Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por NM_2 » 6/10/2015 12:32

Rick Lusitano (New) Escreveu:Porque as Finanças Pessoais não se limita a fundos de investimento e/ou ETFs:

Jornal de Negócios - Ex-BESI compromete-se a melhorar acesso de investidores chineses à Euronext (05 Outubro 2015, 16:43)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/ex_besi_compromete_se_a_melhorar_acesso_de_investidores_chineses_a_euronext.html

Isso poderá trazer novos investidores e dar mais liquidez ao psi geral e talvez o psi 18 volte a passar a ser psi 20 não é? :-k :mrgreen:

Registado: 2/9/2014 22:13

por Rick Lusitano » 6/10/2015 12:23

Porque as Finanças Pessoais não se limita a fundos de investimento e/ou ETFs:

Jornal de Negócios - Ex-BESI compromete-se a melhorar acesso de investidores chineses à Euronext (05 Outubro 2015, 16:43)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/ex_besi_compromete_se_a_melhorar_acesso_de_investidores_chineses_a_euronext.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por fj201 » 5/10/2015 15:27

Caro chico,

Tu traças o cenário que te apetecer para servir a tua retórica/demagogia. Isso é um exercício que cada um poderá fazer tendo em conta as suas ideias e pretensões:
Alocações só espalhadas pela internet há centenas. O que se sabe para quem segue a filosofia boglehead, é que quando há pouco dinheiro, inventamos pouco. Que é como quem diz, utiliza-se o menor número de etf (e o mais diversificado possível). Exemplo:

Se eu tivesse pouco dinheiro começaria com 1 ou 2 etf:
Cenário1
1 etf para acções ( Global com custo de 0,20% - ishares ou 0,19% - db xtrackers e capitaliz. dividendos )
+
1 depósito a prazo
Cenário 2:
1 etf para acções ( US porque há quem considere que como tem empresas fortemente exportadoras já são diversificadas globalmente, e aí o custo do etf desce para 0,05% - UBS ou SOURCE, ou 0,07% - ishares, DB, SPDR, etc.)
+
1 dep. prazo

Assim só teria custos 1 vez por ano de 2 EUR + 0,04%/transacção para reforços anuais. Rigorosamente mais nada.
Ou ainda definir bandas de desvalorização para reforçar; alguns anos ia dar mais que 1 reforço por ano, noutros nem por isso.
À medida que houvesse dinheiro podíamos comprar 1 etf obrigações globais.

Assim para 1000 EUR terias: 0,44%/ano no pior cenário de custos, e 0,29%/ano no melhor cenário. E claro a garantia que irias bater a maioria dos gestores activos profissionais super hiper mega star, enquanto dormes na praia ou fazes o que te apetecer. 364 dias 23 horas e 55 minutos por ano.

Ou tens a alternativa e pesquisas FIGAS construindo uma mega carteira de fundos para fazer reforços de 1 euro em cada, sabendo que terás custos elevadíssimos de gestão do fundo, e mais que provável garantia que todos irão ficar para trás de um simples etfzinho. mas hei!! sempre podes mostrar a tua tabela excel aos teus amigos e familiares e impressioná-los com a complexidade do teu portfolio. embora menos com o teu desempenho mas isso são outras conversas.
Ah... e tens de sistematicamente ir pesquisando a base de dados da morningstar porque hoje sabemos que há muitos que fecham / se fundem logo nos primeiros anos. E continuar a pesquisar por que há muitos que mudam de gestor. E continuar a pesquisar porque há muitos que mudam de estilo. E continuar a pesquisar porque há muitos que em 2012 tinham 5 estrelas na base dados, e hoje têm 2, por isso tens que pesquisar outro melhor, mas entretanto apanhaste com a incompetência do gestor e a seu efeito na (des)valorização do teu dinheiro. :lol:

Só me faz lembrar os esquemas em pirâmide: muita complexidade, mas podes entrar com pouco dinheiro e ainda tens que ver anúncios e de certeza que irás ter retornos maravilhosos.

Boa sorte! (Vais precisar...) :mrgreen:

ps: o último comentário acerca da DEGIRO vai de encontro ao que disse no outro post da mentalidade europeia/portuguesa ser mais lenta, retrógrada e incompetente relativamente aos US. Um intermediário financeiro holandês, na tua visão, que tem opção de segregares a conta no perfil CUSTODY, é menos seguro que bancos/intermediários portugueses? :lol: :lol: :mrgreen:

Clientes do bes e do bpp têm montes de portas onde bater. :lol: :lol: :lol: :lol:
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

Registado: 28/7/2015 9:59

por chico_laranja » 5/10/2015 12:11

fj201

Caso não saibas o tópico do LTCM foi por onde comecei a aprender neste mundo dos investimentos mas fiz as contas :mrgreen:

O tópico perdeu todo o sumo que interessava quando o LTCM num momento de fraqueza (para não dizer outra coisa) apagou a parte que interessava, onde se ensinava/analisava/discutia e se aprendia muita coisa.

O próprio LTCM acabou por admitir que, para o meu caso ou outros casos similares ao meu, as coisas não davam.

O mal é que tenho noção que o meu caso não é único e serão mais os que têm uma carteira como a minha que os que têm carteiras com mais de 5-10k€ que é onde os custos se começam a diluir.

Foges como o diabo da cruz do desafio e isso mostra muito... mais não digo para não bloquear novamente este tópico.

Aqui vai umas pinceladas já que não tens unhas para a guitarra que tocas 8-)

Os Lazy Portfolio são muito usados, principalmente nos EUA devido a questões fiscais (procura por 407k por exemplo)

Falas muito de um Lazy 2 componentes mas o original tem 4 componentes:
Vanguard Total Stock Market Index Fund Investor Shares (VTSMX – fee 0.19%)
Vanguard FTSE All-World ex-US Index Fund (VFWIX – fee 0.40%)
Vanguard REIT Index Fund Investor Shares (VGSIX – fee 0.21%)
Vanguard Total Bond Market Index Fund Investor Shares (VBMFX – fee 0.20%)

Podes ver isso pelas próprias palavras do Rick Ferry no site do BogleHeads aqui: https://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?t=10413

Vamos lá ver.....
1000€ dá 250€ para cada bloco (assumindo equal weight mas pode não ser como se pode ver no site supra referido mas aqui tal não interessa pois não impactam as contas)

Vais só na compra, e na DeGiro, estourar já 8€.
No fim do ano para teres o dinheiro de volta vais estourar mais 8€

Ups... Já lá vão 16€ ou 1.6% da carteira e tudo isto fora dos gráficos e das tais contas maravilhosas que mostras e uns lindos 3% de ganho passam a uns normalissimos 1.4% :oh:

Mas aumentemos isto para 2000€ para diluir a coisa, 3 anos e um reforço anual(para ser teu amigo) de 400€(quem me dera a mim conseguir reforçar a carteira com 20% de cada vez mas isso é outra história :evil: )

8€ para abrir as tais 4 posições
8€ para os reforços ao fim do 1º ano
8€ para o 2º ano
8€ para levantar tudo no fim

Total: 32€
Total investido: 2000+400+400 = 2800€. Mesmo assim temos 1.1428% a arder em comissões fora dos gráficos e contas bonitas que costumas mostrar.

Um ganho no gráfico de 10% na realidade é apenas de 8.86%.

Agora um facto macabro para estudares e esclareceres a malta pois tu é que és o expert em comissões, coisa que não sou pois é coisa que não pago.

Imagina que o retorno no final sem contar com as comissões é de 1% = 28€.
a) As comissões entram para as contas do IRS? Se entram então menos mal, tens um retorno líquido de -4€/-0.1428% e o IRS não é cobrado.
b) Agora se as comissões não entram para a máquina fiscal tens um lucro de 28€, limpam-te no IRS 7.84€ e um prejuízo de 4€ subiu para um prejuízo de -11.84€ / -0.42%

Qual é a situação aplicável neste jardim à beira mar plantado? a) ou b)?

Estas são contas feitas assumindo que não tenho que levantar de um lado para reequilibrar a coisa pois os Lazy defendem que se um 50-50 fica 60-40 que se levante 10 do maior e reinvista no menos para equilibrar a balança. Nesse caso por cada acerto é acrescentar 2€ pelo custo de levantamento, o do reforço já está incorporado no resto.

Não entram aqui os spreads mas será ainda uns 0.01 a 0.1% mas aqui é um dos pontos em que peço para estudares no tópico que deverias criar e desenvolver :twisted:

Convém referir que um lazy portfolio bem feito e planeado tem normalmente uns 6 a 8 componentes logo estes custos disparam.
Exemplos:
https://assetbuilder.com/lazy-portfolios
http://www.obliviousinvestor.com/8-lazy-etf-portfolios/
http://www.marketwatch.com/lazyportfolio

Exemplos de carteiras Lazy a ser montadas agora pelos robots americanos:
https://assetbuilder.com/our-model-portfolios

Média anda nas 6-7 parcelas.

Algo mais próximo do meu caso:
Base: 1500€
Reforços de 30€ 3 a 4 vezes no ano
2 levantamentos anuais para apagar fogos extra calendário (infelizmente acontece por vezes ter que mexer na carteira)
2 reforços extra anuais quando tenho hipótese na ordem dos 50€.

Continuas a achar que a solução ETF e Lazys é viável pagando comissões de compra para casos como o meu?

Já agora, bancos para mim têm que ter um local físico onde possa esclarecer dúvidas/entregar reclamações em Aveiro. A DeGiro tem algo do género? Acho que nem em Lisboa tem uma porta onde bater caso algo corra mal e o cliente não consiga online esclarecer o problema :-"

Pode ser engraçada para daytrade ou trading diário ou semanal.... agora colocar dinheiro a 30 anos num "banco" que nem existe em Portugal :-k Há que ter fé :pray:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 3/10/2015 18:36

Como um mundo envelhecido pode impactar o seu portefólio

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... folio.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 3/10/2015 17:48

Market signals mean investors must start to question assumptions

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/5417ad68 ... z3nWY4ZDU6

por Beruno » 3/10/2015 12:23

Poxa ja enjoa estar a chamar os outros de parvos, apenas porque sim. Cada um é livre de tomar as suas opçoes.

Eu ja nao compro açoes diretamente (apenas compro divida diretamente). Todos os meses subscrevo 200 euros num fundo de global stock. E a ideia é mesmo essa, independentemente de o fundo estar a subir ou a descer. Isto era possivel com um etf? Ou a vantagem dos etfs está quando se faz apenas uma unica grande subscriçao inicial?

Registado: 10/7/2013 21:39

por O Alquimista » 2/10/2015 22:04

fj201 Escreveu:
Amigo Alquimista, vejo que já desististe de rebater os argumentos para começar a seguir o de outros. Fazes bem porque explicar a razão pela qual a gestão activa é sistematicamente atropelada por um etfzinho é duro.

Puro nonsense. Ora lê (vá lá, está no tópico do ltcm):
viewtopic.php?f=3&t=76243&start=1875#p1202776
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por fj201 » 2/10/2015 21:48

O Alquimista Escreveu:
Ainda não fizeste o que te pedi directamente numa encarnação anterior: Um tópico em que expões tudo como o que se faz aqui com os FIGAs e disponibilidade para discussões saudáveis sobre isso.
(...)
Tens já aqui muito para fazer. Eu diria que no mínimo umas 2 semanas para teres um ponto de partida.
(...)
Dá trabalho? Certamente.....

Amigo Chico, acabas de colocar o dedo na ferida. Acho que vais ter de continuar a esperar: é que o homem já trabalhou os 5 minutos deste ano.

You have to act differently if you want different returns
This seems obvious, but there's safety in numbers, and for most managers, there is more job security being consistently mediocre than being occasionally bad and occasionally great. Too many fund managers effectively run a high-fee index fund and aren't really trying to outperform. Like a SEAL, doing well over time means being comfortable being uncomfortable, straying from the crowd, and often lagging your benchmark.
http://www.fool.com/investing/general/2 ... hurts.aspx

Amigo Alquimista, vejo que já desististe de rebater os argumentos para começar a seguir o de outros. Fazes bem porque explicar a razão pela qual a gestão activa é sistematicamente atropelada por um etfzinho é duro.

Mediocridade não é obter o retorno de mercado. Na minha opinião é ser um FIGA e com elevada probabilidade ( mais de 80% em 2014 ) ficar atrás de um simples etfzinho. Isso sim é ser medíocre, preguiçoso e ainda ser cego para pagar os luxos dos gestores profissionais que não acrescentam nada.
Até em bear market, o último e derradeiro argumento dos activos já foi rebatido com 3 linhas na minha assinatura. É só saber ler. :wink:

Chico laranja, banifs, bes, libertagia telexfree e FIGAS é tudo a mesma coisa: esquemas para desviar dinheiro a investidores e dar boa vida aos organizadores do esquema. Não espero que compreendas ou aceites isto, da mesma maneira que ninguém a quem se falou sobre o bes, banif, telexfree e libertagia compreenderam ou aceitaram que se estavam a meter num sítio em que iam perder dinheiro. :mrgreen:

Quanto à produção de um novo tópico, sinceramente não vejo a necessidade e explico porquê: já existe um excelente tópico feito pelo LTCM que podes ler fio a pavio e acordar para as evidências óbvias de que a maioria das pessoas está muito melhor num etfzinho. Mais! Tu e outros sistematicamente insistem em argumentos que já foram repetidamente refutados como por exemplo: falar em custos com a custódia hoje é ridículo quando tens intermediários como a DEGIRO ou a GOBULLING PRO que cobram zero euros. Sabendo que a DEGIRO por exemplo cobra 2EUR + 0,04% por transacção é só fazer as contas; se não compreendes algo que já foi explicado de forma muito simples, não percebo o que um novo tópico poderia acrescentar.

Mesmo assim ainda vêm com o argumento dos custos como se fosse algo tremendamente caro ou complexo. Não há novo tópico que vá ajudar um cego ou alguém profundamente incompetente/retrógrado em adoptar os novos métodos de investimento. É uma questão de inteligência ou se preferires de bom senso: ou se tem ou não se tem. :wink: :mrgreen:

Mas como diz o LTCM e outros: cada um invista como quer. Não tenho nada a ver. Mas confesso que tem piada ver os activos/FIGAS a serem cilindrados por algo que é tremendamente mais barato e leva 5 minutos por ano a gerir. É um salto evolutivo que nem todos estão preparados para dar. :mrgreen:

Boa sorte! (Vais precisar...)
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

por O Alquimista » 2/10/2015 21:22

chico_laranja Escreveu:Não mistures alhos com comida para porcos.
(...)
Colocar nesse pote os FIGAs é uma estupidez pegada que não faz sentido e é de mau tom para não dizer outras coisas piores :wall:

:clap:

Ainda não fizeste o que te pedi directamente numa encarnação anterior: Um tópico em que expões tudo como o que se faz aqui com os FIGAs e disponibilidade para discussões saudáveis sobre isso.
(...)
Tens já aqui muito para fazer. Eu diria que no mínimo umas 2 semanas para teres um ponto de partida.
(...)
Dá trabalho? Certamente.....

Amigo Chico, acabas de colocar o dedo na ferida. Acho que vais ter de continuar a esperar: é que o homem já trabalhou os 5 minutos deste ano.

You have to act differently if you want different returns
This seems obvious, but there's safety in numbers, and for most managers, there is more job security being consistently mediocre than being occasionally bad and occasionally great. Too many fund managers effectively run a high-fee index fund and aren't really trying to outperform. Like a SEAL, doing well over time means being comfortable being uncomfortable, straying from the crowd, and often lagging your benchmark.
http://www.fool.com/investing/general/2 ... hurts.aspx
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Bucks » 2/10/2015 18:59

EVENTO JP MORGAN AM: OTIMIZAR AS CARTEIRAS DE INVESTIMENTO
“Diversificar mais e esperar menos” será uma forma de otimizar as carteiras
Nesta que é uma época de recomeço, há que “falar” do que poderá estar para vir depois de um verão duro nos mercados financeiros. A J.P. Morgan AM esteve em Lisboa e deixou algumas “pistas”.

http://www.fundspeople.pt/noticias/110742

por Bucks » 2/10/2015 18:34

chico_laranja Escreveu:
fj201 Escreveu:Não fico admirado quando vejo tanta gente entalada em bes, banifs, libertagias, telexfrees, FIGAS, etc.

Não mistures alhos com comida para porcos.

Libertagias e telexfree são HYIPs que prometem mundos e fundos e só cai quem quer.

BES é caso de justiça mas este ano fiz um investimento de tempo e reli o tópico do BES tipo flashback entre Março/Abril de 2014 até pouco tempo depois do colapso. Meio mundo avisava que ia morrer e mostravam com AT, dados do aumento de capital e até com alguns cálculos que aquilo não estava bem e depois os crédulos esfregavam as mãos a comprar aquilo a 50-60 cêntimos e iam ganhar montes de dinheiro. O Artista Romeno era um dos que bem avisava os gananciosos mas aquilo visto assim à distância dá bem para ver o quão cego uma pessoa pode ficar nos negócios e a importância do controlo emocional e respeito pelas regras que este mundo exige (o bogos no seu Organized Chaos é um exemplo férreo disso).

Colocar nesse pote os FIGAs é uma estupidez pegada que não faz sentido e é de mau tom para não dizer outras coisas piores :wall:

- Quais os tipos de ETFs
- Como distinguir os diversos FIGAs
- Como escolher entre os diversos ETFs da mesma área
- Listas de bons ETFs nas diversas áreas e em EUR e USD com hedge e sem hedge
- Cálculos de rendimentos para carteiras de 1, 2.5, 5 e 10k€/$ com reforços de 1,3,5 e 10% anuais, semestrais, trismestrais e mensais para 1, 3, 5, 7 e 10 anos e o impacto que isso tem nas contas e as limitações que isso traz a este tipo de investimento.
- Os efeitos dos custos e como isso distorce os dados
- Market timing sim ou não, porquê e consequências
- Stops sim ou não e porquê
- Vantagens e desvantagens em relação a outros produtos mas de forma isenta, coisa que duvido que faças, e não é só para os FIGAs mas também certificados.
- Os cantos obscuros dos ETFs que poucos falam e que normalmente não estão nos sites até porque variam de operador para operador e de país para país e suas consequências nos cálculos acima referidos: spreads bid-ask, spread strecht em selloff como foi falado há dias pelo BR e os tais custos que nos FIGAs estão todos incorporados no preço, logo aparecem nos cálculos e no caso dos ETFs a maior parte dos custos não está presente pelo que os valores apresentados são "maquilhados" (custos de compra e venda e custódia ou custos fixos para que não se pague custódia como existem em alguns bancos, tipo és cliente XPTO pagando X€ anuais e tens acesso a isenção de custódia)

Dá trabalho? Certamente..... Mas assim em vez de seres tipo uma testemunha de Jeová que sabe meia dúzia de frases bíblicas e a interpretação delas à sua maneira e que repete aquilo até à exaustão mas quando aparece alguém que sabe minimamente do que fala encolhem-se, metem os pés pelas mãos e de seguida passa para o ataque passas a ter um reconhecimento por todos nós pois fizeste algo para mostrar a tua ideologia.

Só assim ganharás respeito. Até lá, pelo menos para mim, só sabes meia dúzia de chavões e meia dúzia de citações retorcidas e descontextualizadas como o que tens na tua assinatura.

Sê homemzinho e chega-te à frente com o desafio :twisted:.

Os cantos obscuros dos ETFs que poucos falam e que normalmente não estão nos sites até porque variam de operador para operador e de país para país e suas consequências nos cálculos acima referidos: spreads bid-ask, spread strecht em selloff como foi falado há dias pelo BR e os tais custos que nos FIGAs estão todos incorporados no preço, logo aparecem nos cálculos e no caso dos ETFs a maior parte dos custos não está presente pelo que os valores apresentados são "maquilhados" (custos de compra e venda e custódia ou custos fixos para que não se pague custódia como existem em alguns bancos, tipo és cliente XPTO pagando X€ anuais e tens acesso a isenção de custódia) :clap:

por Bucks » 2/10/2015 17:46

fj201 Escreveu:
avataris Escreveu:Só hoje é que li a noticia, deixa lá atirar mais um bocado de gasolina.

Na europa, em dois anos, foram-se "-10%" de cota de mercado.

http://www.fundspeople.pt/noticias/que- ... nos-110329

Imagem

Já se sabe que na Europa, e em particular em Portugal os investidores são mais lentos e incompetentes relativamente aos US. Este tópico é um bom exemplo disso. A resistência ao futuro do investimento global é notável...mesmo com as evidências espalhadas por todo o lado. Basta saber ler. :lol: :lol: :mrgreen:

Não fico admirado quando vejo tanta gente entalada em bes, banifs, libertagias, telexfrees, FIGAS, etc.

Isto sem ofensa, chamo chico-espertismo... Diz-me o que tem a haver FIGA com esquemas de pirâmide?
Aliás, tens vários insturmentos financeiros, a meu ver, nada indica que haverá tendência so para ETF's ou FIGA isoladamente.
Para já não falar, nas zonas geográficas, porque US é completamente diferente do resto do Mundo... Vês por Portugal, só depósitos maioritariamente, e olhas aqui para Espanha com um mercado de fundos francamente desenvolvido, em que é perfeitamente normal investirem aí, Isto a título de exemplo...
Agora são conservadores com depósitos e depois enfiam o dinheiro em GES e afins, e depois gritam que não sabiam de nada... Porque lhe disseram, que dava x percentagem. Algo está errado...

:-k

por chico_laranja » 2/10/2015 13:37

fj201 Escreveu:Não fico admirado quando vejo tanta gente entalada em bes, banifs, libertagias, telexfrees, FIGAS, etc.

Não mistures alhos com comida para porcos.

Libertagias e telexfree são HYIPs que prometem mundos e fundos e só cai quem quer.

BES é caso de justiça mas este ano fiz um investimento de tempo e reli o tópico do BES tipo flashback entre Março/Abril de 2014 até pouco tempo depois do colapso. Meio mundo avisava que ia morrer e mostravam com AT, dados do aumento de capital e até com alguns cálculos que aquilo não estava bem e depois os crédulos esfregavam as mãos a comprar aquilo a 50-60 cêntimos e iam ganhar montes de dinheiro. O Artista Romeno era um dos que bem avisava os gananciosos mas aquilo visto assim à distância dá bem para ver o quão cego uma pessoa pode ficar nos negócios e a importância do controlo emocional e respeito pelas regras que este mundo exige (o bogos no seu Organized Chaos é um exemplo férreo disso).

- Quais os tipos de ETFs
- Como distinguir os diversos FIGAs
- Como escolher entre os diversos ETFs da mesma área
- Listas de bons ETFs nas diversas áreas e em EUR e USD com hedge e sem hedge
- Cálculos de rendimentos para carteiras de 1, 2.5, 5 e 10k€/$ com reforços de 1,3,5 e 10% anuais, semestrais, trismestrais e mensais para 1, 3, 5, 7 e 10 anos e o impacto que isso tem nas contas e as limitações que isso traz a este tipo de investimento.
- Os efeitos dos custos e como isso distorce os dados
- Market timing sim ou não, porquê e consequências
- Stops sim ou não e porquê
- Vantagens e desvantagens em relação a outros produtos mas de forma isenta, coisa que duvido que faças, e não é só para os FIGAs mas também certificados.
- Os cantos obscuros dos ETFs que poucos falam e que normalmente não estão nos sites até porque variam de operador para operador e de país para país e suas consequências nos cálculos acima referidos: spreads bid-ask, spread strecht em selloff como foi falado há dias pelo BR e os tais custos que nos FIGAs estão todos incorporados no preço, logo aparecem nos cálculos e no caso dos ETFs a maior parte dos custos não está presente pelo que os valores apresentados são "maquilhados" (custos de compra e venda e custódia ou custos fixos para que não se pague custódia como existem em alguns bancos, tipo és cliente XPTO pagando X€ anuais e tens acesso a isenção de custódia)

Dá trabalho? Certamente..... Mas assim em vez de seres tipo uma testemunha de Jeová que sabe meia dúzia de frases bíblicas e a interpretação delas à sua maneira e que repete aquilo até à exaustão mas quando aparece alguém que sabe minimamente do que fala encolhem-se, metem os pés pelas mãos e de seguida passa para o ataque passas a ter um reconhecimento por todos nós pois fizeste algo para mostrar a tua ideologia.

Só assim ganharás respeito. Até lá, pelo menos para mim, só sabes meia dúzia de chavões e meia dúzia de citações retorcidas e descontextualizadas como o que tens na tua assinatura.

Sê homemzinho e chega-te à frente com o desafio :twisted:.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por fj201 » 2/10/2015 10:27

avataris Escreveu:Só hoje é que li a noticia, deixa lá atirar mais um bocado de gasolina.

Imagem

Já se sabe que na Europa, e em particular em Portugal os investidores são mais lentos e incompetentes relativamente aos US. Este tópico é um bom exemplo disso. A resistência ao futuro do investimento global é notável...mesmo com as evidências espalhadas por todo o lado. Basta saber ler. :lol: :lol: :mrgreen:

Não fico admirado quando vejo tanta gente entalada em bes, banifs, libertagias, telexfrees, FIGAS, etc.

por daniel__ » 2/10/2015 10:13

Só hoje é que li a noticia, deixa lá atirar mais um bocado de gasolina.

Imagem
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por chico_laranja » 2/10/2015 9:31

Rick Lusitano (New) Escreveu: :idea: No meio de tantas páginas deste tópico, temo que as pérolas de sabedoria sobre os ETFs de gestão passiva, possam ficar algo perdidas. Adoraria e penso que talvez mais pessoas, gostariam de ver este tema debatido de forma mais aprofundado num tópico próprio que agregasse o máximo de informação possível, com ênfase em ETFs comercializáveis/potencialmente comercializáveis em Portugal.

Essa proposta já eu a fiz há muito tempo mas lamentavelmente não foi tida em conta e responderam-me com o pregão do costume.

Engraçado era pegarem nos dados da rentabilidade e espetarem nas contas finais o custo de compra, guarda e venda e os números iam perder uma boa parte da espectacularidade.

E já não falo na minha gama de valores de investimento mas nos típicos 1000€ ou se quisermos ser amigos, 2500€.

Outra coisa era retirarem dessas contas os fundos com r² >=0.95 pois isso são index funds tipo ETF e não fundos de gestão activa.

Artista

Obrigado pelas indicações

Rambaldi

Concordo contigo. Estamos aqui para filtrar e debater os 20% que batem o índice e não para olhar para tudo. Esse trabalho fez(e ainda faz) o Rick e todos lhe devemos esse reconhecimento.

por Bucks » 2/10/2015 8:52

por Rambaldi » 2/10/2015 0:23

fj201 Escreveu:O problema é que esses gestores activos não conseguem fazer esse controlo que falas se reparares na minha assinatura. Mais de metade foi cilindrado por um etfzinho. E se olhares para outras classes como a small cap ou mid cap, em 2008, foram completamente esmagados. Sem truques, sem contratos futuros, sem posições curtas, sem stoploss, o etfzinho ganhou sem apelo nem agravo.

E com a agravante que os gestores activos não fazem a mínima ideia de quando é que o mercado vai "crescer" outra vez, e no ano seguinte voltam a perder para um etfzinho.

Não entendo porque estás preocupado com metade do universo de fundos, porque aqui até se criou um tópico para seleccionar os melhores fundos. Eu e muita gente não investimos em todo o universo dos fundos mas sim em fundos em concreto, até porque o € não chega para ter todo o universo de fundos. Por essa razão interessa saber interpretar as estatisticas, mas do que olhar para um universo e ver que um ETF bateu a maioria dos fundos.

Vou-te dar alguns exemplos concretos de fundos que tenho em carteira e com o quais me preocupo, e podes comparar com os índices de referencia ou com os teus etfs:
UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P
Invesco Pan Eurp Structured Eq E
Olha para a rendibilidade anualizada e compara com o indice, e para os anos de 2008 e 2009 e tira as tuas conclusões.

Quanto aos a small cap ou mid cap, em 2008 já viste o T. Rowe Price US Smaller Co Eq A EUR? Pois, em 2008 teve um comportamento de 1,70% abaixo do indice mas em 2009 o gestor bateu o índice em 16,16%!!!! Já viste a rendibilidade anualizada para os vários períodos (1A,3A, 5A e 10A)?
E não estou a contar contar com os custos de custódia e de subscrição dos ETFS :-"

Rick, concordo contigo, devia haver um tópico só para ETFS, até era engraçado, em vez de compararem estratégias de investimento estariam a comparar os ETFS que tem menores comissões de gestão e menores tracking errors, para as diferentes categorias de ETFS :D

Registado: 28/7/2014 10:40

por Artista Romeno » 1/10/2015 20:19

chico_laranja Escreveu:Credo

Deixo uns dias de vir cá e já está tudo a mexer outra vez, infelizmente pelos piores e recorrentes motivos :wall:

Eu a pensar que iam começar a falar de fundos obrigacionistas e o que ia começar a bombar caso em Outubro o FED começasse a mexer nas taxas :-k

Sobre as acções já vi que este Setembro a coisa não foi muito famosa mas até o FED se decidir será assim e a VW não ajudou muito (embora não acredite que os outros fabricantes sejam todos anjinho) :oh:

Bons investimentos

a meu ver tudo o que seja obrigações com durations altas é usd é um olho no burro e outro no cigano :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rick Lusitano » 1/10/2015 17:38

Estamos em período de campanha eleitoral ou período de evangelização? :P

Já sabemos que os ETFs de gestão passiva são a melhor descoberta da humanidade. Não é por falar constantemente nas maravilhas deste veiculo financeiro, que nos vamos converter aos milhares. :-"

:idea: No meio de tantas páginas deste tópico, temo que as pérolas de sabedoria sobre os ETFs de gestão passiva, possam ficar algo perdidas. Adoraria e penso que talvez mais pessoas, gostariam de ver este tema debatido de forma mais aprofundado num tópico próprio que agregasse o máximo de informação possível, com ênfase em ETFs comercializáveis/potencialmente comercializáveis em Portugal.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por chico_laranja » 1/10/2015 10:24

Credo

Deixo uns dias de vir cá e já está tudo a mexer outra vez, infelizmente pelos piores e recorrentes motivos :wall:

Eu a pensar que iam começar a falar de fundos obrigacionistas e o que ia começar a bombar caso em Outubro o FED começasse a mexer nas taxas :-k

Sobre as acções já vi que este Setembro a coisa não foi muito famosa mas até o FED se decidir será assim e a VW não ajudou muito (embora não acredite que os outros fabricantes sejam todos anjinho) :oh:

Bons investimentos

por x0106559 » 1/10/2015 9:54

fj201 Escreveu:
Rambaldi Escreveu:O facto de os FIGAS poderem captar melhores rendibilidades para longos períodos deve-se ao facto de os longos períodos atravessarem bear markets e os seus gestores por vezes conseguem reduzir as drawdowns face aos índices, através de estratégias de contolo de risco quer por utilização de derivados (contratos futuros ou opções) quer por posições curtas em alguns ativos, ou simplesmente por aplicarem stoploss em alguns ativos.
Este controlo de drawdows resulta em maiores retornos a longo prazo, mesmo que nos períodos bull os FIGAS se comportem pior que os índices, pelo efeito de matemática das perdas, resultam no longo prazos em maiores retornos anualizados.

O problema é que esses gestores activos não conseguem fazer esse controlo que falas se reparares na minha assinatura. Mais de metade foi cilindrado por um etfzinho. E se olhares para outras classes como a small cap ou mid cap, em 2008, foram completamente esmagados. Sem truques, sem contratos futuros, sem posições curtas, sem stoploss, o etfzinho ganhou sem apelo nem agravo.

E com a agravante que os gestores activos não fazem a mínima ideia de quando é que o mercado vai "crescer" outra vez, e no ano seguinte voltam a perder para um etfzinho.

Caro fj201

tenho aqui uma duvida com essa afirmação da tua assinatura. Um ETF que siga o SP500 também tem uma comissão de gestão apesar de baixa (e mais algumas taxas do banco). Contabilizando isso, qual seria a percentagem de FIGAs cilindrados? acho que só assim seriam comparáveis. Se me equivoco, peço desculpas

Registado: 14/10/2006 21:40

por fj201 » 1/10/2015 9:41

Rambaldi Escreveu:O facto de os FIGAS poderem captar melhores rendibilidades para longos períodos deve-se ao facto de os longos períodos atravessarem bear markets e os seus gestores por vezes conseguem reduzir as drawdowns face aos índices, através de estratégias de contolo de risco quer por utilização de derivados (contratos futuros ou opções) quer por posições curtas em alguns ativos, ou simplesmente por aplicarem stoploss em alguns ativos.
Este controlo de drawdows resulta em maiores retornos a longo prazo, mesmo que nos períodos bull os FIGAS se comportem pior que os índices, pelo efeito de matemática das perdas, resultam no longo prazos em maiores retornos anualizados.

O problema é que esses gestores activos não conseguem fazer esse controlo que falas se reparares na minha assinatura. Mais de metade foi cilindrado por um etfzinho. E se olhares para outras classes como a small cap ou mid cap, em 2008, foram completamente esmagados. Sem truques, sem contratos futuros, sem posições curtas, sem stoploss, o etfzinho ganhou sem apelo nem agravo.

por Rambaldi » 1/10/2015 1:32

horsepower Escreveu:Actively managed funds tend to do better in downturns, but they carry higher fees.
This hands-on-the-wheel approach can deliver high net returns over long periods
.

Caro Horsepower,

Relativamente a esta afirmação não concordo com um paragrafo que escreveste num post anterior mas que agora não aparece, deve ter sido apagado. Referias que a afirmação acima era válida por o fundo ter o período de longo prazo e também era valida para fundos índice ou ETFS.

Na minha opinião, interpreto que estão fazer uma comparação fundos” hands-on-the-wheel” os FIGAS em comparação com os Autopilot os Fundos Passivos, e referem que os FIGAS no longo prazo podem trazer maiores retornos.
O facto de os FIGAS poderem captar melhores rendibilidades para longos períodos deve-se ao facto de os longos períodos atravessarem bear markets e os seus gestores por vezes conseguem reduzir as drawdowns face aos índices, através de estratégias de contolo de risco quer por utilização de derivados (contratos futuros ou opções) quer por posições curtas em alguns ativos, ou simplesmente por aplicarem stoploss em alguns ativos.
Agora o importante é escolher os FIGAS certos, e esperar que os seus gestores continuem a fazer um bom trabalho no controlo de risco, por forma a que cumpram os seus objetivos, de baterem os índices/benchmarks de referência.

Registado: 28/7/2014 10:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 165 visitantes