Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 31/7/2015 20:23

ricardmag Escreveu:fff, como vais a esse menu? Eu fui a informação privilegiada e não aparece....

Na 1º pag, vais a Informação privilegiada e outras informações e depois: 17:27 Banco Comercial Português S.A. informa sobre recompra e cancelamento de emissões Extinção Valores Mobiliários

Registado: 5/12/2005 21:28

por ricardmag » 31/7/2015 20:16

fff, como vais a esse menu? Eu fui a informação privilegiada e não aparece....

edit: já encontrei ....
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por fff » 31/7/2015 20:09

ricardmag Escreveu:
condez Escreveu:Boa tarde

E para a semana teremos mais descidas com esta noticia!!sera?
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html

Estranho, não encontrei nada na CMVM, não devo ter visto bem. Alguém encontrou?

Sim , está lá na cmvm.

31
JUL
2015
17:27
Banco Comercial Português S.A. informa sobre recompra e cancelamento de emissões
Extinção Valores Mobiliários

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm

Registado: 29/11/2007 3:19

por ricardmag » 31/7/2015 20:04

condez Escreveu:Boa tarde

Estranho, não encontrei nada na CMVM, não devo ter visto bem. Alguém encontrou?

por lobus3101 » 31/7/2015 19:59

[quote="condez"]Boa tarde

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html[/quote

Estes são daqueles posts que não são percetíveis... nem fundamentam Rigorosamente nadinha...

É sarcástico ... ou só Entretenimento...? Essa coisa aqui dispensa-se bem , porque aqui Trata-se de investitr o nosso Money...Eh pá também está no tempo de praia e existe um tópico : Prá descontra...

Registado: 11/7/2015 18:32

por acintra » 31/7/2015 19:54

artista_ Escreveu:
ricardmag Escreveu:Eu não percebo muito disto, por isso não levem em conta, mas acho que tudo que seja abater divida para não pagar juros é positivo.
Estou a ver mal a coisa?

Eu acho que estás a ver bem, mas eu também não percebo muito desse tipo de operações! :wink:

Eu também acho que reduzir divida é sempre melhor, mas o que me intriga é o pagamento ao estado porque de certeza tem uma taxa superior.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por artista_ » 31/7/2015 19:34

ricardmag Escreveu:Eu não percebo muito disto, por isso não levem em conta, mas acho que tudo que seja abater divida para não pagar juros é positivo.
Estou a ver mal a coisa?

Eu acho que estás a ver bem, mas eu também não percebo muito desse tipo de operações! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ricardmag » 31/7/2015 19:28

Eu não percebo muito disto, por isso não levem em conta, mas acho que tudo que seja abater divida para não pagar juros é positivo.
Estou a ver mal a coisa?

por condez » 31/7/2015 19:13

Boa tarde

Registado: 18/10/2014 21:33

por lobus3101 » 31/7/2015 18:29

PC05 Escreveu:
lobus3101 Escreveu:Mas ali aquele leilão parecia ter lá o

Iker Casillas Fernández,

Que agora está em todas as frentes...ou

Será a cimentação do Duplo Fundo ( Ou tri ou.... tetra ou outra coisa qualquer).

Que Acham companheiros... :?

Parece que alguém a tenta segurar nos 0.07, mas continua a fechar a valores cada vez mais baixos ... tudo é possível, mas a tendência está lá.

Então, ontem ,deu um um toquezinho para Norte...ou foi também Puxadiunha!? :-k

por Bernie Madoff » 31/7/2015 17:42

Iker Casillas Fernández,

Será a cimentação do Duplo Fundo ( Ou tri ou.... tetra ou outra coisa qualquer).

Penso que durante a semana a maioria dos forenses falava que o BCP vinha a perder força, eu acho que em mostrado é força no suporte.
Entrar a 0.065 é tão óbvio que pode ser que nem lá chegue ou então esteja lá durante minutos.

Contudo, em bear os suportes são para quebrar. Se alguém a segura, alguém também a impede de subir.
Eu entrei no suporte esta semana, mas com o dedo ligeiro para reforçar/desfazer. Entrar a 0.065 é tão óbvio que pode ser que nem lá chegue ou então esteja lá durante minutos.
O stress está, acima de tudo, em que as comprou lá em cima.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por PC05 » 31/7/2015 17:07

Iker Casillas Fernández,

Parece que alguém a tenta segurar nos 0.07, mas continua a fechar a valores cada vez mais baixos ... tudo é possível, mas a tendência está lá.

por lobus3101 » 31/7/2015 17:02

Mas ali aquele leilão parecia ter lá o

Iker Casillas Fernández,

por artista_ » 31/7/2015 16:07

O gráfico mensal está interessante!
Anexos
BCP.jpg
6.32 são muito importantes...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por PC05 » 31/7/2015 15:47

Relativamente à exposição do bcp à soares da costa apanhei isto no RC DO 1T:
Empréstimo contratado pela Soares da Costa América, Inc. junto do BESI, BCP e CGD no montante atual de 1.762
milhares de dólares (1.762 milhares de dólares a 31 de dezembro de 2014), cujo reembolso será realizado em
junho de 2015. Este financiamento tem como Garantia o Aval das empresas SDC - INVESTIMENTOS SGPS S.A. e
Soares da Costa Construção SGPS, S.A..

http://www.sdcinvestimentos.pt/document ... 5%20PT.pdf

Depois ocorreu a reestruturação da dívida em que o bcp subscreveu 15.5M€ em obrigações da SDCI:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR55207.pdf

Detalhes adicionais são bem-vindos.

por artista_ » 31/7/2015 15:22

PC05 Escreveu:Cada investidor/especulador tem o seu perfil de risco e estrategia de negociação. Qual a melhor? ... a que gera mais valias de forma consistente.

Exato! estratégias diferentes podem gerar ambas mais valias de forma consistente, dependendo de quem as usa ... convém ter em conta que "consistente" quer dizer que deverá ter pelo menos alguns anos de uso, sendo obrigatório que tenha resistido a um bear market!

por RaposoTavares » 31/7/2015 14:57

Um boneco:

Imagem
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por PC05 » 31/7/2015 14:52

Cada investidor/especulador tem o seu perfil de risco e estrategia de negociação. Qual a melhor? ... a que gera mais valias de forma consistente.

por artista_ » 31/7/2015 14:42

rjjp, escreves muita coisa, é difícil acompanhar o teu raciocínio! :D

Se te dás bem com essa forma de investir acho que deves continuar, apenas coloquei algumas dúvidas (que continuo a ter) no sentido de te poder ajudar em alguma coisa... continuo a achar que usas demasiada informação mas isso é apenas a minha forma de ver. Conheço bastante gente que investe há muitos anos e não conheço ninguém que use tanta informação para tomar decisões... mas, como disse, tu é que sabes, podes ser uma excessão!

Bons negócios

por rjjp » 31/7/2015 13:07

Caro General, obrigado pelas palavras.

Realmente estudar a diversidade dos elementos económicos é fundamental.
Quantos estudos existem sobre a vertente psicológica das massas enquanto investidoras? Só para dar um exemplo?
A AT é impactante, mas antes é impactada. É um resultado final, que nos pode indicar um caminho e a mais útil ferramenta que se deve utilizar.
Mas curta se usada sem outras análises. Gostava de saber AF. Mas apenas o básico. Sei algumas coisas apenas porque vou pesquisar determinada sigla que desconheço e depois uma puxa outra, e lá vou sabendo umas coisas. Mas a abrangência em AF é tão complexa que só com formação específica.
Então sem AF, o que me resta? AT mais a tal leitura da abrangência económica, política, etc que está ao nosso alcance, a qual será mais uma ferramenta útil nas decisões que tomamos.
Quem investe e muitas das vezes desespera com o nosso PSI, não será alheio ao facto de vivermos num mercado de capitais periférico. Volume, apenas um terço das cotadas tem realmente peso em transacções, tomada de posições de fundos que noutra praça são insignificantes, aqui podem ser musculadas.
Um montão de pequenas coisas a ter em conta. Sem AT.
Enfim, pode até no fim, o preço estar-se nas tintas. Tantas vezes aconteceu. Mas cada um com a sua estratégia.
Abraço e bons negócios

Registado: 31/3/2015 2:58

por rjjp » 31/7/2015 12:29

Olá Artista,
Há mais vida para além do BCP. Mal de nós.
Quando invisto tento ver um bocado mais além da AT e da AF. Evidente que ao seguir o preço tenho de olhar para a AT. Mas se o sucesso em bolsa dependesse só dessa ferramenta bastavam maquinas que têm melhor desempenho do que qualquer de nós: e se assim fosse, quem for expert estaria rico...
Quando escrevo é apenas para dar a minha estratégia. Cinjo-me a um plano e tento seguir o mais correctamente. Em função do preço.
Tenho o televisor ligado e acabaram de matar o Obama e já vendi as minhas acções ao melhor preço. O que é que isto tema ver com o preço?
idem, idem, o Tsipras caiu , o governo idem, a Europa não se entende nos corte da dívida, já vendi ao melhor preço. O que é que isto tem a ver com o preço?
Tudo.
Às 09:00 estava a cotação a 0,0710 e agora com essas supostas notícias provalvelmente cotaria a 6 a 5... Vender um bocado antes do pãnico, nunca vender no final do dia antes , se for o caso comprar.
Aconteceu no inicio de julho e (Grécia) e deu frutos. Como entrava nesse dia? Em 2013 era fácil...
Quando digo que o fito não deve ser poder perder dinheiro, não significa que não venda a perder. Stop Loss. É Stop mas também Loss quando accionado.
Tendo ganhado bom dinheiro com a PTC, voltei a recomprar e no final com prejuízos de 6000. Cotação a 0.93...
A primeira vez que comprei BCP : 3,28 vendi a 3,42. Estavamos em 2007. Mal de mim se estivesse agarrado a posições a esta, ou outra acção.
Além de um bom plano, outro é não estar sempre em bolsa. Quando não acredito, olho mas não entro. Se aqui estivermos com vida,há outro amanhã para as bolsas.
Esta cotada vai visitar a casa dos 6, tem o RSI em baixo, não está a alterar o sentido de padrão, etc.

Quando digo que estou liquido, tenho ganhos este ano e o mais que me pode acontecer é não os ter. Posso ir até aos 0.058. E o meu stop é no suporte abaixo, 0,068, onde venderei metade da posição que possuo.

Que esta cotada tem um preço apelativo, é um facto. Que está minada por factores extrínsecos muito fortes também, além de sectorial perigoso.
Que a debandada dos clientes BES, vai fazer que preço de venda do Novo Banco, não sei. Mas este é um dos muitos aspectos a ter em conta a quem entrar na cotada.

Se correr bem, é Shakespeare. 8-)

Estejam como eu, líquidos. Calmos.

por manchini » 31/7/2015 11:33

ativo Escreveu:Manchini, deverias cortar drasticamente o teu "price-target" ou não queres perder a liderança da tabela? :mrgreen:

Boas Ativo,

Quando lancei o preço calculei o lucro em 250/300M para este ano.
O lucro está acima das expetativas, por isso não vejo razão para corrigir,em quase todos os pontos foram acima das expetativas.
Em relação aos resultados deste trimestre, o únicos pontos que podes considerar em baixa: as imparidades mais altas que o esperado e a margem um pouco abaixo.
Para as imparidades é lógico que se tem lucros acima das expetativas metes imparidades que se calhar iam para o próximo trimestre.
Em relação à margem quantos negócios ficaram pendurados à espera da Grécia? Eu posso dizer que conheço uma pessoa que ia comprar a casa, tudo tratado ao nível de crédito o vendedor a querer fechar o negocio, e ele a aguentar ao máximo, a pensar que a Grécia der para o torto a casa vai baixar, entretanto já comprou.
Por isso se achas que devo corrigir não vejo razões para isso.
As eleições são em Outubro por isso até lá prevejo mais ganhos ao nível de operações de mercado, pelo que já disse anteriormente...

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por artista_ » 31/7/2015 11:18

rjjp Escreveu:Claro que o exposto no ultimo post, serve apenas para o BCP. Quem utiliza AT, entra nele aonde?

Não precisas de entrar no BCP, como disse, eu não entro em títulos com tendência dominante de queda.

rjjp Escreveu:Falemos neste ano. Tentar adivinhar fundos em YTD na cotada o perfeito era 5 Fevereiro, mas errado em AT : só quando rompeu na 2ª quinzena é que seria acertado entrar. E depois a partir de aí , quem utiliza AT, findo Março tem de olhar para outras cotadas... Esta, o BCP, como muito bem referido não apresenta sinais de entrada nenhuns. Como foi aqui muito bem explicado por muitos foristas. E bem.

Embora eu raramente entre em títulos em queda, não quer dizer que não haja alguns pontos onde pode fazer sentido entrar, o risco é maior mas se o stop for apertado o potencial pode justificar o risco...
rjjp Escreveu:Agora caríssimo Artista, neste título o meu amigo nunca vai entrar, pois a tendência da "bicha" além de ter consecutivas "A.C.tualizões" ano após ano, a evolução de preço é sempre negativa.

Em 2013 até meados de 2014 tive bastante tempo posições longas no BCP... e nada me garante que nos próximos tempos o BCP não possa inverter a sua tendência!

rjjp Escreveu: Nunca nestes ultimos meses entrei como muitos, a 9: lembra-me os Idos de Março. Muita gente dizia que rompia e eu achava que era tempo de curtos. Aproveitei entrada a 8 depois de descer 10%. Não deixei " correr ganhos". Fixei % de ganho. Aos 8 estava tudo esticado. Deixei cair 4 a 6% . Voltava a entrar. Às vezes era entrada por saída, mas o fito era nunca perder dinheiro.

Isso significava "nunca vender a perder", certo? Isso funciona sempre... até ao dia em que não funciona!

rjjp Escreveu:Por isso agora, com média de .073 ver se as próximas sessões vão estar oversold. Estou liquido e o que já ganhei este ano com BCP da-me para por tudo em perspectiva.

Essa forma de pensar é que leva muitos a cometerem erros graves. Ganhaste no BCP, isso não quer dizer que possas perder o mesmo ou mais no título... eu por acaso conheço uma pessoa (e estou a falar a sério, conheço mesmo pessoalmente) alguém que ganhou bastante no BES e depois recomprou, tudo o que tinha vendido a 1,05€, a 35 cêntimos... perdeu tudo o que ganhou mais o seu capital inicial. Não estou a dizer que o BCP vai falir, longe de mim pensar isso, duvido e espero que não, mas aquilo que quero dizer é que pensa assim normalmente leva-nos a um dia ficarmos agarrados a perdas significativas. O caso BES foi único, mas há muitos outros títulos em que os investidores na prática perderam tudo, ou perto disso, incluindo muitos que investiram no BCP em 2007/2008...

Escreves tão depressa que fica difícil perceber algumas coisas, na última parte do que escreveste falas em stops, mas tu usa-los? Neste momento qual é o stop que tens para a tua posição?

por General Patton » 31/7/2015 10:20

rjjp Escreveu:
artista_ Escreveu:
rjjp Escreveu:Optei pela seguinte estratégia comprei mais 380 k a 0.071, baixando o preço médio para 0,073. Se subir 2% vendo esta tranche. E espero voltar a recomprar quando baixar.
Olhando para o gráfico, mais do que descer, será que não irá lateralizar durante algum tempo? Não nos podemos esquecer que foram postas no mercado acções decorrentes da troca de obrigações subordinadas... Esta estratégia vai durar até ao "fandango" Novo Banco e depois se verá.
Bons negócios

E se não sobe nada e continua as quedas?! Sinceramente nã compreendo a atração que o título BCP tem?! Tendo em conta o contexto em que vivemos há muitos títulos com risco muito menor, onde estratégias desse género têm mais hipóteses de funcionar... digo eu! Obviamente que não têm movimentos tão expressivos como o BCP tem, parece-me que uma boa parte da atração pelo título vem daí, mas são raros os casos em que os investidores conseguem ter sucesso a negociar contra a tendência dominante... mas há sempre quem consiga, alguns com alguma sabedoria, outros mais com sorte do que outra coisa... e esta, mais tarde ou mais cedo, acaba por desaparecer e nessa altura a realidade é implacável!

Caros Artista e Investbem,

Compreendo as vossas palavras. Não dispenso também stops e não acredito que se possa vencer a tendência do mercado. Tão pouco quando um título sobe ou desce, existe sempre justificações para tal. Tento ver o preço, pelo menos aquele que acho correcto no meu ponto de vista.
Está este título em canal descendente? Está. Apresentou "lucros" e o mercado aplaudiu? Não. Estão a vir ao cima os fundamentais? Talvez. O BPI apresentou
resultados e subiu, mas Angola e o que foi postado sobre a turbulência das imparidades e apesar de a maior parte do lucro vir do BFA é sustentável? Isabel dos Santos e demais novela...
Puxei a comparação, pois parece que vemos qualquer título com demasiada paixão. Sobretudo o BCP. Não é um título para se manter, ou deixar " correr lucros", não é sustentado. Nem longo -prazo.
Mas desde o BVL 30 que quer o amigo Artista e o Investbem cá andamos e é preciso sempre uma coisa: estratégia.

Negativo:
Excesso de títulos no mercado.
CoCos a serem pagos.
Fantasma BES.
Eleições.
Mal parado.
Quebra de suporte importante ( vai voltar aos 0.08?) MM50 foi-se.
Lateralização? Será este o preço actualizado como o foi os 8 durante três meses?
À vista novo suporte.
E mais importante China e sobretudo Grécia, que tem andada esquecida e que fez tombar a cotada ca. 15%.
O BCE vai continuar a dar este sopro de liquidez de estio como nunca se viu?
É banca. Portuguesa.

Positivo:
Estratégia. Está perto de um suporte e claro que é um risco, mas nesta cotada ao não haver subidas consistentes não podemos colocar o investimento como fazemos numa cotada mais "credível".
O Millennium polaco está estável num país com 3,3% de crescimento, 8 desemprego, 50 de divida publica e com o fantasma do Franco Suísso/Euro esbatida. Teve lucros muito comparavéis ao do ano passado.
É uma cotada com muita liquidez para o swing.
Tenho 980 000 e sobretudo liquidez.
O banco pode ir aos 6 ? 5? Pode. Não comigo.
Agora falir? Bem já ouvi tanta coisa neste forum.

Já ganhei muito dinheiro com esta cotada e faço-o apenas por especulação.
Esta vida de bolsa, do que me queixo é que é asfixiante para a alma e não acrescenta nada de produtivo a nós enquanto seres Humanos.
E se formos para o cadafalso que seja ao som do Miles Davies, no seu brilhante "Ascenseur pour l`echafaud"! 8-)

Bons negócios

Meu caro rjjp,

Vais no bom caminho. Continua a estudar e a observar a diversidade dos elementos económicos. O resto são cantigas de quem tem um paleio absolutamente estéril...

Bons negócios.

Cumprimentos.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por rjjp » 30/7/2015 23:44

Artista, sempre olhei para muitos dados para tomar decisões. Quando queimei neurónios a aprender AT ( e confesso que sei pouco para o tanto que há para aprender) começei a ver que só isso não chegava. A AF não, pois só o muito básico, e se " mestres" auditores martelam contas e passam por todos os crivos
(i)legais como é que alguém néscio nesse campo pode investir com tal ferramenta. Por isso, acho que falamos a mesma linguagem: evolução de preços.
Claro que o exposto no ultimo post, serve apenas para o BCP. Quem utiliza AT, entra nele aonde? Falemos neste ano. Tentar adivinhar fundos em YTD na cotada o perfeito era 5 Fevereiro, mas errado em AT : só quando rompeu na 2ª quinzena é que seria acertado entrar. E depois a partir de aí , quem utiliza AT, findo Março tem de olhar para outras cotadas... Esta, o BCP, como muito bem referido não apresenta sinais de entrada nenhuns. Como foi aqui muito bem explicado por muitos foristas. E bem.
Claro que estar num suporte não implica uma boa entrada. Agora a evolução de preços desta cotada diz-nos que sempre que que tem variações entre 5 a 7% de descidas, sobe nem que seja 1 a 3%. Ver volume e RSI a( ver qual o calculo para o proximo ciclo, agora está dubio ao estar nos 50) têm ajudado a ver pequenas oscilações com ganhos.
O meu medo com esta cotada como o que coloquei no post anterior ( os muitos dados) foi que há novos dados extrinsecos ao preço. Tudo o que disse na parte negativa.
Agora caríssimo Artista, neste título o meu amigo nunca vai entrar, pois a tendência da "bicha" além de ter consecutivas "A.C.tualizões" ano após ano, a evolução de preço é sempre negativa. Nunca nestes ultimos meses entrei como muitos, a 9: lembra-me os Idos de Março. Muita gente dizia que rompia e eu achava que era tempo de curtos. Aproveitei entrada a 8 depois de descer 10%. Não deixei " correr ganhos". Fixei % de ganho. Aos 8 estava tudo esticado. Deixei cair 4 a 6% . Voltava a entrar. Às vezes era entrada por saída, mas o fito era nunca perder dinheiro.
Por isso agora, com média de .073 ver se as próximas sessões vão estar oversold. Estou liquido e o que já ganhei este ano com BCP da-me para por tudo em perspectiva. Se as tivesse comprado a 8 era diferente. Agora num mercado tão pequeno como o PSI, não ter em conta que uma Grécia pode duplicar perdas na nossa banca em relação ao SXXP... Quem pensava num rally em Fevereiro sustentado??? Quem pensa com 60MM de acções no mercado que vai aos 10/11?
Fica com Mkt Cap de leão... se o barro andasse ao preço do ouro...
Mais 5 a 7% é bom e tangível, contrário stop.
Agora o ultimo paragrafo é aquilo que eu penso sempre e encolhia os ombros a quem o criticava: estratégia, e não ficar dependente de falta de liquidez.

Abraço e bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], danielme1962, Dc team, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PMP69 e 117 visitantes