Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 18/9/2015 21:52

bogos Escreveu:
artista_ Escreveu:
Se reparares, hoje o mercado português até caiu significativamente menos que os restantes europeus, muitos investidores já sabiam disto! :roll:

Eu nunca tive posições curtas mas duvido que haja muitos investidores que as tenham e invistam em função de notícias como esta. Ou seguem as tendências e olham apenas para o gráfico não se preocupando com o resto, ou têm acesso a informação bem mais importante que nós, os comuns dos mortais...

Boa tarde
Artista...

Desculpa pegar aqui nesta tua opinião, mas neste tópico do BCP, essa frase assenta (penso eu de que) que nem uma luva a todos os que por aqui passam.
A não ser, de facto, que ande por aí algum institucional "gordo" que saiba mais que o "comum dos mortales"...

Eu deixo um desafio aos "interpretadores de noticias", que me expliquem (estatisticamente), como se move o preço depois da saída de uma dita noticia.

Não me querendo adiantar ao resultado do desafio, tiro já uma conclusão pessoal.....
- a montanha pariu um rato,
- vai-te lucro que se faz perda
- gaba-te cesta que amanhã é vindima
- etc...etc...

Esta é a minha humilde opinião quanto ao assunto notícias.
E respeito quem poderá ter esse modo de atuar, é legitimo. Mas daí a que eu compreenda, vai uma longa distância.

Cumprimentos

Boa noite

Não acredito que a noticia possa trazer a euforia que o nosso mercado necessita, muito menos no caso do BCP.

Isto já muito era esperado, a única duvida seria se ia ser antes ou depois das eleições.

O que me preocupa na noticia é o seguinte:

A agência de notação financeira subiu em um nível a classificação da dívida soberana de longo prazo de Portugal, de BB para BB+. Já o "outlook" desceu de "positivo" para "estável".

Isto quer dizer, que tão cedo não vamos sair do lixo....
Vamos continuar no lixo por muito tempo, a única coisa que alterou é que deixamos de estar enterrados com lixo até ao pescoço para ficarmos enterrados até o umbigo.

E deixem-me dizer um desabafo .... o odor nauseabundo continua a ser o mesmo... não é por termos menos lixo, que os outros vão olhar para nós como gente asseada e bem cheirosa e apetitosa.

Acredito que até possa melhorar qualquer coisa n 2º feira, mas não é de certeza por esta noticia.

Um abraço,

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por PC05 » 18/9/2015 21:38

frosasantos Escreveu:boas noites,

alguém me consegue explicar a razão do leilão ter sido tão concorrido (+106M) comparativamente com o volume do dia (287M), o que dá cerca de 35% do volume e ainda muito alto comparativamente com os últimos leiloes?. há alguma explicação logica? até estava no verde até ao leilão e acabou no vermelho depois do leilão?

Hoje foi "quadruple witching day", dia em que os futuros e opções de índices de acções expiram – todos os contratos de opções de acções expiram na terceira sexta-feira de cada mês e uma vez a cada trimestre (calhando nesta sexta-feira) ocorre a data em que todas as quatro classes de activos expiram no mesmo dia.

Registado: 5/12/2005 21:28

por Fred_Invest » 18/9/2015 21:29

boas noites,

alguém me consegue explicar a razão do leilão ter sido tão concorrido (+106M) comparativamente com o volume do dia (287M), o que dá cerca de 35% do volume e ainda muito alto comparativamente com os últimos leiloes?. há alguma explicação logica? até estava no verde até ao leilão e acabou no vermelho depois do leilão?

Registado: 4/9/2015 12:25

por investpouco » 18/9/2015 20:28

bogos Escreveu:
artista_ Escreveu:
investpouco Escreveu:curtos, cuidado com esta noticia.... os investidores estrangeiros poderão entrar em grande.

Se reparares, hoje o mercado português até caiu significativamente menos que os restantes europeus, muitos investidores já sabiam disto! :roll:

Eu nunca tive posições curtas mas duvido que haja muitos investidores que as tenham e invistam em função de notícias como esta. Ou seguem as tendências e olham apenas para o gráfico não se preocupando com o resto, ou têm acesso a informação bem mais importante que nós, os comuns dos mortais...

Boa tarde
Artista...

Desculpa pegar aqui nesta tua opinião, mas neste tópico do BCP, essa frase assenta (penso eu de que) que nem uma luva a todos os que por aqui passam.
A não ser, de facto, que ande por aí algum institucional "gordo" que saiba mais que o "comum dos mortales"...

Eu deixo um desafio aos "interpretadores de noticias", que me expliquem (estatisticamente), como se move o preço depois da saída de uma dita noticia.

Não me querendo adiantar ao resultado do desafio, tiro já uma conclusão pessoal.....
- etc...etc...

E respeito quem poderá ter esse modo de atuar, é legitimo. Mas daí a que eu compreenda, vai uma longa distância.

Cumprimentos

bogos.
a analise tecnica é muito importante para se investir, por esta mostrar-nos suportes resistencias, baseados em cotações anteriores e isso permite uma boa entrada ou boa saida.... um exemplo: entrares num suporte....com stop logo abaixo.
agora o fundamental tambem é muito importante porque ela impulsiona a acção...
com noticias importantes...a cotada deverá ser impulsionada, mas quem entrou bem geralmente entrou num suporte e nao porque apenas leu a noticia, pois muitas vezes quando viram a noticia, ja a cotada alcancou uma resistencia.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Joca601 » 18/9/2015 20:26

artista_ Escreveu:
investpouco Escreveu:curtos, cuidado com esta noticia.... os investidores estrangeiros poderão entrar em grande.

A notícia é basicamente positiva e provavelmente vai mexer com o mercado... existe uma relação direta entre o rating da república e o rating das empresas cotadas, por isso perspetiva-se subida de ratings para as cotadas no psi-20. o mercado não antecipava melhoria de rating mas o facto é que o psi-20 caiu bem menos que os outros... é caso para dizer que os investidores nacionais são muito inteligentes... Os curtos no bcp podem ter que fechar posições... acredito que mais importante que a subida de rating, é a inversão de cortes no rating...

No entanto, os mercados americanos continuam vermelhinhos...

Registado: 7/1/2012 13:03

por bogos » 18/9/2015 19:45

artista_ Escreveu:

Boa tarde
Artista...

- etc...etc...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por artista_ » 18/9/2015 18:27

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Goldendust » 18/9/2015 18:06

Hoje fiquei com a ideia que existe uma "parede" entre os 0,0490 e os 0,05 que não permite a cotação baixar disso...a manter-se assim nos próximos dias imagino que os shorts comecem a fechar posições para deixarem os touros seguir caminho. (Também não devem ir muito longe.. :mrgreen: )

Registado: 12/5/2015 16:47

por investpouco » 18/9/2015 17:22

curtos, cuidado com esta noticia.... os investidores estrangeiros poderão entrar em grande.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 18/9/2015 17:15

S&P sobe rating de Portugal e está a apenas um nível de sair do "lixo"

A agência de notação financeira subiu em um nível a classificação da dívida soberana de longo prazo de Portugal, de BB para BB+. Já o "outlook" desceu de "positivo" para "estável".
A S&P elevou o rating soberano de Portugal, que estava dois níveis abaixo de "lixo", para o primeiro patamar da chamada categoria de investimento especulativo. Ou seja, ficou a apenas um nível de sair do chamado "lixo".

A agência de notação financeira sustenta a sua decisão de subir o "rating" com o facto de "a actividade económica e a consolidação orçamental em Portugal estarem a recuperar, em linha com as expectativas, colocando o rácio da dívida pública numa trajectória descendente após 15 anos consecutivos de aumentos".

O consenso do mercado apontava para a possibilidade de a S&P manter tanto o rating como a perspectiva, esperando pelo resultado das eleições legislativas, a 4 de Outubro, para então se pronunciar.

Contudo, a agência explica que "qualquer que seja" o resultado das legislativas, a política a seguir pelo próximo governo deverá ser semelhante à seguida até aqui.

Outlook baixa para "estável"

A agência desceu a perspectiva ("outlook") do "rating" de Portugal, de "positiva" para "estável". Em Março passado tinha passado de "estável" para "positiva". O facto de a perspectiva ser estável aponta uma menor probabilidade de nova subida do rating no curto prazo.

O "outlook" pode ser positivo, negativo, estável ou em evolução. No primeiro caso, a agência está a indicar que o rating poderá subir. Se, pelo contrário, for negativo, significa que a notação poderá descer. Uma perspectiva estável revela que há fortes probabilidades de a notação se manter no actual nível quando a sua revisão for divulgada. Quando a perspectiva está em evolução, significa que a agência não dá ainda uma indicação do sentido que poderá tomar a sua decisão seguinte, pelo que a classificação tanto pode subir como descer.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/sp_sobe_rating_de_portugal_e_esta_a_apenas_um_nivel_de_sair_do_lixo.html
cumptos, Investpouco.

por NM_2 » 18/9/2015 13:54

joao73 Escreveu:isso é o máximo de alavancagem... pode ser 1:1

Eu sou iniciado. Ter uma ferramenta dessas à disposição ia ser a morte do artista. Neste momento tenho de aprender a lidar com ações e só depois CFD's sobre indices...

Registado: 2/9/2014 22:13

por joao73 » 18/9/2015 13:51

isso é o máximo de alavancagem... pode ser 1:1

por NM_2 » 18/9/2015 12:44

joao73 Escreveu:
NM_2 Escreveu:
joao73 Escreveu:Bom dia,

Eu tenho posições curtas e não pago nem recebo juros.

Um abraço,

João

Numa conta real ou de simulação?

Numa conta real em cfd.

Por curiosidade qual a corretora?[/quote]

https://www.activtrades.pt/[/quote]
WOWOWOWOW alavancagem até 1:400?!?!?!?!
Os pontos não valem um euro ou unidade monetária?
O risco aqui pode ser enorme...

por joao73 » 18/9/2015 12:37

NM_2 Escreveu:

Um abraço,

João

Numa conta real em cfd.[/quote]
Por curiosidade qual a corretora?[/quote]

https://www.activtrades.pt/

por NM_2 » 18/9/2015 12:32

joao73 Escreveu:
NM_2 Escreveu:

Um abraço,

João

Numa conta real em cfd.

Por curiosidade qual a corretora?

por investpouco » 18/9/2015 12:27

BCP, Novo Banco e Banif captam 420 ME de fundos da UE para emprestar a empresas inovadoras
18-09-2015 11:28 | Economia
Porto Canal com Lusa
Bruxelas, 18 set (Lusa) -- Três bancos portugueses (BCP, Novo Banco e Banif) assinaram acordos de garantia no valor de 420 milhões de euros com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) para aumentar o crédito a Pequenas e Médias Empresas inovadoras, divulgou a Comissão Europeia.

Estas são as primeiras transações em Portugal que beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), através do qual o Plano de Investimento para a Europa será executado pela Comissão Europeia e o grupo BEI.

Para além das Pequenas e Médias Empresas (PME) são também abrangidas pelos acordos de garantia para aumentar a concessão de crédito as pequenas empresas de média capitalização.

Segundo um comunicado do FEI, os novos acordos "permitirão aos três bancos disponibilizar um total de 420 milhões de euros de empréstimos concedidos a empresas inovadoras em Portugal ao longo dos próximos dois anos", sendo que tais empréstimos "serão apoiados por uma garantia do FEI no âmbito da iniciativa 'InnovFin Financiamento da UE para Inovadores' com o suporte financeiro do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

"Portugal dispõe de um formidável potencial de inovação e estes acordos permitirão a um maior número de empresas investir em ideias e projetos empresariais inovadores", disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Com estes acordos, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos "permitiu-nos aumentar o nosso apoio às empresas inovadoras e, em conjunto com os nossos parceiros tradicionais, estamos em condições de garantir que as empresas em Portugal vão poder beneficiar deste financiamento", disse, por sua vez, o diretor executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert.

Para o presidente da Comissão Executiva do Banif, Jorge Tomé, com o presente acordo, o banco "reforça o seu posicionamento neste segmento de mercado com um produto de crédito destinado a financiar as PME e empresários inovadores, tendo um papel muito importante a desempenhar na mudança do modelo competitivo da economia portuguesa".

O presidente executivo do Millennium BCP, Nuno Amado, disse, através do comunicado do FEI que "a inovação e o empreendedorismo, centrados em projetos de qualidade, são essenciais para o crescimento económico sustentável de Portugal", adiantando que este novo instrumento de garantia "será um recurso fundamental para as muitas empresas que têm negócios com o Millennium".

Para o administrador do Novo Banco João José Guilherme, este primeiro acordo "reveste-se de particular importância" para a instituição financeira, pois irá permitir "manter a estratégia de apoio à economia portuguesa, através do financiamento de PME inovadoras e pequenas empresas de média capitalização, com especial destaque para aquelas orientadas para a inovação, a investigação e o desenvolvimento".

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) faz parte do Banco Europeu de Investimento e a sua missão principal consiste em apoiar as micro, PME da Europa, facilitando o acesso ao financiamento.

O FEI concebe e leva a cabo operações de capital de risco e de capital de crescimento, assim como garantias e instrumentos de microfinanciamento que visam especificamente este segmento de mercado.

Os compromissos financeiros líquidos totais do FEI em termos de fundos de capitais próprios privados ascendiam a mais de 8,8 mil milhões de euros no final de 2014.

IG/AJG // MSF

Lusa/fim

http://portocanal.sapo.pt/noticia/69338/
cumptos, Investpouco.

por joao73 » 18/9/2015 12:22

NM_2 Escreveu:

Um abraço,

João

Numa conta real em cfd.

por NM_2 » 18/9/2015 12:20

Um abraço,

João

por joao73 » 18/9/2015 12:17

Bom dia,

Um abraço,

João

por Ulisses Pereira » 18/9/2015 11:47

SIm, o facto das taxas de juro estarem baixíssimas, faz com que as posições curtas ainda tenham que pagar juros (devido ao spread) ao invés de receberem.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 18/9/2015 11:39

Isso sempre foi assim, mas a ideia que tinha é que esses juros já não eram pagos desde que as taxas de juro têm estado muito baixas! Quem vende está a dar liquidez a quem lhe empresa os títulos para vender (para além de lhe proporcionar um ganho proveniente do spread), daí que lhe seja pago o juro... neste momento, mesmo que haja bancos/corretoras que paguem juros de posições curtas estes devem ser insignificantes.

EDIT: Ainda assim, fiquei algo curioso sobre o assunto, há muito que não se falou nisto, deverá haver alguém aqui que tenha estado curto nos últimos tempos, que sabe se pagam ou não.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ativo » 18/9/2015 10:52

investpouco Escreveu:
ricardmag Escreveu:Quem recebe juros não é quem empresta para shortar?

parece que sim, mas pelo que consegui lêr, poderá haver taxas de juro negativas, e assim receber juros em vez de pagar, mas afinal nada tem a ver com o ser curto ou longo. tem a ver com a libor e libid para longo e curto.
a libor está neste momento a overnight...em negativo, logo quem aposta longo e está associada essa taxa, ainda recebe juros.

agora vou transcrever o que li da orey:

CFDs SOBRE INDÍCES DE ACÇÕES
Os CFDs sobre Índices de Acções permitem negociar nos movimentos do Índice de Acções, sem possuir acções desse índice. A Orey iTrade permite a negociação em 20 Índices de Acções.

CFDs SOBRE ÍNDICES
Para posições longas detidas durante mais de 1 dia existe um juro a pagar à taxa interbancária (a) da divisa em questão + um spread máximo de 6% (seis por cento).

Para posições curtas detidas durante mais de 1 dia existe um juro a receber à seguinte taxa: Máximo (taxa interbancária (b) da divisa em questão: 2,5% (dois e meio por cento).

(a) E.g. Libor
(b) E.g. Libid

portanto pelo menos o que percebo é que cfds em curto sobre indices recebe-se juros.

Quando se "shorta" uma ação, utilizando, para esse efeito, CFD´s, também se recebe "juro".

Registado: 24/1/2014 17:24

por investpouco » 18/9/2015 10:31

ricardmag Escreveu:Quem recebe juros não é quem empresta para shortar?

parece que sim, mas pelo que consegui lêr, poderá haver taxas de juro negativas, e assim receber juros em vez de pagar, mas afinal nada tem a ver com o ser curto ou longo. tem a ver com a libor e libid para longo e curto.
a libor está neste momento a overnight...em negativo, logo quem aposta longo e está associada essa taxa, ainda recebe juros.

agora vou transcrever o que li da orey:

CFDs SOBRE INDÍCES DE ACÇÕES
Os CFDs sobre Índices de Acções permitem negociar nos movimentos do Índice de Acções, sem possuir acções desse índice. A Orey iTrade permite a negociação em 20 Índices de Acções.

CFDs SOBRE ÍNDICES
Para posições longas detidas durante mais de 1 dia existe um juro a pagar à taxa interbancária (a) da divisa em questão + um spread máximo de 6% (seis por cento).

Para posições curtas detidas durante mais de 1 dia existe um juro a receber à seguinte taxa: Máximo (taxa interbancária (b) da divisa em questão: 2,5% (dois e meio por cento).

(a) E.g. Libor
(b) E.g. Libid

portanto pelo menos o que percebo é que cfds em curto sobre indices recebe-se juros.
cumptos, Investpouco.

por Ativo » 18/9/2015 10:16

investpouco Escreveu:não sabia que os curtos recebiam juros por se manterem com a posição.
Realmente estava a estranhar o porquê dos fundos se manterem tanto tempo com a mesma posição.

Quem fica "curto" com CFD´s recebe, efetivamente, "juro".

Os grandes investidores "shortam", não com CFD´s, mas com ações que lhes foram emprestadas!

Registado: 24/1/2014 17:24

por ricardmag » 18/9/2015 9:45

Quem recebe juros não é quem empresta para shortar?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PMP69 e 139 visitantes