Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 13/3/2015 16:09

Em 2/3: blá blá blá e
mostrando a evolução do negócio em execução. Relembre-se que a stoploss já foi colocada em b/e

Em 11/3: blá blá blá e
Acompanhando o evoluir da posição.

Após ter namorado a UMLH lá se decidiu a caminhar no sentido da posição, aproximando-se do 1.º target. Mais uma vez baixando a stop profit para o pivot relevante.

Este negócio serve igualmente para demonstrar algo que já foi referido: à medida que o tempo avança e se encaminha para a linha sem que o preço a atinja, o target vai melhorando; aquilo que no início será no mínimo um negócio com um r:r de 1/3 transformar-se-á num r:r de 1/5, 1/10, etc..

Tenho que dar um nome a esta técnica baseado naquilo que a linha diz ao preço: catch me if you can.

O homem costuma entregar a vida pela bolsa, mas entrega a bolsa pela vaidade - Miguel de Unamuno
Anexos
tu2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 13/3/2015 12:32

O Alquimista Escreveu:À espera que apareça o "João Moura" e/ou que ocorra um teste à linha para se efectuar uma venda com base nas regras 2 (prices will either reverse on meeting the ML or gap through) e/ou 4 (when prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).

Ordem de venda executada, targets na LMLH e 1ª WL.

Às vezes sinto-me como o Vítor Pereira entre os gregos...

But what probably matters most to us is the future: what is around the next turn, and what lies many years out? Why is it, then, that so many analysts, traders, and technicians say things like “we don’t predict the future”? While this might be a comfortable cloak to hide behind, if it were true, there’d be no point to anyone writing anything about the future of financial markets. We do predict, but we have to understand what it means to predict, how to understand our predictions, and how to use them in practice. - Adam Grimes
http://adamhgrimes.com/blog/understandi ... edictions/
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Limonov » 13/3/2015 11:13

Olá Indian Joe,

Quando preparei o negócio o target era uma zona, não um valor concreto, entre 6.24 e 6.30, acabei por encerrar a 6.23.
Tento entrar e sair em terços, no caso da EDPR, só reforcei uma vez, e sai de uma só penada.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por O Alquimista » 13/3/2015 1:20

À espera que apareça o "João Moura" e/ou que ocorra um teste à linha para se efectuar uma venda com base nas regras 2 (prices will either reverse on meeting the ML or gap through) e/ou 4 (when prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).
Anexos
tu.jpg

por indian_joe » 12/3/2015 23:21

Limonov Escreveu:Caro Alquimista,

Dou o negócio EDPR por concluído, não vamos discutir por meia dúzia de tostões nem deixar que os profits run de tal maneira que acabem por escapar :mrgreen: :mrgreen:

Esta experiência começou há 30 dias, e foram, pelo método das ML, realizados 3 negócios (não incluindo reforço de posições) O saldo final foi positivo, 2 ganhos uma perda, sendo os ganhos bastantes superiores às perdas como mandam as regras de RR.

A partir de amanhã, e até final do mês, dificilmente realizarei algum negócio, a não ser que os afazeres relacionados com aquilo que mete o panito na mesa permita alguma folga.

Tenciono incluir nesta carteira das ML mais dois ativos, não decidi ainda quais, o estudo vai incidir sobre ações do PSI, do IBEX35 e índices.

Aquilo que considero mais positivo nas ML: parece-me mais fácil encontrar uma zona de stop, não sei bem porque, mas tenho esta sensação :-k
Aquilo que me está a aborrecer um pouco é o inverso: encontrar um target, umas vezes parece-me pouco, outras, muito ambicioso :-s só no primeiro negócio (EDP) me pareceu evidente o local para sair, mas também estava lá uma resistência gritante...

Enfim há que praticar e tentar perceber porque tenho esta comichão.

Bom fim de semana!!

Limonov

Caro Limonov,

Ontem o que me deu a perceber pelas tuas palavras foi que o Target que estipulaste seriam os 6.24, estou perto?

P. S. Ponderei a saída aos 6.24, mas mantive o plano inicial. Vamos ver como corre o dia de amanhã, se continuar para norte, vou acompanhar a reacção à CML, se vier para sul logo vejo, tenho já dois cenários estudados e preparados...

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por O Alquimista » 12/3/2015 18:11

Limonov Escreveu:Caro Alquimista,

Dou o negócio EDPR por concluído, não vamos discutir por meia dúzia de tostões nem deixar que os profits run de tal maneira que acabem por escapar :mrgreen: :mrgreen:

Esta experiência começou há 30 dias, e foram, pelo método das ML, realizados 3 negócios (não incluindo reforço de posições) O saldo final foi positivo, 2 ganhos uma perda, sendo os ganhos bastantes superiores às perdas como mandam as regras de RR.

A partir de amanhã, e até final do mês, dificilmente realizarei algum negócio, a não ser que os afazeres relacionados com aquilo que mete o panito na mesa permita alguma folga.

Tenciono incluir nesta carteira das ML mais dois ativos, não decidi ainda quais, o estudo vai incidir sobre ações do PSI, do IBEX35 e índices.

Aquilo que considero mais positivo nas ML: parece-me mais fácil encontrar uma zona de stop, não sei bem porque, mas tenho esta sensação :-k
Aquilo que me está a aborrecer um pouco é o inverso: encontrar um target, umas vezes parece-me pouco, outras, muito ambicioso :-s só no primeiro negócio (EDP) me pareceu evidente o local para sair, mas também estava lá uma resistência gritante...

Bom fim de semana!!

Limonov

Amigo Limonov,

Vai tomando notas e não faças das regras uma "religião".
Let the profits run until there are none? :shame: Uma frase importante mas ao mesmo tempo perigosa porque invoca a esperança de o profit continuar a correr e quando nos agarramos à esperança algo não estará bem.

Abraço

por Limonov » 12/3/2015 17:57

Caro Alquimista,

Bom fim de semana!!

Limonov

por Limonov » 11/3/2015 22:18

Olá Indian Joe,

Eu meu target é mais modesto, mas que chegue lá depressa :mrgreen:

Abraço,

Limonov

por indian_joe » 11/3/2015 22:07

Limonov Escreveu:És livre de colocar aqui os activos que segues!

Olá Alquimista,

De momento, e segundo a metodologia das linhas médias, só trago debaixo de olho as 3 ações portuguesas que aqui postei anteriormente.

O negócio EDPR ainda está a decorrer, conforme desenho abaixo. Depois da conclusão deste negócio poderei tentar replicar a técnica noutros ativos que sigo, também não são muitos.

Para já, tenho os seguintes resultados para entradas de valor nominal igual (para facilitar o apuramento de resultados):

EDP foi fechado no target: +6.54%
EGL foi fechado na stop loss: -1.68%, mudar a stop da 1ª entrada para BE sem motivos, a não ser não querer perder, e reforçar sem reteste confirmado (querer perder?) foi uma grande cagada. A perda vem do reforço e não da entrada inicial. As justificações pouco importam, há sempre negócios perdedores, mas pelo menos este erro vou tentar não repetir.

Abraço,

Limonov

Caro Limonov,

Parece que estamos juntos no mesmo barco, entrei com base num estudo que postei mais atrás neste ou no outro tópico do Alquimista. A minha entrada foi feita no último pullback à tua WL, que no meu caso é uma MLH inferior. O meu target ronda os 6.40, mas até lá ainda tem alguns obstáculos pela frente, nomeadamente os 6.25 que podem invalidar a oportunidade. Vamos :pray: para que lá chegue!!!

Abraço
Indian Joe

por Limonov » 11/3/2015 20:59

Não estou :mrgreen:
Está lá por defeito, defeito de outro ativo onde o estocástico conjugado com o canal dá boas referências de entrada e saída.

Não passo de um curioso na técnica e não conheço a teoria e prática do Andrews assim tão bem. Dei alguma atenção ao Timothy Morge e aos videos do Market Geometry e, como te disse anteriormente, tenho centrado a minha atenção no aspeto visual. Não digo que não o venha a fazer um estudo mais aprofundado, mas ainda não o fiz.

Pessoalmente nunca liguei a médias móveis e julgo que tu também não lhes dás grande crédito, estou errado?

Abraço,

Limonov

Olá Limonov,

Vejo que estás a tentar incorporar o estocástico com as linhas. Também tentei fazer isso mas facilmente constatei que estava a pôr cascos de burro num ferrari (lembra-te que de jumento eu ia...).
Mas, dir-me-ás: o Andrews não fala numa média móvel no curso? Fala, mas isso tem uma história e ela, por conflito de direitos de autor, não está livremente acessível.

Abraço[/quote]
Editado pela última vez por Limonov em 12/3/2015 0:45, num total de 2 vezes.

por O Alquimista » 11/3/2015 19:11

Limonov Escreveu:
Olá Alquimista,

De momento, e segundo a metodologia das linhas médias, só trago debaixo de olho as 3 ações portuguesas que aqui postei anteriormente.

O negócio EDPR ainda está a decorrer, conforme desenho abaixo. Depois da conclusão deste negócio poderei tentar replicar a técnica noutros ativos que sigo, também não são muitos.

Para já, tenho os seguintes resultados para entradas de valor nominal igual (para facilitar o apuramento de resultados):

EGL foi fechado na stop loss: -1.68%, mudar a stop da 1ª entrada para BE sem motivos, a não ser não querer perder, e reforçar sem reteste confirmado (querer perder?) foi uma grande cagada. A perda vem do reforço e não da entrada inicial. As justificações pouco importam, há sempre negócios perdedores, mas pelo menos este erro vou tentar não repetir.

Abraço,

Limonov

Olá Limonov,

Vejo que estás a tentar incorporar o estocástico com as linhas. Também tentei fazer isso mas facilmente constatei que estava a pôr cascos de burro num ferrari (lembra-te que de jumento eu ia...).
Mas, dir-me-ás: o Andrews não fala numa média móvel no curso? Fala, mas isso tem uma história e ela, por conflito de direitos de autor, não está livremente acessível.

Abraço

por Limonov » 11/3/2015 17:57

És livre de colocar aqui os activos que segues!

Olá Alquimista,

Abraço,

Limonov
Anexos
EDPR_atualmente.jpg

por O Alquimista » 11/3/2015 17:27

Em 2-3:
mostrando a evolução do negócio em execução. Relembre-se que a stoploss já foi colocada em b/e.

Acompanhando o evoluir da posição.
Anexos
tu.jpg

por O Alquimista » 11/3/2015 16:40

Relativamente ao desafio, aqui fica o gráfico (audusd 20 m) com indicação do que estava à procura para realizar uma venda, que não chegou a concretizar-se.
Anexos
tu.jpg

por chico_laranja » 11/3/2015 12:46

Vi agora o desafio mas também já as diferentes respostas aqui colocadas pelo que certamente teria um um bias muito forte já em cima :wall:

Por causa disso andei a "brincar" com outras ferramentas e outros detalhes.

Posso com isso ter perdido o foco do principal mas ter destapado outros detalhes que para vocês que estão um pouco mais avançados no estudo podem ser interessantes.

Cenário 1: V (ou W) depois do Coil)
Rompeu túnel 1 para baixo após um coil em que o preço esteve muito contido (caixa tracejada)

No duplo topo junto ao P4 tinham traçado uma linha 6 e uma paralela no mínimo conhecido (P3) de onde nasceu a linha 3 e não é que o raio do V adivinhou a linha :roll:

Sabendo que é um V depois do coil espero que siga a linha verde azeitona, fazendo um reteste à linha verde antes de seguir para norte.

Ponto de entrada círculo laranja

Primeiro target seria a linha 6 a verde médio e segundo target o fecho do gap (Círculo cheio a verde) que o túnel 2 representa a verde escuro. Se fechasse o túnel era muita fruta e um grande ganho para o arrojado :twisted:

Stop na linha 7.

Está no limite do r:r = 1:3 para o 1º gap e está nos 1:4 no 2º target.

Problema: A linha 2 pode fazer de barreira e virar o preço para sul no círculo vermelho

Pode nascer deste cenário um João Moura para cada lado: indo o preço testar a linha 6 para voltar para sul ou seguir o traço azul até ao círculo preto para de seguida virar a norte

O desenho está a ficar confuso mas é 1 cenário com 2 segundos cenários cenários.

P.S.: Já agora, nova ferramenta em uso: Visio
Anexos
desafio.JPG
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 11/3/2015 0:21

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Desde já agradeço o repto lançado. Vou tentar fazê-lo sem recorrer a forks :mrgreen:

Vou responder ao teu desafio por palavras, pois não tenho outra forma de o fazer. O primeiro passo seria traçar uma linha multi pivots que unisse todos os mínimos (esta linha poderá muito bem vir a ser uma futura CML). Esperaria pela chegada do preço a esta linha, verificava a sua reacção e a partir daí criava a oportunidade especulativa. Se a linha funcionasse como barreira ao preço entraria longo num reteste à linha, com stoploss 2x o maior Atr (34 / 200) (tenho visto o Tim Morge utilizar Atr de 55) abaixo do primeiro teste à linha, com target ou no anterior coil que empurrou a cotação para baixo (mais seguro), ou então, traçar um linha que unisse os máximos das anteriores "montanhas" e extendê-la de modo a utiliza-lá como target.

Se a linha multi pivots fosse trespassada com violência entraria curto no reteste, com target na reaction Line que teria de ser desenvolvida com a informação disponível. Stoploss acima em local que me oferecesse alguma segurança.

Olhando doutro prisma, também poderia ser traçada uma linha entre o topo da vela mais alta e o quarto higher low se não me engano, e esta funcionar com center line. Neste caso o preço estaria a chegar a uma zona interessante...

Abraço
Indian Joe

P.S. Oportunidade especulativa desenvolvida na telemóvel :D

Amigo Indian,

Com a prática vais ver que desenhas forks só com a mente (de que é que adianta desenharmos num gráfico linhas tão bonitas se "quem manda nisto" não as vê ou se as vê não as respeita? o que está na mente está no gráfico).
A leitura que fizeste não é muito diferente da minha e, tal como o amigo Limonov, identificas dois potenciais negócios, um comprador e um vendedor.
Vejo que continuas a dedicar particular atenção ao Mestre ao fazeres essa referência ao atr. :clap:

Abraço

por O Alquimista » 11/3/2015 0:09

Limonov Escreveu:Amigo Alquimista,

Abaixo ficam duas hipóteses de negócio, uma curta e outra longa. O R:R não me agrada muito, não sei se atiraria a linha...

Nem mais uma vez que faço bonecos no paint, um castigo, se decidir responder a outro desafio, vai ter de ser exclusivamente verbal ou num ativo que possa identificar numa qualquer plataforma :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

Limonov

Amigo Limonov,

Para quem estava limitado, essas linhas representam pivots importantes e transmitem uma ideia que foi muito reveladora para mim, embora dela por vezes me esqueça: em cima da mesa estão sempre dois negócios: uma compra e uma venda.

Não é por fazeres umas linhas usando o paint que elas são menos importantes; pelo contrário, fazer os estudos "longe do botão para comprar e vender" faz-nos ter calma e meditar, que é a melhor forma de lidar com as tentações.

És livre de colocar aqui os activos que segues!

Abraço

por indian_joe » 10/3/2015 23:49

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Uma onda de oportunidade:
Cotação em ondulação descendente para uma zona onde se espera a formação de uma onda ascendente. Parando a onda aí, uma compra será executada, com stoploss colocada abaixo da onda x e target pelo menos na confluência da onda y.

Não parou. Condição do plano não verificada, oportunidade compradora encerrada. Como no mercado nada se perde e tudo se transforma, outra oportunidade especulativa ondula.

Onda dos bitaites ou onda dos retornos: és livre de escolher - O Alquimista

Para não ser sempre eu a colocar aqui ideias especulativas segunda esta técnica, lanço um desafio aos que me têm dirigido perguntas e que me parece que têm dedicado alguma atenção à mesma (limonov, chico, indian, malvoisin, etc.): apresentem um plano de negociação com base no gráfico que apresento, referente à última oportunidade que não se concretizou. Para facilitar o gráfico está limpo de linhas. Como sempre, não interessa o mercado, mas o processo, o método, a abordagem, a disciplina, a planificação, um blá blá blá com cabeça, tronco e membros. Pelo mesmo motivo também não precisam de mais informação sobre preços passados nem de saber qual o timeframe.
A ideia é posteriormente se poder comparar o modo como a ferramenta é usada por diversas pessoas e o que elas pretendem fazer com a mesma.

PS. Escusado será dizer que o desafio é aberto a outros foristas que queiram dar a sua opinião (bitaites :shame: ) desde que usem a ferramenta; este tópico é para apresentar e discutir uma técnica e não técnicas tipo "vira o disco e toca o mesmo"

Caro Alquimista,

Desde já agradeço o repto lançado. Vou tentar fazê-lo sem recorrer a forks :mrgreen:

Vou responder ao teu desafio por palavras, pois não tenho outra forma de o fazer. O primeiro passo seria traçar uma linha multi pivots que unisse todos os mínimos (esta linha poderá muito bem vir a ser uma futura CML). Esperaria pela chegada do preço a esta linha, verificava a sua reacção e a partir daí criava a oportunidade especulativa. Se a linha funcionasse como barreira ao preço entraria longo num reteste à linha, com stoploss 2x o maior Atr (34 / 200) (tenho visto o Tim Morge utilizar Atr de 55) abaixo do primeiro teste à linha, com target ou no anterior coil que empurrou a cotação para baixo (mais seguro), ou então, traçar um linha que unisse os máximos das anteriores "montanhas" e extendê-la de modo a utiliza-lá como target.

Se a linha multi pivots fosse trespassada com violência entraria curto no reteste, com target na reaction Line que teria de ser desenvolvida com a informação disponível. Stoploss acima em local que me oferecesse alguma segurança.

Olhando doutro prisma, também poderia ser traçada uma linha entre o topo da vela mais alta e o quarto higher low se não me engano, e esta funcionar com center line. Neste caso o preço estaria a chegar a uma zona interessante...

Abraço
Indian Joe

P.S. Oportunidade especulativa desenvolvida na telemóvel :D

por indian_joe » 10/3/2015 23:00

O Alquimista Escreveu:
Por falar em perseguir...há gente que não larga O Alquimista, escreva ele onde escrever! Que sentimento bom, este de ser lido por quem não gosta! Lá diz o povo que quem desdenha quer comprar \:D/. Como hoje me sinto um pouco franciscano, faço minhas as palavras de Morgan Housel: I thought some people were jerks, but they were actually nice people dealing with terrible circumstances. Be nice to people. You have no idea what they're dealing with

http://www.fool.com/investing/general/2 ... sight.aspx

Muito bom Alquimista!!!

por Limonov » 10/3/2015 20:59

Amigo Alquimista,

Abaixo ficam duas hipóteses de negócio, uma curta e outra longa. O R:R não me agrada muito, não sei se atiraria a linha...

Nem mais uma vez que faço bonecos no paint, um castigo, se decidir responder a outro desafio, vai ter de ser exclusivamente verbal ou num ativo que possa identificar numa qualquer plataforma :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

Limonov
Anexos
Curto.jpg
Longo.jpg

por malvoisin » 10/3/2015 18:48

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
já agora, referes-te a esta lista?
https://www.interactivebrokers.com/en/? ... tity%3Dllc

foram esses que viste ou há mais videos para além desses?

nessa página abre a aba que diz industry sponsored e tens vários videos, procura o nome dele na lista, a última apresentação dele está em 4º lugar logo da pág. que abres, mas há muitos mais videos lá para trás

ok, thks!

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 10/3/2015 17:13

malvoisin Escreveu:

nessa página abre a aba que diz industry sponsored e tens vários videos, procura o nome dele na lista, a última apresentação dele está em 4º lugar logo da pág. que abres, mas há muitos mais videos lá para trás

por malvoisin » 10/3/2015 16:58

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
ainda nao fui ao site da IB que tu referiste há uns tempos, vou começar a ver esses videos.

Nesses videos ele fala sobre a história associada às ml, à estrutura e seus alicerces, o que rodeava e com quem se relacionava quem participou na sua criação, e explica como se deve perseguir uma oportunidade.

Por falar em perseguir...há gente que não larga O Alquimista, escreva ele onde escrever! Que sentimento bom, este de ser lido por quem não gosta! Lá diz o povo que quem desdenha quer comprar \:D/. Como hoje me sinto um pouco franciscano, faço minhas as palavras de Morgan Housel: I thought some people were jerks, but they were actually nice people dealing with terrible circumstances. Be nice to people. You have no idea what they're dealing with

ok, fiquei ainda mais curioso em relação aos videos.

por malvoisin » 10/3/2015 16:54

em relação ao "Coil jeitoso"...

pareceu-me jeitoso porque foi o fundo do último "João Moura" digno desse nome antes do preço se ter dirigido para nova zona de máximos (o fundo de um saco de basket com + de 1% de profundidade (2040-2065) sem que a "bola" o tivesse perfurado, e com elasticidade suficiente para fazer ressaltar o preço até ao topo). foi essa a razão de o ter escolhido.

qt a hipótese da zona do coil ser "visitada" por um "João Moura"... pois, o stop iria à vida, é verdade que sim, mas caso tal acontecesse, tb já o plano teria ido por água abaixo pq teriam ficado automaticamente postos de parte os pressupostos de entrada (a tal intersecção de linhas). os 2010 por ex. seriam mais conservadores para zona de stop (logo abaixo do suporte dos 2020), mas aí ja seria uma perda de aproximadamente 1,5% em relação à entrada...

por O Alquimista » 10/3/2015 16:49

malvoisin Escreveu:
ainda nao fui ao site da IB que tu referiste há uns tempos, vou começar a ver esses videos.

Nesses videos ele fala sobre a história associada às ml, à estrutura e seus alicerces, o que rodeava e com quem se relacionava quem participou na sua criação, e explica como se deve perseguir uma oportunidade.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Karra, smog63 e 54 visitantes