Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os portugueses mais ricos do mundo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cheque careca?

por JAS » 28/2/2004 3:39

bboniek99 Escreveu:O caro Ming... esse cheque eh do tempo do Pinto de Magalhaes... bom mas estou, possivelmente, a faze-lo recuar excessivamente no seu tempo. Arrisca-se mesmo um exercicio de recuo pre-natal.
E isso seria um risco que nao vamos correr.

Comigo não haverá esse problema do recuo pré-natal.
Mas torna-se necessário avivar a memória...

- Se houve um caso no Pinto de Magalhães não terá sido com o Champalimaud mas sim com o Belmiro. E não se tratou de cheque careca embora, na época, a famíla PM tenha ficado pouco satisfeita com a actuação do então, ainda rapaz, Belmirinho.
- Com o Champalimaud existiu o caso do cheque mas foi com a compra do Banco Pinto & Sotto Mayor.

A história, aliás, é giríssima e passou-se em 1960. O AC queria comprar uma seguradora para meter lá os seguros de todas as suas empresas e para meter a sua nova menina bonita que era a Siderurgia. Depois de desistir da compra da União (porque os Espírito Santo andaram anos a empatarem-no dizendo que lha vendiam...)
fez uma prospecção e soube que havia uma companhia no Porto, A Confiança, de venda viável. Pertencia a Manuel Henriques Junior, dono de oitenta por cento do Banco Pinto & SottoMayor e seu presidente desde 1943.

(...)era um banco relativamente modesto. Em 1960 tinha somente 45.000 contos de capital e 75.000 contos de reservas e dificuldades em impor-se no mercado.

AC foi ter com Manuel Henriques Júnior à Sede do Banco, na baixa(...). Manuel Henriques, que AC já conhecia, era o maior resineiro português, homem afável e bem apessoado. Quando lhe explicou que queria comprar A Confiança, ele levantou-se, fez um gesto largo e disse-lhe: "Meu querido amigo, faça favor de se sentar na minha cadeira". Perplexo ficou AC. Manuel Henriques pensou que ele ia para comprar o banco. Explicou-lhe, a rir, que não era o caso, só queria a companhia de seguros.

Como se vê, no parágrafo seguinte, já se usava naquela época a tecnica das "empresas em cascata" que Belmiro de Azevedo tão bem utilizou uns anos mais tarde...
O resineiro contrapôs que a companhia pertencia ao Sotto Mayor e, se comprasse o banco, automaticamente ficaria proprietário de A Confiança. AC não vinha preparado para um lance daqueles, nem lhe passava pela cabeça, mas Manuel Henriques insistiu e ficou de estudar o assunto. Levou muito tempo a decidir-se mas, pelo sim pelo não, começou a depositar cada vez mais dinheiro no Sotto Mayor.

Como bom negociante que era AC não mostrou qualquer pressa e nunca mais lá apareceu...
Mas como levou tempo a responder, Manuel Henriques chamou-o em 1960 ao banco e disse-lhe que precisava de uma decisão urgente.
Estava o resineiro severamente descapitalizado e tinha de vender o banco para equilibrar a sua indústria: "Era sim ou sopas e tive que decidir na hora". AC perguntou a Manuel Henriques quanto é que queria pelo Banco: "Não regateei a quantia. Pedi-lhe que mandasse vir um cheque avulso e preenchi-o logo ali, sacando sobre a minha conta, e fechando assim o negócio. Fiquei só a dever, para pagar daí a trinta dias, uma percentagem pequena."

Dez anos depois este banquinho, comprado quase por engano, tinha-se tornado no maior banco privado português e só tinha acima dele a estatal CGD!

Vamos agora à história do cheque...
Circulou durante muito tempo a versão feita lenda, de que AC tinha adquirido o Sotto Mayor com dinheiro do próprio banco. Isto é, como não dispusesse de liquidez, teria emitido um cheque que só veio a ter cobertura depois de ficar dono do banco. AC diz que isso é falso:"O cheque que passei a Manuel Henriques foi já sacado sobre a minha conta de depósitos já dotada de recursos bastantes."

Mas tem piada que, na mesma página, encontramos o seguinte...
"Bom, fosse como fosse, continuei a depositar muito dinheiro da Cimentos de Leiria e das outras empresas suas associadas no Sotto Mayor."

Sendo assim a lenda talvez esteja próxima da realidade.
Não terá sido com dinheiro do banco mas se calhar foi com dinheiro das empresas...

JAS

(extractos do livro "Champalimaud" de José Freire Antunes, edição do Círculo de Leitores, 1997)

Registado: 5/11/2002 0:05

Ming !

por bboniek33 » 27/2/2004 23:00

Tudo bem, meu caro.
Gosto de ler os seus comentarios e estava com vontade de falar nos nossos "ricos"... e nada contra eles ao fim e ao cabo.

Vamos eh ter de fazer os Nossos mil milhoes de USD e entrar na lista da Forbes-2005 sem ter que escrever outro Harry-Potter !. :wink:

Registado: 22/4/2003 23:12

por Ming » 27/2/2004 22:56

Bom, fico esclarecido. :?
Realmente, sobre coisas desse tipo com mais de 30 anos reconheço que tenho conhecimentos limitados. :(
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Venci a preguica !

por bboniek33 » 27/2/2004 22:52

E cah estou (ainda sem cedilhas e sem tizes) mas jah com o meu Nickname zerado como convem. :P

Registado: 22/4/2003 23:12

Longe de mim levantar a polemica !

por bboniek99 » 27/2/2004 22:48

Mas para quem usa um "nick" com sons vagamente asiaticos... o Leste de que fala fica assim um Verdadeiro Ocidente ! :wink:

O remoque da "cassette" eh bem tirado sim senhor ! Faz-me lembrar o CD dos que invocam a tirada da "cassette" para explicar coisas que, de outra forma, seriam inexplicaveis.
Uma estrategia ah Chinesa, Olarilas !

O caro Ming... esse cheque eh do tempo do Pinto de Magalhaes... bom mas estou, possivelmente, a faze-lo recuar excessivamente no seu tempo. Arrisca-se mesmo um exercicio de recuo pre-natal.
E isso seria um risco que nao vamos correr.
bboniek99

às vezes trata-se de publicidade enganosa

por Campino » 27/2/2004 22:44

Sem por em causa a "pipa" de cada um desses personagens a maneira como é feita a contagem(pelas capitalizações bolsistas) é enganadora. Basta ver a razão porque o Belmiro não aparecia no ano passado e este ano já aparece. Se o Belmiro vendesse o seu "pé de meia" seria igual?
Campino

por Ming » 27/2/2004 22:33

Este visitante castiço, com nome vagamente de leste, parece claramente apresentar uma cassete tipo carvalhas, ou cunhal (tambem conhecido como ABC, para os íntimos)...

O Velhote não comprou bancos com cheques carecas. Limitou-se a receber de volta uma pequena fracção do que tinha antes do 25/4...
(É bem verdade que isso foi mais sorte do que muitos outros tiveram, visto que não recuperaram nada do que lhes foi roubado...)
Earthlings? Bah!

O Champalimaud (o velhote)

por bboniek99 » 27/2/2004 22:27

esse nem come para juntar dinheiro e comprou bancos com cheques carecas.

Eh sem duvida o Campeao dos bilionarios. :!:
bboniek99

por Ming » 27/2/2004 22:27

Suponho que eles só fazem contas em termos de capitalização bolsista e de activos de valor bem conhecido. Não entram com qualquer espécie de dívida nesse tipo de contas, até porque as dívidas de cada um são quase impossíveis de conhecer...
Earthlings? Bah!

Re

por JAS » 27/2/2004 22:19

JCS, não tens por aí a lista das dívidas das empresas deles?
Seria giro comparar os saldos...
O Champalimaud era capaz de ficar melhor classificado.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Cochim » 27/2/2004 18:56

Reparem que no ano passado, nessa mesma lista, Champalimaud (era 3xx) e Belmiro de Azevedo nem aparecia nos primeiros 500.
Ou os outros perderam património ou os 2 Portugueses ganharam muito num ano, de crise profunda.
Em relação aos discretos, novos milionários, é bom nem falar, tem sido encher o saco "á grande e á francesa"

É o reflexo da actual politica portuguesa, cada vez mais ricos(discretos) cada vez mais pobres, vindos da classe média, média-alta,

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por JCS » 27/2/2004 18:45

Estando eu a ver a listagem na Forbes decidi partilhar convosco algumas curiosidades do "ranking" das maiores fortunas do mundo.

Concluo que o ano passado correu de feição para Warren Buffett. Encontra-se no mesmo 2º lugar do ano passado mas já acima dos $40 biliões ($42.9 biliões ao certo)distando "apenas" $3.7 biliões de Bill Gates (nº 1 com $46.6 biliões).

No ano anterior a fortuna de Gates era de $40.7 biliões e a de Buffet de $30.5 biliões (uma variação de 14.5% para Gates e de 40.7% para buffet).

Se os mercados continuarem com esta tendência parece-me que o Bill Gates não aguentará a liderança por muito tempo, passando Warren Buffet a ser o mais rico do mundo.

Também de salientar que a fortuna do 2º do rank é superior em 86.5% à do 3º (Karl Albrecht da Alemanha com $23 biliões).

Enfim...números... 8-)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Pobres coitados !

por bboniek99 » 27/2/2004 18:34

Eh que o dinheiro nao traz a Felicidade... :roll:
bboniek99

por JCS » 27/2/2004 18:28

Eu também faço questão de ser bastante discreto... :mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Ainda bem que...

por pergas » 27/2/2004 18:25

...não me conhecem!!!Eheh!
Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

Os portugueses mais ricos do mundo

por JCS » 27/2/2004 18:22

Champalimaud, Belmiro e Stanley Ho na lista dos mais ricos

Os empresário portugueses António Champalimaud e Belmiro de Azevedo e Stanley Ho, que controla a Estoril-Sol, figuram na lista dos mais ricos do mundo elaborado pela revista Forbes.
Segundo o ranking da revista, Champalimaud, 85 anos, ocupa a 153ª posição, com uma fortuna avaliada em 3,1 mil milhões de dólares. Belmiro, presidente do grupo Sonae, regressa à lista da Forbes, ocupando a 472ª posição com 1,2 mil milhões de dólares.

Quem também figura na lista é o empresário Stanley Ho, dono do jogo de Macau e que controla o grupo Estoril Sol em Portugal. Está na 406ª posição, com uma fortuna avaliada em 1,4 mil milhões de dólares.

A lista da Forbes, que inclui 587 nomes, é mais uma vez liderada por Bill Gates, seguindo-se Warren Buffet e o alemão Karl Albrecht. Nos primeiros 10 lugares, cinco são ocupados por herdeiros do fundador da norte-americana Wal-Mart, a maior empresa de retalho do mundo.

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2004"

JCS
"Every trade is a test"

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, hugob0ss, iniciado1, macau5m, navaldoc, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 187 visitantes