Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 19/4/2015 23:37

General Patton Escreveu:
Artista, mas explica-me só um conceito para ver se eu entendo bem a coisa.
Percebo que com mais ações a posição fique mais frágil, mas não ficas com uma ação sobre algo com menos divida e mais capital? logo, algo mais valioso? ou não se pode ver a coisa assim?

por exemplo: banco valia 1000 euros mas 500 eram de divida, logo valia 500. troca divida por capital, logo o banco que valia 500, deixou de ter divida de 500, passou a valer 1000 e ainda têm um reforço de capital de 500, logo 1500.... mas como esse valor emite ações correspondentes o banco valerá 1000...

:arrow: A contabilidade bancária é mais dificil que a a geral e rege-se por principios diferentes o capital é uma pequena parte dos balanços dos bancos entre os 5 e os 7 por cento, ajustado pelos ativos ponderados pelo risco atualmente anda entre os 10 e os 15%, e existem diferentes niveis de capital o tier 1 de maxima qualidade e o tier 2 de pior qualidade.... o que conta mesmo é o tier 1
o bcp o que fez foi propor aos detentores de tier 2 passarem a tier 1 reforçando assim o racio core, só que com um custo os anteriores de meros titulos de divida que anteriormente eram apenas detentores do direito de receber um % definida no final de cada ano...passaram a ser socios aos lucros digamos assim, o bcp reforça o seu racio core para niveis exigidos sem contar com o reembolso dos cocos que será feito atraves da geração organica de capital até 2017 nem com as perdas com o novo banco, mas o capital atual do bcp passa a ser representado por mais acções diminuindo a participação dos atuais acionistas...
e isso é bom ou mau :?: , a meu ver se calhar até é neutro, mas há uma questão a evolução da cotação do bcp mostra que existe pouca consiciencia dos especuladores que populam por estas questões logo a cotação caiu e será uma operação negativa para a generalidade do mercado, diria
resumindo o bcp poupa em juros , mas paga em lucros logo nunca passa de 500 a1500
p.s escrevo em bold para destacar o que quero e isso nao vai mudar :mrgreen:[/quote]

Porra, é difícil perceber quem te critica! Não vejo aqui ninguém com a mesma qualidade de argumentos em fundamentais, nem muito menos com esta vontade e paciência para elucidar o público em geral. Um bonito tom pedagógico. Deus te abençoe, Romeno! E dê muita vida aos outros para poderem continuar a ver-te escrever assim! Adorei. (Negritos não são falta de educação em lado algum! Investbem, tens andado a querer vender uma ideias estranhas...)

Cumprimentos.[/quote]

Meu caro, não sou comercial, não quero vender nada, mas também não compro, apenas como tu e todos tenho o direito à minha perspetiva, opinião e ao respeito, tal como dou. Talvez seja uma opinião estranha para quem está fechado numa visão, porque nada me custa a colocar a hipótese de estar a ter uma visão errada, mas as próximas semanas ME mostrarão quem está certo. Diria até meados do ano (já pouco falta).
Posso não concordar, mas nunca alcunhei a opinião de ninguém muito menos a bold, o que para mim é desrespeito, mas isso são os princípios de cada e não é o lugar para discutir esse tema.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por katolo » 19/4/2015 23:36

Bom, daqui a umas horitas saberemos a reação (inicial) do mercado. Agora para os sonhadores dos 14, 15, 20 centimos é melhor começarem a cair na real...

Embora seja um AC que nao obriga a um esforço financeiro dos atuais acionistas e com pressupostos, aparentemente, positivos, a diluição continua... E quero ver quanto tempo mais até ao próximo AC...

Se me safar desta, banca portuguesa nunca mais!

Registado: 20/2/2014 22:01

por MEL1980 » 19/4/2015 22:41

General,

De facto o fator de conversão incorpora um prémio 7% (93% das ultimas sessões). O problema que identifico é que esta operação irá ocorrer pós 11 de maio. qual será a cotação do titulo nesta data? Esta seria a minha preocupação se me fosse proposta a OPT.
O Banco lança a operação porque acredita na evolução do titulo. Esta estratégia deve estar sustentada nos resultados trimestrais e no conhecimento que até lá não haverá noticias nefastas relacionadas com o NB. Contudo estava previsto a correção nos mercados financeiros? Qual será a amplitude desta? Não seria mais adequado (não sei se legal) informar a CVM da intenção e definir o preço mais próximo da AG? São muitas perguntas e dúvidas mas estão a ver esta OPT com o preço muito "rapado", ampliado pela correcção que assistimos no mercado. Volto a frisar que se trata de divida médio prazo (faltam poucos anos para a maturidade); que estamos num contexto de taxas de juro praticamente zero e que boa % estará alocada a pequenos subscritores, nunca inferior a 100 milhões. Não fosse estes, seria normal negociar com os "pesos pesados".
Dúvidas nada mais que estarão esclarecidas durante esta semana. Será que estou a ver alguma coisa mal?

CUMPS

Registado: 21/5/2014 22:08

por General Patton » 19/4/2015 22:18

Artista Romeno Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:O bcp no Q1 é obvio que vai apresentar lucro porque vendeu a polonia e isso traz uma mais valia acima dos 150 milhões, sendo no entanto que esse efeito ja foi contabilizado como 46 pontos base de capital, no entanto em parangonas ler-se à bcp com lucros fabulosos, nem que se venda mais um pacotes de divida publica e vai ser isso que vai determinar o sucesso da operação :D
para os iluminados: o impacto não é nulo são mais 10% de acções em circulação, logo a posição dos atuais acionistas é diluida... :mrgreen:

Percebo que com mais ações a posição fique mais frágil, mas não ficas com uma ação sobre algo com menos divida e mais capital? logo, algo mais valioso? ou não se pode ver a coisa assim?

por exemplo: banco valia 1000 euros mas 500 eram de divida, logo valia 500. troca divida por capital, logo o banco que valia 500, deixou de ter divida de 500, passou a valer 1000 e ainda têm um reforço de capital de 500, logo 1500.... mas como esse valor emite ações correspondentes o banco valerá 1000...

:arrow: A contabilidade bancária é mais dificil que a a geral e rege-se por principios diferentes o capital é uma pequena parte dos balanços dos bancos entre os 5 e os 7 por cento, ajustado pelos ativos ponderados pelo risco atualmente anda entre os 10 e os 15%, e existem diferentes niveis de capital o tier 1 de maxima qualidade e o tier 2 de pior qualidade.... o que conta mesmo é o tier 1
o bcp o que fez foi propor aos detentores de tier 2 passarem a tier 1 reforçando assim o racio core, só que com um custo os anteriores de meros titulos de divida que anteriormente eram apenas detentores do direito de receber um % definida no final de cada ano...passaram a ser socios aos lucros digamos assim, o bcp reforça o seu racio core para niveis exigidos sem contar com o reembolso dos cocos que será feito atraves da geração organica de capital até 2017 nem com as perdas com o novo banco, mas o capital atual do bcp passa a ser representado por mais acções diminuindo a participação dos atuais acionistas...
e isso é bom ou mau :?: , a meu ver se calhar até é neutro, mas há uma questão a evolução da cotação do bcp mostra que existe pouca consiciencia dos especuladores que populam por estas questões logo a cotação caiu e será uma operação negativa para a generalidade do mercado, diria
resumindo o bcp poupa em juros , mas paga em lucros logo nunca passa de 500 a1500
p.s escrevo em bold para destacar o que quero e isso nao vai mudar :mrgreen:

Porra, é difícil perceber quem te critica! Não vejo aqui ninguém com a mesma qualidade de argumentos em fundamentais, nem muito menos com esta vontade e paciência para elucidar o público em geral. Um bonito tom pedagógico. Deus te abençoe, Romeno! E dê muita vida aos outros para poderem continuar a ver-te escrever assim! Adorei. (Negritos não são falta de educação em lado algum! Investbem, tens andado a querer vender uma ideias estranhas...)

Cumprimentos.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por General Patton » 19/4/2015 22:08

MEL1980 Escreveu:Boa tarde,
A minha opinião.

1º o desempenho do titulo estará dependente da fatores internos (resultados a comunicar brevemente) e externos relacionados com a evolução ascendente ou descente dos mercados. Esta poderá potenciar o movimento do titulo num ou noutro sentido.

2º A OPT, passado o "impacto" da noticia, por si só, não será decisiva para a evolução futura do titulo. O valor é nulo para o acionista. A divida que o Banco pretende trocar tinha que ser paga com resultados ou consumo de capitais próprios.

3º Não acredito que o Banco ou sindicato por si mandatado possa influenciar o movimento do titulo, face à liquidez do mesmo.

4º Acredito que o Banco tenha confiança no sucesso da operação, quanto a garantias não as terá. Falta-nos saber qual a % de obrigações na posse de pequenos aforradores (clientes particulares), não deve ser pouco. Este tipo de investidores, num contexto de taxas de juro praticamente zero, trocarão as obrigações sem um prémio interessante porquê? Apesar das obrigações não pagarem remuneração nos últimos cupões (imposição da recapitalização e indexantes), porque correr risco se o capital é reembolsado em já 2018? Partindo do principio que o Banco é solvente a data de pagamento, como acredito que o seja.

Em conclusão, na minha opinião o sucesso da OPT depende da evolução do titulo.

MC

MEL1980,

Creio que o valor de conversão das obrigações tem já um prémio face à cotação que tinham no mercado, na sexta-feira. Prémio esse que, sem contas feitas, parece rondar entre 5 e 7% talvez, acima do valor de cotação das obrigações. Aí está algo que pode por si motivar a troca.

Cumprimentos.
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por doke » 19/4/2015 22:01

Investbem Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:O bcp no Q1 é obvio que vai apresentar lucro porque vendeu a polonia e isso traz uma mais valia acima dos 150 milhões, sendo no entanto que esse efeito ja foi contabilizado como 46 pontos base de capital, no entanto em parangonas ler-se à bcp com lucros fabulosos, nem que se venda mais um pacotes de divida publica e vai ser isso que vai determinar o sucesso da operação :D
para os iluminados: o impacto não é nulo são mais 10% de acções em circulação, logo a posição dos atuais acionistas é diluida... :mrgreen:

Não é preciso ser iluimado para a nível contabilistico perceber isso. Assim como não é preciso ser iluminado, ou talvez seja, para saber que se as nagociações ficassem suspensas até à OPT estar concluida, se à data da suspensão tinhas 1000 ações a 0,08€, no momento do reinicio da negociação continuavas a ter as mesmas e ao mesmo valor. (Não escrevo a negrito porque fui educado, e já lá vão alguns anos, a respeitar toda a gente, mesmo quem se acha superior, segundo a forma como se expressa). :wink:

Pelo menos Educação e Bom Senso é o mínimo que se espera .

Já dei a minha opinião sobre este assunto acima.

Caro Investebem... Este Senhor Artista dispara para onde está virado...

Até já o Ulisses o Chamou atenção há bem pouco tempo.

O que eu penso é que tenta o Record dos 10.0000 metros em posts :lol:

Registado: 15/8/2014 22:00

por Artista Romeno » 19/4/2015 20:48

trend=friend Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
trend=friend Escreveu:Para quem quiser fazer um rápido regresso ao passado para um quadro ilustrativo de que ninguém sabe se vai subir, descer ou ficar na mesma... Esta página e as seguintes são interessantes

viewtopic.php?f=3&t=80331&start=12475

ah mas eu só analiso as questões de um ponto de vista fundamental nao vejo na cotação de amanha, no AC fui contra todos e disse que o bcp esta caro e que estavam a comprar por comprar, um ano face a pares que aqui aconselhei como o intesa sanpaolo verificou-se o que? para quem comprou a 14 a 13 etc....

Sem dúvida! O meu ponto é mais quanto à reacção do mercado ao anúncio desta OPT, que para muitos vai ser inevitavelmente negativa mas pode não ser necessariamente assim (aliás, nas primeiras horas pós anúncio do outro AC, caíu bem nos primeiros minutos, e depois reverteu esmagadoramente para o lado da subida, portanto até no intraday pode ter duas respostas antagónicas).

Quanto à parte fundamental, também me lembro bem dos teus avisos desses dias... (a par da volatilidade tremenda) :wink: Alguns bem claros até para quem se der ao trabalho de seguir as páginas vizinhas ao link.

O BPI tem um grande sarilho em angola depois do bce ter atuado, o bpi é um banco entalado nem opa nem fusao nem coisa nenhuma :mrgreen: :roll:
PS Interessante achares que o valor justo ronda os 9. Penso que para o BPI davas uns 1,75 ou perto disso. Lá ficava o rácio aproximadamente em 2:1 (a tradicional relação de forças quando há uns anos se falou da fusão e que acredito possa voltar a ser relevante mais cedo do que tarde)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por trend=friend » 19/4/2015 20:46

Artista Romeno Escreveu:
trend=friend Escreveu:Para quem quiser fazer um rápido regresso ao passado para um quadro ilustrativo de que ninguém sabe se vai subir, descer ou ficar na mesma... Esta página e as seguintes são interessantes

ah mas eu só analiso as questões de um ponto de vista fundamental nao vejo na cotação de amanha, no AC fui contra todos e disse que o bcp esta caro e que estavam a comprar por comprar, um ano face a pares que aqui aconselhei como o intesa sanpaolo verificou-se o que? para quem comprou a 14 a 13 etc....

Sem dúvida! O meu ponto é mais quanto à reacção do mercado ao anúncio desta OPT, que para muitos vai ser inevitavelmente negativa mas pode não ser necessariamente assim (aliás, nas primeiras horas pós anúncio do outro AC, caíu bem nos primeiros minutos, e depois reverteu esmagadoramente para o lado da subida, portanto até no intraday pode ter duas respostas antagónicas).

Quanto à parte fundamental, também me lembro bem dos teus avisos desses dias... (a par da volatilidade tremenda) :wink: Alguns bem claros até para quem se der ao trabalho de seguir as páginas vizinhas ao link.

PS Interessante achares que o valor justo ronda os 9. Penso que para o BPI davas uns 1,75 ou perto disso. Lá ficava o rácio aproximadamente em 2:1 (a tradicional relação de forças quando há uns anos se falou da fusão e que acredito possa voltar a ser relevante mais cedo do que tarde)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Artista Romeno » 19/4/2015 20:18

Investbem Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:

E atualmente, a nivel fundamental, os 0,08€ está caro ou barato na tua opinião?

com os seguintes parametros
racio fully loaded 10%
cost of equity 9%
rwa 42500
growth factor +2%
lucro estimado em 2017 650m euros
e 750m de capital gerado em 2015 e 2016
nao incluindo perdas com o novo banco o bcp vale pós AC 9,1 centimos
portanto é 9,1 centimos -o que perder com o novo banco
além disso importa depois ver o sentimento geral dos mercados :!:

p.s o bcp ao converter divida baixa o racio total subindo o tier 1 e baixando o tier 2, devendo posteriormente emitir divida tier2 para compensar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Investbem » 19/4/2015 20:02

Artista Romeno Escreveu:

E atualmente, a nivel fundamental, os 0,08€ está caro ou barato na tua opinião?
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Artista Romeno » 19/4/2015 19:51

por trend=friend » 19/4/2015 19:36

Para quem quiser fazer um rápido regresso ao passado para um quadro ilustrativo de que ninguém sabe se vai subir, descer ou ficar na mesma... Esta página e as seguintes são interessantes

Clint Eastwood

por trend=friend » 19/4/2015 19:18

Mesmo que exista diluição em termos contabilísticos, convém não esquecer que a cotação veio em duas semanas dos quase 0,10 para 0,08 (quando, por exemplo a do BPI manteve-se praticamente constante).

Volto a dizer que não dá para afirmar que amanhã vai cair (ainda que tal movimento seja normal em ACs...), relembrando os 15% de subida no dia seguinte ao do anúncio do anterior aumento de capital. Já passou um ano, mas é daqueles que fica na memória, pela desvalorização enorme que teve nas semanas anteriores e por ter tido essa recuperação no dia em que menos se esperava, um buy on the news... Se não tivesse caído tanto nestas últimas semanas ("sem motivo aparente" 8-) )... Mas como caíu, nunca se sabe...
Clint Eastwood

por Artista Romeno » 19/4/2015 19:15

pacheco1979 Escreveu:

p.s escrevo em bold para destacar o que quero e isso nao vai mudar :mrgreen:

por MEL1980 » 19/4/2015 19:10

desde já me excluo do clube dos iluminados. Alguém acretida que será uma divulgação de resultados pintados que fará sucesso na operação opt? Eu não. Como não sei que resultados serão divulgados dei a minha opinião e levantei dúvidas. Quanto à diluição sempre aprendi que uma ação é uma fatia de um bolo, de pouco importa que a fatia seja muito grande se temos a farinha por pagar...(para meninos perceberem).
Enfim para que pretender entrar em discussão quando há quem já saiba tudo. Da discussão sai a luz, dizem.

por Investbem » 19/4/2015 19:01

Não é preciso ser iluimado para a nível contabilistico perceber isso. Assim como não é preciso ser iluminado, ou talvez seja, para saber que se as nagociações ficassem suspensas até à OPT estar concluida, se à data da suspensão tinhas 1000 ações a 0,08€, no momento do reinicio da negociação continuavas a ter as mesmas e ao mesmo valor. (Não escrevo a negrito porque fui educado, e já lá vão alguns anos, a respeitar toda a gente, mesmo quem se acha superior, segundo a forma como se expressa). :wink:
Cordiais cumprimentos
Investbem

por pacheco1979 » 19/4/2015 18:59

Registado: 17/8/2013 23:25

por Artista Romeno » 19/4/2015 18:38

O bcp no Q1 é obvio que vai apresentar lucro porque vendeu a polonia e isso traz uma mais valia acima dos 150 milhões, sendo no entanto que esse efeito ja foi contabilizado como 46 pontos base de capital, no entanto em parangonas ler-se à bcp com lucros fabulosos, nem que se venda mais um pacotes de divida publica e vai ser isso que vai determinar o sucesso da operação :D

por MEL1980 » 19/4/2015 16:51

Boa tarde,
A minha opinião.

1º o desempenho do titulo estará dependente da fatores internos (resultados a comunicar brevemente) e externos relacionados com a evolução ascendente ou descente dos mercados. Esta poderá potenciar o movimento do titulo num ou noutro sentido.

2º A OPT, passado o "impacto" da noticia, por si só, não será decisiva para a evolução futura do titulo. O valor é nulo para o acionista. A divida que o Banco pretende trocar tinha que ser paga com resultados ou consumo de capitais próprios.

3º Não acredito que o Banco ou sindicato por si mandatado possa influenciar o movimento do titulo, face à liquidez do mesmo.

4º Acredito que o Banco tenha confiança no sucesso da operação, quanto a garantias não as terá. Falta-nos saber qual a % de obrigações na posse de pequenos aforradores (clientes particulares), não deve ser pouco. Este tipo de investidores, num contexto de taxas de juro praticamente zero, trocarão as obrigações sem um prémio interessante porquê? Apesar das obrigações não pagarem remuneração nos últimos cupões (imposição da recapitalização e indexantes), porque correr risco se o capital é reembolsado em já 2018? Partindo do principio que o Banco é solvente a data de pagamento, como acredito que o seja.

Em conclusão, na minha opinião o sucesso da OPT depende da evolução do titulo.

MC

por mpcsousa » 19/4/2015 14:07

[quote="Nyse123"]OPT BCP
Amigos, escusado de discutir quem vai querer trocar divida por accoes do BCP a 0.08. Tempo perdido de discutir se esta operacaçao vai ter sucesso ou nao.
Quem ja trabalhou na area, sabe muito bem que estas coisas nao sao feitas em cima do joelho. A operacao vai ser um sucesso. Nem o BCP nem o banco de investimento que esta a tratar do assunto, nunca na vida iriam lancar uma operacao destas sem ter falado com os principais detentores da divida e acertado todos os pormenores. Portanto, sobre a viabilidade da operacao, nao ha que sequer discutir. Isto é um facto.

Nyse123,

No meu comentário acima nunca coloquei em causa o sucesso da operação. Refiro-me sim a algo que não consigo controlar, isto é......menciono o facto de achar pouco atractivo os valores envolvidos (8 centimos/acção) para quem tem obrigações....e qual o reflexo do que vai acontecer.....cima ou baixo.

Contudo, claro que se vão lançar esta operação, deverão estar seguros com um prévio entendimento com os detentores de obrigações.

Abraços!

Registado: 29/11/2007 2:47

por Nyse123 » 19/4/2015 13:16

OPT BCP
Amigos, escusado de discutir quem vai querer trocar divida por accoes do BCP a 0.08. Tempo perdido de discutir se esta operacaçao vai ter sucesso ou nao.
Quem ja trabalhou na area, sabe muito bem que estas coisas nao sao feitas em cima do joelho. A operacao vai ser um sucesso. Nem o BCP nem o banco de investimento que esta a tratar do assunto, nunca na vida iriam lancar uma operacao destas sem ter falado com os principais detentores da divida e acertado todos os pormenores. Portanto, sobre a viabilidade da operacao, nao ha que sequer discutir. Isto é um facto.

O que jã nao é um facto, mas sim a minha opiniao, é a de saber porque razao vao querer trocar divida por accoes a 0.08? Reparem que a concretizacao da OPT foi marcada para ALGUNS DIAS DEPOIS DA APRESENTACAO DE RESULTADOS DE 4 DE MAIO. Ou seja, sim vai haver interesse por parte dos credores, porque vao entrar a 0.08, sendo que com os bons resultados deste 1 trimester, a accao pode subir para os 0.10 e com a volatilidade maluca que existe no BCP, poderia até ir cheirar os 0.12, ou pelo menos estabilizar no range 0.10/0.12
Em resumo, os credores ganham, os accionistas ganham e o BCP ganha. Fica o assunto dos racios d capital resolvidos para depois concentrarem-se no pagamento de Cocos até ao final do ano.

Nota: neste momento nao tenho qualquer posicao na acçao BCP. Mas estou muito atento e preparado para entrar. Acredito que vai haver muita gente confusa que vai preferir jogar pelo seguro e vender as accoes. Pelo que no curtissimo prazo, o BCP ate pode cair, o que dará uma oportunidade para reforcar ou comprar BCP.

Registado: 29/1/2015 19:40

por Investbem » 19/4/2015 0:22

General Patton Escreveu:Patton, não tens de pedir perdão, estamos aqui para trocar ideias, concordemos ou não com a dos outros.
Confeço que não entendi o teu comentário nem a que se refere. Se for por ter referido "...para pagar os cocos...", reparas-te que referi também "se for essa a opção do banco", se não foi, não consegui chegar ao ponto que pretendidas realçar. Se quiseres ser mais claro agradeço porque não vejo sentido no que disses-te.

Investbem,

Foi precisamente aí que quis chegar. Percebeste, daí depreendo que de certa forma também notaste o, desculpa-me novamente, absurdo dessa conjectura. Pareceu-me exame de consciência, ainda que depois rapidamente o tenhas vindo disfarçar. Como pode o banco com apenas 400 e alguns milhões de euros limpar a casa toda???????!!!!!! É o mesmo que querer comprar um Ferrari com 5 euros... (Ou quase isso...)

Cumprimentos.[/quote][/quote]

Patton,
Não tentei disfarçar nada, no post original vez que lá coloquei entre parentices " (se for essa a opção do banco)".
Se o fizessem naturalmente não seria apenas com esse valor..., isso é que não faz qualquer sentido. Embora não veja onde está o ridiculo, respeito a tua intrepetação distorcida do que escrevi. :wink:
Cordiais cumprimentos
Investbem

por jccgold » 18/4/2015 23:10

joao73 Escreveu:Ou melhor o Nuno fazia uma jogada de trocar de toda a divida do Banco por AC a 0,08, isto é bom para os accionistas? Como é que os accionista saiam a ganhar?

Nao saem a ganhar nem a perder. O efeito é nulo. Mas o mercado por alguma razao que desconheço odeia ACs. Mas sao oportunidades que se criam, no caso de compra

Registado: 11/11/2011 3:58

por General Patton » 18/4/2015 22:11

Investbem Escreveu:
General Patton Escreveu:
Investbem Escreveu:Caros companheiros forenses, não acham que estão a entrar em pânico sem razão de ser?

Este aumento de capital, que sinceramente acho esta designação um tanto exagerada, no fundo é apenas uma troca, e a meu ver bastante inteligente, que eu confesso não estava a contar.

Se pensarem racionalmente, de forma isenta e com calma veem.
- Ha reajuste da cotação? Não!
- É para todos? Não! Apenas para quem tem obrigações (divida do banco).
- Obriga o acionista ou o detentor das obrigações a investir mais capital próprio? Não!
- Livra-se de obrigações e do pagamento de milhares de euros em juros.
- Liberta fundos para liquidar os cocos (se for essa a opção do banco).
- librando-se das obrigações, dos cocos e dos juros, dá um grande passo a caminho de regresso aos lucros.

Não vejo nesta intervenção qualquer retrocesso, antes pelo contrário...

Um bom fim de semana

Investbem, estou a ver que se eu te der 5 €itos, tu vais a correr comprar um Ferrari... Perdoa-me o comentário, mas tens noção do que acabaste de vender (ou antes, querer comprar)?

Cumprimentos.

Patton, não tens de pedir perdão, estamos aqui para trocar ideias, concordemos ou não com a dos outros.
Confeço que não entendi o teu comentário nem a que se refere. Se for por ter referido "...para pagar os cocos...", reparas-te que referi também "se for essa a opção do banco", se não foi, não consegui chegar ao ponto que pretendidas realçar. Se quiseres ser mais claro agradeço porque não vejo sentido no que disses-te.

Investbem,

Foi precisamente aí que quis chegar. Percebeste, daí depreendo que de certa forma também notaste o, desculpa-me novamente, absurdo dessa conjectura. Pareceu-me exame de consciência, ainda que depois rapidamente o tenhas vindo disfarçar. Como pode o banco com apenas 400 e alguns milhões de euros limpar a casa toda???????!!!!!! É o mesmo que querer comprar um Ferrari com 5 euros... (Ou quase isso...)

Cumprimentos.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por mpcsousa » 18/4/2015 21:24

....pois, na verdade, acho que ninguém (ou quase) sabe o que vai acontecer......se teremos um submarino, ou um hidroavião :lol:

Se existe uma cotada em Portugal que tem vida própria, é o BCP! Quando tudo na Europa e no mercado aponta para uma subida, ele teima em afundar.....o inverso também já aconteceu.....com a banca europeia toda a cair, e o BCP a "alegrar" um pouco a coisa.

Esta queda semanal de 11% ou 12% ficou, em minha opinião, a dever-se (não só mas em grande parte) a info privilegiada. Reparem que a notícia é colocada oficialmente na 6ª Feira, tarde, já com o mercado fechado por aqui....mas com alguma facilidade percebe-se que já havia quem sabia o que se ia passar, e livrou-se do papel como pode.

Agora....minha opinião, não me parece que 8 cêntimos seja um valor atractivo para aqueles que têm garantias com as obrigações que têm em mão. Estar a trocar o certo pelo incerto, é apenas matéria para os (muito) optimistas como todos nós que aqui andamos. Por isso, mais uma vez, vejo a aqui uma incógnita sobre a direcção que irá tomar na próxima semana.
Depois, não nos podemos esquecer que foram publicados os resultados do Millennium Moçambique, detido na maior parte pelo banco português, com um crescimento de 7% (a rondar os 94 milhões de euros). Não é muito, pensarão alguns....contudo, não nos podemos esquecer que é um mercado emergente, num país com 25 milhões de habitantes, e onde existem apenas umas 2,5M de contas. Quero com isto dizer que o Millennium tem uma boa quota de mercado.

Aliados a isto, e agora por cá, temos a questão (que se prevê) de um resultado positivo neste 1º trimestre, que vale o que vale, mas demonstra (algum....ainda que ache pouco) trabalho por parte da equipa liderada pelo Nuno Amado.

Numa cotada normal, e mesmo com a venda de parte da "exposição" à Polónia, creio que teríamos matéria para estarmos optimistas. Contudo, e como já referiu o Ulisses anteriormente, tradicionalmente, o BCP não reage com grande afinco a resultados demonstrados.

.....se a isto adicionarmos o que diz o Doke (sobre a eventual e mais que provável possível negócio já efectuado :twisted: ) do Activo......hummmmm

Abraços a todos, e bom fim de semana. Peço desculpa se contiver incorrecções, mas estou apenas a dar a minha opinião!!!

Registado: 29/11/2007 2:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Massao1, Pmart 1 e 138 visitantes