Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 26/3/2015 17:47

manchini Escreveu:Está tudo à espera da correção, mas para mim ela já aconteceu no dia 4 de Março, onde veio furar a Fibo 23.
Como não fechou abaixo dela a maioria não considera, mas eu tenho esse entendimento.

Boas manchini, é como dizes, quase toda gente espera uma correção maior que a que referes.
Uns para comprar outros para reforçar. Se vai acontecer ninguém sabe, só o tempo o dirá.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por investpouco » 26/3/2015 17:42

26-03-2015 13:59 - NOVA 1-BCP vende 15,41 pct Bank Millennium por 304 ME, rácio CET1 sobe 46 pb
(Acrescenta detalhes, comentário, cotações)
Por Shrikesh Laxmidas
LISBOA, 26 Mar (Reuters) - O Millennium bcp
encaixou 304 milhões de euros com a venda de 15,41 pct do polaco
Bank Millennium , a um preço de 6,65 zlotys por acção,
reforçando o seu rácio de capital CET 1 'fully implemented' em
46 pontos base (pb), anunciou o maior banco cotado português.
O preço da operação representa um desconto de 10 pct face à
cotação de 7,37 zlotys por acção do Bank Millennium no fecho da
sessão de ontem na bolsa de Varsóvia.
"O montante estimado do encaixe da Colocação é
aproximadamente 1,24 mil milhões de zlotys (304 ME), resultando
num aumento do ratio CET1 do Grupo BCP, face a Dezembro de 2014,
de 46 pb em base 'fully implemented' e de 64 pb de acordo com os
critérios 'phased-in'," adiantou em comunicado.
Referiu que "após a conclusão da colocação, o BCP continua
a deter uma participação maioritária no capital social do Bank
Millennium, correspondente a 50,1 pct do capital social da
Sociedade".
André Rodrigues, analista do Caixa BI, referiu que "o
resultado da operação não é de todo mau".
"O preço é menor do que o nosso cenário central, mas o
impacto no rácio de capital é interessante, e é esse o foco,"
sublinhou.
Numa nota publicada antes do comunicado do BCP, Rodrigues
tinha previsto que a venda da participação poderia ser reforçar
o rácio de capital CET1 'fully implemented', do BCP em entre 47
pb, com 7,5 pct de desconto na colocação, e 53 pb, ao preço de
fecho das acções do Bank Millennium ontem.
A deterioração dos rácios do Millennium bcp era uma
preocupação dos analistas, que anteviam medidas adicionais de
reforço da almofada de capital, incluindo a venda de uma
participação nesta rentável unidade polaca.

MEDIDAS ADICIONAIS?
O BCP foi o único banco português a falhar os "testes de
stress" do Banco Central Europeu em Outubro, que foram feitos
com base nas contas de 2013 e, entretanto, o banco tomou várias
medidas, incluindo um bem sucedido 'cash call' de 2.250 ME em
Julho último.
Mas as preocupações acentuaram-se com os resultados do
quarto trimestre de 2014.
O banco português reportou uma descida do rácio CET 1 'fully
implemented' para 8,9 pct, contra 10,2 pct no terceiro
trimestre, devido à perda trimestral e ao impacto de menos 110
pontos base com a reavaliação de responsabilidades com pensões,
e abaixo dos pares europeus.
André Rodrigues avançou que o BCP poderá apresentar algumas
medidas adicionais de melhoria da sua posição de capital no
curto prazo para atingir a meta de 10 pct.
Adiantou que estas medidas poderão incluir lançamento de uma
de securitização de carteiras de crédito, encaixando entre 1.000
ME e 1.500 ME, com um impacto em capital de 20 pb a 35 pb, ou a
venda de parte da carteira de dívida soberana, com mais-valias
potenciais perto de 400 ME no final de 2014 e com impacto máximo
perto de 65 pb.
As acções do BCP afundaram mais de 5 pct no início da sessão
e seguem a perder 2,42 pct para os 0,093 euros.
Em Varsóvia, o Bank Millennium tomba 9 pct para 6,74 zlotys.

(Reportagem adicional de Andrei Khalip; Editado por Daniel
Alvarenga)
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Chavaska » 26/3/2015 17:10

Chavaskal Escreveu:Vamos ver se os níveis de fibonacci e o antigo máximo relativo seguram a cotação.
Bem me parecia que a descida a 0.09 seria rápida.
Eu volto a entrar longo com metade da exposição a esta cotada.
Do ponto de vista técnico está perfeita.
BN

Se fechar em máximos do dia, é um sinal BULL forte, e entro com a outra metade destinada a este ativo.
Vamos seguir atentamente
BN

Registado: 3/12/2007 11:12

por manchini » 26/3/2015 17:07

ricardmag Escreveu:Deixo a analise de ontem do tiagopt

Boas Ricardmag,

Está tudo à espera da correção, mas para mim ela já aconteceu no dia 4 de Março, onde veio furar a Fibo 23.
Como não fechou abaixo dela a maioria não considera, mas eu tenho esse entendimento.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por ricardmag » 26/3/2015 16:48

Deixo a analise de ontem do tiagopt

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Charts » 26/3/2015 16:35

Ulisses Pereira Escreveu:charts, não sei.

investpouco, não sabes, nem ninguém sabe. E se alguém soubesse fazia uma operação no mercado cambial.

Abraço,
Ulisses

Repetida, apareceu mensagem de erro 'documento expirado'.

Registado: 29/11/2007 10:30

por Charts » 26/3/2015 16:34

Ulisses Pereira Escreveu:charts, não sei.

investpouco, não sabes, nem ninguém sabe. E se alguém soubesse fazia uma operação no mercado cambial.

Abraço,
Ulisses

Obrigado.

Era uma questão interessante, em vez de discutir o sexo dos anjos, se o custos financeiros são lucros ou prejuízos.

Este fórum tem o problema dos egos, demonstrações de conhecimento e questões pessoais em grande parte dos posts.

Eu também já dei para o peditório quando um forista andava a afirmar reiteradamente e argumentando que 2014 era o ano da boas notícias para o BCP (Aumento capital, Falência BES e fundo resolução + chumbo Stress Tests)

Mas também faz parte desde que não seja em exagero.

por investpouco » 26/3/2015 16:30

reducao dos fundos em short.
Anexos
bcpshort.jpg
bcpshort.jpg (68.2 KiB) Visualizado 7344 vezes
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 26/3/2015 16:29

whiteshark Escreveu:isso nao faz sentido nenhum. reforça como? mete uma ordem de compra de 1.000.000.000 de acções?
Achas mesmo? operações destas não é como comprar 10.000 acções do BCP na gobulling.

nao sei como fazer foi uma ideia mas a accao tambem está a 7 euros penso que nao seriam tantas accoes, mas ok, nao dá nao dá. foi a minha ideia tal como os fundos vão reforçando e certas cotadas vão comprando e vendendo accoes proprias.
cumptos, Investpouco.

por Ulisses Pereira » 26/3/2015 16:23

charts, não sei.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por whiteshark » 26/3/2015 16:14

No grafico intraday parece me estar a formar um triangulo com projecção ou nos 0,88 ou nos 0,96.
Vamos ver onde quebra

Registado: 4/2/2014 12:33

por whiteshark » 26/3/2015 16:12

investpouco Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses

o que pretendo dizer é que se mais tarde o BCP voltar a reforçar a posição na polonia, pode compra-las mais abaixo (caso estejam).
Pois ainda nao sabemos como ficará a situação do Zloty.

isso nao faz sentido nenhum. reforça como? mete uma ordem de compra de 1.000.000.000 de acções?
Achas mesmo? operações destas não é como comprar 10.000 acções do BCP na gobulling.

Registado: 4/2/2014 12:33

por investpouco » 26/3/2015 16:05

Ulisses Pereira Escreveu:investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses

o que pretendo dizer é que se mais tarde o BCP voltar a reforçar a posição na polonia, pode compra-las mais abaixo (caso estejam).
Pois ainda nao sabemos como ficará a situação do Zloty.
cumptos, Investpouco.

por Charts » 26/3/2015 15:56

Abraço,
Ulisses

Ulisses sabes se nos 4900M consagrados no fundo de resolução serão incorporados as vendas dos imóveis, BESI e Tranquilidade?

Só isso ascende a 900M se não me engano.

por HaRt » 26/3/2015 15:55

Abraço,
Ulisses

Além de que é preciso que depois alguém esteja interessado em vender
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por Ulisses Pereira » 26/3/2015 15:49

investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por investpouco » 26/3/2015 15:38

katolo Escreveu:Eu nao gosto nada que se vendam os aneis... e ainda me parece que ja tiveram oportunidade de efetuar esta alienaçao ha uns meses onde teriam encaixado mais uns valentes milhoes...

Mas enfim... sou um eterno bcpato habituado a sofrer :mrgreen:

ja pensaste que com a queda dos zlotys pode cair mais e recomprarem mais em baixo no fim do ano???
cumptos, Investpouco.

por manchini » 26/3/2015 15:27

Boas,

Gap down, no BCP e DAX, hum...

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por katolo » 26/3/2015 14:14

Eu nao gosto nada que se vendam os aneis... e ainda me parece que ja tiveram oportunidade de efetuar esta alienaçao ha uns meses onde teriam encaixado mais uns valentes milhoes...

Mas enfim... sou um eterno bcpato habituado a sofrer :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por informador » 26/3/2015 14:09

Penso que já chega quando têm todos razão no que dizem. Ativo se percebes alguma coisa de AF sabes perfeitamente que a MF pode facilmente alterar com o juros de curto prazo e com os custos de obrigações subordinadas de conversão contingente. Parece que o BCP já efectuou a operação e vai melhorar os racios com vista ao pagamento dos cocos, é esta a minha opinião. Confesso que vejo um BCP a dar a volta por cima mas nao sendo eu um grande admirador de AT acho que neste momento a AT diz tudo, caso os 0,09 ou até os 0,086 (ou quem sabe mais a baixo) aguentem podemos estar perante uma viragem muito importante na cotação.....

Registado: 23/7/2013 12:01

por Ativo » 26/3/2015 13:47

ativo Escreveu:
investpouco Escreveu:
ativo Escreveu:Suponho que pagar "CoCos" não melhora o nível de capitais próprios. Porquê? Porque os "Cocos", são contabilizados como capital próprio e não como dívida. Ora, precisando o BCP de reforçar os seus rácios de capital, não acredito, ao contrário de muita boa gente, que o BCP utilize, para já, o capital resultante da venda de 15,4 % da sua filial bancária polaca para se ver livre dos "CoCos". O capital resultante desta venda vai, pois, certamente, servir para reforçar os rácios de capital do BCP e não, para já, para pagar "CoCos", que, repito, são contabilizados como capital próprio e não como dívida.

o que se passa é que o BCP nao chega aos lucros facilmente com os cocos a provocarem alguma provisao. e assim torna-se obvio o lucro.
alem do mais os coco's caso nao sejam pagos convertem-se em capital e capital significa entrada de novas accoes, diluindo ainda mais as existentes.

Os "Cocos" são contabilizados como capital próprio e, por isso, não provocam nenhuma provisão.

"investpouco" a presente troca de mensagens, entre nós, nasceu das mensagens, acima referidas.

Tu afirmaste que os "CoCos" provocavam uma provisão e eu disse que os "CoCos" são contabilizados como capital próprio e, por isso, não obrigam a constituir nenhuma provisão.

Depois, perguntaste: "entao e os juros a 10%???".

Eu respondi-te: "O pagamento dos juros não obriga o BCP a constituir uma provisão!".

Em seguida, questionaste: "mas os juros são um prejuizo ou nao??"

Eu respondi-te: "Os juros não são um prejuízo, são um custo, como tanto outros, que o BCP tem com a sua atividade.".

Seguidamente, perguntaste: "os custos dos emprestimos são prejuizos ou lucros???".

Eu respondi-te:

"Os juros pagos por um banco não são prejuízo, são um custo, assim como, por exemplo, o pagamento de salários.

Os custos nem são prejuízo, nem lucro.

O prejuízo é a diferença negativa entre a receita e o custo.

O lucro é a diferença positiva entre a receita e o custo.".

Depois, questionaste: "a diferença entre o emprestimo e o custo final do produto (coco's) gerou lucros ou prejuizos??? ou melhor gerou diferença negativa ou positiva???

Eu respondi-te:

"investpouco", os "CoCos" são tidos na contabilidade do banco não como um empréstimo (passivo), mas sim como capital próprio e, por isso, não obrigam à constituição de uma provisão.
Obviamente, que o BCP tem todo o interesse em "pagar" os "CoCos", mas isso só poderá acontecer quando esse pagamento não puser em causa os rácios de capital do BCP exigidos pelo BCE.
Entretanto o BCP terá que pagar juros, mas os juros são um custo da sua atividade, na contabilidade do banco, e não um prejuízo, e por isso não obrigam à constituição de uma provisão.".

Depois, disseste:

"agora responde-me a esta questão e talvez ela te elucide:
imagina que o emprestimo seria em taxas de juro negativas.....
o que daria neste caso???? chamas custo???? chamas lucro??? ou chamas o quê???".

Como se pode perceber, a nossa conversa foi-se lateralizando ...
Não vou agora falar de taxas de juro negativas ...
Dado que a conversa ameaça eternizar-se, não vou prolongar mais esta conversa ...
Editado pela última vez por Ativo em 26/3/2015 15:40, num total de 3 vezes.

Registado: 24/1/2014 17:24

por investpouco » 26/3/2015 13:45

bcp encaixa 304milhoes

As acções foram vendidas a 6,65 zlotys cada uma, o que traduz um desconto de 9,8% face ao preço de fecho de quarta-feira. O impacto no rácio de capital do BCP é de 46 pontos base.
O Banco Comercial Português anunciou esta quinta-feira, 26 de Março, que realizou um encaixe de 1,24 mil milhões de zlotys (304 milhões de euros) com a venda da posição de 15,41% no capital do Bank Millennium.

As acções do banco polaco foram vendidas a 6,65 zlotys cada uma, o que traduz um desconto de 9,8% face ao preço de fecho de quarta-feira do banco polaco. Esta quinta-feira as acções recuam 8% para 6,78 zlotys.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bcp_encaixa_304_milhoes_de_euros_com_venda_de_posicao_no_millennium_polaco.html
cumptos, Investpouco.

por Charts » 26/3/2015 13:12

O Besi e Tranquilidade não entram no valor do NB para efeitos do fundo de resolução?

por investpouco » 26/3/2015 13:04

ativo Escreveu:"investpouco", os "CoCos" são tidos na contabilidade do banco não como um empréstimo (passivo), mas sim como capital próprio e, por isso, não obrigam à constituição de uma provisão.
Obviamente, que o BCP tem todo o interesse em "pagar" os "CoCos", mas isso só poderá acontecer quando esse pagamento não puser em causa os rácios de capital do BCP exigidos pelo BCE.
Entretanto o BCP terá que pagar juros, mas os juros são um custo da sua atividade, na contabilidade do banco, e não um prejuízo e por isso não obrigam à constituição de uma provisão.

ativo, esquece a parte coco's, porque eu nao falei neles como provisao, falei sim dos prejuizos dos juros deles, e talvez tenha dito de provisionar esses prejuizos, pode nao ter sido a maneira mais correcta de falar provisionar esses prejuizos, quanto aos racios estou de acordo contigo, mas continuo a dizer custo entra como prejuizo daquele produto/actividade, a nao ser que esse produto retorno mais-valias maiores que o seu custo (juro neste caso).
e responde-me lá a pergunta que te fiz sobre um emprestimo com taxas negativas, se chamarias tambem de custo aos juros negativos ou chamarias de lucro uma vez que geraria mais capital final do que o emprestado.
cumptos, Investpouco.

por Ativo » 26/3/2015 12:53

investpouco Escreveu:
ativo Escreveu:Os juros pagos por um banco não são prejuízo, são um custo, assim como, por exemplo, o pagamento de salários.

Os custos nem são prejuízo, nem lucro.

O prejuízo é a diferença negativa entre a receita e o custo.

O lucro é a diferença positiva entre a receita e o custo.

a diferença entre o emprestimo e o custo final do produto (coco's) gerou lucros ou prejuizos??? ou melhor gerou diferença negativa ou positiva???

"investpouco", os "CoCos" são tidos na contabilidade do banco não como um empréstimo (passivo), mas sim como capital próprio e, por isso, não obrigam à constituição de uma provisão.
Entretanto o BCP terá que pagar juros, mas os juros são um custo da sua atividade, na contabilidade do banco, e não um prejuízo, e por isso não obrigam à constituição de uma provisão.
Editado pela última vez por Ativo em 26/3/2015 14:18, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], Phil2014 e 196 visitantes