Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Razoes para queda da JM Aumento de Capital

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Não tinha dinheiro...

por Col » 10/3/2004 16:40

...mas fui pedir a um vizinho e reforcei na JM, vou ao teso, mas não me importo, quero è ser dono de uma Mercearia. Isto porque me ocorreu o pensamento seguinte: Então se o meu sócio Soares dos Santos tem 57,9% e sabe o que divulgou ontem, mais o que só ele sabe, nomeadamente resultados de JAN./FEV., Ahold, etc, porque carga d'água vai propôr um AC, onde ele será eventualmente o mais prejudicado, sim, porque o AC è só p/ accionistas quando podería ser público, não é verdade?. Mas, não vão pelos meus pensamentos, porque já invisto na Bolsa à alguns anitos, mas cada vez percebo menos disto!.
Soares amigo o Col está contigo.
Col

Re: Apesar de

por JAS » 10/3/2004 14:49

Birose Escreveu:Hoje surgiu a noticia que a JM(holding) pretendia comprar a posição da Ahold. A interpertação que faço é de que o pretendido é a sua redução pela diluição e mais tarde então explorar ainda mais as fraquezas da Ahold.

Na JMR é assim:
JMT 51%
Ahold 49%.
A JMT tem opção de compra se a Ahold pretender vender.

O Aumento de Capital na JMT "não dilui a posição da Ahold" pois esta não tem qualquer posição na JMT. (pelo menos não tem qualquer participação qualificada)

É muito provavel que a razão principal deste AC seja mesmo comprar a posição da Ahold na JMR e isso seria um excelente negócio para a JMT.
De notar que o BPP se tem mostrado interessado na compra desses 49% mas que só o conseguirá fazer se a JMT não exercer a opção de compra.

Se acontecer o mesmo que no BCP a "estupidez" do Mercado será semelhante...
Um ano depois vemos que quem manteve ou quem comprou no AC está a ganhar e bem.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Apesar de

por Birose » 10/3/2004 14:19

..Tudo o que disse ontem poder ter algumas incorrecções que o JAS apontou mantenho a minha opinião que o titulo se vai aproximar dos 5/6€. O processo vai ser semelhante ao aumento de capital do BCP, com um preço de subscrição bastante abaixo da cotação do titulo. Não restam dúvidas que se pretende desvalorizar a acção, ao contrário do que fez a Cofina e que com isso perdeu uma grande oportunidade. Se é verdade que a Ahold faz parte da JM(retalho)não se compreende que não seja feito nesta também um aumento por parte da JM(holding)tendo em vista a concentração no retalho que é o core da empresa.

Hoje surgiu a noticia que a JM(holding) pretendia comprar a posição da Ahold. A interpertação que faço é de que o pretendido é a sua redução pela diluição e mais tarde então explorar ainda mais as fraquezas da Ahold.

Também a posição do BPP de perto de 20% vai obrigar este banco a um esforço financeiro que não se conhece as suas capacidades, embora tenha ganho na Somague, pode ter tapado outros buracos. Por tudo isso penso que a cotação vai descambar.Não quero com isto dizer que quem as têm não possa mais tarde gritar vitória
Birose

por Visitante » 10/3/2004 14:02

atenção : possivel correcção da jmt para 8,66

fonte: best.pt
Visitante

So mais uma actualização

por Thomas Hobbes » 10/3/2004 13:51

O presidente executivo da Jerónimo Martins Alexandre Soares dos Santos vai cessar as suas funções a partir da próxima assembleia geral marcada para 15 de Abril, para passar a assumir um cargo de administrador não executivo, afirmou hoje o próprio.
Apesar dos analistas apontarem o filho, Pedro Soares dos Santos como sucessor natural, o ainda CEO remeteu todas as decisões sobre esta matéria para os accionistas, na referida reunião.

e também

A Jerónimo Martins pretende distribuir em 2005 dividendos aos accionistas referentes ao exercício de 2004, com os lucros de 2003 e o valor do aumento de capital de 150 milhões de euros a serem canalizados para a abertura de 35 lojas este ano em Portugal, disse Soares dos Santos, presidente do grupo português de distribuição, em conferência de imprensa.

in: www.negocios.pt
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por Visitante » 10/3/2004 10:11

rica queda, assustados vendem e eu a comprar, obrg
Visitante

JM - que azar!

por Col » 10/3/2004 9:54

zé povinho Escreveu:a resposta já está a ser dada

desce 4% para 9,40

Ter uma situação de cash zero, para poder contrariar esta resposta.
Col

por srosa » 10/3/2004 9:50

6,22% é razao para tal queda! :?
srosa

por zé povinho » 10/3/2004 9:08

a resposta já está a ser dada

desce 4% para 9,40

Registado: 4/11/2002 23:38

Re: JAS tem razão ...

por Col » 10/3/2004 3:40

[O outro ponto a ter em conta é que um AC normalmente só faz "estragos" na cotação em Bear Market.
Em Bull até costuma fazer subir as cotações...

E a confirmação do que afirma è nos dada pelo recente AC da Impresa e o anúnciado pela Cofina.
Col

Re: Por váris razões

por JAS » 10/3/2004 1:09

Birose Escreveu:É de aproveitar o bom preço que ainda existe porque provavelmente vem para perto de 5€. Tudo depende da decisão da Aholl vender ou ir ao aumento de capital.Pelo que sabemos a Aholl não se encontra bem fisicamente para este aumento de capital. A jogada da JM pode ser boa mas a cotação arrisca-se a vir de água abaixo

Da Ahold não depende nada pois ela é accionista da JMR(JM-Retalho) e não da JMT(Holding) que é a cotada na Bolsa.
Temos como accionistas principais da JMT, em 30JUN03, os seguintes:
Sociedade Francisco Manuel dos Santos, pertencente à Família Soares dos Santos, que mantém uma participação já há muito tempo fixa em 57,941% do Capital.
BPP que, através de 3 sociedades off-shores, detém 15,68% posição essa que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Sendo assim só há existirá cerca de 26,4% em free float mas muitas acções pertencerão a Fundos de Investimento.

Um Aumento de Capital só pode ser aprovado em AG e por maioria qualificada ou seja 75% dos votos representados na mesma.
Ou seja se só forem à AG os 2 accionistas principais os votos da família Soares dos Santos seriam suficientes para aprovar a deliberação mesmo contra o BPP.
Mas não me parece que se pretenda um desenlace desses. Ter o BPP contra, ele que é o verdadeiro motor das subidas, não seria decisão feliz...

Quanto a mim tudo aponta para que os 2 estejam entendidos para fazer o AC.
E fá-lo-ão a um preço baratinho e que lhes dê lucros...
Sendo assim não me parece que haja qualquer motivo para os outros accionistas terem medo de acorrer ao AC.
E não haverá grandes motivos para a cotação descer agora. Sobretudo porque seria antecipar uma decisão que ainda nem está tomada.

O outro ponto a ter em conta é que um AC normalmente só faz "estragos" na cotação em Bear Market.
Em Bull até costuma fazer subir as cotações...
(isto independentemente, é claro, do acerto automático derivado do próprio Aumento)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

jmt

por Visitante » 10/3/2004 0:14

Vai propor aos accionistas é diferente de ir aumentar capital.
Visitante

por pepe » 10/3/2004 0:10

A JM apresentou resultados positivos, coisa que já não apresentava desde 1999,reduzio a divida,e os resultados acabaram por ser penalizados pela desvalorização do Zloty, coisa que com a integração da Polonia na Comunidade Europeia,irá desaparecer...penso então que está terá sido a altura ideal para fazer um aumento de capital, a JM à uns anos fez um A.C.,expandiu-se e deu-se mal,foi fortemente penalizada, foi dos 40€ para os 5,5€,agora com o principio da retoma (segundo os entendidos),será a altura ideal,para crescer aprendendo com os erros do passado, e talvez a cotação venha a crescer tambem,seria bem pior que apresenta-se resultados negativos e fazer um aumento de capital.Não será?Penso assim que a medio prazo a JM,poderá vir a ser um excelente negocio.
Vou aumentar assim a minha posição na JM,pensando sempre que vou abrir um supemercado e que tenho que comprar a loja, os lucros esses,virão a medio prazo.
pepe

Por váris razões

por Birose » 9/3/2004 23:59

É de aproveitar o bom preço que ainda existe porque provavelmente vem para perto de 5€. Tudo depende da decisão da Aholl vender ou ir ao aumento de capital.Pelo que sabemos a Aholl não se encontra bem fisicamente para este aumento de capital. A jogada da JM pode ser boa mas a cotação arrisca-se a vir de água abaixo
Birose

por zé povinho » 9/3/2004 23:42

se a JMT quiser fazer um AC, coisa que tinha negado antes (quando apresentou os resultados provisórios), será razão suficiente para a cotação cair.

eu sentir-me-ei enganado e se isso for mesmo verdade é razão para vender a minha velha posição em JMT.

não se pode mudar de opinião tão depressa num assunto desta importância, a menos que a gestão seja "à vista"

e isso é inadmissível numa empresa deste tamanho.

Registado: 4/11/2002 23:38

por Visitante » 9/3/2004 23:17

Paulo, jmt apresenta resultados acima esperado e isso são razoes para queda ?
Paulo pode explicar. agradecido. cumpts
Visitante

Razoes para queda da JM Aumento de Capital

por Paulo » 9/3/2004 22:31

Para acelerar expansão
Jerónimo Martins quer aumentar capital em 150 milhões de euros
A Jerónimo Martins anunciou hoje que vai propor na próxima assembleia geral de accionistas da empresa a realização de um aumento de capital de 150 milhões de euros, para acelerar os projectos de expansão.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Soares dos Santos vai pedir dinheiro aos accionistas para acelerar a expansão
A Jerónimo Martins anunciou hoje que vai propor na próxima assembleia geral de accionistas da empresa a realização de um aumento de capital de 150 milhões de euros, para acelerar os projectos de expansão.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que da empresa comunicou ao mercado que em 2003 registou lucros de 58,2 milhões de euros, acima das previsões, no primeiro ano de lucros desde 1999.

«De modo a acelerar os vários projectos de expansão e de remodelação, há a necessidade de Jerónimo Martins reforçar o seu capital próprio, mantendo uma estrutura de financiamento com adequados níveis de flexibilidade financeira», explica a empresa num comunicado.

Assim a Jerónimo Martins [Cot] vai propor aos seus accionistas, na próxima assembleia geral de 15 de Abril, uma proposta de aumento de capital, reservado a accionistas, em 150 milhões de euros.

A empresa vai emitir 30 milhões de novas acções, ao preço unitário de 5 euros. Actualmente o capital social da empresa liderada por Soares dos Santos é composto por 95,85 milhões de acções, pelo que a proposta consiste num aumento em cerca de 31%.

A Jerónimo Martins realizou o último aumento de capital em 1999, há cinco anos atrás, com a emissão de 23,5 milhões de novas acções.

As acções da empresa fecharam ontem a descer 0,91% para os 9,81 euros.

in negocios
Paulo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, malakas, Minsk, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard, silva_39, trilhos2006 e 233 visitantes