Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Só vejo notícias a falar de correcções.
Só fico a pensar nisso. De poder perder a valorização em poucas semanas. Aliás, só com os últimos dias a coisa já está a descambar...
E só estou a pensar se não será altura de vender a minha carteira completa de fundos, que detenho há aprox. 3 anos.
Só fico a pensar nisso. De poder perder a valorização em poucas semanas. Aliás, só com os últimos dias a coisa já está a descambar...
E só estou a pensar se não será altura de vender a minha carteira completa de fundos, que detenho há aprox. 3 anos.

- Registado: 5/8/2014 20:53
Mesmo para quem não está na fotografia, não deixa de ser uma leitura interessante: Study on Investment Advisers and Broker-Dealers
http://www.ritholtz.com/blog/2015/04/st ... r-dealers/
http://www.ritholtz.com/blog/2015/04/st ... r-dealers/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
FUNDOS: CARTEIRA QUE FAZ DUPLICAR O INVESTIMENTO
DATA DA PUBLICAÇÃO: 21ABR2015
O ganho médio anual das nossas carteiras foi de 7% na última década. Quem investiu 1000 euros em 2005 na estratégia neutra hoje tem o dobro.
As nossas carteiras de fundos nasceram juntamente com a Poupança Quinze em 1995. Na altura, e durante muitos anos, a oferta de fundos era diminuta, centrando-se no mercado de ações nacional e das obrigações em escudos. E até aqui o investimento direto era uma alternativa às vezes incontornável. Aconselhámos mesmo incluir na carteira a compra de Obrigações do Tesouro, cuja valorização, na convergência para o euro, veio a revelar-se muito mais lucrativa do que as estratégias privilegiadas pelas carteiras dos fundos disponíveis.
Foi só no início do novo milénio que a oferta de fundos disparou, possibilitando um acesso fácil a praticamente todos os mercados financeiros mundiais. As nossas carteiras também refletiram esta evolução, com o número de ativos a aumentar gradualmente. Em 2003, a carteira neutra já incluía sete diferentes categorias de fundos. Atualmente, para essa estratégia, as nossas recomendações vão no sentido de selecionar 11 de um universo de 24 categorias elegíveis.
A hegemonia dos fundos só foi interrompida entre o final de 2010 e setembro de 2012, com os Certificados do Tesouro também a fazerem parte da carteira. Era uma oportunidade que não poderíamos deixar passar devido à boa rentabilidade oferecida (e garantida) por este tipo de dívida pública de longo prazo.
Carteiras ganham 7% ao ano na última década
O principal desafio que se colocava nos primeiros anos era a limitação dos instrumentos disponíveis para investir. Entre abril de 1995 e abril de 1999, a nossa estratégia base obteve uma rentabilidade de 17% ano, tal como divulgámos a propósito da 100.ª edição da então Poupança Quinze. Mas o período subsequente não foi mais fácil, bem pelo contrário. Primeiro, a entrada na zona euro e a mudança para um clima de taxas de juro muito mais baixas do que aquelas a que Portugal estava habituado. Em seguida, a multiplicação de oportunidades de investimento e a maior crise desde a Grande Depressão foram os enormes desafios enfrentados pelas nossas estratégias. Mas aliando seletividade, diversificação, disciplina e postura de longo prazo, o sucesso manteve-se. Os rendimentos médios anuais perto de 7% (ver figuras) durante esse período comprovam-no. E observando apenas os últimos 12 meses, os ganhos anuais superam os 21%.
Protocolo vem simplificar a vida ao investidor
Desde que as carteiras de fundos foram criadas que estávamos conscientes dos problemas práticos que os pequenos investidores enfrentavam para as seguirem de perto. Nem todos os fundos são vendidos pelo mesmo banco, alguns têm montantes mínimos elevados e é preciso fazer subscrições e resgates regulares para ajustar as repartições. Por isso, em setembro de 2012 iniciámos o protocolo com a gestora Optimize, criando a Conta Selecção. Este acordo veio permitir aos leitores da PROTESTE INVESTE, através de uma única conta de gestão de património, replicar as nossas carteiras. Todos os aspetos práticos ficam a cargo da Optimize e o investidor ainda recebe anualmente um prémio de permanência equivalente a 0,2% da carteira.
Proteste Investe
DATA DA PUBLICAÇÃO: 21ABR2015
O ganho médio anual das nossas carteiras foi de 7% na última década. Quem investiu 1000 euros em 2005 na estratégia neutra hoje tem o dobro.
As nossas carteiras de fundos nasceram juntamente com a Poupança Quinze em 1995. Na altura, e durante muitos anos, a oferta de fundos era diminuta, centrando-se no mercado de ações nacional e das obrigações em escudos. E até aqui o investimento direto era uma alternativa às vezes incontornável. Aconselhámos mesmo incluir na carteira a compra de Obrigações do Tesouro, cuja valorização, na convergência para o euro, veio a revelar-se muito mais lucrativa do que as estratégias privilegiadas pelas carteiras dos fundos disponíveis.
Foi só no início do novo milénio que a oferta de fundos disparou, possibilitando um acesso fácil a praticamente todos os mercados financeiros mundiais. As nossas carteiras também refletiram esta evolução, com o número de ativos a aumentar gradualmente. Em 2003, a carteira neutra já incluía sete diferentes categorias de fundos. Atualmente, para essa estratégia, as nossas recomendações vão no sentido de selecionar 11 de um universo de 24 categorias elegíveis.
A hegemonia dos fundos só foi interrompida entre o final de 2010 e setembro de 2012, com os Certificados do Tesouro também a fazerem parte da carteira. Era uma oportunidade que não poderíamos deixar passar devido à boa rentabilidade oferecida (e garantida) por este tipo de dívida pública de longo prazo.
Carteiras ganham 7% ao ano na última década
O principal desafio que se colocava nos primeiros anos era a limitação dos instrumentos disponíveis para investir. Entre abril de 1995 e abril de 1999, a nossa estratégia base obteve uma rentabilidade de 17% ano, tal como divulgámos a propósito da 100.ª edição da então Poupança Quinze. Mas o período subsequente não foi mais fácil, bem pelo contrário. Primeiro, a entrada na zona euro e a mudança para um clima de taxas de juro muito mais baixas do que aquelas a que Portugal estava habituado. Em seguida, a multiplicação de oportunidades de investimento e a maior crise desde a Grande Depressão foram os enormes desafios enfrentados pelas nossas estratégias. Mas aliando seletividade, diversificação, disciplina e postura de longo prazo, o sucesso manteve-se. Os rendimentos médios anuais perto de 7% (ver figuras) durante esse período comprovam-no. E observando apenas os últimos 12 meses, os ganhos anuais superam os 21%.
Protocolo vem simplificar a vida ao investidor
Desde que as carteiras de fundos foram criadas que estávamos conscientes dos problemas práticos que os pequenos investidores enfrentavam para as seguirem de perto. Nem todos os fundos são vendidos pelo mesmo banco, alguns têm montantes mínimos elevados e é preciso fazer subscrições e resgates regulares para ajustar as repartições. Por isso, em setembro de 2012 iniciámos o protocolo com a gestora Optimize, criando a Conta Selecção. Este acordo veio permitir aos leitores da PROTESTE INVESTE, através de uma única conta de gestão de património, replicar as nossas carteiras. Todos os aspetos práticos ficam a cargo da Optimize e o investidor ainda recebe anualmente um prémio de permanência equivalente a 0,2% da carteira.
Proteste Investe
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Pessoal, leiam sobre isto...
http://expresso.sapo.pt/os-negocios-obscuros-das-sociedades-de-cambio=f921160
http://expresso.sapo.pt/os-negocios-obscuros-das-sociedades-de-cambio=f921160
Tenho o JPM US Select Equity D
Um sozinho fez mais danos que todos juntos
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/can_only_one_trader_be_responsible_for_2010_flash_crash.html

Um sozinho fez mais danos que todos juntos

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/can_only_one_trader_be_responsible_for_2010_flash_crash.html
Fundos de ações mais subscritos nas plataformas em março
Fundo Gestora Região/Sector
BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR BlackRock Saúde
BNY Mellon Long-Term Global Equity A BNY Mellon Asset Management Global
Fidelity Funds - Global Dividend Fund Fidelity Worldwide Investment Global
Fidelity Funds Global Health Care E Fidelity Worldwide Investment Saúde
Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ Franklin Templeton Investments Biotecnologia
Franklin India Fund Franklin Templeton Investments Índia
Goldman Sachs India Equity Port E Acc Goldman Sachs Asset Management índia
Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E Invesco Global
Invesco Pan European Structured Invesco Europa
JPM US Select Equity D J.P. Morgan AM EUA
Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc Legg Mason Global AM EUA
Mirabaud-Equities Spain –A € Mirabaud Asset Management Espanha
Pictet Global Megatrend Selection R Pictet Asset Management Global
Pictet Security R Eur Pictet Asset Management Global
SISF Euro Equity B Schroders Europa
UBS (Lux) EF Biotech (USD) P Acc UBS Global AM Biotecnologia
UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc UBS Global AM Europa
UBS (Lux) SF Equity (EUR) N Acc UBS Global AM Global
Fonte: Informação cedida pelo Banco Best, ActivoBank, Banco BiG, e Banco Invest
Fundo Gestora Região/Sector
BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR BlackRock Saúde
BNY Mellon Long-Term Global Equity A BNY Mellon Asset Management Global
Fidelity Funds - Global Dividend Fund Fidelity Worldwide Investment Global
Fidelity Funds Global Health Care E Fidelity Worldwide Investment Saúde
Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ Franklin Templeton Investments Biotecnologia
Franklin India Fund Franklin Templeton Investments Índia
Goldman Sachs India Equity Port E Acc Goldman Sachs Asset Management índia
Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E Invesco Global
Invesco Pan European Structured Invesco Europa
JPM US Select Equity D J.P. Morgan AM EUA
Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc Legg Mason Global AM EUA
Mirabaud-Equities Spain –A € Mirabaud Asset Management Espanha
Pictet Global Megatrend Selection R Pictet Asset Management Global
Pictet Security R Eur Pictet Asset Management Global
SISF Euro Equity B Schroders Europa
UBS (Lux) EF Biotech (USD) P Acc UBS Global AM Biotecnologia
UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc UBS Global AM Europa
UBS (Lux) SF Equity (EUR) N Acc UBS Global AM Global
Fonte: Informação cedida pelo Banco Best, ActivoBank, Banco BiG, e Banco Invest
Hoje estava a procurar coisas sobre Tail Risk e apanhei um documento de um tal de Max Giolitti, Director de Risk Allocation de uma consultora que trabalha so quase com instuticionais. Tinha umas frases bonitas que acho que nunca e demais repetir...
Better portfolio outcomes may come from additional return or lower risk. Not all investors have the same definition of better outcomes, and the trade-offs facing them vary.
The Importance of Limiting Drawdowns, example:
10 Years at 10% return produces an annualized return of 10%
9 years at 10% return plus a last year return of -30% produces an annualized return of 5.14%
Better portfolio outcomes may come from additional return or lower risk. Not all investors have the same definition of better outcomes, and the trade-offs facing them vary.
The Importance of Limiting Drawdowns, example:
10 Years at 10% return produces an annualized return of 10%
9 years at 10% return plus a last year return of -30% produces an annualized return of 5.14%
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
VirtuaGod Escreveu:FDPC Escreveu:Olá VirtuaGod
Tenho tido enorme curiosidade sobre o QE do Draghi. A politica generalizada do QE são tantos os textos sobre o tema que até chateia, o que me causa curiosidade é para onde está indo esse QE, para quem e como se processa, quais são os pesos da aplicação, Bonds de governo, corporativas etc etc etc, mas não se encontra valores e tão pouco a dotação orçamentária do QE. Isso é secreto ou apenas informação privilegiada? Já ai estão alguns bilhões de euros no mercado e aonde estão, para o que e para quem?
Obrigado
Bons negócios
Não é segredo. Se há coisa que me tem deixado constantemente espantado é esta nova vaga de transparência nos bancos centrais (muita informação, senão toda, até está no site dos próprios bancos centrais). Para não variar a Bruegel tb não me deixou ficar mal. Tens aqui tudo o que queres saber e mais qualquer coisa se tiveres paciência para ler:
European Central Bank quantitative easing: the detailed manual by Bruegel
Tens aqui, arredondado ao milhão, o $ que foi para os diferentes países da zona euro:
Liquidity analysis @ECB
Perguntas e respostas que me pareceram interessantes:
Frequently asked questions about asset purchases @ECB
7 things to know about the ECB’s QE game plan @ MarketWatch
Info de jeito só nos media que se paga (mas acho que quem se regista tem acesso a cinco notícias grátis por mês)
Eurozone bond-buying hits €52.5bn in first month @FT
ECB set to fire starting gun on QE programme @FT
ECB prepares to give details of QE scheme @FT
Minutas do BCE da reunião anterior ao anuncio do QE
Account of the monetary policy meeting of the Governing Council of the European Central Bank held in Frankfurt on Wednesday and Thursday, 21-22 January 2015
Abr
Obrigado VG tenho os olhos a ferver, não sei se são esses valores aqui inseridos ou a quantidade de letras umas ao lado das outras.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Boa tarde,
Encontrei estes dois ETF de Imobiliário Europeu, parecem praticamente idênticos e com o mesmo nome (cotados em EUR, de acumulação e de replicação física), mas um tem um TER de 0,40% e 292 Milhões de Euros em Activos e o outro um TER de 0,25% mas apenas 5 Milhões em Activos...
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... rom=search
Não é estranho?
Estou mais inclinado a optar pelo que tem o TER de 0,40% porque o outro, embora mais barato, é minúsculo em tamanho.
Encontrei estes dois ETF de Imobiliário Europeu, parecem praticamente idênticos e com o mesmo nome (cotados em EUR, de acumulação e de replicação física), mas um tem um TER de 0,40% e 292 Milhões de Euros em Activos e o outro um TER de 0,25% mas apenas 5 Milhões em Activos...
Não é estranho?
Estou mais inclinado a optar pelo que tem o TER de 0,40% porque o outro, embora mais barato, é minúsculo em tamanho.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
Pessoalmente, pós II Guerra Mundial, só tenho mesmo receio de um 1987. O resto são correcções de meninos...
E mesmo a Grande Depressão só pela duração se torna complicada
Como 2008 se poderia ter tornado complicada se só em 2030 o S&P fizesse novos máximos nominais (já nem falo ajustados à inflação).
Lembra-te que de 2000 a 2003 as acções corrigiram mas as obrigações renderam cerca de 7% ao ano.

Lembra-te que de 2000 a 2003 as acções corrigiram mas as obrigações renderam cerca de 7% ao ano.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Muitos em 2008 disseram que o buy and hold estava morto, mas as notícias da sua morte foram largamente exageradas. Desde 2009 que estamos num dos maiores Bull Markets accionistas dos últimos 100 anos (penso que no 3º maior) e o Buy & Hold tem batido tudo o que é estratégia de investimento. Quem sabe daqui a 5 anos o Buy & Hold está pelas ruas da amargura de novo?
Andas mesmo numa maré de referências, eim?

Por acaso não sei até que ponto prefiro um 2008 a um 2000-2002. Especialmente agora que tenho um put protetor sobre o S&P500. Um crash violento é mau, mas a sua duração mais limitada acaba por se tornar menos taxante psicologicamente. Agora uma queda prolongada por vários anos "assusta-me" mais, uma vez que fazer um hedging dessa situação parece-me mais complicado.
Acho que esta questão faz mais sentido ser discutida no tópico dos Lazys 

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
O Alquimista Escreveu:GervasioLopes Escreveu:Mesmo uma carteira + simples dos lazy portfolio com
60% SPY
40% AGG
teve -18,8%. Não sei até que ponto isto se configura como perda de vários anos.![]()
![]()
![]()
![]()
Deixo para os entendidos essa opinião.
de tão lazy que é que um qualquer robot faz...
Estarei eu bem sentado?
(...)
We asked 4 robo advisers and 4 human advisers for portfolios for the same investor. We rounded up recommendations from four prominent robo advisers and four human ones for a hypothetical 35-year-old investor. Read on for a detailed look at each of the suggested portfolios and how they differed. They might all be more similar than you expected.
http://www.marketwatch.com/story/we-ask ... atest_news
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
O único lazy portfolio em que colocaria o meu dinheiro chama-se Berkshire Hathaway. Mais diversificado do que isto não há.
Billionaire investor Warren Buffett may be getting special treatment. At least that is the allegation leveled by the Bank of England in a letter sent to the U.S. Treasury, according to the Financial Times (subscription required).
http://www.marketwatch.com/story/ban-of ... 2015-04-21
Billionaire investor Warren Buffett may be getting special treatment. At least that is the allegation leveled by the Bank of England in a letter sent to the U.S. Treasury, according to the Financial Times (subscription required).
http://www.marketwatch.com/story/ban-of ... 2015-04-21
FDPC Escreveu:Olá VirtuaGod
Tenho tido enorme curiosidade sobre o QE do Draghi. A politica generalizada do QE são tantos os textos sobre o tema que até chateia, o que me causa curiosidade é para onde está indo esse QE, para quem e como se processa, quais são os pesos da aplicação, Bonds de governo, corporativas etc etc etc, mas não se encontra valores e tão pouco a dotação orçamentária do QE. Isso é secreto ou apenas informação privilegiada? Já ai estão alguns bilhões de euros no mercado e aonde estão, para o que e para quem?
Obrigado
Bons negócios
Não é segredo. Se há coisa que me tem deixado constantemente espantado é esta nova vaga de transparência nos bancos centrais (muita informação, senão toda, até está no site dos próprios bancos centrais). Para não variar a Bruegel tb não me deixou ficar mal. Tens aqui tudo o que queres saber e mais qualquer coisa se tiveres paciência para ler:

Tens aqui, arredondado ao milhão, o $ que foi para os diferentes países da zona euro:

Perguntas e respostas que me pareceram interessantes:

Info de jeito só nos media que se paga (mas acho que quem se regista tem acesso a cinco notícias grátis por mês)

Minutas do BCE da reunião anterior ao anuncio do QE

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
GervasioLopes Escreveu:Mesmo uma carteira + simples dos lazy portfolio com
60% SPY
40% AGG
teve -18,8%. Não sei até que ponto isto se configura como perda de vários anos.![]()
![]()
![]()
![]()
de tão lazy que é que um qualquer robot faz...
Estarei eu bem sentado?
For our first robo-adviser example, we looked at Liftoff, offered by Ritholtz Asset Management, which is a registered investment adviser launched in September 2013. The company’s CEO is Josh Brown, also known as “The Reformed Broker.” His partner in the endeavor and the chairman of the company is Barry Ritholtz. For its main investment advisory service, Ritholtz Asset Management has an account minimum of $1 million and charges an annual fee of 1%. That service, according to Brown, includes “heavy-duty financial planning, going way beyond just asset allocation.”
(...)
Considering the relatively low annual fee, the choice of ETFs that in turn have low management fees, the avoidance of commission, the periodic portfolio rebalancing and the ability to make changes to risk tolerance, goals or investment amounts, the robo-adviser approach is a viable choice for investors who need help with allocation decisions.
http://www.marketwatch.com/story/how-a- ... -21?page=1
GervasioLopes Escreveu:Mesmo uma carteira + simples dos lazy portfolio com
60% SPY
40% AGG
![]()
![]()
![]()
Não só 2008 para essa carteira foi perda dos lucros de pelo menos os 4 anos anteriores como me parece que estás a confundir perda de 1 ano com Drawdown. Interessa-me mais o Drawdown do que a perda anual (uma vez que o Drawdown é a perda em determinado momento).
Em baixo o gráfico. Assumo que não tem rebalanceamentos. Dou-te desconto de 1 ano então. Em vez de se perder lucro de 4 anos perde-se só de 3. Não é opinião. É mesmo um facto. Mas não deixes factos meterem-se no meio de uma boa história

O teste foi feito desde que o AGG (ETF) existe que é de 22 de Setembro de 2003. Estou convencido que se fossemos mais para trás ainda conseguíamos encontrar outro ponto mais distante que cruzasse o 100 (quiçá o fundo do Bear Market accionista em finais de 2002).
- Anexos
-
- 60SPY40AGG.PNG (127.95 KiB) Visualizado 8119 vezes
Mesmo uma carteira + simples dos lazy portfolio com
60% SPY
40% AGG
teve -18,8%. Não sei até que ponto isto se configura como perda de vários anos.
60% SPY
40% AGG
teve -18,8%. Não sei até que ponto isto se configura como perda de vários anos.

- Registado: 13/4/2015 14:22
VirtuaGod Escreveu:@LTCM Como imaginaste estava claro a fazer referência ao filme do Kubrick![]()
@jopsilveira Isso é uma consequência da volatilidade. Por isso se fala sempre numa carteira diversificada. Sim, num ano estilo 2008 pode-se perder ganhos de vários anos. Como não tenho bola de cristal não sei quando eles são. Muita gente vai tentando, e embora conheça quem acertou em 1929, em 1987, 2000 e 2008 desconheço quem acertou consistentemente (ou até mais de uma vez).
Há carteiras de B&H que tiveram ganhos em 2008. Por exemplo o Portfolio Permanente do Harry Browne (não é nada original, dado que foi sugerido nos anos 70/80), quer na sua versão americana, quer na sua adaptação a uma realidade europeia com ETFs (até deixei um post noutro tópico com um backtest começando a 1 de Julho de 2007).
Quer isso dizer que no futuro se portará igualmente bem? Who knows...
- Registado: 13/9/2013 0:16
Essa carteira só tem 2 fundosVirtuaGod Escreveu:60%Em que investiste? Parabéns pelo retorno
BNY S&P 500 Index tracker
BGF Healthsciences
A carteira real tem mais fundos
Olá VirtuaGod
Obrigado
Bons negócios
Obrigado
Bons negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
60%
Em que investiste? Parabéns pelo retorno 

Entre 2 a 3 decadas de retornos em depósitos a prazo?

@LTCM Como imaginaste estava claro a fazer referência ao filme do Kubrick
@jopsilveira Isso é uma consequência da volatilidade. Por isso se fala sempre numa carteira diversificada. Sim, num ano estilo 2008 pode-se perder ganhos de vários anos. Como não tenho bola de cristal não sei quando eles são. Muita gente vai tentando, e embora conheça quem acertou em 1929, em 1987, 2000 e 2008 desconheço quem acertou consistentemente (ou até mais de uma vez).
Faz parte do investimento. Ng ganha 6/7/8% ao ano com o risco de um depósito a prazo. Investir é simples mas não é fácil. O "extra" que se ganha tem de vir de algum lado, neste caso é a compensação do risco assumido no mercado de capitais.
Muitos em 2008 disseram que o buy and hold estava morto, mas as notícias da sua morte foram largamente exageradas. Desde 2009 que estamos num dos maiores Bull Markets accionistas dos últimos 100 anos (penso que no 3º maior) e o Buy & Hold tem batido tudo o que é estratégia de investimento. Quem sabe daqui a 5 anos o Buy & Hold está pelas ruas da amargura de novo?

Faz parte do investimento. Ng ganha 6/7/8% ao ano com o risco de um depósito a prazo. Investir é simples mas não é fácil. O "extra" que se ganha tem de vir de algum lado, neste caso é a compensação do risco assumido no mercado de capitais.
Muitos em 2008 disseram que o buy and hold estava morto, mas as notícias da sua morte foram largamente exageradas. Desde 2009 que estamos num dos maiores Bull Markets accionistas dos últimos 100 anos (penso que no 3º maior) e o Buy & Hold tem batido tudo o que é estratégia de investimento. Quem sabe daqui a 5 anos o Buy & Hold está pelas ruas da amargura de novo?
Uma coisa é votalidade, e outra coisa é perder-se o ganho acumulado em vários anos em poucas semanas !
Estamos aqui todos a defender o investimento em longo prazo e que nada se deve fazer relativamente ao ruído gerado, mas e se tudo começar a cair com correcção, vão-se os ganhos de vários anos embora em poucos dias!
Estamos aqui todos a defender o investimento em longo prazo e que nada se deve fazer relativamente ao ruído gerado, mas e se tudo começar a cair com correcção, vão-se os ganhos de vários anos embora em poucos dias!
- Registado: 5/8/2014 20:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, cisne3, darkreflection, iniciado1, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, maturidade, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 110 visitantes