Preenchimento do anexo G
- Registado: 1/9/2006 18:07
Re: Preenchimento do anexo G
Não sendo o Ricardo, posso-te dizer que ele está correto.
Para as finanças não interessa se houve RSS ou não, é uma operação técnica.
O que interessa é o valor em € da aquisição e realização.
Imagina que compraste 100 ações a 1€ antes do RSS, sendo o RSS de 75:1, nesta operação sobraram 25 ações que o BCP te comprou.
Só tens de declarar esta venda, caso não tenhas vendido mais. Aquisição = 25 * 1€ = 25€, Realização = 25 * 0,0257 = 0,6425€
Cumprimentos e bons negócios
Para as finanças não interessa se houve RSS ou não, é uma operação técnica.
O que interessa é o valor em € da aquisição e realização.
Imagina que compraste 100 ações a 1€ antes do RSS, sendo o RSS de 75:1, nesta operação sobraram 25 ações que o BCP te comprou.
Só tens de declarar esta venda, caso não tenhas vendido mais. Aquisição = 25 * 1€ = 25€, Realização = 25 * 0,0257 = 0,6425€
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Boa tarde
Ricardo, essa informação sobre o BCP é retirada de algum site ou obtiveste de alguma fonte propria? Desculpa perguntar mas na declaração que me enviou o banco as acções antes do split aparecem como saidas e as novas como entradas, significando que o banco comunicou o processo de saida e entrada.
Sabes se na informação que os bancos enviam é referido só as entradas e saidas, ou tambem referencia ao processo que as originou (compra, venda, transferencia de carteira, reverse split, stock split) e se comunicam o valor a que se processou cada uma das operações?
Obrigado
Cumprimentos
Kuby
Ricardo, essa informação sobre o BCP é retirada de algum site ou obtiveste de alguma fonte propria? Desculpa perguntar mas na declaração que me enviou o banco as acções antes do split aparecem como saidas e as novas como entradas, significando que o banco comunicou o processo de saida e entrada.
Sabes se na informação que os bancos enviam é referido só as entradas e saidas, ou tambem referencia ao processo que as originou (compra, venda, transferencia de carteira, reverse split, stock split) e se comunicam o valor a que se processou cada uma das operações?
Obrigado
Cumprimentos
Kuby
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Em relação ao rss do bcp só se declara a venda das acções restantes do split.
Por exemplo, se tivesse 100 acções antes do rssplit, como o rssplit foi de 75:1, restavam 25. São estas 25 que têm de ser declaradas.
Cumprimentos
Por exemplo, se tivesse 100 acções antes do rssplit, como o rssplit foi de 75:1, restavam 25. São estas 25 que têm de ser declaradas.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
rocheiro Escreveu:Boas pessoal, preciso de ajuda em relação ao IRS. Alguém me pode informar como coloco o aumento de capital do BCP em outubro\novembro?
Tenho
Reverse stock split-saida
Reverse stock split- venda
Reverse stock split- entrada
alguem ?
- Registado: 29/11/2007 12:43
Boas!
Resgate de Fundos de Investimentos são declarados no anexo G?
É a 1 vez que tenho de declarar e agradeço uma ajudinha
Resgate de Fundos de Investimentos são declarados no anexo G?
É a 1 vez que tenho de declarar e agradeço uma ajudinha

- Registado: 9/4/2016 0:49
Boas pessoal, preciso de ajuda em relação ao IRS. Alguém me pode informar como coloco o aumento de capital do BCP em outubro\novembro?
Tenho
Tenho
- Registado: 29/11/2007 12:43
Uma dúvida que não tenho claro e que alguém poderá saber.
Vou englobar os rendimentos do anexo G. Neste caso, qual a diferença entre o quadro 10 e o quadro 9? O que devo declarar em cada um deles?
E já agora uma outra dúvida. Se tiver 1000€ de mais-valias no anexo G, mas tiver 1500€ de menos valias no quadro 9.2 do anexo J (ambas dizem respeito a mais/menos-valias em fundos sendo os do anexo G nacionais e os do anexo J internacionais) e seleccionar o englobamento, elas vão se somar e logo tenho uma menos-valia global de 500€?
Vou englobar os rendimentos do anexo G. Neste caso, qual a diferença entre o quadro 10 e o quadro 9? O que devo declarar em cada um deles?
E já agora uma outra dúvida. Se tiver 1000€ de mais-valias no anexo G, mas tiver 1500€ de menos valias no quadro 9.2 do anexo J (ambas dizem respeito a mais/menos-valias em fundos sendo os do anexo G nacionais e os do anexo J internacionais) e seleccionar o englobamento, elas vão se somar e logo tenho uma menos-valia global de 500€?
Editado pela última vez por pedrofpais_goog em 3/4/2017 12:25, num total de 1 vez.
- Registado: 3/4/2017 11:22
Bom dia
Uma duvida sobre as acções do BCP no IRS 2016. Com o reverse split é feito um encerramento da posição antiga ao preço do dia do split com a quantidade anterior e uma entrada no proprio dia com a nova quantidade ao preço superior. Em termos de IRS como funciona? Devemos considerar a operação efectuada e calcular a mais/menos valia no momento do reverse spilt e declara-la no IRS do ano ou não?
Exemplo:
Compra: +7.500 acções BCP a 0.10
Split: -7.500 acções BCP a 0.0179
Resultado: menos valia 615,75€
Split: +100 acções BCP a 1.3425
Alguém teve a mesma questão no IRS de 2016 e como considerou no preenchimento do IRS?
Na declaração do banco (BPI) aparece o movimento de saída das acções antigas na coluna "Alienação, Reembolso, Liquidação e outras operações a débito" e das novas aparece na coluna "Subscrição, Aquisição e outras operações a crédito", como se de uma operação efectiva se tratasse.
Obrigado a quem puder ajudar.
Cumprimentos
Kuby
Uma duvida sobre as acções do BCP no IRS 2016. Com o reverse split é feito um encerramento da posição antiga ao preço do dia do split com a quantidade anterior e uma entrada no proprio dia com a nova quantidade ao preço superior. Em termos de IRS como funciona? Devemos considerar a operação efectuada e calcular a mais/menos valia no momento do reverse spilt e declara-la no IRS do ano ou não?
Exemplo:
Compra: +7.500 acções BCP a 0.10
Split: -7.500 acções BCP a 0.0179
Resultado: menos valia 615,75€
Split: +100 acções BCP a 1.3425
Alguém teve a mesma questão no IRS de 2016 e como considerou no preenchimento do IRS?
Na declaração do banco (BPI) aparece o movimento de saída das acções antigas na coluna "Alienação, Reembolso, Liquidação e outras operações a débito" e das novas aparece na coluna "Subscrição, Aquisição e outras operações a crédito", como se de uma operação efectiva se tratasse.
Obrigado a quem puder ajudar.
Cumprimentos
Kuby
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Marco Martins Escreveu:Alguem sabe onde é que no site do BPI (bpinet) se consegue encontrar a declaração de mais valias para apoio ao anexo G?
Todos os anos ando à procura... mas fica sempre em sítios difícies de encontrar
Encontrei!!! Bolsa->Carteira->Mais valias
- Registado: 7/4/2007 17:13
Alguem sabe onde é que no site do BPI (bpinet) se consegue encontrar a declaração de mais valias para apoio ao anexo G?

- Registado: 7/4/2007 17:13
zorro2009 Escreveu:boa tarde a todos, tenho as seguintes duvidas
Duvida de Calculo de Mais Valias:
1-Aquisição 5000€ e a Realização a 100€, a menos valia não devia ser 4900€ ?
No simulador faz 5000€ x 28% = 1400€ ?
Ou seja a menos valia nao devia ser 4900€ para entrar no calculo das menos valias?
Obrigado
2-Fundo de investimento Bes -Es Liquidez tem de se preencher no Anexo G ?
Obrigado pela ajuda é que hoje Domingo nao consigo ligar para as finanças
1 - Se calhar está a colocar mal os valores no simulador ou então a usar um simulador marado (é o das finanças?)
2 - Só tem de declarar FI (no anexo E) se englobar rendimentos.
boa tarde a todos, tenho as seguintes duvidas
Ou seja a menos valia nao devia ser 4900€ para entrar no calculo das menos valias?
Obrigado
Obrigado

- Registado: 8/1/2008 11:47
PAFS Escreveu:Caro Sniper verifica qual a versão de software que estás a utilizar.
A ultima disponibilizada no site das finanças é esta: v2015.1.5
Obrigado, segui o teu concelho e já deu, mas &%"%$#/ Vou pagar irs como nunca paguei na vida, toda-se estou mesmo desanimado

se pedir para pagar isto em 3 mensalidades pago algum juro ou assim?
Lose your opinion, not your money
Caro Sniper verifica qual a versão de software que estás a utilizar.
- Registado: 29/11/2007 11:26
PAFS Escreveu:ruicarlov Escreveu:PAFS Escreveu:-Na "Declaração referente ao Registo e Depósitos de Valores Mobiliários" aparece uma operação de subscrição e resgate de unidades de participação (UPs) num fundo tendo obtido uma mais valia de 15,86€.
Só que depois existe numa outra folha referente a "Declaração Anual de Rendimentos" e passo a citar: "...para os efeitos previstos no artº 119º do CIRS e no artigo 22º, nº2 do estatuto dos beneficios fiscais que durante o ano em referência...os pagamentos e retenções seguintes:
Tipo de rendimento: Rendimentos de UPs de fundos de investimento
Rendimento liquido: 15,86€ (ou seja o mesmo da mais valia)
Imposto suportado pelo fundo (artº22 EBF): 10;57 (Não faço a mínima ideia para que serve este valor)
A minha dúvida é se declaro este valor (15,86€) no anexo G ou no anexo E ou se nos dois.
O seu familiar vai optar pelo englobamento de rendimentos de capitais? É que se não vai optar por isso os fundos não são para aqui chamados. Se optar pelo englobamento, então as mais-valias com fundos são declaradas no anexo E, quadro 4B, com o código E4.
Caro ruicarlov, obrigado pelo seu esclarecimento, faz todo o sentido, quem me provocou dúvidas foi o facto do banco ter colocado o mesmo valor em duas declarações completamente distintas, agora só espero que não dê problemas quando for para validar a declaração do IRS.
Entreguei a declaração no dia 26 sem erros e está a aguardar validação, só que hoje é que me apercebi que declarei os 15,86€ (referentes ao resgate de UPs de um fundo de investimento) no anexo G quadro 8 com o código 04 - outros valores mobiliários.
O que me levou a proceder deste modo foi o facto do Banco ter inserido este valor na "declaração referente ao registo e depósito de valores mobiliários" juntamente com movimentos de acções.
Agora após a leitura de vários comentários noutro tópico (viewtopic.php?f=3&t=82947&start=400) estou com a ideia que deveria ter colocado esse valor (15;86€) no anexo "E" tal como o "ruicarlov" tinha sugerido e que eu me esqueci quando fiz o preenchimento do IRS.
A minha pergunta é se será melhor rectificar já antes de expirar o prazo de entrega ou esperar pela validação das finanças e se se verificar existir divergências fazer a retificação da declaração e se isto implica pagar multa ?
- Registado: 29/11/2007 11:26
Não era suposto aparecer um anexo G?
Não aparece nada...
lol
E agora?
Não aparece nada...
lol
E agora?
Lose your opinion, not your money
Apagado
"The only thing to do when a man is wrong is to be right by ceasing to be wrong"
Jesse Livermore
Jesse Livermore
stifler2014 Escreveu:e tenho alguma desvantagem no caso de acções americanas compradas em euros e por apenas o total da aquisição e realização incluindo as despejas e deixando o campo das despesas em branco?
Se foram compradas em euros menos trabalho tem. É só meter esses valores.
ruicarlov Escreveu:stifler2014 Escreveu:o único problema é que como também tenho uma conta em dólares, abri posições através dessa conta (em usd) nesse caso tenho de ir ao dia e ver o cambio e fazer a conversão de usd para eur?
Sim, é isso mesmo. Vai-se ao site do banco de Portugal e usam-se as taxas dos dias em que fizemos transações.
e tenho alguma desvantagem no caso de acções americanas compradas em euros e por apenas o total da aquisição e realização incluindo as despejas e deixando o campo das despesas em branco?
Cumprimentos,
Stifler
Stifler
- Registado: 1/4/2014 17:01
stifler2014 Escreveu:o único problema é que como também tenho uma conta em dólares, abri posições através dessa conta (em usd) nesse caso tenho de ir ao dia e ver o cambio e fazer a conversão de usd para eur?
Sim, é isso mesmo. Vai-se ao site do banco de Portugal e usam-se as taxas dos dias em que fizemos transações.
o único problema é que como também tenho uma conta em dólares, abri posições através dessa conta (em usd) nesse caso tenho de ir ao dia e ver o cambio e fazer a conversão de usd para eur?
Cumprimentos,
Stifler
Stifler
boas,
para quem usa a plataforma gobulling ou outra da saxobank e tem posições em pt e states (por ex) em usd e eur e quiser ver todas as transacções:
depois de ligar para a gobulling informaram-me de como fazer:
ir à plataforma->conta->transacções depois escolher transacções executadas e escolher 1 jan 2014 até 31 dez 2014 e escolher a opção mostrar.
assim vão aparecer todos os movimentos (no meu caso de acções e cfd´s portuguesas e americanas) em euros.
para quem usa a plataforma gobulling ou outra da saxobank e tem posições em pt e states (por ex) em usd e eur e quiser ver todas as transacções:
depois de ligar para a gobulling informaram-me de como fazer:
ir à plataforma->conta->transacções depois escolher transacções executadas e escolher 1 jan 2014 até 31 dez 2014 e escolher a opção mostrar.
assim vão aparecer todos os movimentos (no meu caso de acções e cfd´s portuguesas e americanas) em euros.
Cumprimentos,
Stifler
Stifler
skidline Escreveu:Muito obrigada!
Pode-me tirar outra dúvida? Para as mais e menos valias é o Anexo G que tenho de preencher. E para os rendimentos da minha mão (pensão) onde coloco estes valores?
Obrigada!
Penso que seja anexo A, quadro 4A
Muito obrigada!
Pode-me tirar outra dúvida? Para as mais e menos valias é o Anexo G que tenho de preencher. E para os rendimentos da minha mão (pensão) onde coloco estes valores?
Obrigada!
Obrigada!
- Registado: 16/2/2015 15:09
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, karaya75, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, TTM62, xeidafome, Zecadiabo e 209 visitantes