Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
malvoisin Escreveu:
Alquimista, por momentos transformaste o DAX numa personagem de BD. muito giro!
realmente, a tendência, quem a percebe por esta altura? desde os últimos mínimos que não foram mínimos, e destes 2 últimos máximos que não foram máximos, já desisti. hj ainda procurei rumo, mas não encontrei...
relacionado com isto, essa questão da figura do triângulo (ou outras do género) - smp foi dos aspectos que achei mais frustrantes nos livros de AT: tanto foco nessas figuras e ninguém sabe para onde vão...
abraço
Olá Malvoisin,
Sim, é frustrante. Os padrões, em si mesmos, existem e estão bem descritos. Como não acredito que os investidores ou especuladores acordem e pensem: Ontem foi o dia das bear flags, hoje vou fazer cabeças e ombros invertidos, temos de procurar a história por trás de cada figura.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
O Alquimista Escreveu:malvoisin Escreveu:após falarmos num activo com aparente continuação de tendência, agora um activo em aparente inversão de tendência: EUR/USD.
no dia em que shortei o petróleo, passei os olhos por este gráfico e vi esta magnífica fork (a preta). na altura ainda pensei em postá-la aqui, acabei por não o fazer, mas fica agora, ainda que já menos fresca - numa fase posterior de desenvolvimento. dado que já estava no dax e no petróleo, com muita pena minha, não entrei longo, e por essa razão não vou poder aproveitá-la, pelo menos por agora. seja como for, pelo ar da coisa, acho que irá no mínimo testar a resistência lá em cima. qq novo reteste à LML (caso ainda lá volte pois talvez já esteja a caminho da ML - fork verde) poderá eventualmente ser aproveitado por quem gostar deste activo. volto a dizer: a fork, até agora, parece-me perfeitinha.
Ficas então com a responsabilidade de ir acompanhando esse gráfico com legendagem tuaVai seguindo-o e coloca imagens sempre que vejas algo com intresse para comentar (ex. um novo máximo, uma linha a ser quebrada).
actualizando o EUR/USD: atingiu a 1ª zona de resistência precisamente na ML da fork verde... será coincidência?
- Registado: 6/3/2014 19:07
O Alquimista Escreveu:(Cont.)
Gráfico 6:
Vá lá, um pouco de calma que quem comprou está do lado da tendência, pelo menos é o que resulta desde gráfico a 6 horas. A ajudar à festa temos um triângulo xpto que é de continuação. Mas, claro está, também pode ser de inversão, se o de continuação falhar ou se estiver a ver mal e for mesmo de inversão, porque na realidade ninguém sabe se vai subir ou se vai descer e a figura só se confirma se fizer o respectivo movimento... que, já se disse, ninguém sabe qual vai ser.
Gráfico 7 (com zoom):
Tendência ascendente uma ova! Foi quebrado um suporte!
Gráfico 8 (menos zoom):
Uff! Pode ter quebrado um suporte mas logo abaixo há um outro.
Gráfico 9:
Deve ter-se em atenção à big picture. Será uma bolha? Ou puro price discovery? Se se aceitar que a bolsa tende a antecipar a Economia, avizinham-se melhores dias. Ou não: os crashes dão-se com o preço lá em cima. E o que não é bom para a especulação, não é bom para o cidadão.
Siga para bingo - Jorge Jesus
Alquimista, por momentos transformaste o DAX numa personagem de BD. muito giro!
realmente, a tendência, quem a percebe por esta altura? desde os últimos mínimos que não foram mínimos, e destes 2 últimos máximos que não foram máximos, já desisti. hj ainda procurei rumo, mas não encontrei...
relacionado com isto, essa questão da figura do triângulo (ou outras do género) - smp foi dos aspectos que achei mais frustrantes nos livros de AT: tanto foco nessas figuras e ninguém sabe para onde vão...
abraço
Limonov Escreveu:Boa noite Alquimista,
Gostei particularmente deste último post, há meses que não toco no Dax, mas continuo a acompanhá-lo na esperança de conseguir engarfá-lo!
Abraço,
Limonov
Olá Limonov,
Tinha preparado um post em termos semelhantes sobre o bcp e a egl. Mas depois

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Boa noite Alquimista,
Gostei particularmente deste último post, há meses que não toco no Dax, mas continuo a acompanhá-lo na esperança de conseguir engarfá-lo!
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
(Cont.)
Gráfico 6:
Vá lá, um pouco de calma que quem comprou está do lado da tendência, pelo menos é o que resulta desde gráfico a 6 horas. A ajudar à festa temos um triângulo xpto que é de continuação. Mas, claro está, também pode ser de inversão, se o de continuação falhar ou se estiver a ver mal e for mesmo de inversão, porque na realidade ninguém sabe se vai subir ou se vai descer e a figura só se confirma se fizer o respectivo movimento... que, já se disse, ninguém sabe qual vai ser.
Gráfico 7 (com zoom):
Gráfico 8 (menos zoom):
Gráfico 9:
Deve ter-se em atenção à big picture. Será uma bolha? Ou puro price discovery? Se se aceitar que a bolsa tende a antecipar a Economia, avizinham-se melhores dias. Ou não: os crashes dão-se com o preço lá em cima. E o que não é bom para a especulação, não é bom para o cidadão.
Gráfico 6:
Gráfico 7 (com zoom):
Gráfico 8 (menos zoom):
Gráfico 9:
Gráfico 1:
Se traçar uma linha assim, pode acontecer o que tem sucedido com o "activo mistério". Estou descansado.
Gráfico 2:
E mais descansado fico se traçar uma linha como esta: foi galgada e está sendo testada.
Gráfico 3:
Não posso crer que após galgar a linha foi meter-se debaixo dela...
Gráfico 4:
Sinto um ligeiro arrepio.
Gráfico 5:
Ainda descansado?
As linhas ajudam? E se tivermos um pré-juízo?
(continua)
Se traçar uma linha assim, pode acontecer o que tem sucedido com o "activo mistério". Estou descansado.
Gráfico 2:
E mais descansado fico se traçar uma linha como esta: foi galgada e está sendo testada.
Gráfico 3:
Não posso crer que após galgar a linha foi meter-se debaixo dela...
Gráfico 4:
Sinto um ligeiro arrepio.
Gráfico 5:
Ainda descansado?
As linhas ajudam? E se tivermos um pré-juízo?
(continua)
chico_laranja Escreveu:Malvoisin
A história dos preguiçosos vem de que eu sou um investidor de médio longo prazo(MLP) com raizes nos Lazy Portfolio e no Buy and Hold.
Depois evolui para uma gestão semi-passiva, onde tenho uma carteira MLP mas que tenho stops mentais impostos e faço com pequenas percentagens da carteira apostas de gestão activa.
Nestes dias, e daí os meus rabiscos sobre o SENSEX, é que há um fundo que me está a dar algum formigueiro pois está com um Draw-Dawn de 12% em 10 dias/cotações.
Se cair mais 1 pouco rompe para baixo tudo o que é boneco e salto fora. De momento e com abertura em 13-5-2014 leva uns belos 37% de lucro bruto e entrei já a meio do caminho.
Deixo abaixo um gráfico onde mostra bem a minha indecisão. Há 3 caminhos completamente distintos por onde pode seguir.
O fork descendente verde foi traçado usando os pontos marcados (fork com o carro há frente dos bois). Uma experiência meio maluca que pode não ter nenhum significado no âmbito da Median Lines![]()
Deixo um gráfico limpo para poderem desenhar se quiserem.
O activo em causa é o Franklin India N Acc €, com ISIN: LU0231205856
Neste género de gráfico tenho dificuldades em traçar linhas. No máximo consigo fazer trend lines a "entubar" o preço e uma linha a 50% mas não sei até que ponto essa abordagem é válida ou se há alternativas.
Já agora. Aqui não há shorts mas podem fazer compras a partir de 33€ aprox sem taxas nem comissões nem spread
Chico,
o que vi no gráfico foi este canal que anexo. a zona de máximos quase que parece formar um "as above, so below". a linha inferior parece ser uma daquelas linhas únicas com boas reacções que o Alquimista usa, pronta para compra. qt à fork "com o carro à frente dos bois" tb já o vi usar uma do género em relação à BABA (no OE2) - poderei estar errado e a lógica dessa fork ser diferente (e tb não cheguei a perceber onde estava o pivot A dessa tal fork da BABA), só ele te poderá esclarecer qt a isso.
p.s. ok, agora percebi a "preguiça"... seja como for, a preguiça tb se transforma facilmente em virtude se a redesenharmos como "ócio" (isto de disfarçar as palavras por xs dá um certo jeito).
Abraço
p.s.s. aliás, agora vendo melhor, a fork verde é uma inverse, não é?
- Anexos
-
- chico.jpg (70.04 KiB) Visualizado 6645 vezes
Editado pela última vez por malvoisin em 28/4/2015 21:34, num total de 1 vez.
Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras[/color][/b]) para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.
Condição verificada, compra realizada.
Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target
A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss.
Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.
Enquanto não me trair, mantenho-me fiel à linha fazendo o que se tem feito.
Fazendo a vontade à linha de acumulação: nova compra, o mesmo target, a mesma stoploss.
- Anexos
-
- ui.jpg (25.22 KiB) Visualizado 6658 vezes
Gosto mais de olhar para o Nifty do que para o Sensex

Malvoisin
A história dos preguiçosos vem de que eu sou um investidor de médio longo prazo(MLP) com raizes nos Lazy Portfolio e no Buy and Hold.
Depois evolui para uma gestão semi-passiva, onde tenho uma carteira MLP mas que tenho stops mentais impostos e faço com pequenas percentagens da carteira apostas de gestão activa.
Nestes dias, e daí os meus rabiscos sobre o SENSEX, é que há um fundo que me está a dar algum formigueiro pois está com um Draw-Dawn de 12% em 10 dias/cotações.
Se cair mais 1 pouco rompe para baixo tudo o que é boneco e salto fora. De momento e com abertura em 13-5-2014 leva uns belos 37% de lucro bruto e entrei já a meio do caminho.
Deixo abaixo um gráfico onde mostra bem a minha indecisão. Há 3 caminhos completamente distintos por onde pode seguir.
O fork descendente verde foi traçado usando os pontos marcados (fork com o carro há frente dos bois). Uma experiência meio maluca que pode não ter nenhum significado no âmbito da Median Lines
Neste género de gráfico tenho dificuldades em traçar linhas. No máximo consigo fazer trend lines a "entubar" o preço e uma linha a 50% mas não sei até que ponto essa abordagem é válida ou se há alternativas.
Já agora. Aqui não há shorts mas podem fazer compras a partir de 33€ aprox sem taxas nem comissões nem spread
O fork descendente verde foi traçado usando os pontos marcados (fork com o carro há frente dos bois). Uma experiência meio maluca que pode não ter nenhum significado no âmbito da Median Lines

- Anexos
-
- Gráfico limpo
- chart.png (26.82 KiB) Visualizado 6718 vezes
-
- Que caminho seguirá?
- LU0231205856.PNG (44.19 KiB) Visualizado 6718 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
O Alquimista Escreveu:
Sim, a regra 9 nega a regra 8 (ups...uma regra a negar outra regra!?). Na interpretação que faço da 9, o preço deveria seguir na direcção que levava antes de ocorrer o 1º hagopian (se o 2º hagopian nega o 1º hagopian, o preço retomará o caminho inicial). Olhando para o fork descendente, pode qualificar-se esta subida (que pode prosseguir ou não) usando a regra n.º 3: When prices pass through the ML, they will pull back to it, seguida da regra n.º 1: Prices will reach the latest ML (= umhl descendente; em desenvolvimento). Olhando para o fork ascendente, melhor se compreenderá esta subida: 1. Prices will reach the latest ML; 2. Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Ver 1º gráfico.
OK!
Para se construír o fork ascendente podias ter usado como pivot c o pivot que identifico no 2º gráfico e de seguida desenhavas uma SH. Só por feliz coincidência passa no mesmo local...
ah pois, boa! não tinha reparado
PS. Tenho dificuldade em ir mais além nos comentários sobre o dax por ser algo muito comentado noutros tópicos e a minha intervenção serviria apenas de distracção.
eehhe pois!...
qt a mim estou fora à espera de rumo, não quis arriscar a continuação do longo nesta zona.
mt obrigado Alquimista, abraço!
O Alquimista Escreveu:Nova oportunidade especulativa: vendendo esperança num mercado descendente. Aguarda-se que o preço se digne mostrar o que pretende fazer quando chegar à zona assinalada. Se aí mostrar aquilo que quero que mostre (fraqueza), será efectuada uma venda com stop e target nos locais assinalados.
Fraqueza mostrada, venda efectuada.
Mantém-se a posição.
malvoisin Escreveu:
em relação ao chicotear do preço em torno da ML da fork mais pequena que ocorreu nos últimos dias, reparei nas seguintes regras que aparecem no "Action/Reaction Course" (abaixo)
a 1ª a regra que cito (Rule #8) é a que diz respeito ao Hagopian (já conhecida por nós):
Rule #8. Price Failure Rule; When prices fail to reach the ML as shown by a space between the P of reversal and the ML, the probability is that this price reversal will go further than it did on it's approach toward the ML.
a 2ª regra que cito (Rule #9) é, por assim dizer, uma reviravolta da 1ª, e só no fim de semana me apercebi dela:
Rule #9. The price failure rule is negated when the next price trend is also a failure in reaching the ML. This is almost invariably a signal (a shakeout) of a big, fast move in the direction indicated by this last "space."
ora, não terá sido precisamente isto que acabou por acontecer com o movimento de subida de hoje? é um caso curioso, talvez o Alquimista se queira pronunciar sobre este aspecto,
p.s.s. chico, quase que aposto que todo o grupo é uma cambada de preguiçosos mas que, em relação a isto, corre por gosto.
Malvoisin,
Sim, a regra 9 nega a regra 8 (ups...uma regra a negar outra regra!?). Na interpretação que faço da 9, o preço deveria seguir na direcção que levava antes de ocorrer o 1º hagopian (se o 2º hagopian nega o 1º hagopian, o preço retomará o caminho inicial). Olhando para o fork descendente, pode qualificar-se esta subida (que pode prosseguir ou não) usando a regra n.º 3: When prices pass through the ML, they will pull back to it, seguida da regra n.º 1: Prices will reach the latest ML (= umhl descendente; em desenvolvimento). Olhando para o fork ascendente, melhor se compreenderá esta subida: 1. Prices will reach the latest ML; 2. Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Ver 1º gráfico.
Para se construír o fork ascendente podias ter usado como pivot c o pivot que identifico no 2º gráfico e de seguida desenhavas uma SH. Só por feliz coincidência passa no mesmo local...
Essa do grupo é bem esgalhada: sei quem se tem dirigido a mim. Agora, estou deveras curioso em relação aos que ainda se escondem atrás do biombo ("gato escondido com rabo de fora)?
Abraço
PS. Tenho dificuldade em ir mais além nos comentários sobre o dax por ser algo muito comentado noutros tópicos e a minha intervenção serviria apenas de distracção.
chico_laranja Escreveu:malvoisin
Desde já peço desculpa por só agora estar a responder mas o fim de semana mal pego no computador (a não ser quando a miúda quer algum joguito e lá acabo eu a jogar para ela)
Sobre o DAX o que posso dizer?
Neste momento a ML central do fork pequeno está a servir de barreira e hoje tentou passar a mesma e foi chicoteado quase para a MLH.
Agora é olhar para esse fork como um range e ver para que lado ele se irá decidir.
Sobre possíveis mínimos é fazer uma ou 2 paralelas(atendendo ao exemplo de há idas não é de excluir esta hipótese) ao fork ascendente que nasceu em Outubro e que foi rompido por baixo mas numa lateralização de preço e não numa manifesta mudança de preço.
Acho que poderá dar uma queda até aos últimos 2 mínimos existentes na ascensão meteórica (terão pouca força mas é o que há) e em que quando o preço se dignou um dia a ir para os vermelhos foi logo repudiado para cima. Agora poderá estar aí a protecção de muita santa gente que irão chutar a cotação caso ela se digne a entrar no intervalo definido![]()
Agora é esperar para ver.
Atenção que sou o maçarico preguiçoso do grupo![]()
Continuem o vosso diálogo pois estou a aprender imenso
chico,
hoje foi mais um dia à DAX que felizmente, para mim, correu de acordo com o longo que tinha desde 6ªf e que ainda reforcei, mas infelizmente, não no tal ponto A - entrada que tinha indicado no gráfico anterior, e para onde o preço acabou por se dirigir perto de mínimos de hoje (no reteste que acabou por fazer à fork preta junto à ML da fork mais pequena). onde é que eu reforcei? lá está, não segui o plano, e por isso reforcei mais acima. e assim, qd o preço chegou pouco dps à zona do Ponto A, já não havia fundos para mais reforços. confesso-te que não foi uma manhã descansada, longe disso, razão pela qual fechei a posição já há umas horas para não ter que voltar a andar na montanha russa amanhã de manhã - é cansativo, e isso tb conta. espero agora por um bom ponto para nova entrada.
em relação à tua fork de médio prazo, reparei que escolheste como pivot C o mínimo de Janeiro, presumo que pela lógica de escolher os mínimos e máximos mais relevantes em termos do seu valor absoluto. com essa escolha para o pivot C, há alguns pontos do percurso do preço que saem das MLH, por ex. aquele mínimo (em spike) de Janeiro assim como zonas de preço no mesmo mês, bem como toda a zona de preço actual (desde há 2-3 dias).
se experimentares colocar num gráfico a fork que postei, hás-de reparar que toda a acção do preço, desde janeiro até agora, está dentro das MLH's, sendo testada milimetricamente na sua MLH inferior no tal spike de Janeriro, contendo também praticamente o máximo de Março e limitando milimetricamente o preço nos últimos dias (novamente na sua MLH inferior).
pq é que acho que a escolha que fiz para o pivot C funciona neste caso? pq foi precisamente nesse ponto que se originou este movimento de subida vertiginosa do DAX , ao passo que o pivot C que escolheste ainda faz parte do movimento anterior (é apenas a minha opinião).
agora em relação ao chicotear do preço em torno da ML da fork mais pequena que referes, e que foi ocorrendo nestes últimos dias, reparei nas seguintes regras que aparecem no "Action/Reaction Course" (abaixo)
a 1ª a regra que cito (Rule #8) é a que diz respeito ao Hagopian (já conhecida por nós):
Rule #8. Price Failure Rule; When prices fail to reach the ML as shown by a space between the P of reversal and the ML, the probability is that this price reversal will go further than it did on it's approach toward the ML.
a 2ª regra que cito (Rule #9) é, por assim dizer, uma reviravolta da 1ª, e só no fim de semana me apercebi dela:
Rule #9. The price failure rule is negated when the next price trend is also a failure in reaching the ML. This is almost invariably a signal (a shakeout) of a big, fast move in the direction indicated by this last "space."
ora, não terá sido precisamente isto que vem referido na Rule#9 que acabou por acontecer com o movimento de subida de hoje - 'fast move in the direction indicated by this last "space"'? (o "last space" - hagopian - foi em relação à MLH superior e de facto o preço, a seguir ao tal chicotear ("shakeout") acabou por seguir precisamente nessa direcção. é um caso curioso, talvez o Alquimista se queira pronunciar sobre este aspecto,
abraço
P.S. posto gráficos para clarificar os vários aspectos a que me refiro ao longo do post. postei tb no gráfico 3 (a partir do 2) uma contagem dos últimos pivots (com bissectrizes pouco precisas - feitas no paint) que curiosamente aponta para uma intersecção na MLH superior da fork vermelha - possível próximo objectivo do preço.
p.s.s. chico, quase que aposto que todo o grupo é uma cambada de preguiçosos mas que, em relação a isto, corre por gosto.
Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras[/color][/b]) para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.
Condição verificada, compra realizada.
Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target
A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss. Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.
Enquanto não me trair, mantenho-me fiel à linha fazendo o que se tem feito.
malvoisin
Desde já peço desculpa por só agora estar a responder mas o fim de semana mal pego no computador (a não ser quando a miúda quer algum joguito e lá acabo eu a jogar para ela
)
Neste momento a ML central do fork pequeno está a servir de barreira e hoje tentou passar a mesma e foi chicoteado quase para a MLH.
Agora é olhar para esse fork como um range e ver para que lado ele se irá decidir.
Sobre possíveis mínimos é fazer uma ou 2 paralelas(atendendo ao exemplo de há idas não é de excluir esta hipótese) ao fork ascendente que nasceu em Outubro e que foi rompido por baixo mas numa lateralização de preço e não numa manifesta mudança de preço.
Acho que poderá dar uma queda até aos últimos 2 mínimos existentes na ascensão meteórica (terão pouca força mas é o que há) e em que quando o preço se dignou um dia a ir para os vermelhos foi logo repudiado para cima. Agora poderá estar aí a protecção de muita santa gente que irão chutar a cotação caso ela se digne a entrar no intervalo definido
Atenção que sou o maçarico preguiçoso do grupo
Desde já peço desculpa por só agora estar a responder mas o fim de semana mal pego no computador (a não ser quando a miúda quer algum joguito e lá acabo eu a jogar para ela

Acho que poderá dar uma queda até aos últimos 2 mínimos existentes na ascensão meteórica (terão pouca força mas é o que há) e em que quando o preço se dignou um dia a ir para os vermelhos foi logo repudiado para cima. Agora poderá estar aí a protecção de muita santa gente que irão chutar a cotação caso ela se digne a entrar no intervalo definido

Atenção que sou o maçarico preguiçoso do grupo

- Anexos
-
- dax.PNG (39.65 KiB) Visualizado 6850 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
- Registado: 29/11/2007 2:37
O Alquimista Escreveu:dei por mim a pensar exactamente isso inúmeras vezes, e entro longuíssimo nessa hipótese!
O Alquimista tem prioridade com base no borcardo prior in tempore
numa tentativa de me antecipar ao latim e também, já agora, de materializar toda a imagética que se vem criando em torno da suposta esfinge, ainda fiz uma pesquisa por "imagem" mas não encontrei registo, enfim...
dei por mim a pensar exactamente isso inúmeras vezes, e entro longuíssimo nessa hipótese!
O Alquimista tem prioridade com base no borcardo prior in tempore
esse aspecto em particular vem tratado no Action/Reaction Course?
Tem algumas referências. Há um video em que ele fala em gaps a propósito das wide range bars.
O Alquimista Escreveu:mas já agora, tens confirmado, pela tua experiência, essa atracção do preço em direcção aos energy points? (a minha ainda é curta nestas andanças das median lines).
Não tenho qualquer estatística e desconheço se o Morge tem. Se eu tiver um bom local para colocar a stop, uso-os. Caso contrário, espero que o preço vá lá e entao decidirei.
ok.
e a voz da Cynthia é belíssima.
se a imagem corresponder à voz, uh la la !![]()
![]()
![]()
![]()
dei por mim a pensar exactamente isso inúmeras vezes, e entro longuíssimo nessa hipótese!
e agora, um outro aspecto que já era para te ter perguntado e lembrei-me: algures dizes que os gaps, para ti, têm 3 pivots. para além dos 2óbvios, qual é o 3º pivot que consideras num gap?
o meio do gap. (lição de Andrews)
esse aspecto em particular vem tratado no Action/Reaction Course?
Espero que quem nos tem vindo a seguir possa ponderar a opinião imparcial que acabaste de manifestar quanto à pessoa em causa. Passei um ano a pregar, mas acho que valeu a pena (e ele, enquanto pessoa, merece). O grande "problema" com este tipo de abordagem é que tens de estar constantemente a trabalhar na arte. E constantemente é pouco porque quando pensas que dominas a coisa lá vêm 2-3 negócios muito maus e temos de recomeçar de novo. Ora, só de pensar nisso muita gente fica cansada.
Abraço
sim, sem dúvida que merece, para além de todas as óbvias qualidades intelectuais que possui, vê-se perfeitamente que é uma óptima pessoa!
Abraço
p.s. em relação aos percalços, sim, eles aparecem ao virar da esquina, e sei que só se conseguem ultrapassar tendo gosto e vontade.
mas já agora, tens confirmado, pela tua experiência, essa atracção do preço em direcção aos energy points? (a minha ainda é curta nestas andanças das median lines).
Não tenho qualquer estatística e desconheço se o Morge tem. Se eu tiver um bom local para colocar a stop, uso-os. Caso contrário, espero que o preço vá lá e entao decidirei.
e a voz da Cynthia é belíssima.
se a imagem corresponder à voz, uh la la !

e agora, um outro aspecto que já era para te ter perguntado e lembrei-me: algures dizes que os gaps, para ti, têm 3 pivots. para além dos 2óbvios, qual é o 3º pivot que consideras num gap?
o meio do gap. (lição de Andrews)
Espero que quem nos tem vindo a seguir possa ponderar a opinião imparcial que acabaste de manifestar quanto à pessoa em causa. Passei um ano a pregar, mas acho que valeu a pena (e ele, enquanto pessoa, merece). O grande "problema" com este tipo de abordagem é que tens de estar constantemente a trabalhar na arte. E constantemente é pouco porque quando pensas que dominas a coisa lá vêm 2-3 negócios muito maus e temos de recomeçar de novo. Ora, só de pensar nisso muita gente fica cansada.
Abraço
O Alquimista Escreveu: após falarmos num activo com aparente continuação de tendência, agora um activo em aparente inversão de tendência: EUR/USD.
no dia em que shortei o petróleo, passei os olhos por este gráfico e vi esta magnífica fork (a preta). na altura ainda pensei em postá-la aqui, acabei por não o fazer, mas fica agora, ainda que já menos fresca - numa fase posterior de desenvolvimento. dado que já estava no dax e no petróleo, com muita pena minha, não entrei longo, e por essa razão não vou poder aproveitá-la, pelo menos por agora. seja como for, pelo ar da coisa, acho que irá no mínimo testar a resistência lá em cima. qq novo reteste à LML (caso ainda lá volte pois talvez já esteja a caminho da ML - fork verde) poderá eventualmente ser aproveitado por quem gostar deste activo. volto a dizer: a fork, até agora, parece-me perfeitinha.
Ficas então com a responsabilidade de ir acompanhando esse gráfico com legendagem tuaVai seguindo-o e coloca imagens sempre que vejas algo com intresse para comentar (ex. um novo máximo, uma linha a ser quebrada).
eheh ok, combinado!
em relação aos energy points, tenho ideia de o Morge os referir como sendo potenciais atractores do preço (a ideia com que fiquei é que seriam uma espécie de buracos negros)... a propósito disso até os compara com os "confluence points" dizendo que os 1ºs são mais significativos por serem resultantes de tendências opostas.
Correcto!
mas já agora, tens confirmado, pela tua experiência, essa atracção do preço em direcção aos energy points? (a minha ainda é curta nestas andanças das median lines).
Já agora, diz-me qual é a tua opinião do Morge, fruto daquilo que já viste.
para responder a isso, começo por dizer isto: a 1ª coisa que li em relação às median lines (para além do que ia sendo escrito por ti), logo por azar, foi aquele estudo do Shane que é verdadeiramente abismal, assim como os restantes que estão naquela página (há um tempo, voltei lá, li-os todos, e hei-de voltar a lê-los pois são o verdadeiro "State of the Art" - por ex. o conceito do pêndulo aplicado às median lines é mt interessante, assim como também o são as linhas que o Shane traça a partir de gaps). qd digo que foi por azar, é pq isso me atrasou o estudo das median lines - faltavam-me bases para compreender tudo aquilo, e por isso, não avancei. felizmente, li também nessa altura o "Introduction to Median Lines", e isso sim, é simples, estão lá as bases para se começar, e fez-me todo o sentido (pelo meio ia dando umas vistas de olhos aqui nas tuas OE).
mais recentemente qd te vi falar dos vídeos do Morge e me indicaste a página da IB, comecei por ver o 1º vídeo, a aí foi o 2º azar - o vídeo tem um som horrível (e eu sou muito sensível ao som) e é realmente difícil de perceber o que ele diz. o que é que eu pensei? que iria ter que levar com aquele som durante hora e meia cada vez que quisesse ver um vídeo dele, e isso atrasou-me a visualização do 2º. mas eis que, num dia em que estava para ali virado, resolvi ver se a sina do mau som continuaria (é verdade que poderia ter experimentado o 2º vídeo logo a seguir para checar se o som estaria normalizado, mas estupidamente não o fiz). e maravilha das maravilhas, o som estava bom, e com 2 bónus: ele tem uma óptima voz, e a voz da Cynthia é belíssima.
qt ao conteúdo, era tudo o que eu esperava e mais ainda - informação de altíssimo nível, não só em termos práticos de negociação como também no que diz respeito a certos pormenores que ele explica, aqui e ali, sobre as bases científicas da teoria em si. para além disso, ele é um excelente comunicador, e vai mesmo ao pormenor tanto em termos de price action, como de sítios lógicos para colocar stops e como fazer trailing dos mesmos à medida que o preço avança, ou também em como escolher um ponto de entrada numa fork ou qq outra linha, como pensam as baleias e o que é que elas querem (tb a propósito disso mesmo, os gaps), enfim, uma verdadeira maravilha! ainda só não vi todos (apenas cerca de 1/3 dos vídeos) pq quis aguardar algum tempo após nova leva para ruminar o que aprendi.
para finalizar, é uma pena que o "Action/Reaction Course" não tenha sido escrito e organizado pelo Morge. a matéria aí tratada é fundamental, e embora perceba alguns princípios, ainda ando à luta com a questão dos pivots pq o curso está algo desorganizado e os gráficos são visualmente repulsivos. por isso, infelizmente para mim, esse curso vai andando a passo de caracol.
malvoisin Escreveu:após falarmos num activo com aparente continuação de tendência, agora um activo em aparente inversão de tendência: EUR/USD.
Ficas então com a responsabilidade de ir acompanhando esse gráfico com legendagem tua

em relação aos energy points, tenho ideia de o Morge os referir como sendo potenciais atractores do preço (a ideia com que fiquei é que seriam uma espécie de buracos negros)... a propósito disso até os compara com os "confluence points" dizendo que os 1ºs são mais significativos por serem resultantes de tendências opostas.
Correcto!
Já agora, diz-me qual é a tua opinião do Morge, fruto daquilo que já viste.
O Alquimista Escreveu:malvoisin Escreveu:
continuando neste tema dos energy points, e agora esquecendo este caso do DAX em particular, e falando em termos genéricos, esta atracção do preço pelos energy points não tem necessariamente que dar origem ao mais directo dos caminhos até lá chegar, pois não?
não, não tem por aquilo de que me tenho apercebido. Esses pontos não têm um significado especial por si mesmos, são apenas zonas que se deve seguir de perto se o preço lá chegar; o Morge fala em energy points porque é físico, outros falariam em clusters de linhas. Por vezes ele usa linguagem científica porque é cientista, tal como cientista foi o Andrews (prof. de termodinâmica)
sim, o Morge fala nisso num dos 1ºs videos. foi uma sorte o Andrews ser cientista pois, caso contrário, não haveria median lines para ninguém. à partida, só alguém da área de física se teria lembrado deste substrato teórico.
em relação aos energy points, tenho ideia de o Morge os referir como sendo potenciais atractores do preço (a ideia com que fiquei é que seriam uma espécie de buracos negros)... não tens confirmado esta hipótese ao longo do tempo? a propósito disso, compara-os com os "confluence points" dizendo que os 1ºs são mais significativos por serem resultantes de tendências opostas.
após falarmos num activo com aparente continuação de tendência, agora um activo em aparente inversão de tendência: EUR/USD.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Goya777, paul_invest, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, Àlvaro e 131 visitantes