O efeito Março
14 mensagens
|Página 1 de 1
As questões levantadas pelo pdf são pertinentes; sem estatísticas adequadas o que foi apresentado não passa de puro "data mining". É importante verificar o que acontece nos outros meses, em termos de Probabilidade de Subida, Ganho Médio e Desvio Padrão, e comparar com o mês de Março. E tal como o pdf indicou é muito importante ter em conta o "bias" do mercado a longo prazo...
Acho interessante o raciocinio dos tops e bottoms em Março, Junho, Setembro e Dezembro. Teorizando um pouco, estes podem ocorrer de 2 formas (bottoms): um "W", (um W com o segundo swing igual, maior ou menor que o primeiro) ou um "V". No caso do W a variação % do mês anterior não terá muito poder explicativo.
Um gráfico semanal do S&P poderá gerar algumas ideias para construir um "trading system" de longo prazo...
Acho interessante o raciocinio dos tops e bottoms em Março, Junho, Setembro e Dezembro. Teorizando um pouco, estes podem ocorrer de 2 formas (bottoms): um "W", (um W com o segundo swing igual, maior ou menor que o primeiro) ou um "V". No caso do W a variação % do mês anterior não terá muito poder explicativo.
Um gráfico semanal do S&P poderá gerar algumas ideias para construir um "trading system" de longo prazo...
oi pdf
O meu interesse pelo o mês de Março começou o ano passado quando vi o SPX fazer o topo de um swing high precisamente dia 21 de Março, dia em que se iniciou a Primavera.
Segundo WD Gann, tal como as 4 estações do ano produzem alterações no clima no nosso planeta, também existe alterações nos comportamentos dos mercados nos dias em que as estações se iniciam. Esta alterações como é obvio são uma inversão da tendência que os mercados possuem até então.
Março, Junho, Setembro e Dezembro são por excelência meses onde é possivel encontrar uma inversão de tendência nos mercados.
A possibilidade de estudos à volta destes meses é imensa.
Existem meses propicios a inversões e outros propicios a continuações de trend. Vê o caso do mês de Outubro. Outubro é o mês por excelencia para o mercado produzir um low de longo prazo. Porquê? Não faço a minima ideia.
Larry William no seu ultimo livro fala do fenómeno dos anos terminados em 2 e 9. Anos terminados em 2 são oportunidades de compra e anos terminados em 9 são oportunidades de venda. Porquê? Ninguém sabe.
Um bull market iniciado num ano terminado em 2 possui o maior rallie no ano terminado em 5 e 7. Segundo ele, o bull começado em 2002 prepara-se para ter o seu auge em 2005 e 2007 para depois morrer em 2009. Assim tem acontecido na maioria das vezes desde 1867 salvo erro.
Para muitos isto são apenas coincidencias mas encontrar este tipo de padrão em mais de 130 anos penso que ultrapassa a ideia de coincidência
Dias, meses e anos possuem realmente um tipo de "força oculta" sob os mercados que jamais alguém um dia será capaz de explicar. Cabe-nos a nós aproveitar estes "padrões" para colocar as probabilidades a nosso favor.
Um abraço
arnie
O meu interesse pelo o mês de Março começou o ano passado quando vi o SPX fazer o topo de um swing high precisamente dia 21 de Março, dia em que se iniciou a Primavera.
Segundo WD Gann, tal como as 4 estações do ano produzem alterações no clima no nosso planeta, também existe alterações nos comportamentos dos mercados nos dias em que as estações se iniciam. Esta alterações como é obvio são uma inversão da tendência que os mercados possuem até então.
Março, Junho, Setembro e Dezembro são por excelência meses onde é possivel encontrar uma inversão de tendência nos mercados.
A possibilidade de estudos à volta destes meses é imensa.
Existem meses propicios a inversões e outros propicios a continuações de trend. Vê o caso do mês de Outubro. Outubro é o mês por excelencia para o mercado produzir um low de longo prazo. Porquê? Não faço a minima ideia.
Larry William no seu ultimo livro fala do fenómeno dos anos terminados em 2 e 9. Anos terminados em 2 são oportunidades de compra e anos terminados em 9 são oportunidades de venda. Porquê? Ninguém sabe.
Um bull market iniciado num ano terminado em 2 possui o maior rallie no ano terminado em 5 e 7. Segundo ele, o bull começado em 2002 prepara-se para ter o seu auge em 2005 e 2007 para depois morrer em 2009. Assim tem acontecido na maioria das vezes desde 1867 salvo erro.
Para muitos isto são apenas coincidencias mas encontrar este tipo de padrão em mais de 130 anos penso que ultrapassa a ideia de coincidência

Dias, meses e anos possuem realmente um tipo de "força oculta" sob os mercados que jamais alguém um dia será capaz de explicar. Cabe-nos a nós aproveitar estes "padrões" para colocar as probabilidades a nosso favor.
Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Viva Arnie,
Como sabes esse tipo de estatistica interessa-me
Acho que seria interessante e importante, comparar os resultados obtidos - ganho percentual em Abril se Março for negativo - com o ganho médio dos outros meses e com o ganho médio dos outros meses se o mês anterior for negativo.
Porque como a tendência de longo prazo é positiva, creio que todos os meses tenderão a ser positivos, uns mais e outros menos. Também me parece que ao se comprar a seguir a um mês negativo, se aumentam as possibilidade de ganho, sendo uma espécie de sistema anti-trend!
Um abraço,
pdf
Como sabes esse tipo de estatistica interessa-me

Acho que seria interessante e importante, comparar os resultados obtidos - ganho percentual em Abril se Março for negativo - com o ganho médio dos outros meses e com o ganho médio dos outros meses se o mês anterior for negativo.
Porque como a tendência de longo prazo é positiva, creio que todos os meses tenderão a ser positivos, uns mais e outros menos. Também me parece que ao se comprar a seguir a um mês negativo, se aumentam as possibilidade de ganho, sendo uma espécie de sistema anti-trend!
Um abraço,
3ª onda grafica
- Anexos
-
- SPX_97_00.gif (16.89 KiB) Visualizado 761 vezes
-
- SPX_00_03.gif (17.13 KiB) Visualizado 752 vezes
-
- SPX_03_04.gif (17.92 KiB) Visualizado 754 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
2ª onda grafica
- Anexos
-
- SPX_88_91.gif (17.18 KiB) Visualizado 771 vezes
-
- SPX_91_94.gif (17.96 KiB) Visualizado 761 vezes
-
- SPX_94_97.gif (14.91 KiB) Visualizado 771 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
graficos
deixo aqui os graficos desde 1980 até 2004 do SPX com os meses de Março marcados
se fizeres uma colagem ficam com o indice em formato GIGANTE tendo uma visão mais ampla do efeito do mês de Março
peço desculpa pela quantidade gráfica
se fizeres uma colagem ficam com o indice em formato GIGANTE tendo uma visão mais ampla do efeito do mês de Março

peço desculpa pela quantidade gráfica
- Anexos
-
- SPX_80_82.gif (19 KiB) Visualizado 782 vezes
-
- SPX_83_85.gif (16.94 KiB) Visualizado 773 vezes
-
- SPX_85_88.gif (16.47 KiB) Visualizado 780 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
Curioso esse ocmentário acerca dos topos serem em março, que bate certo com a ideia meio empirica, meio de leitura des estatisticas em como os meses estatisticamente mais positivos vão de novembro a março sendo os outros estatisticamente menos propicios a subidas. Terá isso a ver com o facto dos fechos de ano fazerem com que os fundos tenham sempre vontade de puxar os mercados adicionado ao facto das entradas de capitais novos no inicio dos anos...? não sei, mas é a explicação que me ocorre e que poderia justificar este enviesamento estatistico.
ok, afinal foi mais simples do que eu pensava, isto, sabendo que o método utilizado é altamente discutivel
Dei ordem de compra ao valor de fecho do mês de Fevereiro, aquando de um fecho positivo (valor de fecho mensal acima do valor de abertura mensal) e aquando de um fecho acima do valor de fecho de à 12 meses atrás, considerando este facto de bull market.
No DOW, usando a base de dados de 103 anos, obtemos um ganho de 60%.
A PTC
usando esse tipo de "sistema" dáva-nos um prejuizo de 66%. Os topos da PTC desde 1995, os "big ones" foram ambos feitos em Março. Temos aqui novamente um sinal da importância do mês de Março nos mercados.
O SPX desde 1980 dáva-nos um ganho de 69%, o DAX um ganho de 60% e o COMPQ um ganho de 75%.
Um abraço
arnie
Dei ordem de compra ao valor de fecho do mês de Fevereiro, aquando de um fecho positivo (valor de fecho mensal acima do valor de abertura mensal) e aquando de um fecho acima do valor de fecho de à 12 meses atrás, considerando este facto de bull market.
No DOW, usando a base de dados de 103 anos, obtemos um ganho de 60%.
A PTC

O SPX desde 1980 dáva-nos um ganho de 69%, o DAX um ganho de 60% e o COMPQ um ganho de 75%.
Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Oi JAS
Entendo a tua pergunta mas isso entra numa zona de programação que está acima dos meus conhecimentos
mas vou tentar ver se consigo, mecânicamente, tirar algum valor palpavel
Podes ler as minhas analises nas Colheradas aqui no Caldeirão
um abraço
arnie
Entendo a tua pergunta mas isso entra numa zona de programação que está acima dos meus conhecimentos

Podes ler as minhas analises nas Colheradas aqui no Caldeirão
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
estatística
arnie, acho que a estaística aplicável e que nos interessaria seria a seguinte:
Em Bull Market quando há um mês de Fevereiro positivo o que tem sucedido em Março?
Um abraço,
JAS
P.S. - Onde é que vejo as tuas análises? No www que indicas no teu Perfil está lá uma mas é de FEV 2003...
Em Bull Market quando há um mês de Fevereiro positivo o que tem sucedido em Março?
Um abraço,
JAS
P.S. - Onde é que vejo as tuas análises? No www que indicas no teu Perfil está lá uma mas é de FEV 2003...
muito gostas tu de fazer perguntas dificeis
Se Fevereiro fechar negativo e se comprarmos esse fecho, levando essa posição até ao final do mês de Março, o DOW dá-nos um ganho de 65%, o SPX um ganho de 60%, o DAX um prejuiso de 66% e o COMPQ dá-nos um ganho... zero (50-50).
Fechando os mercados positivos no mês de Março e comprando esse fecho levando-o para o mês de Abril, o COMPQ dá-nos um ganho de 66%, o SPX dá-nos um ganho de 56%, o DAX dá-nos um ganho de 75% e o DOW um ganho...zero (50-50).
beijos
arnie

Se Fevereiro fechar negativo e se comprarmos esse fecho, levando essa posição até ao final do mês de Março, o DOW dá-nos um ganho de 65%, o SPX um ganho de 60%, o DAX um prejuiso de 66% e o COMPQ dá-nos um ganho... zero (50-50).
Fechando os mercados positivos no mês de Março e comprando esse fecho levando-o para o mês de Abril, o COMPQ dá-nos um ganho de 66%, o SPX dá-nos um ganho de 56%, o DAX dá-nos um ganho de 75% e o DOW um ganho...zero (50-50).
beijos
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
O efeito Março
Março é um mês interessante nos mercados. Um mês onde historicamente se assiste a imensos topos e fundos. Aliás, penso que é um dos meses mais interessantes do ano. Como iremos ver, o mês de Março é na maioria das vezes um mês bom para as compras, levando as mesmas para o mês seguinte. Mas olhando para um grafico diário e ver todo o movimento do mês é facilmente visivel que Março produz importantes lows e highs, seja no sentido do médio/longo prazo, seja no curto prazo, sendo estes, aqueles que deixam o "setup" para o mês de Abril.
Estive a fazer um simples teste, buy and hold.
Decidi comprar os mercados em caso de existir um mês de Março negativo (fecho abaixo da abertura) e fechar essa posição 1 mês depois. A compra e a venda foram feitas sob os valores de fecho do mês.
No SPX usamos uma base de dados desde 1980 e sempre que existe um fecho negativo do mês de Março existe 87.5% de probabailidade de um mês de Abril positivo. Ou seja, comprando o SPX aos valores de fecho de Março e fechando essa posição aos valores de fecho de Abril obtemos um ganho de 87.5%.
No DAX, usando uma base de dados desde 1990 obtemos um ganho de 77%.
No Nasdaq COMPQ, usando uma base de dados desde 1986 obtemos um ganho de 57%
No Dow30, usando uma base de dados de 103 anos obtemos um ganho de 55%
Isto é um teste simples, sem nenhum tipo de stop loss. É somente um buy and hold só para nos dar uma ideia do tipo de "setup" gerado em Março para o mês de Abril.
Um abraço
arnie
Estive a fazer um simples teste, buy and hold.
Decidi comprar os mercados em caso de existir um mês de Março negativo (fecho abaixo da abertura) e fechar essa posição 1 mês depois. A compra e a venda foram feitas sob os valores de fecho do mês.

Isto é um teste simples, sem nenhum tipo de stop loss. É somente um buy and hold só para nos dar uma ideia do tipo de "setup" gerado em Março para o mês de Abril.
Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ferreiratrade, icemetal, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, PacoNasssa, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 205 visitantes