Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por SERRA LAPA » 19/3/2015 0:18

Não creio que caia com a Galp e a EDp a subirem como prevejo. A subida do petróleo nocaso da Galp. A queda de um barreira importante no caso da Edp, levarão com certeza o índice a subir. Mas amanhã veremos.

Registado: 17/3/2008 4:57

por 654235 » 19/3/2015 0:06

As parecenças com a JMT são espantosas. Espero um pullback em ambos nos próximos dias.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por 654235 » 19/3/2015 0:06

As parecenças com a JMT são espantosas. Espero um pullback em ambos nos próximos dias.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por HJOR » 18/3/2015 20:52

Apenas uma mera atualização, após a sessão de hoje, com um higher high e um higher low.

PS: Don't fight the trend. The trend is your friend until it ends.

:mrgreen:
Anexos
PSI20_D_2015-03-18_2.jpg
PSI20_D_2015-03-18.jpg
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por LUISSM3 » 18/3/2015 0:56

soso Escreveu:Luís, seja bem aparecido!

Antes do target apresentado, até onde julgas que vai corrigir? 55xx..... 5350....

Fica o meu gráfico, onde julgo que será desta que a divergência se vai sobrepor no curto prazo.

Cumprimentos bolsistas :wink: .

Boas soso,

Eu não julgo nada, até pq nem sou juiz :wink: . Apenas interpreto os gráficos e realço o que vejo.

Neste momento, no gráfico anterior o que vejo é mais uma paragem no movimento de subida com rompimento dessa mesma paragem. Normalmente estes aglomerados de velas tomam formas de bandeiras ou galhardetes usualmente designados de Flags ou Pennants na língua anglo-saxónica.

Muitas vezes o aspeto desse aglomerado de velas não é muito relevante na minha opinião ao contrário de muitos autores. O importante é que seja uma paragem, limitada por algum valor que depois é ultrapassado de preferência com maior volume.

São muitas as situações em que esse rompimento gera um pullback à zona de rotura. Se pensarmos que poderá ocorrer uma situação dessas neste caso, poderemos ter um retorno à zona ligeiramente acima da MM200D que se comportará agora como suporte.

Não poderemos esquecer no entanto que esta MM200D ainda se encontra com a sua derivada negativa.

Quanto ao teu gráfico, essa divergência ainda não existe. Para existir, temos de ter um novo HH. Poderá ser considerada apenas, se tivermos o pullback acima referido. Se isso não acontecer e o RSI voltar a máximos, não é gerada qualquer divergência.

Abraço,
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por EuroSexy » 18/3/2015 0:06

Após estes anos de cortes exigidos pela TROIKA, a cereja no topo do bolo será a vinda de inflação, com salários baixinhos e com o aumento dos preços generalizados Portugal vai ter perda de poder de compra redobrado.

Agora, o preço do petróleo diz que não, mas logo a maré vai encher e eu pretendo ir na onda o mais cedo possível.
Estou convencido de nada relativamente ao mercado. No entanto o PSi20 vai dando um sinal da sua graça.
Será o inicio do bullmarket?

Registado: 16/6/2014 0:01

por EuroSexy » 17/3/2015 15:37

A Grécia já tem muito pouca ou nenhuma influência sobre Portugal.
Cada vez menos a Grécia tem influência no nosso país, daqui em diante. Nós deixamos de ser credores gregos.

Se a Grécia melhorar ou continuar cada vez pior, isso já não nos afecta, nem a nós nem à economia de Portugal.
Embora tenhamos a mesma moeda estrangeira, estamos condenados ao sucesso. A nossa bolsa dá-nos uma imagem do que pretende continuar a fazer desde o inicio de 2015.

Na minha modesta opinião já começámos o grande Bullmarket que deve ir até ao ano 2019/2020, levando muito mais tempo que qualquer colapso repentino.

Registado: 16/6/2014 0:01

por soso » 17/3/2015 12:11

Luís, seja bem aparecido!

Antes do target apresentado, até onde julgas que vai corrigir? 55xx..... 5350....

Fica o meu gráfico, onde julgo que será desta que a divergência se vai sobrepor no curto prazo.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
5800.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por LUISSM3 » 17/3/2015 2:03

G.A.
Anexos
PSI 20  16-3-2015 (D ).gif
PSI 20 16-3-2015 (D ).gif (56.37 KiB) Visualizado 8780 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por F-Type » 16/3/2015 21:24

http://www.investing.com/rates-bonds/po ... bond-yield

Juros negativos a 2 anos esta semana... :-"

Uns fazem comissios outros trabalham :!:

Já que muitos fizeram esforços e apertaram o cinto até ao ultimo furo que seja por um Portugal diferente e melhor futuro!!

Abraços cordiais!

Registado: 27/8/2008 12:47

por yaya » 16/3/2015 20:30

O nosso PR está optimista e espera que o PIB este ano suba 2%. Não é dele a frase "raramente me engano"? Vamos ver.
http://observador.pt/2015/03/16/pires-lima-contido-do-cavaco-crescimento-15-2-nao-interessa/

6ªf a S&P pode subir o rating de Portugal.

Registado: 28/8/2013 22:19

por F-Type » 15/3/2015 20:33

Registado: 27/8/2008 12:47

por mav888 » 14/3/2015 23:24

...
Anexos
PSI 20 Semanal.png
Semanal
PSI 20.png
Diário

Registado: 29/11/2007 10:24

por e-finance » 14/3/2015 22:27

ovelhaxone Escreveu:uma das coisas que acho fundamentais para quem anda ou começa nesta aventura é ter sensibilidade para o preço. perceber as nuances dos movimentos, do que faz algo acontecer com maior ou menor probabilidade, e perceber as fases de mercado em que se está. e isto é util não só para quem é descricionário na sua actuação mas também quem automatiza e deixa a máquina "pensar por si" pois é necessária programá-la correctamente.

o psi está num bearmaket de longo e muito longo prazo, e num bullmarket de curto a médio prazo. como tal, não é razoável pensar que o indice irá muito alto e muito menos de uma só vez. um mercado não muda assim e muito menos um mercado de um país/economia com tantos desafios pela frente.

é um exercicio inconsequente projectar ondas 1 ou ondas 3 enormes (em termos relativos) num cenário que aponta para um periodo de quedas novamente a breve prazo por se estar em tendências de longo prazo descendentes.

os mercados precisam de tempo para mudarem.

outra coisa que é preciso entender é que prazos negociamos. contra mim falo neste caso pois tanto comento situações de longo prazo como de curto prazo mas o facto é que para mim só me interessa o curto prazo. rarissimas vezes tenho posições por mais de 3 meses. raras vezes tenho posições por mais do que 2 ou 3 semanas. dito isto, acho fundamental ter uma opinião/ideia sobre os rumos de escalas superiores para saber com o que posso contar e dosear as minhas entradas contra ou a favor das tendências conforme a análise de risco que tem com base a fase do mercado, a tendência de fundo, niveis de entrada e saída e outras indicações técnicas ou subjectivas/empíricas.

o que vejo muitas vezes acontecer, principalmente nos foruns na net onde o objectivo se torna massajar o ego e não ganhar dinheiro, é as pessoas deixarem-se levar pelas emoções e confundirem os seus planos. ninguem pode estar pessimista e passar a optimista numa trade querendo sempre mais e mais e pensar que o céu é o limite. não é assim que isto funciona. e também é diferente aquilo que se acha ou se diz daquilo que se faz. ideias e achisses todos nós podemos ter muitas, mas o que conta é a acção concreta e essa tem de estar muito bem definida e interiorizada pois senão o mercado trata de nos virar do avesso em pouco tempo.

portanto, neste momento é completamente utópico pensar em psi acima dos 6100-6400. se não se conseguir perceber isso de forma intuitiva o melhor é parar e refletir um pouco.

Eu concordo com tudo, mas neste momento existe mais uma variável a ter em conta, o massivo QE em curso, muito deste dinheiro vai certamente parar aos mercados financeiros. Por esse motivo não diria que é utópico o psi a cima dos 6100-6400.

Cumprimentos
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por katolo » 14/3/2015 20:09

Meras opiniões...

Registado: 20/2/2014 22:01

por _Noah » 14/3/2015 18:15

xone de panda não tens nada :wink:

Grande publicação :clap:

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por ovelhaxone » 14/3/2015 17:18

uma das coisas que acho fundamentais para quem anda ou começa nesta aventura é ter sensibilidade para o preço. perceber as nuances dos movimentos, do que faz algo acontecer com maior ou menor probabilidade, e perceber as fases de mercado em que se está. e isto é util não só para quem é descricionário na sua actuação mas também quem automatiza e deixa a máquina "pensar por si" pois é necessária programá-la correctamente.

o psi está num bearmaket de longo e muito longo prazo, e num bullmarket de curto a médio prazo. como tal, não é razoável pensar que o indice irá muito alto e muito menos de uma só vez. um mercado não muda assim e muito menos um mercado de um país/economia com tantos desafios pela frente.

é um exercicio inconsequente projectar ondas 1 ou ondas 3 enormes (em termos relativos) num cenário que aponta para um periodo de quedas novamente a breve prazo por se estar em tendências de longo prazo descendentes.

os mercados precisam de tempo para mudarem.

outra coisa que é preciso entender é que prazos negociamos. contra mim falo neste caso pois tanto comento situações de longo prazo como de curto prazo mas o facto é que para mim só me interessa o curto prazo. rarissimas vezes tenho posições por mais de 3 meses. raras vezes tenho posições por mais do que 2 ou 3 semanas. dito isto, acho fundamental ter uma opinião/ideia sobre os rumos de escalas superiores para saber com o que posso contar e dosear as minhas entradas contra ou a favor das tendências conforme a análise de risco que tem com base a fase do mercado, a tendência de fundo, niveis de entrada e saída e outras indicações técnicas ou subjectivas/empíricas.

o que vejo muitas vezes acontecer, principalmente nos foruns na net onde o objectivo se torna massajar o ego e não ganhar dinheiro, é as pessoas deixarem-se levar pelas emoções e confundirem os seus planos. ninguem pode estar pessimista e passar a optimista numa trade querendo sempre mais e mais e pensar que o céu é o limite. não é assim que isto funciona. e também é diferente aquilo que se acha ou se diz daquilo que se faz. ideias e achisses todos nós podemos ter muitas, mas o que conta é a acção concreta e essa tem de estar muito bem definida e interiorizada pois senão o mercado trata de nos virar do avesso em pouco tempo.

portanto, neste momento é completamente utópico pensar em psi acima dos 6100-6400. se não se conseguir perceber isso de forma intuitiva o melhor é parar e refletir um pouco.

Registado: 18/7/2013 15:16

por jgut » 14/3/2015 14:40

HJOR Escreveu:
jgut Escreveu:
HJOR Escreveu:Mais uma curta atualização de quem "nada sabe e nada diz".

Quem não percebeu a indireta, foste tu.

Mais uma vez, um bom dia para ti,

Nesse caso fico mais tranquilo, a minha bicla de Btt até vai agradecer... :lol:

Mas, esquecendo estes assuntos que mais parecem novelas.... e dando por aqui o "caso" por terminado, quero partilhar esta minha análise baseada em alguns estudos realizados, em que são apresentadas algumas probabilidades.
Com este "post", inicio um período de "jejum" (ou não estivéssemos a entrar na quaresma) nas participações aqui no forum. Não precisam agradecer :lol: , pois eu sei que sou um aprendiz e nada digo de jeito... :D
Abraço a todos e bons negócios.

Ps: esqueci-me de colocar no gráfico que apenas 2% da onda3 são iguais à onda1, mas existe essa probabilidade :wink:

Lamentavelmente, não sei porque razão, a extensão das Fibo, não estavam certas, embora estivessem nos locais corretas, ... fica a correção e as minhas desculpas, apesar de alheio ao problema...
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por HJOR » 14/3/2015 12:11

jgut Escreveu:

Um Bom dia para ti HJor,
Tu recomendas estudos... eu a ti também vou fazer uma recomendação: aprende a ler e interpretar o que lês. :mrgreen: :wink:

É o que faço todos os dias, ler e interpretar.
Quem não percebeu a indireta, foste tu.
Antes de começares a estudar, recomendo que aprendas primeiro a ler e interpretar.
Boas leituras.

por HFCA » 14/3/2015 11:48

Vamos ao que interessa o PSI20 na semana que se avinha tem tudo para poder passar os 5750 pts conseguindo tem caminho aberto até aos 6100 mais o menos, o que poderá ajudar são os resultados das empresas bem como a comunicação dos dividendos que como já se sabe traz um pouco mais de negociação aos títulos que os distribuem.
Anexos
psi20.jpg
psi20.jpg (76.53 KiB) Visualizado 6070 vezes

Registado: 18/8/2009 13:58

por jgut » 14/3/2015 11:19

:clap:
Nem mais, daí o meu comentário: "conversa onde tudo se sabe e nada se diz, ou então nada se sabe e tudo se diz"... :wink:
Abraço e bons negócios...[/quote]

Esta foi a minha a afirmação. :wink:
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por jgut » 14/3/2015 11:16

Um Bom dia para ti HJor,
Tu recomendas estudos... eu a ti também vou fazer uma recomendação: aprende a ler e interpretar o que lês. :mrgreen: :wink:
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por RaposoTavares » 14/3/2015 3:44

yaya Escreveu:Maior fundo do mundo reforça no psi

O fundo soberano da Noruega esteve investido no BES e acumula perdas na PT. Apesar disto, no ano passado aumentou a posição na bolsa portuguesa.
O maior fundo soberano do mundo reforçou o investimento na bolsa portuguesa, apesar da desvalorização das acções nacionais no ano passado e dos problemas no BES e na PT.
O fundo soberano da Noruega, que tinha acções 0,17% do BES no final de 2013 e ainda detém 3,65% da PT, aumentou a posição na bolsa nacional em 3,24% para 6,84 mil milhões de coroas norueguesas no final de 2014 (758,6 milhões de euros à taxa de câmbio dessa data), segundo dados divulgados hoje pelo Norges Bank. No final de 2013, a posição na bolsa portuguesa correspondia a 6,62 mil milhões de coroas.
Apesar das perdas enfrentadas no BES e da desvalorização acentuada das acções da PT SGPS, o fundo aproveitou 2014 para reforçar nas acções da EDP, da Altri, dos CTT, da Jerónimo Martins, da Mota-Engil, da NOS e da Portucel, por exemplo. No caso dos CTT, este mês o fundo soberano da Noruega voltou a aumentar a posição, ultrapassando os 2% do capital.
A contrastar com aqueles reforços estiveram as acções da banca, com o fundo a reduzir a exposição às acções do BCP-0.34% e do BPI. A PT também foi alvo de um desinvestimento, com a participação a descer de 4,57% para 3,56%.
Além destes reforços, o maior fundo soberano do mundo procurou algumas oportunidades em cotadas nacionais de menor dimensão e que não integram o PSI 20. Em 2014, a entidade abriu posições na F. Ramada e na Corticeira Amorim. Apesar destes novos investimentos, as posições nestas cotadas são modestas, detendo, respectivamente, 0,03% e 0,12% dessas companhias.
Já na dívida de empresas e do Estado português, o fundo norueguês optou por reduzir a posição em 1,5%, para posições avaliadas em 2,16 mil milhões de coroas (236,2 milhões de euros). A queda é explicada sobretudo pela redução significativa da exposição a dívida do BCP.
O fundo, que era credor do BES, passou a ser detentor de dívida do Novo Banco. Tem 10,4 milhões de euros aplicados em obrigações da entidade que resultou da resolução do BES.
No que diz respeito a dívida do Estado português, o maior fundo do mundo fez um reforço ligeiro. Isto apesar das obrigações nacionais terem sido das mais rentáveis em 2014 e de Portugal ter saído do resgate da ‘troika' sem necessitar de mais apoio. Tem 51 milhões de euros aplicados em dívida do Estado.
O fundo teve um 2014 positivo com as aplicações nos mercados mundiais a renderem 7,6%, uma valorização de 64 mil milhões de euros. Terminou 2014 com 713,2 mil milhões de euros sob gestão.
in DE

Yaya, não leves a mal, mas o texto que citas ou é uma peça humorística, ou é um tiro no pé se se pretendia tornar o Psizito mais apetecível, ou, e é isso que me mais parece, um involuntário momento alto de humor non sense. Mais uma vez te peço que não te ofendas, mas tornou-se-me irresistível comentar um texto que me faz lembrar o melhor dos Monty Pithon.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por HJOR » 14/3/2015 3:11

Mais uma curta atualização de quem "nada sabe e nada diz".

por jgut » 13/3/2015 21:04

yaya Escreveu:Maior fundo do mundo reforça no psi

O fundo soberano da Noruega esteve investido no BES e acumula perdas na PT. Apesar disto, no ano passado aumentou a posição na bolsa portuguesa.
O maior fundo soberano do mundo reforçou o investimento na bolsa portuguesa, apesar da desvalorização das acções nacionais no ano passado e dos problemas no BES e na PT.
O fundo soberano da Noruega, que tinha acções 0,17% do BES no final de 2013 e ainda detém 3,65% da PT, aumentou a posição na bolsa nacional em 3,24% para 6,84 mil milhões de coroas norueguesas no final de 2014 (758,6 milhões de euros à taxa de câmbio dessa data), segundo dados divulgados hoje pelo Norges Bank. No final de 2013, a posição na bolsa portuguesa correspondia a 6,62 mil milhões de coroas.
Apesar das perdas enfrentadas no BES e da desvalorização acentuada das acções da PT SGPS, o fundo aproveitou 2014 para reforçar nas acções da EDP, da Altri, dos CTT, da Jerónimo Martins, da Mota-Engil, da NOS e da Portucel, por exemplo. No caso dos CTT, este mês o fundo soberano da Noruega voltou a aumentar a posição, ultrapassando os 2% do capital.
A contrastar com aqueles reforços estiveram as acções da banca, com o fundo a reduzir a exposição às acções do BCP-0.34% e do BPI. A PT também foi alvo de um desinvestimento, com a participação a descer de 4,57% para 3,56%.
Além destes reforços, o maior fundo soberano do mundo procurou algumas oportunidades em cotadas nacionais de menor dimensão e que não integram o PSI 20. Em 2014, a entidade abriu posições na F. Ramada e na Corticeira Amorim. Apesar destes novos investimentos, as posições nestas cotadas são modestas, detendo, respectivamente, 0,03% e 0,12% dessas companhias.
Já na dívida de empresas e do Estado português, o fundo norueguês optou por reduzir a posição em 1,5%, para posições avaliadas em 2,16 mil milhões de coroas .
in DE

Amigo YaYa,

Tudo, ou quase tudo, PASSADO, já lá estão e não tarda colhem os frutos :wink:
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, Mr.Warrior, Phil2014, trilhos2006, VALHALLA e 145 visitantes