Caldeirão da Bolsa

Dica do dia (no PSI) >>>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 20/4/2015 8:38

RESULTADOS 25% SUPERIORES AO ESPERADO

Esperado
A empresa liderada por Gonçalo Moura Martins deverá reportar lucros em 2014 de 40 milhões de euros.


Resultados
Mota-Engil mantém lucros de 51 milhões de euros em 2014

O volume de negócios do grupo atingiu os 2,4 mil milhões de euros, dos quais 45% em África. A dívida líquida cresceu para 1.159 milhões.
A Mota-Engil registou no ano passado um resultado líquido de 50,55 milhões de euros, em linha com os lucros obtidos em 2013.

De acordo com o grupo, o volume de negócios atingiu os 2,4 mil milhões, dos quais 45% na região de África, onde as vendas e prestação de serviços registaram um acréscimo de 5,2%, para 1.062 milhões.

Também na América Latina o volume de negócios da Mota-Engil aumentou, 26,1%, para 537 milhões de euros. Na Europa progrediu 2,2%, para 931 milhões de euros.

O volume da actividade fora de Portugal somou 1.772 milhões de euros, o que representa um peso de 74,8% no total da actividade do grupo. Em 2013, o contributo dos mercados externos era de 73,5% do total.

Na divulgação dos resultados anuais, a empresa refere ainda que o EBITDA aumentou 12,8%, para 409,2 milhões de euros. Já os resultados operacionais (EBIT) cresceram 12,3%, para 272,6 milhões de euros.

Em 2014, o grupo investiu um total de 220 milhões de euros, mais 54 milhões do que no ano anterior, com "a intensificação da actividade nas regiões de África e da América Latina", explica a Mota-Engil, acrescentando que estas duas geografias contribuíram com 82,9% do investimento total neste período.

A dívida líquida do grupo atingiu os 1.159 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2014, mais 187 milhões do que no final de 2013. O rácio da dívida líquida/EBITDA é de 2,8 vezes.

Os resultados financeiros de 2014 foram negativos em 131 milhões, o que representou um agravamento de 25 milhões face a 2013. De acordo com a Mota-Engil, a contribuição de empresas associadas foi negativa em 19 milhões de euros, na sequência da contribuição negativa de 42 milhões relativamente à participação na Martifer.

Já a Ascendi contribuiu com 19 milhões para os resultados do grupo, um valor semelhante ao de 2013, uma vez que o impacto da renegociação de contractos de concessões contabilizado no ano, explica, "foi compensado pela redução de custos operacionais e melhoria da performance das restantes concessionárias".

A carteira de encomendas do grupos atingiu os 4.413 milhões de euros, dos quais 45% na América Latina e 32% em África. Na Europa, a carteira de encomendas aumentou 100 milhões face a 2013 atingindo 1.005 milhões de euros.

Para 2015, a Mota-Engil perspectiva um crescimento do volume de negócios consolidado, uma melhoria das margens na Europa, um ano de transição em África com a performance assente em margens estáveis nos mercados tradicionais, e um forte crescimento da actividade na América Latina, com a consolidação dos principais mercados, estudo de projectos pontuais em novas geografias e expensão de negócios na área do ambiente e serviços.

Também a carteira de encomendas dos grupos deverá continuar a ser superior a quatro mil milhões de euros, suportada na actividade internacional.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2014.html


TECNICAMENTE
A Mota Engil aproximou-se do suporte (zona dos 3 - 3,10) e voltou a subir...
Confortada agora por resultados +25% Superiores ao esperado e com uma carteira de encomendas bem preenchida.


:arrow: Estou assim a reforçara proveitando o retracement (antes que chegem os 'aplausos' dos analistas nos proximos dias, que a podem fazer disparar de novo agora q se sabe q os resultados foram bons) :wink:



:wink:
Anexos
mota engil.PNG
mota engil.PNG (25.74 KiB) Visualizado 3056 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 6/4/2015 21:47

E para ajudar ... temos o preço docrude a disparar maisde 5% ... ;-)

(Reuters) - Oil prices jumped more than 5 percent on Monday as traders reassessed how quickly Iran might increase exports after a preliminary nuclear deal and anticipated that a months-long rise in U.S. crude inventories may be slowing.

Oil extended gains after industry intelligence group Genscape reported that stockpiles at Cushing, Oklahoma, barely rose last week, according to traders. It would be the smallest increase since November at the delivery point for the U.S. crude contract traded on the New York Mercantile Exchange.

Brent May crude LCOc1 rose $3.17, or 5.77 percent, to settle at $58.12 a barrel, its biggest one-day percentage rise since surging 7.8 percent on Feb. 13.

U.S. May crude CLc1 rose $3, or 6.11 percent, to settle at $52.14, the biggest percentage gain since gaining 7 percent on Feb. 3.
Anexos
Capture.JPG
Capture.JPG (30.49 KiB) Visualizado 3363 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 5/4/2015 21:10

MOTA ENGIL ganha novo projecto em ANGOLA ... desta vez na area da construçao residencial!
De acordo com o presidente de direcção da referida cooperativa, Emanuel Maravilhoso Buchartts, o projecto engloba várias fases, sendo que a primeira reservada para a capital do país, Luanda, “Camama – Tulipa”, que terá 196 moradias, desde apartamentos e vivendas unifamiliares.
A iniciativa nasceu de um programa de construção de casas para os quadros e funcionários do Ministério das Finanças e dos órgãos tutelados, para o melhoramento da situação de habitabilidades dos seus associados.
Disse que a esta iniciativa é um complemento ao trabalho do Executivo em garantir o bem-estar às populações.
O referido projecto vai, nesta fase inicial, dar primazia as províncias com espaços urbanísticos aptos para o seu arranque, nomeadamente, Luanda, Huambo, Benguela, Huíla, Malanje e Namibe.
“O projecto prevê, em função das características de cada aldeamento, a construção de escolas, centros de saúde, creches, áreas de lazer e outros serviços sociais, numa previsão de duas mil casas para Luanda e igual numero para o resto do país”, explicou.
Sem avançar os custos de cada moradia, o responsável adiantou que como a associação é sem fins lucrativos, os preços serão moderados de acordo com os propósitos da mesma.
Com este projecto a Mota-Engil Angola, empresa adjudicada, reforça a sua presença num sector tão importante para o desenvolvimento social e económico no país como é o sector da habitação.


:arrow: Estou dentro desde o inicio do post (.. e... aproveitando este ligeiro retracement para reforçar/comprar)
>>Motivo do reforço :
>> està sobre um suporte
>> + esteve a descer ligeiramente (SEM VOLUME)...
>> devemos estar a aproximar-nos de mais uma "leg up".. :wink:

Proximo target nos 4€
:wink:
Anexos
ENGIL bp.JPG
Mota Engil: Buy-Point! (once again)
ENGIL bp.JPG (66.46 KiB) Visualizado 3721 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 2/4/2015 11:24

Inicio de SWING UP (das poucas estaveis num dia de quedas...)
Anexos
eng intraday.PNG
BUY POINT
eng intraday.PNG (10.53 KiB) Visualizado 3943 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 1/4/2015 22:05

Mushin Escreveu:Boa tarde Luka,

Já acompanho as tuas "Dicas" à algum tempo, e hoje pela primeira vez, decidi seguir a da "Mota".
Em boa hora o fiz, pois acabei o dia com uma rentabilidade superior a 4%.
Obrigado e Parabéns.
Pedro


Obrigado Mushin/Pedro...
Estamos no ponto em que a Mota Engil prepara para mais um "swing" ascendente ... (o grafico fala por si)...
A nivel fundamental o Crude està a subir mais de 5% hoje ... (depois do fecho dos mercados Europeus)... :wink:

Por outro lado:
Os analistas da casa do BPI apontam que a dívida do grupo "parece estar sob controlo" depois de uma redução de 7% para 1,16 mil milhões de euros no final de 2014.
O BPI aumentou o preço-alvo e reduziu a recomendação da Mota-Engil, segundo uma nota divulgada esta terça-feira, 24 de Março.

O preço-alvo para este ano aumentou dos 3,90 euros para 4 euros, com um potencial de valorização de 9,82% face à cotação actual (3,642 euros). Ao mesmo tempo, a casa de investimento baixou a recomendação de "comprar" para "neutral".
Numa análise às contas do grupo liderado por Gonçalo Moura Martins, o BPI aponta que as receitas homólogas registaram uma queda no quarto trimestre (-6%), possivelmente devido à conclusão do projecto de Nacala, em Moçambique, que não foi compensado pelos projectos mais recentes (com encomendas no total de 420 milhões de euros no final de 2014).
Segundo, os analistas apontam que a "dívida parece estar sob controlo", depois de uma redução de 7% para 1,16 mil milhões de euros entre o terceiro e o quarto trimestre.
Os analistas do BPI apontam que o preço da acção subiu mais de 30% desde o início do ano, depois da desvalorização registada no final do ano passado com a queda do preço do petróleo, por a companhia ter projectos em países dependentes das receitas petrolíferas como Angola.
O BPI justifica o aumento do preço-alvo, primeiro, com a incorporação da avaliação da Mota-Engil África no preço da acção. Depois, com a avaliação da fatia da Martifer, a actualização das alterações cambiais e o "ligeiro aumento" da dívida líquida da Mota-Engil, retirando o peso da Mota-Engil África.
O volume de negócios da Mota-Engil aumentou 100 milhões de euros entre 2013 e 2014 para um total de 2,4 mil milhões de euros, anunciou o grupo no início de Março. A Mota-Engil vai apresentar os seus resultados anuais a 17 de Abril.


TECNICAMENTE
Eu acabo de vender um pouco de NOS para comprar Mota Engil... aproveitar a "leg" ascendente da MOTA ENGIL que se està agora a desenhar... (ver grafico abaixo)
a MOTA esta a ter um pequeno retracement (... se repararem anda a descer, com um volume cada vez mais baixo... para bom entendedor... :wink: )



:wink:
Anexos
ENGIL.png
ENGIL.png (239.44 KiB) Visualizado 4102 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Mushin » 24/2/2015 17:57

Boa tarde Luka,

Já acompanho as tuas "Dicas" à algum tempo, e hoje pela primeira vez, decidi seguir a da "Mota".

Em boa hora o fiz, pois acabei o dia com uma rentabilidade superior a 4%.

Obrigado e Parabéns.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: 19/11/2014 9:43

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por traderh » 24/2/2015 14:17

Luka! Escreveu:
Volto às COMPRAS de Mota Engil :
>> descida ligeira COM POUCO VOLUME
>> numa fase de tendencia ascendente
:wink:

target : 3,80eur

abraço,
luka


A ver palpite certeiro fico-me pelos 3,75 :wink:
 
Mensagens: 227
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 24/2/2015 11:21


Volto às COMPRAS de Mota Engil :
>> descida ligeira COM POUCO VOLUME
>> numa fase de tendencia ascendente
:wink:

target : 3,80eur

abraço,
luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 24/2/2015 0:30

traderh Escreveu:Curioso só hoje via a tua análise, mas tenho a minha entrada feita a 2,95 com um target de 3,75. 0,05 acima da tua entrada e 0,05 abaixo sou menos ambicioso :wink:


Vou tentar apanhar mais umas amanhã :
:arrow: Se ha uma reuniao da OPEP(como se começa a falar) o cartel começa a funcionar de novo e os peços do crude sobem, acredito que a Mota Engil dispare...
:arrow: Mas mesmo q isso nao aconteça , o mercado ja começou a compreender q a Mota Engil nao é assim tao afectada pelos preços du crude (hoje o crude estava a cair -3%e a Mota aguentou-se ) creio que a estes niveis exista bastante acumulaçao ...

Pelo q amanha volto às compras de Mota Engil

Abraço
Luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por traderh » 23/2/2015 18:03

Curioso só hoje via a tua análise, mas tenho a minha entrada feita a 2,95 com um target de 3,75. 0,05 acima da tua entrada e 0,05 abaixo sou menos ambicioso :wink:
 
Mensagens: 227
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 23/2/2015 17:16

Penso que estamos de novo numa ZONA DE REFORçO ...
:arrow: O grafico fala por si


Continuo dentro ...
Mantenho o target (ver acima na dica do dia)
:wink:
Anexos
ENGIL.PNG
ENGIL.PNG (17.66 KiB) Visualizado 5333 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Dica do dia (no PSI) >>>

por magofir » 3/2/2015 18:11

Luka! Escreveu:O screening de hoje mostrou-me uma MOTA ENGIL interessante tanto a nivel grafico como fundamental.

Com o preço do pertoleo voltar a subir (as palavras do novo soberano saudita fizeram os traders recomeçar a comprar petroleo)o q vai em favor da Mota Engil presente em zonas de poduçao.

FUNDAMENTAIS
Santander vê "várias oportunidades de crescimento" na Mota-Engil
O banco de investimento reiniciou a cobertura das acções da construtora com uma recomendação de "comprar". Defende que, depois da forte queda, as acções estão "subavalidadas". O preço-alvo de 4,60 euros.
Para o Santander, a Mota-Engil vale mais do que o valor atribuído pelos investidores. Defende, na nota de investimento em que reiniciou a cobertura das acções da construtora, que estes estão subavaliados. Atribui-lhes um preço-alvo de 4,60 euros, mais de 70% do que estes valem em bolsa. As "várias oportunidades de crescimento" na África subsariana levam-no a recomendar "comprar" os títulos.

"A Mota-Engil tem várias oportunidades de crescimento nos mercados emergentes, nomeadamente na África Subsariana, devido à carência de infra-estruturas na região", diz o Santander, lembrando que a construtora detém 80% do capital da Mota-Engil África. "Mas actuação da Mota-Engil não se resume a África", sublinhando o crescimento da carteira de encomendas da construtora na América Latina, que já representa 46% do total de encomendas previstas.

Estas oportunidades, bem como a diversificação, associada à elevada carteira de encomendas registada pela construtora, levam o analista João Safara a defender o investimento nos títulos da empresa que têm sido fortemente castigados pelos receios em relação a África, nomeadamente a Angola. O banco é cauteloso no que respeita ao risco de desaceleração da actividade em Angola, mas vê margem para ganhos.
"As acções da Mota-Engil afundaram 60% desde o último máximo", mas "acreditamos que a actual cotação já reflecte parcialmente a recessão em Angola". "Vemos as acções altamente subavaliadas", diz a nota de "research" que reinicia a cobertura das acções com preço-alvo de 4,60 euros. Ou seja, 72% acima da actual cotação.


TECNICAMENTE

Depois de uma queda exaerada q a trouxe dos 5€até aos actuais 2,77 estamos numa zona de entrada interessante:
Sobre a MA20 que tem servido de suporte recentemente
Depois da queda começou a fazer higher highs relativos

:arrow: O grafico fala por si!

Trading Plan
Entrada 2,80 - 2,90€
Target banco Santander : 4,60€
O meu target : 3,80 (ou seja cerca de 40%)


Boa Dica! :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 15/4/2011 23:10
Localização: Porto

Dica do dia (no PSI) >>>

por Luka! » 3/2/2015 0:32

O screening de hoje mostrou-me uma MOTA ENGIL interessante tanto a nivel grafico como fundamental.

Com o preço do pertoleo voltar a subir (as palavras do novo soberano saudita fizeram os traders recomeçar a comprar petroleo)o q vai em favor da Mota Engil presente em zonas de poduçao.

FUNDAMENTAIS
Santander vê "várias oportunidades de crescimento" na Mota-Engil
O banco de investimento reiniciou a cobertura das acções da construtora com uma recomendação de "comprar". Defende que, depois da forte queda, as acções estão "subavalidadas". O preço-alvo de 4,60 euros.
Para o Santander, a Mota-Engil vale mais do que o valor atribuído pelos investidores. Defende, na nota de investimento em que reiniciou a cobertura das acções da construtora, que estes estão subavaliados. Atribui-lhes um preço-alvo de 4,60 euros, mais de 70% do que estes valem em bolsa. As "várias oportunidades de crescimento" na África subsariana levam-no a recomendar "comprar" os títulos.

"A Mota-Engil tem várias oportunidades de crescimento nos mercados emergentes, nomeadamente na África Subsariana, devido à carência de infra-estruturas na região", diz o Santander, lembrando que a construtora detém 80% do capital da Mota-Engil África. "Mas actuação da Mota-Engil não se resume a África", sublinhando o crescimento da carteira de encomendas da construtora na América Latina, que já representa 46% do total de encomendas previstas.

Estas oportunidades, bem como a diversificação, associada à elevada carteira de encomendas registada pela construtora, levam o analista João Safara a defender o investimento nos títulos da empresa que têm sido fortemente castigados pelos receios em relação a África, nomeadamente a Angola. O banco é cauteloso no que respeita ao risco de desaceleração da actividade em Angola, mas vê margem para ganhos.
"As acções da Mota-Engil afundaram 60% desde o último máximo", mas "acreditamos que a actual cotação já reflecte parcialmente a recessão em Angola". "Vemos as acções altamente subavaliadas", diz a nota de "research" que reinicia a cobertura das acções com preço-alvo de 4,60 euros. Ou seja, 72% acima da actual cotação.


TECNICAMENTE

Depois de uma queda exaerada q a trouxe dos 5€até aos actuais 2,77 estamos numa zona de entrada interessante:
Sobre a MA20 que tem servido de suporte recentemente
Depois da queda começou a fazer higher highs relativos

:arrow: O grafico fala por si!

Trading Plan
Entrada 2,80 - 2,90€
Target banco Santander : 4,60€
O meu target : 3,80 (ou seja cerca de 40%)
Anexos
Mota Engil BUY POINT.JPG
Mota Engil BUY POINT
Mota Engil BUY POINT.JPG (48 KiB) Visualizado 5863 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Athoss, Cem pt, Google [Bot], latbal, malakas, Manchini888, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, PMP69, Shimazaki_2 e 113 visitantes