BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
DocinhoTrader Escreveu:Tecnicamente ainda não vejo qq inversão no sentido descendente do bcp,vamos aguardar...
Boas,
Tecnicamente, bate mesmo certinho, é só aguardar mais um pouco....

Ps: esta é apenas a minha análise...
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
_Noah Escreveu:Manchini
Não entendo a tua dúvida?? Sinceramente não sei ao que te referes?
1. Apenas referi que, dexei de estar tão negativo como estava em relação ao Bcp, no passado, face às quedas que se verificaram.(isto é, por outras palavras, já que isso está implícito, se analisarmos os meus comentários anteriores.
2. Visualizei a descida acumulada da última semana como uma boa oportunidade de entrada, face à minha estratégia e risco.
3. Na sexta-feira, fui comprando dai ter dito que possuo 300.000 a um preço médio de € 0,081.
Por último, sempre que trouxeres os teus comentários, tenta apresentar alguns argumentos, e, para este, do tipo: mencionares qual o meu erro...
É que sabes manchini, os meus últimos trades tem sido sempre de acumular "guito", e disso vou partilhando, agora de ti, pouco vou vendo, mas cada um tem a sua postura, a minha é mais frontal, e sem rodeios....
É que sabes, vai-me dando algum gozo ver certo tipo de comentários do tipo...
a) É, este é só ganhos, nunca perde.
b) É, este só publica os ganhos, as perdas nada...
Por último. Não faço disto uma feira de vaidades, mas, quanto ao Bcp, sei que, se hoje decidi ainda continuar no carrossel, é porque acredito na premissa dos € 0,13; € 0,14.
Não desejo seguidores, apenas ambiciono os euros....
Nem ambiciono fazer dos meus comentários notas de research.....
Ainda gostava que me demostrasses onde arranjas investimentos a te conferirem taxas de retorno acumuladas entre 48 e 72 horas próximas de 5%![]()
Um bem haja para ti....e olha que já saquei os ferros!!!!![]()
_Noah
Boas Noah,
Não estou a falar do BCP...
Estou a falar da tua estratégia, tu dizes que tens o preço médio a .081, e se vier abaixo, ou seja quando estás a perder é que reforças?
Geralmente costuma-se reforçar quando estás a ganhar(quer dizer que está a correr bem).
Foi só isso mais nada.
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
DocinhoTrader Escreveu:Tecnicamente ainda não vejo qq inversão no sentido descendente do bcp,vamos aguardar...
Por acaso não concordo, na minha opinião está em periodo de lateralização, quebrou a resistencia dos 0,083/5€, quebra confirmada nos dias seguintes, foi até à resistencia entre os 0,095/0,10, que não conseguiu ultrapassar, como voltou e está na antiga resistencia atual suporte, enquanto não a quebrar com confirmação, não considero que o sentido seja descendente, mas que está a lateralizar.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Manchini
1. Apenas referi que, dexei de estar tão negativo como estava em relação ao Bcp, no passado, face às quedas que se verificaram.(isto é, por outras palavras, já que isso está implícito, se analisarmos os meus comentários anteriores.
2. Visualizei a descida acumulada da última semana como uma boa oportunidade de entrada, face à minha estratégia e risco.
3. Na sexta-feira, fui comprando dai ter dito que possuo 300.000 a um preço médio de € 0,081.
Por último, sempre que trouxeres os teus comentários, tenta apresentar alguns argumentos, e, para este, do tipo: mencionares qual o meu erro...
É que sabes manchini, os meus últimos trades tem sido sempre de acumular "guito", e disso vou partilhando, agora de ti, pouco vou vendo, mas cada um tem a sua postura, a minha é mais frontal, e sem rodeios....
Por último. Não faço disto uma feira de vaidades, mas, quanto ao Bcp, sei que, se hoje decidi ainda continuar no carrossel, é porque acredito na premissa dos € 0,13; € 0,14.
Ainda gostava que me demostrasses onde arranjas investimentos a te conferirem taxas de retorno acumuladas entre 48 e 72 horas próximas de 5%
Um bem haja para ti....e olha que já saquei os ferros!!!!
_Noah
Ainda gostava que me demostrasses onde arranjas investimentos a te conferirem taxas de retorno acumuladas entre 48 e 72 horas próximas de 5%

Um bem haja para ti....e olha que já saquei os ferros!!!!

_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Tecnicamente ainda não vejo qq inversão no sentido descendente do bcp,vamos aguardar... 

"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
_Noah Escreveu:Pois bem, eu comprei no pavor 300.000 delas, e estou tentado em comprar mais, caso desçam abaixo do meu preço médio, € 0,081.
_Noah
P.S. - Creio que, se o ano de 2014, for a nível de economia global agregada, a nível nacional, como 2013, a adicionar o QE do BCE, o valor do Bcp no final do ano, se não for Opado, andará à volta dos € 0,13; € 0,14. - Isto é, a minha bola de cristal a falar![]()
![]()
Boas Noah,
Esquecendo que estamos a falar do bcp, o que estás a dizer é errado.
Estás a baixar o preço médio?
Manchini
Artista, não não quero...
Mas sei, que, a comparação que irei fazer está bastante enviesada, ainda assim,
Vai ver o valor do BOFA antes do QE em meados de 2012, e compara-o com o valor de agora...
Claro que, não quero ser mais papista que o PAPA, todavia, este será um cenário que irei avaliando momento a momento, caso existam sinais de mudança, que induzam na deterioração da minha estratégia, não ficarei amarrado ao Bcp, ele é apenas um veículo....
_Noah
Mas sei, que, a comparação que irei fazer está bastante enviesada, ainda assim,
Vai ver o valor do BOFA antes do QE em meados de 2012, e compara-o com o valor de agora...
Claro que, não quero ser mais papista que o PAPA, todavia, este será um cenário que irei avaliando momento a momento, caso existam sinais de mudança, que induzam na deterioração da minha estratégia, não ficarei amarrado ao Bcp, ele é apenas um veículo....

_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
_Noah Escreveu:Pois bem, eu comprei no pavor 300.000 delas, e estou tentado em comprar mais, caso desçam abaixo do meu preço médio, € 0,081.
_Noah
P.S. - Creio que, se o ano de 2014, for a nível de economia global agregada, a nível nacional, como 2013, a adicionar o QE do BCE, o valor do Bcp no final do ano, se não for Opado, andará à volta dos € 0,13; € 0,14. - Isto é, a minha bola de cristal a falar![]()
![]()
Nao queiras ser mais papista que o teu amigo do big o lampreia....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Pois bem, eu comprei no pavor 300.000 delas, e estou tentado em comprar mais, caso desçam abaixo do meu preço médio, € 0,081.
_Noah
P.S. - Creio que, se o ano de 2014, for a nível de economia global agregada, a nível nacional, como 2013, a adicionar o QE do BCE, o valor do Bcp no final do ano, se não for Opado, andará à volta dos € 0,13; € 0,14. - Isto é, a minha bola de cristal a falar

_Noah
P.S. - Creio que, se o ano de 2014, for a nível de economia global agregada, a nível nacional, como 2013, a adicionar o QE do BCE, o valor do Bcp no final do ano, se não for Opado, andará à volta dos € 0,13; € 0,14. - Isto é, a minha bola de cristal a falar

jccgold Escreveu:Estou a ver que quando as noticias sao aparentemente "más", é sell the rumor by the news. Já com o AC do BCP foi a mesma coisa. Num mercado menos estupido a cotação pouco variava mas constato que nao é assim.
De qq maneira boa gestão de Nuno Amado que esperou a valorização das acções do BCP para efectuar esta transação
Continuo no grobal a não ver em que é que estas noticias foram más, e se quiser-mos considerar alguma coisa a esse nivel, terão sido as menos más.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Como escrevi era impossível nestas condições um AC, mais valia uma venda da Millennium Bank que um AC, como alguém dizia.
Mesmo assim indo à AG é uma diluição nas acções de 10%, 55B passarão para +-60B.
Mesmo assim indo à AG é uma diluição nas acções de 10%, 55B passarão para +-60B.
- Registado: 29/11/2007 10:30
Tendo o BCP descido, bastante, nos últimos dias, é natural que hoje suba. Vamos ver como se comportará durante o resto da semana ...
Estou a ver que quando as noticias sao aparentemente "más", é sell the rumor by the news. Já com o AC do BCP foi a mesma coisa. Num mercado menos estupido a cotação pouco variava mas constato que nao é assim.
De qq maneira boa gestão de Nuno Amado que esperou a valorização das acções do BCP para efectuar esta transação
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Boas,
BCP dispara 5 pct com troca dívida por acções bem recebida, melhores resultados
20/04/2015
LISBOA, 20 Abr (Reuters) - Os títulos do Millennium bcp
BCP.LS dispararam 5 pct, num movimento de recuperação técnica
ajudado pelo optimismo em torno de uma operação de troca de
dívida por acções, confiança da administração em melhores
resultados e uma subida de preço alvo pela Goldman Sachs.
O maior banco privado português propôs uma oferta pública de
troca (OPT) de dívida por acções, visando reforçar o rácio de
capital 'common equity tier 1' (CET1) até 70 pontos base (pb) e
alinhá-lo com os 'benchmarks' da banca europeia. ID:nL5N0XF0D7
"Poderia haver alguma preocupação quanto ao necessário
aumento de capital, e ter de ser os próprios accionistas a
entrar com o dinheiro, mas esta solução retira essa pressão. A
solução está a ser bem vista pelo mercado", disse Paulo Rosa,
operador da GoBulling no Porto.
Há também um efeito técnico no movimento das acções, que
regressam a níveis da última sessão, quando o BCP fechou a cair
5,72 pct.
Numa comunicação ao mercado, o BCP realçou a melhoria da
rendibilidade nos últimos trimestres e que esta deverá ser ainda
melhor no primeiro trimestre de 2015.
"A melhoria da rendibilidade no primeiro trimestre anunciada
pela administração é também positiva", frisou Paulo Rosa.
"Os resultados podem ser ainda mais reforçados com menos
pagamento de juros com dívida subordinada, que passará a capital
próprio e também com a devolução do resto dos 'contingent
convertible bonds' (CoCos)".
O BCP divulga resultados do primeiro trimestre no dia 5 de
Maio, após o fecho da Bolsa.
Também a apoiar, esta manhã a Goldman Sachs subiu o
preço-alvo que atribui ao BCP para 0,09 euros por acção, de 0,08
antes, com um 'rating' de Neutral.
As acções do banco seguem a subir 4,7 pct para 0,0846 euros.
O banco de investimento reviu as suas estimativas para todo
o sector financeiro na zona euro, de forma a reflectir um
ambiente macro económico mais positivo e melhores expectativas
de dividendos.
No caso do BCP, a Goldman Sachs aponta como potenciais
riscos o impacto nas margens do regresso do risco soberano,
dificuldades no crédito devido à fragilidade da recuperação
económica e ainda o impacto nos requisitos de capital, de
eventuais mudanças regulatórias.
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Shrikesh Laxmidas)
((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com; +351213509205; Reuters
Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))
BCP dispara 5 pct com troca dívida por acções bem recebida, melhores resultados
20/04/2015
LISBOA, 20 Abr (Reuters) - Os títulos do Millennium bcp
BCP.LS dispararam 5 pct, num movimento de recuperação técnica
ajudado pelo optimismo em torno de uma operação de troca de
dívida por acções, confiança da administração em melhores
resultados e uma subida de preço alvo pela Goldman Sachs.
O maior banco privado português propôs uma oferta pública de
troca (OPT) de dívida por acções, visando reforçar o rácio de
capital 'common equity tier 1' (CET1) até 70 pontos base (pb) e
alinhá-lo com os 'benchmarks' da banca europeia. ID:nL5N0XF0D7
"Poderia haver alguma preocupação quanto ao necessário
aumento de capital, e ter de ser os próprios accionistas a
entrar com o dinheiro, mas esta solução retira essa pressão. A
solução está a ser bem vista pelo mercado", disse Paulo Rosa,
operador da GoBulling no Porto.
Há também um efeito técnico no movimento das acções, que
regressam a níveis da última sessão, quando o BCP fechou a cair
5,72 pct.
Numa comunicação ao mercado, o BCP realçou a melhoria da
rendibilidade nos últimos trimestres e que esta deverá ser ainda
melhor no primeiro trimestre de 2015.
"A melhoria da rendibilidade no primeiro trimestre anunciada
pela administração é também positiva", frisou Paulo Rosa.
"Os resultados podem ser ainda mais reforçados com menos
pagamento de juros com dívida subordinada, que passará a capital
próprio e também com a devolução do resto dos 'contingent
convertible bonds' (CoCos)".
O BCP divulga resultados do primeiro trimestre no dia 5 de
Maio, após o fecho da Bolsa.
Também a apoiar, esta manhã a Goldman Sachs subiu o
preço-alvo que atribui ao BCP para 0,09 euros por acção, de 0,08
antes, com um 'rating' de Neutral.
As acções do banco seguem a subir 4,7 pct para 0,0846 euros.
O banco de investimento reviu as suas estimativas para todo
o sector financeiro na zona euro, de forma a reflectir um
ambiente macro económico mais positivo e melhores expectativas
de dividendos.
No caso do BCP, a Goldman Sachs aponta como potenciais
riscos o impacto nas margens do regresso do risco soberano,
dificuldades no crédito devido à fragilidade da recuperação
económica e ainda o impacto nos requisitos de capital, de
eventuais mudanças regulatórias.
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Shrikesh Laxmidas)
((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com; +351213509205; Reuters
Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))
- Anexos
-
- target bcp - 20-04-2015.png (19.12 KiB) Visualizado 7498 vezes
Boas,
Analisando a frio esta operação, é uma fusão.
É uma fusão entre acionistas e obrigacionistas.
Confesso que não sei, mas calculo que o rendimento das obrigações deva andar entre 6 a 8% de juros, conforme o ano da emissão.
É verdade que o numero de ações vai aumentar mas também é verdade que os custos da divida baixam.
A divida não foi criada já lá estava e todos sabiam, por isso o efeito é nulo.
Ao nível da contabilidade fica com melhor cara.
Lembram-se que quando houve um road-show em França, no mês passado, único defeito que os investidores locais colocavam ao BCP eram os rácios, ok está resolvido.
Andam a falar que o BCP vai pagar os cocos este ano, não estou a inventar é o que vem nas noticias que alguém forneceu.
Já agora repararam na palhaçada das noticias dos candidatos ao Novo Banco, chegou-se a dar entender que já só havia 3 candidatos, e só na 6ª feira é que vêm dizer que afinal são 5 ainda em jogo, e o que saiu foi o BPI por ter avançado só com 2 mil M.
Agora venham os lucros...
Manchini
Analisando a frio esta operação, é uma fusão.
É uma fusão entre acionistas e obrigacionistas.
Confesso que não sei, mas calculo que o rendimento das obrigações deva andar entre 6 a 8% de juros, conforme o ano da emissão.
É verdade que o numero de ações vai aumentar mas também é verdade que os custos da divida baixam.
A divida não foi criada já lá estava e todos sabiam, por isso o efeito é nulo.
Ao nível da contabilidade fica com melhor cara.
Lembram-se que quando houve um road-show em França, no mês passado, único defeito que os investidores locais colocavam ao BCP eram os rácios, ok está resolvido.
Andam a falar que o BCP vai pagar os cocos este ano, não estou a inventar é o que vem nas noticias que alguém forneceu.
Já agora repararam na palhaçada das noticias dos candidatos ao Novo Banco, chegou-se a dar entender que já só havia 3 candidatos, e só na 6ª feira é que vêm dizer que afinal são 5 ainda em jogo, e o que saiu foi o BPI por ter avançado só com 2 mil M.
Agora venham os lucros...
Manchini
o NB não estará assim tão limpinho quanto isso pois as litigâncias serão provavelmente muitas.
Aliás o Ulrich expôs essa situação, afirmando que se o NB fosse vendido pelos valores que se falam (<>4 MM), então o BPI deveria cotar ao dobro ou triplo da cotação atual
Aliás o Ulrich expôs essa situação, afirmando que se o NB fosse vendido pelos valores que se falam (<>4 MM), então o BPI deveria cotar ao dobro ou triplo da cotação atual
- Registado: 29/11/2007 2:03
depois de mais este Aumento de Capital, o BCP vai ficar com aprox. 60 mi milhões de accçoes........ e a 8 c vale 4,8 bi Euros...
por este valor... eu preferia o NB, limpinho....
por este valor... eu preferia o NB, limpinho....
- Registado: 19/4/2005 11:11
Esta operação do BCP, até ficar concluída, do meu ponto de vista vai limitar as descidas e as subidas do BCP até lá.
Assim , espero que a cotação ande a lateralizar entre os 0.008 e os 0.09. A bem do sucesso da operação, e perspetivando que o prêmio também não seja demasiado alto.
Assim, para já fica interessante para daytrade.
BN
Assim , espero que a cotação ande a lateralizar entre os 0.008 e os 0.09. A bem do sucesso da operação, e perspetivando que o prêmio também não seja demasiado alto.
Assim, para já fica interessante para daytrade.
BN
E a conversão de obrigações em acções ou( AC ) neste momento já claramente descontada pelo mercado ...que não dorme.
Dai ...tanta discussão fútil.
Atendendo a que no caso do BPI as novas acções do resultantes da conversão começaram a negociar com um prêmio de 7 a8% o número do Romeno parece me bem.
Dai ...tanta discussão fútil.
Atendendo a que no caso do BPI as novas acções do resultantes da conversão começaram a negociar com um prêmio de 7 a8% o número do Romeno parece me bem.
- Registado: 20/6/2011 21:37
vasco007 Escreveu:Artista,
Tenho seguido as tuas opiniões, e de facto, não só me têm-me ajudado como tens sido objetivo e assertivo, pelo que agradeço sempre os teus comentários.
Sobre o tema, dás uma ideia do valor da ação em cerca de 0,09 após AC, o que equivale a 0,1 antes do AC. Contudo, há umas largas semanas atrás colocavas esse valor em cerca de 0,08, é certo ponderando os riscos do NB. Que te fez aumentar esse valor? É o facto de finalmente a questão dos rácios de capital estar resolvida e o risco do NB estar mais "controlado"? Se assim fosse, continuas a achar, na medida do sucesso deste AC e do risco "aceitável" do NB, que a ação poderá ter bases para evoluir para níveis interessantes?
racios de capital resolvidos, e o custo dos ativos sem risco está mais baixo, isto é os mercados subiram bem, o prémio de risco geral foi reduzido e isso aumenta o valor
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista,
Tenho seguido as tuas opiniões, e de facto, não só me têm-me ajudado como tens sido objetivo e assertivo, pelo que agradeço sempre os teus comentários.
Sobre o tema, dás uma ideia do valor da ação em cerca de 0,09 após AC, o que equivale a 0,1 antes do AC. Contudo, há umas largas semanas atrás colocavas esse valor em cerca de 0,08, é certo ponderando os riscos do NB. Que te fez aumentar esse valor? É o facto de finalmente a questão dos rácios de capital estar resolvida e o risco do NB estar mais "controlado"? Se assim fosse, continuas a achar, na medida do sucesso deste AC e do risco "aceitável" do NB, que a ação poderá ter bases para evoluir para níveis interessantes?
- Registado: 29/11/2007 2:03
rcmix Escreveu:Artista Romeno Escreveu:resumindo o bcp poupa em juros , mas paga em lucros logo nunca passa de 500 a 1500
No raciocínio que culmina com esta frase, foi tido em conta que o Payout ratio do BCP desde 2001, nunca ultrapassou os 50%, e chegou mesmo a ser inferior a 25%? Os juros das obrigações são um gasto a 100%; já os lucros que dessa poupança advierem, aparentemente, só têm revertido para os accionistas a uma média de 40% - a não ser que a contabilidade dos bancos, também aqui, não opere como a da generalidade das empresas (admito que assim seja).
Em todo o caso, penso que estão todos muito embrenhados no impacto da OPT e outros indicadores de desempenho, e se calhar a ignorar que não foi só o BCP que caiu (ainda que pelos vistos tenha sido o 2º banco europeu que mais desceu), nem o PSI20, ou os índices europeus.
O payout é irrelevante para a questão e no caso do bcp nesses anos se fossem ver os resultados em ifrs desde 2001 devia sempre ter sido de 0

Bem... Isso de negocionar as notícias quase sempre dá asneira e então no BCP...ainda o Amado não decidiu já o mercado sabe, por isso...e desta vez não se soube pela comunicação social já não foi mau.
Os 0.08 não serão com certeza achados assim ao calhas.
Os 0.08 não serão com certeza achados assim ao calhas.
- Registado: 20/6/2011 21:37
O aumento de capital, agora proposto, pelo BCP, prevê a emissão de 5350 milhões de novas ações do BCP.
Imaginemos que um grande investidor detém títulos de dívida subordinada suficientes para, por troca desses títulos por ações do BCP, subscrever todo o aumento de capital a 0,08 euro por ação, mas a cotação do BCP é 0,065 euro.
Haverá quem pense (erradamente) que, nestas condições, o tal investidor não terá interesse em subscrever a totalidade do aumento de capital (5350 milhões de ações), pagando por cada ação do BCP 0,08 euro, visto que, sendo a cotação do BCP 0,065 euro, poderia comprar mais barato na Bolsa de Valores.
Sucede que, caso o tal investidor estivesse mesmo interessado em adquirir 5350 milhões de ações do BCP e tentasse fazer essa aquisição na Bolsa de Valores, isso levaria a cotação do BCP para mais de 0,10 euro e a média ponderada da compra seria certamente maior que 0,08 euro por ação.
Com isto pretendo dizer que a forma como um pequeno investidor (um "peixinho"), que quer comprar 500 000 ações do BCP, vê a "coisa", não é a forma como um "tubarão" vê a mesma "coisa": o "peixinho" diria, «não vou ao aumento de capital porque posso comprar, na Bolsa de Valores, mais barato, 500 000 ações do BCP» mas o "tubarão" (detentor de títulos de dívida subordinada do BCP suficientes para subscrever todo o aumento de capital do BCP) diria, «vou ao aumento de capital, dado que comprar 5350 milhões de ações do BCP na Bolsa de Valores custar-me-ia mais caro».
Portanto, não é o facto da cotação do BCP, porventura, estar a 0,065 ou a 0,07 euro que levará um grande investidor, interessado em entrar no capital social do BCP ou em reforçar a sua posição no mesmo, a não acorrer ao aumento de capital.
Uma instituição financeira, como o BCP, não avança para uma operação de aumento de capital sem ter a "certeza" de que esse aumento será integralmente realizado. O êxito da operação de aumento de capital foi, já, certamente, assegurado, pelo BCP, em contactos prévios com os principais detentores de dívida subordinada do banco. Por isso, o aumento de capital que o BCP vai realizar não está dependente de a cotação do BCP estar a 0,07, 0,08 ou a 0,09 euro, no momento da troca de obrigações subordinadas por ações, do banco.
Imaginemos que um grande investidor detém títulos de dívida subordinada suficientes para, por troca desses títulos por ações do BCP, subscrever todo o aumento de capital a 0,08 euro por ação, mas a cotação do BCP é 0,065 euro.
Haverá quem pense (erradamente) que, nestas condições, o tal investidor não terá interesse em subscrever a totalidade do aumento de capital (5350 milhões de ações), pagando por cada ação do BCP 0,08 euro, visto que, sendo a cotação do BCP 0,065 euro, poderia comprar mais barato na Bolsa de Valores.
Sucede que, caso o tal investidor estivesse mesmo interessado em adquirir 5350 milhões de ações do BCP e tentasse fazer essa aquisição na Bolsa de Valores, isso levaria a cotação do BCP para mais de 0,10 euro e a média ponderada da compra seria certamente maior que 0,08 euro por ação.
Com isto pretendo dizer que a forma como um pequeno investidor (um "peixinho"), que quer comprar 500 000 ações do BCP, vê a "coisa", não é a forma como um "tubarão" vê a mesma "coisa": o "peixinho" diria, «não vou ao aumento de capital porque posso comprar, na Bolsa de Valores, mais barato, 500 000 ações do BCP» mas o "tubarão" (detentor de títulos de dívida subordinada do BCP suficientes para subscrever todo o aumento de capital do BCP) diria, «vou ao aumento de capital, dado que comprar 5350 milhões de ações do BCP na Bolsa de Valores custar-me-ia mais caro».
Portanto, não é o facto da cotação do BCP, porventura, estar a 0,065 ou a 0,07 euro que levará um grande investidor, interessado em entrar no capital social do BCP ou em reforçar a sua posição no mesmo, a não acorrer ao aumento de capital.
Uma instituição financeira, como o BCP, não avança para uma operação de aumento de capital sem ter a "certeza" de que esse aumento será integralmente realizado. O êxito da operação de aumento de capital foi, já, certamente, assegurado, pelo BCP, em contactos prévios com os principais detentores de dívida subordinada do banco. Por isso, o aumento de capital que o BCP vai realizar não está dependente de a cotação do BCP estar a 0,07, 0,08 ou a 0,09 euro, no momento da troca de obrigações subordinadas por ações, do banco.
Editado pela última vez por Ativo em 20/4/2015 1:45, num total de 1 vez.
Artista Romeno Escreveu:resumindo o bcp poupa em juros , mas paga em lucros logo nunca passa de 500 a 1500
No raciocínio que culmina com esta frase, foi tido em conta que o Payout ratio do BCP desde 2001, nunca ultrapassou os 50%, e chegou mesmo a ser inferior a 25%? Os juros das obrigações são um gasto a 100%; já os lucros que dessa poupança advierem, aparentemente, só têm revertido para os accionistas a uma média de 40% - a não ser que a contabilidade dos bancos, também aqui, não opere como a da generalidade das empresas (admito que assim seja).
Em todo o caso, penso que estão todos muito embrenhados no impacto da OPT e outros indicadores de desempenho, e se calhar a ignorar que não foi só o BCP que caiu (ainda que pelos vistos tenha sido o 2º banco europeu que mais desceu), nem o PSI20, ou os índices europeus.
- Registado: 22/7/2010 13:14