Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 20/8/2015 17:43

zecatreca_1 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Como três foi a conta que Deus fez, aqui vai a terceira:
You got talent - Zecatreca

É verdade, sim senhor. Fui eu que escrevi.
Na altura andava a ver o programa "you got talent usa".
Estava a ver um bacano a andar em cima de uma corda, esticada, a mais de uns 4m de altura, que mais parecia uma linha.
Pensei ca para comigo: "este bacano, tem talento. Parece o alquimista em cima das linhas. Não é para todos."
E pronto. Saiu esse elogio.
Mas....
Questiono-te:
Sabe bem quando nos elogiamos ou, sabe melhor quando somos elogiados? :-"

Faço minhas as palavras de Oscar Wilde: Não tenho nada a declarar a não ser a minha genialidade. Um raríssimo Oscar que aprecio.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por zecatreca_1 » 20/8/2015 17:12

O Alquimista Escreveu:Como três foi a conta que Deus fez, aqui vai a terceira:

É verdade, sim senhor. Fui eu que escrevi.
Na altura andava a ver o programa "you got talent usa".
Estava a ver um bacano a andar em cima de uma corda, esticada, a mais de uns 4m de altura, que mais parecia uma linha.
Pensei ca para comigo: "este bacano, tem talento. Parece o alquimista em cima das linhas. Não é para todos."
E pronto. Saiu esse elogio.
Mas....
Questiono-te:
Sabe bem quando nos elogiamos ou, sabe melhor quando somos elogiados? :-"

Registado: 17/2/2012 14:31

por O Alquimista » 19/8/2015 17:10

O Alquimista Escreveu:Se o preço se dignar entrar na caixa e revelar fraqueza, será colocada ordem de venda com stop loss e target assinalados. Como poderá ser um negócio para vários dias, dada a natureza intrínseca do instrumento, só quando algo de relevante suceder é que a ele se voltará.

Demonstra que não terá grande vontade em visitar a caixa. Caso quebre a linha, esta oportunidade chega ao fim e outra se levantará.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 18/8/2015 15:16

malvoisin Escreveu:é das coisas mais complicadas (pelo menos para mim) ver um lucro significativo esfumar-se, daí ter a tentação de ir subindo a stoploss à medida que o preço segue a meu favor. a respeito disto várias vezes me tenho lembrado da tua dica de não colocar stoplosses em locais óbvios (mais uma das tentações) e tb de não as subir cedo de mais pq se corre o risco de se ver o preço chegar ao sítio que tínhamos alvejado, mas já connosco fora da carruagem. correr o risco de se perder parte do lucro que se ganhou ou de se perder parte do lucro que se ganharia? é um dilema...

É complicado para todos, essa questão da gestão da posição. No negócio em causa não fiz o que normalmente faço quando o target vai melhorando: saída parcial logo que o 1º alvo é atingido, como foi, e stop em b/e quanto ao remanescente. Quem quer apanhar fundos (minha actividade predilecta) tem de saber sair antes que o topo lhe caia em cima.

It's better to hang out with people better than you. Pick out associates whose behavior is better than yours and you'll drift in that direction - Warren Buffett

por malvoisin » 18/8/2015 1:35

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu: Uma técnica simples, aliás a mesma técnica, para tentar apanhar um fundo. Stop e target nos locais assinalados; quebrado o pivot relevante, o risco será colapsado.
E foi (mesmo sobre o fecho do mercado). O target também foi melhorado.
Novamente melhorando o target e colapsando o risco. Preço foge ao fork, mas não faz mal: a stop está lá.

E atingiu a stop (que ainda não havia sido colocada em b/e), negócio concluído.
Mercado: gbpaud, 30 m
Comentário:
- ser guloso (melhorar o target) aumenta o risco;
- target original teria sido atingido;
- targets melhorados podem pressupor stops alargadas.

é das coisas mais complicadas (pelo menos para mim) ver um lucro significativo esfumar-se, daí ter a tentação de ir subindo a stoploss à medida que o preço segue a meu favor. a respeito disto várias vezes me tenho lembrado da tua dica de não colocar stoplosses em locais óbvios (mais uma das tentações) e tb de não as subir cedo de mais pq se corre o risco de se ver o preço chegar ao sítio que tínhamos alvejado, mas já connosco fora da carruagem. correr o risco de se perder parte do lucro que se ganhou ou de se perder parte do lucro que se ganharia? é um dilema...

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 18/8/2015 0:59

Se o preço se dignar entrar na caixa e revelar fraqueza, será colocada ordem de venda com stop loss e target assinalados. Como poderá ser um negócio para vários dias, dada a natureza intrínseca do instrumento, só quando algo de relevante suceder é que a ele se voltará.
Anexos
ai.jpg

por O Alquimista » 17/8/2015 17:44

O Alquimista Escreveu: Uma técnica simples, aliás a mesma técnica, para tentar apanhar um fundo. Stop e target nos locais assinalados; quebrado o pivot relevante, o risco será colapsado.
Novamente melhorando o target e colapsando o risco. Preço foge ao fork, mas não faz mal: a stop está lá.

E atingiu a stop (que ainda não havia sido colocada em b/e), negócio concluído.
Mercado: gbpaud, 30 m
Comentário:
- ser guloso (melhorar o target) aumenta o risco;
- target original teria sido atingido;
- targets melhorados podem pressupor stops alargadas.
Anexos
ai.jpg

por O Alquimista » 17/8/2015 16:45

malvoisin Escreveu:
Olá Alquimista,

melhoras o target mas mantens o stop? Ou quando dizes "colapsando o risco" isso quer dizer que também melhoraste o stop?

abraço

Olá Malvoisin

colapsar o risco significa melhorar a stop loss, tanto para b/e como para um patamar entre a entrada e o b/e. No caso concreto a stop foi colocada acima da entrada mas antes do b/e. Se a tivesse colocado em b/e, situação perfeitamente aceitável (hesitei em fazê-lo), tanto mais que no pico se registava uma subida de mais de 100 ticks desde a compra (quiçá justificação mais do que suficiente para se fechar o negócio), estaria em risco de ser atingida (e não quer dizer que não o seja). Ao fim e ao cabo, tudo dependerá do instrumento que esteja a ser negociado e é uma questão de adaptação da gestão do risco ao modo como o preço é representado (a linha pode dar ilusão de segurança e mexer na stop cedo demais pode tirar-nos do mercado antes do movimento que se pretende perseguir). Em suma: pode ser um negócio que corra bem ou mal por uma mão cheia de ticks...ossos do oficio. Seja qual for o resultado, irá o grupo das análises post mortem.

Abraço
Anexos
ai.jpg

por malvoisin » 17/8/2015 15:27

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Uma técnica simples, aliás a mesma técnica, para tentar apanhar um fundo. Stop e target nos locais assinalados; quebrado o pivot relevante, o risco será colapsado.

Olá Alquimista,

melhoras o target mas mantens o stop? Ou quando dizes "colapsando o risco" isso quer dizer que também melhoraste o stop?

abraço

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 17/8/2015 14:20

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Uma técnica simples, aliás a mesma técnica, para tentar apanhar um fundo. Stop e target nos locais assinalados; quebrado o pivot relevante, o risco será colapsado.

Anexos
ai.jpg

por O Alquimista » 17/8/2015 12:54

chico_laranja Escreveu:
O Alquimista Escreveu:

Um gráfico com linhas :twisted:

Sobre os ETFs é realmente um conselho válido mas os fundos nem sempre seguem os ETFs de perto, apenas as tendências, pelo que apanhar pequenos fundos para entrar é mais complicado.

O preço é um valor e tem uma estrutura, daí que possa ser representado de qualquer maneira. Esta foi a 1ª tese que apresentei quando criei este tópico.

Se reparares bem, quanto a etf´s tenho navegado por gráficos diários para apanhar a tendência, sendo certo que para mim esta começa quando a precedente termina, ou seja, quero entrar antes de ser evidente qual é a tendência (mais uma influência do Paul Tudor Jones). A título excepcional,apresentei aqui um negócio num etf do petróleo para o curto prazo.

I have always been a swing trader, meaning that I believe the very best money is to be made at the market turns- P. T. Jones

por chico_laranja » 17/8/2015 10:46

O Alquimista Escreveu:

Um gráfico com linhas :twisted:

Sobre os ETFs é realmente um conselho válido mas os fundos nem sempre seguem os ETFs de perto, apenas as tendências, pelo que apanhar pequenos fundos para entrar é mais complicado.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por 654235 » 15/8/2015 20:27

:mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por O Alquimista » 15/8/2015 18:26

Luxor Escreveu:(...)
Há lugar para todos... :lol:

Isso mesmo! Uns com videos mudos, outros com activos encobertos.

Hmmm, deixa-me adivinhar....é o DAX num timeframe inferior a 1H ?

:shame:

por 654235 » 15/8/2015 17:36

Hmmm, deixa-me adivinhar....é o DAX num timeframe inferior a 1H ?
Youtube

por 654235 » 15/8/2015 17:33

O Alquimista Escreveu:
Luxor Escreveu:Hummm, aqui tb tá a mesma coisa... acho que fazes mesmo de propósito...por alguma razão que desconheço, não pões qq titulo, Não se sabe o que é.... um conselho : coloca nome nos gráficos..

É evidente que faço de propósito. Respondi no outro tópico.

Quanto ao conselho, cito Saramago: "Não preciso de conselhos. E não mos dêem porque me irritam. Irritam porque quem está dentro do trabalho sou eu. Posso estar equivocado, mas é um equívoco que resulta naturalmente do próprio trabalho".

PS. Há alguns meses um forista descobriu o "activo encoberto". Se o fez, outros podem fazê-lo.

hmmmm, ok, ja percebi, és o da coluna das paciências aqui do sitio....
Há lugar para todos... :lol:
Youtube

por O Alquimista » 15/8/2015 13:03

Luxor Escreveu:Hummm, aqui tb tá a mesma coisa... acho que fazes mesmo de propósito...por alguma razão que desconheço, não pões qq titulo, Não se sabe o que é.... um conselho : coloca nome nos gráficos..

É evidente que faço de propósito. Respondi no outro tópico.

Quanto ao conselho, cito Saramago: "Não preciso de conselhos. E não mos dêem porque me irritam. Irritam porque quem está dentro do trabalho sou eu. Posso estar equivocado, mas é um equívoco que resulta naturalmente do próprio trabalho".

PS. Há alguns meses um forista descobriu o "activo encoberto". Se o fez, outros podem fazê-lo.

por 654235 » 15/8/2015 9:46

Hummm, aqui tb tá a mesma coisa... acho que fazes mesmo de propósito...por alguma razão que desconheço, não pões qq titulo, Não se sabe o que é.... um conselho : coloca nome nos gráficos..
Youtube

por O Alquimista » 14/8/2015 21:33

Anexos
ai.jpg

por O Alquimista » 14/8/2015 17:35

chico_laranja Escreveu:Palavras para quê?

A tua performance tem sido demonstrada e com a vantagem de mostrares à partida toda a expectativa que uma OE te dá e depois de ser terminada e identificada fica inquestionável :twisted:

Chegas a mostrar a vários dias e até a semanas/meses como nas OE2 o que demonstra bem o potencial desta técnica, que é o teu objectivo principal :clap:

Nos fundos tenho tido alguma dificuldade em aplicar a técnica até porque colocas aqui os gráficos com as velas, tendo as variações dentro das velas em conta enquanto que nos fundos não há velas (no diário) mas apenas uma linha pois há apenas 1 cotação/dia.

Com tempo ainda hei-de tentar novamente pegar nisso.

Agora uma dúvida: para cada oportunidade cá colocada tens quantas cotadas em que não se vislumbram OE?

Isto porque há bastantes fundos que olho para aquilo e não consigo desenhar facilmente um fork naquilo embora a instabilidade recente tenha marcado alguns pivots que poderão dar pontos para análise.

Diria que por cada oportunidade que aqui coloco terei em cativeiro, em média, mais meia dúzia.

Relativamente aos fundos, sugiro algo que me parece simples e fácil de executar: sempre que colocar um gráfico de um etf tenta replicar a ideia num fundo do mesmo sector. Um exemplo: há não muito tempo comecei a navegar pelos etf e similares, tendo identificado uma oportunidade no ITB. Se achares que a ideia é boa, podes tentar encontrar um fundo da mesma família e replicá-la.

Poderia ter feito isso do tópicos dos fundos do caldeirão? Podia, mas não era a mesma coisa. Além de que o trabalho pro bono que desenvolvo nos "meus" tópicos já me ocupa bastante tempo livre.

Uma palavra final quanto aos efeitos da performance: todos os negócios que faço ocupam uma parte do capital disponível e parto sempre do princípio de que, mesmo que seja stopado dez vezes seguidas, voltarei no dia seguinte com capital a 90%. Assim, se determinado negócio apresentar 10% de rendimento, o ganho efectivo é inferior. Por isso, aquelas conversas do tipo "ai coisa e tal ele deve ganhar muito", "a esta hora está rico!"; "se está rico, o que anda aqui a fazer"?, etc., não fazem qualquer sentido (no meu caso, é claro) e deixa transparecer a dor do seu autor. Acresce que mais do que perder, detesto olhar para um negócio perdedor que todos os dias consome a conta e ficar à espera que inverta ou andar a fazer preços médios. Como tudo na vida, são opções.

Abraço

PS.
Mas, se atentarmos nas citações seguintes (desta vez são duas), talvez se faça alguma luz...

Como três foi a conta que Deus fez, aqui vai a terceira:

por chico_laranja » 14/8/2015 15:23

Palavras para quê?

A tua performance tem sido demonstrada e com a vantagem de mostrares à partida toda a expectativa que uma OE te dá e depois de ser terminada e identificada fica inquestionável :twisted:

Chegas a mostrar a vários dias e até a semanas/meses como nas OE2 o que demonstra bem o potencial desta técnica, que é o teu objectivo principal :clap:

Nos fundos tenho tido alguma dificuldade em aplicar a técnica até porque colocas aqui os gráficos com as velas, tendo as variações dentro das velas em conta enquanto que nos fundos não há velas (no diário) mas apenas uma linha pois há apenas 1 cotação/dia.

Com tempo ainda hei-de tentar novamente pegar nisso.

Agora uma dúvida: para cada oportunidade cá colocada tens quantas cotadas em que não se vislumbram OE?

Isto porque há bastantes fundos que olho para aquilo e não consigo desenhar facilmente um fork naquilo embora a instabilidade recente tenha marcado alguns pivots que poderão dar pontos para análise.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por O Alquimista » 14/8/2015 12:35

chico_laranja Escreveu:Não desanimes :shame:

Poucos se pronunciaram e alguns dos que no início se pronunciaram, como no meu caso, neste momento não estão em condições de aplicar este método mas a semente ficou lá e quando chegar a hora certa cá estarão as oportunidades especulativas para relembrar os garfos 8-)

Bom trabalho e continua a colocar por aqui as tuas oportunidades que eu no meu silêncio vou lendo e aprendendo pois o saber não ocupa lugar :twisted:

Um abraço

Não é uma questão de desânimo e não foi essa a ideia que quis transmitir; bem pelo contrário. Bem sabes que aceito qualquer duelo, seja qual for a equipa contrária, como, aliás, se tem visto, sendo certo que enquanto se dá uma banhada também se é banhado.Trata-se apenas de especular sobre a razão que levará a tão elevado número de visualizações. Mas, se atentarmos nas citações seguintes (desta vez são duas), talvez se faça alguma luz...

Abraço

O público é, relativamente ao génio, um relógio que se atrasa - Baudelaire

O silêncio que aceita o mérito como a coisa mais natural do mundo constitui o mais retumbante aplauso - Emerson

por chico_laranja » 14/8/2015 12:17

Não desanimes :shame:

Poucos se pronunciaram e alguns dos que no início se pronunciaram, como no meu caso, neste momento não estão em condições de aplicar este método mas a semente ficou lá e quando chegar a hora certa cá estarão as oportunidades especulativas para relembrar os garfos 8-)

Bom trabalho e continua a colocar por aqui as tuas oportunidades que eu no meu silêncio vou lendo e aprendendo pois o saber não ocupa lugar :twisted:

Um abraço

por O Alquimista » 14/8/2015 11:06

Uma técnica simples, aliás a mesma técnica, para tentar apanhar um fundo. Stop e target nos locais assinalados; quebrado o pivot relevante, o risco será colapsado.
Anexos
ai.jpg

por O Alquimista » 13/8/2015 23:37

O Alquimista Escreveu:A mesma técnica e os mesmos parâmetros de risco e benefício: tal como na egl, venda à linha (no rigor dos rigores, já teria sido realizada) com stop loss acima do pivot relevante e target no local seleccionado que, bem vistas as coisas, poderá justificar uma compra.
Quebrada a linha é chegada a altura de colapsar o risco: stop em b/e.
Fugiu ao fork (tal como no caso da egl), mas pelo caminho perdeu força. Tendo sido quebrada nova linha, a stop profit foi ajustada. Target permanece igual. Entretanto, prepara-se uma compra, de preferência com/após "joãomourização".
Target atingido com bónus, negócio concluído.
Quanto à compra, dada a violência da queda terá de ser bem planeada e por isso ficará para mais tarde. Não fosse o adiar da compra lá mais para a frente e não se revelaria o activo em causa: oilussep15, gráfico de 5 m.

Mais um bónus.
Anexos
oil.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dar Adal, Google [Bot], HFCA, latbal, lito, m-m, malakas, Mar58, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 210 visitantes