Viver de rendimentos
Re: Viver de rendimentos
Dr Tretas Escreveu:Este ano, por acaso, tenho estado a viver de rendimentos. É uma experiência que estou a fazer, muita gente acha que endoidei![]()
A minha situação é privilegiada porque tenho, digamos, usufruto duma casa de família e portanto é uma grande despesa a menos. Este ano recebi 23k € de dividendos (brutos), ou seja cerca de 16500 líquidos, o que não é propriamente uma fortuna, mas não tive que alterar de forma nenhuma os meus padrões de consumo, acho que até estou mais gastador, como tenho mais tempo livre...
Notem que para efeitos de IRS os dividendos só contam 50%, logo para o ano declaro 11500 € de rendimento e pago IRS sobre esse valor, o que foi retido a mais recebo de volta, calculo que cerca de 3000 euros. Assim, o meu rendimento líquido correspondente a este ano será cerca de 20k €, o que com casa paga, dá para manter o nível de vida de classe média, que para mim basta.
Creio que terás de declarar os 23k e esse valor concorre para a determinação da taxa marginal. Não sei os escalões de cor, mas diria que em vez de uns 20% deve rondar os 30% e tal. O que é de facto relevante é só contarem em 50% para efeitos da aplicação da taxa.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
SFT Escreveu:EuroSexy Escreveu:Para um rendimento de 350000 euros anuais como é taxado em IRS? Qual o nível de escalão, ou qual a taxa a aplicar, será a máxima de 48% mais os 5% da taxa solidariedade? Ou divide-se os 350000 por 12 meses e vai parar para o 3º escalão de 37%?
Qual a natureza do rendimento?
O 1º Artigo do CIRS diz:
"Artigo 1.º
Base do imposto
1 - O imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) incide sobre o valor anual dos rendimentos..."
Logo a taxa será definida a partir dos 350.000 eur anuais.
Se forem rendimentos que surgem de mais valias: se se englobar os 28% das mais valias faz média com a taxa de IRS aplicada ao escalão em que se está inserido. Se não se englobar, paga.se 28%.
Se forem rendimentos que advenham fora do âmbito das mais valias, mete a taxa máxima nisso. A não ser que os 350k venham de esquemas bem montados.
O montante refere-se a lucro unica e exclusivamente de mais-valias feitas em cfds. Normalmente nunca costumo englobar, mas para montantes mais piquenos.
Muito agradecido.
- Registado: 16/6/2014 0:01
EuroSexy Escreveu:Para um rendimento de 350000 euros anuais como é taxado em IRS? Qual o nível de escalão, ou qual a taxa a aplicar, será a máxima de 48% mais os 5% da taxa solidariedade? Ou divide-se os 350000 por 12 meses e vai parar para o 3º escalão de 37%?
Qual a natureza do rendimento?
O 1º Artigo do CIRS diz:
"Artigo 1.º
Base do imposto
1 - O imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) incide sobre o valor anual dos rendimentos..."
Logo a taxa será definida a partir dos 350.000 eur anuais.
Se forem rendimentos que surgem de mais valias: se se englobar os 28% das mais valias faz média com a taxa de IRS aplicada ao escalão em que se está inserido. Se não se englobar, paga.se 28%.
Se forem rendimentos que advenham fora do âmbito das mais valias, mete a taxa máxima nisso. A não ser que os 350k venham de esquemas bem montados.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Para um rendimento de 350000 euros anuais como é taxado em IRS? Qual o nível de escalão, ou qual a taxa a aplicar, será a máxima de 48% mais os 5% da taxa solidariedade? Ou divide-se os 350000 por 12 meses e vai parar para o 3º escalão de 37%?
- Registado: 16/6/2014 0:01
NM_2 Escreveu:Dr Tretas Escreveu:Este ano, por acaso, tenho estado a viver de rendimentos. É uma experiência que estou a fazer, muita gente acha que endoidei![]()
A minha situação é privilegiada porque tenho, digamos, usufruto duma casa de família e portanto é uma grande despesa a menos. Este ano recebi 23k € de dividendos (brutos), ou seja cerca de 16500 líquidos, o que não é propriamente uma fortuna, mas não tive que alterar de forma nenhuma os meus padrões de consumo, acho que até estou mais gastador, como tenho mais tempo livre...
Notem que para efeitos de IRS os dividendos só contam 50%, logo para o ano declaro 11500 € de rendimento e pago IRS sobre esse valor, o que foi retido a mais recebo de volta, calculo que cerca de 3000 euros. Assim, o meu rendimento líquido correspondente a este ano será cerca de 20k €, o que com casa paga, dá para manter o nível de vida de classe média, que para mim basta.
como se declaram dividendos no IRS?
posso saber por curiosidade quais as ações que detens e se para o ano são esperados os mesmos dividendos dessas ações?
Não é segredo nenhum, tenho 60% F. Ramada e 40% Toyota Caetano, como se vê, diversificação, pouca, risco de liquidez, e blah, blah, blah... A minha teoria é que quanto menos experts falarem de uma acção, melhor

A carteira de acções são 80% dos meus activos, o resto está em cash.
Em princípio, espero para o ano um nível semelhante de dividendos (em média - maiores na F. Ramada e menores na Toyota Caetano), mas isso é um risco com que se tem de viver.
Os dividendos são declarados como rendimentos de capital (anexo E), o seu englobamento é opcional, e pode só valer a pena para quem quase só tem esse rendimento declarável (tipo eu).
rollingsnowball Escreveu:Tinha também ideia que podias avisar a tua correctora a priori da tua intenção de englobar e aí eles poderiam não reter, mas não tenho a certeza disto
Quanto a gastar mais por ter mais tempo livre, é o que se diz e é um factor a ter em conta (aparecem as viagens de lazer, os ginásios, material de desporto, idas a bares/teatro/cinema). Não é um problema mau de todo, mas que dá alguma razão ao Artista Romeno sobre a necessidade de um maior capital de base.
O principal problema é que nem todos podem parar uns anos à experiência e depois voltar, principalmente em áreas onde a desactualização seja rápida.
Tenho que perguntar à corretora, mas acho muita fruta

Sim, o Romeno tem razão e eu bem me vou esforçando para ver se chego ao milhão, mas a coisa não é fácil

Na minha área a evolução não é muito rápida, mas vou acompanhando, aliás de vez em quando vou ao meu antigo local de trabalho para manter a forma, felizmente deixam-me entrar

Dr Tretas Escreveu:Este ano, por acaso, tenho estado a viver de rendimentos. É uma experiência que estou a fazer, muita gente acha que endoidei![]()
Julgo que apenas os dividendos nacionais englobam a 50% (se alguém pudesse esclarecer)
Tinha também ideia que podias avisar a tua correctora a priori da tua intenção de englobar e aí eles poderiam não reter, mas não tenho a certeza disto
Quanto a gastar mais por ter mais tempo livre, é o que se diz e é um factor a ter em conta (aparecem as viagens de lazer, os ginásios, material de desporto, idas a bares/teatro/cinema). Não é um problema mau de todo, mas que dá alguma razão ao Artista Romeno sobre a necessidade de um maior capital de base.
O principal problema é que nem todos podem parar uns anos à experiência e depois voltar, principalmente em áreas onde a desactualização seja rápida.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
como se declaram dividendos no IRS?
posso saber por curiosidade quais as ações que detens e se para o ano são esperados os mesmos dividendos dessas ações?
- Registado: 2/9/2014 22:13
Este ano, por acaso, tenho estado a viver de rendimentos. É uma experiência que estou a fazer, muita gente acha que endoidei

Artista Romeno Escreveu:rollingsnowball,
pois 930 euros vives, mas mal, só dá se tiveres casa propria também, coisa que não contamos, se não tiveres não vais viver no centro de lisboa e do porto a pagar emprestimo/ renda com isso....ficas confinados aos montes abraões e povoas desta vida...... digo mesmo um t1 em lisboa custa alguns 600 a 700 euros 2100 se tirares isso fica com 1400 é uma vida que dá mas não fica assim tão folgada como pareçe se torrares 300k em supermercados, 100 paus pa gasosa, 200 euros pa despesas gerais seguros selos de carros aguas luzes gases( no inverno não kero bater o dente![]()
ficas com 800 euros para roupa calçado ferias cinemas noitadas viagens e afins creio que dá, mas não é uma vida tão principesca como parece diria que viverias em linha com a classe a roçar o medio alto
Claro que não é uma vida principesca, o objectivo de viver de rendimentos não é esse. O objectivo é ter uma vida que se considere suficiente para se ser feliz.
E sim, um factor importante é a cidade em que se vive... em Lisboa só no apartamento estragaste tudo. E como disse se dividires as despesas fica mais fácil.
Exemplo, sais de Lisboa e vais para Viseu ou para o grande Porto mas fora da cidade (talvez concelho da Feira, ou perto de Espinho, em Espinho podias fazer praia o Verão inteiro e só gastavas dinheiro nas solas dos sapatos e no pára-vento, que bem precisavas). Arranjas um apartamento por 400€ (T2 a T4 conforme o sitio). Divides com alguém fica-te a habitação por 200€. Despesas gerais também são a dividir, vão mais 200€ (25 internet+telemovel+televisão se precisares, 30 luz, 10 agua, 30 aquecimento e ainda chega e sobra para despesas gerais do carro). Fazes as contas quando vais às compras (divertes-te a fazer value investing nos folhetos de supermercado) e a dividir gastas 100€/mês. Acabei de chegar aos 500€ e já tenho todas as comodidades básicas.
Sobram 430€ para a gasolina (que não trabalhando é um valor menor), roupa (que também gastas menos) e para tudo o resto que te apeteça.
Como disse depende dos objetivos: se tiveres 2 filhos tens que tirar desses 430€ a totalidade dos encargos com um deles (o outro fica para a mãe pagar

As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
rollingsnowball,
pois 930 euros vives, mas mal, só dá se tiveres casa propria também, coisa que não contamos, se não tiveres não vais viver no centro de lisboa e do porto a pagar emprestimo/ renda com isso....ficas confinados aos montes abraões e povoas desta vida...... digo mesmo um t1 em lisboa custa alguns 600 a 700 euros 2100 se tirares isso fica com 1400 é uma vida que dá mas não fica assim tão folgada como pareçe se torrares 300k em supermercados, 100 paus pa gasosa, 200 euros pa despesas gerais seguros selos de carros aguas luzes gases( no inverno não kero bater o dente
ficas com 800 euros para roupa calçado ferias cinemas noitadas viagens e afins creio que dá, mas não é uma vida tão principesca como parece diria que viverias em linha com a classe a roçar o medio alto 
pois 930 euros vives, mas mal, só dá se tiveres casa propria também, coisa que não contamos, se não tiveres não vais viver no centro de lisboa e do porto a pagar emprestimo/ renda com isso....ficas confinados aos montes abraões e povoas desta vida...... digo mesmo um t1 em lisboa custa alguns 600 a 700 euros 2100 se tirares isso fica com 1400 é uma vida que dá mas não fica assim tão folgada como pareçe se torrares 300k em supermercados, 100 paus pa gasosa, 200 euros pa despesas gerais seguros selos de carros aguas luzes gases( no inverno não kero bater o dente

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:rollingsnowball Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Para viveres de rendimentos tens que ter pelo menos 1m euros se investires 5% em cash 60% em ações 10% em imobiliário e 25% em bonds poderás tirar um retorno medio num prazo de 20 anos de 6% isso dá 60000 euros, deverás manter pelo menos 3% para contar com a inflação o que dá 30000m euros ou seja 2500 por mes, tudo o que não seja isso é pouco, e depois nada de forex nem junk debt, as obrigações tem que ser investimentos cristalinos como a agua do genero LVMH,INBEV etc poderas apenas em 5% dos 25% alocados meter assim umas dividas tier2 de grandes bancos quanto muito, nas ações aconselha-se um index fund e 5 ou 10% dos 55 que podes deixar para tiros pessoais dado haver sempre a vontade de negociar
itens proibidos: CFD,FOREX,JUNK DEBT,DERIVADOS ETC
Concordo com o guia não concordo com o alvo por vários motivos:
1- 6% poderá ser ou não conservador ou até exagerado, é preciso perceber em que ponto de encontra o mercado na altura
2- Concordo que é necessário reter para contar com a inflação mas
3- Ao colocares um salário líquido de 2500€ por mês podes estar a contar duas vezes com a inflação, ou seja
4- Tudo depende de que salário líquido precisas para ter a vida que queres. Se um salário líquido actual de 1250€/mês te chegar, então com o mesmo princípio que aplicaste atrás só precisas de outro tanto para contar com a inflação e portanto só precisarias de 500.000€. Se precisares apenas de 625€/mês então também só precisas de metade, ou seja, 250.000€. Tudo depende das tuas necessidades
Também tenho dúvidas da necessidade de ter 25% em bonds e 5% em cash. Se calhar concordaria mais depressa com 0 em bonds mas uma percentagem maior em cash/equivalentes. O importante é que o risco de ficar sem cash e ter que liquidar à pressa seja zero
as bonds que falei como exemplo liquidarás sem problemas são empresas fortes, com marcas fortes e diversificadas, é assim so vale a pena deixares de trabalhar se consigueres viver bem para tirar 1250 se calhar é mesmo continuar a trabalhar, 6% é tiravel num prazo de 20 anos se contares também com os dividendos uns 3% da carteira de divida tiras, 8% das acções, o facto de ser um milhão nao é por acaso e que no ano mau a tua carteira de divida deve ser capaz de te proporcionar um montante suficiente para defesa, 3% da divida e imobiliario *350000 dá te 10500 euros mais uns dividendos nas ações pode dar te uns 9000 , 19000 a dividir por 12 meses dá 1500 euros é que tu a trabalhar recebes 14 meses... e assim nepia 30000k a dividir por 14 meses é 2100.... nao tao alto assim... menos que isto é sofrer de rendimentos não viver dado que não falamos em fiscalidade isto são valores brutos......... after tax....
eu percebo a ideia das bonds. Mas em contextos como o actual o mais provável é quando precisares de as vender teres perdas enormes por elas estarem com yields implícitas ridiculas.
Quanto aos 1250€ (ou mais ou menos) é uma opção. O facto de se trabalhar para algumas pessoas pode ser uma fonte de infelicidade tal que mais vale viver com pouco do que passar esse suplício todos os dias. Por outro lado há pessoas que não querem ter filhos. Essas governam-se com menos. E haverá outras ainda que querem vida de casal (dividindo despesas) e sem filhos, o que leva a necessidades muito baixas de capital.
Quanto à parte do ano mau, a poupança de metade dos rendimentos anuais parece-me que cobrirá não só a inflação como o ano mau.Mas mais importante do que isso, a ideia da maior percentagem cash/equivalentes é que o ano mau possas pura e simplesmente retirar ao cash e deixar o resto quieto (se tiveres 5 anos de despesas em cash, por exemplo, alocaste apenas 15% a essa parte do portfolio).
tu a trabalhar recebes 14 meses
pois... ou talvez não

menos que isto é sofrer de rendimentos não viver dado que não falamos em fiscalidade isto são valores brutos
After tax é menos, mas também depende do escalão de rendimentos que precisas

Eu com um milhão de euros para o resto da vida nem queria ouvir falar em investir ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
rollingsnowball Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Para viveres de rendimentos tens que ter pelo menos 1m euros se investires 5% em cash 60% em ações 10% em imobiliário e 25% em bonds poderás tirar um retorno medio num prazo de 20 anos de 6% isso dá 60000 euros, deverás manter pelo menos 3% para contar com a inflação o que dá 30000m euros ou seja 2500 por mes, tudo o que não seja isso é pouco, e depois nada de forex nem junk debt, as obrigações tem que ser investimentos cristalinos como a agua do genero LVMH,INBEV etc poderas apenas em 5% dos 25% alocados meter assim umas dividas tier2 de grandes bancos quanto muito, nas ações aconselha-se um index fund e 5 ou 10% dos 55 que podes deixar para tiros pessoais dado haver sempre a vontade de negociar
1- 6% poderá ser ou não conservador ou até exagerado, é preciso perceber em que ponto de encontra o mercado na altura
3- Ao colocares um salário líquido de 2500€ por mês podes estar a contar duas vezes com a inflação, ou seja
4- Tudo depende de que salário líquido precisas para ter a vida que queres. Se um salário líquido actual de 1250€/mês te chegar, então com o mesmo princípio que aplicaste atrás só precisas de outro tanto para contar com a inflação e portanto só precisarias de 500.000€. Se precisares apenas de 625€/mês então também só precisas de metade, ou seja, 250.000€. Tudo depende das tuas necessidades
Também tenho dúvidas da necessidade de ter 25% em bonds e 5% em cash. Se calhar concordaria mais depressa com 0 em bonds mas uma percentagem maior em cash/equivalentes. O importante é que o risco de ficar sem cash e ter que liquidar à pressa seja zero
as bonds que falei como exemplo liquidarás sem problemas são empresas fortes, com marcas fortes e diversificadas, é assim so vale a pena deixares de trabalhar se consigueres viver bem para tirar 1250 se calhar é mesmo continuar a trabalhar, 6% é tiravel num prazo de 20 anos se contares também com os dividendos uns 3% da carteira de divida tiras, 8% das acções, o facto de ser um milhão nao é por acaso e que no ano mau a tua carteira de divida deve ser capaz de te proporcionar um montante suficiente para defesa, 3% da divida e imobiliario *350000 dá te 10500 euros mais uns dividendos nas ações pode dar te uns 9000 , 19000 a dividir por 12 meses dá 1500 euros é que tu a trabalhar recebes 14 meses... e assim nepia 30000k a dividir por 14 meses é 2100.... nao tao alto assim... menos que isto é sofrer de rendimentos não viver dado que não falamos em fiscalidade isto são valores brutos......... after tax....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:Para viveres de rendimentos tens que ter pelo menos 1m euros se investires 5% em cash 60% em ações 10% em imobiliário e 25% em bonds poderás tirar um retorno medio num prazo de 20 anos de 6% isso dá 60000 euros, deverás manter pelo menos 3% para contar com a inflação o que dá 30000m euros ou seja 2500 por mes, tudo o que não seja isso é pouco, e depois nada de forex nem junk debt, as obrigações tem que ser investimentos cristalinos como a agua do genero LVMH,INBEV etc poderas apenas em 5% dos 25% alocados meter assim umas dividas tier2 de grandes bancos quanto muito, nas ações aconselha-se um index fund e 5 ou 10% dos 55 que podes deixar para tiros pessoais dado haver sempre a vontade de negociar
Para viveres de rendimentos tens que ter pelo menos 1m euros se investires 5% em cash 60% em ações 10% em imobiliário e 25% em bonds poderás tirar um retorno medio num prazo de 20 anos de 6% isso dá 60000 euros, deverás manter pelo menos 3% para contar com a inflação o que dá 30000m euros ou seja 2500 por mes, tudo o que não seja isso é pouco, e depois nada de forex nem junk debt, as obrigações tem que ser investimentos cristalinos como a agua do genero LVMH,INBEV etc poderas apenas em 5% dos 25% alocados meter assim umas dividas tier2 de grandes bancos quanto muito, nas ações aconselha-se um index fund e 5 ou 10% dos 55 que podes deixar para tiros pessoais dado haver sempre a vontade de negociar
rollingsnowball Escreveu:NM_2 Escreveu:pata-hari Escreveu:nuuno, se o teu perfil for de risco e se tiveres o tempo e a capacidade de fazer o stock picking (... conheço poucas pessoas que o fazem bem), pode ser uma carteira de acções. Se não for o caso, acho que deves diversificar por várias classes de activos e com vários instrumentos.
Existe alguma forma de fazer hedging só com ações e fundos de ações / obrigações? A minha carteira sofreu com as quedas de agosto...BREAKING DOWN 'Hedge'
An example of a hedge would be if you owned a stock, then sold a futures contract stating that you will sell your stock at a set price, therefore avoiding market fluctuations.
Investors use this strategy when they are unsure of what the market will do. A perfect hedge reduces your risk to nothing (except for the cost of the hedge).
Read more: Hedge Definition | Investopedia http://www.investopedia.com/terms/h/hed ... z3lQrGZ8he
Follow us: Investopedia on Facebook
Ou seja, podes sempre usar opções, com os custos inerentes. Muita gente usa as opções para o caso de a coisa correr mal nunca passarem abaixo de um limiar
Quais os brokers que permitem fazer isso?
NM_2 Escreveu:pata-hari Escreveu:nuuno, se o teu perfil for de risco e se tiveres o tempo e a capacidade de fazer o stock picking (... conheço poucas pessoas que o fazem bem), pode ser uma carteira de acções. Se não for o caso, acho que deves diversificar por várias classes de activos e com vários instrumentos.
Existe alguma forma de fazer hedging só com ações e fundos de ações / obrigações? A minha carteira sofreu com as quedas de agosto...
BREAKING DOWN 'Hedge'
An example of a hedge would be if you owned a stock, then sold a futures contract stating that you will sell your stock at a set price, therefore avoiding market fluctuations.
Investors use this strategy when they are unsure of what the market will do. A perfect hedge reduces your risk to nothing (except for the cost of the hedge).
Read more: Hedge Definition | Investopedia http://www.investopedia.com/terms/h/hed ... z3lQrGZ8he
Follow us: Investopedia on Facebook
Ou seja, podes sempre usar opções, com os custos inerentes. Muita gente usa as opções para o caso de a coisa correr mal nunca passarem abaixo de um limiar
pata-hari Escreveu:nuuno, se o teu perfil for de risco e se tiveres o tempo e a capacidade de fazer o stock picking (... conheço poucas pessoas que o fazem bem), pode ser uma carteira de acções. Se não for o caso, acho que deves diversificar por várias classes de activos e com vários instrumentos.
Existe alguma forma de fazer hedging só com ações e fundos de ações / obrigações? A minha carteira sofreu com as quedas de agosto...
pata-hari Escreveu:Este tópico deveria ser quase um inamovível. O que aconteceu ao metalizing e ao sniper é o que acontece quase inevitavelmente quando não há diversificação nas carteiras e se aloca uma parte demasiado grande do portfolio a um só negócio num dado momento do tempo. Por muito que matematicamente faça mais sentido, por muito que possa exponenciar o crescimento do património , é quase só uma questão de tempo até acontecer um negócio desastroso que destrói o trabalho feito no passado e leva uma grande parte do património ganho e do inicial. Este tópico descreve um dos erros clássicos.
Só agora li a história e de facto devia ser um inamovível, pelo menos estes últimos posts.
É instrutivo porque alerta para:
1- Adequada diversificação
2- Riscos da alavancagem, nomeadamente da alavancagem sem recurso (se tivesse alavancado sem recurso não tinha havido problemas)
3- Inutilidade dos STOPS quando eles são mais precisos, que é nestes movimentos bruscos e ilíquidos
4- Quantidade enorme de variáveis no FOREX que diminui muito a previsibilidade destas apostas
5- Risco e ausência de necessidade dos mesmos APÓS se ter conseguido a independência financeira
6- Risco exponencial dos factores atrás
De resto, de referir que embora concorde que todos estes são riscos que temos que ter em conta, acredito que são riscos que por vezes podemos correr desde que conscientes deles. Warren Buffett nunca correria esse risco, mas o parceiro dele Charlie Munger corria (e correu, tal como o parceiro dele da altura, Guerin, que sofreu um margin call) o risco, sob o princípio de que se ainda não somos ricos podemos correr algum risco para tentar lá chegar. Eu não concordo com a parte do ainda somos ricos, mas poderá para alguns valer a pena (desde que perfeitamente conscientes disso) correr algum risco para atingir a independência financeira.
E relacionado com o atingir a independência financeira é importante perceber o que é a independência financeira:
7- É ter dinheiro e fontes de rendimento suficientes para nunca mais ser preciso voltar a trabalhar.
8- Daí resulta que tem que haver margem de segurança suficiente (o que inclui diversificação e ausência de alavancagem com recurso) para por muito mal que as coisas corram nunca se chegue à conclusão que não se tem a independência (porque se esta dependia destes riscos é porque ainda não tinha sido atingida)
nuuno, se o teu perfil for de risco e se tiveres o tempo e a capacidade de fazer o stock picking (... conheço poucas pessoas que o fazem bem), pode ser uma carteira de acções. Se não for o caso, acho que deves diversificar por várias classes de activos e com vários instrumentos.
pata-hari Escreveu:Este tópico deveria ser quase um inamovível. O que aconteceu ao metalizing e ao sniper é o que acontece quase inevitavelmente quando não há diversificação nas carteiras e se aloca uma parte demasiado grande do portfolio a um só negócio num dado momento do tempo. Por muito que matematicamente faça mais sentido, por muito que possa exponenciar o crescimento do património , é quase só uma questão de tempo até acontecer um negócio desastroso que destrói o trabalho feito no passado e leva uma grande parte do património ganho e do inicial. Este tópico descreve um dos erros clássicos.
quando falas de diversificar, falas de diferentes classes de ativos (forex, indices, commodoties, etfs) ou achas que diversificar uma carteira de accoes é suficiente?
- Registado: 10/11/2011 10:05
Este tópico deveria ser quase um inamovível. O que aconteceu ao metalizing e ao sniper é o que acontece quase inevitavelmente quando não há diversificação nas carteiras e se aloca uma parte demasiado grande do portfolio a um só negócio num dado momento do tempo. Por muito que matematicamente faça mais sentido, por muito que possa exponenciar o crescimento do património , é quase só uma questão de tempo até acontecer um negócio desastroso que destrói o trabalho feito no passado e leva uma grande parte do património ganho e do inicial. Este tópico descreve um dos erros clássicos.
Estou com curiosidade o que é feito de ti metallinsing? Não me recordo que tenhas divulgado o teu blog. Como é que anda esse jogo do rato???
- Registado: 10/6/2014 9:24
pvg80713 Escreveu:Limonov Escreveu:10 pontecos no dax são 250 euros? e eu a pensar que tinha de rever a alavancagem![]()
![]()
Abraço,
Limonov
250 euros no vermelho provávelmente dão 250 euros, sem alavancagem sem impostos....
Se o Dom Quixote se sente confortável com a alavacagem utilizada é porque lhe é fácil obter os 10 pontos (ou qualquer outro valor) de forma consistente. Na roleta o ganho consistente é para o casino

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Metallising_ Escreveu:Alquimista, sim, concordo. No entanto não é incompativel com a estratégia de investimento a longo prazo ter um pequeno fundo para investimentos mais arriscados.
Imagino Sniper, é de lamentar. Nada a fazer, segue-se em frente.
O forex rollover, mesmo ao fim de 5 anos era suportável tendo em conta o meu target.
Boa noite Metal,
consideras 25x despesas anuais em carteira para voltar à reforma antecipada?
Abraço
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Google [Bot], LMMV, niceboy, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, VALHALLA e 97 visitantes