Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por KiteSurfer » 5/10/2015 17:43

katz Escreveu:
katz Escreveu:O Nuno Amado já tinha avisado na anterior apresentação de resultados que haveria periodo de turbulência até à altura das eleições. Agora espera-se que venham os tempos de subida.

Meu palpite: se fechar esta semana nos 0.06 ou pouco acima, talvez chegue em fevereiro entre os 0.10 e 0.12.
Vamos depois verificar se lá chega.

Também estou crente em valores bem mais altos dos atuais nessa altura.

Agora resta saber a que eleições ele se referia, às de ontem, às da polónia ou às legislativas que deverão ocorrer para o ano que vem.

Quando falou num par de trimestres, será qyue se referia apenas a dois? se assim for temos BCP em alta, é engraçado que estas subidas recentes ocorreram logo no dia seguinte a reuniões que teve em Londres :D

Registado: 8/9/2015 17:15

por Fred_Invest » 5/10/2015 17:24

Pergunta muito simples, já encontrei muita informação mas nada que represente o meu caso. vou tentar expor o meu caso. isto é em relação a accoes do BCP nas quais quero reduzir a exposicao vendendo algumas. para ser fácil uso valores mais lineares:
Em 2015 comprei 200 accoes. primeiro 100 a 2 euros cada e depois outras 100 a 1 euro cada.
A cotação encontra-se agora nos 1,5€
se vender 50 a 1,5 € (para diminuir a exposição), segundo a lógica FIFO realizo uma menos valia para essas 50 acções (as 50 acções custaram 100€ e realizo 75€), esta informação consigo obter no homebanking e bate certo.
Fico em carteira com 150 acções.
o problema aqui é que para as 150 acções restantes, que valem 1,5€ cada, a minha carteira passa a apresentar um saldo de 225€ com uma valorização percentual que não tem em conta a menos valia das acoes já vendidas, ie, essas 150 accoes custaram-me 200€ (50x2€+100*1€) e valem agora 225€ (portanto na carteira diz-me que tenho uma valorização de mais de 10%, isto apesar de estar break-even.
a pergunta que gostava de esclarecer é: se vender as 150 acções a 1,5€ vou ter retencao na fonte (taxa liberatoria ou outra) sobre a mais valia dos 25€ (225€-200€)? ou já nem sequer existe retencao na fonte em acções e esta pergunta é parva! ou ainda se o banco tem em consideração as menos valias anteriores (dentro do mesmo ano e mesmo conjunto de acçoes)?
é que para os valores em causa, e se de facto existirem retencoes de mais valias, como o intervalo de valores da minha primeira compra para a ultima é muito grande, as primeiras acçoes a sairem saírão com perdas grandes, apesar de as que ficaram terem lucros grandes (embora na realidade não esteja a ter qualquer lucro com o negócio no geral), mas havendo retencoes sobre mais valias pode ser compensatorio vender tudo e recomprar ao mesmo preço a posição que quero manter.
Estas pergutnas não estão relacionadas com IRS's e afins porque isso percebo bem como fazer (englobamentos, taxas liberatorias) mesmo que o ano de compra/venda mude.
espero que me tenha feito entender!
obrigado pela ajuda.

Registado: 4/9/2015 12:25

por katz » 5/10/2015 17:22

katz Escreveu:O Nuno Amado já tinha avisado na anterior apresentação de resultados que haveria periodo de turbulência até à altura das eleições. Agora espera-se que venham os tempos de subida.

Meu palpite: se fechar esta semana nos 0.06 ou pouco acima, talvez chegue em fevereiro entre os 0.10 e 0.12.
Vamos depois verificar se lá chega.

Registado: 29/11/2007 9:32

por Goldendust » 5/10/2015 17:11

Se continuar a subir qual a próxima resistência ? 0,0640? Estou a tentar ler um gráfico de velas semanais... :-k

Registado: 12/5/2015 16:47

por investpouco » 5/10/2015 16:32

ativo Escreveu:Em 01/10/2015,
ativo Escreveu:Quem comprou BCP a 0,042 euro deve pelo menos vender parte do que comprou, pois a cotação do BCP, tendo chegado onde chegou, não vai já por aí acima feita tonta, ela certamente ainda virá outra vez para baixo ... 8-)

E não é que a cotação do BCP subiu feita tonta?! :shock:
Não acredito que a subida "violenta"do BCP, verificada, após descida paulatina do BCP, seja para ser levada a sério. Continuo a pensar que a cotação do BCP voltará abaixo de 0,045 euro ...

Ativo, sem rancor, mas apetece-me tanto dizer-te o que tu já me disseste, quando ela caía e eu entrava em longo na casa dos 0,049x.
Então mas continuas a remar contra a maré, ela já subiu 45%, é preciso subir mais???
percebes agora o meu ponto de vista como longo nesta cotada em queda...é que eu acredito nela....e vejo a queda como um ponto de reforço
e tu
não acreditas nela e vês esta cotada como um ponto esticado neste momento e agora remas tu contra a maré.....

mesmo que ela não suba mais, quando eu investi ela tambem caiu mais 2 dias e voltou a subir.... portanto reflecte agora nos teus investimentos e ouve tambem o que os outros dizem...é que o BCP não é só mau.......muitos como eu acreditam no seu trajecto mesmo com muitas dificuldades, mas se nao houvesse alguem para vender, a quem eu as comprava????....
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Goldendust » 5/10/2015 16:32

O BCP virou de cavalo de troia para cavalo de corrida :mrgreen: :mrgreen: Não acham coincidência esta subida coincidir com o fecho do trimestre? As contas só são divulgadas em Novembro mas o trimestre fechou faz agora uma semana...think ahead...

por NM_2 » 5/10/2015 16:26

ativo Escreveu:Em 01/10/2015,
ativo Escreveu:Quem comprou BCP a 0,042 euro deve pelo menos vender parte do que comprou, pois a cotação do BCP, tendo chegado onde chegou, não vai já por aí acima feita tonta, ela certamente ainda virá outra vez para baixo ... 8-)

Não acredito que a subida "violenta"do BCP, verificada, após descida paulatina do BCP, seja para ser levada a sério. Continuo a pensar que a cotação do BCP voltará abaixo de 0,045 euro ...

eu só sei que nada sei quanto à evolução. mas que continuo dentro lá isso continuo.

Registado: 2/9/2014 22:13

por Ativo » 5/10/2015 16:24

Em 01/10/2015,

Registado: 24/1/2014 17:24

por investpouco » 5/10/2015 15:34

rosaa Escreveu:Os meus cumprimentos a todos os colegas do Caldeirão. Como é a primeira intervenção vamos ver se corre bem. A minha dúvida é se os shorter`s ao venderem açoões emprestadas para baixar o preço, não vão ambém comprando por forma a quando da subida da cotação já terem lotes significativos, e acima do que precisam, podendo puxar pelo preço e ganhar com esta subida. Cordialmente

se percebi o que queres perguntar é se os shorters podiam manter as posicoes curtas (vendas a descoberto). e comprar acçoes normais mais abaixo?? sim pode acontecer mas não lhes vale de muito, porque ao comprar acções novas (posição longa) impulsiona o preço e quando fecharem a posição curta a acção já foi impulsionada e assim fecham a posicao curta mais acima e com menos lucro, portanto não existe estrategia de entrar curto para investir em longo.

pode acontecer é algum investidor ter acções normais e nao as querer vender, mas sabe que no curto prazo elas vão perder valor e aí faz uma venda a descoberto para não ter desvalorização negativa nas suas acções, quando achar que ela recupera então desfaz-se da posição curta e mantem a longa em acçoes normais.
imaginemos a sonangol que tem 17% de accoes e sabe que o NB traria prejuizos ao BCP, mas quer manter a sua posicao no BCP, entao podia entrar curto em cfds e mais tarde fechava a posicao quando a queda invertesse.
cumptos, Investpouco.

por rosaa » 5/10/2015 15:15

Os meus cumprimentos a todos os colegas do Caldeirão. Como é a primeira intervenção vamos ver se corre bem. A minha dúvida é se os shorter`s ao venderem açoões emprestadas para baixar o preço, não vão ambém comprando por forma a quando da subida da cotação já terem lotes significativos, e acima do que precisam, podendo puxar pelo preço e ganhar com esta subida. Cordialmente

Registado: 5/10/2015 15:09

por PC05 » 5/10/2015 15:03

Façam AT no gráfico das posições curtas ... é sucesso garantido :lol:

Registado: 5/12/2005 21:28

por investpouco » 5/10/2015 14:37

Goldendust Escreveu:
investpouco Escreveu:aí está a rebentar com a resistencia de 16M que havia a vender na zona 0,0562, vamos ver se aguenta.

Isto parece uma largada de touros :mrgreen: :mrgreen:

penso que são os fundos a comprar acçoes porque este proximo mês devem-se desfazer de algumas posições por causa dos resultados, não vá haver alguma surpresa negativa para eles (ou seja bons resultados) e os longos descobrirem que o Nuno Amado tinha razão quando disse nao precisar de AC para pagar cocos
cumptos, Investpouco.

por Goldendust » 5/10/2015 14:31

investpouco Escreveu:aí está a rebentar com a resistencia de 16M que havia a vender na zona 0,0562, vamos ver se aguenta.

Isto parece uma largada de touros :mrgreen: :mrgreen:

por investpouco » 5/10/2015 14:21

aí está a rebentar com a resistencia de 16M que havia a vender na zona 0,0562, vamos ver se aguenta.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 5/10/2015 14:07

artista_ Escreveu:
investpouco Escreveu:Gostava de receber a opiniao do artista_ e do activo sobre a cotação na sua posição actual.
para que não se falasse sobre ela se ela caír ou se ela subir....
é muito facil falar quando se olha para o historico, mas tal como defenderam sobre as tendencias.....gostava que dessem a sua opiniao relativo ao investimento neste momento, se após 3 dias de subida vertiginosa ainda acham que o investimento bom é sobre a queda, ou sobre posições longas e se este sinal da cotada foi uma inversão ou se é uma correcção.
para que não se venha falar daqui a uns dias olhando para o grafico dos dias anteriores (dia de hoje).....

Hoje não vou ter muito tempo até logo à noite... engraçado que nunca perguntaste a opinião quando o BCP caia! E acho que se lesses com um bocadinho que fosse de atenção o que escrevo não precisavas de perguntar! :roll:

Como já disse anteriormente, para já nada mudou, inverteu no curtíssimo prazo... este ressalto pode até subir muito mais, mas é difícil que o faça sem parar, quando o fizer teremos uma avaliação mais correta da capacidade ou não de o BCP inverter a tendência de queda!

eu nao perguntei, mas tu afirmaste sempre que a tendencia era de queda e que eu estava a fazer muito mal ao reforçar no suporte,

agora é bonito vires dizer para vermos o que se vai passar, ou seja se subir investes mais "caro",

se descer não investes porque a tendencia é de queda certo??? e se ela subir e tu investires no topo deste BULL (se for um bull de curto prazo)???

quando me disseste que terias muito tempo para entrar, pelos vistos esse muito tempo ainda nao aconteceu, pois no medio prazo ainda a tendencia no grafico mostra de queda, agora quando ela subir já te vou dizer o contrario, que entraste muito tarde e muito mais caro.

com isto só quero reforçar a minha Tese, que entrei simplesmente onde achava a cotação para mim a preços baratos.
Editado pela última vez por investpouco em 5/10/2015 14:28, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

por Goldendust » 5/10/2015 13:57

investpouco Escreveu:
Goldendust Escreveu:Os 0,0560's estão a dar luta,,,,existe alguma resistência nesse patamar ? :-k

existe pois, foi um suporte grande antes de vir aos 0,05.
nao sei se te lembras bateu por duas vezes nos 0,56x antes de voltar aos 0,065 e quando caiu pela 3ª vez quebrou o suporte, passado um dia ou dois.

Espero que passando a hora crítica se mantenha perto dos 0,0560 para amanhã tentar ultrapassar essa barreira. Vamos ver o seu comportamento até às 15h/15h30 :pray:

por artista_ » 5/10/2015 13:52

investpouco Escreveu:Gostava de receber a opiniao do artista_ e do activo sobre a cotação na sua posição actual.
é muito facil falar quando se olha para o historico, mas tal como defenderam sobre as tendencias.....gostava que dessem a sua opiniao relativo ao investimento neste momento, se após 3 dias de subida vertiginosa ainda acham que o investimento bom é sobre a queda, ou sobre posições longas e se este sinal da cotada foi uma inversão ou se é uma correcção.
para que não se venha falar daqui a uns dias olhando para o grafico dos dias anteriores (dia de hoje).....

Hoje não vou ter muito tempo até logo à noite... engraçado que nunca perguntaste a opinião quando o BCP caia! E acho que se lesses com um bocadinho que fosse de atenção o que escrevo não precisavas de perguntar! :roll:

Como já disse anteriormente, para já nada mudou, inverteu no curtíssimo prazo... este ressalto pode até subir muito mais, mas é difícil que o faça sem parar, quando o fizer teremos uma avaliação mais correta da capacidade ou não de o BCP inverter a tendência de queda!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por investpouco » 5/10/2015 13:43

Goldendust Escreveu:Os 0,0560's estão a dar luta,,,,existe alguma resistência nesse patamar ? :-k

existe pois, foi um suporte grande antes de vir aos 0,05.
nao sei se te lembras bateu por duas vezes nos 0,56x antes de voltar aos 0,065 e quando caiu pela 3ª vez quebrou o suporte, passado um dia ou dois.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 5/10/2015 13:41

ricardmag Escreveu:

Mais uma vez, quando se tenta aferir sobre inversões ou correcções tem de se dizer qual o prazo temporal, curto, médio ou longo...
Por exemplo, não se pode dizer que inverteu a tendência de médio ou longo prazo. Para mim isso só em patamares mais altos.
No curto prazo não tenho duvidas nenhumas que inverteu ...

ok, aceito a tua opiniao, mas este post é indicado para os users que referi porque eles consideraram determinados investimentos incorrectos, e estavam com muito pessimismo na acção, e o objectivo não é critica-los mas sim defender a minha tese e contrariar a deles.... eles viram a tendencia de queda do BCP, mas só se lembram dela quando ela já ía nos 0,06x e agora eu pergunto segundo os graficos que tem a dizer disto, ou só se vão lembrar dela depois do caminho feito, seja ele para cima ou para baixo outra vez.
Editado pela última vez por investpouco em 5/10/2015 17:52, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

por Goldendust » 5/10/2015 13:38

Os 0,0560's estão a dar luta,,,,existe alguma resistência nesse patamar ? :-k

por ricardmag » 5/10/2015 12:49

Mais uma vez, quando se tenta aferir sobre inversões ou correcções tem de se dizer qual o prazo temporal, curto, médio ou longo...
Por exemplo, não se pode dizer que inverteu a tendência de médio ou longo prazo. Para mim isso só em patamares mais altos.
No curto prazo não tenho duvidas nenhumas que inverteu ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por investpouco » 5/10/2015 12:05

manchini Escreveu:Boas,

http://expresso.sapo.pt/economia/2015-1 ... -analistas
O BCP valorizou quinta-feira 12,6% e esta sexta-feira segue a ganhar mais 8,3%, depois de te registado mínimos em setembro
Abílio Ferreira
ABÍLIO FERREIRA
O BCP é uma dor de cabeça para os analistas das casas de investimento. As indefinições, exteriores ao seu desempenho operacional são tantas que calcular o preço justo e antecipar a cotação é um engima embrulhado numa incerteza.

Depois de ter recuperado quinta-feira 12,6%, esta sexta-feira volta a brilhar na bolsa de Lisboa - a meio da sessão valoriza 8.3%, voltando a uma capitalização superior aos 3 mil milhões de euros. É um caso de outubro ou nada. Em poucas semanas, o banco perdera quase metade do seu valor em bolsa, mas já suavizou a perda anual para menos de 18%.

PARCELAS A ABATER
O caso BCP é mais complexo pelos fatores que condicionam os cálculos. Seguimos, em termos gerais, o raciocínio dos analistas. A atividade em Portugal valerá 3 mil milhões de euros e as operações polaca e afriicana 1000 milhões cada uma. Portanto, 5 mil milhões.

Mas a este valor teremos de fazer abatimentos. Primeiro descontar a parcela de 750 milhões da dívida ao Estado que o BCP terá de liquidar até ao fim de 2016. Um research recente da Société Générale admitia que o banco precisava de um aumento de capital para pagar ao Estado e manter os rácios financeiros confortáveis.

Mas os acionistas têm sido sido demasiado sangrados e o principal acionista (Sonangol) já avisou que não está disponível para injetar mais dinheiro. Na sua análise, a sociedade francesa cortava o preço-alvo em 32%, para 6,35 cêntimos (esta sexta-feira transaciona-se a 5,4 cêntimos).

Depois, os analistas descontam os efeitos Polónia e Novo Banco, de contabilização variável, de acordo com a visão de cada um. Na Polónia vai levar uma forte pancada após as eleições deste mês, quando o governo forçar os bancos a pagar as perdas dos clientes que pediram empréstimos em francos suíços (que entretanto subiu 20% contra o zloty).

No caso do Novo Banco, só depois dos testes de stresse se terá uma ideia de qual será o impacto das perdas em cada banco do sistema. O BCP suporta 200 milhões por cada 100 milhões de prejuízos do Fundo de Resolução. Há ainda dúvidas sobre a contabilização dos famosos DTA (impostos diferidos que podem ser transformados em créditos fiscais em caso de lucros futuros). O BCP é, em todo o sistema, o banco que mais beneficia deste regime.

Tudo somado, a parcela a descontar pode variar entre um valor muito otimista de 500 milhões de euros ou pessimista de três vezes mais. No fim de junho,o banco valia em bolsa 4,6 mil milhões, esta sexta-feira está nos 3,1 mil milhões. São duas balizas plausíveis para o jogo bolsista do BCP.

Os acionistas que há ano e meio participaram no aumento de capital (a 6,5 cêntimos) e os investidores que aceitaram em junho trocar obrigações subordinadas por ações registam ainda perdas acentuadas.

Manchini

nada de novo, aliás os analistas anteciparam todos os maus cenários, e não se lembraram que podem todos a deixar de ser maus cenários, ou seja por cada mau cenário resolvido em bom, a cotação sobe.... o proximo ponto serão os resultados dia 2 nov. serem bons, se forem, mostram a capacidade de devolver os cocos e começa a subir baseado nessa possibilidade....
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 5/10/2015 11:57

Gostava de receber a opiniao do artista_ e do activo sobre a cotação na sua posição actual.
Editado pela última vez por investpouco em 5/10/2015 12:07, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

por manchini » 5/10/2015 11:54

Boas,

http://expresso.sapo.pt/economia/2015-1 ... -analistas
O BCP valorizou quinta-feira 12,6% e esta sexta-feira segue a ganhar mais 8,3%, depois de te registado mínimos em setembro
Abílio Ferreira
ABÍLIO FERREIRA
O BCP é uma dor de cabeça para os analistas das casas de investimento. As indefinições, exteriores ao seu desempenho operacional são tantas que calcular o preço justo e antecipar a cotação é um engima embrulhado numa incerteza.

Depois de ter recuperado quinta-feira 12,6%, esta sexta-feira volta a brilhar na bolsa de Lisboa - a meio da sessão valoriza 8.3%, voltando a uma capitalização superior aos 3 mil milhões de euros. É um caso de outubro ou nada. Em poucas semanas, o banco perdera quase metade do seu valor em bolsa, mas já suavizou a perda anual para menos de 18%.

PARCELAS A ABATER
O caso BCP é mais complexo pelos fatores que condicionam os cálculos. Seguimos, em termos gerais, o raciocínio dos analistas. A atividade em Portugal valerá 3 mil milhões de euros e as operações polaca e afriicana 1000 milhões cada uma. Portanto, 5 mil milhões.

Mas a este valor teremos de fazer abatimentos. Primeiro descontar a parcela de 750 milhões da dívida ao Estado que o BCP terá de liquidar até ao fim de 2016. Um research recente da Société Générale admitia que o banco precisava de um aumento de capital para pagar ao Estado e manter os rácios financeiros confortáveis.

Mas os acionistas têm sido sido demasiado sangrados e o principal acionista (Sonangol) já avisou que não está disponível para injetar mais dinheiro. Na sua análise, a sociedade francesa cortava o preço-alvo em 32%, para 6,35 cêntimos (esta sexta-feira transaciona-se a 5,4 cêntimos).

Depois, os analistas descontam os efeitos Polónia e Novo Banco, de contabilização variável, de acordo com a visão de cada um. Na Polónia vai levar uma forte pancada após as eleições deste mês, quando o governo forçar os bancos a pagar as perdas dos clientes que pediram empréstimos em francos suíços (que entretanto subiu 20% contra o zloty).

No caso do Novo Banco, só depois dos testes de stresse se terá uma ideia de qual será o impacto das perdas em cada banco do sistema. O BCP suporta 200 milhões por cada 100 milhões de prejuízos do Fundo de Resolução. Há ainda dúvidas sobre a contabilização dos famosos DTA (impostos diferidos que podem ser transformados em créditos fiscais em caso de lucros futuros). O BCP é, em todo o sistema, o banco que mais beneficia deste regime.

Tudo somado, a parcela a descontar pode variar entre um valor muito otimista de 500 milhões de euros ou pessimista de três vezes mais. No fim de junho,o banco valia em bolsa 4,6 mil milhões, esta sexta-feira está nos 3,1 mil milhões. São duas balizas plausíveis para o jogo bolsista do BCP.

Os acionistas que há ano e meio participaram no aumento de capital (a 6,5 cêntimos) e os investidores que aceitaram em junho trocar obrigações subordinadas por ações registam ainda perdas acentuadas.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por ricardmag » 5/10/2015 11:51

investpouco Escreveu:
ricardmag Escreveu:
investpouco Escreveu:gostava de saber o que dizem o pessoal que investe baseado em AT, pois isto não parece uma correcção tecnica da descida é que ela já subiu 40%.
se em graficos já está na hora de começar a investir ou ainda vão esperar que quebre algum Valor??

Estás a falar de investimento para que horizonte temporal? É que isso é bastante importante ...

qualquer investimento, seja curto seja longo prazo, seja para posicoes curtas seja para posicoes longas, porque na altura o panorama era caír até aos 0,03 etc...

Eu pelo menos tenho diferentes pontos de entrada para investimentos de curto, médio ou longo prazo...
Isto depende de estar bull/bear para curto, médio ou longo prazo. Por exemplo neste momento considero que BCP só está bull para curto prazo, e já um pouco esticado. Neste momento tenho como target de curto prazo os 0,06€ ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], rg7803, Ugly bull e 59 visitantes