Crise Grega
Crise Grega - Cinco possíveis saídas
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Re: Crise Grega
Contudo o que tenho lido, acho que a Grécia vai sair o Euro, o Syriza vai se fazer de vitima, como o espelhado no blog do ministro das finanças grego!
http://yanisvaroufakis.eu/2015/06/18/gr ... eurogroup/
http://yanisvaroufakis.eu/2015/06/18/gr ... eurogroup/
- Registado: 18/2/2015 13:14
Ao olhar para o processo negocial grego, a Grécia faz-me lembrar um peixe, preso pelo anzol. Os credores vão dando linha, vão puxando, entretanto, o peixe vai-se debatendo. Quando estiver cansado e já não der luta será, então, pescado. Este é o "filme" que eu "vejo", ao olhar para a situação negocial da Grécia.
Dado que a maioria do povo grego rejeita a saída da Grécia da Zona Euro e esta pretende conservá-la no seu seio, a Grécia, já o afirmei aqui, está condenada a chegar a um acordo com os credores.
Mais tarde ou mais cedo, com ou sem acordo e sem ou com "default", formal, a Grécia vai chegar a acordo com os seus credores, que conseguirão, então, finalmente, pescar o peixe grego, das águas do Mar Egeu, e resgatá-lo do anzol.
Dado que a maioria do povo grego rejeita a saída da Grécia da Zona Euro e esta pretende conservá-la no seu seio, a Grécia, já o afirmei aqui, está condenada a chegar a um acordo com os credores.
Mais tarde ou mais cedo, com ou sem acordo e sem ou com "default", formal, a Grécia vai chegar a acordo com os seus credores, que conseguirão, então, finalmente, pescar o peixe grego, das águas do Mar Egeu, e resgatá-lo do anzol.
Alexandrite?

O homem que negava a derrota de Sadam e a queda de Bagdade, estando os americanos já na posse do aeroporto da capital iraquiana, morreu há pouco tempo. Sendo eu cristão, como ele, sei que não me fica bem brincar com as suas desditas em vida.
Acontece que não é este o ponto funadamental das minhas palavras. Quero falar aqui de heranças genéticas. Isto porque acredito que o Tarek era portador dos genes de algum companheiro do teimoso e irredutível Alexandre, transmitida aos seus antepassados quando o ilustre Grego andou por aquela bandas. O mesmo será dizer, de uma forma mais comezinha e terra a terra, que o Tarek tinha coisas de grego.
Vem a verborreia do parágrafo anterior a propósito de começar a ficar com a sensação que anda meia Grécia imbuída deste já referido estado de teimosa e arrogante negação.
Ora, este estado de espírito pode abnegadamente construir impérios, ou atirar civilizações para o abismo. E se é certo que Alexandre criou um império imenso, não é menos verdade que à sua morte, os imensos territórios por ele conquistados foram divididos pelos seus generais. Poucos séculos depois, quando os romanos se apossaram da velha Hélade, encontraram uma civilização já decrépita e desmoralizada.
Apesar de ser o dinheiro dos credores que pretendiam, apesar de estarem prestes a entrar em 'default', ante ontem, a Praça Sintagma encheu-se de gregos que acreditavam firmemente que se agitassem bandeiras freneticamente e gritassem palavras de ordem até à afonia completa a bancarrota não se verificaria, haveria leite e mel para todos e a austeridade (esse capricho de ociosos eurocratas com tempo para coçar o e s c r o t o) desvanecer-se-ia. E ainda receberiam dinheiro por isso. Não, não seria um milagre, seria o seu direito a ser cumprido.
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-06-18/thousands-rally-in-athens-to-urge-deal-as-default-threat-grows
Hoje, ficou a saber-se que o Tsirpas disse umas coisas ao Putin, ouviu umas coisas do Putin, ficou muito impressionado, descobriu que a Europa já não era o centro do mundo e, no meio deste enlace, não se falou de dinheiro, só de pipelines.
Tudo bem em terras de São Círilo, portanto. Quanto ao 'default', logo se verá...
http://uk.reuters.com/article/2015/06/19/uk-eurozone-greece-idUKKBN0OZ0XX20150619
No gabinete do Tsirpas, esta ideia faz escola… obviamente:
"All those who are betting on crisis and terror scenarios will be proven wrong," Tsipras said in a statement issued by his office while he was in Russia. "There will be a solution based on respecting EU rules and democracy which would allow Greece to return to growth in the euro."
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=714686
Noutras circunstâncias, deveria perguntar ainda se o Varoufakis estaria em estado de negação. Não pergunto. Não vale a pena.
O homem acha que na segunda feira é possível que lhe aceitem a propostazinha.
E assim, prontesh… Fica tudo resolvido.
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=714731
Editado pela última vez por RaposoTavares em 19/6/2015 19:04, num total de 2 vezes.
BCE vê-se obrigado a dispensar liquidez à banca grega
A face negra do extremismo de esquerda do Syriza está a vir ao de cima?
É o que transparece da leitura deste artigo de opinião em que o articulista denuncia as pressões sobre os responsáveis de instituições que devem permanecer independentes do poder do político: o Banco Nacional da Grécia e o Gabinete de Estatística.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite3_1_18/06/2015_551235
É o que transparece da leitura deste artigo de opinião em que o articulista denuncia as pressões sobre os responsáveis de instituições que devem permanecer independentes do poder do político: o Banco Nacional da Grécia e o Gabinete de Estatística.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite3_1_18/06/2015_551235
LionH Escreveu:avataris Escreveu:Gregos retiraram dois mil milhões de euros dos bancos em três dias
DE
A questão que eu coloco é, tiram para onde? É do tipo "bora voltar ao dracma, deixem-me é tirar o dinheiro para fora do país"
Como sempre o jornalismo anda atrasado , aos meses e meses que os Gregos andam a tirar dinheiro dos bancos . Ou seja, agora são os ultimos a ver se se safam
A noticia não é os levantamentos, que como disse e bem, já vinham a acontecer há algum tempo. O motivo da noticia é o intensificar dos montantes.
- Código: Selecionar todos
Antes desta semana, os levantamentos rondavam os 200 milhões a 300 milhões de euros por dia.
- Registado: 1/7/2014 14:53
avataris Escreveu:Gregos retiraram dois mil milhões de euros dos bancos em três dias
DE
A questão que eu coloco é, tiram para onde? É do tipo "bora voltar ao dracma, deixem-me é tirar o dinheiro para fora do país"
Como sempre o jornalismo anda atrasado , aos meses e meses que os Gregos andam a tirar dinheiro dos bancos . Ou seja, agora são os ultimos a ver se se safam
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Gregos retiraram dois mil milhões de euros dos bancos em três dias
DE
DE

- Registado: 1/7/2014 14:53
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao_europeia/zona_euro/detalhe/maria_luis_albuquerque_situacao_na_grecia_e_grave_e_esta_a_tornar_se_mais_dramatica.html
(...)
Sobre se ainda é possível chegar-se a um acordo a tempo da Grécia receber a última tranche da ajuda internacional, no valor de 7,2 mil milhões de euros, de forma a Atenas poder reembolsar o FMI em cerca de 1,6 mil milhões no dia 30 de Junho, a ministra disse "não".
"O desembolso [da última tranche] depende de haver um acordo que possa ser validado. Neste momento, a constatação é que já não seria possível" que este desembolso fosse feito até "dia 30 de Junho." Contudo, "estou convencida de que se houvesse um acordo muito rapidamente, encontraríamos uma solução" para esta situação. (...)
A Maria disse, está dito.
(...)
Sobre se ainda é possível chegar-se a um acordo a tempo da Grécia receber a última tranche da ajuda internacional, no valor de 7,2 mil milhões de euros, de forma a Atenas poder reembolsar o FMI em cerca de 1,6 mil milhões no dia 30 de Junho, a ministra disse "não".
"O desembolso [da última tranche] depende de haver um acordo que possa ser validado. Neste momento, a constatação é que já não seria possível" que este desembolso fosse feito até "dia 30 de Junho." Contudo, "estou convencida de que se houvesse um acordo muito rapidamente, encontraríamos uma solução" para esta situação. (...)
A Maria disse, está dito.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
pitepite Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:Mais uma moedinha, mais uma voltinha...
O Eurogrupo acabou e ficaram em cima da mesa algumas propostas finais para Atenas dizer sim ou não.
A discussão demorou uma hora e Varoufakis falou trinta minutos.
Segundo o jornal alemão “Zeit”, a proposta dos credores passa pela extensão do programa actual até Dezembro de 2015 com empréstimo de 10 mil milhões até agora guardados para a recapitalização da banca.
FMI não volta a emprestar dinheiro. O BCE vai também permitir que os bancos gregos possam comprar outros 2 mil milhões de euros de dívida soberana. Jornal avança, também, que os credores propõem um terceiro resgate com alívio da dívida e com novos empréstimos a começarem em 2016.
O mesmo jornal diz que esta é a oferta final da Zona Euro para salvar a Grécia da bancarrota. Com o dinheiro da recapitalização da banca e a possibilidade dos bancos comprarem mais dívida soberana, os credores esperam que o governo grego consiga pagar as suas dívidas ao FMI.
Ah, o famoso tapete mágico da UE, palmadinhas nas costas e siga.
É por isso que até começo a simpatizar com a posição grega. A pior coisa que se pode dar aos gregos é uma 'esmola'. Não para isso que foram eleitos e a europa que se cuide.
Haja dignidade.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
ativo Escreveu:atomez Escreveu:Reuters Escreveu:IMF Managing Director Christine Lagarde said further dialogue was needed "with adults in the room".
Ela disse, mesmo, isso?
É o que diz a Reuters... Euro zone sets emergency summit on Greece as money flees

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
atomez Escreveu:Reuters Escreveu:IMF Managing Director Christine Lagarde said further dialogue was needed "with adults in the room".
Ela disse, mesmo, isso?

Isto está a tornar-se grotesco...
O Varoufas está a ficar parecido com os Monty Python:
Reuters Escreveu:IMF Managing Director Christine Lagarde said further dialogue was needed "with adults in the room".
O Varoufas está a ficar parecido com os Monty Python:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
A possibilidade do BCE, no atual contexto, "fechar a torneira", isto é, diminuir o fornecimento de liquidez, de emergência, ao sistema bancário grego, e, desse modo, provocar, a não abertura dos bancos gregos ou a imposição, na Grécia, de restrições ao levantamento e circulação de capitais tem sido uma espécie de machadinha permanente sobre a Grécia.
A jogada desta carta por parte do BCE, se é verdade que poderia pressionar o governo grego a aceitar as propostas dos credores, devido ao descontentamento popular que produziria, também poderia gerar, no seio da sociedade grega, uma reação emotiva de revolta para com as instituições supranacionais europeias e isso levar a que a maioria do povo grego passasse a desejar a saída da Grécia da Zona Euro. Talvez seja, justamente, desta reação emotiva que o Syriza está, desde a primeira hora, à espera.
Portanto, a jogada dessa carta, por parte do BCE, antes de 30 de junho (depois de 30 de junho, caso haja "default", é expectável, que tal medida seja tomada, por força das regras a que a ação do BCE está sujeito), apesar de tentadora, seria arriscada, podendo revelar-se contraproducente para o sucesso da negociação em curso, com a Grécia.
A jogada desta carta por parte do BCE, se é verdade que poderia pressionar o governo grego a aceitar as propostas dos credores, devido ao descontentamento popular que produziria, também poderia gerar, no seio da sociedade grega, uma reação emotiva de revolta para com as instituições supranacionais europeias e isso levar a que a maioria do povo grego passasse a desejar a saída da Grécia da Zona Euro. Talvez seja, justamente, desta reação emotiva que o Syriza está, desde a primeira hora, à espera.
Portanto, a jogada dessa carta, por parte do BCE, antes de 30 de junho (depois de 30 de junho, caso haja "default", é expectável, que tal medida seja tomada, por força das regras a que a ação do BCE está sujeito), apesar de tentadora, seria arriscada, podendo revelar-se contraproducente para o sucesso da negociação em curso, com a Grécia.
Boa tarde.
Já há dúvidas por parte do BCE se os bancos gregos abrem na 2ª feira.
http://www.reuters.com/article/2015/06/ ... M820150618
C.
Já há dúvidas por parte do BCE se os bancos gregos abrem na 2ª feira.
http://www.reuters.com/article/2015/06/ ... M820150618
C.
- Registado: 27/10/2008 16:41
Até dia 30 de junho, há, no processo de negociação com a Grécia, várias datas importantes, mas a "deadline" é, realmente, 30 de junho.
Relembra-se que a data de 30 de junho é a data de pagamento de 1600 milhões de euros ao FMI pela Grécia, é a data de término da extensão técnica (feita pelo Eurogrupo) do atual resgate da Grécia, a partir da qual 7,2 mil milhões euros deixam de estar disponíveis para serem emprestados à Grécia e é também a data limite, definida pelo ministro das Finanças da Alemanha, para se chegar a acordo com a Grécia e concluir-se o segundo resgate da Grécia.
Assim, naturalmente, a data de 30 de junho é a "deadeline" do processo negocial com a Grécia.
A ultrapassagem desta data, e não de outra data, sem existir acordo, é que provocaria a ocorrência dos eventos descritos que lhe estão associados.
Portanto, há só uma "deadline", e não duas ou três, com intervalo de poucos dias.
Mesmo que o acordo com a Grécia fosse conseguido ao final do dia 30 de junho, não seria por causa de aspetos formais que o acordo alcançado não produziria os efeitos previstos.
Relembra-se que a data de 30 de junho é a data de pagamento de 1600 milhões de euros ao FMI pela Grécia, é a data de término da extensão técnica (feita pelo Eurogrupo) do atual resgate da Grécia, a partir da qual 7,2 mil milhões euros deixam de estar disponíveis para serem emprestados à Grécia e é também a data limite, definida pelo ministro das Finanças da Alemanha, para se chegar a acordo com a Grécia e concluir-se o segundo resgate da Grécia.
Assim, naturalmente, a data de 30 de junho é a "deadeline" do processo negocial com a Grécia.
A ultrapassagem desta data, e não de outra data, sem existir acordo, é que provocaria a ocorrência dos eventos descritos que lhe estão associados.
Portanto, há só uma "deadline", e não duas ou três, com intervalo de poucos dias.
Mesmo que o acordo com a Grécia fosse conseguido ao final do dia 30 de junho, não seria por causa de aspetos formais que o acordo alcançado não produziria os efeitos previstos.
pitepite Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:Mais uma moedinha, mais uma voltinha...
O Eurogrupo acabou e ficaram em cima da mesa algumas propostas finais para Atenas dizer sim ou não.
Segundo o jornal alemão “Zeit”, a proposta dos credores passa pela extensão do programa actual até Dezembro de 2015 com empréstimo de 10 mil milhões até agora guardados para a recapitalização da banca.
FMI não volta a emprestar dinheiro. O BCE vai também permitir que os bancos gregos possam comprar outros 2 mil milhões de euros de dívida soberana. Jornal avança, também, que os credores propõem um terceiro resgate com alívio da dívida e com novos empréstimos a começarem em 2016.
O mesmo jornal diz que esta é a oferta final da Zona Euro para salvar a Grécia da bancarrota. Com o dinheiro da recapitalização da banca e a possibilidade dos bancos comprarem mais dívida soberana, os credores esperam que o governo grego consiga pagar as suas dívidas ao FMI.
Hahahaha

Dá vontade de rir. E os gregos aceitam o "apertar do cinto"?
Vai continuar a ser uma novela Mexicana....perdão....Grega.
JohnyRobaz Escreveu:Mais uma moedinha, mais uma voltinha...
- Registado: 15/1/2014 10:59
Muito curioso confrontar o Observador e o El País, no primeiro balanço da reunião do Eurogrupo. O jornal português, marcadamente de direita, e alinhado com o governo, anuncia quase como definitivo o desacordo; o jornal espanhol, alinhado historicamente com o PSOE, reconhece que não houve acordo, mas deixa notas muito optimistas em relação à reconciliação.
E eu enganei-me, e ainda bem, ao prognosticar este dia como a deadline. Há outras datas limite, pelo que li no Financial Times e no já referido El País. Deixo-as aqui, para quem não tem paciência de andar a outros papéis que não sejam os do mercado.
Domingo 21 de junio. Posible cumbre de urgencia de la UE. Ésta daría la oportunidad a Alexis Tsipras de cerrar un pacto con los jefes de Estado y de Gobierno en lugar de con sus respectivos ministros de Economía, lo que legitimaría su ambición de concederle relevancia política al acuerdo, en oposición a los tintes tecnocráticos que hasta ahora tenía el dosier griego.
Lunes 22 de junio. Si no hay acuerdo, comienza el verdadero desgaste para Grecia. Se especula con un posible control de capitales, incluidos un corralito financiero para evitar la retirada masiva del dinero que aún está en los bancos. Dentro de la eurozona, existe el precedente de Chipre, pero la imposición de controles de capital fue una de las medidas exigidas por la troika dentro del rescate financiero. La medida solo serviría para que Atenas ganara tiempo en su negociación, ante el peligro de que el Banco Central Europeo deje sin liquidez a los bancos.
Jueves 25 de junio. Arranca el Consejo Europeo de jefes de Estado y de Gobierno, con una agenda que en principio no contempla el Grexit --la posible salida de Grecia del euro--, pero es una de las últimas oportunidades para evitar el caos. La fecha se considera límite porque los Parlamentos de los socios europeos (especialmente el alemán) necesitan un plazo para aprobar cualquier acuerdo con Grecia antes del vencimiento con el FMI del día 30.
Martes 30 de junio. Expira la prórroga otorgada por las instituciones en febrero para negociar un nuevo rescate, condición indispensable para que el BCE mantenga la línea de financiación de emergencia a los bancos helenos. También es la fecha en la que Grecia debe hacer frente al vencimiento de 1.600 millones de euros al FMI y al pago de pensiones y salarios públicos. Si no abona el vencimiento con el FMI, la directora gerente del Fondo tiene 15 días para comunicar la situación al consejo de la institución y otros 15 días para declarar oficialmente el impago. A partir de ese momento, las agencias de calificación declaran la quiebra. Las posibilidades que se abren son muchas y muy extremas: un rescate unilateral por parte de los países de la Eurozona, la salida del euro, un colapso doméstico del Gobierno griego…
Lunes 20 de julio. Es la fecha a partir de la que no queda vuelta atrás. Grecia debe pagar 3.500 millones de euros al Banco Central Europeo. De no hacerlo, éste dejará de sostener al país y la bancarrota se volverá inevitable.
Cumprimentos
TrenalNaik
E eu enganei-me, e ainda bem, ao prognosticar este dia como a deadline. Há outras datas limite, pelo que li no Financial Times e no já referido El País. Deixo-as aqui, para quem não tem paciência de andar a outros papéis que não sejam os do mercado.
Domingo 21 de junio. Posible cumbre de urgencia de la UE. Ésta daría la oportunidad a Alexis Tsipras de cerrar un pacto con los jefes de Estado y de Gobierno en lugar de con sus respectivos ministros de Economía, lo que legitimaría su ambición de concederle relevancia política al acuerdo, en oposición a los tintes tecnocráticos que hasta ahora tenía el dosier griego.
Lunes 22 de junio. Si no hay acuerdo, comienza el verdadero desgaste para Grecia. Se especula con un posible control de capitales, incluidos un corralito financiero para evitar la retirada masiva del dinero que aún está en los bancos. Dentro de la eurozona, existe el precedente de Chipre, pero la imposición de controles de capital fue una de las medidas exigidas por la troika dentro del rescate financiero. La medida solo serviría para que Atenas ganara tiempo en su negociación, ante el peligro de que el Banco Central Europeo deje sin liquidez a los bancos.
Jueves 25 de junio. Arranca el Consejo Europeo de jefes de Estado y de Gobierno, con una agenda que en principio no contempla el Grexit --la posible salida de Grecia del euro--, pero es una de las últimas oportunidades para evitar el caos. La fecha se considera límite porque los Parlamentos de los socios europeos (especialmente el alemán) necesitan un plazo para aprobar cualquier acuerdo con Grecia antes del vencimiento con el FMI del día 30.
Martes 30 de junio. Expira la prórroga otorgada por las instituciones en febrero para negociar un nuevo rescate, condición indispensable para que el BCE mantenga la línea de financiación de emergencia a los bancos helenos. También es la fecha en la que Grecia debe hacer frente al vencimiento de 1.600 millones de euros al FMI y al pago de pensiones y salarios públicos. Si no abona el vencimiento con el FMI, la directora gerente del Fondo tiene 15 días para comunicar la situación al consejo de la institución y otros 15 días para declarar oficialmente el impago. A partir de ese momento, las agencias de calificación declaran la quiebra. Las posibilidades que se abren son muchas y muy extremas: un rescate unilateral por parte de los países de la Eurozona, la salida del euro, un colapso doméstico del Gobierno griego…
Lunes 20 de julio. Es la fecha a partir de la que no queda vuelta atrás. Grecia debe pagar 3.500 millones de euros al Banco Central Europeo. De no hacerlo, éste dejará de sostener al país y la bancarrota se volverá inevitable.
Cumprimentos
TrenalNaik
- Registado: 10/5/2015 14:55
A seguir a conferência de imprensa aqui:
http://www.theguardian.com/business/live/2015/jun/18/greek-crisis-eurozone-finance-ministers-merkel-live#block-5582fdb9e4b0d1f45dc984a2
http://www.theguardian.com/business/live/2015/jun/18/greek-crisis-eurozone-finance-ministers-merkel-live#block-5582fdb9e4b0d1f45dc984a2
Mais uma moedinha, mais uma voltinha...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
A situação geo-estratégica da Grécia , tantas vezes, apontada como um fator importantíssimo, fortalece a posição negocial da Grécia, mas não é verdadeiro trunfo na negociação!
Neste momento, já, o afirmei aqui, a saída da Grécia da Zona Euro não constitui um trunfo porque uma grande maioria dos gregos pretende que a Grécia continue a fazer parte da Zona Euro.
O trunfo da Grécia na negociação, em curso, como já, também, aqui referi, é a possibilidade da Grécia entrar em "default", por tal poder afetar a reputação de um clube a que pertence (Zona Euro) e a credibilidade da moeda usada por esse clube.
Não pertencesse a Grécia à Zona Euro da União Europeia e já há muito que a Grécia teria recebido, dos seus credores, o tratamento que merece. Não seria a sua situação geo-estratégica que a livraria disso.

Neste momento, já, o afirmei aqui, a saída da Grécia da Zona Euro não constitui um trunfo porque uma grande maioria dos gregos pretende que a Grécia continue a fazer parte da Zona Euro.
O trunfo da Grécia na negociação, em curso, como já, também, aqui referi, é a possibilidade da Grécia entrar em "default", por tal poder afetar a reputação de um clube a que pertence (Zona Euro) e a credibilidade da moeda usada por esse clube.
Não pertencesse a Grécia à Zona Euro da União Europeia e já há muito que a Grécia teria recebido, dos seus credores, o tratamento que merece. Não seria a sua situação geo-estratégica que a livraria disso.

Ativo, esse é o maior fruto do" árduo trabalho" desenvolvido pelo pequeno estaline, pelo especialista "Paris Match" e pelos odiosos nazis.
Por cá temos um Nó(v)doa, a ir a um lançamento de um livro do apologista do livre.
O nosso desenvolvimento/progresso está garantido
com esta rapaziada!
Por cá temos um Nó(v)doa, a ir a um lançamento de um livro do apologista do livre.
O nosso desenvolvimento/progresso está garantido

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Apramg, bigest, Bing [Bot], HFCA, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 256 visitantes