Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 24/4/2015 14:45

Artista Romeno Escreveu:
perder 500m no fundo de pensões não é para todos :shock: :mrgreen: desde esse dia que sentenciei o que ia acontecer, ah e se lerem o comunicado do AC com cuidado verão que o mesmo nao é para pagar cocos, mas sim para aumentar racios

Como se percebeu do que escrevi as minhas afirmações não são com base nas versões oficiais, alias essas pouco crédito tem.
As afirmações oficiais da administração do BCP tem sido sistematicamente desmentidas pelos factos.

Sim de facto o BCP afirma que este AC será para reforço dos racios mas como eu não levo essas tretas muito a sério, e tendo em conta os prazos apertados com que a administração do BCP se comprometeu para pagar os CoCos ( não me refiro aos compromissos legais, esses só para 2017)...
Alias aqui há uns tempos falavam em início de 2016 para pagar o resto agora recentemente já vieram dizer que ainda será este ano...
Digam me então se a minhas contas de merceeiro não batem no valor mágico dos 750 M€.

O BCP vive à rasca para pagar os CoCos que com os ditos resultados orgânicos nem lá para 2025.
Já vendeu parte da operação na Polónia a única que puxa para cima os resultados do BCP de forma significativa e vem me dizer que isto é para embelezar rácios!!

Os racios podem não ser brilhantes mas cumprem os mínimos e a prioridade é mesmo verem se livre do CoCos e para isso recorre-se a expedientes como os que vemos mesmo que resultem em desfazerem-se do aneis ( as tretas dos ditos resultados orgânico é que iriam pagar os CoCos é como vemos, bem podíamos esperar sentados).

Embelezar racios é para quem pode e não para quem quer.

Mas enfim cada um acredita no que quiser.
O facto é que o dinheiro após estar disponível já não se lhe conhece a proveniência e o BCP já lhe pode dar o destino que bem entender.

Registado: 21/5/2009 18:43

por jccgold » 24/4/2015 1:04

Storgoff Escreveu:Por outro lado tudo isto demonstra o desespero para obter capital e pagar os Cocos, já que a treta de pagar os CoCos com os resultados orgânico foi isso mesmo, treta!!!

Tomara Portugal ter tido 1ºs ministros tão desesperados por pagar dívida e não por fazê-la como o Nuno Amado. Que continue assim desesperado que vai muito bem

Registado: 11/11/2011 3:58

por BlogueDoTrader » 23/4/2015 23:26

Editado pela última vez por BlogueDoTrader em 18/8/2015 11:29, num total de 1 vez.

Registado: 22/12/2014 0:00

por Artista Romeno » 23/4/2015 22:12

Storgoff Escreveu:O BCP deve estar a preparar-se para visitar os 7 cts.
E se a Grécia ajudar à festa mais um pouco vem aos mínimos.

Apesar da cantilena da administração nesta OPT de que estão a querer melhorar os racios de capital para comparar com os melhores da Europa, o que na pratica estão a fazer é tentar juntar os 750 ME para tentar horrar a palavra dada de que ainda vão pagar os Cocos até ao final deste ano.
Se esta operação de troca de divida subordinada correr bem são cerca de 400M€ de capital novo o que adicionando os 350 M€ da venda na Polónia, chegamos ao numero mágico.

O problema é que não sei até que ponto a operação vai ser assim tão bem sucedida.
Basta ver que eles apenas se propõem converter os titulos entre 68% e 92,5% do valor nominal, dependendo do valor mobiliário.
Só por aqui os investidores tem logo uma perda substancial que não é sequer compensada pelo tal desconto oferecido nas acções novas.

Por outro lado tudo isto demonstra o desespero para obter capital e pagar os Cocos, já que a treta de pagar os CoCos com os resultados orgânico foi isso mesmo, treta!!!

Enfim o BCP é sempre a mesma coisa!
Sempre as mesmas mentiras, balelas, etc, da administração.

Ainda há bem pouco tempo diziam que novo AC nem pensar, ora ai está um novo AC.

Já não há pachorra para estes tipos!
:wink:

perder 500m no fundo de pensões não é para todos :shock: :mrgreen: desde esse dia que sentenciei o que ia acontecer, ah e se lerem o comunicado do AC com cuidado verão que o mesmo nao é para pagar cocos, mas sim para aumentar racios
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ativo » 23/4/2015 22:01

Storgoff Escreveu:Ainda há bem pouco tempo diziam que novo AC nem pensar, ora ai está um novo AC.

:clap:

Registado: 24/1/2014 17:24

por Ativo » 23/4/2015 21:50

ativo Escreveu:A venda, pelo BCP, de parte da participação que detinha no Millennium Bank (filial polaca do BCP), tal como o aumento de capital agora proposto pelo BCP, destinam-se a reforçar os rácios de capital do banco.

O BCP, neste momento, não pode amortizar os "CoCos", apesar de pagar ao Estado juros altíssimos por eles, porque o pagamento dos "CoCos" significaria redução do capital próprio do banco (visto eles contabilisticamente serem considerados como capital próprio do banco) e portanto redução dos rácios de capital do banco. Neste momento o BCP não se pode dar a esse luxo!!!

Continua-se a falar na amortização dos "CoCos", mas muita gente não vê que a amortização dos "CoCos", por parte do BCP, significaria "queimar" 1500 milhões de euros de capital próprio do banco (os 750 milhões de euros referentes aos "CoCos" mais os 750 milhões de euros utilizados para pagar os "CoCos"). Pois é!!! O BCP só pode pagar os "CoCos" quando tal pagamento não deteriorar significativamente os rácios de capital do BCP.

por Storgoff » 23/4/2015 17:44

O BCP deve estar a preparar-se para visitar os 7 cts.
E se a Grécia ajudar à festa mais um pouco vem aos mínimos.

Apesar da cantilena da administração nesta OPT de que estão a querer melhorar os racios de capital para comparar com os melhores da Europa, o que na pratica estão a fazer é tentar juntar os 750 ME para tentar horrar a palavra dada de que ainda vão pagar os Cocos até ao final deste ano.
Se esta operação de troca de divida subordinada correr bem são cerca de 400M€ de capital novo o que adicionando os 350 M€ da venda na Polónia, chegamos ao numero mágico.

O problema é que não sei até que ponto a operação vai ser assim tão bem sucedida.
Basta ver que eles apenas se propõem converter os titulos entre 68% e 92,5% do valor nominal, dependendo do valor mobiliário.
Só por aqui os investidores tem logo uma perda substancial que não é sequer compensada pelo tal desconto oferecido nas acções novas.

Por outro lado tudo isto demonstra o desespero para obter capital e pagar os Cocos, já que a treta de pagar os CoCos com os resultados orgânico foi isso mesmo, treta!!!

Enfim o BCP é sempre a mesma coisa!
Sempre as mesmas mentiras, balelas, etc, da administração.

Ainda há bem pouco tempo diziam que novo AC nem pensar, ora ai está um novo AC.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Limonov » 23/4/2015 15:14

Sim Tomi13,

Fazes-me estar a fazer um boneco num pda minúsculo, mas estás perdoado :mrgreen:
A linha diagonal que tracei indica a orientação desde 2012, as duas linhas verdes horizontais, são a zona de suporte que, caso quebre, me fará mudar de cabresto. Tens ainda 3 higher lows muito bem definidos. A linha vermelha é para mostrar a quebra de uma LTD de médio prazo.

Esquece isso do AC, o boneco está ajustado a aumentos de capital, por isso não interfere.

Eu não fiz nenhuma previsão, disse que o BCP está bear apenas no curto prazo. Isto para mim significa entrada longa na aproximação a suporte. Não quero dizer que entre nesta ação em particular, estou a falar em termos gerais.

Espero ter respondido.

Abraço,

Limonov
Anexos
B.COM.PORTUGUES.jpg
B.COM.PORTUGUES.jpg (98.09 KiB) Visualizado 7007 vezes
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por cl_tomi13 » 23/4/2015 14:44

condez Escreveu:Boa tarde

Tenho vindo a acompanhar esta ação e a tendência(só a minha opinião não me estou a apoiar em nºs) é descendente pelo que observo semana após semana.
Acho que para se tirar partido é realmente melhor estar curto e como já ouvi falar não vale a pena contrariar o mercado.
[/quote][quote="Limonov"]Condez,

A ação, por enquanto, só está descendente no curto prazo, no médio e no longo está bull desde 2012. Vê lá isso no gráfico semanal. Não estou a dizer que se deve abrir curtos ou longos, isso depende de muita cena.

Abraço,

Limonov

A ação está bull desde 2012!!!! Confesso que não entendo esse tipo de "previsão". Aliás desde 2012 contando já com AC´s tem sido sempre a descer mas se calhar não entendo mesmo nada disto!! Pode, no máximo ter um curto perído de "bull", agora se me disserem que as perspectivas para o futuro são otimistas, aí a história é outra...

Registado: 20/11/2013 10:32

por Limonov » 23/4/2015 14:22

Condez,

A ação, por enquanto, só está descendente no curto prazo, no médio e no longo está bull desde 2012. Vê lá isso no gráfico semanal. Não estou a dizer que se deve abrir curtos ou longos, isso depende de muita cena.

Abraço,

Limonov

Tenho vindo a acompanhar esta ação e a tendência(só a minha opinião não me estou a apoiar em nºs) é descendente pelo que observo semana após semana.
Acho que para se tirar partido é realmente melhor estar curto e como já ouvi falar não vale a pena contrariar o mercado.
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por cl_tomi13 » 23/4/2015 14:10

Boa tarde,

A tendência é descendente porquê condez?

Registado: 20/11/2013 10:32

por condez » 23/4/2015 13:12

Boa tarde

Registado: 18/10/2014 21:33

por Ativo » 23/4/2015 12:13

manchini Escreveu:
UriDarn Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/energia/interior.aspx?content_id=4526786&page=-1

Corrijam-me se tiver errado, mas entao de acordo com essa noticia o bcp detem 2,44% da edp

Edp essa que de acordo com o site http://www.edp.pt/en/Investidores/accao ... aoEDP.aspx a edp tem de market cap tem a volta de 12,5 - 13 mil milhoes euros e com 3,656,537,715 de acçoes ou seja 2,44% desse numero de acçoes da 89,219,520 de acçoes a multiplicar por o valor actual de 3,531 da um valor de 315,034,125 de euros. Onde eu quero chegar é o seguinte nao seria mais vantajoso a vendas destas acções, em ves da venda que fizeram de 14,5% do millennium polonia que foram receber 340 milhoes valor muito identico. E uma percentagem de 14,5% de uma joia que ano passado registou uma subida de 21,5% do lucro para 155,2 milhões de euros Acho por isso que nao foi uma boa aposta, gostava de ter o comentario de pessoas com maiores conhecimentos que os meus, e corrijam-se tiver algum erro de calculo e de raciocínio.

Cumprimentos a todos

Boas Uridarn,

Não é o BCP em si, é o fundo de pensões do BCP.
Não conta para as contas diretamente.

Manchini

A participação do BCP na EDP é do BCP, está é, digamos, "parqueada" no fundo de pensões do BCP.

por manchini » 23/4/2015 11:09

UriDarn Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/energia/interior.aspx?content_id=4526786&page=-1

Corrijam-me se tiver errado, mas entao de acordo com essa noticia o bcp detem 2,44% da edp

Edp essa que de acordo com o site http://www.edp.pt/en/Investidores/accao ... aoEDP.aspx a edp tem de market cap tem a volta de 12,5 - 13 mil milhoes euros e com 3,656,537,715 de acçoes ou seja 2,44% desse numero de acçoes da 89,219,520 de acçoes a multiplicar por o valor actual de 3,531 da um valor de 315,034,125 de euros. Onde eu quero chegar é o seguinte nao seria mais vantajoso a vendas destas acções, em ves da venda que fizeram de 14,5% do millennium polonia que foram receber 340 milhoes valor muito identico. E uma percentagem de 14,5% de uma joia que ano passado registou uma subida de 21,5% do lucro para 155,2 milhões de euros Acho por isso que nao foi uma boa aposta, gostava de ter o comentario de pessoas com maiores conhecimentos que os meus, e corrijam-se tiver algum erro de calculo e de raciocínio.

Cumprimentos a todos

Boas Uridarn,

Não é o BCP em si, é o fundo de pensões do BCP.
Não conta para as contas diretamente.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por UriDarn » 23/4/2015 10:56

Movimento estranho da Marshall Wace LLP passando a deter assim de 0,67% a 0,58% dia 20 de abril e logo no dia 21 reforçou para 0,62% de posições curtas.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23"4S_%0A

Registado: 5/11/2014 20:06

por Ativo » 22/4/2015 23:10

Cumprimentos a todos

Interessa ter presente que o BCP, presentemente, é, um banco intervencionado pelo Estado: através de "CoCos", o Estado injetou, em 2012, 3000 milhões de euros, dos quais já reembolsou 2250 milhões de euros.

Sendo o BCP, o maior acionista "português" da EDP, o Estado veria, certamente, com maus olhos, a saída do BCP do capital social da EDP.

Uma das consequências da injeção estatal de capital no BCP, através de "CoCos", é o Estado, enquanto não for totalmente reembolsado, ter uma palavra decisiva em decisões estratégicas para o BCP.

Ora, apesar da venda da participação do BCP, na EDP, em rigor, não ser estratégica (suponho que aquela participação, para o BCP, é meramente financeira, e não estratégica) e, portanto, poder ser realizada sem "ouvir" o Estado, dado o BCP ser atualmente um banco intervencionado pelo Estado, o BCP, digamos, "não pode", porque não deve, tomar, presentemente, decisões que desagradem ao Estado.

por katolo » 22/4/2015 23:05

A banca não é segura nem estável em nenhum lugar do mundo! Se soubesse o que sei hoje :wall:

Registado: 20/2/2014 22:01

por UriDarn » 22/4/2015 22:38

katolo Escreveu:A EDP é um ativo seguro e estável e paga um bom dividendo :wink:

E o millennium polonia onde o bcp tem mais de 50% não é seguro e estável? Então secalhar fez mal não vender mais xD

O valor que recebe em dividendos é de cerca de 10 milhoes. Eles lá devem ter feito as contas sempre sao mais elucidados do que eu.

por katolo » 22/4/2015 22:21

A EDP é um ativo seguro e estável e paga um bom dividendo :wink:

Registado: 20/2/2014 22:01

por UriDarn » 22/4/2015 22:06

http://www.dinheirovivo.pt/empresas/ene ... 86&page=-1

Cumprimentos a todos

por MNPTLIS » 22/4/2015 21:04

Jgut saiu pelos vistos a espera afinal não sou só eu,
tenho uma ordem de compra a 0,0800 e tenho andado a pensar, tira-la o Montepio anda a fazer-me pensar.

:shock:

Registado: 7/11/2014 12:30

por jccgold » 22/4/2015 19:29

O meu relógio está na hora de trocar? Sei que desde que falei ao meio dia a cotação subiu. Se achas que o BCP vai cair, bem como diria o outro é insistir quem tem bola cristal é aproveitar

Registado: 11/11/2011 3:58

por jgut » 22/4/2015 18:56

jccgold Escreveu:
jgut Escreveu:Pulando, pulando....
O negócio lá vai andando.

Ps: a minha bola de cristal, por vezes, acerta....

jgut

jgut tens consciencia que desceram todas as acçoes do PSI20 até agora o que é que isso tem a ver com a tendencia de curto ou longo prazo do BCP? Essa bola de cristal pode ser como o meu relógio que está avariado está certo 2x ao dia. Já passámos pelo meio dia hoje. Esses teus posts vao continuar ate daqui a 2 meses te queixares do dinheiro q perdeste

Boas,
Quem olhar para as cotações facilmente chega a essa conclusão (tudo a cair), quanto às tendências tem tudo a ver... ou não fosse através delas que os movimentos se desenrolassem...
Quanto ao teu relógio, penso que será hora de trocar, tal como fiz com um, em que me acontecia o mesmo...
Como vês, afinal, até deu um lucro razoável.
O meu intuito com os posts, que fui colocando, foi apenas aprender um pouco mais sobre isto de análise técnica e psicologia dos mercados. Eu, ao contrário de alguns, quando falo, apresento os factos.
Já perdi algum dinheiro sim senhor, quem não perdeu? Contudo, tive a sorte de perder apenas algum do que já tinha conseguido nos mercados, estando por isso com saldo positivo. Mas, essas perdas, levaram-me a procurar conhecimento, a seleccionar a estratégia em que melhor me enquadro entre outros aspetos importantes a quem quer vencer nos mercados. Ainda estou a aprender, ainda cometo alguns erros, sim é verdade mas o objetivo é eliminá-los o mais possível...
Para terminar, o movimento final do pregão ainda não invalidou a minha análise e o negócio só foi encerrado para não acontecer como ontem, em que quis ser guloso e podia ter rendido mais este movimento...
Fica a imagem e a mensagem final para umas férias do caldeirão.

Desejo a todos, tanta sorte nos negócios como a que desejo para mim.
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por condez » 22/4/2015 16:47

Boa tarde
Alguém me pode explicar o que aconteceu hoje?
Parece que foi um dia em vão.No final está tudo na mesma.

Registado: 18/10/2014 21:33

por jgut » 22/4/2015 15:48

pacheco1979 Escreveu:
jgut Escreveu:Embora não seja este o tópico, mas como fiz referência... aqui vai a minha perspectiva para os futuros (gráfico 5min.)

avariou, a bola... de cristal....

É verdade, isto só prova o quanto é bom usar stop, por outro lado também serve de lição porque ainda não sou capaz de analisar em simultâneo 3 ações....
Contudo, quando estamos focados, conseguimos fazer negócios como este ou até melhores.... fechado antes do stop.
Até um outro dia qualquer.
Bons negócios.
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 132 visitantes