Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por rollingsnowball » 6/12/2015 18:20

ZeNovato Escreveu:Obrigado pelas resposta.

De facto era essa a minha ideia. Tentar compreender que percentagens seriam ideais nos diferentes tipos de instrumentos, tendo em conta que depende um pouco de pessoa para pessoa.
Nos últimos dois anos tenho direcionado as poupanças para a carteira até que este mês atingi os tais 40%.

90/10% é considerado bastante agressivo :shock:

Depende de quanto são os 60%.. até pode ser pouco. Deves ter o suficiente para pelo menos 6 meses de despesas para fazer face a imprevistos antes de pensares em investir.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por ZeNovato » 6/12/2015 17:57

Joker obrigado,

Percebi que fala pela experiencia.
Pensei que os participantes do fórum seriam mais conservadores :shock: do género 50/50....
As pessoas que conheço e com quem lido no meu dia a dia são avessas ao risco..... só usam DP.
Era esta perceção que queria ter! :oops:

Registado: 8/3/2014 19:34

por jokerportuga » 6/12/2015 17:46

ZeNovato Escreveu:Obrigado pelas resposta.

De facto era essa a minha ideia. Tentar compreender que percentagens seriam ideais nos diferentes tipos de instrumentos, tendo em conta que depende um pouco de pessoa para pessoa.
Nos últimos dois anos tenho direcionado as poupanças para a carteira até que este mês atingi os tais 40%.

Isso depende de investidor para investidor.
Define uma % consoante o investimento/risco que te sintas confortável.
Por exemplo, sendo eu um quarentão, tenho em DP cerca de 25% do meu património financeiro e porque ainda tenho uma taxa a 3,5%.

Registado: 18/1/2010 12:59

por ZeNovato » 6/12/2015 17:36

Obrigado pelas resposta.

por jokerportuga » 6/12/2015 16:07

LTCM Escreveu:
40% na carteira de etf e o restante em DP

A percentagem de DP é excessiva. 10% no máximo.

Também acho que 60% em DP é (muito) excessivo ainda mais para a idade que mencionas.
Por outro lado que as taxas do DP's estão muitíssimo baixas.

Registado: 18/1/2010 12:59

por LTCM » 6/12/2015 14:21

40% na carteira de etf e o restante em DP

A percentagem de DP é excessiva. 10% no máximo.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por ZeNovato » 6/12/2015 12:48

Bom dia a todos,

Trago este tópico de volta, não para saber se é possível viver de rendimentos, mas para saber se alguém está disposto a partilhar alguma sabedoria com os mais novos no que toca aos investimentos e alocação de capital, seja em depósitos a prazo ou em carteiras de ações/ETF/obrigações.

Olho para este espaço como um espaço de troca de experiencias e que me tem ajudado bastante (a mim e muitas outras pessoas) a nível financeiro.
Aquilo que gostava de saber era como é que os participantes vão "espalhando" as suas poupanças.
Por exemplo, eu neste momento tenho 40% na carteira de etf e o restante em DP. Uma vez que tenho 28 anos, casado, não tenho créditos, quer eu quer a minha mulher com empregos razoáveis, será o ideal? Não tenho a mínima noção se é muito arriscado ou pouco.
Alguém com mais experiencia pode dar o seu feedback? Alguém com mais idade, e que agora olha para trás faria alguma coisa de diferente???

Se alguém pudesse partilhar a sua experiencia seria ótimo para os mais novos como eu e desta forma tentar evitar quedas difíceis de recuperar. :-"
Se acharem que é pedir muito, por favor, ignorem esta mensagem :-"

por rg7803 » 13/9/2015 14:26

Dr Tretas Escreveu:
rg7803 Escreveu:
Ter mais de 300k empatados em F Ramada e Toyota, representando isto 80% do nosso capital, é de homem...
Cada um tem a sua estratégia e sabe de si, mas esta acho "estranha" em particular num mercado não regulado como o nosso. De qualquer forma...boa sorte.

"Empatados", lol, eu chamo-lhe "investidos".

Ao escrever "empatados" a minha intenção não era denegrir o acto; mais no sentido de aplicares uma parte significativa do teu capital nas empresas em questão; sim, para todos os efeitos, uma vez que para ti o dividendo é uma parte importante da equação, e compraste numa perspectiva dum período dilatado, o termo investimento aplica-se bem.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Artista Romeno » 13/9/2015 14:02

só um ponto para concluir que eu já disse o ano passado, o problema dessa pro ciclicidade é que as pessoas cada vez compram mais usados premium em x de carros novos, o que é estupido,basta passar as fronteiras, para se constatar o quão podre está o parque automóvel tuga, mas não há volta a dar em 2015 vendem menos golfs e na altura corolas e afins que em 2000 :mrgreen: Podre mas com emblema o romeno é assim :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Dr Tretas » 13/9/2015 12:44

Artista Romeno Escreveu:
a aposta é no aumento dos lucros que na Toyota teoricamente era mais fácil que na altri ou na corticeira por ser uma empresa mais pro cíclica, só que até agora não se viu nada, sendo que a corticeira também da menos dividendo, eu acho que nem ao mar nem tanto a terra uma empresa que tudo da em dividendos não pode crescer muito a não ser com divida :oh:

^^^ O que o Romeno disse :mrgreen:

A Altri e a Corticeira também são boas empresas. Mas de facto, em 2013 previ que o mercado automóvel só tinha uma direcção possível, para cima. Afinal as viaturas vão envelhecendo e têm que ser substituídas, com ou sem crise, quando muito pode-se adiar.
E não diria que não se viu nada de lucros na Toyota, já se viu qualquer coisa. Este ano vão ser menores devido à erosão de margens de lucro e ao investimento na fábrica, mas estou disposto a esperar mais um ano ou dois para ver se entra em velocidade de cruzeiro. Senão, paciência, errei, mesmo eu não sou infalível 8-) De qualquer forma, perder dinheiro aqui é quase impossível, pode é ser difícil desfazer a posição se eu assim o decidir, é coisa para muitos meses.

Quanto à F. Ramada, comprei numa altura em que o preço era absurdamente barato, depois dizem que o mercado é eficiente... A gestão é a mesma que a Altri, são empresas do mesmo grupo, basicamente, só que como a Altri tem muita visibilidade, nunca poderia ficar com um desconto tão grande como ficou a F. Ramada, o pessoal está sempre de olho na Altri.
E depois a F. Ramada tem investimentos na área da saúde, é sempre uma cena sexy.

edit:

fj201 Escreveu:
Pois claro, mas agora com uma "degiro" que cobra 0,50 cents + 0,04% por transacção, podia até ir convertendo partes da posição em cash à medida que fosse necessário. Do ponto vista fiscal até podia ser mais eficiente. Era só uma ideia.

Mas percebo a questão da "pro cíclica". Embora a toyota caetano possa não se encaixar que nem uma luva nessa estratégia, tendo em conta que nem é das mais vendidas no mercado nacional..

TOP 10 dos mais vendidos em 2014
1º - Renault Clio - 7702 unidades
2º - Volkswagen Golf - 5621 unidades
3º - Peugeot 208 - 5333 unidades
4º - Volkswagen Polo - 4837 unidades
5º - Renault Mégane - 4427 unidades
6º - Nissan Qashqai - 3821 unidades
7º - Opel Corsa - 3718 unidades
8º - Seat Ibiza - 3477 unidades
9º - BMW Serie 1 - 3458 unidades
10º - BMW Serie 3 - 3127 unidades

http://www.e-konomista.pt/artigo/carros ... -portugal/

Pois, o problema é que dessas, só nos podemos expor à VW via a SAG Gest, cuja saúde financeira é muito periclitante, eu não vou arriscar dessa maneira. Os nossos empresários são alérgicos a cotar na bolsa, por exemplo, a Auto-Industrial, representante da Opel, é um grande grupo que bem podia estar cotado.

Registado: 29/10/2013 12:15

por fj201 » 13/9/2015 12:34

Artista Romeno Escreveu:a aposta é no aumento dos lucros que na Toyota teoricamente era mais fácil que na altri ou na corticeira por ser uma empresa mais pro cíclica, só que até agora não se viu nada, sendo que a corticeira também da menos dividendo, eu acho que nem ao mar nem tanto a terra uma empresa que tudo da em dividendos não pode crescer muito a não ser com divida :oh:

Pois claro, mas agora com uma "degiro" que cobra 0,50 cents + 0,04% por transacção, podia até ir convertendo partes da posição em cash à medida que fosse necessário. Do ponto vista fiscal até podia ser mais eficiente. Era só uma ideia.

Mas percebo a questão da "pro cíclica". Embora a toyota caetano possa não se encaixar que nem uma luva nessa estratégia, tendo em conta que nem é das mais vendidas no mercado nacional..

TOP 10 dos mais vendidos em 2014
1º - Renault Clio - 7702 unidades
2º - Volkswagen Golf - 5621 unidades
3º - Peugeot 208 - 5333 unidades
4º - Volkswagen Polo - 4837 unidades
5º - Renault Mégane - 4427 unidades
6º - Nissan Qashqai - 3821 unidades
7º - Opel Corsa - 3718 unidades
8º - Seat Ibiza - 3477 unidades
9º - BMW Serie 1 - 3458 unidades
10º - BMW Serie 3 - 3127 unidades

http://www.e-konomista.pt/artigo/carros ... -portugal/
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

Registado: 28/7/2015 9:59

por Artista Romeno » 13/9/2015 12:25

fj201 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
rg7803 Escreveu:
Ter mais de 300k empatados em F Ramada e Toyota, representando isto 80% do nosso capital, é de homem...
Cada um tem a sua estratégia e sabe de si, mas esta acho "estranha" em particular num mercado não regulado como o nosso. De qualquer forma...boa sorte.

Dr Tretas,

dentro das small cap portuguesas, alguma razão para não teres preferido uma cortiçeira ou uma altri em detrimento da toyota?

a aposta é no aumento dos lucros que na Toyota teoricamente era mais fácil que na altri ou na corticeira por ser uma empresa mais pro cíclica, só que até agora não se viu nada, sendo que a corticeira também da menos dividendo, eu acho que nem ao mar nem tanto a terra uma empresa que tudo da em dividendos não pode crescer muito a não ser com divida :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por fj201 » 13/9/2015 12:22

Dr Tretas Escreveu:
rg7803 Escreveu:

Dr Tretas,

dentro das small cap portuguesas, alguma razão para não teres preferido uma cortiçeira ou uma altri em detrimento da toyota?
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

Registado: 28/7/2015 9:59

por Dr Tretas » 13/9/2015 12:02

rg7803 Escreveu:

por rg7803 » 13/9/2015 10:39

Artista Romeno Escreveu:São ações pouco liquidas, mas parece-me mais preocupante o caso da Toyota que da ramada, a Toyota no H2 deverá melhorar com a produção do charuto, mas duvido que este ano consiga ter o lucro do ano passado, logo o dividendo será menor, outro problema seria o tretas ter que alienar a posição toda dele isso poderia mandar a cotação aos infernos :mrgreen:
no entanto com uma ação como a ren seria uma estratégia eventualmente arriscada mas possivel

Boas artista. Aos anos que não gasto uma ervilha no mercado português, pelo menos desde 2012 salvo erro, mas confesso que ao ler a tua e doutros conversa sobre a REN fiquei tentado.
Mas ao ver o graf semanal fiquei um bocado pé atrás. Ou entro somente apos nos maximos (acima dos 2.8Xs), o que torna o div yield menos interessante, ou espero um toque na linha tend ascend semanal que vem fazendo por volta dos 2.5Xs.

"Beremos".... :?

por Artista Romeno » 13/9/2015 10:34

São ações pouco liquidas, mas parece-me mais preocupante o caso da Toyota que da ramada, a Toyota no H2 deverá melhorar com a produção do charuto, mas duvido que este ano consiga ter o lucro do ano passado, logo o dividendo será menor, outro problema seria o tretas ter que alienar a posição toda dele isso poderia mandar a cotação aos infernos :mrgreen:
no entanto com uma ação como a ren seria uma estratégia eventualmente arriscada mas possivel

por rg7803 » 13/9/2015 10:20

Dr Tretas Escreveu:
NM_2 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Este ano, por acaso, tenho estado a viver de rendimentos. É uma experiência que estou a fazer, muita gente acha que endoidei :mrgreen:
A minha situação é privilegiada porque tenho, digamos, usufruto duma casa de família e portanto é uma grande despesa a menos. Este ano recebi 23k € de dividendos (brutos), ou seja cerca de 16500 líquidos, o que não é propriamente uma fortuna, mas não tive que alterar de forma nenhuma os meus padrões de consumo, acho que até estou mais gastador, como tenho mais tempo livre...
Notem que para efeitos de IRS os dividendos só contam 50%, logo para o ano declaro 11500 € de rendimento e pago IRS sobre esse valor, o que foi retido a mais recebo de volta, calculo que cerca de 3000 euros. Assim, o meu rendimento líquido correspondente a este ano será cerca de 20k €, o que com casa paga, dá para manter o nível de vida de classe média, que para mim basta.

como se declaram dividendos no IRS?
posso saber por curiosidade quais as ações que detens e se para o ano são esperados os mesmos dividendos dessas ações?

Não é segredo nenhum, tenho 60% F. Ramada e 40% Toyota Caetano, como se vê, diversificação, pouca, risco de liquidez, e blah, blah, blah... A minha teoria é que quanto menos experts falarem de uma acção, melhor :mrgreen:
A carteira de acções são 80% dos meus activos, o resto está em cash.
Em princípio, espero para o ano um nível semelhante de dividendos (em média - maiores na F. Ramada e menores na Toyota Caetano), mas isso é um risco com que se tem de viver.
Os dividendos são declarados como rendimentos de capital (anexo E), o seu englobamento é opcional, e pode só valer a pena para quem quase só tem esse rendimento declarável (tipo eu).

rollingsnowball Escreveu:Tinha também ideia que podias avisar a tua correctora a priori da tua intenção de englobar e aí eles poderiam não reter, mas não tenho a certeza disto

Quanto a gastar mais por ter mais tempo livre, é o que se diz e é um factor a ter em conta (aparecem as viagens de lazer, os ginásios, material de desporto, idas a bares/teatro/cinema). Não é um problema mau de todo, mas que dá alguma razão ao Artista Romeno sobre a necessidade de um maior capital de base.

O principal problema é que nem todos podem parar uns anos à experiência e depois voltar, principalmente em áreas onde a desactualização seja rápida.

Tenho que perguntar à corretora, mas acho muita fruta :mrgreen:
Sim, o Romeno tem razão e eu bem me vou esforçando para ver se chego ao milhão, mas a coisa não é fácil :wink: tem que ser com calma, que eu não uso alavancagem, nem shorts, nem derivados, é tudo old school.
Na minha área a evolução não é muito rápida, mas vou acompanhando, aliás de vez em quando vou ao meu antigo local de trabalho para manter a forma, felizmente deixam-me entrar :mrgreen:

por Tridion » 13/9/2015 9:52

Dr. Tretas, os 23k de dividendos, de duas empresas, permitem-te viver como classe média sem o ser.
Editado pela última vez por Tridion em 13/9/2015 12:56, num total de 1 vez.

Registado: 13/5/2010 17:53

por Dr Tretas » 12/9/2015 0:44

rollingsnowball Escreveu:Não percebi a ideia. Como funciona isso? Obrigado

Se bem me lembro, os senhorios queriam que as rendas fossem tributáveis autonomamente como os rendimentos de capitais (com 28%) em vez de serem de englobamento obrigatório. Que isso ia ser contemplado na reforma do IRS, eu já sabia.

Existe essa outra situação, que nos interessa mais, de ao englobar um tipo de rendimento de capitais, os outros terem todos que ser englobados por arrasto, que é a situação actual. Mas por exemplo, eu posso querer englobar os dividendos mas preferir deixar as mais valias de fora (tributadas autonomamente a 28%), o que hoje não é possível.
Se as regras mudarem para isso poder ser feito, por mim acho bem.

por rollingsnowball » 11/9/2015 23:49

trend=friend Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Era uma pergunta que era para te ter feito, se já entregavas há algum tempo sem stresses... Ainda bem então! 8-)
Sabes se existe obrigatoriedade de permanência nesse regime uma vez efectuada a opção? Tinha ideia que se tem de ficar 3 anos (o que pode complicar se tiveres mais-valias grandes num ano futuro, passando a tributação destas de 28% para potencialmente 53%...)

Não é bem sem stresses, como digo tenho divergências todos os anos... acabam é sempre por ser resolvidas a meu favor, depois de explicar à AT. Creio que não há obrigatoriedade de permanência, não que queira vender a carteira. Ia logo para o último escalão, sem dúvida, só à conta da F. Ramada... não é que me queixe :mrgreen:

Mas olha, uma boa notícia: com a reforma do IRS de 2015, parece que o englobamento só se aplica por categoria (ou seja, terás de incluir todos os dividendos auferidos, mas prediais e mais valias têm opção autonomizada). Isto para o caso de um dia quereres vender, não passará dos 28% :wink: mas confirma. abraço

Não percebi a ideia. Como funciona isso? Obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Dr Tretas » 11/9/2015 23:37

trend=friend Escreveu:
Mas olha, uma boa notícia: com a reforma do IRS de 2015, parece que o englobamento só se aplica por categoria (ou seja, terás de incluir todos os dividendos auferidos, mas prediais e mais valias têm opção autonomizada). Isto para o caso de um dia quereres vender, não passará dos 28% :wink: mas confirma. abraço

Obrigado, depois vou ver isso com atenção. Faz muito mais sentido do que o estado actual das coisas.

por trend=friend » 11/9/2015 23:02

Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Era uma pergunta que era para te ter feito, se já entregavas há algum tempo sem stresses... Ainda bem então! 8-)
Sabes se existe obrigatoriedade de permanência nesse regime uma vez efectuada a opção? Tinha ideia que se tem de ficar 3 anos (o que pode complicar se tiveres mais-valias grandes num ano futuro, passando a tributação destas de 28% para potencialmente 53%...)

Não é bem sem stresses, como digo tenho divergências todos os anos... acabam é sempre por ser resolvidas a meu favor, depois de explicar à AT. Creio que não há obrigatoriedade de permanência, não que queira vender a carteira. Ia logo para o último escalão, sem dúvida, só à conta da F. Ramada... não é que me queixe :mrgreen:

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Dr Tretas » 11/9/2015 22:58

trend=friend Escreveu:

por trend=friend » 11/9/2015 22:42

Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Creio que terás de declarar os 23k e esse valor concorre para a determinação da taxa marginal. Não sei os escalões de cor, mas diria que em vez de uns 20% deve rondar os 30% e tal. O que é de facto relevante é só contarem em 50% para efeitos da aplicação da taxa.

Só 50% é que contam, mesmo para determinar a taxa marginal. Os outros 50% são completamente tax free, já faço isso há anos e sempre foi esse o entendimento da AT, tive essa conversa com funcionários várias vezes. Senão, a "parcela a abater" também seria do escalão superior, o que é um bocado para o absurdo. Tenho é "divergências" todos os anos, mas mando sempre a mesma justificação, é copy/paste :mrgreen:
Este ano ainda está em análise, quem sabe se mudam de ideias :|

Mas não me parece, repara:
11500 escalão 28,5% parcela a abater 980 -> 2297,5
11500 escalão 37% parcela a abater 2680 -> 1575 ainda pagava menos, com uma taxa maior :mrgreen:

Edit: Mas vendo bem, isso era uma ideia, tentar convencer a AT a taxar baixos rendimentos pelos escalões mais altos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
11500 escalão 45% parcela a abater 5880 -> -705
11500 escalão 48% parcela a abater 8280 -> -2760 nestes escalões já recebia eu imposto da AT :mrgreen:

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Dr Tretas » 11/9/2015 22:13

trend=friend Escreveu:
Creio que terás de declarar os 23k e esse valor concorre para a determinação da taxa marginal. Não sei os escalões de cor, mas diria que em vez de uns 20% deve rondar os 30% e tal. O que é de facto relevante é só contarem em 50% para efeitos da aplicação da taxa.

Só 50% é que contam, mesmo para determinar a taxa marginal. Os outros 50% são completamente tax free, já faço isso há anos e sempre foi esse o entendimento da AT, tive essa conversa com funcionários várias vezes. Senão, a "parcela a abater" também seria do escalão superior, o que é um bocado para o absurdo. Tenho é "divergências" todos os anos, mas mando sempre a mesma justificação, é copy/paste :mrgreen:
Este ano ainda está em análise, quem sabe se mudam de ideias :|

Mas não me parece, repara:
11500 escalão 28,5% parcela a abater 980 -> 2297,5
11500 escalão 37% parcela a abater 2680 -> 1575 ainda pagava menos, com uma taxa maior :mrgreen:

Edit: Mas vendo bem, isso era uma ideia, tentar convencer a AT a taxar baixos rendimentos pelos escalões mais altos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
11500 escalão 45% parcela a abater 5880 -> -705
11500 escalão 48% parcela a abater 8280 -> -2760 nestes escalões já recebia eu imposto da AT :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boris_6, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 164 visitantes