Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por HaRt » 26/6/2015 16:58

ptbr13 Escreveu:Agora é o tempo da Filosofia e dos valores universais da solidariedade e altruísmo, as ciências económicas já falaram e com resultados medíocres. O problema da saída da Grécia, para a restante zona euro, não será a curto prazo, mas sim a médio/longo prazo (e quem não entende isto, sabe muito pouco da vida). O cinismo e a hipocrisia reinam nesta discussão, quem no seu perfeito juízo acha que a Grécia pode pagar a totalidade da sua dívida? Adiar o problema não é solução e, obviamente, que os Gregos têm que fazer a sua parte, logo sou a favor de dar uma verdadeira (e não fingida) e derradeira oportunidade ao povo Grego (conheço alguns, também ajuda a nível de empatia), e não ao partido A ou B. Como não sou cínico, posso contribuir com mais impostos, dentro das minhas limitações, respeito (embora discorde) das pessoas que dizem que "basta!". Não acredito numa ajuda sem austeridade, contudo um alívio significativo terá que ser feito e , naturalmente, terá que haver solidariedade com Portugal e restantes povos. Tem um preço alto, embora menor do que uma instabilidade na Europa. Há vários indicadores que provam que a Europa está doente, o último foi um partido com pendor xenófobo na Dinamarca (conheço relativamente bem o povo) ter alcançado mais de 20% dos votos.

Como é que muitos ficam indiferentes a um desemprego jovem de 60% (e 28% no total) e a milhares de suicídios provocados por este crise por ex.? Passa muito pelo ensinamento em contexto familiar e a ter ou não valores de solidariedade e amor pelo próximo.

Em corolário, neste acordo terá que estar incluído o plano B, que passaria, caso a Grécia não queira ou seja incapaz de ficar na zona euro, por uma saída o menos violenta possível. O que me separa dos que defendem a saída da Grécia (já), é que o povo Grego merece a última oportunidade, mas sem um plano asfixiante....é uma questão de avaliar, em profundidade, as várias consequências nos vários horizontes temporais.

No geral concordo contigo e gostava que os gregos se mantivessem e tivessem mais uma "última oportunidade".
Mas essa opção não pode exigir aos portugueses mais sacrifícios, não só porque as nossas condições não são muito melhores que as deles mas também porque, se eles merecem uma "última oportunidade" nós ainda não as esgotámos todas. Portanto, terão que ser os mesmos de sempre a serem solidários: os alemães e restantes países do Norte. Só que essa solidariedade tem consequências, como tu disseste... As consequências são que nós também vamos querer beneficiar das benesses que lhes forem concedidas... Já se vê que a solidariedade do norte vai aumentar. Os povos do Norte vão aceitar alegremente que lhes vão ao bolso mais uma vez? Será que isso irá contribuir mais para a paz que todos queremos? Ou dá-se o sinal: não podemos continuar a apoiar-vos da forma que querem caros gregos, por isso, aconselhámos a saída, ordeira e pacífica. Todos na europa ficariam a saber qual o limite da solidariedade, porque solidariedade de bolsos sem fundo não existe.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por JohnyRobaz » 26/6/2015 16:51

Sr_SNiper Escreveu:Portanto mesmo fazendo promessas que nao dependem deles mas sim de terceiros, é para cumprir, exaro, no exemplo que dei, o presidente da junta do lado que vá para o baralho, tem que me dar o guito dele, que eu prometi que ia fazer obras com o guito do vizinho, prometi, tenho que cumprir.
Se os juros são altos (e não sao, são baixos ) mas se nao gostam, que pecam a outro com juros mais baixos, simples

Não percebeste o que eu disse. Mais uma vez, se os credores não querem dar mais dinheiro, deixem acontecer o default, mas assumam isso! E assumam as consequências de um país como a Grécia entrar em default no panorama europeu. Agora, não queiram dar o dinheiro impondo as políticas que eles acham correctas e que já se viu que falharam. Porque é mais dinheiro para acumular mais juros e não resolver nada. É emprestar dinheiro para receber logo a seguir, decorrente do que emprestaram antes. E daqui a 6 meses fazem o mesmo. E a economia vai morrendo, o desemprego aumentando, e a dívida aumentando cada vez mais, e nada de estrutural se resolve. Os juros foram e são baixos??

Se queres que entre no teu jogo do presidente da junta, eu entro. Tu és o presidente eleito e queres distribuir uma sopa e um pão grátis pelos cidadãos da tua freguesia, mas cobrar imposto de 15% em vez de 10% (resulta no excedente orçamental, digamos, de 2.5%), e precisas de financiamento para isso porque o dinheiro que tens é para pagar a quem te emprestou antes, e pertences a um fundo para o qual sempre contribuíste e esse fundo não quer emprestar dinheiro porque só empresta se tu só deres o pão e mantiveres o imposto em 10% (resulta no mesmo excedente orçamental de 2.5%), porque é essa a visão deles do que é correcto. Pois para mim, o presidente é que sabe as opções políticas que quer, porque ele é que foi eleito, só tem que apresentar o excedente orçamental, ponto final.

Mas enfim, já chega de dizer sempre o mesmo e não ser percebido.

Parece é que a Europa solidária afinal só olha para o bolso dela e quem está mal é para pisar e deitar fora. Mas não quer assumir essa posição. Vamos ver se não vamos é a seguir também.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Ativo » 26/6/2015 16:35

ativo Escreveu:
romeucosta Escreveu:
ativo Escreveu:É evidente que aquilo que os mercados já descontaram foi a realização de um acordo, pois acreditam que será alcançado.
Portanto, se a Grécia chegar a acordo, haverá uma subida, limitada, dos mercados, mas se não houver acordo, com os credores, os mercados descerão acentuadamente.

Não concordo.
Por exemplo, porque haveria "subida, limitada" se houver acordo? Não há uma contradição com a tua opinião? Se "acreditam que será alcançado", seria um sell on the news quando se confirmasse o acordo...
Durante esta semana, sempre que havia rumor de acordo, as bolsas todas tinham um esticão para cima, baixando lentamente com a sua não confirmação. Isto eu vi, que acompanhei as cotações com a saída de notícias. Parece-me com isto que o mercado está a dizer que quer um acordo para poder seguir o seu caminho.

Concordo contigo numa coisa. A saída da Grécia não me parece que esteja totalmente descontado...

Na minha opinião, antes do "sell on the news", haveria, ainda, primeiro, uma subida limitada, e depois, então sim, a descida, própria do "sell on the news", resultante do facto de ter sido descontada a obtenção de acordo com a Grécia.

A saída da Grécia da Zona Euro não está nem parcialmente, nem totalmente descontada pelos mercados. Os mercados não descontam simultâneamente dois acontecimentos opostos, ou descontam um, ou descontam outro.

Registado: 24/1/2014 17:24

por trend=friend » 26/6/2015 16:34

ptbr13 Escreveu:Agora é o tempo da Filosofia e dos valores universais da solidariedade e altruísmo, as ciências económicas já falaram e com resultados medíocres. O problema da saída da Grécia, para a restante zona euro, não será a curto prazo, mas sim a médio/longo prazo (e quem não entende isto, sabe muito pouco da vida). O cinismo e a hipocrisia reinam nesta discussão, quem no seu perfeito juízo acha que a Grécia pode pagar a totalidade da sua dívida? Adiar o problema não é solução e, obviamente, que os Gregos têm que fazer a sua parte, logo sou a favor de dar uma verdadeira (e não fingida) e derradeira oportunidade ao povo Grego (conheço alguns, também ajuda a nível de empatia), e não ao partido A ou B. Como não sou cínico, posso contribuir com mais impostos, dentro das minhas limitações, respeito (embora discorde) das pessoas que dizem que "basta!". Não acredito numa ajuda sem austeridade, contudo um alívio significativo terá que ser feito e , naturalmente, terá que haver solidariedade com Portugal e restantes povos. Tem um preço alto, embora menor do que uma instabilidade na Europa. Há vários indicadores que provam que a Europa está doente, o último foi um partido com pendor xenófobo na Dinamarca (conheço relativamente bem o povo) ter alcançado mais de 20% dos votos.

Como é que muitos ficam indiferentes a um desemprego jovem de 60% (e 28% no total) e a milhares de suicídios provocados por este crise por ex.? Passa muito pelo ensinamento em contexto familiar e a ter ou não valores de solidariedade e amor pelo próximo.

Em corolário, neste acordo terá que estar incluído o plano B, que passaria, caso a Grécia não queira ou seja incapaz de ficar na zona euro, por uma saída o menos violenta possível. O que me separa dos que defendem a saída da Grécia (já), é que o povo Grego merece a última oportunidade, mas sem um plano asfixiante....é uma questão de avaliar, em profundidade, as várias consequências nos vários horizontes temporais.

Sábias palavras. Os erros do passado não poderão ter uma repercussão ad aeternum, sob pena de comprometerem o futuro de quem não teve nada a ver com eles... Mas com a contrapartida de um novo pacto ou compromisso que eliminasse os velhos hábitos. E o que vale para gregos vale para portugueses.
Ou como a virtude está, de facto, em posições não extremadas, já dizia o Estagirita...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Sr_SNiper » 26/6/2015 16:29

JohnyRobaz Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu adoro essa de o governo fez promessas e agora tem que cumprir. Um governo que faz promessas que nao dependem dele não é democrático, é demagogo. Eu vou candidatar me a presidente da junta e prometer fazer coisas com o guito da freguesia do lado, e depois não quero saber se a freguesia do lado me dá o guito ou não, eu prometi que as obras que iria fazer era com o guito dele, por isso têm que me dar o guito porque me elegeram para gastar o guito da freguesia do lado

Então, não tem que cumprir? Achas que em democracia não é relevante cumprir promessas eleitorais? Presumo então que fazes parte da abstenção... Isto não é uma questão de fazer nada com dinheiro dos outros, esse é um simplismo errado. A Grécia se lhe dessem o dinheiro não tinha dívida. Os credores emprestam, e com juros bastante altos! Se não querem emprestar mais, estão no seu direito (apesar de, como eu já referi, o FMI servir para estes casos tal como serve um seguro, para onde a Grécia também contribui), deixem-na entrar em default, e aceitem o que decorrer disso. Agora que não tentem impingir políticas onde não foram eleitos para tal, e nas quais há divergência mesmo nos próprios credores.

Portanto mesmo fazendo promessas que nao dependem deles mas sim de terceiros, é para cumprir, exaro, no exemplo que dei, o presidente da junta do lado que vá para o baralho, tem que me dar o guito dele, que eu prometi que ia fazer obras com o guito do vizinho, prometi, tenho que cumprir.
Se os juros são altos (e não sao, são baixos ) mas se nao gostam, que pecam a outro com juros mais baixos, simples
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Ativo » 26/6/2015 16:26

romeucosta Escreveu:
ativo Escreveu:É evidente que aquilo que os mercados já descontaram foi a realização de um acordo, pois acreditam que será alcançado.
Portanto, se a Grécia chegar a acordo, haverá uma subida, limitada, dos mercados, mas se não houver acordo, com os credores, os mercados descerão acentuadamente.

Não concordo.
Por exemplo, porque haveria "subida, limitada" se houver acordo? Não há uma contradição com a tua opinião? Se "acreditam que será alcançado", seria um sell on the news quando se confirmasse o acordo...
Durante esta semana, sempre que havia rumor de acordo, as bolsas todas tinham um esticão para cima, baixando lentamente com a sua não confirmação. Isto eu vi, que acompanhei as cotações com a saída de notícias. Parece-me com isto que o mercado está a dizer que quer um acordo para poder seguir o seu caminho.

Concordo contigo numa coisa. A saída da Grécia não me parece que esteja totalmente descontado...

Na minha opinião, antes do "sell on the news", haveria, ainda, primeiro, uma subida limitada, e depois, então sim, a descida, própria do "sell on the news", resultante do facto de ter sido descontada a obtenção de acordo com a Grécia.
Editado pela última vez por Ativo em 26/6/2015 16:29, num total de 1 vez.

por CTT17 » 26/6/2015 16:22

Agora é o tempo da Filosofia e dos valores universais da solidariedade e altruísmo, as ciências económicas já falaram e com resultados medíocres. O problema da saída da Grécia, para a restante zona euro, não será a curto prazo, mas sim a médio/longo prazo (e quem não entende isto, sabe muito pouco da vida). O cinismo e a hipocrisia reinam nesta discussão, quem no seu perfeito juízo acha que a Grécia pode pagar a totalidade da sua dívida? Adiar o problema não é solução e, obviamente, que os Gregos têm que fazer a sua parte, logo sou a favor de dar uma verdadeira (e não fingida) e derradeira oportunidade ao povo Grego (conheço alguns, também ajuda a nível de empatia), e não ao partido A ou B. Como não sou cínico, posso contribuir com mais impostos, dentro das minhas limitações, respeito (embora discorde) das pessoas que dizem que "basta!". Não acredito numa ajuda sem austeridade, contudo um alívio significativo terá que ser feito e , naturalmente, terá que haver solidariedade com Portugal e restantes povos. Tem um preço alto, embora menor do que uma instabilidade na Europa. Há vários indicadores que provam que a Europa está doente, o último foi um partido com pendor xenófobo na Dinamarca (conheço relativamente bem o povo) ter alcançado mais de 20% dos votos.

Registado: 22/12/2013 23:04

por HaRt » 26/6/2015 16:18

Não concordo.

por HaRt » 26/6/2015 16:06

pata-hari Escreveu:bem, o prazo será provavelmente estendido 6 meses e desembolsados não-sei-quantos bis :roll: . Acabou a crise. :roll:

Não me parece que vá ser por aí...
"Grécia rejeita extensão do programa e 15,5 mil milhões propostos pelos credores

O Governo grego rejeitou a proposta dos credores para a extensão do programa em mais cinco meses, com mais 15,5 mil milhões de euros para a Grécia de financiamento para a Grécia.

A proposta terá sido considerada pelo Governo grego como “pior que um memorando” e o valor de financiamento em causa insuficiente.

No entanto, as negociações em Bruxelas continuam, com Yanis Varoufakis e Alexis Tsipras a liderarem o esforço.
"
http://observador.pt/2015/06/26/juncker ... s-do-povo/

Em minha opinião, essa não era uma solução, era um "empurrar com a barriga", "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas", "deixar para amanhã o que pode ser feito hoje"...
É preciso colocar um ponto final, é preciso políticos que aceitem as decisões.
Acho que continuam a querer quebrar o adversário para poderem sair vitoriosos (quer de um lado quer de outro) e nestes 4 meses conseguiram queimar as hipóteses de sair uma posição com pequenas cedências de ambos os lados. Parece-me que neste momento, ou alguém aceita muitas cedências ou a coisa quebra e o caminho é a saída da Grécia.

Acho que a mudança política na Europa não se faz nas eleições dos governos, fazem-se nas eleições para as Europeias.
Os gregos têm direito às suas alternativas políticas, mas mantenho a minha posição: as suas alternativas não podem custar mais um cêntimo no meu bolso. Os gregos exerceriam um papel importante se tivessem conseguido provar que a alternativa à austeridade existe e funciona, mas neste momento a única coisa que estão a conseguir transmitir é que a alternativa que escolheram, precisa de quem lhes pague essa alternativa.

por Ativo » 26/6/2015 15:57

É evidente que aquilo que os mercados já descontaram foi a realização de um acordo, pois acreditam que será alcançado.

por trend=friend » 26/6/2015 15:51

pata-hari Escreveu:bem, o prazo será provavelmente estendido 6 meses e desembolsados não-sei-quantos bis :roll: . Acabou a crise. :roll:

Parece que não segundo o The Guardian (live coverage)...

Greek government rejects propose bailout extension

Helena Smith Helena Smith
The Greek government has rejected a proposed five-month extension of the country’s bailout accord, Helena Smith reports from Athens.
Greek officials have turned down the deal. “The text that was given to the Greek side is worse than the memorandum,” one was quoted as saying by the Athens news agency.
Government sources have lashed out at the “unacceptable” tactics employed by interlocutors representing foreign lenders at the EU, ECB and IMF.
There are reports, says Helena, that prime minister Alexis Tsipras is making a speedy return to Athens.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Pata-Hari » 26/6/2015 15:40

bem, o prazo será provavelmente estendido 6 meses e desembolsados não-sei-quantos bis :roll: . Acabou a crise. :roll:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JohnyRobaz » 26/6/2015 15:36

carf2007 Escreveu:"Com o prazo para o acordo Grego a aproximar-se, muitos esperam um desfecho durante o fim de semana.
Este acontecimento poderá causar bastante volatilidade, originando um gap de preços grande na reabertura da noite de domingo.
Recomenda-se cautela nas posições abertas, nomeadamente o volume negociado."

Carf achas que este assunto ainda influencia de forma significativa a bolsa? Não estará todo o pessimismo já descontado, pelo menos no nosso PSI-20, com esta correcção?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por carf2007 » 26/6/2015 15:34

"Com o prazo para o acordo Grego a aproximar-se, muitos esperam um desfecho durante o fim de semana.
Este acontecimento poderá causar bastante volatilidade, originando um gap de preços grande na reabertura da noite de domingo.
Recomenda-se cautela nas posições abertas, nomeadamente o volume negociado."
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Jtx » 26/6/2015 15:30

atomez Escreveu:
jccgold Escreveu:
atomez Escreveu:Que direito têm os gregos, ou quaisquer outros, de decidir muito democraticamente que outros países os financiem nas condições que eles próprios definem?

Depende para começar das responsabilidades que tenham. A auditoria à dívida grega começa a sair com as 1ªs conclusoes, e parece que houveram aí alguns líderes europeus que ajudaram na falsificação das contas gregas e no esconder das contas. Que direito têm certos países europeus em ajudarem ao falsear das contas e agora exigir aos gregos que paguem por terem sido enganados?

Os gregos têm direito porque "parece que..." ?

Que argumento tão débil!

JohnyRobaz: os gregos têm sempre uma alternativa -- se não gostam assim saiam do euro, mandem o FMI ir bugiar, tenham uma moeda própria e governem-se como muito bem entenderem.

Cá por mim até nos faziam um grande favor.

Subscrevo, se a UE é assim tão intransigente, e só querem ver os gregos na miséria, eles que se ponham a andar...

Registado: 18/2/2015 13:14

por JohnyRobaz » 26/6/2015 15:27

atomez Escreveu:
JohnyRobaz: os gregos têm sempre uma alternativa -- se não gostam assim saiam do euro, mandem o FMI ir bugiar, tenham uma moeda própria e governem-se como muito bem entenderem.

Pronto, é a tua opinião, e de facto tu como contribuinte do FMI tens direito a ela. Se as consequências disso não forem devastadoras na Europa, parece válido, eu não tenho é assim tantas certezas disso. Mas parece então que percebeste o que eu queria dizer. Cortar-lhe o financiamento está no direito do FMI se for por desrespeito de condições orçamentais. Por não concordarem com os seus ideais políticos, acho errado. Só isso.

por atomez » 26/6/2015 15:19

jccgold Escreveu:
atomez Escreveu:Que direito têm os gregos, ou quaisquer outros, de decidir muito democraticamente que outros países os financiem nas condições que eles próprios definem?

Depende para começar das responsabilidades que tenham. A auditoria à dívida grega começa a sair com as 1ªs conclusoes, e parece que houveram aí alguns líderes europeus que ajudaram na falsificação das contas gregas e no esconder das contas. Que direito têm certos países europeus em ajudarem ao falsear das contas e agora exigir aos gregos que paguem por terem sido enganados?

Os gregos têm direito porque "parece que..." ?

Que argumento tão débil!

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por JohnyRobaz » 26/6/2015 15:01

atomez Escreveu:Essa agora! A democracia não é nenhuma varinha mágica. Os gregos, ou quaisquer outros, bem podem decidir muito democraticamente que passam todos a ser milionários ou que querem ir todos para Marte... Só que isso é impossível.

Que direito têm os gregos, ou quaisquer outros, de decidir muito democraticamente que outros países os financiem nas condições que eles próprios definem?

Os outros países, também muito democraticamente, têm todo o direito de lhes dizer que "não". Ou não?

A democracia não é nenhuma varinha mágica... Como assim? Só serve para quando interessa a credores? Acho que não percebi o que queres dizer. Isso de ser milionários ou ir para Marte são absurdos que não trazem valor nenhum para a discussão, portanto vou ignorar.

Os gregos têm direito, tal como os portugueses e todos os outros, de eleger um Governo que represente a política nacional que a maioria do povo quer seguir. E essas condições que falas devem ser condições orçamentais. A política que leva a essas condições orçamentais é que não deve ser imposta pelo FMI, mas sim decidida por quem tem legitimidade e isso é o governo grego. E porque é que os países ricos têm que impor na Grécia uma política que já provou não dar os resultados previstos e ainda exigir taxas de juro altíssimas? Isto depois de ter secado toda a sua economia durante estes anos todos?

Como já referi acima, apesar de não concordar que o FMI sejam "os outros países", mas sim "todos os países, incluindo a própria Grécia", e de não concordar que um fundo de assistência a crises deva ter por fim obter lucros avultados a curto prazo como parece ser o caso mas sim garantir financiamento barato acompanhado de um controlo orçamental imposto no país ajudado, se os outros países não querem emprestar dinheiro, digam que não e ponto final. E aguentem as consequências geopolíticas dessa atitude egoísta. Agora não exijam tudo como eles querem, porque apesar de quererem e parecer, não são, em fundamento, os donos do Mundo e da razão.

por jccgold » 26/6/2015 14:53

Registado: 11/11/2011 3:58

por zecatreca_1 » 26/6/2015 14:41

26.06.2015 at 13:34:38 (GMT) Mercados: (Reuters) - Credores da Grécia estão a considerar uma extensão do programa de ajustamento em mais 5 meses, assim como o montante de financiamento para €16.3bn. DAX segue a valorizar +0.4%, CAC +0.8%

Hehehe :mrgreen:

Registado: 17/2/2012 14:31

por atomez » 26/6/2015 14:26

JohnyRobaz Escreveu:Estou sim, colado à manutenção da democracia na Europa e contra imposições políticas do FMI num país que elegeu um Governo para fazer isso, principalmente um Governo eleito para combater o que o FMI fez nesse país nos anos anteriores. Os gregos quiseram uma alternativa e o que se tem visto nos últimos dias é que não lhes deixam ter essa alternativa. E isto é simplesmente antidemocrático,

Essa agora! A democracia não é nenhuma varinha mágica. Os gregos, ou quaisquer outros, bem podem decidir muito democraticamente que passam todos a ser milionários ou que querem ir todos para Marte... Só que isso é impossível.

Que direito têm os gregos, ou quaisquer outros, de decidir muito democraticamente que outros países os financiem nas condições que eles próprios definem?

Os outros países, também muito democraticamente, têm todo o direito de lhes dizer que "não". Ou não?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por JohnyRobaz » 26/6/2015 12:59

paucd Escreveu:

Ok Já percebi
Não vou entrar em discussão. Creio que já houve suficientes respostas que te foram dirigidas e que reflectem exactamente aquilo que penso.
Mas um conselho: Uma excessiva colagem a um partido politico num foro bolsita pode levar-nos a cometer erros de palmatoria. Tenta ver a situação com olhos neutros e talvez tenhas mais sucesso nos trades.
A não ser claro, que o teu objectivo no foro não seja partilhar e discutir informação ligada à bolsa....

Fartei-me de sublinhar que não estou colado a nenhum flanco político, muito menos ao Syriza. Estou sim, colado à manutenção da democracia na Europa e contra imposições políticas do FMI num país que elegeu um Governo para fazer isso, principalmente um Governo eleito para combater o que o FMI fez nesse país nos anos anteriores. Os gregos quiseram uma alternativa e o que se tem visto nos últimos dias é que não lhes deixam ter essa alternativa. E isto é simplesmente antidemocrático, para além de ser errado (mas isto já é uma opinião). Quanto ao sucesso nos trades, penso que é básico que ele só é possível com alienação mental e sendo disciplinado e rigoroso como ensina o grande Douglas. E pelo menos eu, sei separar as minhas convicções políticas dos trades que faço, pois não tem nada a ver.

Querendo ligar isto mais a bolsa, penso que um Bull Market ou um Bear Market consistentes ocorrerão mais facilmente a par de períodos de crescimento económico ou de crise profunda respectivamente, e esse crescimento económico depende destas decisões políticas.

por JohnyRobaz » 26/6/2015 12:52

Rantamplan1 Escreveu:Não querer perceber que o projecto do Euro só funciona com movimentos orçamentais compensatórios dos países mais desenvolvidos para os países mais pobres é não querer perceber os mecanismos de funcionamento de uma zona monetária comum. Moedas únicas em zonas com grandes disparidades de desenvolvimento tendem a aumentar o fosso entre economias. Isto está mais do que estudado e é tecnicamente consensual.

O problema dos países da UE é que não estão preparados para abdicar de soberania, e a europa rica de parte da sua riqueza, muito conseguida pelo enfraquecimento dos países mais pobres. Por isso o projecto ficou a meio. Por isso aquilo que deveriam ser transferências correntes sem quaisquer contrapartidas (movimentos compensatórios) dentro do mesmo espaço monetário, são neste momento empréstimos e os credores entendem-se no direito de reclamar o seu pagamento.
Pior que tudo isto: metem o FMI ao barulho para resolver um problema que é europeu e eminentemente político.
Como isto vai continuar com cada uma das partes a olhar para o seu umbigo em vez de olhar para o todo, temo que o Euro acabe mal.
É só a Grécia sair do Euro e começar com jogos ali na fronteira com a Turquia com o apoio dos Russos...

Ora nem mais.

por jccgold » 26/6/2015 12:51

Tudo o que o JohnyRobaz escreveu é verdade, e acrescento. Aqueles mesmos que levaram a Grécia à falência os magnatas que dominam PASOK e Nova Democracia, são os mesmos que agora andam de concluiu com o FMI para não terem as fortunas taxadas. O FMI se quer decidir onde os gregos vão buscar o dinheiro que concorra às eleições

Registado: 11/11/2011 3:58

por Rantamplan1 » 26/6/2015 12:47

JohnyRobaz Escreveu: Porque eu olho para a Europa como uma comunidade de países que se devem entre-ajudar nos momentos de dificuldades, ao contrário de virem com discursos quase nacionalistas em que se acusa o pensionista grego de receber os nossos impostos! Eu também me solidarizo com os portugueses, mas eles é que têm culpa de escolher um governo que os levou pelo caminho de enormes aumentos de impostos e de destruição do estado social [...].

Raposo Tavares Escreveu:Gostas da Europa, gostas da democracia e tudo. Mas preferes solidarizar-te com quem vota como tu achas que se deve votar. Os gregos são, portanto, dos poucos tipos que sabem votar na Europa. Pelo menos entre os europeus mais tesos... É sempre um ponto de vista...

P.S.: Johny, quanto ao resto estás mais que desculpado. Abraço.

Não querer perceber que o projecto do Euro só funciona com movimentos orçamentais compensatórios dos países mais desenvolvidos para os países mais pobres é não querer perceber os mecanismos de funcionamento de uma zona monetária comum. Moedas únicas em zonas com grandes disparidades de desenvolvimento tendem a aumentar o fosso entre economias. Isto está mais do que estudado e é tecnicamente consensual.

O problema dos países da UE é que não estão preparados para abdicar de soberania, e a europa rica de parte da sua riqueza, muito conseguida pelo enfraquecimento dos países mais pobres. Por isso o projecto ficou a meio. Por isso aquilo que deveriam ser transferências correntes sem quaisquer contrapartidas (movimentos compensatórios) dentro do mesmo espaço monetário, são neste momento empréstimos e os credores entendem-se no direito de reclamar o seu pagamento.
Pior que tudo isto: metem o FMI ao barulho para resolver um problema que é europeu e eminentemente político.
Como isto vai continuar com cada uma das partes a olhar para o seu umbigo em vez de olhar para o todo, temo que o Euro acabe mal.
É só a Grécia sair do Euro e começar com jogos ali na fronteira com a Turquia com o apoio dos Russos...

Registado: 5/5/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], junas, latbal, lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, trilhos2006 e 205 visitantes