Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

irá voltar o 'capitalismo popular' ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em resposta ao meu bitaite, Scuba warrior escreveu:

por bboniek99 » 27/2/2004 19:26

"...
A doméstica(com todo o respeito pela profissão) tem ações, o mecânico tem ações e o puto de 12 anos com a mesada compra ações.

Entendes o que é Capitalismo Pupular boniek? e em nenhum país do mundo a não ser nos EUA (enventualmente outros terão exemplos mas os EUA são expoente)um mecanico/doméstica/puto de 12 anos passa a milionário pq tem ações.

isto é capitalismo popular na minha humilde opinião Boniek
..."

Caro Scubawarrior,
Bem me queria parecer que essa "democratizacao da bolsa" estava na tua conclusao de que nos EUA se tinha instalado um "capitalismo popular" no seu "expoente maximo".
Com todo o respeito que nos merecem as "domesticas" (ja agora os mecanicos e os putos tambem, meu amigo !) o facto de 8 em 10 putos, 8/10 de mecanicos, 80% das criadas-de-servir ou 800 em mil porto-riquenhos terem accoes da Coca-Cola ou IBM nao fazem, no meu (tambem) humilde entender, um "capitalismo popular".
Perguntas-me, Scubawarrior, o que eh que eu entendo por "capitalismo popular"... oh diacho ! essa eh dificil. Eh que se calhar nem ha...

Olha mas nao serah nunca num Pais de mega-corporacoes a quem a Administracao politica oferece benesses de bilioes de dolares em impostos. Penso, alias, que alguns tenues vestigios de um "capitalismo popular" dos velhos tempos foi assassinado pelos delinquentes das WCOMs e Enrons com a cumplicidade dos inconsequentes da SEC.

Cumprimentos e bons negocios (independentemente das jogadas mais ou menos Populistas). :)
bboniek99

enfim lançam bitaites...

por Scubawarrior » 27/2/2004 16:17

.... mas estou bem disposto e vou explicar mais um pouco.

o Capitalismo popular passa obviamente por uma democratização da bolsa.

Nos EUA 8 em cada 10 pessoas têm títulos e activos ligados a mercados financeiros e outros mercados capitalistas.

A doméstica(com todo o respeito pela profissão) tem ações, o mecânico tem ações e o puto de 12 anos com a mesada compra ações.

Entendes o que é Capitalismo Pupular boniek? e em nenhum país do mundo a não ser nos EUA (enventualmente outros terão exemplos mas os EUA são expoente)um mecanico/doméstica/puto de 12 anos passa a milionário pq tem ações.

isto é capitalismo popular na minha humilde opinião Boniek

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

scubawarrior escreveu:

por bboniek99 » 27/2/2004 13:53

"...
O melhor exemplo do último estágio de capitalismo popular é os EUA.
..."

Querera dizer que nos EUA se generalizou o investimento em Bolsa ?
Mas dai ate ao "capitalismo popular" vao 80 mil milhas ... creio que os EUA regrediram e, hoje, nem um "capitalismo" teem, muito menos "popular".

Bom, istop eh a gente a falar... 8-)
bboniek99

O capitalismo Popular em portugal...

por Scubawarrior » 27/2/2004 13:27

...está num estágio primário de desenvolvimento. E a quesão nao é se volta ou não. Não confundir euforia bolsista com capitalismo popular são conceitos e coisas diferentes.

A evolução do capitalismo popular é um estágio mais avançado do capitalismo a meu ver e no caso português, pode ser tardiamente mas a sua implementação plena é irreversivel, pelo menos enqt formos uma democracia moderada assente no modelo económico capitalista.

O melhor exemplo do último estágio de capitalismo popular é os EUA.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Ulisses Pereira » 27/2/2004 13:15

Info., Não sei se regressará ou não o capitalismo popular (embora acredite nisso) inaugurado com a privatização da EDP que massificou o mercado de capitais português como local de investimento dos portugueses. O que me parece é que a dinâmica que essas operações trarão ao mercado só lhe fará bem. Por um lado, teremos um mercado mais equilibrado em termos de distribuição sectorial e, por outro, talvez finalmente se consiga construir um PSI20 a sério. Sim... porque há empresas cotadas no índice que, com a liquidez que têm, fazem corar de vergonha o próprio índice. ;)

Mas é entusiasmante imaginar o nosso mercado com a Galp, a Mediacapital e a REN, por exemplo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

irá voltar o 'capitalismo popular' ?

por Info. » 27/2/2004 12:26

bem, o governo está a prever, até ao fim do 1ºT de 2005, colocar no mercado umas quantas privatizações:

in negocios.pt
"O Governo vai avançar até ao primeiro trimestre de 2005 com uma nova fase de privatização da EDP reduzindo a posição directa do Estado até 10%.

Além desta alienação, vai arrancar também, até aquela data, a primeira fase de privatização da Rede Eléctrica Nacional (REN), através da sua colocação em bolsa, bem como uma nova fase de privatização da Galp.

O anúncio foi feito pelo primeiro ministro, hoje de manhã, no debate mensal na Assembleia da República.

Durão Barroso referiu ainda a privatização da Companhia das Lezírias, das OGMA, bem como de parte do capital do operador português do Mibel.
..."
Info.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Andre_MF, Bing [Bot], iniciado1, m-m, macau5m, navaldoc, OCTAMA, Shimazaki_2, Sr.Marques e 750 visitantes