vos as contas e abro o jogo todo pois só assim se torna possível ajudarem-me em pleno 8-)

Esta carteira é a da minha filha.

A carteira faz no final do ano 3 anos mas do original pouco sobra (O PIMCO DI)

Neste momento tem aprox 32xx€.

Esses 3k foram construídos à boa maneira B&H no seu âmago mais puro.

Todas as sextas feiras as moedas que estão no bolso das calças iam para 2 mealheiros, um para ela e outro para o casal (agora vão para 3 com a vinda do filhote). A história dos 5$ por mês de lado deve fazer alguns lembrar-se das suas bíblias :-"

Quando recebe alguma quantia maior (tipicamente anos, Páscoa e Natal...) junto tudo e toca a meter no bolo a render.

A carteira nem sempre está equilibrada até por causa das limitações já enunciadas: blocos de investimento baixinhos para não dizer minúsculos aos olhos de muitos mas é o que posso.

Com esse handicap lá fui fazendo a carteira dela que no dia 14/10 estava dividida da seguinte forma:
22.563% - PIMCO GIS Diversified Income E EUR Hdg Acc
17.946% - MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc
16.607% - Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
11.292% - UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P
5.400% - Templeton Global Total Return N Acc €
5.632% - UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P
5.326% - Nordea-1 European Covered Bond E EUR
4.799% - AXA WF Euro 5-7 EC EUR
3.635% - Amundi Fds Bd Global Aggregate SHE-C
3.019% - BGF World Healthscience E2 EUR
1.945% - MFS Meridian Global Concentrated A1 EUR
1.420% - Nordea-1 Global Stable Equities Fund Unhedged E
0.407% - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR - Uma brincadeira que já acumulados de +20 e +20% mas esta aqui também como escola. É apenas 1UP)
0.008% - Liquidez pura - à ordem

Dá facilmente para ver que a abertura da conta foi com o PIMCO DI com os 1k sendo na altura a única posição em obrigações e só mais tarde é que fui acrescentando o resto não perdendo muito o equilíbrio.

No início comecei com 70-30 Obrigações/Acções (a influência é obvia: Tópico do VirtuaGod mas ele é ainda mais conservador) e agora já vou com 41-59 :twisted: bem mais próximo do que seria o ideal para mim: 40-60 com margem flutuante de 5% pois em caso de desabamento de uma das partes aceito de bom grado fazer 35-65 ou 45-55 embora ache que 1/3-2/3 para o prazo não é descabido, haja estômago para ver quedas totais da carteira na ordem dos 4-5%/mês coisa que não estou muito há vontade (e aconteceu em Agosto deste ano com uma queda de 4.65% nesta carteira).

Com um reforço de 6%(em relação ao dia anterior) em 7/04 e outro de 7.2% a 31/07 a carteira leva um YTD bruto de 12.273%, isto se o meu excel não estiver com um bug manhoso. (mesmo com os reforços antes da queda de Agosto :wall: )

Eu sou um mago a encontrar topos e a entrar neles... mas mais uma vez a teoria B&H mantém-se: Assim que tenho o guito livre toca a meter no monte sem olhar para Market Timing.

Eu tento comprar sempre à UP e não tipo 500€ quando tenho 500€ à ordem. Já me aconteceu numa ordem deste género levantarem 500.01 e eu ficar com 0.01€ a descoberto e não quero cá dessas coisas, prefiro ter uns cêntimos parados. Fica uma nota de aviso neste ponto :wink:

Já reparei que há gestoras que se compra à centésima da UP e outras que é à milésima e isto pode fazer diferença (expoente máximo será a ING, agora NN, com as suas UPs de 3k€ :wall: )

Considero esta carteira (e no geral todas as minhas carteiras) do tipo blend, até porque acho que não suportaria ver a carteira perder 40-50% num ano.... aqui entra a parte psicológica :lol: . Já não falo da minha esposa que ela ter uma perda de 5% já era para ter um colapso nervoso :mrgreen:

Por causa disso tenho partes Risk On e partes Risk Off.

Um abraço e obrigado pela ajuda

Porque a honestidade impera na minha vida venho fazer uma correcção.

A 14/10 a carteira tinha um ganho YTD de 3.910% e não os 12.273% anunciados anteriormente. Faltava entrar nas contas de capital de partida o 2º reforço pelo que o mesmo era encarado como lucro.

Vou de seguida editar o original para não levar ninguém ao engano.

Um abraço e bons investimentos que a onda destes dias até está favorável

por Bucks » 23/10/2015 13:26

pcm1979 Escreveu:Gostaria de saber se o ALVES RIBEIRO PPR – FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO DE POUPANÇA REFORMA tem algum mecanismo de proteção para os investidores.

Todos os fundos possuem o SSI (como os fundos de garantia bancária, por exemplo) com indemnização até aos 25000 euros por pessoa.
A vantagem é que o património é sempre independente do banco, mesmo que haja falência mantém-se o património.
Só existe o risco de mercado, cambial...

por pcm1979 » 23/10/2015 12:57

Gostaria de saber se o ALVES RIBEIRO PPR – FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO DE POUPANÇA REFORMA tem algum mecanismo de proteção para os investidores.

Registado: 26/7/2014 12:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 47 visitantes