Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/4/2015 23:58

malvoisin Escreveu:
continuando neste tema dos energy points, e agora esquecendo este caso do DAX em particular, e falando em termos genéricos, esta atracção do preço pelos energy points não tem necessariamente que dar origem ao mais directo dos caminhos até lá chegar, pois não?

não, não tem por aquilo de que me tenho apercebido. Esses pontos não têm um significado especial por si mesmos, são apenas zonas que se deve seguir de perto se o preço lá chegar; o Morge fala em energy points porque é físico, outros falariam em clusters de linhas. Por vezes ele usa linguagem científica porque é cientista, tal como cientista foi o Andrews (prof. de termodinâmica)
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por malvoisin » 25/4/2015 23:50

O Alquimista Escreveu:aquele ponto B pareceu-me ser uma boa bomba de gasolina antes do preço passar a montanha...
pode também suceder que o preço vá além da lmlh do fork descendente e vá testar o B vindo de cima (daí a tal ideia de compra)

pois, qd concordei com a nova compra no ponto B, na realidade estava a pensar num reteste à LML da fork preta um pouco acima do ponto B, mas sim, a hipótese que referes tem toda a lógica. e para além disso, cumprir-se-ia, mais uma vez, a tese de que o preço é atraído para os energy points (como é o caso do ponto B).

continuando neste tema dos energy points, e agora esquecendo este caso do DAX em particular, e falando em termos genéricos, esta atracção do preço pelos energy points não tem necessariamente que dar origem ao mais directo dos caminhos até que este lá chegue, pois não?

ainda em relação à tua hipótese, de facto teria toda a lógica o que dizes pq sendo a tendência ascendente, se assim se verificar, o preço irá para novos máximos, obviamente, mas antes disso irá passar 2-3 swings anteriores e esse, se tal acontecer, será o segundo sinal do touro (na realidade talvez o terceiro - 1º sinal - anterior high absoluto a seguir ao lower low da lateralização; 2º - sinal - nega ao lower low) ! mas (e agora pegando no Morge - o ritmo do mercado) logo a seguir a esse 3º sinal do touro - a subida acima desses 2-3 swings, o preço quer garantias (o preço gosta de garantias e não segue caminho sem as ter) e vai testar a anterior resistência para confirmar se esta é agora um suporte. ora, esse teste tem toda a lógica que se concretize no energy ponint - B.

antevês uma subida mais vertical, é isso?
em concreto e com base nos teus desenhos não posso dizer que anteveja ou não anteveja tal cenário, até porque estou a comentar uma ideia que é tua e não me sinto à vontade; à vontade e com muita vontade estou nas minhas oportunidades ou quando a análise de outrem fale nas duas coisas que o preço pode fazer (subir e descer) sem indicar para a qual se inclina (jogar no 1 x 2 de certeza que dá prémio), o que não é o caso da tua OE

pois claro, seja como for, já percebi a razão de ser do que dizes.
Editado pela última vez por malvoisin em 25/4/2015 23:59, num total de 1 vez.

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 25/4/2015 23:07

aquele ponto B pareceu-me ser uma boa bomba de gasolina antes do preço passar a montanha...

pode também suceder que o preço vá além da lmlh do fork descendente e vá testar o B vindo de cima (daí a tal ideia de compra)

antevês uma subida mais vertical, é isso?

em concreto e com base nos teus desenhos não posso dizer que anteveja ou não anteveja tal cenário, até porque estou a comentar uma ideia que é tua e não me sinto à vontade; à vontade e com muita vontade estou nas minhas oportunidades ou quando a análise de outrem fale nas duas coisas que o preço pode fazer (subir e descer) sem indicar para a qual se inclina (jogar no 1 x 2 de certeza que dá prémio), o que não é o caso da tua OE

o que posso dizer, isso sim, é que no longo prazo antevejo a continuação da tendência, seja no dax, no sp ou no psi; a questão é saber se, havendo correcção, onde terminará, e para fazer tal asserção não saio do gráfico diário
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por malvoisin » 25/4/2015 22:48

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:Chico e Alquimista,

seguem em anexo 2 gráficos com OE no DAX, antecipando um eventual passeio do preço desde A até B.

Já reparaste que se o preço fizer esse caminho estará em lateralização, pois o B está muito puxado à direita?

esse percurso seria o eventual retomar da tendência ascendente, mas sim, ainda faria parte da lateralização; torná-la-ia tb quase simétrica com o eixo de simetria a passar pelo máximo absoluto (atraiu-me esta ideia).

aquele ponto B pareceu-me ser uma boa bomba de gasolina antes do preço passar a montanha... antevês uma subida mais vertical, é isso?

por O Alquimista » 25/4/2015 22:25

seguem em anexo 2 gráficos com OE no DAX, antecipando um eventual passeio do preço desde A até B.

Já reparaste que se o preço fizer esse caminho estará em lateralização, pois o B está muito puxado à direita?

por malvoisin » 25/4/2015 22:05

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
Perante os gráficos que colocaste, concordarias comigo se dissesse que a tendência é ascendente?
Se sim, não equacionarias: a) um target mais lá em cima, no mínimo o anterior high, quiçá mesmo novo máximo? b) uma (nova) compra em b)?

Abraço

Olá Alquimista,

pondo de arte a verdade óbvia da incerteza nos mercados, não tenho dúvidas em considerar a tendência de médio prazo como ascendente, inclinando-me fortemente a considerar da mesma forma a de curto prazo pois caso esta fosse descendente parece-me que o preço já deveria ter feito novo lower low, algo que teima em não acontecer.

eventualmente equacionaria um target mais lá em cima, a ver como se comporta o preço junto à resistência caso lá chegue.

quanto a uma nova compra em B - sem dúvida alguma!

Abraço

por O Alquimista » 25/4/2015 21:53

(...)
qt a mim, estou longo desde 6ªf e reforçarei de acordo com o que vir em termos de price action e quebra, ou não, das linhas que servem de base a esta oportunidade.
abraço

Olá Malvoisin,

Perante os gráficos que colocaste, concordarias comigo se dissesse que a tendência é ascendente? Se sim, não equacionarias: a) um target mais lá em cima, no mínimo o anterior high, quiçá mesmo novo máximo? b) uma (nova) compra em b)?

Abraço

por malvoisin » 25/4/2015 21:22

Chico e Alquimista,

em relação ao ponto A, indiquei-o por ser a intersecção de 2 forks (LML da Preta e ML da Azul), mas poderá ser qq toque na fork preta de médio prazo, o mais próximo possível da linha inferior do canal (linha tracejada). no ponto A o R/R é de aproximadamente 1 para 3.

ambas as forks me parecem válidas:

- em relação à azul, já o Chico tinha sugerido o pivot C naquele máximo, tinha-a apresentado anteriormente com o C no ponto onde se originou a queda vertiginosa de 700 pts, mas dps de ver como o preço anda a zumbir em torno da sua ML, aceitei-a tal como está.

- a preta tem sido inteiramente respeitada - o preço subiu ao longo da sua ML e por outro lado, serviu de barreira no máximo de Março e agora também aos 2 últimos mínimos.

o preço tem lateralizado essencialmente entre as 2 linhas do canal. estamos ainda próximos da zona de suporte com vários mínimos e reacções fortes pelo que há várias escolhas possíveis para stop-loss mais ou menos conservadoras (ainda em relação ao stop, tb se poderá ter em linha de conta a eventual quebra em baixa de qq uma das linhas da forks).

igualmente forte é a zona de resistência, na qual, caso o preço lá chegue, a fork preta terá um teste de fogo, daí o take profit um pouco abaixo do ponto de intersecção com a linha superior do canal.

o que me faz suspeitar que o preço irá para cima:

os 2 mínimos dos últimos 2 dias que são higher lows e que, por outro lado, respeitaram a UML da fork preta. há também 2 linhas de pivots que se cruzam na zona destes últimos mínimos (não as representei) e que me parece terem também servido de suporte (uma delas toca no mínimo absoluto desta lateralização).

qt a mim, estou longo desde 6ªf e reforçarei de acordo com o que vir em termos de price action e quebra, ou não, das linhas que servem de base a esta oportunidade.

abraço
Anexos
DAX1.jpg
DAX2.jpg

por O Alquimista » 25/4/2015 1:28

malvoisin Escreveu:
o que me ocorre, de forma muito simplista:

partindo do pressuposto da teoria das Median Lines de que o preço é uma forma de energia, as linhas serão descodificadores da frequência do preço, apenas isso. há as que descodificam bem, e as que descodificam mal, ou de todo (como um rádio com interferência). esta explicação é a que me parece, até agora, a mais plausível.

como é que se cria uma "entidade energética" a partir de um frenesim de opostos: medo e ganância, reflexão cuidada na preparação do plano e impulso temerário na execução da ordem, angústia e alegria? natureza no seu estado puro.

E dizes tu que é um explicação simplista! Não sou cientista, mas :clap:

por malvoisin » 25/4/2015 1:21

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu: (...)
ainda vou andando por aqui. E no interim vou colocando umas oportunidades especulativas de única linha :mrgreen:

E, já agora, posso levantar o véu quanto ao grande projecto para 2016: fazer crescer a carteira 150%.

faço votos sinceros de que o consigas cumprir pois é mais que merecido.

por malvoisin » 25/4/2015 1:20

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:agarramo-nos à forma para disfarçar o vazio - ok! mas sendo assim, pq é que usas linhas ou forks? ou, na verdade, a única coisa que usas é price action pura, ou seja, número, valor (tal como fizeste aquando da previsão do bottom do BCP, e em que só posteriormente usaste median lines)?

mas tu desenhas linhas e redesenha-las vezes sem conta... porquê?

de nada servem as linhas?... já dei por mim a pensar tanta vez em relação às linhas: pq é que o preço lhes obedece (ou são elas que obedecem ao preço), pq é que as toca em pontos relevantes , pq é que são testadas essas linhas - já que o preço é cego - ou não será?... por vezes fico abismado com certas linhas, com certas ocorrências, pq logicamente deviam ser coincidência, mas, em certos casos, dadas as evidências - a forma como aparentam interagir as linhas e o preço - seria ilógico pensar que o são.

Boas perguntas, Malvoisin. Tenta responder como se fosses O Alquimista (para ti ou para a audiência), sendo certo que o segredo está na procura da resposta e não necessariamente nesta.

Deixo umas dicas (destas não me importo de deixar):
- uso os forks porque mais ninguém os usa como devem ser usados. Aponta-me uma pessoa que o tenha feito entre nós do modo como o venho fazendo (não vamos entrar em questões que se prendem com resultados porque isso é outra história que para esta situação não interessa: o que conta é simplesmente ser portador do conhecimento, aliás primeira regra pois só se pode executar bem o que se conhece bem). Agora, imagina se chegasse aqui e começasse a falar em price action como deve ser falado. Mais depressa mudava de emprego...
- limito-me a deixar alguns exemplos de price action para aguçar o apetite. Se as pessoas vão ou não encetar uma qualquer investigação por sua própria iniciativa, é algo que me ultrapassa;
- falar em price action dando exemplos é uma das formas que encontrei para desancar em certas abordagens: se o fizesse por palavras, podia saltar-me a tampa e lá vinha a advertência ou o castigo da administração.

Para acrescentar o seguinte:já reparaste que cada vez menos apresento oportunidades especulativas neste tópico. Porquê? Porque a identificação do método e das suas regras básicas está feita com exemplos bem concretos do antes, durante e depois (ver para crer, acho muito bem!, tanto mais que também o fiz). Agora cada um que continue a viagem como eu fiz e venho fazendo. Outro qualquer na minha posição dava o trabalho por terminado e ia-se embora. Mas, como assumi o compromisso de duplicar a carteira no outro tópico, ainda vou andando por aqui. E no interim vou colocando umas oportunidades especulativas de única linha :mrgreen:

ok, que venham mais linhas únicas!

por malvoisin » 25/4/2015 1:15

O Alquimista Escreveu: Tenta responder como se fosses O Alquimista (para ti ou para a audiência), sendo certo que o segredo está na procura da resposta e não necessariamente nesta.

o que me ocorre, de forma muito simplista:

partindo do pressuposto da teoria das Median Lines de que o preço é uma forma de energia, as linhas serão descodificadores da frequência do preço, apenas isso. há as que descodificam bem, e as que descodificam mal, ou de todo (como um rádio com interferência). esta explicação é a que me parece, até agora, a mais plausível.

como é que se cria uma "entidade energética" a partir de um frenesim de opostos: medo e ganância, reflexão cuidada na preparação do plano e impulso temerário na execução da ordem, angústia e alegria? natureza no seu estado puro.

- uso os forks porque mais ninguém os usa como devem ser usados. Aponta-me uma pessoa que o tenha feito entre nós do modo como o venho fazendo (não vamos entrar em questões que se prendem com resultados porque isso é outra história que para esta situação não interessa: o que conta é simplesmente ser portador do conhecimento, aliás primeira regra pois só se pode executar bem o que se conhece bem).[

de facto, não conheço mais ninguém.

Agora, imagina se chegasse aqui e começasse a falar em price action como deve ser falado. Mais depressa mudava de emprego...

- limito-me a deixar alguns exemplos de price action para aguçar o apetite. Se as pessoas vão ou não encetar uma qualquer investigação por sua própria iniciativa, é algo que me ultrapassa;

ok, compreendo!

- falar em price action dando exemplos é uma das formas que encontrei para desancar em certas abordagens: se o fizesse por palavras, podia saltar-me a tampa e lá vinha a advertência ou o castigo da administração.

eheheeh

por O Alquimista » 25/4/2015 0:15

O Alquimista Escreveu: (...)
ainda vou andando por aqui. E no interim vou colocando umas oportunidades especulativas de única linha :mrgreen:

E, já agora, posso levantar o véu quanto ao grande projecto para 2016: fazer crescer a carteira 150%.

por O Alquimista » 25/4/2015 0:07

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:agarramo-nos à forma para disfarçar o vazio - ok! mas sendo assim, pq é que usas linhas ou forks? ou, na verdade, a única coisa que usas é price action pura, ou seja, número, valor (tal como fizeste aquando da previsão do bottom do BCP, e em que só posteriormente usaste median lines)?

de nada servem as linhas?... já dei por mim a pensar tanta vez em relação às linhas: pq é que o preço lhes obedece (ou são elas que obedecem ao preço), pq é que as toca em pontos relevantes , pq é que são testadas essas linhas - já que o preço é cego - ou não será?... por vezes fico abismado com certas linhas, com certas ocorrências, pq logicamente deviam ser coincidência, mas, em certos casos, dadas as evidências - a forma como aparentam interagir as linhas e o preço - seria ilógico pensar que o são.

Boas perguntas, Malvoisin. Tenta responder como se fosses O Alquimista (para ti ou para a audiência), sendo certo que o segredo está na procura da resposta e não necessariamente nesta.

- uso os forks porque mais ninguém os usa como devem ser usados. Aponta-me uma pessoa que o tenha feito entre nós do modo como o venho fazendo (não vamos entrar em questões que se prendem com resultados porque isso é outra história que para esta situação não interessa: o que conta é simplesmente ser portador do conhecimento, aliás primeira regra pois só se pode executar bem o que se conhece bem). Agora, imagina se chegasse aqui e começasse a falar em price action como deve ser falado. Mais depressa mudava de emprego...

Para acrescentar o seguinte:já reparaste que cada vez menos apresento oportunidades especulativas neste tópico. Porquê? Porque a identificação do método e das suas regras básicas está feita com exemplos bem concretos do antes, durante e depois (ver para crer, acho muito bem!, tanto mais que também o fiz). Agora cada um que continue a viagem como eu fiz e venho fazendo. Outro qualquer na minha posição dava o trabalho por terminado e ia-se embora. Mas, como assumi o compromisso de duplicar a carteira no outro tópico, ainda vou andando por aqui. E no interim vou colocando umas oportunidades especulativas de única linha :mrgreen:

por O Alquimista » 24/4/2015 23:51

por malvoisin » 24/4/2015 23:00

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
O que me ocorre é que a linha não está lá a fazer nada, aquela ou outra qualquer. Aliás, o mercado pouco se importa com linhas e outras coisas, mais ou menos exotéricas, que possamos colocar num gráfico. Como somos imperfeitos no conhecimento do futuro, temos que nos agarrar a algo exterior. E quanto mais inseguros nos sentirmos, embora não o reconheçamos, mais coisas usaremos, qual cocktail colorido de indicadores e formas.

Demonstração da tese: apresento dois gráficos em que alterei o modo como o preço é representado usando duas das possibilidades oferecidas pela plataforma, mas deixei ficar a linha que desenhei. Teria sido possível desenhar a mesma linha? E se tivesse usado o point and figure?

agarramo-nos à forma para disfarçar o vazio - ok! mas sendo assim, pq é que usas linhas ou forks? ou, na verdade, a única coisa que usas é price action pura, ou seja, número, valor (tal como fizeste aquando da previsão do bottom do BCP, e em que só posteriormente usaste median lines)?

por O Alquimista » 24/4/2015 21:55

malvoisin Escreveu:pois, que a linha tinha sido testada anteriormente à compra via-se que sim, agora, que ia para novos máximos... mt bom!!!

p.s. embora seja verdade que não foram quaisquer testes, foram reacções bastante significativas à linha - as anteriores à compra, fazendo adivinhar que as seguintes também o seriam, e daí tb a tal eventualidade de novos máximos. é o que me ocorre.

O que me ocorre é que a linha não está lá a fazer nada, aquela ou outra qualquer. Aliás, o mercado pouco se importa com linhas e outras coisas, mais ou menos exotéricas, que possamos colocar num gráfico. Como somos imperfeitos no conhecimento do futuro, temos que nos agarrar a algo exterior. E quanto mais inseguros nos sentirmos, embora não o reconheçamos, mais coisas usaremos, qual cocktail colorido de indicadores e formas.

Demonstração da tese: apresento dois gráficos em que alterei o modo como o preço é representado usando duas das possibilidades oferecidas pela plataforma, mas deixei ficar a linha que desenhei. Teria sido possível desenhar a mesma linha? E se tivesse usado o point and figure?
Anexos
xa1.jpg
xa1.jpg (18.25 KiB) Visualizado 6655 vezes
xa1.jpg
xa1.jpg (21.83 KiB) Visualizado 6655 vezes

por malvoisin » 24/4/2015 17:47

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss. Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.

E assim se fez.

pois, que a linha tinha sido testada anteriormente à compra via-se que sim, agora, que ia para novos máximos... mt bom!!!

p.s. embora seja verdade que não foram quaisquer testes, foram reacções bastante significativas à linha - as anteriores à compra, fazendo adivinhar que as seguintes também o seriam, e daí tb a tal eventualidade de novos máximos. é o que me ocorre.

por O Alquimista » 24/4/2015 16:24

O Alquimista Escreveu:
A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss. Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.

E assim se fez.
Anexos
xa1.jpg
xa1.jpg (21.16 KiB) Visualizado 6701 vezes

por O Alquimista » 24/4/2015 15:59

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras) para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.

Condição verificada, compra realizada.

Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target.

Anexos
xa.jpg
xa.jpg (20.88 KiB) Visualizado 6707 vezes

por O Alquimista » 24/4/2015 10:35

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras) para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.

Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target.
Anexos
xa.jpg

por indian_joe » 24/4/2015 8:51

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:

Olá Alquimista,

O teu target é na linha vermelha?

Abraço

Olá Indian,

Sim, seria nesse local. Contudo, a stoploss, que havia sido colocada em b/e quando o preço quebrou um anterior high, foi atingida. A pressa em colocar a stoploss em b/e deve-se ao facto de se tratar de um negócio executado num gráfico de 10 m, em que o preço tem de mexer na nossa direcção o mais rapidamente possível. Fica o gráfico com o fork original, o local de entrada, a identificação da quebra de um anterior high e a saída.

Abraço

Comentário final: ainda que tenha sido uma entrada aceitável, o planeamento pecou na definição do target, extremamente guloso para um timeframe tão pequeno. Repare-se que desde a entrada até à inversão o preço percorrer um ponto (que, em números redondos, equivale a 1.000 usd por contrato), movimento um pouco acima do respectivo atr. Em negócios que sejam realizados usando gráficos desta dimensão temporal é de crucial importância colocar a stoploss em b/e o mais rapidamente possível, mas com lógica, e procurar um target um pouco inferior ao movimento correspondente ao atr. Se, por exemplo, estivesse a ver tal mercado usando o gráfico de 1 hora, as minhas regras teriam proibido a realização da compra porque não conseguiria encontrar um lugar para a colocação da stoploss que justificasse a assunção do risco. Para finalizar, diria que se pode estar a assistir a um "João Moura".

Abraço

Olá Alquimista,

Creio que teria tido o mesmo comportamento que tu na quebra desse anterior high. Para a próxima corre melhor.

Abraço

Registado: 6/12/2013 18:57

por O Alquimista » 24/4/2015 0:35

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
nesta área aprendemos pelo método da subtracção.

Alquimista,

não podia concordar mais com o que dizes! a intuição desenvolve-se olhando, experimentando, e remexendo as regras... apenas perguntei pq não há forks, nem linhas de pivots, nem nada de mais, apenas uma "simples" linha, e isso é uma curiosidade.

Abraço

O método de subtracção também me envolve.

por malvoisin » 24/4/2015 0:09

O Alquimista Escreveu:
Malvoisin,

Se não vivermos agarrados às regras, ao que vem descrito nos livros, estaremos a dar uma oportunidade a nós próprios. Só "acantonando" o que sabemos, ou mesmo deitando para o lixo, é que podemos criar espaço a novas oportunidades e experiências. O copy/paste dos livros tem o seu lugar próprio e as suas virtudes, mas é muito limitativo. Se fosse uma questão de ler/estudar, não há ninguém que não se dedicasse a isso de alma e coração. As coisas, contudo, não funcionam assim.

Dito isto, a única resposta que te posso dar é esta: tudo isso, nada disso, ser aprendiz do melhor que há. Vivo. E outra coisa: ter os livros bem fechados. Alguém disse, e para mim é a mais pura das verdades, nesta área aprendemos pelo método da subtracção.

Parece estar a correr na perfeição, mas é pura ilusão: o que o mercado fez até agora pode desfazer nos próximos 5 minutos.

Abraço

Alquimista,

não podia concordar mais com o que dizes! a intuição desenvolve-se olhando, experimentando, e remexendo as regras... apenas perguntei pq não há forks, nem linhas de pivots, nem nada de mais, apenas uma "simples" linha, e isso é uma curiosidade.

Abraço

por O Alquimista » 23/4/2015 23:59

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:

o que é que te fazia crer que o preço subiria após qq um desses movimentos (bem sei que para isso é que existe o stop caso a hipótese não se verifique, mas independentemente disso)?

foram os higher lows (pq higher highs não os houve)?

foi o "João Moura" lá atrás? esperaste que o preço chegasse a essa zona para comprares, foi isso?

abraço

Malvoisin,

Se não vivermos agarrados às regras, ao que vem descrito nos livros, estaremos a dar uma oportunidade a nós próprios. Só "acantonando" o que sabemos, ou mesmo deitando para o lixo, é que podemos criar espaço a novas oportunidades e experiências. O copy/paste dos livros tem o seu lugar próprio e as suas virtudes, mas é muito limitativo. Se fosse uma questão de ler/estudar, não há ninguém que não se dedicasse a isso de alma e coração. As coisas, contudo, não funcionam assim.

Dito isto, a única resposta que te posso dar é esta: tudo isso, nada disso, ser aprendiz do melhor que há. Vivo. E outra coisa: ter os livros bem fechados. Alguém disse, e para mim é a mais pura das verdades, nesta área aprendemos pelo método da subtracção.

Parece estar a correr na perfeição, mas é pura ilusão: o que o mercado fez até agora pode desfazer nos próximos 5 minutos.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Apramg, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, tami, VALHALLA e 141 visitantes