Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 15/6/2015 23:04

M.A.R Escreveu:A mota engil vai lançar novas obrigações?? o que vai acontecer?

Como assim? Acima esta bastante bem explicado.

Registado: 17/7/2014 22:33

por M.A.R » 15/6/2015 22:28

A mota engil vai lançar novas obrigações?? o que vai acontecer?

Registado: 23/4/2015 1:09

por trend=friend » 15/6/2015 21:37

Diria que uma das razões para as quedas foi a de não ter existido mais proactividade na gestão da dívida. A operação já devia ter ocorrido, basta olhar para o juro pago na anterior emissão... Se tantas empresas já o fizeram, quando o risco soberano era até bem menor...
Se tivesse sido há um ou dois mesitos se calhar eram 3,5% ou menos. Vamos ver é se a Grécia não mete areia na engrenagem.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por pitepite » 15/6/2015 20:18

ativo Escreveu:Os veículos de duas rodas são perigosos!

Comprar ações da MOTA, só com capacete!!! :mrgreen:

o que acham desta proposta???

Construtora pretende financiar-se num total de 95 milhões de euros através de investidores de retalho. A maior "fatia" virá de novos aforradores, mas quem comprou obrigações em 2013 poderá trocar por estas, ainda que com uma taxa menor.
A Mota-Engil avançou com uma oferta de obrigações para os pequenos investidores, num montante de 70 milhões de euros. Pretende financiar-se num total de 95 milhões, sendo que a diferença virá da troca de títulos emitidos em 2013. O juro apresentado nos novos títulos é bastante menor, mas a construtora acena com um período mais longo com uma taxa atractiva. E ainda promete um prémio monetário por cada obrigação que for trocada.

É um dois em um: uma oferta pública de subscrição juntamente com uma oferta de troca. A construtora vai avançar no dia 17 com uma emissão de obrigações com maturidade em 2020 (prazo de quatro anos e sete meses) num total de 70 milhões de euros. Adicionalmente, irá emitir mais 25 milhões em resultado da troca de títulos de dívida que colocou junto de pequenos investidores em 2013.

Se à data a Mota-Engil pagava 6,85%, nesta nova emissão a taxa bruta é de 3,9%, um juro elevado no contexto actual de taxas quase zero. Para quem já era obrigacionista da construtora, o atractivo da troca estará no facto de poder manter um investimento com uma taxa elevada por um período mais longo – a emissão realizada em 2013 chega à maturidade no próximo ano.

Mas há mais bónus para quem aceitar a troca. A Mota-Engil refere no prospecto da operação, enviado à CMVM, que irá entregar "um prémio em numerário no valor de 14,64 euros" por cada obrigação que seja trocada pelas novas. "Serão ainda pagos os juros corridos desde a última data de pagamento de juros relativos, ou seja, desde 18 de Março, inclusive, e a data de liquidação da oferta pública de troca, ou seja, 3 de Julho, exclusive", refere

Registado: 15/1/2014 10:59

por jgut » 15/6/2015 17:19

ativo Escreveu:Os veículos de duas rodas são perigosos!

Boas,
É verdade, mas também tudo depende se é para subir ou descer a montanha, a descida é sempre mais perigosa mas não exige tanto esforço, já nos cuidados.... esses devem ser redobrados ...
Agora vou colocar o meu capacete, mas para para andar de bike :wink: , que com esta mota vou fazendo alguns passeios muito curtos :) , para já...
Cumprimentos
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por AT2014 » 15/6/2015 17:13

Ulisses Pereira Escreveu:AT mas se esse raciocínio estiver correcto, o que faria sentido era estar de fora e esperar por esse momento. Num ano a Mota perdeu quase 70%...

Abraço,
Ulisses

Ulisses,

Plenamente de acordo. Essa é a melhor atitude. A ideal teria sido shortar. Isto porque apesar de ver a Mota a fazer divergência em alguns timeframes, antes deste problema da Grécia se resolver as quedas tenderão a prevalecer. Nos anos que levo disto já vi divergências que depois levam apenas a mais divergência ou a recuperações mediocres. Antes de quebrar uma TL down não me arriscaria demasiado em ir contra corrente. Parece-me que, pelo menos até aos 1,91 (127,2%) ainda deve ir.

O meu conselho destinava-se àqueles que já estão longs, com perdas grandes e que, psicológicamente, já não consigam sair. A realidade é que assim que isto da Grécia se resolver ela dispara. E como sabemos a Mota quando dispara é aos 10% por dia.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Ativo » 15/6/2015 17:11

Os veículos de duas rodas são perigosos!

Registado: 24/1/2014 17:24

por jgut » 15/6/2015 17:09

jgut Escreveu:
youmeu Escreveu:
jgut Escreveu:Bom dia,

Para já ainda não se nota nada... hoje "reentrei" mas na edp e JMT. Nesta (mota) só após aquela linha no semanal rompida... (ltd)
Bons negócios.

Eu por acaso acabei por entrar à umas horas atrás nos 3.45, espero não me vir a arrepender... :-"

Jgut ou outro forista não querem ter a delicadeza de meter esse tal gráfico com a ltd. :mrgreen: De momento so tenho o móvel e utilizando uma folha de papel parece que a linha já foi quebrada.

Abraço

Esta é a minha visão...

E ainda, para não recuar mais no tempo, página 174.

Melhores dias virão e quem disser que ainda não passou por uma situação igual/idêntica à que estás a viver, está a mentir.... Acima de tudo tens saber viver, psicologicamente, com as tuas decisões.
Que te corra pelo melhor.
Cumprimentos
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por jgut » 15/6/2015 17:00

jgut Escreveu:
katolo Escreveu:Pois, mas... volume muito fraquinho! Entrei hoje e já estou à rasca :pray:

É como eu já disse noutro tópico, temos 3 tipos de investidores:
a) destemido (em níveis de suportes/resistência)
b) cauteloso (aguarda confirmação de tendência)
c jogador ( entra em qualquer sítio)

Fica o gráfico semanal.

Agora só te resta uma hipótese para além de :pray: , que é colocar o stop no sitio certo :wink:

assim como, deste - pág.181 com o respetivo gráfico
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por Goya777 » 15/6/2015 16:59

Ulisses, nao nos queres "oferecer" um dos teus gráficos actualizados da Mota? Isto hoje levou um tombo valente...

por Ulisses Pereira » 15/6/2015 16:58

AT mas se esse raciocínio estiver correcto, o que faria sentido era estar de fora e esperar por esse momento. Num ano a Mota perdeu quase 70%...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jgut » 15/6/2015 16:56

jgut Escreveu:Sobre a Mota digo apenas o seguinte:

# segundo o meu método, está em tendência descendente nos tempos gráficos principais: semanal, diário, 1h e 15 min;

#deste modo, será difícil iniciar já uma tendência ascendente...

# na minha opinião, na melhor das hipótese, no imediato poderá reagir até valores compreendidos entre os 3,27€ -- 3,31€ (retração que será aproveitada para entradas ou reforço de curtos);

# a quebra do mínimo desta semana levará a cotação para os suportes traçados no gráfico, mas poderá reagir na linha traçada a verde ou então fará mesmo duplo fundo, isto se for para iniciar nova tendência.

Boas,
Ainda me lembro deste comentário....
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por _Noah » 15/6/2015 16:48

Tranquilo....

Eu sou dos que reforço, sempre que, verifico uma pechincha.....

Mas, claro que as contas me podem sair furadas...

Veja-se a Galp em outubro do ano passado, passou de € 10,56, para cerca de € 7,97, por aí, até fevereiro de 2015. E, depois, foi o que se viu... :lol:

Acontece que a Galp é só um exemplo, podia dar outros....

O risco é grande é certo, a mota até pode ser o próximo Bes, ainda assim, em caso disso, vou de mota para o buraco :mrgreen: :mrgreen:

Vamos com 38.000

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por fff » 15/6/2015 16:36

A MOTA hoje acordou mal disposta e leva um tombo razoavel. Comprar quedas consecutivas tem o seu risco.

Está bom para quem continua a reforçar em queda. Cada vez compra mais barato e tem o preço mais baixo.

Não é o meu caso, pois não gosto de acções em queda e só reforço posições em acções que detenha em subida . É cá uma mania minha 8-)

Registado: 29/11/2007 3:19

por AT2014 » 15/6/2015 16:33

E ter sempre em conta um provérbio popular: Depois da tempestade vem...mais tempestade...mas só até o 30 de Junho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por AT2014 » 15/6/2015 16:29

katolo Escreveu:Nossa Sra. Onde me fui meter :wall:

Katolo,

Tranquilo. Isto é apenas a Grécia. No dia em que a Grécia aceitar o acordo dispara 10% por dia. O costume. A estes preços está de borla.

P.S. Não tenho acções da Mota mas estou enterrado na Sonae. Com tranquilidade claro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Se não subirem coloco no OLX.

Abraço e bons negócios

por fff » 15/6/2015 13:45

Penso que qualquer um que tenha muita experiencia de bolsa , já passou por isso , a tentação do cerebro de comprar uma pechincha a cair muito é irresistivel.

A parte que mais me custou a disciplinar em bolsa foi a psicologica , a minha forma de pensar e actuar no mercado e demorou muito tempo.
Tambem sofri alguns rombos no inicio a comprar coisas excepcionais para mim depois de grandes quedas. Aprendi a lição.

Disciplinada a parte psicologica , agora já não caio em armadilhas , e a maioria dos trades são sempre feitos em subidas e a reforçar e não em quedas.

O pior inimigo do trader na maior parte dos casos é ele mesmo.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Gil Rumor » 15/6/2015 13:40

Ainda não está nada perdido.

A tua sorte é que a EGL encontra-se numa área de possível reacção marcada com uma divergência no RSI,agora só necessita de estabilizar um pouco para começar o impacto a teu favor.

Registado: 28/8/2014 13:39

por katolo » 15/6/2015 13:21

Nossa Sra. Onde me fui meter :wall:

Registado: 20/2/2014 22:01

por Bernie Madoff » 15/6/2015 13:11

stifler2014 Escreveu:isto para a Mota está ficar cada vez mais negro...
no outro dia o Raposo Tavares alertava para considerarem os valores mínimos de 2013 (0.95€), o que achei exagerado, mas já não digo nada...

Exagerado era dizer em 2001 (0.70 cts) ou em 2011 (0.85) que ela ia chegar aos 5.50.

Mas para quem gosta de teoria dos ciclos económicos e a duração dos mesmos, como eu, a Mota é a ação perfeita para a minha tese!

Continuo a dizer que está efectivamente num bom suporte e em situações diversas equacionaria uma entrada de c.p., mas lá que é arriscado.....
Gráfico Mensal (visão catastrófica, não futurologia) editado pelas 14:00
Anexos
Lambreta Mensal.PNG
Editado pela última vez por Bernie Madoff em 15/6/2015 14:00, num total de 1 vez.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Goya777 » 15/6/2015 12:42

Eu a pensar se abro as hostilidades com 500 acçoes e o _Noah já vai com 37000! Tristeza...(o ter poucos fundos claro está!)

por _Noah » 15/6/2015 12:36

Uma coisa é certa... Eu vou engrossando a minha carteira...

São 37.000 agora.... e, continuarei.....

Por ora, ganham os curtos..... :mrgreen:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-06-15 at 12.34.36.png
Screen Shot 2015-06-15 at 12.34.36.png (30.98 KiB) Visualizado 5688 vezes

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por J Alves » 15/6/2015 12:22

Cada um tem as suas análises,

o meu tem estes riscos traçados, pro bem e pro mal
Anexos
MOTA ENGIL.png

Registado: 3/3/2006 11:17

por J Alves » 15/6/2015 12:18

Ulisses Pereira Escreveu:Para mim, a questão que se coloca é sempre a mesma: EM "Bear Markets" devemos ignorar os suportes e são as resistências que nos devem interessar.

Abraço,
Ulisses

Ulisses, em teoria sim,

Mas há alturas em que há ingredientes de AT e de sentimento que essa teoria é muito questionável.

Aquilo que me parece e já aqui o disse nem todos os suportes pra mim interessam em bear market, mas há alguns que misturados com mais algumas coisas me levam a arriscar. Será loucura? Talvez...

Um abraço

Registado: 3/3/2006 11:17

por Goya777 » 15/6/2015 12:18

Ulisses penso que entendo o que queres dizer, mas nesse caso como tentar discernir um bom ponto de entrada para uma cotada em bear market? Numa óptica de médio/longo prazo.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, TTM62 e 150 visitantes