Oportunidades especulativas II
Re: Oportunidades especulativas II
É mero palpite, mas parece-me a Mota Engil, não tenho, de momento, acesso à plataforma para poder confirmar, ainda por cima está num TF que não utilizo...mas o garfo que desenhaste é o contragafo do meu garfo ascendente, ou seja, desenhei-o depois de levar nas orelhas com o negócio longo.
Para saber a que Vitor Pereira te referias, tive de ir ao google... e pesquisar "Vitor Pereira + Gregos", tinha a certeza que não era uma figura mitológica, mas agora já sei que é um treinador de futebol...
Alquimista nunca vi um jogo de futebol
(nunca também não, mas nunca foi de livre vontade) e raramente vejo televisão, e os telejornais estão no top 10 de cenas a abater quando for primeiro-ministro
Abraço,
Limonov
Para saber a que Vitor Pereira te referias, tive de ir ao google... e pesquisar "Vitor Pereira + Gregos", tinha a certeza que não era uma figura mitológica, mas agora já sei que é um treinador de futebol...
Alquimista nunca vi um jogo de futebol

Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Limonov Escreveu:Bom dia Alquimista,
Não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas digo na mesma, tu corrigir-me-às se for caso disso. O Sr. Hagopian, estudou as situações que não interessavam ao Andrews, isto é, as exceções que o stop se encarregaria de amparar, que seriam 20% e, ao fazê-lo, surge a regra 4.
Eu partilho mais da opinião do Andrews (não sei se ele mudou de opinião posteriormente), se estatistamente só estamos a falar de 20% de falhas, vale a pena a preocupação?
Por outro lado, abriste o negócio depois de teres visto que a linha média não tinha sido atingida, deixando um bom vazio hagopiano, o que me está a escapar a mim que te levou a abrir uma posição curta?
Parece-me que conheço este ativo de algum lado...
Abraço,
Limonov
Olá Limonov,
Sim, estás correcto nessa asserção. Não, o Andrews não mudou de opinião. Andrews e seus seguidores estudaram esse tipo de falha porque ele era o que se designa por stop and reverse trader: se o mercado não seguisse no sentido dos 80%, ele imediatamente revertia a posição, pelo que também lhe interessava estudar essas situações.
Se reparares bem, um único fork permitirá negociar do lado dos 80% e do lado dos 20%. Ou seja, com o mesmo esforço (um só desenho, um só fork), podes acompanhar o mercado na sua flutuação. Se com o mesmo trabalho posso tentar fazer ambas as coisas, tanto melhor. O hagopian é o "João Moura" lá do sítio e dá um especial prazer negociar, nisso reconheço o meu sadismo: beneficiar do sofrimento dos que estão do lado dos 80%. Desta vez fui eu o "joaomourizado".
Se achas que sabes qual é o activo, podes dizê-lo, esse bitaite é bem vindo

Mundando de assunto: às vezes sinto-me como o Vitor Pereira entre os gregos...
Abraço
Perhaps too many people simply respond to the critics with something like “trading and predicting are not the same thing and we don’t predict the future.” There’s a grain of truth in all of this, but it also fails to pass the common sense test: if we are saying something about the future, then we are predicting something, or that something is more likely than something else. If we are not saying that, then there’s no reason to say anything at all. Adam Grimes
http://adamhgrimes.com/blog/understandi ... edictions/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Bom dia Alquimista,
Não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas digo na mesma, tu corrigir-me-às se for caso disso. O Sr. Hagopian, estudou as situações que não interessavam ao Andrews, isto é, as exceções que o stop se encarregaria de amparar, que seriam 20% e, ao fazê-lo, surge a regra 4.
Eu partilho mais da opinião do Andrews (não sei se ele mudou de opinião posteriormente), se estatistamente só estamos a falar de 20% de falhas, vale a pena a preocupação?
Por outro lado, abriste o negócio depois de teres visto que a linha média não tinha sido atingida, deixando um bom vazio hagopiano, o que me está a escapar a mim que te levou a abrir uma posição curta?
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
O Alquimista Escreveu:O Alquimista Escreveu:Linha vendida. Preço testando o máximo e aproximando-se da stoploss (2 x atr 200).
Stoploss activada na sequência de um movimento hagopiano (regra 4: When prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
- Registado: 7/2/2014 18:03
O Alquimista Escreveu:Linha vendida. Preço testando o máximo e aproximando-se da stoploss (2 x atr 200).
Stoploss activada na sequência de um movimento hagopiano (regra 4: When prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Oportunidade especulativa descrita no gráfico e a executar no âmbito do FI Alquimia 2015 - Face A
Vendendo a linha... se a ela se chegar e se nesse momento se respeitar o r:r 1/3. Com a pressa que leva não será de estranhar que primeiro se chegue ao target.O plano continua em aberto, com uma pequena adenda: a lmlh poderá servir de segundo target
O plano continua em aberto, com uma pequena adenda: a lmlh poderá servir de segundo target.
Linha vendida. Preço testando o máximo e aproximando-se da stoploss (2 x atr 200).
Oportunidade especulativa descrita no gráfico e a executar no âmbito do FI Alquimia 2015 - Face A
Vendendo a linha... se a ela se chegar e se nesse momento se respeitar o r:r 1/3. Com a pressa que leva não será de estranhar que primeiro se chegue ao target.
O plano continua em aberto, com uma pequena adenda: a lmlh poderá servir de segundo target.
O Alquimista Escreveu:Caro Indian,Será possível que a oportunidade especulativa referente à Galp, que coloquei anteriormente neste teu tópico estar neste momento em curso?![]()
É bem possível.![]()
Segue o evoluir da situação e a relação do preço com as linhas que desenhaste. Não posso comentar muito mais pela razão que já mencionei.Passei o fim de semana a estudar a contagem dos pivots. Cheguei à conclusão que as "maximum excursion lines" podem ser uma mais valia na verificação da contagem do número de pivots.
Sim, podem ser um elemento importante, não directamente para a contagem, mas para dar informação quando o preço interagir com a linha que os une, seja ou não uma linha de excursão
Encontro-me reler todo o teu tópico "Oportunidades Especulativas" (leitura obrigatória) e constato algumas diferenças na tua forma de negociar de agora em relação ao início do tópico.
Espero que as diferenças sejam para melhor. Eu sou uma fonte em 3.º ou 4.º grau, posso estar a dar uma interpretação pessoal à coisa que não estava no espírito de quem a criou ou posso usá-la de outro modo. Tem isto em atenção pois comparando com quem não sabe posso saber muito, mas por muito que saiba continua a ser muito pouco. É uma actividade incessante.
Abraço
Caro Alquimista,
Sim, tens razão quanto às excursion lines, exprimi-me mal e só agora reparei no que escrevi (escrita de tlm). Servem como uma espécie de warning lines...
Quanto ao teu método de trade, não te consigo avaliar por falta de conhecimento, contudo parece-me mais refinado e objectivo. A simplicidade tomou conta das tuas projecções

Concordo em absoluto contigo, a aprendizagem é incessante!!!!
Abraço
Indian Joe
Caro Indian,
É bem possível.
Segue o evoluir da situação e a relação do preço com as linhas que desenhaste. Não posso comentar muito mais pela razão que já mencionei.
Sim, podem ser um elemento importante, não directamente para a contagem, mas para dar informação quando o preço interagir com a linha que os une, seja ou não uma linha de excursão
Espero que as diferenças sejam para melhor. Eu sou uma fonte em 3.º ou 4.º grau, posso estar a dar uma interpretação pessoal à coisa que não estava no espírito de quem a criou ou posso usá-la de outro modo. Tem isto em atenção pois comparando com quem não sabe posso saber muito, mas por muito que saiba continua a ser muito pouco. É uma actividade incessante.
Abraço
Será possível que a oportunidade especulativa referente à Galp, que coloquei anteriormente neste teu tópico estar neste momento em curso?![]()
É bem possível.

Segue o evoluir da situação e a relação do preço com as linhas que desenhaste. Não posso comentar muito mais pela razão que já mencionei.
Passei o fim de semana a estudar a contagem dos pivots. Cheguei à conclusão que as "maximum excursion lines" podem ser uma mais valia na verificação da contagem do número de pivots.
Encontro-me reler todo o teu tópico "Oportunidades Especulativas" (leitura obrigatória) e constato algumas diferenças na tua forma de negociar de agora em relação ao início do tópico.
Abraço
indian_joe Escreveu:O Alquimista Escreveu:US running out of room to store oil; price collapse next?
http://finance.yahoo.com/news/us-runnin ... 25359.html
Isto inspira-me para uma oportunidade especulativa, conjuntamente com o indicador SC. Vou espreitar o petróleo e se encontrar algo relevante, logo direi qualquer coisa.
Caro Alquimista,
Qual o instrumento financeiro que utilizas para ver o petróleo?
Depois de ter estado a lateralizar e a acumular durante duas semanas a Galp cai, e quando todos estão à espera do ressalto dos 9.70, não poderá a cotação avançar para sul novamente? Veremos...
Penso que o comentário que fizeste vai no sentido contrário... Qual é o indicador SC? (Cheira-me a piada)
Abraço
Indian Joe
Caro Alquimista
Será possível que a oportunidade especulativa referente à Galp, que coloquei anteriormente neste teu tópico estar neste momento em curso?

P.S. Passei o fim de semana a estudar a contagem dos pivots. Cheguei à conclusão que as "maximum excursion lines" podem ser uma mais valia na verificação da contagem do número de pivots. Encontro-me reler todo o teu tópico "Oportunidades Especulativas" (leitura obrigatória) e constato algumas diferenças na tua forma de negociar de agora em relação ao início do tópico.
Abraço
Indian Joe
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa descrita no gráfico e a executar no âmbito do FI Alquimia 2015 - Face A.
Vendendo a linha... se a ela se chegar e se nesse momento se respeitar o r:r 1/3. Com a pressa que leva não será de estranhar que primeiro se chegue ao target.
Podia este movimento ascendente ter sido apanhado numa fase embrionária? Podia. Como? Ver gráfico.
Fi-lo? Não. Porquê? Limite de exposição ao risco atingido nos restantes negócios pendentes. Podia ainda alavancar-me? Podia, mas isso seria violar a regra. O facto de não poder negociar não invalida que desenhe e siga o desenrolar dos acontecimentos, nem que seja para tomar apontamentos e estudar.
Um pedante é um estúpido adulterado pelo estudo - Miguel de Unamuno
Oportunidade especulativa descrita no gráfico e a executar no âmbito do FI Alquimia 2015 - Face A.
Obrigado Indian_Joe
Tenho que estudar isso.
Deduzo que não suporte FI's mas apenas instrumentos com cotação em real time.
Como invisto em FI para mim era mais interessante que suportasse isso mas não encontro nada.
Apenas encontrei no Teletrader mas nesse não tenho espaço à frente da última cotação para traçar linhas e andar sempre a exportar para usar ferramentas tipo Paint não me dá jeito
Tenho que estudar isso.
Deduzo que não suporte FI's mas apenas instrumentos com cotação em real time.
Como invisto em FI para mim era mais interessante que suportasse isso mas não encontro nada.
Apenas encontrei no Teletrader mas nesse não tenho espaço à frente da última cotação para traçar linhas e andar sempre a exportar para usar ferramentas tipo Paint não me dá jeito

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Acabo de tomar uma importante decisão quanto ao FI Alquimia 2015: ele passa a ter duas faces, como Janus. Uma para se manter fiel ao propósito inicial, caso em que as posições serão encerradas, para o bem e para o mal, de acordo com o plano de trading que se faça para cada activo. A outra será um teste ao modo como a carteira se portará durante este ano de 2015 (um ano, portanto), sem realizar quaisquer mais ou menos valias, por forma a compará-la um um benchmark (pode ser o sp500). Assim, e a título de mero exemplo, a posição na has será apenas aproveitada para o FI Alquimia 2015 - Face A e não para o FI Alquimia 2015 - Face B. Relativamente a esta última face, sempre que oportuno será colocada aqui a carteira que criei no FT. No que diz respeito àquela, farei uns cálculos grosseiros sobre os resultados dos negócios (ex. supondo que a has me dá um lucro de 10%, esta valorização conta para a tentativa de duplicar o capital, mas não contará para carteira que está no FT (FI Alquimia 2015 - Face B).
Em suma:
- o FI Alquimia 2015 - Face A tem posições abertas na jcp, na gild e na has (objectivo: o inicial).
- o FI Alquimia 2015 - Face B tem posições abertas na jcp, no eew e no jnk (dois etf e uma acção; objectivo: compará-lo com um benchmark)
Não se esqueça que existe ainda uma outra carteira, a primeira a ser construída com a amat, e que contém esta e a tesla (também está no FT), sendo que para esta se desiste do negócio shortista na gild (repare-se que se está a negligenciar um negócio com ganho potencial; bem podia encerrar a posição e arrecadar o ganho mas optei por não o fazer).
Em suma:
- o FI Alquimia 2015 - Face A tem posições abertas na jcp, na gild e na has (objectivo: o inicial).
- o FI Alquimia 2015 - Face B tem posições abertas na jcp, no eew e no jnk (dois etf e uma acção; objectivo: compará-lo com um benchmark)
Não se esqueça que existe ainda uma outra carteira, a primeira a ser construída com a amat, e que contém esta e a tesla (também está no FT), sendo que para esta se desiste do negócio shortista na gild (repare-se que se está a negligenciar um negócio com ganho potencial; bem podia encerrar a posição e arrecadar o ganho mas optei por não o fazer).
Caro Chico,
Porque não utilizas o ProRealTime. É gratuito e tens os forks à tua disposição.
Abraço
Indian Joe
Porque não utilizas o ProRealTime. É gratuito e tens os forks à tua disposição.
Abraço
Indian Joe
Editado pela última vez por indian_joe em 29/10/2016 12:25, num total de 1 vez.
Ok
O destruir é no bom sentido.
Há momentos em que é preciso destruir para reconstruir mais e melhor
Bom fim de semana
O destruir é no bom sentido.
Há momentos em que é preciso destruir para reconstruir mais e melhor

Bom fim de semana
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
chico_laranja Escreveu:Alquimista
Faltou foi saber se é plausível o meu bitaite ou se tu em meia dúzia de palavras destróis aquilo tudo (e aproveito a argumentação para continuar a aprender)
Um abraço
Chico,
Estava à espera que isto caísse no esquecimento...
É-me difícil comentar linhas porque o que eu posso ver não vês tu e vice versa. Tens que dar um significado especial a qualquer linha que desenhes, pois caso contrário é um mero gatafunho.
Não é minha função destruir, mas apenas abanar ideias e questionar pré-juízos (os mais sensíveis, claro, confundem as duas coisas).
Àquela dificuldade acresce a circunstância de se tratar de uma acção portuguesa: como sabes, tenho por hábito afastar-me delas. Não quer dizer que não as estude, inclusive com o meu indicador secreto denominado "SC", mas tento não colocar gráficos, mesmo que não os identifique.
Importa ainda considerar que há foristas a tomar posições na galp e não os quero importunar no aturado estudo técnico a que se têm dedicado.
Dito isto, confesso que não desenharia a tal linha verde, mas o movimento a que te referes poderá muito bem acontecer, nem que seja para apanhar as stops que estarão lá em cima.
Na minha mente já formei há muito tempo uma opinião sobre o petróleo e a galp. Aliás, há algum tempo, salvo erro a solicitação do forista perseu, coloquei um gráfico diário do wti. Do ponto de vista técnico nada se alterou desde então.
Abraço
Alquimista
Com o paint não consigo fazer bem os forks, medindo o ponto médio das costas da forquilha nem as paralelas saem decentes, coisa que no papel é bem mais simples, principalmente se bem equipado (uma boa régua que não tenha servido de baqueta nas mãos da minha filha
)
A questão do risco é pessoal. Eu também não o faria e até o rácio 1:3 para mim poderá ser curto mas isto sou eu que sou um gajo dos FI e dos médios, longos prazos
Faltou foi saber se é plausível o meu bitaite ou se tu em meia dúzia de palavras destróis aquilo tudo (e aproveito a argumentação para continuar a aprender
)
Um abraço
Com o paint não consigo fazer bem os forks, medindo o ponto médio das costas da forquilha nem as paralelas saem decentes, coisa que no papel é bem mais simples, principalmente se bem equipado (uma boa régua que não tenha servido de baqueta nas mãos da minha filha

A questão do risco é pessoal. Eu também não o faria e até o rácio 1:3 para mim poderá ser curto mas isto sou eu que sou um gajo dos FI e dos médios, longos prazos

Faltou foi saber se é plausível o meu bitaite ou se tu em meia dúzia de palavras destróis aquilo tudo (e aproveito a argumentação para continuar a aprender

Um abraço
chico_laranja Escreveu:Mais poluição visual (cuidado que foi toscamente desenhado com paint. Não sendo trader não tenho acesso a essas ferramentas que vocês usam (ou não sei onde as buscar)
Vê se fazem sentido. Cá para mim é uma pesca à linha verde para dar uma varridela aos stops que estão nos 9.25 para de seguida voltar a Norte.
Quebrando a linha azul ascendente que tens nos 9.70 haveria possibilidade de um short com alvo nos 9.20 e stop nos 9.90 que no pico descendente anterior mostrou ser uma zona de interesse.
Possibilidade de perda de 0.20 e possibilidade de ganho de 0.50.
O que pode abortar esta abordagem?
Bater na linha azul nos 9.70 e voltar o seu rumo a Norte.
Cuidado que isto é uma visão feita com base em linhas toscas e feita por um nabiço que leu umas oportunidades especulativas e que nunca negociou directamente em acções![]()
Faz algum sentido esta "análise" ou estou a cometer erros de palmatória? (O primeiro eu sei que é usar o Paint que é tudo menos fiável para traçar as nossas linhas favoritas).
Só pelo tipo de risco (r:r inferior a 1/3) esse negócio está desde logo descartado. Como não sou suficientemente inteligente para conseguir uma elevada percentagem de vencedores que justifiquem o uso de um r:r inferior, mantenho-me fiel àquele.
Não há qualquer problema em usar o paint, como também não há se imprimires o gráfico e desenhares à mão.
indian_joe Escreveu:O Alquimista Escreveu:US running out of room to store oil; price collapse next?
Isto inspira-me para uma oportunidade especulativa, conjuntamente com o indicador SC. Vou espreitar o petróleo e se encontrar algo relevante, logo direi qualquer coisa.
Caro Alquimista,
Depois de ter estado a lateralizar e a acumular durante duas semanas a Galp cai, e quando todos estão à espera do ressalto dos 9.70, não poderá a cotação avançar para sul novamente? Veremos...
Penso que o comentário que fizeste vai no sentido contrário... Qual é o indicador SC? (Cheira-me a piada)
Abraço
Indian Joe
Mais poluição visual (cuidado que foi toscamente desenhado com paint. Não sendo trader não tenho acesso a essas ferramentas que vocês usam (ou não sei onde as buscar)
Vê se fazem sentido. Cá para mim é uma pesca à linha verde para dar uma varridela aos stops que estão nos 9.25 para de seguida voltar a Norte.
Quebrando a linha azul ascendente que tens nos 9.70 haveria possibilidade de um short com alvo nos 9.20 e stop nos 9.90 que no pico descendente anterior mostrou ser uma zona de interesse.
Possibilidade de perda de 0.20 e possibilidade de ganho de 0.50.
O que pode abortar esta abordagem?
Bater na linha azul nos 9.70 e voltar o seu rumo a Norte.
Cuidado que isto é uma visão feita com base em linhas toscas e feita por um nabiço que leu umas oportunidades especulativas e que nunca negociou directamente em acções

Faz algum sentido esta "análise" ou estou a cometer erros de palmatória? (O primeiro eu sei que é usar o Paint que é tudo menos fiável para traçar as nossas linhas favoritas).
- Anexos
-
- GALP2.png (150.44 KiB) Visualizado 11531 vezes
indian_joe Escreveu:O Alquimista Escreveu:
SC significa Sentimento Caldeirão. Acho um indicador muito sério...![]()
Abraço
Hehehe eu sabia que essa sigla era algo do género
Eu sabia que usavas pelo menos um indicador
É um indicador bem avançado porque é real time: eu vejo o que o preço está a fazer e o que as pessoas pensam e dizem que está a fazer
O Alquimista Escreveu:
SC significa Sentimento Caldeirão. Acho um indicador muito sério...![]()
Abraço
Hehehe eu sabia que essa sigla era algo do género

Eu sabia que usavas pelo menos um indicador

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,
Abraço
Indian Joe
Caro Indian,
costumo olhar para os futuros e se a margem é grande para o meu capital tento replicar num etf como por ex. o USO ou então na galp.
SC significa Sentimento Caldeirão. Acho um indicador muito sério...

Abraço
O Alquimista Escreveu:US running out of room to store oil; price collapse next?
Caro Alquimista,

Abraço
Indian Joe
US running out of room to store oil; price collapse next?
No, you are not Warren Buffett. And, with apologies to Taylor Swift, you are never, ever, ever getting to a place where you invest like him.
Why is that? Because Buffett has many things going for him that you do not, and likely will never, ever possess. (...)
The optimal strategy that you cannot follow is vastly inferior to the sub-optimal plan you can follow.So don ’t be like Warren -- be like you.
Barry Ritholtz, Don't Be Like Buffett. Be Like You
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... e-like-you
Why is that? Because Buffett has many things going for him that you do not, and likely will never, ever possess. (...)
The optimal strategy that you cannot follow is vastly inferior to the sub-optimal plan you can follow.So don ’t be like Warren -- be like you.
Barry Ritholtz, Don't Be Like Buffett. Be Like You
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... e-like-you