Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sobre a entrevista de ontem do ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 28/2/2004 13:30

Caros foreiros

Ao ouvir a entrevista ....o senhor fez uma figura de ser extraterrestre e falava em estilo cripto...com breves referências aos rendimentos próprios...e com uma distância de entendimento....que o tornava longínquo.
Ou sabe pouco....ou deve ser um adiantado mental.
Sim...também concordo.... deve ser mal educado.
Quanto às taxas e comissões.....apesar deste tempo de experiência, nada de firme se pode concluir....todos manifestam uma opinião que não é verosimilhante.....fico na mesma.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Rura » 28/2/2004 13:00

9,3 por ordem até 100 000€ :?: Como é que fizeste para conseguir isso ? Eu pago 15,5 USD por cada ordem no Nasdaq. Negociaste com eles? Estou interessado em saber mais.
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

bigonline

por sambas » 28/2/2004 4:24

Estou com o bigonline (há mto pouco tempo) e julgo q as comissões são mais reduzidas: 9,3/ordem (até 100 000euros). Existe um preçario reduzido mas só compensatório para quem compre menos de 1500euros (e tenha a sorte de a ordem ser feita num só negócio).
Sambas
"You never really lose, until you quit trying." [Anonymous]

Registado: 27/2/2004 14:02

por Visitante » 28/2/2004 2:36

meteorologista... se deres a ordem de compra através da net é mais barato... por essa ordem pagavas cerca de 12€..

Um abraço
Nunofaustino
Visitante

e já agora que voltàmos à vaca fria...

por oscarcoelho » 28/2/2004 2:11

Quando se começou a falar nesta história da nova plataforma não estavam à espera de ver integrados todos os títulos numa única plataforma de negociação (a Euronext), nas mesmas condições e aos mesmos preços?

Eu pelo menos estava. Sou muito ingénuo! :oops:

Registado: 29/3/2003 20:29

por MarcoAntonio » 28/2/2004 1:27

Ah bom, sendo assim é muito provável que seja essa questão do desconto, sim.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco, muito agradeço...

por Meteorologista » 28/2/2004 1:24

a sua resposta.
Nos documentos que o BCP me enviou (e a que se devem referir os portes e despesas de expediente) vem em ambos os casos referido apenas um negócio com o respectivo nº e hora de execução, sendo as quantidades de títulos negociadas iguais à totalidade das transacções, por mim feitas, pelo que penso que tenham sido transaccionados todos numa única tranche em ambos os casos.
Entretanto reparei que a transacção com menores custos era de acções do próprio BCP e parece que eles fazem um desconto nas acções próprias.
Tenho que ir à cidadebcp confirmar.
Em qualquer caso, acho que talvez consiga melhores preços de corretagem no mercado ou até talvez dentro do grupo.
Lá vou eu ter que perder algum tempo com este assunto!
Cumprimentos e um abraço,
Meteorologista

Registado: 7/11/2002 2:17

por MarcoAntonio » 28/2/2004 1:06

Tem a certeza que foram realizadas num único negócio?

Tenho a sensação que a segunda ordem deverá ter sido realizada em mais uns 3 negócios (o que representaría uma diferença de 6€ no que à taxa de bolsa diz respeito) do que a primeira ordem que refere.

Repare que entende-se por negocio a venda/compra de acções com cada uma das contrapartes. Assim, uma ordem pode ser executada em inumeros negocios e isso na pratica nem é muito visível pois tudo é processado automaticamente como se de um unico negocio se tratasse.

Assim, se compra 5000 acções mas essas 5000 acções vêm de 3 vendedores diferentes (1250 de um, 150 de outro e 3600 de outro), terá efectuado 3 negócios para cumprir essa ordem. Muito embora essas acções lhe caiam na carteira todas de uma vez...

Note que negócio não é (só) quando a ordem é realizada numa parte agora e noutra parte mais tarde (é claro que aí torna-se evidente que se trataram de vários negócios, quero apenas chamar a atenção que não é preciso ocorrer isso para se tratarem de vários negocios, elas podem vir todas de uma vez e terem sido efectuados 6 ou 7 negocios na mesma ordem).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Esta quetão das comissões...

por Meteorologista » 28/2/2004 0:46

Tem sido recorrente aqui, no forum, mas penso que tenho de lhe dar mais atenção.
A propósito desta discussão estive a olhar para algumas comissões por mim pagas e não percebi as taxas que me aplicaram.
Transaciono (ao telefone) no Millenium BCP onde tenho day-trade e paguei por uma transacção de 5.900 Euros (1 negócio) uma "comissão bancária" de 17,64 Euros que inclui "encargos de transacção, compensação e liquidação". Acresce o imposto de selo sobre a comissão, 1,45 euros de despesas de expediente e IVA sobre expediente.
Por outra transacção de 5.575 Euros (1 negócio) paguei uma "comissão bancária" 22,4 Euros incluindo os mesmos encagos referidos e com idênticos acréscimos.
A que se deverá a diferença?
Mesmo considerando as despesas de transacção que me foram mais favoráveis ainda paguei 0,339%!
Vou ter que começar a olhar mais a sério para os preços das corretoras!
O problema é que para mudar tenho também de considerar as despesas com a transferência da carteira de títulos!
Cumprimentos e bons negócios
Meteorologista

Registado: 7/11/2002 2:17

Entrev.

por vset » 27/2/2004 22:42

Boa noite,

não gostei da entrevista, muito má educação para qualquer iniciado nestas andanças.

Atentamente,
vset

Registado: 11/1/2004 13:37

Custos de corretagem

por josema » 27/2/2004 21:29

Alguém negoceia através do Millenniumbcp? É que estes meninos, até 3.600€ cobram 9.80€, daí para cima, cobram 0,25€. Na última venda que fiz, cobram-me ( por 35.000€) 87.50€

Registado: 11/2/2004 18:30

por PJBM2 » 27/2/2004 21:20

Oscar, mas para além destas comissões não tem que pagar a taxa de bolsa por negócio, que são €2? Com o montante que investe, deve fazer com certeza vários negócios, e isso não fica nada barato..
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por MarcoAntonio » 27/2/2004 20:54

oscar c. Escreveu:Marco:

Não querendo eternizar um finca-pé, queria apenas dizer que se mantém válido o que disse de início:

Eu, que negociava na LJ, onde continuo, tenho agora melhores condições em virtude da mudança do tarifário decorrente da migração para a Euronext.

Antes as melhores condições que consegui na LJ foram de 0.2%. Agora pago 10.40€ fixos.

Isto é, continuo na mesma corretora e a pagar menos do que pagava.

Se isto não é redução de custos da comissão então não sei o que é.

Oscar, peço desculpa mas nesta altura parece-me mesmo finca-pé...
:?

Já lhe explicaram (não fui só eu) que comissões ainda melhores que essas estavam já disponíveis antes da migração e que depois da migração deixaram de ser tão boas.

O facto de ter feito essa renegociação com a corretora não faz com que os custos para os investidores tenham baixado de facto. Baixaram no seu caso porque antes estava a pagar francamente demais...

E se antes a corretora não aceitava a renegociação, podia sempre mudar para uma outra muito mais vantajosa para as ordens que praticava já que existiam várias corretoras que praticavam uma comissão fixa à roda dos 7€ (imagine quanto poupava então, antes da mudança).
Imagem

Administrador Fórum

por oscar c. » 27/2/2004 20:47

Marco:

Não querendo eternizar um finca-pé, queria apenas dizer que se mantém válido o que disse de início:

Eu, que negociava na LJ, onde continuo, tenho agora melhores condições em virtude da mudança do tarifário decorrente da migração para a Euronext.

Antes as melhores condições que consegui na LJ foram de 0.2%. Agora pago 10.40€ fixos.

Isto é, continuo na mesma corretora e a pagar menos do que pagava.

Se isto não é redução de custos da comissão então não sei o que é.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por Oeiras » 27/2/2004 20:32

Só uma achega:

-No AB7 as primeiras 10 ordens mensais saiem a 15€, só as seguintes é que saiem na ordem dos 10€.

-Quanto à entrevista, foi muito bem pintado o cenário cor de rosa, como afirmou o Marco, mas isso, já estavamos à espera, depois de que disseram no 1º dia, é lógico que para televisões e revistas este pessoal é bem mentiroso ou então são avestruzes com a cabeça bem enfiada na areia.

-Desde a mudança, parece-me que os serviços perderam muita qualidade, quem segue o Stream do AB7 tem notado a qualidade que aquilo perdeu desde encravanços até atrasos significativos, eles dizem que têem feito tudo para melhorar, mas o certo é que já passou tanto tempo e parece que estamos a andar para trás, com um serviço bem mais caro.

Registado: 4/11/2002 22:29

Re: É simples

por MarcoAntonio » 27/2/2004 20:06

oscar c. Escreveu:Normalmente faço negócios de 15.000€, mínimo.

Antes, pagava uma comissão de 0.2% o que dava 30€ por negócio. Se fosse um negócio de 30.000€, que também já fiz, daria 60€ de comissões.

Agora tenho uma comissão fixa de 10.40€ independentemente do volume.

Apenas não tem interesse para volumes pequenos.

Mas Oscar, a razão porque baixaste os custos (e como eu já imaginava e daí a pergunta) nada tem a ver com a questão que está a ser discutida...

Esse abaixamento já o podias ter tido antes pois já antes havia corretoras que praticavam essas comissões fixas.

Para quem negoceia tranches dessa ordem já muito antes da mudança de plataforma que havia diversas corretoras (penso que até eram a maioria) que praticavam valores fixos (entre 5 e 7€, na sua maioria).

No caso do AB7 essa comissão que era salvo erro de 7€ foi agravada para 10€...

Ou seja, se tivesses feito esse negócio/proposta antes da mudança tinhas conseguido um preço ainda mais baixo.

Resumindo, baixaste as comissões significativamente porque negociaste com a corretora um tarifario num formato que te é mais favorável e que já existia (em diversas corretoras) antes da mudança e que antes da mudança era ainda mais favorável (conseguias facilmente comissões de 7€ por ordem independentemente do valor da mesma).

Não tem portanto nada que ver com a nova Euronext, que só veio agravar os custos para a esmagadora maioria dos casos. Basta ver que:

:arrow: Quem pagava (e continua a pagar) Comissão fixa passou a pagar uma comissão superior... os 7€ passaram a 10,40€ (um agravamento da ordem dos 50%);

:arrow: Quem está a pagar a nova Taxa «fielmente», tem de ter a sorte de comprar mais de 13 mil e tal euros por cada negócio (não é ordem mas negócio) para pagar menos do que pagava antes em Taxa de Bolsa (ora, isto é quase impossível, o que temos é infelizes situações em que por meros mil e dois mil euros já se tem o azar de pagar a taxa duas vezes porque a ordem se faz em 2 ou 3 negócios e portanto uns 0.30€ ou coisa que o valha se transformam de repente em 2, 4 ou 6€... Ao que acresce a comissão da corretora, é claro!

Portanto, muito gostaría que me explicasse o excelentíssimo senhor presidente da Euronext Lisbon porque é que, tendo baixado os custos de negociação após a mudança da plataforma, está a ser praticado este agravado tarifário de Taxa de Bolsa...
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por TRSM » 27/2/2004 20:04

Eventualmente não fui bem explicito.

Antigamente o AB7 cobrava á volta de 7,80 por cada negócio, e agora são os 10,40; como falaste em 10,40 pensei que tivesses saido de alguma corretora e fosses agora cliente do AB7.

Apenas te queria demonstrar que mesmo no AB7 houve aumento nas comissões.

Acabaste por fazer um bom negócio com a LJ :wink:

abraço

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por oscar c. » 27/2/2004 19:59

Tito:

Não sei onde foste buscar os 7.80€.

O que pagava antes e o que pago agora está devidamente explicado acima.

Um abraço.

Karl Popper

por oscar c. » 27/2/2004 19:48

Não Pata, negociei estas condições na LJ.

Disse-lhes que ou me faziam as mesmas condições da concorrência ou deixava de ser cliente.

Abriram a pestana, claro.

Karl Popper

por TRSM » 27/2/2004 19:46

Perfeito Oscar, só que mudaste de corretora(quase de certeza) e esses 10,40 de agora antigamente rondavam os 7.80.

Esses 10,40 são do AB7????

abraço

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por Pata-Hari » 27/2/2004 19:44

Isso é ab7, certo?

Acho que tenho mesmo que abrir uma conta lá....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

É simples

por oscar c. » 27/2/2004 19:38

Normalmente faço negócios de 15.000€, mínimo.

Antes, pagava uma comissão de 0.2% o que dava 30€ por negócio. Se fosse um negócio de 30.000€, que também já fiz, daria 60€ de comissões.

Agora tenho uma comissão fixa de 10.40€ independentemente do volume.

Apenas não tem interesse para volumes pequenos.

Karl Popper

por MarcoAntonio » 27/2/2004 19:29

Como assim, Oscar?

Que custos tinhas a negociar antes e que custos tens hoje?
Imagem

Administrador Fórum

Comissões

por oscar c. » 27/2/2004 19:28

Não sei que tabelas acordaram com a corretora nem os valores médios de cada negócio que fazem mas eu pago de comissões menos de 1/3 daquilo que pagava antes.

Para mim está muito melhor.

Karl Popper

por MarcoAntonio » 27/2/2004 19:22

Correndo o risco de reacender o tema, não foram as corretoras que aumentaram as comissões mas sim a propria Euronext que aumentou a Taxa de Bolsa (que não é a mesma coisa que a comissão de corretagem).

Umas corretoras optaram por transportar a nova taxa para o cliente (como já era no passado mas com outro tarifário) e outras optaram por lançar um novo preçário que cobrisse de alguma forma a nova taxa (o que se reflectiu num agravamento).

Até por aqui, mas não só - na altura muitos calculos aqui se fizeram - creio que não há dúvidas que na generalidade dos casos acabou por sair mais caro os investidores.

Dado que esta medida foi tomada não pelas corretoras mas pela Euronext... a afirmação torna-se ainda mais controversa.

Então se os custos diminuíram porque é que lançaram um tarifário que na generalidade dos casos sai mais caros aos investidores?

A pergunta ainda podia ser colocada de outra forma: porque é que o mundo é sempre pintado de cor-de-rosa para as televisões para os jornais?

Não me deixa de vir à memória a celebre afirmação, no dia da mudança da plataforma, que não se tinham registado problemas e que tudo tinha corrido bem...

Quando nesse dia aconteceu praticamente de tudo... e praticamente não podia ter corrido pior!...

Talvez a resposta seja simples, tanto para um caso como para outro, se calhar estamos a falar de Euronext's diferentes...
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, iniciado1, m-m, macau5m, navaldoc, OCTAMA, Shimazaki_2 e 735 visitantes