Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Cenários para semana 8-12 MAR

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 8/3/2004 14:23

Concordo plenamente com as vossas opiniões. Jas estes cenários apresentados estão muito bem estruturados!! Parabéns!! :clap:
Bem, gostar ...gostar... é do cenário 3 :) :) :wink:
tiopatinhas

por Ertai » 8/3/2004 13:13

PTC eu estaria Bull...

Não porque até agora têm-se estado a portar bem... mas porque o PSI20 está a dar um bom salto..

E ainda melhor porque o NASDAQ nos meus indicadores está a dar para muito muito breve (talvez hoje) um sinal de compra bem forte.

Se os mercados dos states resumirem o Bull hoje ou mesmo mais tarde esta semana então o PSI20 não tem mais alternativa do que seguir atrás..

Talvez esteja muito optimista mas os indicadores técnicos parecem não querer mentir..

Abraços

Registado: 11/5/2003 12:11

PTC- update

por JAS » 8/3/2004 12:03

Com abertura a 9,30 e um mínimo de 9,26 parece já muito improvavel o Cenário 1.

Restam os Cenários 2 e 3...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re

por JAS » 8/3/2004 2:21

Muitos Visitantes "anónimos" por aqui...
Mas tudo bem.

Quanto ao assunto da "ilhota" está no Caldeirão um post onde foi comparado o comportamento com as congéneres e onde se via que a PTC estava a ter um comportamento melhor do que as restantes.
Não tenho esse gráfico actualizado.

Actualizei entretanto o gráfico comparativo com as outras 2 blue chips do nosso PSI e a diferença é significativa.
Mas o BCP aproxima-se perigosamente...
A EDP, apesar das recente subida, continua a ser a ovelha ranhosa.
(A origem é a véspera do Anúncio da C.A.P.)

JAS
Anexos
PTC & Cia.jpg
PTC & Cia.jpg (77.15 KiB) Visualizado 1688 vezes

por Visitante » 8/3/2004 0:29

Essa da PT não ser uma ilha não tem razão de ser; apenas pode afirmar isso se não conhecer a nossa PT...os movimentos contra a trend dominante nas suas congéneres são bastantes e quem negoceia PT sabe que ela tem simplesmente uma "vida própria". O tal CAP, como o JAS lhe chama, não foi secundário mas sim simplesmente um dos fundamentais nesta subida.

Bons n€gócios,
Visitante

por Visitante » 7/3/2004 22:45

Meu caro JAS, esta-se a esquecer de uma coisa importante, a PT não é uma ilha. Ela vai (re)agir em linha com o sector e em linha com os mercados (USA), como sempre fez. Tudo o que focou tem lógica mas é secundário.
Para mim os mercados estão há espera de algo que lhes dê força para continuar a escalada. Esse algo pode ser... e pode vir...
Estou de fora.
Bom negócio!
Visitante

suspenSao

por bboniek33 » 7/3/2004 19:57

O grafico estah bom demais e merece a correccao.

Atrevo-me a dizer:
Aqui JAS
um Bom trabalho ! :)

Registado: 22/4/2003 23:12

Pt

por jarc » 7/3/2004 18:45

O visitante saiu anónimo. Acontece...

Registado: 23/7/2003 16:05

Pt

por Visitante » 7/3/2004 18:42

Esta animação nos gráficos é obra! Esperemos que o título anime também. O Vivo no Brasil é um sucesso superior ao que imaginava. Só para se ter uma ideia, é quase tão popular como a Coca Cola. Numa sondagem realizada recentemente, mais de metade dos brasileiros identificam a marca à primeira. Mais de 50%! E eles são muitos milhões!É obra!
Visitante

PTC - Cenários para semana 8-12 MAR

por JAS » 7/3/2004 1:24

Se detenho uma posição na PTC que é superior a 50% da Carteira e se, ainda por cima, ela está fortemente alavancada através de warrants-call, o mínimo que se exige é que tente "advinhar" o que pode acontecer na próxima semana.

Comecemos por dar uma olhadela ao gráfico da PTC-Bull que está no final.
Nele podemos ver cronológicamente alguns acontecimentos e suas consequências de acordo com a minha interpretação:

1ª Fase
- Anúncio da C.A.P. (compra de acções próprias)
- Anteriormente registou-se uma subida que atribuo a insider's sabedores de que haveria o Anúncio.
- Seguiram-se 30 sessões em que a PT comprou ao ritmo de 192k/sessão o que equivale a cerca de 4% do volume médio dessas sessões.
- Nessa período é bem visível uma LTA (azul) ou mesmo um canal bem definido.
- Esta fase termina em 19 de Dezembro com o comunicado da PT que nos forneceu o volume das compras até então.

2ªFase
- Calculava-se que a PT teria que aumentar o ritmo de compras. Para atingir os 10% no final de 2004 seria necessário que o ritmo fosse de 400k/sessão em todas as sessões até 31DEZ.
- O comunicado da PT de 05 FEV confirmou que a PT fez aquisições em 36 sessões ao ritmo de 379k/sessão o que correspondeu a cerca de 10% do volume médio dessas sessões.
- Este acréscimo de compras/sessão e sobretudo a maior % no volume das sessões parecer ter alterado a inclinação da LTA. Parece-me provavel que vá surgir o 3º ponto a confirmar que temos uma nova LTA(roxo).

3ªFase (o Ruído...)
- No dia 18 Fev o mercado foi surpreendido pelo Anúncio da suspensão da CAP. Ainda por cima foi dito que seria por 10 dias antes da sáida dos resultados e que se prolongaria por 10 dias após.
- Veio-se a confirmar que isso apenas ocorreria ANTES o que é lógico pois poderia ser encarado como "insider trading" dado conhecerem os resultados.
- É também um período em que se especula sobre os próprios Resultados e em que finalmente eles saiem bastante em linha com o esperado.

4ª Fase (E agora?)
- E agora, quanto a mim, mais dia menos dia tudo voltará à normalidade...
- Julgo que a PT reiniciará a CAP na 2ª feira.
- Pode acelerar o ritmo de compras pois nos 11 dias de paragem até acumulou um deficit de 4,4M.
- Se saímos da "normalidade" a 9,26 e se regressamos a ela a 9,24... Então o melhor é anular estes dias de "ruído" (Sem C.A.P.) e continuar o movimento que estava a desenvolver...

CENÁRIO 1
Tudo o que eu disse está errado e houve um "hanging man" que, confirmando-se 2ª feira, aponta para queda.
Para mim este cenário fica definido logo com a abertura e com a primeira meia hora de negociação.
Acredito nele com uma abertura a 9,24, ou abaixo, seguida de queda continuada.
Aconselhavel a colocação de um stop a 9,20.
(no meu caso o trade mantém-se positivo acima dos 9,14 pelo que nem perco...)

CENÁRIO 2
A retoma da CAP, ou a mera suposição, deverá reduzir a Oferta e aumentar a Procura levando à subida das cotações.
Este cenário ficará confirmado com uma abertura acima de 9,20 e uma subida continuada até aos 9,26/9,30 onde começo a ficar descansado.
Deverá originar um fecho, na 2ª feira, na casa dos 9,35/9,40 e ida, na 3ªfeira, a um valor bastante próximo dos 9,50.
Neste caso parece expectavel que a PTC venha a atingir um "high" da ordem dos 9,55 na 4ª feira.
(no meu caso usarei o mesmo stop dos 9,20 e encerrarei o trade entre os 9,50 e os 9,55 com resultados muito positivos)

CENÁRIO 3
Os mesmos princípios do anterior mas mais suaves...
Uma consolidação na 3ª e 4ª com fechos na casa dos 9,40/9,45.
O "high" será mais alto, na casa dos 9,70/9,75, e só deverá ser atingido na 6ª feira.
(No meu caso manterei o stop de 9,20 para 2ª feira e vou-o subindo até atingir 9,35 na 5ª feira.
É provavel que, por medida de precaução, comece a reduzir a partir dos 9,50 procurando só encerrar o trade na casa dos 9,70. Quanto mais me contiver mais lucro dará...)

JAS
Anexos
PTC-CAP1.gif
PTC-CAP1.gif (13.59 KiB) Visualizado 2005 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], malakas, psandrade, VALHALLA e 188 visitantes