Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 9/4/2015 20:51

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por marquesll » 9/4/2015 18:51

VirtuaGod Escreveu:
marquesll Escreveu:Boa tarde,

No ano passado, resgatei um fundo de investimento em ações, onde obtive uma menos-valia considerável.

Alguém sabe se é possível deduzir essa menos-valia, às mais-valias que obtive em ações?

Um abraço e obrigado.

O ano passado só englobando. Este ano já se pode "abater" directamente mas a alteração só entrou em vigor mesmo este ano.

Obrigado pela resposta VirtuaGod, grande abraço.

Registado: 20/5/2014 15:38

por VirtuaGod » 9/4/2015 17:05

Varendia Escreveu:Alguem conhece mais textos / papers sobre estes temas?

Procura por "correlation" no SSRN.com Pode ser que encontres algo que gostes :-)

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por stifler2014 » 9/4/2015 17:04

Boas,

há cerca de um mês comprei o meu 1º ETF (negoceio apenas em acções PT e USA e tenho um fundo popular total 50), andei aqui a ler e escolhi este:

iShares Core MSCI Emerging Mkts IMI UCITS ETF

amanhã faz um mês que entrei neste ETF e já subiu quase 10%!!!
como tenho lido que devia diversificar a carteira de ETF´s e como não percebo muito de ETF´s gostava que me aconselhassem outro(s)

Obrigado
Cumprimentos,
Stifler

Registado: 1/4/2014 17:01

por Varendia » 9/4/2015 16:12

Isto e que esta a ser uma semana ..... so falta vir o Pai Natal ... Chego de ferias e vejo a festa que se tem passado!

VG, essa carteira e excelente. Tenho de ver se meto umas minhas para dar luta!

Tambem ando a investir bastante tempo em melhorar o backtesting e a fazer simulacoes.
Aqui fica mais um texto ja com 3 anos sobre um tema que me interessa muito.
Dynamic correlations: The implications for portfolio construction
Do texto:
For example, for the period from January 1, 2000, through December 31, 2011, the returns of ExxonMobil and Chevron, two very similar oil services firms, correlated at 0.85 on a daily basis, and 0.74 on a monthly basis.

E exactamente nisto que me bato hoje em dia e nao chego a lado nenhum, 0.85 ou 0.74 sao correlacoes muito diferentes ... Alguem conhece mais textos / papers sobre estes temas?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por VirtuaGod » 9/4/2015 15:57

marquesll Escreveu:Boa tarde,

No ano passado, resgatei um fundo de investimento em ações, onde obtive uma menos-valia considerável.

Alguém sabe se é possível deduzir essa menos-valia, às mais-valias que obtive em ações?

Um abraço e obrigado.

O ano passado só englobando. Este ano já se pode "abater" directamente mas a alteração só entrou em vigor mesmo este ano.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por marquesll » 9/4/2015 15:53

Boa tarde,

Um abraço e obrigado.

Registado: 20/5/2014 15:38

por lucia_né » 9/4/2015 15:48

Obrigado, obrigado também pela sua análise há minha carteira.
bjs

Registado: 7/4/2015 22:55

por VirtuaGod » 9/4/2015 15:42

lucia_né Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
pikota Escreveu:Se tivessem 25K disponíveis onde os aplicavam e de que forma?

:arrow: Carteira modelo: Actualização Março de 2015

Já fez novos máximos este mês!!

Como se pode ver o excel no dropbox?

Link para a dropbox na minha assinatura.

Link directo excel: https://www.dropbox.com/sh/nelsxxei6txu ... .xlsx?dl=0

por lucia_né » 9/4/2015 15:34

VirtuaGod Escreveu:

Como se pode ver o excel no dropbox?

por VirtuaGod » 9/4/2015 15:16

VirtuaGod Escreveu:
7.4% YTD. Este mês já vai com 0.75%. Este inicio de ano tem sido impressionante para acções europa e para fundos sem hedge câmbial.

Obrg.

Muito bom. Bom trabalho :)

Tenho-me focado bastante em backtests, e deixado o "sentimento" de lado e a carteira tem-se portado muito bem (melhor que o esperado para ser honesto). Tenho pena não ter sido mais intensivo em backtests desde o inicio do tópico mas todos evoluimos e só depois de 2/3 anos é que se começou a chegar à conclusão de como sacar todos os dados da morningstar (para fazer o excel), que comecei a usar o Financial Times etc etc Tem sido uma evolução engraçada e interessante onde felizmente posso contar com diversas pessoas aqui do caldeirão para trocar ideias.

por daniel__ » 9/4/2015 15:09

VirtuaGod Escreveu:
7.4% YTD. Este mês já vai com 0.75%. Este inicio de ano tem sido impressionante para acções europa e para fundos sem hedge câmbial.

Obrg.

Muito bom. Bom trabalho :)
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por VirtuaGod » 9/4/2015 15:04

pikota Escreveu:Sou um leigo nesta matéria, nunca investi dinheiro em fundos.
Qual o risco associado?
Como posso investir neste fundo?

Antes de investires recomendo que leias:

:arrow: Recomendações aos investidores
:arrow: Fundos de investimentos

Ambas brochuras da CMVM com que simpatizo bastante.

Tens aqui mais info boa e simples: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Princip ... estir.aspx

Podes ver mais info na primeira página do meu tópico sobre educação e aprenderes a investir pois todos estes os links estão lá:

Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

Só depois recomendo que invistas em fundos uma vez que dizes que não tens conhecimentos. De certeza que esses 25K te custaram a ganhar e perderes 4/5 horas a ler/estudar como investir e os pôr a render € para ti não é nada de especial. Assumindo um ganho de rendimento de 10 euros à hora no trabalho, 5 horas de estudo representam 50 euros, uma variação de 0.2% na carteira,ou seja, muito pouco.

Sobre como podes investir é leres a minha página, perceberes os diferentes fundos, e depois através de um banco on-line (big/best/activobank) comprares os que representam a carteira, que se encomtram no excel. Estou a pensar transformar isso numa situação mais simples via uma página própria mas por enquanto acho que o excel está acessível.

Abr

por VirtuaGod » 9/4/2015 14:51

VirtuaGod Escreveu:

Está com quanto YTD, ao dia de hoje, por curiosidade? :D

Re: Alternativos Absolute Return

por daniel__ » 9/4/2015 14:47

Rick Lusitano (New) Escreveu:Para quem se preocupa mais com a volatilidade do que os retornos, talvez este tipo de estratégia possa ter lugar numa carteira, que para além de diversificar, tem níveis de correlação diferentes do normal.

Rick, eu relativamente aos fundos de AR tenho uma opinião um bocado diferente. Ha n fundos, com n politicas, com n objectivos e, como tudo, melhores numas coisas e piores noutras. No entanto quando bem escolhidos, e isto não é serem melhores ou piores no geral, mas sim bem escolhidos face aos outros activos na carteira.

O que diferencia estes fundos, é que, apesar de não se destacarem pela rendibilidade, mas sim pelos momentos em que a obtêm. Oferecem hipoteses de diversificação que praticamente não existem noutros activos, tirando para aí o invesco balanced risk, obrigações convertiveis, forex, e pouco mais. Mais do que os activos, conta mais a estratégia do fundo, do que propriamente os activos que o compõem. Exemplo crasso é esse da DWS que até tem o nome do gestor.

Por fim, preocupar mais com retornos, do que com a volatilidade, só se for numa prespectiva de market timing, porque no longo prazo o maior efeito nos retornos compostos é ter os menores drawdowns possíveis. Nunca me canso de por esta imagem.

Imagem
Projetos

Teamlyzer

por pikota » 9/4/2015 14:28

VirtuaGod Escreveu:

Sou um leigo nesta matéria, nunca investi dinheiro em fundos.
Qual o risco associado?
Como posso investir neste fundo?

Registado: 4/2/2010 15:57

Re: Mistos II

por dosina » 9/4/2015 14:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:Nesta última parte do meu raciocínio, e se calhar, a parte mais interessante para muitos, é a parte dos mistos ditos normais. Para além dos fundos Mistos que tenho e já estão colocados na 1ª página deste tópico, eu procurei alternativas a alguns deles, que pela sua natureza, estão a dar retornos, um pouco reduzidos, como eu dou preferência, a um cheirinho qb de risco para obter um pouco mais de retorno, fiz recentemente substituições na minha carteira, na parte dos mistos, também devido á minha reestruturação da estratégia de Alternativos Absolute Return (AR) da minha carteira, tendo ficando apenas com os AR Multi-estratégia (Mistos). Apesar de ter retirado esses Mistos, a minha ideia, é ter-los na minha carteira, mas como de momento, as variáveis dos mercados, não estão do lado deles, preferi, a curto prazo sair deles. Como sabemos, a subida das taxas de juro, nos EUA, é um factor condicionante, nos fundos que investem com alguma intensidade em US Treasuries (UST), e em outras obrigações baseadas nos EUA, que indirectamente estão correlacionadas com as UST. Nessa iminência, eu preferi sair do misto da M&G, o "M&G Optimal Income", que tem estado muito lento, e que tem uma exposição significativa a UST, e entrei no "Invesco Pan European High Income E Acc" (LU0243957742), que tem estado devido ao QE do BCE, mais dinâmico nos retornos, e aproveitar mais o QE do BCE. Outro fundo misto que entrei, neste caso por troca com o "Invesco Balanced-Risk Allocation", foi o "Invesco Asia Balanced E" (LU0367026480), que eu tinha despromovido da 1ª divisão, no final de 2013, sabendo que a troca entre os 2 Invescos, não é de fundos similares, visto que o que IBRA é um fundo global, tanto geograficamente, como no tipo de activos em que investe (futuros de índices accionistas e de Obrigações AAA, materias-primas, incluindo o Ouro), enquanto o Invesco Asia, é mais focado em países Asiáticos, sejam desenvolvidos ou emergentes e em activos ditos tradicionais, acções e obrigações.

Resumindo, a minha sub-carteira de Mistos, neste momento, está organizada da seguinte maneira:

Mistos Flexível Ásia
Imagem USD - Invesco Asia Balanced E (LU0367026480) Morningstar PT

Mistos Moderados Global Retorno Total :: "Total Return"
Imagem USD - MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem Imagem

Mistos Moderados Global
Imagem EUR - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem

Mistos Defensivos Europa
Imagem EUR - Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) Morningstar PT Imagem

No banco de suplentes, prontos para entrar, logo que o "jogo" permita:

Mistos Defensivos Global - EUR Hedged
Imagem GBP - M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg) (GB00B1VMCY93) Morningstar ES Imagem Imagem Imagem

Mistos Imobiliário Global
Imagem USD - Invesco Global Income Real Estate Securities E (LU0367026050) Morningstar PT

Mistos Flexível Global
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E (LU0432616901) Morningstar PT Imagem

Possíveis futuras contratações, estão a ser analisados mais detalhadamente:

Mistos Moderados Global
Imagem USD - Fidelity Global Multi Asset Income A-Acc-EUR (LU1116430247) Morningstar ES Imagem
Imagem EUR - JPMorgan Global Income D (acc)-EUR (LU0740858492) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem

Como sei, que para pessoas que não tem tempo ou conhecimentos, preferem optar por investimentos exclusivamente em fundos Mistos, vistos que são mais abrangentes, em estratégias de investimento e classes de activos, um exemplo disso, são os fundos PPR, que são geralmente fundos mistos, penso que esta trilogia de comentários, principalmente os últimos 2, poderão ser interessantes para elas e para outras pessoas, que desejam ter fundos Mistos, como elemento diversificador e decorrelacionado nas suas carteiras.

Os meus comentários, não são formas de aconselhamento ou de recomendação para compra ou venda de qualquer tipo de activos. São apenas comentários ou opiniões pessoais, que poderão não ser adequadas a todas pessoas. Investir envolve riscos, inclusivamente a perda de capital investido.

e porque não juntas estes?

LU0372176627 - Pioneer Funds - Global Multi-Asset C EUR ND - Mistos Moderados EUR

LU0583242994 - MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR - Mistos Agressivos USD

LU0179219240 - Deutsche Invest I Multi Asset Allc NC - Mistos Flexível EUR

:?:

Registado: 5/6/2014 23:18

por daniel__ » 9/4/2015 13:14

VirtuaGod Escreveu:

Está com quanto YTD, ao dia de hoje, por curiosidade? :D
Projetos

Teamlyzer

por VirtuaGod » 9/4/2015 12:59

@hugoleandro.coelho Rebalanceamento

@Rick O NB Obrigações Globais tem uma performance espetacular, mas como sabemos que o dinheiro não cai do céu a carteira mostrou bem de onde veio o $. Não só não espero que continue a dar o mesmo $ (a menos que as OT 30 anos deem 30% ao trimestre como no primeiro trimestre deste ano) e tem 16% de obrigações gregas.

No contexto da carteira total 16% obrigações gregas vai dar uns 3% da carteira. Se calhar é preciso realmente apimentar a coisa para dar $ mas para mim neste momento obrigações gregas é complicado recomendar... obviamente que a utilizadora lucia_né pode e deve fazer o que achar, apenas estou a fazer um alerta.

Vais dia 18 ao encontro? Vê na minha assinatura.

P.S. O pessoal preocupa-se muito com o retorno eu preocupo-me muito (demasiado?) com o risco :mrgreen: :mrgreen:

por VirtuaGod » 9/4/2015 12:47

por pikota » 9/4/2015 12:01

Se tivessem 25K disponíveis onde os aplicavam e de que forma?

Registado: 4/2/2010 15:57

por lucia_né » 9/4/2015 11:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:
lucia_né Escreveu:Boa Noite!
Não sei pq, mas tive que efetuar novo registo no caldeirão....
Venho mais uma vez pedir ajuda aos mais entendidos, que já me ajudaram a criar a primeira carteira.
Tenho 5000€ distribuidos da seguinte forma, quase a fazer 2 meses que me iniciei, tenho disponíveis 7500€ e venho pedir opinião sobre como distribuir, ou subscrever novos!?
obrigados
bjs

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) -0,03%
1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) +4,88%
1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) +1,28%
500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) +2,26%

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) + 4,32%
500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) + 5,15%
500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270) + 9,88%

Como o prometido é devido, já expus o meu raciocínio que pode estar parcialmente ou totalmente errado, nos últimos 3 comentários. E porquê primeiro, fiz os meus comentários e só agora, irei comentar a tua carteira? Porque muito mais do que dizer, investe aqui, ou vende ali, em que não era perceptível os motivos, decidi primeiro, explicar e só depois comentar a tua carteira.

Quando olhei para tua carteira, pensei logo, aqui está uma carteira equilibrada e simples. Visto que é uma carteira principalmente de mistos, só acrescentaria um fundo novo. O "Invesco Pan European High Income E Acc" (LU0243957742). E porquê? Para aproveitar o QE do BCE. Ora se tivesses na altura, mais 1.000 EUR, diria para os colocar nesse Invesco. Agora neste momento, o que faria? :-k

Fazendo as contas á merceeiro, fazia algo parecido:

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)
2.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) :arrow: +1.000 EUR
2.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) :arrow: +1.000 EUR
3.000 - Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) :arrow: NOVA ENTRADA +3.000 EUR
500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)

2.000 - NB Global Bond (LU0058464123) :arrow: NOVA ENTRADA +2.000 EUR

1.000 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) :arrow: +500 EUR
500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900)
500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)

Se reparares, adicionei outro fundo novo, o "NB Global Bond", que apesar de ser Obrigações Globais, tem exposição a obrigações governamentais da Zona Euro, para aproveitar o QE e as taxas de juro baixas do BCE. E pelos motivos que comentei nos meus anteriores comentários, não aumentei o peso do M&G, nem do IBRA, preferindo aumentar os outros mistos, adicionar +500 EUR no Eurizon e adicionar os 2 fundos novos.

Esta é a minha opnião, baseada na minha percepção do teu perfil de investidor, no possível do que se consegue, usando um meio á distância e impessoal, como um fórum na Internet. Deverás ser tu, a tomar as tuas decisões de investimento, e não investir só por causa das opiniões de outras pessoas. Tu, melhor do que ninguém, é que conheces a tua realidade, necessidades, expectativas, e perfil de risco.

Muito obrigado Rick,
Só vou ter que alterar os valores, pq para já só vou colocar mais 5000.
bjs

por Hugo Leandro M. Coelho » 9/4/2015 1:28

Boa Noite!
Tenho 5k disponiveis para aplicar a M/L prazo, qual a vossa opinião sobre como aplicar na minha carteira?
obg
cptos

E.S. Rendimento Plus FIA - 12,49%
E.S. Obrigações Europa - 8,28%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - 8,30%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc - 6,08%
Invesco Pan Eurp Structured Eq E - 4,76%
Franklin European Growth N Acc - 5,39%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - 3,70%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - 5,31%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - 4,28%
M&G Global Dividend EUR A - 4,56%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - 3,94%
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - 4%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - 4,09%
Santander Ações Portugal - 5,41%
Ubs Infrasctuture - 4,30%
DWS Biotech - 3,93%
Nordea Eur Cr Cred - 0,74%

Registado: 26/11/2014 16:45

por Rick Lusitano » 9/4/2015 1:00

lucia_né Escreveu:Boa Noite!
Não sei pq, mas tive que efetuar novo registo no caldeirão....
Venho mais uma vez pedir ajuda aos mais entendidos, que já me ajudaram a criar a primeira carteira.
Tenho 5000€ distribuidos da seguinte forma, quase a fazer 2 meses que me iniciei, tenho disponíveis 7500€ e venho pedir opinião sobre como distribuir, ou subscrever novos!?
obrigados
bjs

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) -0,03%
1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) +4,88%
1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) +1,28%
500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) +2,26%

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) + 4,32%
500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) + 5,15%
500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270) + 9,88%

Como o prometido é devido, já expus o meu raciocínio que pode estar parcialmente ou totalmente errado, nos últimos 3 comentários. E porquê primeiro, fiz os meus comentários e só agora, irei comentar a tua carteira? Porque muito mais do que dizer, investe aqui, ou vende ali, em que não era perceptível os motivos, decidi primeiro, explicar e só depois comentar a tua carteira.

Quando olhei para tua carteira, pensei logo, aqui está uma carteira equilibrada e simples. Visto que é uma carteira principalmente de mistos, só acrescentaria um fundo novo. O "Invesco Pan European High Income E Acc" (LU0243957742). E porquê? Para aproveitar o QE do BCE. Ora se tivesses na altura, mais 1.000 EUR, diria para os colocar nesse Invesco. Agora neste momento, o que faria? :-k

Fazendo as contas á merceeiro, fazia algo parecido:

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)
2.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) :arrow: +1.000 EUR
2.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) :arrow: +1.000 EUR
3.000 - Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) :arrow: NOVA ENTRADA +3.000 EUR
500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)

2.000 - NB Global Bond (LU0058464123) :arrow: NOVA ENTRADA +2.000 EUR

1.000 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) :arrow: +500 EUR
500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900)
500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)

Se reparares, adicionei outro fundo novo, o "NB Global Bond", que apesar de ser Obrigações Globais, tem exposição a obrigações governamentais da Zona Euro, para aproveitar o QE e as taxas de juro baixas do BCE. E pelos motivos que comentei nos meus anteriores comentários, não aumentei o peso do M&G, nem do IBRA, preferindo aumentar os outros mistos, adicionar +500 EUR no Eurizon e adicionar os 2 fundos novos.

Esta é a minha opnião, baseada na minha percepção do teu perfil de investidor, no possível do que se consegue, usando um meio á distância e impessoal, como um fórum na Internet. Deverás ser tu, a tomar as tuas decisões de investimento, e não investir só por causa das opiniões de outras pessoas. Tu, melhor do que ninguém, é que conheces a tua realidade, necessidades, expectativas, e perfil de risco.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Mistos II

por Rick Lusitano » 9/4/2015 0:33

Nesta última parte do meu raciocínio, e se calhar, a parte mais interessante para muitos, é a parte dos mistos ditos normais. Para além dos fundos Mistos que tenho e já estão colocados na 1ª página deste tópico, eu procurei alternativas a alguns deles, que pela sua natureza, estão a dar retornos, um pouco reduzidos, como eu dou preferência, a um cheirinho qb de risco para obter um pouco mais de retorno, fiz recentemente substituições na minha carteira, na parte dos mistos, também devido á minha reestruturação da estratégia de Alternativos Absolute Return (AR) da minha carteira, tendo ficando apenas com os AR Multi-estratégia (Mistos). Apesar de ter retirado esses Mistos, a minha ideia, é ter-los na minha carteira, mas como de momento, as variáveis dos mercados, não estão do lado deles, preferi, a curto prazo sair deles. Como sabemos, a subida das taxas de juro, nos EUA, é um factor condicionante, nos fundos que investem com alguma intensidade em US Treasuries (UST), e em outras obrigações baseadas nos EUA, que indirectamente estão correlacionadas com as UST. Nessa iminência, eu preferi sair do misto da M&G, o "M&G Optimal Income", que tem estado muito lento, e que tem uma exposição significativa a UST, e entrei no "Invesco Pan European High Income E Acc" (LU0243957742), que tem estado devido ao QE do BCE, mais dinâmico nos retornos, e aproveitar mais o QE do BCE. Outro fundo misto que entrei, neste caso por troca com o "Invesco Balanced-Risk Allocation", foi o "Invesco Asia Balanced E" (LU0367026480), que eu tinha despromovido da 1ª divisão, no final de 2013, sabendo que a troca entre os 2 Invescos, não é de fundos similares, visto que o que IBRA é um fundo global, tanto geograficamente, como no tipo de activos em que investe (futuros de índices accionistas e de Obrigações AAA, materias-primas, incluindo o Ouro), enquanto o Invesco Asia, é mais focado em países Asiáticos, sejam desenvolvidos ou emergentes e em activos ditos tradicionais, acções e obrigações.

Resumindo, a minha sub-carteira de Mistos, neste momento, está organizada da seguinte maneira:

Mistos Flexível Ásia
Imagem USD - Invesco Asia Balanced E (LU0367026480) Morningstar PT

Mistos Moderados Global Retorno Total :: "Total Return"
Imagem USD - MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem Imagem

Mistos Moderados Global
Imagem EUR - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem

Mistos Defensivos Europa
Imagem EUR - Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) Morningstar PT Imagem

No banco de suplentes, prontos para entrar, logo que o "jogo" permita:

Mistos Defensivos Global - EUR Hedged
Imagem GBP - M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg) (GB00B1VMCY93) Morningstar ES Imagem Imagem Imagem

Mistos Imobiliário Global
Imagem USD - Invesco Global Income Real Estate Securities E (LU0367026050) Morningstar PT

Mistos Flexível Global
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E (LU0432616901) Morningstar PT Imagem

Possíveis futuras contratações, estão a ser analisados mais detalhadamente:

Mistos Moderados Global
Imagem USD - Fidelity Global Multi Asset Income A-Acc-EUR (LU1116430247) Morningstar ES Imagem
Imagem EUR - JPMorgan Global Income D (acc)-EUR (LU0740858492) Morningstar PT [LOW-COST] Imagem

Como sei, que para pessoas que não tem tempo ou conhecimentos, preferem optar por investimentos exclusivamente em fundos Mistos, vistos que são mais abrangentes, em estratégias de investimento e classes de activos, um exemplo disso, são os fundos PPR, que são geralmente fundos mistos, penso que esta trilogia de comentários, principalmente os últimos 2, poderão ser interessantes para elas e para outras pessoas, que desejam ter fundos Mistos, como elemento diversificador e decorrelacionado nas suas carteiras.

Os meus comentários, não são formas de aconselhamento ou de recomendação para compra ou venda de qualquer tipo de activos. São apenas comentários ou opiniões pessoais, que poderão não ser adequadas a todas pessoas. Investir envolve riscos, inclusivamente a perda de capital investido.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado: