Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por O3 » 27/6/2015 0:36

jopsilveira Escreveu:O3, é ridiculo a quantidade de vezes que já foste expulso e a quantidade de vezes que reapareces com novos nicks a insultar o pessoal.

Ridiculo mesmo.

Não tarda muito, também este nick será expulso.

Eu tenho-te debaixo de olho há muito tempo ... e estou há espera, sentado, que escrevas alguma coisa neste tópico sobre mercados, mas até à data ZERO ... só sabes dizer mal de mim e não me dás hipóteses de te poder criticar, positiva ou negativamente, pelo teu trabalho neste tópico, uma vez que a produção é ZERO. Os foristas novos ou inexperientes devem estar muito satisfeitos com os teus ensinamentos, neste tópico. :twisted:
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.

Mudando de assunto: Então como é que estão as rendas dos andares na margem esquerda do Tejo? Não stresses Silveira, senão ficas com mais rugas na cara.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Em vez de diluíres o risco, concentra os retornos. - Bedrock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock

Registado: 6/6/2015 2:04

por jopsilveira » 27/6/2015 0:06

O3, é ridiculo a quantidade de vezes que já foste expulso e a quantidade de vezes que reapareces com novos nicks a insultar o pessoal.

Ridiculo mesmo.

Não tarda muito, também este nick será expulso.

Registado: 5/8/2014 20:53

por O3 » 26/6/2015 23:58

ATLAS_ Escreveu:Vou dizer qualquer coisa, a ver se o clima alivia...

O que é que acham: no fds temos, ou não, acordo com a Grécia?

É que isso é que interessa agora...

Atlas,
Não leves a mal, mas apetece-me escrever uma gracinha demoníaca inofensiva: Qual é o peso que o acordo ou desacordo com a Grécia, neste fim-de-semana, terá nos retornos acionistas de médio-longo prazo? Quase nulo. Qual é o peso que o acordo ou desacordo com a Grécia, neste fim-de-semana, terá nos retornos acionistas de ultra-curto prazo? Grande peso. Então, sendo assim, qual é o interesse de um passivo sobre o acordo ou desacordo com a Grécia? :mrgreen: (não pus o diabinho porque estou em missão de paz, daí o mrgreen)
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock

por ATLAS_ » 26/6/2015 23:33

Vou dizer qualquer coisa, a ver se o clima alivia...

O que é que acham: no fds temos, ou não, acordo com a Grécia?

É que isso é que interessa agora...

Registado: 8/6/2014 11:59

por O3 » 26/6/2015 22:16

pata-hari Escreveu:
O3 Escreveu:Tu achas-te um tipo muito esperto, não é? Eu já vi vários licenciados que se achavam muito espertos e chumbaram na prova psicológica que é eliminatória, independentemente de se poder ter uma nota máxima na prova técnica de conhecimentos e na entrevista profissional de seleção.
Para tua informação, eu também fui submetido a essa prova psicológica e mais tarde até cheguei a ser Presidente do Júri de seleção/contratação de pessoal e responsável máximo pela elaboração da prova de conhecimentos e da entrevista profissional de seleção, pelo que nunca mais voltes a dizer que eu tenho um problema psicológico qualquer, quando não tens o mínimo de qualificação profissional para produzir tal afirmação, e mesmo que tivesses tinhas que me observar e analisar presencialmente. Eu para entrar no meu emprego fui submetido a essa prova psicológica e fiquei aprovado, e tu no teu emprego também foste submetido a uma prova psicológica?

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: . Não consigo entender como uma conversa "virtual" sobre investimentos e metodologias de investimento consegue descambar para o tema da saúde mental de cada um e para o insulto pessoal. Francamente não entendo o que possam achar que isto acresce a qualquer discussão sobre qualquer tema.

Caso não saibas, a questão psicológica nasceu na citação que a seguir vou reproduzir, e na altura ninguém da moderação ficou chocado ... deve ser do swing democrático. Da minha parte vou encerrar este assunto.

Por Artista Romeno » 23/6/2015 16:39:
"de tudo o que tenho visto neste topico só tenho a dizer uma coisa, o bedrock tem um forte problema psicológico, pelo simples motivo de atacar a gestão passiva por atacar tendo em conta o tipo de texto que usa as fabulas que escreve e os argumentos recambulescos que usa todo este fogo de artificio revela uma algo de muito doentio verdadeiramente uma obsessão doentia, como o ghorez tinha ao contrário com a ativa, ambos têm um problema, o do ghorez ficou revelado num outro forum qual era e o bedrock também terá um... acho que deve pedir ajuda, pois este espetáculo é demente e deprimente ..."

por Pata-Hari » 26/6/2015 13:17

O3 Escreveu:Tu achas-te um tipo muito esperto, não é? Eu já vi vários licenciados que se achavam muito espertos e chumbaram na prova psicológica que é eliminatória, independentemente de se poder ter uma nota máxima na prova técnica de conhecimentos e na entrevista profissional de seleção.
Para tua informação, eu também fui submetido a essa prova psicológica e mais tarde até cheguei a ser Presidente do Júri de seleção/contratação de pessoal e responsável máximo pela elaboração da prova de conhecimentos e da entrevista profissional de seleção, pelo que nunca mais voltes a dizer que eu tenho um problema psicológico qualquer, quando não tens o mínimo de qualificação profissional para produzir tal afirmação, e mesmo que tivesses tinhas que me observar e analisar presencialmente. Eu para entrar no meu emprego fui submetido a essa prova psicológica e fiquei aprovado, e tu no teu emprego também foste submetido a uma prova psicológica?

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: . Não consigo entender como uma conversa "virtual" sobre investimentos e metodologias de investimento consegue descambar para o tema da saúde mental de cada um e para o insulto pessoal. Francamente não entendo o que possam achar que isto acresce a qualquer discussão sobre qualquer tema.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Artista Romeno » 26/6/2015 10:29

para fechar a minha participação aqui nos proximos tempos, de modo a que isto não expluda
-analisar individualmente 500 acções é impossivel a juntar a isso o ambiente macroeconomico e politico, é um cocktail explosivo para dizer vai ser x
-tem piada que quem foi expulso n vezes e criou mais uma porrada de nicks( fille 112 bedrock O2 O3 RSI e quantos mais) não fui eu, nem fui eu que andei permanentemente a batatada :mrgreen:
-fica a curiosidade de se saber se na china é o fim da bolha ou é apenas um apanhar de ar, a bem da economia global era melhor que fosse o fim.... e que acabasse tudo por aqui e voltasse a normalidade :pray:

adeus até um dia
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por O Alquimista » 26/6/2015 1:09

Olhando para o Brasil através de um etf, dir-se-á que a fraqueza reina.
Anexos
ewz.png
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O3 » 26/6/2015 0:24

Artista Romeno Escreveu:eu estava a falar do que se passou desde 2012, nos ultimos 6 meses foi bom, mas bastou não sair da zona euro nos ultimos tempos, como investidor diversificado possuo japão sim, mas sendo bom não acho que seja unico e irrepetivel
quanto a previsões faço varias em ações e está ai o historico para quem queira comprovar, prever um indice é algo extremamente incerto e portanto nao o faço, prever uma tendencia ok, agora dizer um indice vai valer x não fiz nem o farei, não seria intlectualmente honesto, faze-lo e quem o faz é por bitaite

Eu não quero ser ofensivo, mas não tenho quaisquer dúvidas de que tu estás a precisar de ajuda de uma pessoa que te ensine a construir adequadamente frases de acordo com o teu pensamento, porque acredito que possivelmente as tuas ideias devem ser mais claras que a tua escrita, e eu muitas vezes tenho uma certa dificuldade em perceber as tuas ideias com base na tua escrita, por isso é que te recomendei como professor o amigo Alquimista, que nisso ele é muito bom, tal como uma boa parte do pessoal do Direito ... olha de repente lembrei-me: o Atlas também seria um bom professor porque também apresenta uma escrita bem construída, apesar de ficar aquém da escrita sagaz do ativo Alquimista.

Tu tens um raciocínio curioso: as tuas previsões sobre várias ações são intelectualmente honestas, mas quem faz previsões sobre índices acionistas já são bitaites, quando um índice é um conjunto de ações, logo se tu com a tua sabedoria consegues prever o trajeto de várias ações, é só fazer um upgrade de quantidade da previsão e passar das várias para as todas ações do índice. Portanto se tu chamas bitaite à previsão do trajeto de um conjunto de ações, eu também posso chamar de bitaite à tua previsão sobre um subconjunto (várias ações) do conjunto das ações do índice. Estás a perceber o meu raciocínio de lógica?
Tu achas-te um tipo muito esperto, não é? Eu já vi vários licenciados que se achavam muito espertos e chumbaram na prova psicológica que é eliminatória, independentemente de se poder ter uma nota máxima na prova técnica de conhecimentos e na entrevista profissional de seleção.
Editado pela última vez por O3 em 26/6/2015 1:12, num total de 1 vez.

por Artista Romeno » 25/6/2015 23:18

eu estava a falar do que se passou desde 2012, nos ultimos 6 meses foi bom, mas bastou não sair da zona euro nos ultimos tempos, como investidor diversificado possuo japão sim, mas sendo bom não acho que seja unico e irrepetivel
quanto a previsões faço varias em ações e está ai o historico para quem queira comprovar, prever um indice é algo extremamente incerto e portanto nao o faço, prever uma tendencia ok, agora dizer um indice vai valer x não fiz nem o farei, não seria intlectualmente honesto, faze-lo e quem o faz é por bitaite
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por O3 » 25/6/2015 22:07

Artista Romeno Escreveu:os mercados do japao tem andado a subir há muito tempo porque a moeda perdeu valor, e os resultados das empresas em ienes das operações no exterior dispararam, por isso no japão em termos reais não passa nada por aí alem, tendo em conta o QE japones é comparar o grafico do n225 com o usd iene

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (79.33 KiB) Visualizado 7043 vezes

Capturar 2.JPG
Capturar 2.JPG (35.76 KiB) Visualizado 7043 vezes

Capturar 3.JPG
Capturar 3.JPG (36.67 KiB) Visualizado 7043 vezes

A tabela da 1ª imagem mostra os 10 fundos com melhores rentabilidades no período de 1 mês no Japão da Categoria Grande Capitalização, sendo que o fundo do JPMorgan está em 3º lugar no geral mas em 1º lugar em moeda USD. Este fundo estava negativo, nesse período de 1 mês, há apenas 1 dia atrás e chegou a estar bem negativo, sendo que a inversão para ganhos médios continuados deu-se apenas há pouco mais de 1 semana (no período de 1 semana teve uma valorização de +4.27%). Era disto que eu estava a falar no meu post anterior.

Este ano já tive este fundo do Japão durante cerca de 2.5 meses que depois resgatei, com uns bons ganhos, quando o mercado entrou em correção e o JPY disparou na desvalorização face ao USD, sendo que subscrevi novamente o fundo do JPMorgan no passado dia 15 de junho.
Conforme se pode ver no gráfico da 2ª imagem sobre o rácio USD/JPY, este par de moedas andou a lateralizar (sem tendência definida de valorização ou desvalorização) no período entre 30/11/2014 e 10/05/2015, e depois desta data a desvalorização do JPY disparou face ao USD. A este fator cambial negativo da desvalorização do JPY face ao USD para os fundos em USD, veio juntar-se a agravante da correção da bolsa japonesa entre o período de 27/05/2015 a 18 de junho, e depois desta data a bolsa dispara a pique até ontem (vidé gráfico da 3ª imagem sobre o índice Nikkei 225).

Depois desta explicação ilustrada e com alguns parágrafos em língua portuguesa entendível, será que no meu post anterior havia alguma coisa de errado? Esse post foi feito no sentido de alertar os foristas para a boa oportunidade de reentrada no Japão, tendo em atenção a grande valorização continuada na última semana. Este tipo de alertas era o que eu gostava mais de ver no tópico, assim como notícias e análises fresquinhas com interesse para os mercados, ou seja, o que eu gostava mais de ver eram perspetivas de outlook e menos conversa sobre o passado historial dos mercados, mas é claro que o pessoal é medroso em dar a cara a previsões, porque se errar apenas 1 em 10, mesmo assim caem-lhe em cima e dizem que se armou em adivinho ou bruxo, só que vale muito mais prever e acertar 5% de previsões futuras de curto prazo do que saber mais de 95% sobre a teoria e os resultados passados dos mercados.
Editado pela última vez por O3 em 26/6/2015 0:28, num total de 1 vez.

por Bucks » 25/6/2015 19:37

OBRIGAÇÕES MOTA-ENGIL 2020: RENDEM 2,77% LÍQUIDOS

DATA DA PUBLICAÇÃO: 19JUN2015

A Mota-Engil está a emitir obrigações com uma duração de 5 anos e, em simultâneo, a oferecer a possibilidade de troca aos detentores das obrigações com maturidade em 2016.

A Oferta Pública de Subscrição tem o objetivo de financiar a atividade corrente e a expansão internacional da construtora, que está na fase de lançamento de vários projetos na América Latina e em África, e visa obter até 70 milhões de euros de financiamento na emissão de novos títulos (até 140.000 obrigações). Simultaneamente, lança uma Oferta Pública de Troca sobre até 25 milhões de euros em obrigações Mota-Engil 2016. Ambos os valores em oferta podem vir a ser aumentados.
Conheça as principais características das obrigações em emissão no quadro seguinte:
Obrigações Mota – Engil 2015-2020
Data de Emissão
03-07-2015
Data de reembolso (maturidade)
03-02-2020
Categoria
Dívida Sénior
Possibilidade de reembolso antecipado por vontade do investidor
Não tem
Taxa Anual Nominal Bruta (Taxa de cupão)
3,90%
Taxa Anual Efetiva Líquida (após impostos)
2,77%
Valor Nominal de 1 obrigação
500 €
Mínimo a subscrever (2 títulos)
1,000 €
Pagamento dos juros
Semestral, a 3 de agosto e 3 de fevereiro. 1º cupão a 03-02-2016
Cupão bruto
9.75 €
Cupão líquido (valor a receber nas datas de pagamento, deduzido de impostos, por cada obrigação)
7.02 €
Notação de risco
Não tem
ISIN
PTMENQOE005

Emitente de risco
A Mota-Engil é um emitente de risco elevado. Opera num setor cíclico como é o da construção, e onde os projetos são de relativamente longa duração. A evolução política e macroeconómica recente (instabilidade na Europa, queda do preço do petróleo) coloca desafios adicionais que começam a fazer-se sentir, como por exemplo o aumento nos valores a receber de clientes, nomeadamente em África.
O nosso modelo de avaliação atribui um risco de 4 em 5 à Mota-Engil. A análise dos rácios financeiros devolve a imagem de uma empresa de uma empresa muito endividada (por exemplo, autonomia financeira de 15%, um valor fraco sendo que um valor normal seria de 35%), ainda que no curto prazo tenha capacidade para fazer face às suas responsabilidades (por exemplo, rácio de liquidez corrente próximo de 1).

Conselho: não invista
Na análise à anterior emissão da Mota-Engil, considerámos que apesar do risco elevado, podia ser uma opção a considerar para investidores tolerantes ao risco, e desde que representassem no máximo 5 a 10% da carteira. Contudo, as características da emissão atual são muito menos interessantes. O prémio de risco face à dívida pública é menor: estas obrigações pagam apenas 1,16% acima dos Certificados do Tesouro Poupança Mais, tendo estes muito maior liquidez e a possibilidade de receber rendimento adicional em função do crescimento do PIB. Sem considerar os custos de transação, que podem ser bastante penalizadores para investimentos de baixos montantes (o mínimo de investimento são 1000 euros, mas seria mais adequado um montante a partir de 5000 euros para diluir os custos).
Também o panorama das taxas de juro é diametralmente oposto. Em 2013, as taxas de juro do mercado encontravam-se num nível elevado, podendo originar mais-valias para o investidor caso viessem a descer, tal como veio a suceder. Atualmente, a taxas estão perto de níveis historicamente baixos mas começamos já a assistir a uma subida, que caso prossiga poderá levar à desvalorização dos títulos (e recordamos que quanto maior o prazo das obrigações, maior a sensibilidade à variação das taxas de juro). Mesmo que o investidor não venda os títulos, terá de conformar-se com um rendimento que então poderá ficar num patamar inferior face às taxas de mercado (para um nível semelhante de risco).
A extensão da maturidade da dívida é uma decisão que faz todo o sentido, do ponto de vista da gestão financeira da construtora: garantir financiamento por um prazo mais longo às baixas taxas de juro atuais. Mas o investidor deve ter em mente que está do outro lado do negócio: vai receber da Mota-Engil taxas historicamente baixas (considerando o risco elevado) num prazo já relativamente longo (5 anos). Não nos parece um negócio compensador, uma vez que o prémio ou acréscimo de rendimento não é suficiente para compensar o acréscimo de risco que é bastante elevado. Não recomendamos o investimento.
Datas chave
17 de junho
Início do período de subscrição e da oferta de troca
23 de junho
Data-limite para a amplicação da Oferta pelo emitente
25 de junho (15h00)
Data-limite para revogar ou cancelar ordens de subscrição
30 de junho (15h00)
Final do período de subscrição e de aceitação da oferta de troca
1 de julho
Apuramento dos resultados e divulgação do número de titulos a atribuir
3 de julho
Subscrição e admissão à negociação dos títulos

E vale a pena aceitar a Oferta de Troca?
Na OPT, por cada obrigação ME-2016, a Mota-Engil oferece um prémio de 14,64€ em dinheiro, além de uma obrigação ME-2020. Os juros corridos serão também pagos pela Mota-Engil na troca. Ignorando os custos de transação (comissões de compra e subscrição, pagamento de juros e reembolso, que dependem do intermediário financeiro), os juros auferidos por quem aceitar a oferta serão aproximadamente iguais ao de um investidor que detenha a obrigação ME-2016, até à maturidade. Pelo que a questão resume-se a: está o investidor que detém obrigações ME-2016 interessado em aumentar o prazo do seu investimento de 9 meses para cinco anos, mantendo aproximadamente à mesma taxa (supondo uma cotação de 101,25%, a yield líquida atual das ME-2016 ronda 2,90%)?
Pelos mesmos motivos que nos levam a desaconselhar o investimento, não recomendamos que aceite a troca, pois não receberá qualquer prémio por uma extensão do prazo bastante considerável. Mas, se ainda detém obrigações ME-2016, poderá mantê-las até à maturidade. Como referimos o risco parece-nos aceitável a curto prazo, e a baixa liquidez confere alguma incerteza aos preços de transação.

PROTESTEINVESTE
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Artista Romeno » 25/6/2015 18:28

os mercados do japao tem andado a subir há muito tempo porque a moeda perdeu valor, e os resultados das empresas em ienes das operações no exterior dispararam, por isso no japão em termos reais não passa nada por aí alem, tendo em conta o QE japones é comparar o grafico do n225 com o usd iene

por O3 » 25/6/2015 17:36

Mercados acionistas do Japão, da China e da biotecnologia.

Atualmente um dos melhores mercados acionistas é o do Japão e o fundo JPMorgan Japan Equity D está a bombar a sério há mais de uma semana, só é pena é que há dias em que o iene desvaloriza bastante face ao USD e nesses dias a valorização do FI em USD é inferior à valorização da bolsa, porque senão elegia, presentemente, o mercado japonês como o nº 1 a nível mundial. Uma das coisas curiosas que tenho detetado é que normalmente nos dias em que a bolsa sobe mais, o iene desvaloriza mais acentuadamente face ao USD.

Esta volatilidade diária e de ultra-curto prazo do rácio USD/JPY faz com que o risco cambial possa ser até superior ao risco do mercado bolsista, pelo que a solução para tentar minimizar este problema é ter uma conta em ienes e os FI's em ienes e depois resgatarmos os FI's só quando fosse cambialmente vantajoso para a conversão do JPY para USD ou EUR, isto porque a volatilidade cambial entre 2 moedas diminui substancialmente à medida que aumenta o horizonte temporal, por isso é que não interessa escolher FI's com hedge cambial se os detivermos por um período de médio prazo.

Hoje resgatei um FI da Grande China e no principio desta semana liquidei uma última tranche de um FI da China, pelo que deixei de estar investido na China/Grande China, porque acho que estamos há uma semana quase em sell-off, para além de achar que finalmente o mercado chinês deixou-se contaminar pelos mercados mundiais, logo perdeu interesse dada a sobrevalorização das suas ações com o seu passado e não tanto com outras ações mundiais, como por exemplo o mercado do Japão em que o rácio P/E é bastante superior ao chinês.

Atualmente, no mercado acionista, não há quaisquer certezas, mas os mercados em que estou a acreditar mais é o do Japão e o da biotecnologia, sendo que na 5ª feira passada o índice da biotecnologia rompeu, com uma subida da ordem dos 3%, a resistência dos 2 picos máximos (muito próximos), deste ano: 20 de março e 23 de abril, logo podemos considerar que foi quebrada claramente a resistência de 3 meses, e isto é muito importante, tanto mais que foi antes do disparo das cotações da Europa na passada 2ª feira por causa da especulação do possível acordo entre os gregos e os credores.

por O Alquimista » 25/6/2015 16:21

How hedge-fund geniuses got beaten by monkeys — again
http://www.marketwatch.com/story/how-he ... lcountdown

Gosh, the money and effort that goes into those hedge funds really paid off, didn’t it? Makes you glad your golf-club buddy got you an “in” to the P.T. Barnum Proprietary Algorithm Super Alpha Beta Gamma Buy Me An Omega Global Risk-Managed Wowza Fund, doesn’t it?

The average hedge fund has produced a worse investment performance in the first half of this year than a portfolio consisting of a savings account at your local bank and a random collection of stocks picked by a blindfolded monkey.Last year, according to Hedge Fund Research Inc., the average genius hedge fund lost 0.6%. Meanwhile stocks picked by monkeys, plus 20% in the bank, gained 2.3%. The year before, the average hedge fund earned 6.7%. The monkeys and the bank account did three times better, earning 21%. In 2012 the monkeys and cash beat the hedge funds by nearly four to one, earning 13% compared to 3.5% for the funds.

Se o cão é o melhor amigo do homem, o macaco é o melhor amigo do investidor...mesmo com os olhos tapados.

A propósito de fundos, eis o gráfico diário do Vanguard Total World Stock ETF (VT).

http://www.marketwatch.com/story/how-th ... atest_news
Anexos
vt.png
vt.png (51.99 KiB) Visualizado 7146 vezes
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O3 » 24/6/2015 23:47

Explicação para a aparente contradição do EUR se desvalorizar face ao USD na especulação dos problemas com a Grécia se resolverem, e se valorizar no caso desses problemas se agravarem.

Como é sabido, o que faz valorizar/desvalorizar a cotação de uma moeda face a uma outra é a lei da oferta e da procura do mercado do forex: a cotação de uma moeda sobe/desce se estiver a ser mais comprada/vendida que a outra moeda do par.
O swing de cotação de uma moeda face a uma outra pode não incorporar apenas causas técnicas económico-financeiras de suporte da força ou não de uma moeda em relação a uma outra, pois a subida/descida de cotação de uma moeda pode ser causada pela simples especulação da compra/venda massiva de uma moeda por parte dos bancos centrais, grandes bancos e grandes especuladores individuais, com o objetivo de influenciar a economia de um país através da alteração da sua balança de transações, em que a desvalorização da sua moeda vai favorecer as exportações por se tornarem cambialmente mais competitivas e tornar mais caras as importações, e isto pode ser feito pelos bancos centrais; enquanto os grandes bancos e os grandes especuladores compram/vendem moedas para tentarem realizar mais-valias por pura especulação ou manipulação.

Quando os problemas com a Grécia se arrastaram por várias semanas, o EUR teve uma trajetória de valorização face ao USD, e isto aparentemente pode parecer uma contradição no caso de se pensar que os problemas da Grécia vão contaminar em termos económico-financeiros particularmente a Zona Euro, devido a um possível default da Grécia, e, desse modo, tornar o EUR mais fraco face ao USD.
Só que os problemas da Grécia, durante essas semanas, fizeram subir a yield das bunds alemãs e isto fez com que as obrigações europeias então detidas se desvalorizassem por ação da venda das posições detidas e da compra de novas obrigações europeias dado que a taxa do cupão tornou-se mais atrativa pelo aumento da taxa da yield, sendo que esta compra foi também facilitada pelo diferencial entre as yields das bunds alemãs e as treasuries americanas, favorável para as bunds.

Então o que se passou foi que houve um desvio de capitais que passou a comprar mais obrigações europeias, isto é, compraram-se mais euros, do que obrigações americanas, ou seja, compraram-se menos dólares que euros, logo o EUR valorizou face ao USD. O aumento da yield das bunds faz aumentar o nível de risco das obrigações europeias, isto porque esse aumento da taxa da yield pode particularmente nas obrigações corporativas provocar alguns defaults nas empresas por não conseguirem pagar o aumento da nova taxa do cupão, mas estamos a viver um tempo, já muito alargado, em que os investidores procuram aumentar as rentabilidades dos seus investimentos e para isso estão dispostos a correr mais risco.

Ora o que eu disse no parágrafo anterior aplica-se em sentido contrário para o que aconteceu na 2ª feira passada com a desvalorização brutal do EUR face ao USD, na onda da especulação de que estava para breve a assinatura de um acordo entre a Grécia e os seus credores (FMI, BCE e Comissão Europeia), uma vez que esse acordo iria diminuir substancialmente o risco da Grécia entrar em default, e, desse modo, as taxas das yields dos empréstimos aos países europeus diminuem, porque o nível de risco diminuiu e assim as obrigações europeias voltaram a tornarem-se menos atrativas para novas subscrições, logo voltaram-se a comprar menos euros do que dólares, logo o EUR desvalorizou face ao USD.

É claro que pode haver no tópico um determinado “Artista” que possa ter acesso a fundamentais restritos do forex, que o comum dos mortais não tem acesso, e pode sempre apresentar uma possível explicação diferente da minha para justificar o swing do EUR face ao USD, nos últimos tempos. :twisted:
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.

por O Alquimista » 24/6/2015 23:30

How Should We Think About a 60/40 Portfolio?
http://theirrelevantinvestor.tumblr.com ... -portfolio

Entretanto, um breve e desapaixonado olhar sobre os emergentes. O que dizer? Tic-tac...tic-tac...tic-tac. Só para quem não tiver medo de investir quando chegar a hora. Se correr mal, há duas opções: herança ou dedução às mais-valias (win-win).
Anexos
eem.png
eem.png (77.97 KiB) Visualizado 7227 vezes

por Ulisses Pereira » 23/6/2015 18:29

Post bloqueado pela óbviao incapacidade dos participantes em se respeitarem.

Quando cmeçam o debate entre gestão passiva e activa é pior do que discutirem clubes de futebol. Destilam ódios...

Acalmem-se que mais logo já desbloqueamos o tópico.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Daemoon » 23/6/2015 18:25

Parem lá com isso do Activo vs Passivo, até porque pelo que sei o Activo é o que dá, o Passivo é o que leva, voces são o quê? :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Registado: 14/2/2009 14:06

por O3 » 23/6/2015 18:22

Artista Romeno Escreveu:de tudo o que tenho visto neste topico só tenho a dizer uma coisa, o bedrock tem um forte problema psicológico, pelo simples motivo de atacar a gestão passiva por atacar tendo em conta o tipo de texto que usa as fabulas que escreve e os argumentos recambulescos que usa todo este fogo de artificio revela uma algo de muito doentio verdadeiramente uma obsessão doentia, como o ghorez tinha ao contrário com a ativa, ambos têm um problema, o do ghorez ficou revelado num outro forum qual era e o bedrock também terá um... acho que deve pedir ajuda, pois este espetáculo é demente e deprimente :cry: :wall:
disclaimer: tenho etf e fundos como sempre o disse, escrevo esta mensagem em certo sentido mais devia tar calado.....

Artista,
Não é preciso um post duplo para pores em evidência a tua azia ... estás nervoso ou quê?
Há uma coisa que tu demonstras uma certa evolução: já escreves com menos reticências e os teus pequenos textos já são mais compreensíveis, pois de principio até pensava que tu eras um cidadão romeno, tal era o mau tratamento que fazias à língua portuguesa.

Na tua assinatura tens " ... análise fundamental ... por vezes alicerçada em dados de acesso restrito ...", tu realmente com este tipo de frase revelas uma modéstia brutal alicerçada num contexto psicológico de não maníaco ... :twisted: vê lá se aprendes a explanar melhor as tuas ideias de modo inovador, incisivo e sem ataques à língua portuguesa, e para isso não te vou recomendar um psicólogo, porque tu demonstras que não tens quaisquer disfunções cerebrais, vou antes recomendar-te a leitura de alguns dos posts do amigo Alquimista que vai fazer-te muito bem e contribuir decididamente para a tua linguagem ser mais compreensível e inovadora. Tu podes não gostar muito dele, mas que ele podia ser um grande professor para ti, quanto a isso não tenho quaisquer dúvidas, mas desconfio que não deves aceitar tais ensinamentos, porque o teu nível de modéstia deve achar que não tem nada a aprender com ninguém ... tu até podes ter grandes ideias, tens é uma certa dificuldade em verbalizá-las. :twisted:

por Artista Romeno » 23/6/2015 16:39

de tudo o que tenho visto neste topico só tenho a dizer uma coisa, o bedrock tem um forte problema psicológico, pelo simples motivo de atacar a gestão passiva por atacar tendo em conta o tipo de texto que usa as fabulas que escreve e os argumentos recambulescos que usa todo este fogo de artificio revela uma algo de muito doentio verdadeiramente uma obsessão doentia, como o ghorez tinha ao contrário com a ativa, ambos têm um problema, o do ghorez ficou revelado num outro forum qual era e o bedrock também terá um... acho que deve pedir ajuda, pois este espetáculo é demente e deprimente :cry: :wall:
disclaimer: tenho etf e fundos como sempre o disse, escrevo esta mensagem em certo sentido mais devia tar calado.....

por Artista Romeno » 23/6/2015 16:39

repetido

por O3 » 23/6/2015 16:31

Gizzy Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:
O3 Escreveu:Uma visão técnica séria sobre os fundamentos da gestão passiva vs gestão ativa.

Tinha de ser. Lá veio a bicada. Já estava a estranhar demorar tanto tempo...

Espero que não se inicie novamente o confronto gestão passiva vs ativa.

Atlas,
Explica ao pessoal se a gestão passiva tem vantagem ou não sobre a gestão ativa na situação da tendência de bear market, e porquê.

Hmm, não sei até que ponto é útil para um investidor "passivo" sequer pensar no comportamento dos seus investimentos em tendências de curto-médio prazo... Pessoalmente acho que a discriminação de vantagens/desvantagens não acrescenta nada neste caso...

Para um passivo é cómodo dizer que não liga às tendências de mercado de curto ou médio prazo e o que lhe interessa é o longo prazo ... eu só não percebo porque é que os passivos andam aí nos vários tópicos a lerem posts e a emitirem opiniões no dia a dia. :twisted:

Se para um passivo só lhe interessa saber o tempo meteorológico que pode estar daqui a 1-2 décadas, então porque é que uma grande parte deles consultam as previsões meteorológicas diárias e semanais? Eu acho que eles andam a perder tempo com tantas leituras e análises, pois no caso de estarem investidos no mercado acionista dos EUA e se a designada constante de Siegel do prazo de >= 17 anos se continuar a verificar, então se eles não falecerem num prazo inferior a 17 anos, vão ter uma capitalização positiva do seu investimento. E o que é isso de um prazo de >= 17 anos no contexto da idade na Terra ... é mesmo ali ao virar da esquina ... e o passivo pode sempre argumentar que se tiver o azar de falecer num prazo inferior a 17 anos, a capitalização do seu investimento pode prosseguir com os seus filhos, netos, bisnetos, ... pelo que a capitalização positiva estará sempre garantida. :twisted:

Ou seja, um passivo nunca perde dinheiro ... ganha é o dinheiro que os ativos perdem ... realmente os hiperativos do intraday e os ativos mensais, trimestrais ou anuais são uns beneméritos que se entretêm a drenar dinheiro para os passivos captarem calmamente ... estendidos nos seus velhos sofás já curvados pelo peso dos dólares dos ativos. :twisted:

Um conselho para os ativos: quando vos perguntarem se um FIGA qualquer, ou o portfolio dos FIGA's que detêm, está positivo ou negativo, no caso de estar negativo não dizem e vão dizer que essa parte do vosso investimento está para o longo prazo e que os positivos é que são para o ultra-curto prazo, porque assim passam também a nunca perder, teoricamente, dinheiro. :twisted:

por w00zy » 23/6/2015 15:53

Quando descobrirem a tendência, já perderam a arranque do rally :-"

Registado: 28/4/2014 12:59

por Gizzy » 23/6/2015 12:20

O3 Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:
O3 Escreveu:Uma visão técnica séria sobre os fundamentos da gestão passiva vs gestão ativa.

Tinha de ser. Lá veio a bicada. Já estava a estranhar demorar tanto tempo...

Espero que não se inicie novamente o confronto gestão passiva vs ativa.

Atlas,
Explica ao pessoal se a gestão passiva tem vantagem ou não sobre a gestão ativa na situação da tendência de bear market, e porquê.

Hmm, não sei até que ponto é útil para um investidor "passivo" sequer pensar no comportamento dos seus investimentos em tendências de curto-médio prazo... Pessoalmente acho que a discriminação de vantagens/desvantagens não acrescenta nada neste caso...

Registado: 19/3/2015 0:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Mar58, navaldoc, PAULOJOAO, PXYC, Shimazaki_2 e 113 visitantes