Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 9/9/2015 8:35

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:Se não estou em erro o BCP a quando dos mínimos chegou a valer pouco mais de mil milhões em mercado.

Chegou a valer muito menos que isso...o mínimo ajustado do BCP é de 0,0273, a esta cotação o BCP vale agora qualquer coisa a rondar os 1,7 mil milhões de euros, se descontarmos a este valor os 1,25 MME do AC, dá qualquer coisa entre os 400 e 500 milhões de euros... não estou a considerar o AC derivado da troca de obrigações, mas dá para ver que o BCP chegou a valer muito menos que 1 MME. Aliás eu já tinha essa perceção, mas é fácil de confirmar os dados! :wink:

Artista, o market cap do BCP hoje é de cerca 2952MM.

Registado: 20/6/2011 21:37

por artista_ » 9/9/2015 2:17

JP1965 Escreveu:Aplico aqui a lei da fisica, tudo o sobe desce, bem como tudo o que desce sobe.

Não leves a mal mas isto és tu a convenceres-te a ti próprio de algo que basta estudarmos um pouco para percebermos que é descabido. Quantos gráficos da evolução das cotações queres para verificares que isso não corresponde minimamente à realidade?! Há outros que se agarram a outras coisas para não verem o que está a acontecer, enfim, tenho alguma pena mas quanto mais depressa olharem para as coisas como elas são mais depressa estarão preparados para sobreviver nos mercados de capitais, caso contrário, mais tarde ou mais cedo, serão completamente dizimados por um qualquer caso tipo BES, Banif, Sonae Indústria, Pararede, Lisgráfica, Martifer... ou mesmo BCP, parte 2, vai lá ver o gráfico para perceberes o que está a acontecer a quem investiu entre 2009 e 2011, quando o BCP já tinha caído cerca de 80% em relação aos máximos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 9/9/2015 2:09

Bar38 Escreveu:Se não estou em erro o BCP a quando dos mínimos chegou a valer pouco mais de mil milhões em mercado.

Chegou a valer muito menos que isso...o mínimo ajustado do BCP é de 0,0273, a esta cotação o BCP vale agora qualquer coisa a rondar os 1,7 mil milhões de euros, se descontarmos a este valor os 1,25 MME do AC, dá qualquer coisa entre os 400 e 500 milhões de euros... não estou a considerar o AC derivado da troca de obrigações, mas dá para ver que o BCP chegou a valer muito menos que 1 MME. Aliás eu já tinha essa perceção, mas é fácil de confirmar os dados! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 9/9/2015 2:02

jccgold Escreveu:
artista_ Escreveu:Houve um user que chegou a afirmar aqui que não fazia qualquer sentido a AT sem a AF. Foi o mesmo que sustentou aqui que o BCP estava barato, na casa dos 9 cêntimos. Continuou a defender o mesmo enquanto o BCP foi caindo... agora já não o vejo por aqui há algumas semanas. Esse é o problema da AF, há muita coisa que não se vê

Oi.
User q diz q AT nao existe sem AF sou eu. User que disse que o BCP estava barato com 9 centimos n fui eu. O caso NovoBanco nunca mais se resolve, enquanto isso acontece nao é só BCP, é BANIF e BPI

Em 30/08/2014, o BCP tinha fechado a 0,1035:
jccgold Escreveu:Quanto ao BCP nao vai ter recuperação "outstanding" nem quem compre agora vai ser entrada de mestre mas ainda tem algum caminho para subir. Já cotou a mais quando estava em pior situação

Em 11/11/214, o BCP cotava a 0,0787:
jccgold Escreveu:Mas isso é óbvio q as medidas do BCP vao ser aceites, e basta o 1º relatorio de contas a anunciar lucros e a cotacao vai dar um pulo. Em Maio 2015 a cotacao deve andar 50% acima do que está hoje

Até hoje o BCP cotou no máximo a 0,0988, sendo que o máximo em fecho foi de 0,0959, ou seja, cerca de 20% acima do valor do dia do teu anúncio...

Em 30/10/2014 escreveste:
jccgold Escreveu:Como dito no Domingo, perante a noticia do chumbo do BCP nos testes stress seria de esperar uma queda. Pouco importa se os testes foram com dados 2013 o mercado pensa sempre a curto prazo mesmo que irracionalmente. So aconteceu o q era previsivel. Pacientemente aguardei e entrei a 0.087 e agora é manter

Não sei se ainda as tens... o BCP demorou quase meio ano a voltar a esses valores, sendo que durante alguns meses fechou consistentemente abaixo disso, atingindo um mínimo de 0,0584. A este preço estavas a perder cerca de 35%!!! (se não usaste stop claro, dizes que não servem para nada!)

A 3/11/2014, ou seja uns dias depois da mensagem anterior:
jccgold Escreveu:Nuno Amado é quase a razao exclusiva por que investi no BCP. Demonstra competencia desde que entrou no cargo, nao admira que a tenha demonstrado agora

Quem não olhou minimamente para a AF e usou a AT, não precisou de passar pelo tormento de estar investido num título em queda, acumulando perdas significativas. No dia 16 de fevereiro o BCP deu finalmente, em muitos meses, sinal técnico de compra, muito abaixo do preço a que tu disseste que entraste. Obviamente que compreendo que com diferentes análises a sustentar a estratégia não podemos esperar que as coisas funcionem da mesma forma, até aceito que quem faz AF não pode estar preocupado com as quedas... desde que a AF esteja realmente bem feita, o que ainda nunca vi aqui! Mas o que não compreendo é como é que alguém pode dizer que a At só por si, sem AF, não serve para nada!? :-k :oh:

por Bernie Madoff » 8/9/2015 23:27

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui os gráficos de longo prazo, devidamente corrigidos de stock splits e aumentos de capital. Ainda falta para os mínimos...

Abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses.
Pelo que depreendo do teu gráfico, o BCP negoceia sem suporte. São os minímos históricos a referência?
BM
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Bar38 » 8/9/2015 23:10

Se não estou em erro o BCP a quando dos mínimos chegou a valer pouco mais de mil milhões em mercado.

Registado: 20/6/2011 21:37

por Ulisses Pereira » 8/9/2015 23:04

Deixo aqui os gráficos de longo prazo, devidamente corrigidos de stock splits e aumentos de capital. Ainda falta para os mínimos...

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.png
bcp2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por BearManBull » 8/9/2015 22:23

ativo Escreveu:40 mil milhões de euros? :shock: :shock: :shock:

Rectificado, afinal era só metade. :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Ativo » 8/9/2015 22:21

40 mil milhões de euros? :shock: :shock: :shock:

Registado: 24/1/2014 17:24

por BearManBull » 8/9/2015 22:18

rsacramento Escreveu:
lfhm83 Escreveu:
Respondendo também ao Bernie.

Acho que a cotação não está devidamente (proporcionalmente) ajustada ao número de acções.

Um gráfico com capitalização ao longo do tempo tirava as dúvidas...

mas olha lá: é exactamente ao contrário: o gráfico é automaticamente ajustado ao aumento de capital (pelo menos os meus)

Isso dava o BCP a valer 35x mais em 2007 do que vale agora! :shock:

Tenho ideia que a capitalização máxima foi de 20 mil milhões de euros :?:

Neste momento cota a pouco mais de 3 mil milhões.
http://www.pcinvestidor.com/Cota%C3%A7% ... BCP0AM0007
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (17.98 KiB) Visualizado 4902 vezes
Editado pela última vez por BearManBull em 8/9/2015 22:23, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por rsacramento » 8/9/2015 21:52

lfhm83 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Se não estou em erro tendo em conta o número de acções o BCP está em mínimos absolutos!

como é que fazes essas contas?

Acho que a cotação não está devidamente (proporcionalmente) ajustada ao número de acções.

mas olha lá: é exactamente ao contrário: o gráfico é automaticamente ajustado ao aumento de capital (pelo menos os meus)

Registado: 29/11/2007 12:50

por BearManBull » 8/9/2015 21:45

rsacramento Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Se não estou em erro tendo em conta o número de acções o BCP está em mínimos absolutos!

― Leon C. Megginson

por Bernie Madoff » 8/9/2015 20:46

lfhm83 Escreveu:Mínimo atrás de mínimo e um outperform do mercado constante.

Se não estou em erro tendo em conta o número de acções o BCP está em mínimos absolutos!

Viva,
Nem relativos nem absolutos:
A cotação já foi menor que a de hoje (como ilustra o gráfico) e na altura havia menos papel a circular.

lfhm83 Escreveu:Será que temos novo BES á vista?

Estas descidas têm paralelo no passado.
Relembro que o Novo Banco deveria ser vendido no primeiro semestre e ao dia de hoje nem apostaria numa venda neste ano.
Não sei explicar o tombo, nem sei onde é o fundo. Aguardo por um ou dois sinais para entrar longo.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por rsacramento » 8/9/2015 20:16

Registado: 29/11/2007 12:50

por BearManBull » 8/9/2015 19:44

Mínimo atrás de mínimo e um outperform do mercado constante.

Se não estou em erro tendo em conta o número de acções o BCP está em mínimos absolutos!

Será que temos novo BES á vista?
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (65.89 KiB) Visualizado 5231 vezes
― Leon C. Megginson

por jccgold » 8/9/2015 19:38

artista_ Escreveu:Houve um user que chegou a afirmar aqui que não fazia qualquer sentido a AT sem a AF. Foi o mesmo que sustentou aqui que o BCP estava barato, na casa dos 9 cêntimos. Continuou a defender o mesmo enquanto o BCP foi caindo... agora já não o vejo por aqui há algumas semanas. Esse é o problema da AF, há muita coisa que não se vê

Oi.
User q diz q AT nao existe sem AF sou eu. User que disse que o BCP estava barato com 9 centimos n fui eu. O caso NovoBanco nunca mais se resolve, enquanto isso acontece nao é só BCP, é BANIF e BPI

Registado: 11/11/2011 3:58

por JP1965 » 8/9/2015 19:12

Não sou a pessoa mais entendida nem At nem AF, nem tão pouco consigo explicar o que se tem passado com esta cotada. Estou bem dentro, mas como alguns dizem algum dia vou acertar.
Aplico aqui a lei da fisica, tudo o sobe desce, bem como tudo o que desce sobe. não estou a ver nos proximos tempos o banco a ir a falencia, ( se não foi noutros tempos atraz tambem não é agora) só tenho é que aguardar com calma é paciencia.
A cotada já andou bem mais baixo do valor actual, basta andar para traz no tempo e vereficar o grafico e veram que a historia já se repetiu anteriormente.

Registado: 9/6/2015 11:03

por machadosoares31 » 8/9/2015 19:08

O ponto critico será a avaliação pelo BCE do nível de capital que terá de ter até 2016.
Sabe-se que será de 9 até 12 . Vai depender dessa avaliação e do decorrer do ano 2016 o pagamento dos cocos.
O mercado já está a descontar tudo o que de negativo possa surgir .

Registado: 7/9/2015 16:18

por PC05 » 8/9/2015 18:57

Mas os Cocos (750M€) são para pagar até 31/12/2017 ... não faz sentido nenhum fazer um AC no curto prazo dado o risco que acarreta.

Registado: 5/12/2005 21:28

por LEOBEL » 8/9/2015 18:54

[quote="manchini"]

A implementar:
Reembolso dos CoCos remanescentes (€750 M) até 2016*

Daqui podemos concluir que os CoCos serão pagos nos próximos 3 meses e:
Ou a Administração está absolutamente convencida que o BCP gerará mais de 750ME de lucros em 2015,
ou haverá um AC no valor remanescente ao lucros de 2015, e nesse caso o mercado desconfiado está a penalizar fortemente o BCP....

Todavia à que ressalvar a total incapacidade da Administração em congregar um conjunto de accionistas de referência que detenham a maioria do capital e de os unir em torno de um projecto que aposte forte no crescimento e na dinamização deste grupo.

Os pequenos acionistas não foram nunca preocupação da gestão de Nuno Amado embora a eles deva o sucesso do colossal aumento de capital ocorrido em 2014, a sua imediata e extemporânea resposta à proposta de fusão com o BPI releva como sucumbiu aos interesses dos acionistas Sonangol/Interoceaneo embora detendo estes apenas 20% do capital, os demais 80% dizem-lhe pouco.

Registado: 11/8/2014 17:35

por Ativo » 8/9/2015 18:33

O mais que provável futuro aumento de capital do BCP terá, parece, uma dificuldade: a Sonangol maior acionista do BCP já deu conhecimento de que não está disposta a meter mais dinheiro no BCP.
Ora, esta dificuldade pode fazer com que o preço de subscrição de cada ação nesse aumento de capital seja muito baixo ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por artista_ » 8/9/2015 18:32

investpouco Escreveu:
Joca601 Escreveu:
investpouco Escreveu:Piraeus Bank (o maior Banco da Grecia penso eu), a subir 20%, a Grecia só pode estar a melhorar.....

são sinais positivos mas que em pouco influencia o BCP... num dia que existem essas valorizações o BCP não sai do ligeiramente verde.

Sim, o mercado é muito volatil, e nao sei onde irá parar, mas penso na minha opinião que está a remar contra a maré, corrigiu demasiado, e os curtos que entraram ainda andam no entanto a tentar reforçar, normalmente um mercado nao inverte ao contrario de repente, penso que existe uma altura em que os curtos andam numa zona contra os longos a travar uma batalha até ganhar alguma tendencia.

Não leves a mal investpouco, mas a "remar contra a maré" estás tu desde que o BCP cotava ao dobro do preço a que fechou hoje. Espero que o BCP suba o quanto antes, mas por agora, o que temos tido são sucessivos sinais de fraqueza, e os riscos de estar investido nestas circunstâncias são enormes.... desde há muito tempo que tenho alertado para os perigos de nos agarrarmos a uma ação como se fosse uma coisa nossa, de que não nos podemos ver livres! Depois do que se passou com o BES pensei que todos fariam uma reflexão e teriam mais cuidado ao investir na bolsa. Não poderia estar mais enganado, basta acompanhar este tópico (e não é o único) para perceber que não mudou nada, a facilidade com que as pessoas se expõem ao risco é, de certa forma, assustadora.

Houve um user que chegou a afirmar aqui que não fazia qualquer sentido a AT sem a AF. Foi o mesmo que sustentou aqui que o BCP estava barato, na casa dos 9 cêntimos. Continuou a defender o mesmo enquanto o BCP foi caindo... agora já não o vejo por aqui há algumas semanas. Esse é o problema da AF, há muita coisa que não se vê, ou vê-se demasiado tarde, quando o título ja caiu imenso. De qualquer forma eu não recuso a AF, apenas não me sinto seguro a usá-la, agora dizer que a AT não serve para nada... basta ver o que têm defendido aqueles que olham para os gráficos e vêm, desde há muito tempo, as fragilidades do BCP... fica o desabafo! :D

por Artista Romeno » 8/9/2015 17:49

majomo Escreveu:
investpouco Escreveu:
RR23 Escreveu:Continuo com uma forte convicção, de que isto não é apenas o caminho natural da cotada, tem de haver algo mais e mais dia menos dia será publica... infelizmente estou dentro, bem dentro... e seja lá o que for que aí venha uma coisa garanto, não invisto nem mais 1 cêntimo nesta instituição enquanto os sinais não forem de uma boa e convicta inversão!

não és só tu que estás bem dentro.
realmente tambem não percebo isto, mas acho que se trata de especulação, mas temos de esperar para ver o que se passa, penso ser um conjunto de varias situacoes todas fundidas....eleicoes, novo banco, crise china, enfim, com dados economicos a dar bons sinais, não se compreende o caminho....

É só o BCP que tem descido?

Para mim, para além de outros fatores, quem tem razão é o mercado... por muito que nos custe a entender.

o mercado nem sempre tem razão* no bcp dos 5 cêntimos para baixo começo a achar excessivo pois isso seria menos que o tangible book do banco sem cocos e descontando já perdas de 400-500m com o novo banco espreitando-se abaixo desse valor uma oportunidade de compra, se o mercado tivesse sempre razão não havia value investors a fazer muito dinheiro, acho mesmo este momento o mais racional na cotação do bcp nos últimos 3 anos :idea:
quanto aos bancos espanhois é o seguinte é o capital em Basileia 3 o bcp ainda deve 750m de euros que não repagará sem AC

nem sempre se tem que negociar com o mercado só se deve fazelo quando o mesmo apresenta valor para o comprador :idea:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por cavaleri » 8/9/2015 17:47

Bar38 Escreveu:
_Noah Escreveu:generalideiafix

E o Banif, quando é que vai à falência...

Final de outubro?
Natal?

_Noah

Bem...se vai a falência ou não, não sei....agora se calhar já ia dando jeito mais um ZERO 0.0000000....... :mrgreen:

Informo que todos os bancos em Portugal foram a falencia há 3 anos atrás caso nao saiba, e foram resgatados=salvos, menos o BES que ao não pedir ajuda acabou por findar!

Registado: 31/12/2014 0:41

por majomo » 8/9/2015 17:26

investpouco Escreveu:
RR23 Escreveu:Continuo com uma forte convicção, de que isto não é apenas o caminho natural da cotada, tem de haver algo mais e mais dia menos dia será publica... infelizmente estou dentro, bem dentro... e seja lá o que for que aí venha uma coisa garanto, não invisto nem mais 1 cêntimo nesta instituição enquanto os sinais não forem de uma boa e convicta inversão!

não és só tu que estás bem dentro.
realmente tambem não percebo isto, mas acho que se trata de especulação, mas temos de esperar para ver o que se passa, penso ser um conjunto de varias situacoes todas fundidas....eleicoes, novo banco, crise china, enfim, com dados economicos a dar bons sinais, não se compreende o caminho....

É só o BCP que tem descido?

Para mim, para além de outros fatores, quem tem razão é o mercado... por muito que nos custe a entender.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 123 visitantes