Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
chico_laranja Escreveu:No fundo é preciso abstrair-mo-nos do activo em si e olhar apenas para o preço e a partir dele tomar as devidas acções para evitar bias e/ou preconceitos.
Nem mais!
Gráfico 1: uma vez que a minha entrada foi à linha, fundada no padrão "V na linha", a stoploss já foi colocada em b/e, tanto mais que o preço fez um novo high após a entrada.
Gráfico 2: testando a estrutura. Se for uma boa estrutura, isso será revelado na cotação. Note-se que eu disse "testar" e não "comprar" a estrutura, como se pode ver desta passagem:
(pling, tlang e poing são os barulhos da plataforma d´O Alquimista a abrir).
O Alquimista: Pronto, aqui está um gráfico com um quadrado.
A Voz: Qual é o significado disso?
O Alquimista: O quadrado mostra uma área - eu gosto de lhe chamar estrutura - que, sendo testada, me fará ficar interessado em comprar.
A Voz: Mas o preço está lá em cima...
O Alquimista: So what? O preço flutua, não é verdade?
A Voz: Sim, flutua. Só acho que vais ter que esperar algum tempo até que ele volte a essa zona. Se voltar.
O Alquimista: E qual é o problema? Eu procuro fazer negócios em qualidade, não em quantidade, para além de que...(repentinamente interrompido pel`A Voz)
A Voz:!
O Alquimista: Ok, eu calo-me.
A Voz: Esperemos então que o preço chegue ao local que identificaste.
O Alquimista: Sim, esperemos. E se não o fizer, já tenho outra ideia no prelo.
Podia dizer que o que se pretende com o teste da estrutura é tão somente a criação de um pivot (quiçá do pivot c do fork) para comprar a blá blá blá, com target blé blé blé e stoploss bli bli bli. Se o fizesse, lá teria de desenhar uns riscos e uns traços, abandonando a "simplicidade" e quebrando o compromisso assumido com A Voz.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
O Alquimista Escreveu:zeef Escreveu:Boas Alquimista,
Qual o ativo em análise?,
Não os costumas identificar aqui no tópico por algum motivo?
Desculpa não o identificar à 1a mais ainda estou aprender AT![]()
zeef
Olá Zeef
Dois motivos levam-me a que ultimamente não venha identificando o activo:
- depois de ter regressado após cumprir "castigo" as oportunidades especulativas que aqui tenho colocado e também no outro tópico têm tido, só para surpresa de quem anda distraído, uma elevada percentagem de acerto. Ora, este tópico não se destina a sugerir investimentos mas apenas a mostrar uma certa técnica pouco usada entre nós. Se no início mostrava o activo quando apresentava a sugestão, era unicamente para cativar a audiência (alguém se sentiria tentado a estudar uma técnica que apresentasse resultados negativos? eu não entro neste processo concorrencial dada a oferta existente);
- chegou aos meus ouvidos que alguém andava a shortar O Alquimista, ou seja, seu eu sugerisse comprar ou vender o activo x, y ou z, essa pessoa ou grupo de pessoas faziam o contrário. Será preciso mencionar qual terá sido o resultado?
É pois em função disto que decidi suspender a identificação dos activos. Repara que o venho fazendo no outro tópico, salvo uma ou outra excepção por ser altamente especulativa e não querer contribuir para novas perdas de quem se decida pela técnica do "vou fazer ao contrário dele".
Ficará sempre ao meu critério identificar ou não. Fá-lo-ei sempre que o negócio se conclua, para o bem e para o mal, como o fiz há pouco tempo numa certa oportunidade especulativa.
Por estas razoes não posso de momento identificar o activo em causa. Porém, quem me conhece e tem a paciência de me seguir já saberá por onde passo o meu tempo enquanto especulador.
Um comentário final: tirando uma ou outra técnica que seja estritamente construída para certo tipo de mercado, o estudo da AT deveria ser realizado independentemente do activo: por ex., uma média móvel ascendente dá a mesma informação quer no bcp, quer nos futuros do açúcar.
Abraço
No fundo é preciso abstrair-mo-nos do activo em si e olhar apenas para o preço e a partir dele tomar as devidas acções para evitar bias e/ou preconceitos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
zeef Escreveu:Boas Alquimista,
Desculpa não o identificar à 1a mais ainda estou aprender AT![]()
zeef
Olá Zeef
Dois motivos levam-me a que ultimamente não venha identificando o activo:
- depois de ter regressado após cumprir "castigo" as oportunidades especulativas que aqui tenho colocado e também no outro tópico têm tido, só para surpresa de quem anda distraído, uma elevada percentagem de acerto. Ora, este tópico não se destina a sugerir investimentos mas apenas a mostrar uma certa técnica pouco usada entre nós. Se no início mostrava o activo quando apresentava a sugestão, era unicamente para cativar a audiência (alguém se sentiria tentado a estudar uma técnica que apresentasse resultados negativos? eu não entro neste processo concorrencial dada a oferta existente);
- chegou aos meus ouvidos que alguém andava a shortar O Alquimista, ou seja, seu eu sugerisse comprar ou vender o activo x, y ou z, essa pessoa ou grupo de pessoas faziam o contrário. Será preciso mencionar qual terá sido o resultado?
É pois em função disto que decidi suspender a identificação dos activos. Repara que o venho fazendo no outro tópico, salvo uma ou outra excepção por ser altamente especulativa e não querer contribuir para novas perdas de quem se decida pela técnica do "vou fazer ao contrário dele".
Ficará sempre ao meu critério identificar ou não. Fá-lo-ei sempre que o negócio se conclua, para o bem e para o mal, como o fiz há pouco tempo numa certa oportunidade especulativa.
Por estas razoes não posso de momento identificar o activo em causa. Porém, quem me conhece e tem a paciência de me seguir já saberá por onde passo o meu tempo enquanto especulador.
Um comentário final: tirando uma ou outra técnica que seja estritamente construída para certo tipo de mercado, o estudo da AT deveria ser realizado independentemente do activo: por ex., uma média móvel ascendente dá a mesma informação quer no bcp, quer nos futuros do açúcar.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Boas Alquimista,
Desculpa não o identificar à 1a mais ainda estou aprender AT
zeef
Desculpa não o identificar à 1a mais ainda estou aprender AT

zeef
Gráfico 1: acompanhando o evoluir da situação da posição (recorde-se que se trata do padrão "V na linha").
Gráfico 2: quem não estiver dentro tem duas possibilidades:
- faz uma compra usando desde já a linha negra;
- espera que o mercado lhe proporcione uma entrada "com mais segurança" ( novo high e compra a correcção).
Gráfico 2: quem não estiver dentro tem duas possibilidades:
- faz uma compra usando desde já a linha negra;
- espera que o mercado lhe proporcione uma entrada "com mais segurança" ( novo high e compra a correcção).
O comportamento de uma casta como indicador.
Sempre me mostrei muito céptico quando à possibilidade de aprender alguma coisa com os gestores de fundos da conhecida e para muitos sacrossanta "ala passiva do investimento" (entenda-se: em termos de trading/leitura gráfica, e não noutros campos como por exemplo culinária ou cosmética). Uma ligeira, mas simpática, esperança alojou-se no meu espírito quando há algum tempo se aventou a possibilidade de um confronto entre os activos e os passivos: eis chegado o momento-chave, pensei eu, para aprender in real time com a abordagem dos passivos, tal como estes poderão aprender com os activos. Este desafio nunca chegou a ver a luz do dia, o que não me impediu de o fazer criando para o efeito o FI Alquimia 2015 (ver o outro tópico). Depois de ler o estudo que segue aquele cepticismo poderá não desaparecer, mas ficará bastante mitigado. Porquê? Ora veja-se:
Every month, we review the latest BAML survey of global fund managers. Among the various ways of measuring investor sentiment, this is one of the better ones as the results reflect how managers are allocated in various asset classes. These managers oversee a combined [b]$700b in assets[/b]. The data should be viewed mostly from a contrarian perspective; that is, when equities fall in price, allocations to cash go higher and allocations to equities go lower as investors become bearish, setting up a buy signal. When prices rise, the opposite occurs, setting up a sell signal.
Mais aqui: http://fat-pitch.blogspot.pt/2015/02/fu ... ation.html
Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada - Miguel de Unamuno
Sempre me mostrei muito céptico quando à possibilidade de aprender alguma coisa com os gestores de fundos da conhecida e para muitos sacrossanta "ala passiva do investimento" (entenda-se: em termos de trading/leitura gráfica, e não noutros campos como por exemplo culinária ou cosmética). Uma ligeira, mas simpática, esperança alojou-se no meu espírito quando há algum tempo se aventou a possibilidade de um confronto entre os activos e os passivos: eis chegado o momento-chave, pensei eu, para aprender in real time com a abordagem dos passivos, tal como estes poderão aprender com os activos. Este desafio nunca chegou a ver a luz do dia, o que não me impediu de o fazer criando para o efeito o FI Alquimia 2015 (ver o outro tópico). Depois de ler o estudo que segue aquele cepticismo poderá não desaparecer, mas ficará bastante mitigado. Porquê? Ora veja-se:
Every month, we review the latest BAML survey of global fund managers. Among the various ways of measuring investor sentiment, this is one of the better ones as the results reflect how managers are allocated in various asset classes. These managers oversee a combined [b]$700b in assets[/b]. The data should be viewed mostly from a contrarian perspective; that is, when equities fall in price, allocations to cash go higher and allocations to equities go lower as investors become bearish, setting up a buy signal. When prices rise, the opposite occurs, setting up a sell signal.
Mais aqui: http://fat-pitch.blogspot.pt/2015/02/fu ... ation.html
Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada - Miguel de Unamuno
Foi "descoberto" um novo padrão para uso no trading e/ou no investing: The Bactrian Camel Pattern
This pattern is significant and must be included in the 1,527th edition of the “Book of Patterns” that has made millions of retail traders rich in the last year only.
http://www.priceactionlab.com/Blog/2015 ... discovery/
Enquanto uns querem ver camelos, eu limitava-me a ir de jumento.
This pattern is significant and must be included in the 1,527th edition of the “Book of Patterns” that has made millions of retail traders rich in the last year only.

http://www.priceactionlab.com/Blog/2015 ... discovery/
Enquanto uns querem ver camelos, eu limitava-me a ir de jumento.
Limonov Escreveu:A veia romancista hoje falou mais Alquimista?
Abraço,
Limonov
Essa veia está sempre presente, a oportunidade para intervir é que vai ... flutuando.
Abraço
A veia romancista hoje falou mais Alquimista?
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
A Voz: Então, Alquimista, como tens passado?
O Alquimista: Bem. E a Voz?
A Voz: Já sabes que pouco interessa como me sinto. Eu sou eterno. Tu, sim, é que relevas.
O Alquimista: Bem sei, bem sei, mas perguntar não ofende, ou ofende?
A Voz: Não, não ofende, o que ofende são os três I´s.
O Alquimista: Três I´s? O que significa isso?
A Voz: Ilusão, Impreparação, Incompetência. E não necessariamente por esta ordem: um incompetente pode ter a ilusão de não se sentir impreparado. Vês?
O Alquimista: Como eu te compreendo! Mas não é fácil lutar contra essa força.
A Voz: Será tanto mais fácil quanto mais desejares a coisa. Tens de optar: ou ficas pela mediania, e receberás por isso, ou, como diz o teu querido Howard Marks ,take the higher road.
O Alquimista: Hás-de convir que há vários caminhos e todos podem dar ao mesmo lugar.
A Voz: Sem dúvida! Mas estamos a falar da tua abordagem, é nela que se deve centrar o discurso e o trabalho nunca está acabado.
O Alquimista: Falemos então da "minha" abordagem. O que sugeres que faça?
A Voz: Todos sabemos que a vida não é fácil e nem todos conseguem ver o que tu vês (ou pensas que vês). Tu também não consegues interpretar um tac.
O Alquimista: Sim, eu não sei ler um tac e sinto-me verdadeiramente ignorante e estúpido quando olho para um e me tentam mostrar que "está ali qualquer coisita". É que eu não consigo enxergar nada!
A Voz: Saber que nada sabes de certo assunto e aceitares que há gente que sabe (e que tem e mostra resultados, como tem o neurocirugião que retirou o quisto que tu não conseguiste ver no tac) só mostra sabedoria da tua parte.
O Alquimista: Torno a perguntar-te: o que sugeres que faça? É que eu não escrevo nem desenho para quem não me compreende. Bem sei que esses não vêm aqui. Preocupo-me, isso sim, com quem quer aprender, com quem quer higienizar a sua crosta de conhecimentos ou dar mesmo uma vassourada neles. Repito: com quer quer aprender! São estes, e não os outros, que dão verdadeira luta, que não hesitam em questionar ou mesmo duvidar da bondade do método.
A Voz: Está bem, está bem, já percebi a tua ideia. Voltemos ao essencial: faz um esforço para tentar apresentar a coisa de outra maneira. Já experimentaste usar desenhos mais simples, por exemplo quadrados, rectângulos?
O Alquimista: Sim, às vezes, mas não no sentido em que estás a falar. É claro que posso tentar fazer como opinas.
A Voz: Ainda bem que estás disposto a isso. És capaz de dar um exemplo?
O Alquimista: É já a seguir!
O Alquimista: O quadrado mostra uma área - eu gosto de lhe chamar estrutura - que, sendo testada, me fará ficar interessado em comprar.
A Voz: Sim, flutua. Só acho que vais ter que esperar algum tempo até que ele volte a essa zona. Se voltar.
O Alquimista: E qual é o problema? Eu procuro fazer negócios em qualidade, não em quantidade, para além de que...(repentinamente interrompido pel`A Voz)
A Voz:
!
É inútil querer discutir e tirar de alguém as suas ideias; as pessoas não querem deixar-se convencer; o melhor é deixá-las - Miguel de Unamuno
O Alquimista: Bem. E a Voz?
A Voz: Já sabes que pouco interessa como me sinto. Eu sou eterno. Tu, sim, é que relevas.
O Alquimista: Bem sei, bem sei, mas perguntar não ofende, ou ofende?
A Voz: Não, não ofende, o que ofende são os três I´s.
O Alquimista: Três I´s? O que significa isso?
A Voz: Ilusão, Impreparação, Incompetência. E não necessariamente por esta ordem: um incompetente pode ter a ilusão de não se sentir impreparado. Vês?
O Alquimista: Como eu te compreendo! Mas não é fácil lutar contra essa força.
A Voz: Será tanto mais fácil quanto mais desejares a coisa. Tens de optar: ou ficas pela mediania, e receberás por isso, ou, como diz o teu querido Howard Marks ,take the higher road.
O Alquimista: Hás-de convir que há vários caminhos e todos podem dar ao mesmo lugar.
A Voz: Sem dúvida! Mas estamos a falar da tua abordagem, é nela que se deve centrar o discurso e o trabalho nunca está acabado.
O Alquimista: Falemos então da "minha" abordagem. O que sugeres que faça?
A Voz: Todos sabemos que a vida não é fácil e nem todos conseguem ver o que tu vês (ou pensas que vês). Tu também não consegues interpretar um tac.
O Alquimista: Sim, eu não sei ler um tac e sinto-me verdadeiramente ignorante e estúpido quando olho para um e me tentam mostrar que "está ali qualquer coisita". É que eu não consigo enxergar nada!
A Voz: Saber que nada sabes de certo assunto e aceitares que há gente que sabe (e que tem e mostra resultados, como tem o neurocirugião que retirou o quisto que tu não conseguiste ver no tac) só mostra sabedoria da tua parte.
O Alquimista: Torno a perguntar-te: o que sugeres que faça? É que eu não escrevo nem desenho para quem não me compreende. Bem sei que esses não vêm aqui. Preocupo-me, isso sim, com quem quer aprender, com quem quer higienizar a sua crosta de conhecimentos ou dar mesmo uma vassourada neles. Repito: com quer quer aprender! São estes, e não os outros, que dão verdadeira luta, que não hesitam em questionar ou mesmo duvidar da bondade do método.
A Voz: Está bem, está bem, já percebi a tua ideia. Voltemos ao essencial: faz um esforço para tentar apresentar a coisa de outra maneira. Já experimentaste usar desenhos mais simples, por exemplo quadrados, rectângulos?
O Alquimista: Sim, às vezes, mas não no sentido em que estás a falar. É claro que posso tentar fazer como opinas.
A Voz: Ainda bem que estás disposto a isso. És capaz de dar um exemplo?
O Alquimista: É já a seguir!
A Voz:

É inútil querer discutir e tirar de alguém as suas ideias; as pessoas não querem deixar-se convencer; o melhor é deixá-las - Miguel de Unamuno
Ups...agora sim segue o gráfico.
Introduzindo um novo padrão: "V na linha". No rigor, não é um padrão novo, mas uma nova localização de um padrão que há muito se deu a conhecer neste tópico. Este padrão nada antecipa, apenas serve de aviso. Uma vez "completo", pode ser usado para vender ou para comprar. Só por si o padrão nada vale e é indiferente à tendência. A contextualização é essencial.
O gráfico 2 destina-se a fazer o acompanhamento do padrão "V na linha". Também se aproxima a hora da verdade. Pode aguardar-se que o preço se digne fazer o movimento desenhado. Neste padrão a técnica nada tem de complicado: vende-se o topo e compra-se a base. O inverso deve ser feito quando se estiver perante o "V invertido na linha".
Contextualização feita, padrão "completo", compra realizada, stoploss colocada abaixo do swing relevante e target pelo menos no último swing high.
Gráfico 1:
O evoluir do padrão "V na linha". Em certo sentido este padrão mais não é do que uma muito simples exemplificação da negociação só com uma linha. Se ela for boa, é mais do que suficiente.
Best of luck to all of you, but my deepest sympathies to some of you. Morgan Housel
http://www.fool.com/investing/general/2 ... -fail.aspx
Pela última vez coloca-se aqui o gráfico 1. Como já tem muita informação para o meu gosto vou apagar tudo e aproximar-me do preço pois só assim consigo ver os especuladores andam a fazer (gráfico 2).
Gráfico 3: tentaram ir ao local da stoploss mas até ao momento não conseguiram. Quebrada a linha, colopsar-se-á imediatamente o risco. Pode ver-se mais um exemplo do padrão "V na linha".
Gráfico 3: tentaram ir ao local da stoploss mas até ao momento não conseguiram. Quebrada a linha, colopsar-se-á imediatamente o risco. Pode ver-se mais um exemplo do padrão "V na linha".
Quanto ao gráfico 1:
Contextualização feita, padrão "completo", compra realizada, stoploss colocada abaixo do swing relevante e target pelo menos no último swing high.
Gráfico 2: o preço nem se dignou testar a linha. Revendo-se local de compra usando as ferramentas do costume.
O Alquimista Escreveu:gráfico 2:
Introduzindo um novo padrão: "V na linha". No rigor, não é um padrão novo, mas uma nova localização de um padrão que há muito se deu a conhecer neste tópico. Este padrão nada antecipa, apenas serve de aviso. Uma vez "completo", pode ser usado para vender ou para comprar. Só por si o padrão nada vale e é indiferente à tendência. A contextualização é essencial.
O gráfico 2 destina-se a fazer o acompanhamento do padrão "V na linha". Também se aproxima a hora da verdade. Pode aguardar-se que o preço se digne fazer o movimento desenhado. Neste padrão a técnica nada tem de complicado: vende-se o topo e compra-se a base. O inverso deve ser feito quando se estiver perante o "V invertido na linha".
Gráfico 2: o preço nem se dignou testar a linha. Revendo-se local de compra usando as ferramentas do costume.
Para os activos, e também para os passivos, aqui fica parte do disclosure de Cliff Asness:
if you read one guy’s opinion on a blog and do anything based solely on that, you are an idiot.
(...) ]my style is to write very aggressively and passionately about what I believe. So unless you are a libertarian/objectivist, small government and free market loving, socialist hating, value investing geek you probably won’t agree with everything or anything I say. If you find the way I say it insulting, I’m sorry about the first few words you couldn’t help reading, but if you read a moment past that (in this disclaimer or later), it is on you. I agree we need to censor things occasionally but only to protect children and madmen (and of course the children of madmen). If you believe in censoring anything else short of a nuclear secret you’d probably look good in hobnail boots and the crooked cross. Thanks for listening.
http://www.ritholtz.com/blog/2015/02/aq ... isclosure/
Confesso que às vezes me sinto um autêntico idiota.
if you read one guy’s opinion on a blog and do anything based solely on that, you are an idiot.
(...) ]my style is to write very aggressively and passionately about what I believe. So unless you are a libertarian/objectivist, small government and free market loving, socialist hating, value investing geek you probably won’t agree with everything or anything I say. If you find the way I say it insulting, I’m sorry about the first few words you couldn’t help reading, but if you read a moment past that (in this disclaimer or later), it is on you. I agree we need to censor things occasionally but only to protect children and madmen (and of course the children of madmen). If you believe in censoring anything else short of a nuclear secret you’d probably look good in hobnail boots and the crooked cross. Thanks for listening.
http://www.ritholtz.com/blog/2015/02/aq ... isclosure/
Confesso que às vezes me sinto um autêntico idiota.
Gráfico 1: continuando na perseguição da oportunidade especulativa. Aproxima-se a hora da verdade e das duas, uma: os agressivos, convictos de que se está apenas perante um movimento correctivo numa fase ascendente, colocarão a ordem de compra na linha, com stoploss abaixo do swing low relevante e targe pelo menos na 1ª WL da MLH superior.
O Alquimista Escreveu:Gráfico 1: mantém-se o target na linha. Stoploss colocada além do b/e dado que leva mais de 100 ticks de proveito. Recorde-se que do plano faz parte uma ordem compradora na zona onde será fechada o curto.
Gráfico 2: amanhá será colocada ordem vendedora no limite superior do range. Stoploss e target estão assinalados.
Gráfico 1: ordem de venda colocada além do b/e executada, negócio encerrado. Faz parte do plano uma compra onde se tinha o target final, situação em revisão uma vez que o preço tem mostrado pouca vontade em visitar a zona.
Gráfico 2: ordem de venda foi executada. Target e soploss mantêm-se nos locais assinalados. Embora seja expectável que o preço vá além do target, de momento este permanece inalterado. A qualquer momento poderá ser revisto e o primitivo target servirá para encerrar parte da posição.
Em 12/2:
Gráfico 1: ordem em b/e quanto ao remanescente atingida, negócio encerrado.
gráfico 2:
.Gráfico 4: identificando o b/e quanto ao remanescente da posição.
Gráfico 1: ordem em b/e quanto ao remanescente atingida, negócio encerrado.
gráfico 2:
Gráfico 1: mantém-se o target na linha. Stoploss colocada além do b/e dado que leva mais de 100 ticks de proveito. Recorde-se que do plano faz parte uma ordem compradora na zona onde será fechada o curto.
Gráfico 2: amanhá será colocada ordem vendedora no limite superior do range. Stoploss e target estão assinalados.
chico_laranja Escreveu:Estás à espera de um duplo V depois do coil que assinalei?
Olhando de relance (e relembro que não tenho as aulas em dia) ele pode fazer um V depois do coil voltando até à diagonal ascendente fina que desenhaste fazendo assim o referido João Moura para de seguida seguir o seu caminho para Norte.
O stop está lá para o caso da cotada não querer fazer o reteste para o arranque do 2º V
Gráfico 1 representa o que me fará ficar interessado em comprar.
Gráfico 2 é outra forma de ver a situação. A diferença é que neste estamos mais perto do preço. Ambas as análises coincidem na identificação da mesma zona compradora. O que vem demonstrar uma coisa: o que conta é o preço e não as linhas, quaisquer que elas sejam, pelo que tudo o resto é blá, blá, blá mais ou menos colorido.
Estás à espera de um duplo V depois do coil que assinalei?
Olhando de relance (e relembro que não tenho as aulas em dia) ele pode fazer um V depois do coil voltando até à diagonal ascendente fina que desenhaste fazendo assim o referido João Moura para de seguida seguir o seu caminho para Norte.
O stop está lá para o caso da cotada não querer fazer o reteste para o arranque do 2º V
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
chico_laranja Escreveu:Neste caso específico, como a volatilidade baixou formando um coil muito estreito na linha laranja vês que há uma forte linha compradora nesse ponto fazendo crer que "algo" não deixa que o preço desça abaixo essa linha não havendo necessidade de colocar o stop tão em baixo.
Corrige-me se estou enganado.
Sim, é esse o raciocínio, para além de que anda por ali o "João Moura".
Agora,faço eu uma pergunta (a ti e a todos os que nos lêem), para meditação e não tanto para resposta: foi necessário recorrer a algum indicador clássico para fazer aquela interpretação gráfica? Se calhar nem era necessário recorrer às linhas que eu desenhei.
O Alquimista Escreveu:Desde já te digo que o preço é que conta.. Saber se é uma acção, forex, commoditie ou ETF apenas vem toldar o pensamento pelo que nem procurei cotações com base na tua dica.
Ao dizeres isto só me dás razão nesta minha opção de não identificar o mercado: o processo, o método é que conta. Se é como dizes, e caso seja possível ver a evolução de um FI num gráfico de preços, será preciso indagar de que fundo se trata, quem é o gestor, seu track record, qual a casa de investimento e tudo o mais que constitui objecto de análise?Não sei se percebi bem a resposta mas o que entendi é que olhas para o comportamento recente do preço e tomas a decisão com base nesse comportamento.
Sim, mas com o respectivo enquadramento na fase do mercado.Neste caso específico, como a volatilidade baixou formando um coil muito estreito na linha laranja vês que há uma forte linha compradora nesse ponto fazendo crer que "algo" não deixa que o preço desça abaixo essa linha não havendo necessidade de colocar o stop tão em baixo.
Corrige-me se estou enganado.
Agora fiquei confuso: a que gráfico te referes? No gráfico com base no qual respondi não vejo linha laranja. A linha laranja está num outro gráfico, mas a minha resposta tinha em mente o outro
Falava desta imagem tua (com um acrescento a vermelho meu).
My bad, a linha é castanha e não laranja

- Anexos
-
- teu.jpg (22.67 KiB) Visualizado 6681 vezes
indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,
É bem verdade, grão a grão....
Sem dúvida segunda-feira há mais...
Perdoa-me a minha ignorância, mas as sextas feiras não costumam ser bons dias de negociação? Ou, não devem ser deixadas posições abertas de curto prazo pelo fim de semana a dentro?
Abraço
José Graça
Caro José,
Não há uma resposta "preto no branco". Em tese geral, todos os dias são bons para investir. Tudo dependerá do que se pretenda realizar e do risco que se queira assumir, algo que deve estar previsto no plano de negociação de 6ª feira, como de qualquer dia. Na verdade, para mim não conta o dia, o que conta são os sinais técnicos.
Abraço
O Alquimista Escreveu:
Caro José Graça,
À primeira vista esse resultado líquido pode ser diminuto, mas deve ser enquadrado no tempo de duração do negócio, além de que 1,8% x 12 meses x capitalização pode apontar para números muito interessantes.
Amanhã é 6ª feira e na 2ª feira há nova reunião por causa dos gregos.
Abraço
Caro Alquimista,
É bem verdade, grão a grão....
Sem dúvida segunda-feira há mais...
Perdoa-me a minha ignorância, mas as sextas feiras não costumam ser bons dias de negociação? Ou, não devem ser deixadas posições abertas de curto prazo pelo fim de semana a dentro?
Abraço
José Graça
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 100 visitantes