Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/9/2015 21:44

NM_2 Escreveu:Penaf e Artista obrigado pelos vossos posts. Eu próprio estou a aprender mas desde já sei que gosto de AT no entanto acrescento o seguinte não invisto em títulos com a tendência já definida à muito tempo pois as probabilidades de ela ser quebrada são maiores. Estou certo ou errado?

Não sei se percebi o que quiseste dizer... diria que a probabilidade de um título seguir a tendência em que está são maiores do que os de a quebrar... diria também, e sobretudo, no caso de uma tendência de queda, os perigos de ela se estender não compensam de forma alguma os riscos que se correm, uma vez que, na generalidade, nas tendências de queda há movimentos mais bruscos e volatilidades muito maiores, que tornam a negociação muito mais difícil, mesmo a favor da tendência, ou seja, estando curto...

Investbem, eu defendo a AT apenas porque a uso exclusivamente, mas não tenho nada contra quem quer usar apenas a AF, ou acha que deve usar as duas... tenho lançado apenas alertas sobre o facto de muitos dos que dizem que usam AF se referem a acompanhar as notícias que vão saindo, ou a olhar para 2 ou 3 indicadores. Para fazer bem AF é preciso muito mais que isso, saber analisar em profundidade os resultados e conseguir fazer uma estimativa de evolução dos negócios da empresa... eu não sei fazer isso, sei apenas algumas coisas básicas que são muito pouco para sustentar a forma como invisto o dinheiro que tanto me custou a ganhar!
Editado pela última vez por artista_ em 24/9/2015 21:52, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por NM_2 » 24/9/2015 21:32

Penaf e Artista obrigado pelos vossos posts. Eu próprio estou a aprender mas desde já sei que gosto de AT no entanto acrescento o seguinte não invisto em títulos com a tendência já definida à muito tempo pois as probabilidades de ela ser quebrada são maiores. Estou certo ou errado?

Registado: 2/9/2014 22:13

por Investbem » 24/9/2015 21:21

Penaf Escreveu:
artista_ Escreveu:
Penaf Escreveu:- sustentar a AT com AF

Permite-me sustentar o meu ponto de vista. Acho que esta premissa acaba por confundir mais que outra coisa. Na minha opinião, quem usa AT não deve olhar para a AF, quanto muito pode fazer algum sentido usar a AF para escolher os títulos onde investe segundo a AT, isso pode fazer algum sentido em termos psicológicos, porque na prática também não me parece que tenha grandes efeitos.

Só escolher os dados de AT que devemos usar já é uma grande aventura, se escolhermos muitos também podemos estar a cair no erro de ter muita informação, que em alguns casos até nos dá informação contraditória. Por isso eu uso o mínimo de informação de At visando construir uma estratégia o mais simples e clara possível.

Assim, gostei daquela premissa do não nos metermos no que não compreendemos. Eu também a uso, fico fora de títulos que têm um gráfico com uma evolução "errática" e/ou com muita volatilidade e gaps (para cima e para baixo). Acrescentaria claramente a premissa de não "investir nunca contra a tendência dominante". Já o referi aqui várias vezes, se os investidores usassem seguissem este princípio, em conjunto com stops, mesmo que cometessem muitos outros erros (por exemplo más escolhas de pontos de entrada/saída), dificilmente perderiam alguma vez muito dinheiro, e ainda tinham boas hipóteses de terem ganhos consistentes!

Quanto a sustentar AT com AF, queria dizer que basicamente não "compro" lixo. Sei que muitas vezes os resultados podem ser martelados ou não corresponder inteiramente à verdade, mas gosto de investir apenas em empresas sólidas, com áreas de negócio bem definidas e estratégias de longo prazo. Junto-lhe sempre o stop anti-Bojinovs para prevenir qualquer eventual surpresa.. na AT apenas me guio por suportes/Resistências e LT's, conheço outras figuras e indicadores mas como disse, no que não domino não mexo e assim a coisa fica mais simples :).

Acabando com o offtopic, Concordo plenamente com a premissa de nunca investir contra a tendência dominante, mais uma razão pela qual não compro BCP.

Caro Penaf, a meu ver começas por cometer um erro ao achares que sabes o que é ou não lixo, so quem está frente das empresas o sabe, e se calhar em alguns casos nem esses, temos a nossa opinião apenas, com base na informação que as empresas querem mostrar, que como tu proprio disseste, "os resultados podem ser martelados ou não corresponder inteiramente à verdade", logo nunca sabemos ao certo o que de facto é lixo ou não. Quanto aos stops estamos de acordo, indispensaveis.
Atenção que não estou a defender o bcp, apenas vejo aqui muita pessoal a defender afincadamente um dos lados, quando os dois devem ser analisados e tidos em conta.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por artista_ » 24/9/2015 21:21

Penaf Escreveu:Quanto a sustentar AT com AF, queria dizer que basicamente não "compro" lixo. Sei que muitas vezes os resultados podem ser martelados ou não corresponder inteiramente à verdade, mas gosto de investir apenas em empresas sólidas, com áreas de negócio bem definidas e estratégias de longo prazo. Junto-lhe sempre o stop anti-Bojinovs para prevenir qualquer eventual surpresa.. na AT apenas me guio por suportes/Resistências e LT's, conheço outras figuras e indicadores mas como disse, no que não domino não mexo e assim a coisa fica mais simples :).

Acabando com o offtopic, Concordo plenamente com a premissa de nunca investir contra a tendência dominante, mais uma razão pela qual não compro BCP.

Basicamente o mesmo que eu! :D No fundo fazes o que referi antes que podia fazer algum sentido, usar a AF apenas para escolher os títulos em que posso investir, com base na AT. Eu também o faço, mas na realidade penso que não há muita razão para o fazer (daí ser algo que considero mais psicológico que outra coisa) já que a informação útil estará toda nos gráficos. Uma empresa que não esteja sólida dificilmente terá um gráfico que não o indicie... a não ser que, como também referes, seja apenas aparentemente sólida! :D

Para colocar isto dentro do tópico, o caso do BCP é um bom exemplo disso, olhando para o seu gráfico, desde há muito tempo que vemos que há ali qualquer coisa que não está bem. O que é? Não sei e, em termos práticos, também não me interessa muito, porque o que vejo chega-me perfeitamente para ficar de fora!
Editado pela última vez por artista_ em 24/9/2015 21:22, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Penaforte » 24/9/2015 19:36

artista_ Escreveu:

Permite-me sustentar o meu ponto de vista. Acho que esta premissa acaba por confundir mais que outra coisa. Na minha opinião, quem usa AT não deve olhar para a AF, quanto muito pode fazer algum sentido usar a AF para escolher os títulos onde investe segundo a AT, isso pode fazer algum sentido em termos psicológicos, porque na prática também não me parece que tenha grandes efeitos.

Só escolher os dados de AT que devemos usar já é uma grande aventura, se escolhermos muitos também podemos estar a cair no erro de ter muita informação, que em alguns casos até nos dá informação contraditória. Por isso eu uso o mínimo de informação de At visando construir uma estratégia o mais simples e clara possível.

Assim, gostei daquela premissa do não nos metermos no que não compreendemos. Eu também a uso, fico fora de títulos que têm um gráfico com uma evolução "errática" e/ou com muita volatilidade e gaps (para cima e para baixo). Acrescentaria claramente a premissa de não "investir nunca contra a tendência dominante". Já o referi aqui várias vezes, se os investidores usassem seguissem este princípio, em conjunto com stops, mesmo que cometessem muitos outros erros (por exemplo más escolhas de pontos de entrada/saída), dificilmente perderiam alguma vez muito dinheiro, e ainda tinham boas hipóteses de terem ganhos consistentes!

Quanto a sustentar AT com AF, queria dizer que basicamente não "compro" lixo. Sei que muitas vezes os resultados podem ser martelados ou não corresponder inteiramente à verdade, mas gosto de investir apenas em empresas sólidas, com áreas de negócio bem definidas e estratégias de longo prazo. Junto-lhe sempre o stop anti-Bojinovs para prevenir qualquer eventual surpresa.. na AT apenas me guio por suportes/Resistências e LT's, conheço outras figuras e indicadores mas como disse, no que não domino não mexo e assim a coisa fica mais simples :).

Registado: 20/10/2014 14:55

por artista_ » 24/9/2015 18:12

por Penaforte » 24/9/2015 17:33

Goldendust Escreveu:BCP para mim porque entrei na bolsa a fazer daytrading/ intraday e parecia brincadeira ganhar dinheiro com a volatilidade e volume desta cotada.
A falta de tempo levou-me a entrar longo pq a meu ver continua a ser a cotada com maior potencial de subida independentemente destas fortes quedas.
A minha lição foi a seguinte..depois de recuperar o que estou a perder nunca mais entrar longo em cotada alguma...penso que vou estar 1 ano a olhar para o monitor até esse dia chegar.. :wall:

Fiz mal a pergunta anteriormente, deveria ter digo "comprar" BCP e não investir. Se for numa perspectiva de especulação pura, aproveitando a liquidez e volatilidade acho que consigo compreender uns tiros no BCP. No entanto, quantas pessoas conseguem ganhar consistentemente dinheiro desta forma? E quantos amadores o fazem a "negociar" cotadas altamente voláteis, muitas vezes com tendência de queda? Uma vez mais, the odds..

Quanto à aprendizagem baseada na pancada, retiramos algumas lições diferentes :mrgreen:

As minhas principais lições foram :

- Aceita as tuas limitações e fica fora do que não compreendes
- não reforçar em quedas
- Ter stop loss
- uma acção pode cair indefinida e infinitamente enquanto estiver activa
- diversificar a carteira de investimentos mitigando o risco na maior proporção possível
- sustentar a AT com AF

Dito isto, sob pena de harakiri, jamais farei daytrading ou especularei puramente em bolsa e cumprirei escrupulosamente estas regras. Amén.

Escusado será dizer que BCP não cumpre estes requisitos, um vez que não "shorto" acções.

por cavaleri » 24/9/2015 17:24

Registado: 31/12/2014 0:41

por Goldendust » 24/9/2015 17:18

BCP para mim porque entrei na bolsa a fazer daytrading/ intraday e parecia brincadeira ganhar dinheiro com a volatilidade e volume desta cotada.
A falta de tempo levou-me a entrar longo pq a meu ver continua a ser a cotada com maior potencial de subida independentemente destas fortes quedas.
A minha lição foi a seguinte..depois de recuperar o que estou a perder nunca mais entrar longo em cotada alguma...penso que vou estar 1 ano a olhar para o monitor até esse dia chegar.. :wall:

Registado: 12/5/2015 16:47

por cavaleri » 24/9/2015 17:17

DorfmeisterZ Escreveu:Boas,

Entrei aos 0,05 e sai aos 0,047. Julguei que os 0,05 aguentavam a cotação. Pelos vistos o mercado tem outras ideias. Já agora qual o próximo suporte?

O bcp e o banif estão agora pendurados no BPI, se o BPI descamba preparemo-nos para um Natal de peru porque o bacalhau foi-se.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Bernie Madoff » 24/9/2015 17:15

DorfmeisterZ Escreveu:Boas,

Entrei aos 0,05 e sai aos 0,047. Julguei que os 0,05 aguentavam a cotação. Pelos vistos o mercado tem outras ideias. Já agora qual o próximo suporte?

Boa questão, qual o próximo suporte a ser quebrado?
No curtíssimo prazo diria os mínimos de hoje como a próxima referência. Se a resposta não é satisfatória, é pelo menos repetível para os próximos tempos.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por DorfmeisterZ » 24/9/2015 17:00

Boas,

Registado: 21/5/2008 16:09

por Penaforte » 24/9/2015 16:50

Goldendust Escreveu:Concordo plenamente contigo Penaf..nos dias que correm todo o cuidado é pouco e todos sabemos o que a casa gasta no que diz respeito a gestões danosas neste pais.
Apenas lancei este boato da fusão porque em tempos li aqui que para haver fusão entre estes bancos uma das condições seria a paridade de acções que tinha de ser de 1 para 2 e ao fazer pesquisa no google finance essa paridade está praticamente atingida. (BCP 2,8B ;BPI 1,45B)

Eu concordo é vital haver consolidação e movimentos na nossa banca. No entanto o que nos diz o passado é que há mais falências que fusões ou OPAs concretizadas (incrível hein! :wall: )

Eu gostaria de perceber porquê investir no BCP? É por AT? AF? É por estar supostamente perto do 0 e baratinho?
Relembro a OI que fez um split a 22/12/2014 na proporção 1:10 a +- 0,35$ (cotando assim a 3,5$), passado menos de 1 ano está a cotar 0,73$ não dando sequer um arzinho de inversão ou abrandamento.
O Banif é mais um exemplo de que até ao 0 há muuuuitas casas decimais..

Atenção que eu escaldei-me bem na OI, considero ter sido a minha grande aprendizagem em bolsa,não estou a criticar quem está dentro no BCP com ares de superioridade.
Estou apenas a tentar alertar e apontar para o facto de estar absolutamente TUDO contra um investimento de sucesso nesta cotada!
Editado pela última vez por Penaforte em 24/9/2015 17:08, num total de 1 vez.

por Investbem » 24/9/2015 16:44

KiteSurfer Escreveu:Investebem

Neste momento a conjuntura global é extremamente negativa, vai demorar algum tempo a acalmar e na minha opinião teremos alguma lateralização dos preços não sei a que nivel, como aconteceu no passado , agora que vai haver subiads vertiginosas outra vez vai, resta saber quando, estimo que dentro de um ano. Neste momento tudo bate coma cabeça na parede a avaliar pelo que se escreve neste forum está tudo em pânico, temos de espreitar a altura de comprar.

Kite,

Conjuntura internacional e mesmo nacional..., conclui-se a conjuntura segundo aquilo que se sabe e o que acontece, e as informações são lançadas conforme o interesse de alguem ou de alguma coisa(não estou com isto a dizer que as coisas estão boas ou más). Eu gostava de ver as aplicações financeiras de certas pessoas a nivel internacional 1 ou 2 meses antes das noticias sairem ou do que eles já sabem acontecer.
Senão repara, será que o subprime já não era sabido à muito antes de rebentar a crise?????? E porque não fizeram nada antes de acontecer ou avisaram antecipadamente? O caso de insolvencia do BES não passou de um "abre olhos" para a europa, que agora está muito mais fiscalizada que na altura. E mesmo o que levou ao colapço do banco, tudo que se veio a descobrir, não me digas que acreditas que ninguem sabia??? O caso Grecia, que mais foi do que um braço de ferro e uma teimosia bilateral que deixou chegar ao extremo a que chegou(não faço juizos de valor sobre quem tem ou não razão). O caso BPN também ninguem sabia de nada, surgiu tudo de repente???? Porque ninguem alertou antecipadamente o que se estava a passar...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por luislobs » 24/9/2015 16:33

A questao é que quanto mais as noticias pioram sobre o cor mas probabilidades haverao de haver concentraçao da banca portuguesa..acho eu..

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por KiteSurfer » 24/9/2015 16:26

Investebem

Neste momento a conjuntura global é extremamente negativa, vai demorar algum tempo a acalmar e na minha opinião teremos alguma lateralização dos preços não sei a que nivel, como aconteceu no passado , agora que vai haver subiads vertiginosas outra vez vai, resta saber quando, estimo que dentro de um ano. Neste momento tudo bate coma cabeça na parede a avaliar pelo que se escreve neste forum está tudo em pânico, temos de espreitar a altura de comprar.

Registado: 8/9/2015 17:15

por luislobs » 24/9/2015 16:24

Sem chinese ou lá o que os parta, tem a ver com a Banca nao acham que existe qq coisa de estranho no Bpi, tudo a cair e desde a alguns dias temm subidas em flexa?
curiosamente tb no Bcp nao vejo os tubaroes short a entregarem forte e feio :-k hoje era dia propicio a isso dado tanta noticia má, agora ate ja acusam a seat, ou os da VW sabiam que todos usam do mesmo nos carros e como se redimiram terao pena simbolica?

Na minima subida dos States o bcp reage com boas compras..e to a ver graficos ao minuto(tanto ruido)

.

.
.

por Goldendust » 24/9/2015 16:24

Penaf Escreveu:
Goldendust Escreveu:Chegou a minha vez de fazer um filme.... fusão BCP+BPI seguido de compra do NB por parte desta fusão.

Prefiro este filme do que a longa metragem de dizer que o BCP é o NB2 :mrgreen:

Caro Goldenlust, por mais estranho que possa soar, a História diz-nos que as probabilidades estariam mais inclinadas para uma sequela "NB2" (ou 3, ou 4, ou em quantas vamos).
Diz muito sobre a banca portuguesa e consequentemente sobre a gestão do país nas últimas décadas..

P.S. Não estou a querer dizer com isto que o BCP ou outro banco qualquer esteja próximo da falência!

Concordo plenamente contigo Penaf..nos dias que correm todo o cuidado é pouco e todos sabemos o que a casa gasta no que diz respeito a gestões danosas neste pais.
Apenas lancei este boato da fusão porque em tempos li aqui que para haver fusão entre estes bancos uma das condições seria a paridade de acções que tinha de ser de 1 para 2 e ao fazer pesquisa no google finance essa paridade está praticamente atingida. (BCP 2,8B ;BPI 1,45B)

por Ulisses Pereira » 24/9/2015 16:18

Kitesurfer, mas quem é que fala na falência do Banco? Não há qualquer sinal nesse sentido. Vai uma enorme diferença entre um momento não próspero na Banca portuguesa, agravada com a questão do fundo de resolução e falência.

Por isso, convém separar bem as coisas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Penaforte » 24/9/2015 16:17

Goldendust Escreveu:Chegou a minha vez de fazer um filme.... fusão BCP+BPI seguido de compra do NB por parte desta fusão.

Caro Goldenlust, por mais estranho que possa soar, a História diz-nos que as probabilidades estariam mais inclinadas para uma sequela "NB2" (ou 3, ou 4, ou em quantas vamos).
Diz muito sobre a banca portuguesa e consequentemente sobre a gestão do país nas últimas décadas..

P.S. Não estou a querer dizer com isto que o BCP ou outro banco qualquer esteja próximo da falência!
Editado pela última vez por Penaforte em 24/9/2015 16:20, num total de 1 vez.

por Investbem » 24/9/2015 16:17

KiteSurfer Escreveu:No inicio do ano era a euforia total com projeções para 0,12 ou até 0,15, neste momento vive-se pânico até já se fala na falência do Banco. :shock: Será que os reguladores não estão a acompanhar o sistema financeiro português a administração do BCP não será competente?. Estou investido a 0,062 e aguardo que estabilize a cotação durante algum tempo para comprar muito mais e aguardar calmamente outra vez os 0,08.... Olhando para os gráficos no passado não me parece dificil que ai chegue outra vez o tempo não sei um ano talvez

Kite,
Quem já anda nisto à alguns anos não se admira que chegue aos 0.03 como não me admiro que chegue aos 0.12€. Uma subida vertiginoso no proprio bcp aconteceu à cerca de 2 anos por esta altura aproximadamente, em cerca 2 meses foi um disparo vertiginoso..., e quem estava à espera? Alguem é capaz de dizer que estava???? Eu não estava nem acredito que alguem estivesse.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Goldendust » 24/9/2015 16:12

Chegou a minha vez de fazer um filme.... fusão BCP+BPI seguido de compra do NB por parte desta fusão.

PS: coincidência ou não desde que escrevi esta mensagem a cotação subiu 0,003 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por KiteSurfer » 24/9/2015 16:11

No inicio do ano era a euforia total com projeções para 0,12 ou até 0,15, neste momento vive-se pânico até já se fala na falência do Banco. :shock: Será que os reguladores não estão a acompanhar o sistema financeiro português a administração do BCP não será competente?. Estou investido a 0,062 e aguardo que estabilize a cotação durante algum tempo para comprar muito mais e aguardar calmamente outra vez os 0,08.... Olhando para os gráficos no passado não me parece dificil que ai chegue outra vez o tempo não sei um ano talvez

Registado: 8/9/2015 17:15

por Dom_Quixote » 24/9/2015 15:58

Investbem Escreveu:Podes ter alguma razão no que dizes em relação à banca, mas o motivo cai por terra com a situação do BPI, ou este não se rege pela mesma legilação bancária que o BCP???

Não há regra sem excepção e mesmo o BPI é-o por... enquanto, logo veremos. É como disse há uns tempos, ou há mexidas em breve na banca - opas, fusões, ... - ou tudo isto vai de mal a pior.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por luislobs » 24/9/2015 15:42

Isto nao é propriamente um chat mas queria só ver os States a subir um pc a ver afinal como para o bcp se reage ou nao, States tao indecisos...
.

,
.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 156 visitantes