Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por General Patton » 7/4/2015 19:29

manchini Escreveu:
General Patton Escreveu:
Não sei se eu e tu lemos ou ouvimos diferentes "Lobos Xavieres". Eu li e ouvi aquele, pá, do Puorto, carago, o advogado sócio da MLGTS. E tu?

Cumprimentos.

Boas General,

Eu vi, o que ele deu a entender, para mim, foi que quem comprar não se preocupa muito com valor, dai os peanuts.
Mas atenção é uma opinião, nem sei se ele ou alguém, incluído o Banco de Portugal sabe bem como vai ser.

Manchini

Confesso, Manchini, que me custa imensoenquadrar a tua interpretação das palavras dele com o texto que cita o que ele disse. Mas a hermenêutica é tão rica que há quem faça dela uma verdadeira arte!

Cumprimentos.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por manchini » 7/4/2015 18:07

General Patton Escreveu:
Não sei se eu e tu lemos ou ouvimos diferentes "Lobos Xavieres". Eu li e ouvi aquele, pá, do Puorto, carago, o advogado sócio da MLGTS. E tu?

Cumprimentos.

Boas General,

Eu vi, o que ele deu a entender, para mim, foi que quem comprar não se preocupa muito com valor, dai os peanuts.
Mas atenção é uma opinião, nem sei se ele ou alguém, incluído o Banco de Portugal sabe bem como vai ser.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por General Patton » 7/4/2015 16:55

manchini Escreveu:
Já agora General, a tua assinatura está um pouco grande, não??

Manchini

Manchini, só não está maior porque não é possível... Foi até ao limite do que é admitido! ;)

Do que dele ouvi, consta isto:
http://expresso.sapo.pt/fosun-favorita- ... ia=f917266

«Quinta-feira à noite, na SIC Notícias ("Quadratura do Círculo"), António Lobo Xavier reconheceu que a "monumental litigância" afastará os candididatos mais sensatos e credíveis. Sem a proteção contra futuros processos judiciais, "o preço do NB cairá a pique" e na corrida ficarão candidatos desesperados "que aceitem um risco de litigância que perdurará por 10 ou 15 anos". Lobo Xavier, administrador do BPI, admitiu que, no final, os custos da litigância ficarão a cargo do "Sistem bancário são".»

Cumprimentos.
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por manchini » 7/4/2015 16:33

General Patton Escreveu:
Sim, claro!!! De forma directa será assim! No entanto, isso reflectir-se-á no preço de compra oferecido sobre o NB. Se as entidades que passaram à fase final, vierem a ter isso em conta nas propostas vinculativas - não sei, mas creio que tenderão a fazer reflectir isso no preço - o valor poderá não chegar ao esperado. Por isso é que o Lobo Xavier também não acreditava num valor alto para o preço, como o deves ter ouvido dizer. Não?! E quem responderá depois pelo valor a repor até aos 4,9 mil milhões?! Vá lá, podes responder que tu sabes... :)

Abraço

Boas General,

O que eu entendi que o Lobo Xavier disse, foi que esses valores de 4.9 mil M, deveriam ser peanuts para quem compra.
E se for mais 1 mil M, dá 5.9 mil M.
Existe um ex-banqueiro que avaliava em 6.4 mil M, por isso ainda tem folga... :)

Já agora General, a tua assinatura está um pouco grande, não??

Manchini

por General Patton » 7/4/2015 16:22

manchini Escreveu:Boas General,

Eu n acredito nesse cenário, mas também não entendo de direito.
Mas ouvi o Lobo Xavier, e a opinião dele é de quem ficar com o banco é que fica com essa parte.
Daí ele dar a entender que seriam os chineses que deviam comprar.

Manchini

Sim, claro!!! De forma directa será assim! No entanto, isso reflectir-se-á no preço de compra oferecido sobre o NB. Se as entidades que passaram à fase final, vierem a ter isso em conta nas propostas vinculativas - não sei, mas creio que tenderão a fazer reflectir isso no preço - o valor poderá não chegar ao esperado. Por isso é que o Lobo Xavier também não acreditava num valor alto para o preço, como o deves ter ouvido dizer. Não?! E quem responderá depois pelo valor a repor até aos 4,9 mil milhões?! Vá lá, podes responder que tu sabes... :)

Abraço
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por manchini » 7/4/2015 16:10

General Patton Escreveu:
manchini Escreveu:
General Patton Escreveu:
Ouvi dizer há dias, da boca de um juiz conselheiro (juiz do Supremo TJ), ex-membro também do Conselho Superior da Magistratura, que se as acções chegarem ao STJ (se o tribunal for chamado a pronunciar-se sobre o caso), mesmo os accionistas ganharão a causa... Asseverou de que não tem dúvidas disso. Todavia, o tempo falará por si. E há a registar (deve dizer-se) que esse magistrado era accionista do antigo BES, posição que mantinha aquando da resolução.

A ver vamos... Desejo o melhor a todos os que perderam com este caso.

Cumprimentos.

Boas General,

E achas que o BCP tem alguma coisa a ver com isso??
A pagar seremos todos nós...

Manchini

Manchini, apenas o referi neste tópico porque estava aqui a desenrolar-se a conversa sobre isso. Claro que o tema tem relevância para o BCP também. Mas a decisão jurisdicional não levará, nem pode levar em conta as consequências que uma decisão dessas possa importar para o BCP e restante banca via Fundo de Resolução. A decisão é jurídica, atende às normas que vigoravam à data e que protegiam os interesses e relações de todas as partes envolvidas. O STJ não se pronunciará sobre o BCP, como se compreende. Certo? O STJ não quer saber do BCP para este efeito.

Cumprimentos.

Boas General,

Eu n acredito nesse cenário, mas também não entendo de direito.
Mas ouvi o Lobo Xavier, e a opinião dele é de quem ficar com o banco é que fica com essa parte.
Daí ele dar a entender que seriam os chineses que deviam comprar.

Manchini

por General Patton » 7/4/2015 15:38

manchini Escreveu:
General Patton Escreveu:
Ouvi dizer há dias, da boca de um juiz conselheiro (juiz do Supremo TJ), ex-membro também do Conselho Superior da Magistratura, que se as acções chegarem ao STJ (se o tribunal for chamado a pronunciar-se sobre o caso), mesmo os accionistas ganharão a causa... Asseverou de que não tem dúvidas disso. Todavia, o tempo falará por si. E há a registar (deve dizer-se) que esse magistrado era accionista do antigo BES, posição que mantinha aquando da resolução.

Cumprimentos.

Boas General,

Manchini

Manchini, apenas o referi neste tópico porque estava aqui a desenrolar-se a conversa sobre isso. Claro que o tema tem relevância para o BCP também. Mas a decisão jurisdicional não levará, nem pode levar em conta as consequências que uma decisão dessas possa importar para o BCP e restante banca via Fundo de Resolução. A decisão é jurídica, atende às normas que vigoravam à data e que protegiam os interesses e relações de todas as partes envolvidas. O STJ não se pronunciará sobre o BCP, como se compreende. Certo? O STJ não quer saber do BCP para este efeito.

Cumprimentos.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por manchini » 7/4/2015 14:55

General Patton Escreveu:

Cumprimentos.

Boas General,

Manchini

por General Patton » 7/4/2015 14:23

jccgold Escreveu:
richardj Escreveu:
joao73 Escreveu:
Quem vai assumir isso?

O Governo? Que fugiu ao problema, que se escondeu nos buracos como ratos, e ainda hoje afirma que não tem nada haver com isto.

Quem comprar o NB, tem pleno noção das acções jurídicas existente. No entanto até podem invocar o desconhecimento das acções, mas pelo menos uma encontra-se registada na certidão permanente do NB.

Parece-me claro que a associação dos bancos é que vai ficar com a batata na mão. O NB não é do estado, é a da associação. A associação é que vai vender o NB.

E sim, basta ver que todos os grandes escritórios de advogados estão a trabalhar no caso BES, em todas as partes.

Isso nao é assim simples richardj. A decisão de separar o novobanco do "banco mau" foi totalmente estatal, pessoalmente tenho as maiores dúvidas como é que se faz uma separação dessas por decreto sem passar por tribunais. Parece-me puro experimentalismo, juridicamente dificilmente defensável. O normal quando uma empresa fale é os activos serem vendidos e o dinheiro ser distribuido a decisão do tribunal pelos vários credores. Isto vai dar muita litigancia.
Joao73, no topico BES passei 2 meses a prevenir toda a gente e a pôr questões como agora puz essa da litigancia que aí vem. Na altura que toda a gente dizia que o BES nao era o GES, eu questionava qual era a exposição do BES ao GES. Andou toda a gente a dormir acho bastante escandaloso até como há casas de investimento que não souberam pôr questões óbvias como essa e recomendar a venda de acções do BES.
Agora no BCP, estou bastante curioso em qual vai ser a decisão do governo sobre quem assume os riscos da litigância. A minha aposta é que vão assobiar pro lado e não definir essa situação a bomba que expluda quando estiverem lá outros. :-"

Cumprimentos.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por UriDarn » 7/4/2015 12:21

Esta aqui a noticia em Português xD

http://observador.pt/2015/04/07/bruxela ... a-a-banca/

Registado: 5/11/2014 20:06

por katolo » 7/4/2015 11:09

Mais uma notícia para provocar instabilidade na banca...

Registado: 20/2/2014 22:01

por manchini » 7/4/2015 10:56

Boas,

Não sei se o BCP hoje pode ser afetado por esta noticia.
UE estudia el uso de activos fiscales en la banca del sur de Europa -FT

07/04/2015

7 abr (Reuters) - La Comisión Europea está considerando la
posibilidad de abrir una investigación sobre si Grecia, Italia,
Portugal y España han avalado de manera ilegal a bancos que han
acumulado activos considerados de baja calidad en el resto de la
zona euro, informó el martes el Financial Times.
Bruselas está estudiando actualmente la información
solicitada por Estados miembros para decidir si se requiere una
investigación exhaustiva, dijo el FT, y se ha puesto en marcha
una "conversación" entre los Estados miembros y los reguladores
de competencia en Bruselas, según personas familiarizadas con el
asunto.
Los cuatro países tienen decenas de miles de millones de
euros en activos fiscales diferidos (DTAs) - pérdidas de los
bancos que se deducirán de sus impuestos y están avaladas por el
Estado- según datos del BCE publicados el año pasado, dijo el
diario.
Además, otra autoridad de la UE, la Autoridad Bancaria
Europea (EBA), ha empezado a analizar si los DTA crean un campo
de juego desigual, informó el FT.
El año pasado, la EBA pidió a Grecia que cambiara una ley
que permitía a sus bancos reforzar su base de capital mediante
la conversión de los activos fiscales diferidos en créditos
fiscales.

(Información de Ankush Sharma en Bengaluru, editado por Tomás
Cobos)
((tomas.gonzalez@thomsonreuters.com; +34 91 585 85 49; Reuters
Messaging: tomas.gonzalez.thomsonreuters.com@reuters.net))

Manchini

por jccgold » 7/4/2015 2:31

richardj Escreveu:
joao73 Escreveu:
Quem vai assumir isso?

O Governo? Que fugiu ao problema, que se escondeu nos buracos como ratos, e ainda hoje afirma que não tem nada haver com isto.

Quem comprar o NB, tem pleno noção das acções jurídicas existente. No entanto até podem invocar o desconhecimento das acções, mas pelo menos uma encontra-se registada na certidão permanente do NB.

Parece-me claro que a associação dos bancos é que vai ficar com a batata na mão. O NB não é do estado, é a da associação. A associação é que vai vender o NB.

E sim, basta ver que todos os grandes escritórios de advogados estão a trabalhar no caso BES, em todas as partes.

Isso nao é assim simples richardj. A decisão de separar o novobanco do "banco mau" foi totalmente estatal, pessoalmente tenho as maiores dúvidas como é que se faz uma separação dessas por decreto sem passar por tribunais. Parece-me puro experimentalismo, juridicamente dificilmente defensável. O normal quando uma empresa fale é os activos serem vendidos e o dinheiro ser distribuido a decisão do tribunal pelos vários credores. Isto vai dar muita litigancia.
Joao73, no topico BES passei 2 meses a prevenir toda a gente e a pôr questões como agora puz essa da litigancia que aí vem. Na altura que toda a gente dizia que o BES nao era o GES, eu questionava qual era a exposição do BES ao GES. Andou toda a gente a dormir acho bastante escandaloso até como há casas de investimento que não souberam pôr questões óbvias como essa e recomendar a venda de acções do BES.
Agora no BCP, estou bastante curioso em qual vai ser a decisão do governo sobre quem assume os riscos da litigância. A minha aposta é que vão assobiar pro lado e não definir essa situação a bomba que expluda quando estiverem lá outros. :-"

Registado: 11/11/2011 3:58

por nunorabaca » 6/4/2015 23:08

Alguma opinião acerca de como se vai comportar a cotada amanhã?

Registado: 13/6/2010 0:31

Re: Re:

por joao73 » 3/4/2015 21:44

informador Escreveu:
richardj Escreveu:
joao73 Escreveu:
Quem vai assumir isso?

João acho que te estas a referir ao papel comercial?? Confesso que não estou dentro do assunto mas segundo a imprensa já existe uma "resolução" qualquer ou estou errado??
Se me recordo numa conferencia o Presidente do BPI Fernando Ulrich disse que se as perdas forem significativas a Associaoção vai recorrer a justiça. Acho que este filme ainda nem chegou ao fim da 1ª parte.
Se o NB for vendido pelos 2MM que falas então os representantes do FR estão mesmo em maus lençóis :shock:

Não e não....

Estou a falar dos accionistas do BES, estou a falar de acções.

Como já disse não quero trazer este assunto para este tópico vamos deixar a justiça funcionar.

Mas lembro que a possibilidade de sair o euromilhões aos gabinetes de advocacia é demasiado elevada, os valores médios que os advogados vão receber se ganharem esta causa corresponde a uma média de 20% do valor recebido pelos accionistas, agora façam as contas e se não vale a pena trabalhar.......

Um abraço,

João

Registado: 11/5/2014 21:37

Re: Re:

por informador » 3/4/2015 17:26

richardj Escreveu:
joao73 Escreveu:
Quem vai assumir isso?

João acho que te estas a referir ao papel comercial?? Confesso que não estou dentro do assunto mas segundo a imprensa já existe uma "resolução" qualquer ou estou errado??
Se me recordo numa conferencia o Presidente do BPI Fernando Ulrich disse que se as perdas forem significativas a Associaoção vai recorrer a justiça. Acho que este filme ainda nem chegou ao fim da 1ª parte.
Se o NB for vendido pelos 2MM que falas então os representantes do FR estão mesmo em maus lençóis :shock:

Registado: 23/7/2013 12:01

Re:

por richardj » 3/4/2015 17:01

joao73 Escreveu:
Quem vai assumir isso?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por joao73 » 3/4/2015 16:55

cavaleri Escreveu:
jccgold Escreveu:Acho que alguem antes de comprar BCP neste momento e quer estar longo deveria perguntar-se quem vai pagar em ultima instancia a litigancia que vai haver contra o NovoBanco / BES?

Nimguem vai pagar, o banco será vendido livre de ônus ou encargos, esse problema fica resolvido a nada com a saída do governador do banco de Portugal.

LOL

Ninguem vai pagar?

Infelizmente eu perdi muito dinheiro com o BES, para muitos até pode ser uma pequena fortuna, no entanto e infelizmente conheci com todo este processo quem perdeu dez vezes mais do que eu.

Só quem esta por dentro é que sabe os processos jurídicos que se encontram em tribunal.

Acredito que vai demorar muitos anos até que sejam indemnizados os pequenos accionistas, mas isto é uma questão de tempo.

Só eu tenho 6 processos em tribunal com patrocínio/acção diferentes, e conheço quem tem muito mais.

Basta pesquisarem no CITUS para se perceberem do que eu estou a falar.

Os interessados no NB, querem o NB limpo, e para isso é preciso quem assuma os resultados destes processos.

Quem vai assumir isso?

com o código de acesso 8821-3307-2034

Registo accao Novo Banco

Em representação dos investidores no Banco Espírito Santo, as sociedades de advogados que integram o CDIBES registaram na Conservatória do Registo Comercial a ação proposta contra o Banco de Portugal em que se pede a anulação da medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal ao Banco Espírito Santo S.A., a anulação da transferência dos ativos sob gestão do Banco Espirito Santo S.A. para o Novo Banco S.A., devendo todo esse acervo patrimonial ser transferido e regressar à esfera patrimonial do Banco Espírito Santo S.A.. Até ao trânsito em julgado de decisão a proferir na ação agora registada, deve o Novo Banco S.A. abster-se de vender ou alienar ativos, passivos, elementos extratrimoniais e ativos sob gestão que são legalmente do Banco Espírito Santo S.A. e que foram objeto de transferência. Foi registado também o pedido de nulidade da medida e a extinção do banco de transição denominado Novo Banco S.A. e a nulidade do contrato de mútuo em que se fundou o empréstimo da República Portuguesa ao Fundo de Resolução.

Quem comprar o NB, pelo menos tem conhecimento desta acção, porque a mesma encontra-se registada na certidão permanente do NB,

Não acredito ...., só um louco é que comprava o NB sem se acautelar dos valores indemnizatórios que podem ocorrer de todos estes processos. E lembrem-se que mais de 50% do capital do BES se encontra nas mãos dos pequenos accionistas, e foram estes que recorreram judicialmente.

Por isso estou convencido de quem comprar o NB, tem que ter o desconto de uma presumível perda judicial, e essa não pode ser inferior a 50% do valor do capital do BES, porque é a que se encontra nas mãos dos pequenos accionistas e que se encontram em acções judicias.

O Novo banco vai ser vendido no máximo por um valo aproximado de 2 mil milhões de euros, acima deste valor tem que alguém assumir as responsabilidade jurídicas, e garanto que o Governos não se vai atravessar, porque sabe o que fez, sabe os erros jurídicos destes processos, sabe que não existe ninguém que consiga garantir o sucesso ou insucesso destas acções, porque todo isto é novo e foi aplicado numa fase experimental e logo no maior banco privado do Pais.

No entanto não quero alongar mais este assunto do BES, o tempo vai se encarregar de verificar quem tem razão.

Um abraço e Boa Pascoa

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por informador » 3/4/2015 16:28

Caro informador, penso que a capitalização bolsista = numero de acções x ultima cotação. Isto para qualquer cotada.

Na data que referiu, e indo ao site como fez o PCO5:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... pital.aspx

o nº de acções era de 4.694.600.000 x 0.57 € (preço médio de Abril 2011) = 2 675 922 000 € de Mkt cap

dá-se passado um mês ( Maio 2011) mais um aumento de capital de 1.584.235.200 e o BCP fica com 6.278.835.200 de acções no mercado e termina o ano a desvalorizar 75% (!) cotando ca. de 12 cts. Evidente que este numero não foi alheio à crise de 2011, onde o sector bancário nacional ficou de joelhos.

A cotada demorou quase dois ano para duplicar de valor até chegar aos .23 cts, mas com o ultimo aumento de capital passou a haver mais de 2.85 vezes o numero de acções detidas.

Por isso a longo laterização nos 8 cts. está bem explicada. As ultimas subidas deram-se e bem com um arrumar da casa, pagamento de CoCos para aliviar juros, boa gestão, afastamento de ingerência de políticos, etc, o mercado aplaudiu. Mas agora regressamos à realidade quando um banco tem de recorrer a tantos AC, é normal que o preço se dilua sempre e perca valor e respeito de mercado. O BCP é apetecido pois é muito especulativo e dá para ganhar algum dinheiro com as oscilações que tem tido.
Confronte-se com o BPI ( vê-se que foi abaixo com a crise e com um aumento de capital em 2011 de 990 M , o que é normal) e com o BCP nestes 4 anos. Não estou a afirmar que BPI melhor/pior. Apenas analisar os gráficos.
Por curiosidade veja o grafico do Sabadell durante os ultimos quatro anos e é aquilo que chamo uma cotada onde houve forte desvalorizacão por causa da crise basicamente do sector bancário,
mas o comportamento em bolsa não é tão errático.[/quote]

Sim rjjp só olhei para o gráfico ajustado e esqueci o resto :wink: pois e o maior MK do BCP nestes ultimos 10 anos foi de 15,2MM em 2006 ou 2007 o que para voltar lá tem de batalhar muitissimo e esperar por factores externos muito bons.

por rjjp » 3/4/2015 15:04

Qual é o espanto dos "DOZE MIL MILHOES DE EUROS"??????
basta recuares 4 anos ou seja (abril de 2011) e o bcp estava a 0,22......[/quote]

Caro informador, penso que a capitalização bolsista = numero de acções x ultima cotação. Isto para qualquer cotada.

Na data que referiu, e indo ao site como fez o PCO5:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... pital.aspx

o nº de acções era de 4.694.600.000 x 0.57 € (preço médio de Abril 2011) = 2 675 922 000 € de Mkt cap

dá-se passado um mês ( Maio 2011) mais um aumento de capital de 1.584.235.200 e o BCP fica com 6.278.835.200 de acções no mercado e termina o ano a desvalorizar 75% (!) cotando ca. de 12 cts. Evidente que este numero não foi alheio à crise de 2011, onde o sector bancário nacional ficou de joelhos.

A cotada demorou quase dois ano para duplicar de valor até chegar aos .23 cts, mas com o ultimo aumento de capital passou a haver mais de 2.85 vezes o numero de acções detidas.

Por isso a longo laterização nos 8 cts. está bem explicada. As ultimas subidas deram-se e bem com um arrumar da casa, pagamento de CoCos para aliviar juros, boa gestão, afastamento de ingerência de políticos, etc, o mercado aplaudiu. Mas agora regressamos à realidade quando um banco tem de recorrer a tantos AC, é normal que o preço se dilua sempre e perca valor e respeito de mercado. O BCP é apetecido pois é muito especulativo e dá para ganhar algum dinheiro com as oscilações que tem tido.
Confronte-se com o BPI ( vê-se que foi abaixo com a crise e com um aumento de capital em 2011 de 990 M , o que é normal) e com o BCP nestes 4 anos. Não estou a afirmar que BPI melhor/pior. Apenas analisar os gráficos.
Por curiosidade veja o grafico do Sabadell durante os ultimos quatro anos e é aquilo que chamo uma cotada onde houve forte desvalorizacão por causa da crise basicamente do sector bancário,
mas o comportamento em bolsa não é tão errático.

Registado: 31/3/2015 2:58

por cavaleri » 3/4/2015 14:59

jccgold Escreveu:Acho que alguem antes de comprar BCP neste momento e quer estar longo deveria perguntar-se quem vai pagar em ultima instancia a litigancia que vai haver contra o NovoBanco / BES?

Nimguem vai pagar, o banco será vendido livre de ônus ou encargos, esse problema fica resolvido a nada com a saída do governador do banco de Portugal.

Registado: 31/12/2014 0:41

por jccgold » 3/4/2015 14:32

Acho que alguem antes de comprar BCP neste momento e quer estar longo deveria perguntar-se quem vai pagar em ultima instancia a litigancia que vai haver contra o NovoBanco / BES?

Registado: 11/11/2011 3:58

por informador » 3/4/2015 13:11

rjjp Escreveu:Sei que existem comentários por vezes um bocado acirrados, entre shorts e longos. Ou neutros: que é o meu caso. Apenas a ver. Mas a falta de bom senso deixa-me um bocado perplexo.
Sei que a bolsa também vive de emoções (muito!). Mas o mesmo sentimento no final de Janeiro quando a cotada caiu nos 6 cts, levou alguns foristas a escrever que ia aos 3 cts (!) sem explicar bem o porquê, encontro agora inversamente proporcional, opiniões que colocam a cotada no final do ano a 22 cts (!) igualmente sem saberem explicar bem o porquê de uma subida que coloca o BCP, ao preço exactamente com cotação de à um ano ( Abril de 2014); só que e como bem fez referência o PC05 com a tabela acima descrita, houve um brutal aumento de capital e de ca. 20MM em 2012, passaram a 54MM de acções em 2014 e levou a uma correcção sensivelmente de 22 para ca. 10 cts. Um preço ajustado simpaticamente.
Apesar de já não possuir esta cotada, desejo toda a sorte do mundo caso subisse até aos 22cts: o Mkt cap seria à volta de 12 MM de de euros!!!!!!!!!!
Desculpem escrever novamente: DOZE MIL MILHÕES DE EUROS!!!!!!
Curioso: existe um banco que tem actualmente esse Mkt cap e que já teve na esfera do BCP: o Sabadell. Agora: alguém acredita que o BCP que actua em mercados extremamente voláteis tenha essa performance? O Sabadell é mercado espanhol ( forte presença em todo o Norte e claro, Catalunha) com várias marcas bancárias e penetração forte no mercado empresarial, num país que cresce muito e ainda tem o mercado Inglês com Lloyds... Puxei o Sabadell pela proximidade e de realçar o facto que também foram intervencionados pelo governo via FROB e directamente etc, mas haviam outros bancos que se podiam analisar. Agora com 750 M de CoCos penso que a pagar até início de 2016, economia titubeante ,imparidades para crédito em incumprimento, etc, acho que só no campo da especulação, mesmo OPA, sei lá, o que quiserem, mas só com reverse stock split é que se atingirá esse preço .
Mesmo a liquidez injectada pelo BCE, não serve de razão para estas e outras euforias.

Feliz Páscoa para todos

Qual é o espanto dos "DOZE MIL MILHOES DE EUROS"??????
basta recuares 4 anos ou seja (abril de 2011) e o bcp estava a 0,22......

por cavaleri » 3/4/2015 9:02

PC05 Escreveu:
cavaleri Escreveu:A banca portuguesa pode estar em verdadeiro sentido ascendente são inumeras as razões, excelente oportunidade para os mais incautos entrarem pois devem apanhar um bull até as eleições depois só se o coelho ficar continua a subir....
Bcp claramente a aposta dos próximos 5 anos, o pessoal de AT e AF deverá estar a marcar rectas para baixo mas o sentido e para cima conheço muitoo bemmmm está ação ela está a encher acreditem até aos 12 vai ser muito rápido!

Todos conhecemos muito bem esta ação... principalmente:

Muitos AC s no entanto deveremos assistir entre 2016 e 2020 ao inverso inves de distribuição de dividendos, nesta fase é preciso visão caros foristas, penso será a oportunidade de recuperar o perdido.

Registado: 31/12/2014 0:41

por rjjp » 3/4/2015 3:38

Sei que existem comentários por vezes um bocado acirrados, entre shorts e longos. Ou neutros: que é o meu caso. Apenas a ver. Mas a falta de bom senso deixa-me um bocado perplexo.
Sei que a bolsa também vive de emoções (muito!). Mas o mesmo sentimento no final de Janeiro quando a cotada caiu nos 6 cts, levou alguns foristas a escrever que ia aos 3 cts (!) sem explicar bem o porquê, encontro agora inversamente proporcional, opiniões que colocam a cotada no final do ano a 22 cts (!) igualmente sem saberem explicar bem o porquê de uma subida que coloca o BCP, ao preço exactamente com cotação de à um ano ( Abril de 2014); só que e como bem fez referência o PC05 com a tabela acima descrita, houve um brutal aumento de capital e de ca. 20MM em 2012, passaram a 54MM de acções em 2014 e levou a uma correcção sensivelmente de 22 para ca. 10 cts. Um preço ajustado simpaticamente.
Apesar de já não possuir esta cotada, desejo toda a sorte do mundo caso subisse até aos 22cts: o Mkt cap seria à volta de 12 MM de de euros!!!!!!!!!!
Desculpem escrever novamente: DOZE MIL MILHÕES DE EUROS!!!!!!
Curioso: existe um banco que tem actualmente esse Mkt cap e que já teve na esfera do BCP: o Sabadell. Agora: alguém acredita que o BCP que actua em mercados extremamente voláteis tenha essa performance? O Sabadell é mercado espanhol ( forte presença em todo o Norte e claro, Catalunha) com várias marcas bancárias e penetração forte no mercado empresarial, num país que cresce muito e ainda tem o mercado Inglês com Lloyds... Puxei o Sabadell pela proximidade e de realçar o facto que também foram intervencionados pelo governo via FROB e directamente etc, mas haviam outros bancos que se podiam analisar. Agora com 750 M de CoCos penso que a pagar até início de 2016, economia titubeante ,imparidades para crédito em incumprimento, etc, acho que só no campo da especulação, mesmo OPA, sei lá, o que quiserem, mas só com reverse stock split é que se atingirá esse preço .
Mesmo a liquidez injectada pelo BCE, não serve de razão para estas e outras euforias.

Feliz Páscoa para todos

Registado: 31/3/2015 2:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade e 135 visitantes