Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT: Mais um pouco, mais um pouco...já está!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 5/3/2004 0:40

mais dia menos dia haverá desenvolvimentos na polónia e a espera será recompensada.
Note-se que há agitação em relação a empresas de distribuição no brasil e posições decisivas poderam acontecer no curto-prazo quer no Brasil e Polónia.
Paciência é uma virtude.
Visitante
 

JMT

por JAS » 4/3/2004 22:34

Anonymous Escreveu:então concluiue resultados oficiais de 10 março em nada poderá alterar cotação, certo?

Normalmente nós costumamos ter "estimativas de analistas", já incorporadas na cotação, que podem divergir dos "resultados".
Neste caso temos "Resultados Provisórios", já incorporados na cotação, que pouco deverão divergir dos "Resultados Definitivos".
Não me parece que venha a haver qualquer divergência significativa pelo que o impacto deve ser nulo.

Nota que o "mau resultado" da JMT teve a ver com a desvalorização do zloty que anulou um forte aumento de 15% nas vendas na Polónia.
Uma notícia recente, de outra desvalorização no zloty, pode ser responsável pelo arrefecimento que se deu na actual subida que estava muito promissora.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Visitante » 4/3/2004 21:57

então concluiue resultados oficiais de 10 março em nada poderá alterar cotação, certo?
Visitante
 

Nas previsões de vendas(2003) em Janeiro desceu

por TRSM » 4/3/2004 20:52

Acima das previsões
Vendas comparáveis da Jerónimo Martins sobem 2,2% em 2003 (act)
As vendas comparáveis da Jerónimo Martins subiram 2,2% em 2003 para os 3,36 mil milhões de euros, mas incluindo, os estabelecimentos alienados, as receitas da distribuidora caíram 11,7%.

--------------------------------------------------------------------------------

Bárbara Leite
bl@mediafin.pt


As vendas comparáveis da Jerónimo Martins subiram 2,2% em 2003 para os 3,36 mil milhões de euros, mas incluindo, os estabelecimentos alienados, as receitas da distribuidora caíram 11,7%.

Em comunicado, a Jerónimo Martins anuncia que, excluindo os negócios alienados, as vendas, em 2003, cresceram 2,2% para os 3,36 mil milhões de euros.

O Pingo Doce encerrou duas lojas e a Recheio fechou um estabelecimento.

Os negócios alienados representaram, em 2002, 570 milhões de euros nas vendas e, no ano passado, corresponderam a 45 milhões nas vendas.

Apesar do encerramento de lojas, o Pingo Doce melhorou as vendas face a igual período do ano anterior. A Jerónimo Martins explica este crescimento pelo formato adoptado nas alterações verificadas no «perfil do consumo durante o último ano, que obrigaram a sucessivos ajustamentos do mix de preços».

Os hipermercados Feira Nova mantiveram as vendas face ao ano anterior. «Isto apesar da deflação registada no seu principal grupo de produtos e do encerramento temporário, para remodelação de quatro lojas-Loures, Caldas da Rainha, Rio Tinto e Valongo», acrescenta o comunicado.

A cadeia Recheio (cash and carry) apresentou um crescimento nas vendas em 4,9% face ao ano anterior, «fruto de uma consolidada estratégia de segmentação de clientes e inovação das alternativas de qualidade que oferece», adianta a distribuidora liderada por Soares dos Santos.

Numa base comparável, a Espírito Santo Research estimava que as vendas da JM caíssem 13%, mas, pró-forma, a ESR previa que as receitas subissem 0,4% para os 3,342 mil milhões de euros. As vendas superaram, assim, as estimativas dos analistas

Na Polónia, a cadeia Biedronka apresentou um crescimento em 14% em moeda local, mas desvalorização da moeda zloty não permitiu reflectir «este crescimento nas contas consolidadas». A JM não especifica qual o montante das vendas da Biedronka em euros.

Em 2003, a JM abriu mais 34 lojas na Polónia para as 672 no total.

As vendas da indústria registaram um crescimento de 7%, excluindo os negócios alienados.

As acções da JM encerraram nos 9,42 euros, a cair 1,46%.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Na apresentação de resultados em Outubro subiu

por TRSM » 4/3/2004 20:51

EMPRESAS Publicado 30 Outubro 2003
Mais vendas e menos juros
Jerónimo Martins lucra 35 milhões até Setembro
A Jerónimo Martins anunciou hoje que registou um lucro de 35 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, beneficiando da subida nas vendas e do decréscimo com os encargos financeiros.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Jerónimo Martins anunciou hoje que registou um lucro de 35 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, beneficiando da subida nas vendas e do decréscimo com os encargos financeiros.

Os lucros de 35 milhões de euros entre Janeiro e Setembro comparam com prejuízos de 190,9 milhões de euros no período homólogo.

No primeiro semestre a JM [Cot] tinha registado lucros de 17,05 milhões de euros, pelo que, só no terceiro trimestre os resultados líquidos ascenderam a 17,95 milhões de euros.

Os analistas do BPI aguardavam que a empresa liderada por Soares dos Santos verificasse lucros de 29 milhões de euros.

No comunicado onde digulga os resultados, a JM diz que Este desempenho resulta não só das medidas de reestruturação implementadas em 2002/03, que se concretizaram na focalização no core business, na alienação de activos não rentáveis e na redução da dívida, mas também do grande esforço de racionalização de custos e do aumento da competitividade nos mercados onde opera.

Até Setembro as vendas consolidadas cresceram 2,7% numa base comparável (excluindo os negócios alienados) para 2,47 mil milhões de euros. AS vendas totais não comparáveis desceram 13%.

Em termos comparáveis os custos operacionais cresceram 0,5% para 418 milhões de euros, permitindo um aumento de 2,3% no EBITDA, ou «cass flow» operacional, até aos 206,2 milhões de euros.

Os resultados operacionais subiram 8,4% para 112,14 milhões de euros, levando a margem operacional a crescer para 4,5% e a margem EBITDA a ficar nos 8,3%.

O «cash flow» por acção apresentou uma melhoria de 50%, uma performance que a empresa apelida de «excelente evolução».

Acções da JM no último ano

Prejuízos financeiros diminuem 27%
O principal factor que explica o regresso aos lucros da JM foi a descida dos encargos financeiros, com os prejuízos financeiros a registarem uma descida de 27%, passando de 63,7 para 46,39 milhões de euros.

«Como consequência da evolução da dívida média, os juros suportados registaram uma redução de 37%, face ao acumulado a Setembro do ano transacto», diz a empresa em comunicado.

Para além da descida da dívida, a JM beneficiou ainda da redução das taxas de juro, que actualmente, na Zona Euro, estão em 2%, no nível mais baixo alguma vez registado no nosso país.

A prejudicar os resultados em 2002 esteve a contabilização de perdas de 139,7 milhões de euros com a alienação de negócios, como foi o caso da Sé no Brasil, do Jumbo e Eurocash na Polónia e a LillyWhites no Reino Unido.



JM vai cumprir metas anuais
No mesmo comunicado a JM diz que os resultados atingidos nestes 9 meses confirmam a boa performance e «revelam boas perspectivas na concretização das metas anuais. Em paralelo com o esforço de reequilíbrio do balanço e de redução de custos, o Grupo tem conseguido reforçar a sua capacidade competitiva nos mercados onde actua. Para o 4º trimestre de 2003 estima-se a continuação de um clima concorrencial muito agressivo, principalmente nas campanhas de Natal, atendendo ao contexto económico e à importância deste período para todos os operadores da área da distribuição alimentar. No entanto, e apesar das condicionantes externas, o Grupo Jerónimo Martins acredita poder cumprir os objectivos delineados para este final do ano».
Retalho cresce 5% em Portugal; Biedronka sobe 15% na Polónia
No retalho em Portugal a JM conseguiu um crescimento de 5% nas vendas, «valor muito positivo tendo em conta o actual contexto económico e as alterações no parque de lojas, nomeadamente o encerramento de 4 lojas Pingo Doce com contribuição negativa e o fecho temporário, para remodelação, de alguns estabelecimentos das duas insígnias», refere a empresa.

No retalho em Portugal as receitas totalizaram 1,29 mil milhões de euros, totalizando 44,9% do total. No «cash & carry», onde controla o Recheio, as receitas subiram 5,2%, pesando 17,5% no total.

Na Polónia «as vendas cresceram 14,8% em moeda local, «apoiadas numa forte presença televisiva e num excelente sortido de marca própria». No entanto, devido à queda de 12% no zloty, as vendas quando convertidas para euros subiram apenas 1,2%.

«Apesar da pressão competitiva que caracteriza o mercado polaco, a Biedronka conseguiu uma subida da margem EBITDA para 3,8% das vendas», explica a JM.

As acções da JM fecharam ontem a subir 2,24% para os 7,31 euros.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

JMT

por JAS » 4/3/2004 20:39

Moz, tu também?
Mas porque é que vocês não acreditam que os resultados já estão praticamente divulgados pela JMT?
Houve uma apresentação de Resultados Provisórios em 08 de Janeiro e o mercado reagiu mal.
Vai à CMVM, estão lá.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/OCM1957.pdf

JAS

P.S. - Hoje não me viste vender pois não?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por MozHawk » 4/3/2004 20:07

Cenário intacto, embora com expectativas goradas, começo a acreditar que o papel poderá muito bem andar nesta letargia até à próxima 4ª feira a não ser que a empurrem (em que sentido?).

Quanto a resultados, a não ser que algum desastre possa ter ocorrido no último trimestre, a JMT deverá apresentar lucros em linha com os resultados obtidos no Q3-2003.

A ver vamos.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
jmt.PNG
jmt.PNG (79.83 KiB) Visualizado 1075 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

JMT

por JAS » 4/3/2004 2:59

Esqueci-me de anexar o gráfico...

JAS
Anexos
JMT6.png
JMT6.png (10.41 KiB) Visualizado 1113 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por JAS » 4/3/2004 2:06

Resposta a JAS Escreveu:Mesmo que os resultados tenham sido maus a relevancia dessa informação foi ZERO, percebes ??? para mim relevantes são as informações que fazem variar os titulos para cima ou para baixo tudo o resto vale aquilo que vale,

Se reparares bem a relevãncia dos resultados não foi ZERO pois deu uma queda muito apreciável...
A divulgação foi no dia 8 de Janeiro.

Resposta a JAS Escreveu:em relação a JMT já disse tudo aquilo que tinha a dizer sobre o titulo repara o que eu disse : Se os resultados forem bons

O "Se" não tem razão de ser... Já sabemos que foram maus e o título já foi penalizado por isso.

Resposta a JAS Escreveu:e se houver mãos fortes a entrar no titulo então a subida é para já; se não temos que esperar ...

Tu não estás informado de quem tem as mãos fortes na JMT e que faz mexer o título? Sem o acordo dessas "mãos fortes" a JMT não mexe.

Resposta a JAS Escreveu:o que tu como é obvio percebes muito bem aquilo que eu quis dizer, é que isto da informação para mim só tem validade se realmente produzir efeitos palpaveis se não é uma informação que eu registo mas que não tem qualquer utilidade práctica para quem investe em bolsa

Tu continuas a insistir no "vamos ver os Resultados"...
Eu apenas te fiz notar que os Resultados da JMT já foram divulgados e que já produziram "efeitos palpáveis". Muito palpáveis por sinal...

Um abraço
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por zé povinho » 4/3/2004 1:06

em 30 de Dezembro de 2003 a JMT fechou a 9,70, pelo que de há 3 dias para cá está positiva, pouco é certo, mas está.

acredito que não fora as menos valias com a cotação da moeda polaca e ela teria subido bem mais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

por Resposta a JAS » 3/3/2004 20:54

Mesmo que os resultados tenham sido maus a relevancia dessa informação foi ZERO, percebes ??? para mim relevantes são as informações que fazem variar os titulos para cima ou para baixo tudo o resto vale aquilo que vale, em relação a JMT já disse tudo aquilo que tinha a dizer sobre o titulo repara o que eu disse : Se os resultados forem bons e se houver mãos fortes a entrar no titulo então a subida é para já; se não temos que esperar ... o que tu como é obvio percebes muito bem aquilo que eu quis dizer, é que isto da informação para mim só tem validade se realmente produzir efeitos palpaveis se não é uma informação que eu registo mas que não tem qualquer utilidade práctica para quem investe em bolsa

Um abraço
Vasco
Resposta a JAS
 

por Touro » 3/3/2004 20:29

A hipótese da Ahold vender os 49% que a detem na JMR é muito plausível, uma vez que a empresa está em fase de vendas, e não tem conseguido arrecadar com as que já fez aquilo que desejava.

Quanto à OPA não sei de nada..
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

JMT

por JAS » 3/3/2004 20:23

Vasco, os resultados da JMT foram considerados "maus" pelos Analistas e isso foi reflectido na cotação em Janeiro.
Acho que a JMT é o único título que ainda está negativo relativamente a 31 de Dezembro.

Por outro lado a JMT costuma fornecer dados provisórios bastante próximos da realidade pelo que não me parece que possa haver qualquer surpresa na apresentação dos definitivos no dia 10 Março.

A próxima surpresa agradável poderão ser os dados relativos ao 1ºT.04 que serão divulgados pela JMT no dia 28 de Abril.
Mas também poderemos ter notícias sobre a opção de compra dos 49% da Ahold na JMR ou uma eventual tentativa de OPA à Biedronka que me parece muito apetecível.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

JAS

por valves » 3/3/2004 19:58

JAS,tu és uma das pessoas que mais admiro no Forum pela frontalidade nas tuas opiniões e pela maneira como argumentas os teus raciciocinios juntos penso termos em comum uma paixão pelo fenomeno da Bolsa , agora no fundo aquilo que te queria dizer é que a informação que as empresas veiculam para o mercado bem como os comunicados valem aquilo que valem. Repara tu : não achas que se essa informação dos Resultados fosse efectivamente relevante ela já não me tinha sido mostrada indirectamente na evolução da cotação do titulo ??? é que se o não foi até agora é porque provavelmente não tinha a importância que eu erradamente assumi como tendo na minha primeira intervenção que tive; percebes ???

Um abraço

Vasco
valves
 

JMT

por JAS » 3/3/2004 19:40

valves Escreveu:A unica coisa que efectivamente me poderia fazer mudar de ideias acerca do caracter efemero desta subida é eventualmente a qualidade dos resultados anuais que penso eu deverão ser brevemente apresentados. Se os resultados de 2003 forem efectivamente bons então pode ser que outras mãos fortes se interessem pelo titulo e aí talvez seja altura para a malta do caldeirão se atirar a ela.

Foste tu quenm escreveu isto e eu disse que estavas mal informado pois a JMT já divulgou os Resultados Provisórios de 2003.
Fê-lo logo em Janeiro.

valves Escreveu:Então o nosso especialista em Analise técnica vem me dizer que ando mal informado ?????????!!!!!!!!!!!!!!.

Não sei porque insistes em chamar-me "especialista de AT"...
Mas mal informado estás.

valves Escreveu:OH Jas, olha que eu todos os dias de manhã pelas 8.30 leio noticias fresquinhas quando olho para as evoluções das cotações na abertura ... é que está lá tudo e o que não está não interessa!

Pelos vistos só começaste a ler em Fevereiro e os resultados sairam em Janeiro...

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

jmt

por FERRI » 3/3/2004 15:33

penso que ta so a consolidar das subidas os resultados sao revelados 10-03-04 as vendas a retalho estao a subir espero bons resultados da jmt.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: 4/2/2004 12:49
Localização: lisboa

por MozHawk » 2/3/2004 22:35

Há realmente "cavalos" mais interessantes na nossa praça. Mas qual o risco associado? Já perdi por diversas vezes a oportunidade de entrar no BCP por achar que deveria corrigir. Neste momento parece querer voar. E o mesmo se poderá dizer de outros papeis. Como sou céptico quanto aos porquês destas fulgurantes subidas, prefiro apostar no seguro. Posso estar redondamente enganado na JMT. Apresenta resultados no dia 10.03.2004. Até lá, aguardemos para ver que tipo de antecipação é que ocorrerá. Quanto ao "tilt", enquanto se mantiverem as premissas que me levaram a entrar no papel intactas, por lá ficarei.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Visitante » 2/3/2004 21:47

a jmt não está nada interessante, assim não compensa apostar nesta com tantas a valorizar e dinheiro nesta a criar bolor, fico fora gracias.
mozhawk, já reparou que jmt está com tilt.
Visitante
 

Resposta a JAS

por valves » 2/3/2004 19:59

Então o nosso especialista em Analise técnica vem me dizer que ando mal informado ?????????!!!!!!!!!!!!!!
OH Jas, olha que eu todos os dias de manhã pelas 8.30 leio noticias fresquinhas quando olho para as evoluções das cotações na abertura ... é que está lá tudo e o que não está não interessa! depois á medida que o dia passa normalmente á Hora de almoço volto a ler mais noticias fresquinhas bem como ás 16.30. Não me digas que és como a malta das correctoras que vives entupido em Noticias género Taxa de crescimento das beterrabas no Estado de New Jersey no ultimo trimestre ou dos Nabos na Carolina do Sul e ainda da evolução dos Indices de Confiança que Normalmente é mais positivo quando sai ás sextas Feiras ( é a malta a preparar -se para o fim de semana )é que para os correctores que passam o dia a fazer isto ainda se percebe que tenham que andar entretidos com alguma coisa agora a malta que faz outras coisas francamente !!! Resumindo as acções vão nos dizendo tudo o que interessa e em tempo util ! é que se eu tivesse á espera de comunicados e Jornais para ganhar dinheiro na Bolsa estava bem arranjado !!!

Um abraço

Vasco
valves
 

por Visitante » 2/3/2004 9:32

Nunofaustino

acho q ela está a transaccionar num canal mais ou menos bem definido (bastante grande e perfeitamente negociável) entre os 9.3 e os 10.3€ e enquanto não o quebrar



post simples objectivo, subescrevo.
entradas menos arriscadas só com quebra dos 10,30.
Parabéns Nuno
Visitante
 

por nunofaustino » 2/3/2004 1:08

Moz...
esta é a minha visão da JMT... acho q ela está a transaccionar num canal mais ou menos bem definido (bastante grande e perfeitamente negociável) entre os 9.3 e os 10.3€ e enquanto não o quebrar, eu n entro...

No entanto, a quebra de qquer um destes valores é um bom sinal de compra ou venda...

Um abraço
Nunofaustino
Anexos
JMT.png
JMT.png (16.05 KiB) Visualizado 1051 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por MozHawk » 1/3/2004 22:17

ahhahaha estes visitantes são um espanto. Cada vez melhor. Acima de tudo, é um prazer poder manter com eles discussões particularmente consistentes em termos de argumentação.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por MozHawk » 1/3/2004 19:32

Vela pouco interessante mas o cenário bullish de base mantém-se, logo manutenção da posição longa.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
jmt.JPG
jmt.JPG (60.39 KiB) Visualizado 1165 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Visitante » 29/2/2004 23:39

o mais sensato talvez seja ver como o mercado reage se há compradores que a fazem subir e ai decidir.
ultimamente as sessões que abrem em queda é que depois têm puxadas interessantes na jmt.
Visitante
 

por Visitante » 29/2/2004 23:37

se amanhã fechar acima dos 10 ou intraday for tocar nos 10,20 10,30 e fecho acima dos dez, a subida tem futuro.
Visitante
 

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Phil2014, ThePlayMaker e 152 visitantes