BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
joao73 Escreveu:Bom dia,
Saída da posição aberta ontem, foi um ganho pequeno, mas isto esta de loucos.
Se saiste perto dos 0,06 é bem jogado para ficar na expectativa do que vai acontecer

- Registado: 12/5/2015 16:47
PC05 Escreveu:Joca601 Escreveu:O bcp atingiu o patamar de 0,06... a partir de agora suponho que teremos um ritmo de valorizações mais lento.
Relaciono estas recuperações em bolsa com a não venda do NB, no entanto e como ocorreu o fecho de resultados do 3º trimestre na semana passada, começo achar que a informação dos resultados já deve ter passado para fora. Não são só os curtos a fechar, especulo que devemos ter resultados acima do esperado.
É cedo para se saber resultados ...... mesmo para os + informados.
Ora essa!?? Claro que já se sabem....mal seria....
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bom dia,
- Registado: 11/5/2014 21:37
Aparenta ter sido mesmo isso na barreira psicológica dos 0,06....mais valias e activação de stops curtos. Vamos ver se agora continua a seguir caminho de uma forma mais tranquila até à próxima paragem que será perto dos 0,0640

Goldendust Escreveu:Inicio da sessão com volume e volatilidade de loucos,,,,a cotação não se fixa nem por 1 segundo em determinado valor...![]()
Volume deve estar mesmo a passar a média ... parece que os 0,06€ eram target para muita gente. Os shorters que aproveitem para fechar

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Joca601 Escreveu:O bcp atingiu o patamar de 0,06... a partir de agora suponho que teremos um ritmo de valorizações mais lento.
Relaciono estas recuperações em bolsa com a não venda do NB, no entanto e como ocorreu o fecho de resultados do 3º trimestre na semana passada, começo achar que a informação dos resultados já deve ter passado para fora. Não são só os curtos a fechar, especulo que devemos ter resultados acima do esperado.
É cedo para se saber resultados ...... mesmo para os + informados.
O bcp atingiu o patamar de 0,06... a partir de agora suponho que teremos um ritmo de valorizações mais lento.
Inicio da sessão com volume e volatilidade de loucos,,,,a cotação não se fixa nem por 1 segundo em determinado valor...

Bar38 Escreveu:investpouco Escreveu:artista_ a mim passaram-se quatro situacoes indenticas à tua, mas nessas senti falta de confiança e saí antes do desmoronamento sem perder praticamente nada....foi no BES, Mota-Engil e na PT, porquê, porque não acreditava nelas nos estudos que fiz a cada uma delas, a PT, foi porque a fusao cheirava-me a esturro por causa da OI ter uma enorme divida e o brasil estar com a economia a cair, o BES, foi porque ele se atrasava no dia de apresentcao de resultados e enquanto os outros bancos melhoravam resultados o BES piorava a Mota-engil foi pela sua divida, juntamente com um topo demasiado alto e com a entrada da Mota-engil africa iria diluir as accoes....
o BCP até agora nao me desiludiu, mas tambem fui vendendo cfds longos conforme ela ia descendo, ou seja usei stops mentais para ir busca-la mais abaixo.
quanto à media das minhas accoes do bcp não são 7 centimos como dizes mas são 5,4 centimos porque quintipliquei a quantidade de accoes entre os 0,49 e os 5 centimos. (passei de 100 000 a 500 000)....os cfds é que tenho media de 7,x centimos...mas esses são para vender aos 8,x centimos.
no BCP passou-se uma historia contraria a tua...que eu já aqui disse...vendi porque me aconselharam a vender num maximo de 2 anos (os 11,5 centimos) e passados 10 minutos só parou nos 0,185, e no mesmo mês ou no proximos meses foi bater os 0,24, eu tinha na altura 220 000 a 9 centimos, se as tivesse até aos 24 centimos que me iriam dar uns 31000 euros de lucro. enfim cada um tem historias diferentes....agora é assim eu só tenho BCP e tenho um objectivo.....e não ando a entrar e sair...só invisto cá bem em baixo, nao tenho tido mais valias porque as tenho acumulado.....mas compro-as tão abaixo que tambem nao perco....mas agora estou a pensar vender parte delas onde achar que possa vir mais tarde outra vez a esses valores. o meu pensamento é vender depois dos cocos pagos e dela subir o suficiente com essa alavanca.
Investepouco, o que te garante que terias vendido aos 0,24....tenho sérias dúvidas que as terias vendido alias tenho quase a certeza que estarias no mesmo ponto em estas hoje, e porque? Simples, tu não tens estratégia.
podia ter vendido a qualquer preço acima de 0,185 porque eu retive accoes em que as comprava a 0,16 e as vendia acima dos 0,23x outras alturas não as vendia e quando veio o ac retive as que comprei a 0,16 se tivesse as de 0,09...o que acontecia é que por cada uma tinha direitos de 0,081 ou seja os 19800 euros investidos tinham sido todos ganhos mesmo que nao as tivesse vendido nunca, porque os direitos seriam quase ao valor do que me custava se as tivesse, tornando as accoes de borla e agora 220000x0,058= 12mil e tal euros mesmo a este miseravel preço e o meu objectivo é no muito longo prazo, com cocos pagos e possiveis dividendos. eu nao ando aqui compra e vende, talvez na altura em que ela venha aos 0,11 eu pense nisso, ou uma parte delas. só uso os cfds para o curto/medio prazo, as accoes é que acumulo.
cumptos, Investpouco.
investpouco Escreveu:artista_ a mim passaram-se quatro situacoes indenticas à tua, mas nessas senti falta de confiança e saí antes do desmoronamento sem perder praticamente nada....foi no BES, Mota-Engil e na PT, porquê, porque não acreditava nelas nos estudos que fiz a cada uma delas, a PT, foi porque a fusao cheirava-me a esturro por causa da OI ter uma enorme divida e o brasil estar com a economia a cair, o BES, foi porque ele se atrasava no dia de apresentcao de resultados e enquanto os outros bancos melhoravam resultados o BES piorava a Mota-engil foi pela sua divida, juntamente com um topo demasiado alto e com a entrada da Mota-engil africa iria diluir as accoes....
o BCP até agora nao me desiludiu, mas tambem fui vendendo cfds longos conforme ela ia descendo, ou seja usei stops mentais para ir busca-la mais abaixo.
quanto à media das minhas accoes do bcp não são 7 centimos como dizes mas são 5,4 centimos porque quintipliquei a quantidade de accoes entre os 0,49 e os 5 centimos. (passei de 100 000 a 500 000)....os cfds é que tenho media de 7,x centimos...mas esses são para vender aos 8,x centimos.
no BCP passou-se uma historia contraria a tua...que eu já aqui disse...vendi porque me aconselharam a vender num maximo de 2 anos (os 11,5 centimos) e passados 10 minutos só parou nos 0,185, e no mesmo mês ou no proximos meses foi bater os 0,24, eu tinha na altura 220 000 a 9 centimos, se as tivesse até aos 24 centimos que me iriam dar uns 31000 euros de lucro. enfim cada um tem historias diferentes....agora é assim eu só tenho BCP e tenho um objectivo.....e não ando a entrar e sair...só invisto cá bem em baixo, nao tenho tido mais valias porque as tenho acumulado.....mas compro-as tão abaixo que tambem nao perco....mas agora estou a pensar vender parte delas onde achar que possa vir mais tarde outra vez a esses valores. o meu pensamento é vender depois dos cocos pagos e dela subir o suficiente com essa alavanca.
Investepouco, o que te garante que terias vendido aos 0,24....

- Registado: 20/6/2011 21:37
investpouco Escreveu:artista_ a mim passaram-se quatro situacoes indenticas à tua, mas nessas senti falta de confiança e saí antes do desmoronamento sem perder praticamente nada....foi no BES, Mota-Engil e na PT, porquê, porque não acreditava nelas nos estudos que fiz a cada uma delas, a PT, foi porque a fusao cheirava-me a esturro por causa da OI ter uma enorme divida e o brasil estar com a economia a cair, o BES, foi porque ele se atrasava no dia de apresentcao de resultados e enquanto os outros bancos melhoravam resultados o BES piorava a Mota-engil foi pela sua divida, juntamente com um topo demasiado alto e com a entrada da Mota-engil africa iria diluir as accoes....
Ok, isso é a tua história... relembro-te apenas que perder subidas enormes é algo que acontece a todos, todos os dias... todos os dias haverá algum título no mundo que subiu muito e que nós não conseguimos aproveitar, isso não tem nada de mal! Mas tudo bem, já percebi a tua estratégia, mantenho tudo o que disse antes, mas isso não tem nada de mal, tu tens uma confiança enorme no BCP, faz o que achares melhor... eu apenas tenho dado a minha opinião, não precisas de concordar comigo, nem eu contigo!

Registo que não fizeste nenhum comentário em relação ao resto... presumo, e espero, que desta vez tenhas lido com alguma atenção para não voltares a fazer comentários sem sentido, ou voltares a perguntar-me coisas a que eu já te respondi "n" vezes!

Acabo com novo desejo de que o BCP continue a subir, quanto mais melhor!

EDIT: Para que saibas, guardei o link desta pagina, se me voltas com as mesmas perguntas e os mesmos comentários levas de novo com o que escrevi antes!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista_ a mim passaram-se quatro situacoes indenticas à tua, mas nessas senti falta de confiança e saí antes do desmoronamento sem perder praticamente nada....foi no BES, Mota-Engil e na PT, porquê, porque não acreditava nelas nos estudos que fiz a cada uma delas, a PT, foi porque a fusao cheirava-me a esturro por causa da OI ter uma enorme divida e o brasil estar com a economia a cair, o BES, foi porque ele se atrasava no dia de apresentcao de resultados e enquanto os outros bancos melhoravam resultados o BES piorava a Mota-engil foi pela sua divida, juntamente com um topo demasiado alto e com a entrada da Mota-engil africa iria diluir as accoes....
cumptos, Investpouco.
ricardmag Escreveu:frosasantos, a questão é pertinente e é possível que a GLG partners ainda detenha alguma posição.
Só é obrigatório comunicar se a posição total for superior a 0,5%.
De certeza que muitos outros fecharam posições a descoberto, era importante saber o total das posições a descoberto inferiores a 0,5%.
a glg tinha 0,46% quando comprou as ultimsd, agora j´s nao aparece por ser menos de 0,5%.
quanto aos valores penso que na casa dos 4,x centimos eram 3,24% e nao 3,06% acima dos 0,5%
cumptos, Investpouco.
Boa Noite,
Efectivamente este BCP é impressionante.
Estive a semana passada pessimista em relação ao BCP.
Tinha algumas certezas que esta subida seria muito menor e menos agressiva, e que levaria o BCP a novos mínimos.
Uma das razoes seria não haver maioria absoluta, que trazia instabilidade ao mercado, outra seria o P&S 500 em queda, o que não se verificou.
Na abertura dos mercados, verificou-se que todos os receios que tinha não eram validos, e por isso, optei por entrar longo no BCP.
Foi a melhor altura para entrar????
Com certeza que não, visto perder entradas mais abaixo.
No entanto a subida de manhã indicava a quebra dos 0.056, que pode levar o BCP aos 0,064-0,065.
Depois de uma subida tão violenta, é normal que a mesma faça correcção, para depois retomar o seu caminho para Norte.
Eu devia esperar, por essa correcção para poder entrar com mais segurança, no entanto com a força que o BCP tem mostrado e provavelmente com fecho dos curtos, acredito que a correcção possa só acontecer depois de tocar nos 0.064-0.065, mas a mesma pode acontecer já amanhã, e se assim for, temos que tomar medidas de segurança.
Quero parabenizar todos aqueles que tiveram a coragem de entrar no BCP na semana passada, e desejar bons negócios a todos que estão dentro no BCP.
Um abraço,
João
Efectivamente este BCP é impressionante.
Estive a semana passada pessimista em relação ao BCP.
Tinha algumas certezas que esta subida seria muito menor e menos agressiva, e que levaria o BCP a novos mínimos.
Uma das razoes seria não haver maioria absoluta, que trazia instabilidade ao mercado, outra seria o P&S 500 em queda, o que não se verificou.
Na abertura dos mercados, verificou-se que todos os receios que tinha não eram validos, e por isso, optei por entrar longo no BCP.
Foi a melhor altura para entrar????
Com certeza que não, visto perder entradas mais abaixo.
No entanto a subida de manhã indicava a quebra dos 0.056, que pode levar o BCP aos 0,064-0,065.
Depois de uma subida tão violenta, é normal que a mesma faça correcção, para depois retomar o seu caminho para Norte.
Eu devia esperar, por essa correcção para poder entrar com mais segurança, no entanto com a força que o BCP tem mostrado e provavelmente com fecho dos curtos, acredito que a correcção possa só acontecer depois de tocar nos 0.064-0.065, mas a mesma pode acontecer já amanhã, e se assim for, temos que tomar medidas de segurança.
Quero parabenizar todos aqueles que tiveram a coragem de entrar no BCP na semana passada, e desejar bons negócios a todos que estão dentro no BCP.
Um abraço,
João
- Registado: 11/5/2014 21:37
frosasantos Escreveu:e sabes-me dizer se optar por tributação autónoma (28%) a mesma é feita sobre cada negocio especifico ou é feita semelhante a englobamento. ie, ganho 50 num negocio, perco 10 noutro, se optar por englobamento so entram 40 como mais valias, se optar por tributação autonoma entram os mesmos 40, verdade? ou a tributação autonoma é feita por negocio, ie, no negocio que perco 10 não me levam nada, no que ganho 50 levam-me 28%?
Não, a tributação é feita sobre a globalidade... se perdes 10 num negócio e ganhas 20 noutro tens de pagar 28% de 10! Se optares pelo englobamento (muitas vezes há vantagens em fazê-lo) pagas X% sobre os mesmos 10!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
investpouco Escreveu:eu nao perguntei, mas tu afirmaste sempre que a tendencia era de queda e que eu estava a fazer muito mal ao reforçar no suporte,
É realmente uma estratégia muito arriscada. Basta olhares para os gráficos do próprio BCP, da Nos, do Banif, do BES, da Martifer, da Sonae Indústria, etc (só em Portugal a lista é enorme). Mas pode correr bem? Obviamente que sim, mas os riscos são elevadíssimos...
investpouco Escreveu:agora é bonito vires dizer para vermos o que se vai passar, ou seja se subir investes mais "caro",
Eu não sei sequer porque dizes isso, tu tens BCP a um preço médio de 7 cêntimos?! Eu podia comprar hoje ou amanhã com um desconto significativo... mas o mais importante é que eu não corro os riscos elevados que tu corres... mas se achas que fazes bem não sei porque ligas ao que escrevo?! Sinceramente espero que as coisas te corram bem, porque sei que um BCP forte é importante para a economia portuguesa, mas mete uma coisa na tua cabeça, o que eu defendo, pela enésima vez, é que quem usa a tua estratégia corre riscos enormes, quanto mais vezes a repetir maiores são as probabilidades de se queimar...
Sim eu não me importo de comprar mais caro, já o disse aqui não sei quantas vezes, já te expliquei que usando a AT corro menos riscos, já te expliquei porquê... não sei porque continuas com as mesmas perguntas?!

investpouco Escreveu:se descer não investes porque a tendencia é de queda certo??? e se ela subir e tu investires no topo deste BULL (se for um bull de curto prazo)???
Sim, isso pode acontecer, em qualquer caso pode acontecer. Mais uma vez, se lesses com um bocadinho de atenção também não precisavas de perguntar isso. Eu tenho plena consciência de que isso pode acontecer, aliás isso é a primeira coisa que alguém devia perceber antes de investir, também já o devo ter escrito umas dezenas de vezes. Como não posso controlar isso, o que é eu faço? Aquilo que já te expliquei várias vezes: 1- Escolho pontos de entrada que me parecem mais favoráveis (isso dava um tópico e muito tempo que eu não tenho neste momento); 2- Coloco stops para o caso de as minhas espetativas não se verificarem (e perco 3/5% no trade);
investpouco Escreveu:quando me disseste que terias muito tempo para entrar, pelos vistos esse muito tempo ainda nao aconteceu, pois no medio prazo ainda a tendencia no grafico mostra de queda, agora quando ela subir já te vou dizer o contrario, que entraste muito tarde e muito mais caro.
Outra vez?!

investpouco Escreveu:com isto só quero reforçar a minha Tese, que entrei simplesmente onde achava a cotação para mim a preços baratos.
Sim, sempre achaste, inclusivé quando o BCP cotava a 11 ou 12 cêntimos, convém não esquecer isso... mas, mesmo que o BCP subisse constantemente, isso não invalida em nada o que referi, quem investe em títulos com tendência clara de queda correr riscos elevados, como te disse basta olhares para os gráficos das empresas de que falei lá atras...
Também te digo, que o BES caiu até aos 35 cêntimos e depois recuperou mais de 50%, houve até que conseguisse apanhar esse movimento (acho é que depois acabou por não sair, mas isso é outra conversa, mas também vai dar mais ou menos no mesmo, os riscos são elevados), e depois foi a história que se conhece! Espero sinceramente que no BCP isso não aconteça, acho até quase impossível vir a acontecer, mas isso não invalida que os riscos sejam enormes na mesma...
Para terminar, olhando para o que escrevi, nada é novo, algumas das coisas que escrevi já as escrevi dezenas de vezes, a maioria delas em respostas a perguntas tuas... das três uma, ou tu não lês com mínima atenção o que escrevo, ou lês mas não percebes, ou eu explico-me mal... em qualquer um dos casos não vale a pena continuar a repetir-me, até porque desde há uns dias para cá estou muito mais ocupado (também já tinha falado nisso) e não posso vir aqui com tanta frequência, nem quero perder tanto tempo aqui... muito menos a repetir-me constantemente!

EDIT: Vou apenas contar-te uma história na primeira pessoa. Eu próprio, nos final da década de 90, quando comecei a investir na bolsa, usei uma estratégia semelhante no BCP, no qual investi inicialmente a conselho e com financiamento do próprio BCP (na altura era cliente do Banco7). Os primeiros anos do novo milénio foram dolorosos, o BCP não parava de cair e eu fui acumulando prejuízos. Houve duas coisas que correram bem, uma é que o BCP recuperou desde 2003 até 2007 e isso permitiu-me vender a perder relativamente pouco (acabei por vender em 2006, ainda longe dos máximos que atingiu em 2007), a outra é que aproveitei esses anos para estudar melhor os mercados e avaliar melhor os riscos que corria, o que me fez não voltar a cometer esses erros... olhando hoje para o pós-2007, a conclusão que tiro é que só por milagre não teria estoirado todas as minhas poupanças se não tivesse aprendido a lição! Eu tive a sorte de as cotações ainda terem recuperado, muitos outros não tiveram... podes usar essa estratégia 10 vezes e resultar, se não resultar na 11ª perdes tudo! Podes dizer que não que só estás disposto a ir até um certo ponto, mas lembro-me de o teres dito em relação ao BCP quando este estava acima dos 9 cêntimos, afinal qual era esse ponto? ... zero!
EDIT 2: Mete outra coisa na tua cabeça, para mim o BCP abria amanhã a 10 cêntimos... e todos os outros títulos abriam também a subir na mesma ordem de grandeza!

frosasantos, a questão é pertinente e é possível que a GLG partners ainda detenha alguma posição.
De certeza que muitos outros fecharam posições a descoberto, era importante saber o total das posições a descoberto inferiores a 0,5%.
ricardmag Escreveu:luislobs Escreveu:(...) de notar que desde dia 2 os shorts nao diminuiram as percentagens, por isso têem cerca de 3% ainda p fechar.
No dia 1 era 3,06% agora são 2,6% logo no dia 2 fecharam 0,46 %![]()
viewtopic.php?f=3&t=84218&p=1206941#p1206941
esses valores são os comunicados, mas se a GLG reduziu para baixo de 0,5% tem de comunicar a totalidade ou só que já não detem mais de 0,5%? isto porque deixou de aparecer no site da CMVM mas não sei se quer dizer que já não detenha nenhuma posição.
- Registado: 4/9/2015 12:25
luislobs Escreveu:(...) de notar que desde dia 2 os shorts nao diminuiram as percentagens, por isso têem cerca de 3% ainda p fechar.
No dia 1 era 3,06% agora são 2,6% logo no dia 2 fecharam 0,46 %

viewtopic.php?f=3&t=84218&p=1206941#p1206941
Grande novidade, quando bcp começou a subir sem razao aparente...somos sempre os ultimos a saber.
de notar que desde dia 2 os shorts nao diminuiram as percentagens, por isso têem cerca de 3% ainda p fechar..
Ricciardi: "Sabemos que há vários interessados no Novo Banco"
17:57 Cátia Simões
Presidente do ex-BESI espera que a sede do banco de investimento se mantenha em Portugal.
Ricciardi:
O presidente do Haitong Bank (ex-^BESI), José Maria Ricciardi, admitiu hoje saber da existência de "vários interessados [no Novo Banco]", defendendo que alguns já estiveram na corrida e que deverão voltar a avançar uma proposta pelo "banco bom" do BES.
"Sabem que há vários interessados e alguns tenho a convicção de que vão voltar [a apresentar uma proposta]. Não são só chineses, espero que venham interessados de outras nacionalidades", afirmou o responsável, à margem da assinatura de um protocolo entre o Haitong e a Euronext, que decorreu esta tarde em Lisboa.
O presidente do ex-BESI já tinha dito, em entrevista recente à Reuters, que acreditava que existissem interessados no activo mas não avançou mais detalhes.
Ricciardi afirmou que o Haitong não está interessado porque é um banco de investimento que não se dedica à banca comercial mas lembrou que o ex-BESI agora poderá assessorar potenciais interessados, algo que antes não podia fazer devido à ligação ao GES.
O responsável considerou ainda que os contornos do negócio são mais claros o que poderá atrair mais investidores. "Parece-me que existem mais oportunidades para o sector financeiro e para o país". "Quando não se tem a certeza de algumas variáveis da operação tende-se a jogar mais à defesa", referiu, lembrando que quanto menor for o aumento de capital necessário mais irá para o fundo de resolução.
Ricciardi afirmou ainda que "espero manter a liderança da actividade da Haitong em Portugal", embora tenha referido que se está a trabalhar na internacionalização para Londres e Nova iorque, numa lógica de um banco de investimento que se quer internacionalizar. "Vamos ter um conjunto de ferramentas que nunca tivemos", agora que a Haitong é o dono, lembrou
de notar que desde dia 2 os shorts nao diminuiram as percentagens, por isso têem cerca de 3% ainda p fechar..
Ricciardi: "Sabemos que há vários interessados no Novo Banco"
17:57 Cátia Simões
Presidente do ex-BESI espera que a sede do banco de investimento se mantenha em Portugal.
Ricciardi:
O presidente do Haitong Bank (ex-^BESI), José Maria Ricciardi, admitiu hoje saber da existência de "vários interessados [no Novo Banco]", defendendo que alguns já estiveram na corrida e que deverão voltar a avançar uma proposta pelo "banco bom" do BES.
"Sabem que há vários interessados e alguns tenho a convicção de que vão voltar [a apresentar uma proposta]. Não são só chineses, espero que venham interessados de outras nacionalidades", afirmou o responsável, à margem da assinatura de um protocolo entre o Haitong e a Euronext, que decorreu esta tarde em Lisboa.
O presidente do ex-BESI já tinha dito, em entrevista recente à Reuters, que acreditava que existissem interessados no activo mas não avançou mais detalhes.
Ricciardi afirmou que o Haitong não está interessado porque é um banco de investimento que não se dedica à banca comercial mas lembrou que o ex-BESI agora poderá assessorar potenciais interessados, algo que antes não podia fazer devido à ligação ao GES.
O responsável considerou ainda que os contornos do negócio são mais claros o que poderá atrair mais investidores. "Parece-me que existem mais oportunidades para o sector financeiro e para o país". "Quando não se tem a certeza de algumas variáveis da operação tende-se a jogar mais à defesa", referiu, lembrando que quanto menor for o aumento de capital necessário mais irá para o fundo de resolução.
Ricciardi afirmou ainda que "espero manter a liderança da actividade da Haitong em Portugal", embora tenha referido que se está a trabalhar na internacionalização para Londres e Nova iorque, numa lógica de um banco de investimento que se quer internacionalizar. "Vamos ter um conjunto de ferramentas que nunca tivemos", agora que a Haitong é o dono, lembrou
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
investpouco Escreveu:frosasantos Escreveu:Pergunta muito simples, já encontrei muita informação mas nada que represente o meu caso. vou tentar expor o meu caso. isto é em relação a accoes do BCP nas quais quero reduzir a exposicao vendendo algumas. para ser fácil uso valores mais lineares:
Em 2015 comprei 200 accoes. primeiro 100 a 2 euros cada e depois outras 100 a 1 euro cada.
A cotação encontra-se agora nos 1,5€
se vender 50 a 1,5 € (para diminuir a exposição), segundo a lógica FIFO realizo uma menos valia para essas 50 acções (as 50 acções custaram 100€ e realizo 75€), esta informação consigo obter no homebanking e bate certo.
Fico em carteira com 150 acções.
o problema aqui é que para as 150 acções restantes, que valem 1,5€ cada, a minha carteira passa a apresentar um saldo de 225€ com uma valorização percentual que não tem em conta a menos valia das acoes já vendidas, ie, essas 150 accoes custaram-me 200€ (50x2€+100*1€) e valem agora 225€ (portanto na carteira diz-me que tenho uma valorização de mais de 10%, isto apesar de estar break-even.
a pergunta que gostava de esclarecer é: se vender as 150 acções a 1,5€ vou ter retencao na fonte (taxa liberatoria ou outra) sobre a mais valia dos 25€ (225€-200€)? ou já nem sequer existe retencao na fonte em acções e esta pergunta é parva! ou ainda se o banco tem em consideração as menos valias anteriores (dentro do mesmo ano e mesmo conjunto de acçoes)?
é que para os valores em causa, e se de facto existirem retencoes de mais valias, como o intervalo de valores da minha primeira compra para a ultima é muito grande, as primeiras acçoes a sairem saírão com perdas grandes, apesar de as que ficaram terem lucros grandes (embora na realidade não esteja a ter qualquer lucro com o negócio no geral), mas havendo retencoes sobre mais valias pode ser compensatorio vender tudo e recomprar ao mesmo preço a posição que quero manter.
Estas pergutnas não estão relacionadas com IRS's e afins porque isso percebo bem como fazer (englobamentos, taxas liberatorias) mesmo que o ano de compra/venda mude.
espero que me tenha feito entender!
obrigado pela ajuda.
normalmente quando se vende accoes o corrector, vai buscar à tua carteira as mais antigas e as vende, desfazendo a tua posicao mais antiga ou parte dela.
se tu venderes 50 accoes, e se elas te custarao as 50 accoes 2 euros cada entao venderás com menos valia uma vez quas vendes parte da tua transacao de 100 accoes a 2euros, ou seja.
tens 2 transacoes:
1- 100 accoes a 2 euros (200 euros)
2- 100 accoes a 1 euro. (100 euros)
valor medio da carteira = 100x2=200 + 100x1= 100 == 300 euros (media 1,5 accao)
ao venderes 50 accoes, vai te buscar à mais antiga (a 1ª transacao)
entao:
vendes 50 accoes a 1,5=75euros, com uma menos valia de 25 euros pelas 50 accoes.
o que fica na carteira é:
1- 50 accoes a 2 euros (100 euros)
valor medio da carteira = 50x2=100 + 100x1= 100 == 200 euros (media 1,33 accao).
e terás menos valias na posicao vendida de 25euros.
agora se o que relataste for a primeira transacao a mais barata em vez da mais cara então terás mais valias na posicao vendida e a media restante da posicao na carteira será superior a 1,5 euros por accao.
EDIT: isto tudo só funciona a ir buscar a primeira transacção quando a ordem de venda não está relacionada, ou seja colocas uma ordem de venda sem relacionares com uma das posicoes de compra, pois uma vez que a tua ordem de venda tem menos accoes que qualquer outra de compra, assumi que foi uma ordem de venda sem relação a uma ordem de compra anterior (fecho duma posicao, ou stop relacionado)
era a minha ideia. mas não acredito que possa considerar o valor médio (só para contabilidade própria) como sendo mais baixo ou mais alto. porque se por exemplo vender um ano mais tarde e não optar por englobar em ambos os anos, a menos valia nunca será amortizada e o estado não quer saber se o valor médio é maior ou menor, quer é saber porque preço comprei e porque preço vendi. sendo que no FIFO tenho prejuízo nas primeiras (mas não fica registado na carteira), a carteira só informa das accoes actausi a diferenca do preço de compra para o valor da cotação e ignora anteriores menos valias, logo dá que a carteira valorizou quando isso de facto não é verdade.
no meu caso do BCP como as acções que despachei foram as primeiras (não por opção), tive uma menos valia enorme (apesar de as ter vendido dentro do meu valor medio), agora as restantes, como foram as ultiamas que comprei (mais baratas) representam na carteira da correctora uma mais valia que de facto não estou a ter porque se as vendesse exactamente a mesma cotação ficava breakeven. não sei se me faço entender! mas como ja explicado aqui o estado so quer saber do que perco e do que ganho "globalmente" e anualmente, portanto fiscalmente é indiferente ter uma menos valia numas e uma mais valia noutras, ainda que possam ter sido vendidas ao mesmo preço e não representar qualquer ganho.
bom voltemos ao BCP! próxima resistência?!
Diacono Escreveu:frosasantos Escreveu:Pergunta muito simples, já encontrei muita informação mas nada que represente o meu caso. vou tentar expor o meu caso. isto é em relação a accoes do BCP nas quais quero reduzir a exposicao vendendo algumas. para ser fácil uso valores mais lineares:
Em 2015 comprei 200 accoes. primeiro 100 a 2 euros cada e depois outras 100 a 1 euro cada.
se vender 50 a 1,5 € (para diminuir a exposição), segundo a lógica FIFO realizo uma menos valia para essas 50 acções (as 50 acções custaram 100€ e realizo 75€), esta informação consigo obter no homebanking e bate certo.
o problema aqui é que para as 150 acções restantes, que valem 1,5€ cada, a minha carteira passa a apresentar um saldo de 225€ com uma valorização percentual que não tem em conta a menos valia das acoes já vendidas, ie, essas 150 accoes custaram-me 200€ (50x2€+100*1€) e valem agora 225€ (portanto na carteira diz-me que tenho uma valorização de mais de 10%, isto apesar de estar break-even.
a pergunta que gostava de esclarecer é: se vender as 150 acções a 1,5€ vou ter retencao na fonte (taxa liberatoria ou outra) sobre a mais valia dos 25€ (225€-200€)? ou já nem sequer existe retencao na fonte em acções e esta pergunta é parva! ou ainda se o banco tem em consideração as menos valias anteriores (dentro do mesmo ano e mesmo conjunto de acçoes)?
é que para os valores em causa, e se de facto existirem retencoes de mais valias, como o intervalo de valores da minha primeira compra para a ultima é muito grande, as primeiras acçoes a sairem saírão com perdas grandes, apesar de as que ficaram terem lucros grandes (embora na realidade não esteja a ter qualquer lucro com o negócio no geral), mas havendo retencoes sobre mais valias pode ser compensatorio vender tudo e recomprar ao mesmo preço a posição que quero manter.
Estas pergutnas não estão relacionadas com IRS's e afins porque isso percebo bem como fazer (englobamentos, taxas liberatorias) mesmo que o ano de compra/venda mude.
obrigado pela ajuda.
Boas, não existe retenção na fonte na venda de acções. A tributação é feita no IRS, por norma, a 28%.
A retenção na fonte verifica-se no pagamento dos dividendos
e sabes-me dizer se optar por tributação autónoma (28%) a mesma é feita sobre cada negocio especifico ou é feita semelhante a englobamento. ie, ganho 50 num negocio, perco 10 noutro, se optar por englobamento so entram 40 como mais valias, se optar por tributação autonoma entram os mesmos 40, verdade? ou a tributação autonoma é feita por negocio, ie, no negocio que perco 10 não me levam nada, no que ganho 50 levam-me 28%?
KiteSurfer Escreveu:katz Escreveu:katz Escreveu:O Nuno Amado já tinha avisado na anterior apresentação de resultados que haveria periodo de turbulência até à altura das eleições. Agora espera-se que venham os tempos de subida.
Meu palpite: se fechar esta semana nos 0.06 ou pouco acima, talvez chegue em fevereiro entre os 0.10 e 0.12.
Vamos depois verificar se lá chega.
Também estou crente em valores bem mais altos dos atuais nessa altura.
Agora resta saber a que eleições ele se referia, às de ontem, às da polónia ou às legislativas que deverão ocorrer para o ano que vem.
Quando falou num par de trimestres, será qyue se referia apenas a dois? se assim for temos BCP em alta, é engraçado que estas subidas recentes ocorreram logo no dia seguinte a reuniões que teve em Londres
referia-se as nossas eleições...e correram bem para o mercado, o psd é o melhor para o mercado, porque continua a marcar um ponto de austeridade e o capitalismo gosta disso, só que podia ser melhor se fosse com maioria absoluta, porque haverá dificuldades agora com os orçamentos para 2016, mas tambem poderá impulsionar a economia ao travar alguma austeridade.
cumptos, Investpouco.
frosasantos Escreveu:Pergunta muito simples, já encontrei muita informação mas nada que represente o meu caso. vou tentar expor o meu caso. isto é em relação a accoes do BCP nas quais quero reduzir a exposicao vendendo algumas. para ser fácil uso valores mais lineares:
obrigado pela ajuda.
normalmente quando se vende accoes o corrector, vai buscar à tua carteira as mais antigas e as vende, desfazendo a tua posicao mais antiga ou parte dela.
se tu venderes 50 accoes, e se elas te custarao as 50 accoes 2 euros cada entao venderás com menos valia uma vez quas vendes parte da tua transacao de 100 accoes a 2euros, ou seja.
tens 2 transacoes:
1- 100 accoes a 2 euros (200 euros)
valor medio da carteira = 100x2=200 + 100x1= 100 == 300 euros (media 1,5 accao)
ao venderes 50 accoes, vai te buscar à mais antiga (a 1ª transacao)
entao:
vendes 50 accoes a 1,5=75euros, com uma menos valia de 25 euros pelas 50 accoes.
o que fica na carteira é:
1- 50 accoes a 2 euros (100 euros)
valor medio da carteira = 50x2=100 + 100x1= 100 == 200 euros (media 1,33 accao).
e terás menos valias na posicao vendida de 25euros.
agora se o que relataste for a primeira transacao a mais barata em vez da mais cara então terás mais valias na posicao vendida e a media restante da posicao na carteira será superior a 1,5 euros por accao.
EDIT: isto tudo só funciona a ir buscar a primeira transacção quando a ordem de venda não está relacionada, ou seja colocas uma ordem de venda sem relacionares com uma das posicoes de compra, pois uma vez que a tua ordem de venda tem menos accoes que qualquer outra de compra, assumi que foi uma ordem de venda sem relação a uma ordem de compra anterior (fecho duma posicao, ou stop relacionado)
cumptos, Investpouco.
frosasantos Escreveu:Pergunta muito simples, já encontrei muita informação mas nada que represente o meu caso. vou tentar expor o meu caso. isto é em relação a accoes do BCP nas quais quero reduzir a exposicao vendendo algumas. para ser fácil uso valores mais lineares:
obrigado pela ajuda.
Boas, não existe retenção na fonte na venda de acções. A tributação é feita no IRS, por norma, a 28%.
A retenção na fonte verifica-se no pagamento dos dividendos
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett