Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/10/2015 11:47

Joca601 Escreveu:Muito boa a recuperação do bcp, o primeiro objetivo é alcançar o patamar dos 0,06...

Acho incrível a excelente oportunidade que a bolsa nos deu na ultima semana ao permitir comprar o titulo bcp a um preço que estava muito abaixo do seu book value... Temos de agradecer aos fundos que especularam com a venda do NB e entraram curtos em força.
Para quem diaboliza os shorts, desta vez há que lhes agradecer a excelente oportunidade de compra.. No entanto, nada está ganho, há que estar atento e há que ser humilde, ainda estamos muito longe do fecho da sessão e ainda estamos longe do objetivo 0,06.

nem mais, agradeci aos shorters que shortassem a acção que eu reforçaria mais abaixo, e pelos vistos correu muito bem. acredito no caminho do BCP, mas tambem sei que existem muitas pedras no caminho.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Joca601 » 5/10/2015 11:46

PC05 Escreveu:
Joca601 Escreveu:Muito boa a recuperação do bcp, o primeiro objetivo é alcançar o patamar dos 0,06...

Acho incrível a excelente oportunidade que a bolsa nos deu na ultima semana ao permitir comprar o titulo bcp a um preço que estava muito abaixo do seu book value... Temos de agradecer aos fundos que especularam com a venda do NB e entraram curtos em força.
Para quem diaboliza os shorts, desta vez há que lhes agradecer a excelente oportunidade de compra.. No entanto, nada está ganho, há que estar atento e há que ser humilde, ainda estamos muito longe do fecho da sessão e ainda estamos longe do objetivo 0,06.

Mas os shorts aumentam a volatilidade? Dizem que não......

Na minha opinião os shorts idealizaram um cenário que era a venda do NB com grandes menos valias e penalização para o setor bancário... o adiamento da venda do NB retirou o catalisador de queda e imediatamente os shorts pararam as vendas... os shorts criam volatilidade, mas também criam oportunidades de compra e venda. No entanto há que ter cautela, porque o problema NB não está afastado e há outros temas ainda por resolver..
Apresentação dos resultados de 4 novembro vão ser determinantes para a evolução futura do bcp em bolsa. Se houver o anuncio do pagamento dos cocos sem AC o bcp tem caminho livre. Não esquecer também o tema da eventual fusão do bpi/bcp que não está totalmente afastado.

BCP é incerteza.. o bcp vale 5 cêntimos em bolsa reflexo dessa mesma incerteza.

Registado: 7/1/2012 13:03

por investpouco » 5/10/2015 11:44

ricardmag Escreveu:
investpouco Escreveu:gostava de saber o que dizem o pessoal que investe baseado em AT, pois isto não parece uma correcção tecnica da descida é que ela já subiu 40%.
se em graficos já está na hora de começar a investir ou ainda vão esperar que quebre algum Valor??

Estás a falar de investimento para que horizonte temporal? É que isso é bastante importante ...

qualquer investimento, seja curto seja longo prazo, seja para posicoes curtas seja para posicoes longas, porque na altura o panorama era caír até aos 0,03 etc...
cumptos, Investpouco.

por ricardmag » 5/10/2015 11:39

investpouco Escreveu:gostava de saber o que dizem o pessoal que investe baseado em AT, pois isto não parece uma correcção tecnica da descida é que ela já subiu 40%.
se em graficos já está na hora de começar a investir ou ainda vão esperar que quebre algum Valor??

Estás a falar de investimento para que horizonte temporal? É que isso é bastante importante ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por PC05 » 5/10/2015 11:19

Mas os shorts aumentam a volatilidade? Dizem que não......

Registado: 5/12/2005 21:28

por investpouco » 5/10/2015 10:53

Goldendust Escreveu:THREE OUTSIDE OUT...mais uma figura bullish no horizonte semanal (fonte:investing.com) esta com forte probabilidade de se verificar.

segundo o que se diz neste tipo de figura, deve-se investir em longo prazo e não em menos de 10 dias, isto porque as correcções momentaneas podem ser violentas, apesar do caminho da acção ser praticamente correcto um bull muito acentuado....
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 5/10/2015 10:46

KiteSurfer Escreveu:Isto é BCP, sem ser o zandinga acho que vai subir sem descansar basta olhar o gráfico, só deve cair quando tiver outra vez toda a gente bem acomodada dentro do comboio.

uma coisa é certa, segundo o meu ultimo investimento, se fechasse agora, tinha lucros de 15% com grande volume investido.
mas o meu objectivo é o longo prazo e não é este, dou-me mal com a compra e vende, pois se ela sobe iria ficar logo em stress por achar ainda a acção muito barata de modo que não a vendo por este preço mesmo que ela corrijisse até aos 0,04 outra vez.

mas segundo o pessoal da AT achavam o fundo e esperavam que ela invertesse para recomprar, será que já temos esse efeito, ou só vem dizer isso depois destes valores passarem ao passado????
cumptos, Investpouco.

por brunoktm » 5/10/2015 10:44

Mensagem repetida peço desculpa
Editado pela última vez por brunoktm em 5/10/2015 10:49, num total de 2 vezes.
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por brunoktm » 5/10/2015 10:44

Isto é o bpc no seu melhor ainda a 1 semana atrás parecia que o mundo ia acabar , agora parece que vamos chegar ao topo do mundo ... vamos ver até quando continuara esta euforia ... espero que pelo menos aos 10 centimos ... :-"
agora estamos sempre naquela vamos entrar ? é que já subiu tanto , deve de estar para corrigir ...
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por Goldendust » 5/10/2015 10:42

THREE OUTSIDE OUT...mais uma figura bullish no horizonte semanal (fonte:investing.com) esta com forte probabilidade de se verificar.

Registado: 12/5/2015 16:47

por KiteSurfer » 5/10/2015 10:36

Isto é BCP, sem ser o zandinga acho que vai subir sem descansar basta olhar o gráfico, só deve cair quando tiver outra vez toda a gente bem acomodada dentro do comboio.

Registado: 8/9/2015 17:15

por investpouco » 5/10/2015 10:28

gostava de saber o que dizem o pessoal que investe baseado em AT, pois isto não parece uma correcção tecnica da descida é que ela já subiu 40%.
cumptos, Investpouco.

por Joca601 » 5/10/2015 10:25

Muito boa a recuperação do bcp, o primeiro objetivo é alcançar o patamar dos 0,06...

Editado pela última vez por Joca601 em 5/10/2015 10:37, num total de 2 vezes.

Registado: 7/1/2012 13:03

por KiteSurfer » 5/10/2015 9:55

Hora de corrigir stops, não vá o diabo aparecer por ai, contudo o panorama parece me favorável até aos 0,06 onde fez uma paragem técnica na descida e enganou muita gente indiciando um fundo falso.

Registado: 8/9/2015 17:15

por cavaleri » 5/10/2015 0:28

katolo Escreveu:
katolo Escreveu:Já só falta a maioria absoluta para continuarmos para Norte :pray:

Ok, podemos ter chatices amanhã :mrgreen:

Mercado vai antecipar o trio passos,portas,marcelo!

Registado: 31/12/2014 0:41

por katolo » 4/10/2015 22:08

katolo Escreveu:Já só falta a maioria absoluta para continuarmos para Norte :pray:

Ok, podemos ter chatices amanhã :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por katolo » 4/10/2015 20:36

Já só falta a maioria absoluta para continuarmos para Norte :pray:

Registado: 20/2/2014 22:01

por artista_ » 4/10/2015 18:50

...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 4/10/2015 18:43

Raposo Tavares Escreveu:Artista, concentra-te. O que está em causa é simples: não é possível provar que uma queda motivada por uma marosca de uma empresa seja antecipada pela tendência dos seus papéis em bolsa. Só isso.

Eu nunca disse isso... disse apenas que quem investe com recurso à AT não estaria longo na VW quando esta caiu abruptamente porque esta já vinha a negociar numa tendência de queda! São coisas muito diferentes! Se não percebes a diferença é melhor consultares outros livros, os de AT não te ajudam nessa matéria!

Também disse que as quedas abruptas dão-se mais nas quedas do que nas subidas, independentemente daquilo que está por trás das quedas...

e agora vou dizer outra coisa que ainda não disse... na realidade nem eu nem ninguém pode dizer se a tendência de queda em que a VW vinha a negociar tinha ou não alguma relação com o que veio a acontecer, em alguns casos há relação (porque há sempre quem saiba antecipadamente do bom e do menos bom) noutros não há relação nenhuma. Ainda assim, este raciocínio é "paralelo", o que escrevi anteriormente foi do ponto de vista estritamente técnico. E quanto a isso não há dúvidas, a VW negociava numa tendência clara de queda, pelo que, quem segue a AT não deverá ter posições longas... foi apenas isto que eu referi, nada mais!

Para colocar um pouco a coisa no tópico do BCP, desde os 7/8 cêntimos que defendo aqui que o BCp está numa tendência de queda e que não deverão ser assumidas posições longas. Eu não sei o que se passa com o BCP, pode vir ai um enorme AC, pode ser apenas um grande investidor a desfazer-se da posição ou pode ser algo que nem nos passa pela cabeça. Desde que escrevi isso pela primeira vez o BCP já caiu quase 50%... não sei a que se devem as quedas abruptas mas sei que quem usa a AT dificilmente estará longo... pelo menos não devia estar!

EDIT: Para mim este debate acabou, já me repeti não sei quantas vezes... acho que está perfeitamente claro o que escrevi!
Editado pela última vez por artista_ em 4/10/2015 18:52, num total de 2 vezes.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por RaposoTavares » 4/10/2015 18:11

Artista, concentra-te. O que está em causa é simples: não é possível provar que uma queda motivada por uma marosca de uma empresa seja antecipada pela tendência dos seus papéis em bolsa. Só isso.

Editei após uma volta a dois ou três canhenhos:

Imagem

Farto de mexer no canhenho do Kirkpatrik... e nada! Continuo sem perceber como é que o Artista se apercebe de uma marosca numa empresa via AT.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por artista_ » 4/10/2015 17:55

Raposo Tavares Escreveu:
artista_ Escreveu:Ainda assim, também te digo que, na minha opinião, a AT é a forma mais fácil de detetar problemas numa empresa em tempo útil, dado que na generalidade dá-nos sinais técnicos de fraqueza muito antes dos problemas serem publicamente conhecidos (dá uma vista de olhos no tópico da VW). E o contrário também é verdade, na generalidade temos sinais técnicos de força antes de algum aspeto positivo vir a acontecer. E o BCP é um bom exemplo disto. O BCP inverteu a sua tendência de queda quando estava a apresentar prejuízos record, subiu bastante antes sequer de apresentar lucros... e quando apresentou lucros, deu sinais de fraqueza, quando todos aqui defendiam que agora era sempre a subir. Em 2007 deu sinais claros de fraqueza quando estava a apresentar lucros record, cotava nessa altura na casa dos 5 euros por ação! :shock: :shock:

Agora, quem pensa que através da AT se consegue adivinhar tudo, incluindo a variação que o título tem numa determinada sessão, está a perder tempo... em muitos casos a evolução das cotações de um determinado título são tão erráticas que os sinais técnicos que mais valorizo são os de que não compreensão do que se está a passar. Para alguns isto pode ser interpretado com uma fragilidade da AT, para mim é apenas um sinal técnico como outro qualquer. O que é que eu faço com este sinal técnico? Fico fora dum um título com este tipo de comportamento. O que não se pode fazer é achar que a AT nos vai resolver todos os problemas da nossa estratégia porque nos diz objetivamente isto ou aquilo, obviamente que não há nada que o faça nos mercados de capitais, nem a At nem a AF... a assimilação desta incapacidade é a primeira condição para investirmos nos mercados de capitais minimamente preparados.

Artista, deixa-te lá de tergiversar. O escândalo da VW rebentou agora, mas o problema já existia com a cotação em bull market pleno. Não há at, nem af que previna os investidores de uma marosca numa empresa. Esse trabalho cabe às entidades de supervisão. Ora, como me parece, em Portugal essas entidades não têm nem capacidade, nem meios, nem suporte legal para fazerem o seu trabalho.

Bom, à falta de argumentos, agora voltaste o discurso para algo a que já respondi antes... não vou responder outra vez!

Na parte a bold, não sei se estás a querer dizer que isso acontece em Portugal por causa das entidades de supervisão?! Sinceramente nem sei porque falaste disso, mas se é isso que queres dizer, não seja por isso, podes verificar o que disse nos gráficos que quiseres, por exemplo aquele que provavelmente é o mais importante no mundo, o do S&P500... se quiseres dá uma volta no do Nasdaq... e/ou no do Nikkei... os que quiseres, é possível que encontres algum título que consegue ser a exceção, mas na generalidade as quedas são feitas com movimentos muito mais abruptos que as subidas... aliás, muitas vezes até os movimentos de subidas mais rápidas também são feitos em bear market, nas correções aos fortes movimentos de queda...

por RaposoTavares » 4/10/2015 17:34

artista_ Escreveu:Ainda assim, também te digo que, na minha opinião, a AT é a forma mais fácil de detetar problemas numa empresa em tempo útil, dado que na generalidade dá-nos sinais técnicos de fraqueza muito antes dos problemas serem publicamente conhecidos (dá uma vista de olhos no tópico da VW). E o contrário também é verdade, na generalidade temos sinais técnicos de força antes de algum aspeto positivo vir a acontecer. E o BCP é um bom exemplo disto. O BCP inverteu a sua tendência de queda quando estava a apresentar prejuízos record, subiu bastante antes sequer de apresentar lucros... e quando apresentou lucros, deu sinais de fraqueza, quando todos aqui defendiam que agora era sempre a subir. Em 2007 deu sinais claros de fraqueza quando estava a apresentar lucros record, cotava nessa altura na casa dos 5 euros por ação! :shock: :shock:

Agora, quem pensa que através da AT se consegue adivinhar tudo, incluindo a variação que o título tem numa determinada sessão, está a perder tempo... em muitos casos a evolução das cotações de um determinado título são tão erráticas que os sinais técnicos que mais valorizo são os de que não compreensão do que se está a passar. Para alguns isto pode ser interpretado com uma fragilidade da AT, para mim é apenas um sinal técnico como outro qualquer. O que é que eu faço com este sinal técnico? Fico fora dum um título com este tipo de comportamento. O que não se pode fazer é achar que a AT nos vai resolver todos os problemas da nossa estratégia porque nos diz objetivamente isto ou aquilo, obviamente que não há nada que o faça nos mercados de capitais, nem a At nem a AF... a assimilação desta incapacidade é a primeira condição para investirmos nos mercados de capitais minimamente preparados.

Artista, deixa-te lá de tergiversar. O escândalo da VW rebentou agora, mas o problema já existia com a cotação em bull market pleno. Não há at, nem af que previna os investidores de uma marosca numa empresa. Esse trabalho cabe às entidades de supervisão. Ora, como me parece, em Portugal essas entidades não têm nem capacidade, nem meios, nem suporte legal para fazerem o seu trabalho.

por artista_ » 4/10/2015 17:22

Raposo Tavares Escreveu:Não tens, como me pareceu, nenhum suporte para o que afirmas. É assim, tipo, uma sensação.

... ou então não queres ver! Aliás a pergunta foi quase retórica porque já tinhas formulado a tua opinião, nem te deste ao trabalho de fazer nenhuma verificação, nunca a quiseste, o teu interesse já estava definido à partida! 8-)

Disse-te para olhares para o gráfico do BCP, olha para as amplitudes dos movimentos de queda em bear market e em bull market e faz as contas... se ainda tiveres dúvidas, faz o mesmo no gráfico da PT/Pharol, BES,etc... disse-te também que em bear market a volatilidade é muito maior, os movimentos são mais rápidos, com maiores amplitudes...

Mas se não queres ver, o problema é teu! :wink:

por RaposoTavares » 4/10/2015 17:12

Não tens, como me pareceu, nenhum suporte para o que afirmas. É assim, tipo, uma sensação.

por artista_ » 4/10/2015 16:30

Raposo Tavares Escreveu:
artista_ Escreveu: Isto [a queda abrupta da cotação da Volkswagen depois do escândalo das emissões] podia acontecer quando o título tem está numa tendência de subida? Podia, mas na generalidade estas quedas violentas ocorrem depois de um título já ter dado sinais técnicos de fraqueza, seja quais forem os dados que estão por trás dessas quedas violentas.

(Sublinhado meu)

Há alguma estatística que te permita afirmar uma coisa destas?

Basta olhares para os gráficos, podes começar pelo do BCP, já que estamos no seu tópico :)... repara que eu não afirmei que estes tipos de notícias apareciam em títulos que já estavam com tendência de queda, o que afirmei é que, na generalidade, quedas violentas aparecem com mais frequência em títulos que já deram sinais técnicos de inversão/fraqueza... isso está muito relacionado com o facto de a volatilidade ser muito maior nas quedas do que nas subidas, os nervos estão mais "à flor da pele" e as emoções são difíceis de controlar! :D

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1 e 178 visitantes