Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO :: BCP - À espera de um sinal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 10/3/2004 14:38

Como já referi nos comentários de ontem e mesmo neste tópico...

Os targets de médio-prazo em torno dos 2.50€ começam a ficar não muito distantes muito embora fosse bem preferível, para a consistência do movimento de subida, que o BCP realizasse uma significativa consolidação ou correcção.

eu penso que este movimento já era necessário (e não só no BCP).

Por enquanto estou a ver a correcção no nosso mercado como um aspecto positivo e desejável.

É, em todo o caso, um período que merece cautelas obviamente pois as coisas poderão vir a descambar.

Mas para já...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 10/3/2004 14:32

e a queda continua, começa a ficar desinteressante bcp.
Visitante

por Braganext » 9/3/2004 13:35

Caro Visitante

A Observação não pode ser efectuada ao minuto, nem sequer à hora. É preciso manter a calma e não esperar por explicações para tudo. O movimento desde a entrada para a Euronext é muito variado e partindo de investidores internacionais assim como fundos.

Os Investidores Internacionais estão a entrar por cá a dentro porque isto estava tudo a preço de super saldo.

Registado: 5/11/2002 19:47

por Visitante » 9/3/2004 13:24

Com noticia da retoma de negociação dos seguros e bcp a cair.
agradecia comentário,
Visitante

por JCS » 9/3/2004 10:37

Novo Escreveu:Marco

A descida dos 2,50 para os os 1,25 tambem só teve uma pequena inversão.

A duvida subsiste quanto a mim.

Os fundamentais nessa altura eram outros e eram claramente menos favoráveis. Também acho que o titulo deveria agora descansar um pouco (se fôr acima dos €2,15 tanto melhor). A ver vamos.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Novo » 9/3/2004 9:28

Marco

A descida dos 2,50 para os os 1,25 tambem só teve uma pequena inversão.

A duvida subsiste quanto a mim.
Novo

por MarcoAntonio » 8/3/2004 21:57

Aproveito ainda para actualizar o gráfico do BCP que após umas 3 sessões de uma pequena consolidação teve hoje outro disparo...

Os targets de médio-prazo em torno dos 2.50€ começam a ficar não muito distantes muito embora fosse bem preferível, para a consistência do movimento de subida, que o BCP realizasse uma significativa consolidação ou correcção.
Anexos
bcp-20040308a.png
bcp-20040308a.png (21.64 KiB) Visualizado 1194 vezes
bcp-20040308b.png
bcp-20040308b.png (23.28 KiB) Visualizado 1193 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/3/2004 15:21

Na sessão de hoje, com a ida aos 2.14€, ter-se-á esgotado a maior parte do potencial de curtíssimo-prazo (a levar em consideração o target mais optimista para o curtíssimo-prazo que tinha apontado - 2.15€).

Já depois dessa visita aos 2.14€ a cotação recuou significativamente, para os 2.11€, o que demonstra já alguma sensibilidade.

A situação no curto/médio-prazo continua muito interessante e ainda existe potencial de subida nesse plano temporal. No entanto, em termos curtíssimo-prazo a situação começa a ficar mais «arriscada».
Anexos
bcp-20040303a.png
bcp-20040303a.png (20.17 KiB) Visualizado 1312 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/2/2004 16:54

Um gráfico actualizado do BCP numa altura que se encontra sensivelmente a meio entre os dois targets apontados (um mais optimista outro menos). Vai-se notando uma perda de momentum mas ainda não deu sinal de inversão ou de ter esgotado a subida...
Anexos
bcp-20040225a.png
bcp-20040225a.png (22.29 KiB) Visualizado 1426 vezes
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 19/2/2004 17:58

Contra todas as expectativas até fechou a subir.

Mas uma correcção/lateralização dava-me jeito para reforçar...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 19/2/2004 17:05

Aqui fica o gráfico actualizado do BCP que hoje está a ter uma sessão morna. Fez novos máximos mas perdeu momentum, o que nas circunstâncias actuais não me parece que seja de estranhar...
Anexos
bcp-20040219a.png
bcp-20040219a.png (18.72 KiB) Visualizado 1552 vezes
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 19/2/2004 15:10

Hoje o BCP até se está a aguentar melhor do que eu esperava.
Mas continuo a pensar que haverá uma retracção/ consolidação nos próximos dias para arrefecer o título.

De qualquer forma há que ter em atenção aos dias de Carnaval onde a pouca volatilidade pode ser propícia a alguma manipulação e a uma maior amplitude de movimentos.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JCS » 19/2/2004 13:13

Houve uma descarga jeitosa a €2,00 (aproximadamente 1.100.000 de titulos). Será que sempre irá respirar aos €1,96-€1,97?... A ver vamos...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

hoje

por luis lobo.. » 19/2/2004 9:20

como os states têm andado de lado esta semana, teremos hoje um dia positivo nos states? e ai poderao manter esta toada no bcp até aos 2.10(valor dos entendidos).

claro esperança nunca nos falta
luis lobo..

BCP acima dos €2,00

por JCS » 18/2/2004 18:27

Boa tarde ao fórum. Tenho andado desaparecido por motivos profissionais e hoje puz-me a olhar para o monitor e enquanto contava com o BCP a €1,92-€1,95, vi-o a €2,02 (! :) fecho a €2,01). Estava a contar que consolidasse durante mais tempo.
Haverá agora alguma consolidação com suporte nos €1,95-€1,96? (Dizia-se que existia aqui uma resistência)...

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por MarcoAntonio » 18/2/2004 13:15

Pikas, eu continuo a acreditar como sendo provável o BCP parar algures entre os 2.00 e os 2.15€ para consolidar ou corrigir o impulso ascendente. É claro que o BCP poderá superar as minhas expectativas mas nesse caso eu começarei a achar «muita fruta» para o curtíssimo-prazo...

Quanto ao target de médio-prazo (2.5€), de momento não acredito que seja atingido a tão breve trecho.
Imagem

Administrador Fórum

por PIKAS » 18/2/2004 13:09

Marco:
Há dias atrás referiste, em resposta a uma pergunta formulada no dia 11 pelo Moisés, que achavas que o target para o prazo imediato poderia ir até aos 2,15.

Entretanto os volumes cresceram bastante e as subidas diárias têm acontecido algumas vezes na casa dos 2, 3% para além de outros factos da AT que seria fastidioso enumerar.

Posto isto, passado estes dias, gostava de te perguntar se continuas com a mesma opinião ou se não começas a acreditar que é perfeitamente possível chegar ao target de médio prazo dentro de uma ou duas dezenas de sessões.

Cumprimentos,
PIKAS

por MarcoAntonio » 18/2/2004 10:42

MarcoAntonio Escreveu:Este comportamento é bullish e aponta para o retorno às subidas em breve...

Bem, não demorou muito de facto ao BCP a realizar novos máximos. Tudo dentro das expectativas até agora...

O sinal técnico está a funcionar em pleno e o primeiro target de curtíssimo-prazo (o menos optimista dos dois) já foi atingido.
Anexos
bcp-20040218a.png
bcp-20040218a.png (18.54 KiB) Visualizado 1373 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/2/2004 14:21

O BCP tem estado a consolidar com pouco volume, após um break-out credível acompanhado de um volume assinalável.

Este comportamento é bullish e aponta para o retorno às subidas em breve pelo que continuo a acreditar no sinal gerado aquando da quebra do range e nas boas perspectivas do BCP em praticamente todos os planos temporais. Nesta altura, a consolidação no curtíssimo-prazo é até desejável...
Anexos
bcp-20040216a.png
bcp-20040216a.png (18.83 KiB) Visualizado 1484 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/2/2004 0:29

Actualização disponível na homepage com gráficos e targets de curto e médio-prazo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/2/2004 12:57

Em termos de curtíssimo-prazo: os 2€ são uma referência psicológica natural, mas admito uma ida no curtíssimo-prazo até aos 2.15€ (portanto, target para o para o curtíssimo-prazo entre 2.00 e 2.15€).

Em termos de médio-prazo, o grande target do BCP é agora, em minha opinião, os 2.50€...
Imagem

Administrador Fórum

Bcp

por Moises » 11/2/2004 12:50

Marco qual é para si o valor de referencia da proxima resistencia?

Abraço

Registado: 5/11/2002 11:53

por MarcoAntonio » 11/2/2004 12:35

MarcoAntonio Escreveu:O sinal porque esperava está a desenvolver-se e para o lado que esperava...

Convém no entanto não entrar em euforias. Mas vamos aos dados...

O BPC está finalmente a quebrar em alta (e em fecho) o range que o tem dominado nos últimos meses tendo fechado muito bem nos 1.88€. Outro dado importante é o forte volume das últimas sessões que joga a favor da credibilidade da quebra.

Estamos perante um importante sinal para o médio/longo-prazo pelo que o facto do título poder parecer sobrecomprado ou esticado após esta subida brusca tem pouco significado para o plano temporal em causa. É uma incognita, pelo menos para mim, o que o BCP irá fazer no curto/curtíssimo-prazo, mas quanto mais tempo aguentar acima da resistência (mesmo que lateralize/consolide), com melhores condições ficará para atacar toda esta área de «quase ninguém» que tem agora livre pela frente...

Estou pois (mais) optimista no BCP para o médio/longo-prazo, sentimento que espero ver reforçado e consolidado nas próximas sessões, a acompanhar o comportamento das próximas sessões.

O BPC está a confirmar em pleno os sinais e actuar, no imediato, conforme as minhas expectativas positivas (eu nem pedia tanto e tão rápido... :mrgreen: ).

Mas que a AT está a funcionar em pleno mais uma vez, não haja dúvidas.

Já ontem tinhamos tido volume a consubstanciar a quebra. Hoje tivemos mais um dado adicional: a abertura de «quase gap-up» que é normal em situações destas de break-out.

Como é lógico, o meu optimismo de médio-prazo no BCP saiu ainda mais reforçado não obstante o BCP possa vir a realizar uma consolidação ou uma retracção de curto-prazo para vir testar (ou formar) suportes e aliviar do estado de sobrecompra no curtíssimo-prazo. Mas não espero nada de grave, apenas um movimento saudável.

Fica o belíssimo gráfico...
:wink:
Anexos
bcp-20040211a.png
bcp-20040211a.png (21.99 KiB) Visualizado 1739 vezes
bcp-20040211b.png
bcp-20040211b.png (23.24 KiB) Visualizado 1730 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/2/2004 22:17

O sinal porque esperava está a desenvolver-se e para o lado que esperava...

Convém no entanto não entrar em euforias. Mas vamos aos dados...

O BPC está finalmente a quebrar em alta (e em fecho) o range que o tem dominado nos últimos meses tendo fechado muito bem nos 1.88€. Outro dado importante é o forte volume das últimas sessões que joga a favor da credibilidade da quebra.

Estamos perante um importante sinal para o médio/longo-prazo pelo que o facto do título poder parecer sobrecomprado ou esticado após esta subida brusca tem pouco significado para o plano temporal em causa. É uma incognita, pelo menos para mim, o que o BCP irá fazer no curto/curtíssimo-prazo, mas quanto mais tempo aguentar acima da resistência (mesmo que lateralize/consolide), com melhores condições ficará para atacar toda esta área de «quase ninguém» que tem agora livre pela frente...

Estou pois (mais) optimista no BCP para o médio/longo-prazo, sentimento que espero ver reforçado e consolidado nas próximas sessões, a acompanhar o comportamento das próximas sessões.
Anexos
bcp-20040210b.png
bcp-20040210b.png (22.19 KiB) Visualizado 1925 vezes
bcp-20040210c.png
bcp-20040210c.png (23.54 KiB) Visualizado 1897 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/2/2004 14:07

BCP a testar a resistência...
Anexos
bcp-20040210a.png
bcp-20040210a.png (22 KiB) Visualizado 2038 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], carlosdsousa, Google Adsense [Bot], iniciado1, Ipr2, malakas, Minsk, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, paul_invest, PMP69, trilhos2006, yggy e 236 visitantes