Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 7/9/2015 22:19

Estes 3 fundos venderam +1.500M ações do bcp em mercado (posições curtas - hoje essa posição é um pouco superior, 2.66%):
Hoje o bcp cota a 0.054 e incorpora estas vendas, mas será que cotaria ao mesmo nível se estas não tivessem ocorrido?
Anexos
bcpshort.png
bcpshort.png (191.35 KiB) Visualizado 4305 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por artista_ » 7/9/2015 22:10

generalideiafix Escreveu:Previsão de falência do bcp : Princípios de Fevereiro de 2016

Não leves a mal mas esse estudo que fizeste é completamente descabido... podias considerar outros canais anteriormente e chegar à conclusão que o BCP já devia ter falido.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 7/9/2015 21:32

NomDePlume Escreveu:ão digo que não tecemos demasiadas teorias da conspiração à volta dos "shorts" (a gente dos lança-chamas), mas também duvido que não estejam a desempenhar um papel muito forte no que está a acontecer agora ao BCP, e parece-me igualmente excessivo negá-lo.

Isto vem para dizer: sim, o que o PC05 disse sobre a volatilidade é discutível; eu pessoalmente diria "fragilidade" no lugar de volatilidade. Mas ignorando a semântica, a tese dele é tão controversa assim?

A tese em causa é desdita pelas evidências empíricas de forma sistemática. A meu ver, não há controvérsia nenhuma. O que há é um conjunto de pessoas sistematicamente a alegar algo que é desdito na prática uma e outra vez.

Porquê? Só posso especular mas na minha opinião existem dois grandes grupos dominantes de investidores quanto à forma como abordam o mercado: os que tentam perceber/identificar comportamentos e ajustam os seus, de forma mais ou menos eficiente (com os mais diversos graus de sucessso); os que gostariam que a sua vontade imperasse, para os quais, quando o mercado não faz o que pretendem, há que encontrar agentes "culpados", responsáveis por o mercado não fazer "o que devia". Em ciclos de quedas, os shorts são para este grupo, um bode expiatório aparentemente "perfeitos", afinal eles estão longos ou pretendem estar, portanto a culpa terá de ser - intuitivamente, para eles - de quem não está ou não quer estar.

Com o devido respeito, não vejo o interesse de responder à primeira parte do post, porque - tendo sido apresentado como um suposto "parelelismo" imagino - não o é, iria escrever dois parágrafos a desmontar porque é que é descabido e desajustado e não prova/sugere nada do que pretendes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dom_Quixote » 7/9/2015 21:29

generalideiafix Escreveu:Previsão de falência do bcp : Princípios de Fevereiro de 2016

Euromilhões, não? :roll:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por MarcoAntonio » 7/9/2015 21:13

PC05 Escreveu:Não é a mim que tens que convercer que o short selling diminui a volatilidade dos mercados. Tens dezenas de reguladores no mundo inteiro a adoptar medidas de suspensão de short selling com o objetivo de baixar a volatilidade (inclusive no nosso país).

Eu não tenho que convencer os reguladores (não tenho nem essa função nem esse ónus). São precisamente as medidas instauradas pelos reguladores que servem de base para mostrar que as medidas não funcionam. Que reguladores por esse mundo fora adoptam essas medidas já eu sei e é o resultado da aplicação dessas medidas que sistematicamente não funciona, como mostram dezenas de estudos realizados de forma independente por esse mundo fora também.

PC05 Escreveu:O resultado nem sempre é o pretendido, (...)

As medidas deste tipo falham de forma sistemática. Os próprios reguladores provavelmente já sabem que não funcionam, sendo que na minha opinião, as medidas são mera cosmética, para dizer que fazem qualquer coisa e não serem acusados de passividade.

Afinal eles também já sabem que se o mercado quer estar Bear ou quer "Crashar" não há muito que eles possam fazer, por mais que puxem pelos neurónios...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por generalideiafix » 7/9/2015 21:02

Boas noites,

A minha especialidade com a bolsa são algoritmos automáticos onde o computador faz tudo.
A análise de gráficos não é o meu forte mas aqui vai mais um rascunho.

Previsão de falência do bcp : Princípios de Fevereiro de 2016

Relembro que pus um gráfico parecido há cerca de um ano atrás mas foi apagado não sei porquê.

A minha análise fundamenta-se pelo canal descendente estar cada vez mais inclinado e o VIX estar
a subir fortemente.

Também algo que postei no ano passado é que 2015 vai rebentar a crise, como se vê no VIX e outros
indicadores e por haver crises económicas em 1987, 1994(Ásia), 2001, 2008 e agora em 2015
Note-se que têm um padrão de sete em sete anos e normalmente rebenta em outubro.

Espero que a administração não me apague este post.

Cumprimentos,

General Ideafix
Anexos
bcp.jpg

Registado: 28/7/2015 15:06

por NomDePlume » 7/9/2015 19:50

MarcoAntonio Escreveu:
PC05 Escreveu:MarcoAntonio, já pesquisei sobre o tema e sei que há opiniões para todos os gostos. Tenho a minha opinião formada ....

Podes por favor fornecer alguns dados concretos que substanciem o que sugeriste, uma vez que vai contra a esmagadora maioria da evidência e da análise empírica disponível?

Com o devido respeito, dizer que há opiniões para todos os gostos é um pouco vago demais. Claro que há opiniões para todos os gostos, o que interessa saber/perceber é quais são as opiniões relevantes (fundamento, evidência, etc).

http://efinance.org.cn/cn/aboutme/cmx3.pdf

"To sum up, a lot of empirical studies
have found that removal of short sales
constraints will reduce the volatility and
increase the liquidity of the market, and
short selling is important to the price discovery
function of stock market and the
development of financial derivatives.
Therefore, although everything has two
sides, short selling may have some unfavorable
impact on the development of
market, as long as we can increase the
information transparency and regulation
effectiveness, lifting short selling restriction
will have more advantages than disadvantages."

Para além dos dois que já coloquei:

Short-Selling Bans Around the World: Evidence from the 2007-09 Crisis
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=1502184

The Impact of Short -Sale Restrictions on Volatility, Liquidity, and Market Efficiency: The Evidence from the Short-Sale Ban in the U.S.
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=1571601

The Impact of Short Sales Restrictions
http://www.afme.eu/WorkArea/DownloadAsset.aspx?id=195

Regulatory Medicine Against Financial Market Instability: What Helps And What Hurts?
http://arxiv.org/abs/1011.6284

Esses estudos nunca me convenceram de que os medos quanto ao short selling são exagerados.

Se me deres uma cidade e uma bolsa de investigação conseguirei demonstrar que incêndios constantes são bons para a economia. (Uma cidade com incêndios constantes tem mercado imobiliário mais "líquido": como a tua casa pode já cá não estar amanhã, vais querer comprar várias e sobe exponencialmente a procura no mercado imobiliário. Será também menos volátil: numa cidade sem incêndios, uma faísca afuguentará toda a gente na vizinhança; enquanto que se incêndios são uma paisagem habitual, pessoas vão relaxar nas varandas, a contemplar as torres de chamas enquanto saboreiam uma sangria. Eficiente, pois claro: ninguém se dispõe a arrebentar todas as poupanças numa casa que pode não durar uma semana, vão exigir preços justos.)

Tendo isto em conta, estarias disposto a defender pessoas que SÃO RECOMPENSADAS por dinamizar a economia da tua cidade com um lança-chamas? Se quanto mais fogos começarem mais recebem, não se justifica o medo de que venham a fazer o trabalho um bocadinho bem demais? Se na sequência de um ataque vês uma boa cidade deserta, não será sensato supor que aqueles homens com lança-chamas tiveram algo a ver com o assunto?

Não digo que não tecemos demasiadas teorias da conspiração à volta dos "shorts" (a gente dos lança-chamas), mas também duvido que não estejam a desempenhar um papel muito forte no que está a acontecer agora ao BCP, e parece-me igualmente excessivo negá-lo.

Isto vem para dizer: sim, o que o PC05 disse sobre a volatilidade é discutível; eu pessoalmente diria "fragilidade" no lugar de volatilidade. Mas ignorando a semântica, a tese dele é tão controversa assim?

Registado: 24/8/2015 10:26

por PC05 » 7/9/2015 19:27

MarcoAntonio Escreveu:
PC05 Escreveu:MarcoAntonio, já pesquisei sobre o tema e sei que há opiniões para todos os gostos. Tenho a minha opinião formada ....

Podes por favor fornecer alguns dados concretos que substanciem o que sugeriste, uma vez que vai contra a esmagadora maioria da evidência e da análise empírica disponível?

Com o devido respeito, dizer que há opiniões para todos os gostos é um pouco vago demais. Claro que há opiniões para todos os gostos, o que interessa saber/perceber é quais são as opiniões relevantes (fundamento, evidência, etc).

The Impact of Short -Sale Restrictions on Volatility, Liquidity, and Market Efficiency: The Evidence from the Short-Sale Ban in the U.S.

Regulatory Medicine Against Financial Market Instability: What Helps And What Hurts?

Não é a mim que tens que convercer que o short selling diminui a volatilidade dos mercados. Tens dezenas de reguladores no mundo inteiro a adoptar medidas de suspensão de short selling com o objetivo de baixar a volatilidade (inclusive no nosso país). O resultado nem sempre é o pretendido, talvez porque
qualquer modelo estatístico que considerasse apenas o nível de posições curtas no mercado como variável preditora da volatilidade (target), seria sempre um modelo pouco robusto (haverá outros efeitos, provavelmente com maior peso a considerar).

por Artista Romeno » 7/9/2015 19:10

Gato Fedorento Escreveu:Meus Caros,

Enquanto não for anunciada consolidação neste sector vai haver sangue.

Podes esperar sentado :lol:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Gato Fedorento » 7/9/2015 19:01

Meus Caros,

Enquanto não for anunciada consolidação neste sector vai haver sangue.

Registado: 7/9/2015 19:00

por fff » 7/9/2015 18:38

http://economico.sapo.pt/noticias/autor ... um=twitter

Analise interessante de 2 analistas sobre setor bancario portugues e possiveis questões pendentes, e se o estado poderá ou não perder dinheiro no NB ou no BANIF.
E tambem sobre o facto dos accionistas não estarem disponiveis para meter mais dinheiro em aumentos de capital e não estarem receptivos ao sector.

Registado: 29/11/2007 3:19

por machadosoares31 » 7/9/2015 18:36

Boa tarde ,

Quem pode responder :
Segundo o BCE o limite para capital Phased In ( CET 1) será de 12%.O BCP a 30-06-2015 tem de capital 13,1% . Poderemos estar com excesso de capital neste item e a diferença ser para abater coco´s ?

Registado: 7/9/2015 16:18

por Dom_Quixote » 7/9/2015 17:49

fff Escreveu:penso que só após estar estabelecida uma solução politica estável ( Espero eu .....), o mercado deve reagir com compras fortes.

Pois... podemos ficar meses em instabilidade política, ou seja, mesmo após eleições não será fácil o PSIzinho dar um ar da sua graça... :-k :wink:

por fff » 7/9/2015 17:41

Dom_Quixote Escreveu:
fff Escreveu: até ás eleições espero tendencia negativa ou neutra na melhor das hipoteses no PSI.

E depois das eleições? :roll:

(Não estou a ver nenhum com maioria)

Eu tenho a mesma visão da falta de maioria, e não vejo ninguem a afirmar com certeza absoluta como é que isso se vai resolver, para mim é a grande incognita no mercado portugues para os proximos tempos, e o mercado no geral deve ter o mesmo sentimento, e dai vejo o mercado muito cauteloso até lá.

Dai estar de fora até 15 Outubro ( Tambem devido aos mercados internacionais ), o mercado é que me vai dizer quando entrar em força após esta data, mas penso que só após estar estabelecida uma solução politica estável ( Espero eu .....), o mercado deve reagir com compras fortes.
Editado pela última vez por fff em 7/9/2015 17:49, num total de 1 vez.

por Dom_Quixote » 7/9/2015 17:35

fff Escreveu: até ás eleições espero tendencia negativa ou neutra na melhor das hipoteses no PSI.

E depois das eleições? :roll:

(Não estou a ver nenhum com maioria)

por fff » 7/9/2015 17:30

Já na outra semana tivemos um dia com um comportamento que me pareceu semelhante ao de hoje no BCP.

Num dia em que tudo subia lá fora , BCP apresentava fraqueza e fechou negativo e até havia malta a re-entrar a 0,058 a apostar no rebound.

No dia seguinte lá fora acentuaram-se as quedas e a queda seguinte do BCP não foi nada simpatica para quem estava longo.

Hoje o unico ponto positivo é que não fechou em minimos, mas para já a tendencia parece-me estabelecida, e tambem já referi anteriormente, que até ás eleições espero tendencia negativa ou neutra na melhor das hipoteses no PSI.

por MarcoAntonio » 7/9/2015 17:17

Imagem

Administrador Fórum

por PC05 » 7/9/2015 17:08

MarcoAntonio Escreveu:
PC05 Escreveu:MarcoAntonio, quando existe uma tendência dominante, vamos supor de queda, os curtos ao venderem as ações (emprestadas, q o fazem....) claramente ajudam a acentuar o movimento de queda, fazem disparar stops.... e aumentam assim a volatilidade.

Por um lado, há aqui uma confusão de conceitos, o que acabaste de tentar descrever é momentum e não volatilidade. Por outro lado, aconselho-te a ler o que eu escrevi acima, basicamente o teu equívoco é o de olhar só para o lado de uma moeda que tem duas faces. Na verdade, quando existe uma tendência dominante o mais provável e expectável é existir um open interest short instalado à procura de oportunidades para fechar (por exemplo quando acham que já desceu demais ou quando entendem que está a ameaçar ou a começar a inverter/corrigir).

Seja como for, a experiência mostra que a limitação / proibição do short-selling leva ao aumento da volatilidade e não à redução dela. O que é perfeitamente entendível pelas razões que já apontei. Se efectuares uma pesquisa ao tema rapidamente encontras informação relativa com base em diversos estudos independentes sobre o fenómeno. Deixo-te um exemplo:

http://apps.olin.wustl.edu/workingpaper ... 12-004.pdf

MarcoAntonio, já pesquisei sobre o tema e sei que há opiniões para todos os gostos. Tenho a minha opinião formada ....

por artista_ » 7/9/2015 16:57

manchini Escreveu:
artista_ Escreveu:
manchini Escreveu:
Tens realmente razão, a cotação é de desconfiar...
Os mercados estão sempre errados, senão o preço não alterava no dia seguinte.

Manchini

Já eu prefiro pensar que eles estão sempre certos... não gosto de ser apanhado desprevenido! O preço altera todos os dias assim como a realidade do universo que também muda todos os dias! Há muita coisa que muda todos os dias... quase todas podem alterar o valor de um determinado ativo!

Boas Artista,

Olha que já ouvi uma pessoa, a presidente ou ceo ou que seja da Carregosa, os mercados andam e ficam muito tempo errados.

Manchini

Manchini, a mim não me importa se ele é presidente do que quer que seja, eu tenho as minhas opiniões sobre os mercados bem formadas, algumas posso-as discutir e até mudar, mas não o farei por alguém ser isto ou aquilo, mas antes pelos argumentos que me apresentarem, às vezes até mudo porque alguém que não percebe nada disto mas que me faz refletir sobre algo com uma perspetiva diferente... mas aqui nem é isso que está em causa, aqui é mais uma questão filosófica. Dizer que "os mercados estão sempre errados" ou que "estão sempre certos" é algo sempre discutível e depende do sentido que se está a dar à coisa. As duas são verdadeiras, dependendo do contexto em que as estamos a proferir... eu prefiro pensar que estão sempre certos porque acho que eles refletem em cada momento tudo o influencia a cotação do ativo, mas percebo (e concordo) o sentido que lhe dá quem diz que estão sempre errados...

O facto de
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MarcoAntonio » 7/9/2015 16:50

PC05 Escreveu:MarcoAntonio, quando existe uma tendência dominante, vamos supor de queda, os curtos ao venderem as ações (emprestadas, q o fazem....) claramente ajudam a acentuar o movimento de queda, fazem disparar stops.... e aumentam assim a volatilidade.

Por um lado, há aqui uma confusão de conceitos, o que acabaste de tentar descrever é momentum e não volatilidade. Por outro lado, aconselho-te a ler o que eu escrevi acima, basicamente o teu equívoco é o de olhar só para o lado de uma moeda que tem duas faces. Na verdade, quando existe uma tendência dominante o mais provável e expectável é existir um open interest short instalado à procura de oportunidades para fechar (por exemplo quando acham que já desceu demais ou quando entendem que está a ameaçar ou a começar a inverter/corrigir).

Seja como for, a experiência mostra que a limitação / proibição do short-selling leva ao aumento da volatilidade e não à redução dela. O que é perfeitamente entendível pelas razões que já apontei. Se efectuares uma pesquisa ao tema rapidamente encontras informação relativa com base em diversos estudos independentes sobre o fenómeno. Deixo-te um exemplo:

http://apps.olin.wustl.edu/workingpaper ... 12-004.pdf
Imagem

Administrador Fórum

por PC05 » 7/9/2015 16:47

fff Escreveu:
Isso dava um grande debate , mas simplificadamente :

Os curtos normalmente podem acelerar o movimento de queda , mas ele acabaria por ocorrer, eles só vão entrar onde identificaram fraqueza, e onde acham que existe um activo valorizado acima do que eles consideram ser o valor fundamental, ou onde existem riscos negativos ainda não incorporados.
Quando mais tarde em determinados titulos for visivel a fraqueza, o mercado começa a vender em força, e nessa altura os curtos compram muito, sustentando o titulo, gostava de ver sem os curtos quem comprava quando o mercado está a vender constantemente com grandes quedas e pessimo sentimento.

Não vi responsaveis chineses queixarem-se quando mercado subia 100% em pouco tempo ( o que tinha logica !!), nem segundo li empresas que fabricavam guarda chuvas , valorizavam em pouco tempo 3000%.

Dai eu dizer que o risco dos curtos é muito maior , os responsaveis gostam de ver tudo subir exponencialmente, mesmo que economicamente seja exagerado, mas quando cai , porque se calhar a valorização não corresponde aos fundamentais , há que procurar bodes expiatorios em todo o lado.

Os curtos vendem o que não é deles, pedem emprestado e por vezes nem isso. É especulação pura.....

por PC05 » 7/9/2015 16:43

MarcoAntonio Escreveu:
PC05 Escreveu:Os curtos não são os maus da fita mas aumentam a volatilidade.
Por ex., será o banco central da china (entre outros) estúpido quando tenta acalmar os mercados com limitações/cortes no short selling?

As posições curtas reduzem a volatilidade, não a aumentam (o que é fácil de entender pelo facto do mecanismo permitir maior liquidez e potencialmente um mercado mais eficiente). Os estudos empíricos em diversos mercados apontam para o efeito de aumento de volatilidade assim que são introduzidas limitações ou proibição das posições curtas.

Os Bancos Centrais e entidades reguladoras repetem estas medidas periodicamente em diversos e diferentes mercados mas a análise às tentativas anteriores mosta que não só não funcionam como tende a ter o efeito oposto do pretendido.

MarcoAntonio, quando existe uma tendência dominante, vamos supor de queda, os curtos ao venderem as ações (emprestadas, q o fazem....) claramente ajudam a acentuar o movimento de queda, fazem disparar stops.... e aumentam assim a volatilidade.

por manchini » 7/9/2015 16:41

artista_ Escreveu:
manchini Escreveu:

Manchini

Já eu prefiro pensar que eles estão sempre certos... não gosto de ser apanhado desprevenido! O preço altera todos os dias assim como a realidade do universo que também muda todos os dias! Há muita coisa que muda todos os dias... quase todas podem alterar o valor de um determinado ativo!

Boas Artista,

Olha que já ouvi uma pessoa, a presidente ou ceo ou que seja da Carregosa, os mercados andam e ficam muito tempo errados.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por artista_ » 7/9/2015 16:33

manchini Escreveu:

Manchini

por fff » 7/9/2015 16:33

PC05 Escreveu:
fff Escreveu:
cavaleri Escreveu:Altura para cada um guardar o que tem e estender temporalmente o objetivo de retornos, se o pessoal parar de vender o short selling perde a força.

Os curtos são sempre os maus da fita.

Eu até nem sou apologista de posições curtas, e acho que normalmente o risco de quem está curto é maior que o dos longos.

Quando os titulos são apelativos não vejo nenhuns curtos a arriscar.

Se o titulo é fundamentalmente tão bom como apregoam, e devia cotar a um valor muito superior, não deviam faltar institucionais a comprar ás pazadas.

E continuo a dizer , grande parte do mercado e institucionais gosta de dividendos, agora digam-me lá com certeza absoluta, quando é que os titulos deste setor vão distribuir bons dividendos , para atrair grandes institucionais que querem os rendimentos a cair todos os anos, e o crescimento vem de onde , do credito a crescer exponencialmente em portugal ?

Os curtos não são os maus da fita mas aumentam a volatilidade.
Por ex., será o banco central da china (entre outros) estúpido quando tenta acalmar os mercados com limitações/cortes no short selling?

Isso dava um grande debate , mas simplificadamente :

Os curtos normalmente podem acelerar o movimento de queda , mas ele acabaria por ocorrer, eles só vão entrar onde identificaram fraqueza, e onde acham que existe um activo valorizado acima do que eles consideram ser o valor fundamental, ou onde existem riscos negativos ainda não incorporados.
Quando mais tarde em determinados titulos for visivel a fraqueza, o mercado começa a vender em força, e nessa altura os curtos compram muito, sustentando o titulo, gostava de ver sem os curtos quem comprava quando o mercado está a vender constantemente com grandes quedas e pessimo sentimento.

Não vi responsaveis chineses queixarem-se quando mercado subia 100% em pouco tempo ( o que tinha logica !!), nem segundo li empresas que fabricavam guarda chuvas , valorizavam em pouco tempo 3000%.

Dai eu dizer que o risco dos curtos é muito maior , os responsaveis gostam de ver tudo subir exponencialmente, mesmo que economicamente seja exagerado, mas quando cai , porque se calhar a valorização não corresponde aos fundamentais , há que procurar bodes expiatorios em todo o lado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], novato, VALHALLA e 166 visitantes