Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 5/2/2015 19:28

Os 15 fundos ‘fixed income’ nacionais com maior rendibilidade em dezembro

Fundo Gestora Ativos sob gestão Rendibilidade dezembro 2014 (%)

Optimize Europa Obrigações Optimize Investment Partners 8.992.054 € 1,10
Caixagest Obrigações LP Caixagest 35.032.435 € 0,85
Montepio Taxa Fixa Montepio Gestão de Activos 9.248.043 € 0,62
Popular Euro Obrigações Popular Gestão de Activos 20.880.497 € 0,39
Popular Objectivo Rendimento Popular Gestão de Activos 2.219.501 € 0,37
BPI Euro Taxa Fixa BPI Gestão de Activos 88.516.695 € 0,24
Santander Multicrédito Santander Asset Management 70.401.665 € 0,19
Millennium Global Bond Selection Millennium Gestão de Activos 4.323.916 € 0,18
Santander Multitaxa Fixa Santander Asset Management 38.924.689 € 0,17
Santander Multiobrigações Santander Asset Management 372.261.115 € 0,16
Millennium Rendimento Mensal Millennium Gestão de Activos 26.930.145 € 0,16
Montepio Obrigações Montepio Gestão de Activos 10.560.358 € 0,11
MNF Obrigações Flexível MNF Gestão de Activos 0,07
ES Rendimento Plus GNB 37.893.902 € 0,07
Millennium Extra Tesouraria III Millennium Gestão de Activos 298.498.287 € 0,05

Análise Funds People a partir dos dados Morningstar Direct a 31 de dezembro de 2014.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 5/2/2015 18:58

E esse sectorial de Saúde foi o que me permitiu aumentar substancialmente a carteira desde 2012. Com resistência a 2008.
Claro que com o tempo fui reequilibrando. Tenho zona euro bem equilibrada. Tudo separado até mesmo do UK. E lá está ele... Num período de 4 anos... :idea: \:D/

Os 25 fundos nacionais mais rentáveis entre 2010 e 2014

Fundo Gestora Ativos sob gestão Rendibilidade 2010-2014 (%)
Caixagest Acções EUA Caixagest 81 079 236,00 € 14,13
Santander Acções América Santander Asset Management 30 607 862,00 € 13,79
Montepio Euro Healthcare Montepio Gestão de Activos 10 804 496,00 € 13,47
Millennium Acções América Millennium Gestão de Activos 8 962 471,00 € 13,19
BPI América D BPI Gestão de Activos 34 909 641,00 € 11,90
ES Obrigações Europa GNB-Fundos Mobiliários 38 889 775,00 € 11,23
Millennium Global Equities Selection Millennium Gestão de Activos 14 362 041,00 € 10,36
Invest AR PPR Invest Gestão de Activos 5 566 047,00 € 9,92
Caixagest Private Equity Caixagest 124 096 941,00 € 9,89
ES Rendimento Plus GNB-Fundos Mobiliários 37 697 919,00 € 9,76
ES Acções América GNB-Fundos Mobiliários 9 758 386,00 € 9,45
ES PPR GNB-Fundos Mobiliários 13 783 284,00 € 8,45
ES Momentum GNB-Fundos Mobiliários 18 490 228,00 € 6,91
Montepio Taxa Fixa Montepio Gestão de Activos 9 248 043,00 € 6,45
Montepio Euro Telcos Montepio Gestão de Activos 6 372 408,00 € 6,22
Millennium Prestige Valorizaçao Millennium Gestão de Activos 42 122 040,00 € 5,99
ES Plano Crescimento GNB-Fundos Mobiliários 4 535 372,00 € 5,83
BPI Alto Rendimento Alto Risco BPI Gestão de Activos 18 608 761,00 € 5,81
Millennium Eurocarteira Millennium Gestão de Activos 47 059 248,00 € 5,54
BPI Europa BPI Gestão de Activos 70 740 796,00 € 5,53
Caixagest Acções Oriente Caixagest 18 003 487,00 € 5,49
Optimize Investimento Activo Optimize Investment Partners 10 172 426,00 € 4,98
Popular Global 75 Popular Gestão de Activos 15 615 148,00 € 4,98
Millennium Prestige Moderado Millennium Gestão de Activos 89 990 034,00 € 4,90
BBVA Gestão Flexível BBVA Gest 80 857 632,00 € 4,59

Fonte: Morningstar Direct a 31 de dezembro de 2014.

por Bucks » 5/2/2015 18:53

Rick Lusitano (New) Escreveu:
bucks Escreveu:Os fundos sectoriais nacionais em análise

Fundos Gestora Rendibillidade 2015 (%)

Montepio Euro Healthcare Montepio Gestão de Activos 8,55
Montepio Euro Telcos Montepio Gestão de Activos 6,89
Montepio Euro Energy Montepio Gestão de Activos 5,06
Montepio Euro Financial Services Montepio Gestão de Activos 4,66
Montepio Euro Utilities Montepio Gestão de Activos 4,55
Millennium Euro Financeiras Millennium Gestão de Activos 3,66

Fonte: APFIPP a 23 de janeiro

Bingo! E só não me meti no energy porque já tenho na Rússia com muita energia :lol: e nem euro financial devido à situação europeia actual...
Euro Healthcare a bombar \:D/ \:D/ \:D/

Para além de serem Sectoriais, é tudo concentrado na Europa. O risco cresce exponencialmente.

Caro Rick, bem doseados e só na parte de carteira (a da zona Euro) :wink: é um mimo!

por Rick Lusitano » 5/2/2015 18:50

bucks Escreveu:Os fundos sectoriais nacionais em análise

Bingo! E só não me meti no energy porque já tenho na Rússia com muita energia :lol: e nem euro financial devido à situação europeia actual...

Para além de serem Sectoriais, é tudo concentrado na Europa. O risco cresce exponencialmente.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Dinamarca

por Rick Lusitano » 5/2/2015 18:47

Seeking Aplha - Denmark rates go deeper into negative territory (Feb 5 2015, 10:20 ET)
http://seekingalpha.com/news/2276646-denmark-rates-go-deeper-into-negative-territory
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 5/2/2015 18:46

chico_laranja Escreveu:dosina

A questão que colocas é pertinente mas a culpa pode não ser do BEST.

A Microsoft tem uma tendência suicida de mudar as coisas caso estejas num país Anglo-saxónico ou latino, mudando por exemplo num número com décimas a , por .

Isto por vezes cria incompatibilidades críticas e crónicas nos diferentes Excels, dependendo se foi criado numa versão em Inglês ou em Português.

Se for o caso das , é simples. Basta fazer um replace all do . pela , ou vice-versa.

A MS chegou ao cúmulo de na versão inglesa uma fórmula ser tipo =operação (condição, positivo, negativo) e na versão portuguesa ser =operação(Condição; positivo; negativo). Isto deu asneira da grossa, principalmente em sítios em que mudando de PC tinhas uns com versões em PT e outros com versões em EN.

Julgo que de momento isso está amenizado mas não me acredito que esteja completamente corrigido.

Pode também ser algum galho temporário.

Sobre os atrasos no site, já contactaste o BEST a reportar isso?

Sobre o site do BEST, neste momento é um monstro enorme, bastante gordo e lento, muito por culpa das enormes bases de dados e de estar "pendurado" em sites externos como o da Morningstar. Este novo interface ainda ficou mais lento mas reconheço que tem uns gráficos catitas (mas lá está, está sempre a calcular e a perder tempo a fazer gráficos que só deveria mostrar a pedido).

Acho que o Rick aqui poderá dar uma ideia melhor do que se passa até porque se não em engano a web está de alguma forma ligada ao trabalho dele :roll:

Estou ligeiramente ligado, Chico. Sou 1 Designer, e a definição de Design, é fornecer uma experiência enriquecedora aos utilizadores, da forma mais simples e rápida. Para ser honesto, gostava mais do site antigo do BB, não era "vistoso", mas era mais rápido, simples, de melhor navegação. Este novo site é mais pesado, tem vários bugs nos fundos que são comercializados offline, tenho que estar a reportar ao PFA, os bugs, desde nomes errados, ligações para fichas para outros fundos, cotações que não são actualizadas na 1ª vez que são incluídos na oferta do BB. Até o departamento de IT e Back-office, pediu-me para reportar os erros informáticos. Sempre abro a ligação de 1 fundo nas carteiras, e quero voltar para trás, perde-se tempo e é 1 bocado frustrante. Agora imagina, quando subscrevo ou resgato fundos, é no minimo 15 minutos só na navegação do site.

O atraso nas cotações está ligado á Morningstar, o atraso nas cotações que é da responsabilidade do BB, é quando, são inseridos fundos offline novos (mea culpa, :oops: ), após a 1ª correcção, ficam a actualizar como a Morningstar actualiza os outros fundos "normais".

por Bucks » 5/2/2015 18:43

R2 Escreveu:Boas,

Hoje acabei por resgatar a parte restante da biotecnologia, pois há cerca de 1 mês, e em particular na última semana, o trajeto gráfico dos preços não tinha lógica nenhuma e apenas demonstrava um nervoso excessivo do rebanho e uma especulação acentuada traduzida na louca volatilidade intraday, e quando essa sobrevolatilidade me começou a aparecer em contraciclo com os indices S&P 500, Dow Jones e Nasdaq composite, aí eu pensei: está na hora de mandar a biotecnologia no bico da gaivota, pois eu só estou concentrado num setor, num país ou num mercado específico qualquer enquanto acreditar nele, e para o ultra ou curto prazo deixei de confiar na biotecnologia, mas como este setor tem fundamentais como nenhum outro, hei-de voltar quando o rebanho deixar de andar nervoso.

Este é o problema da concentração excessiva, que nos leva a estar diáriamente atentos á evolução dos mercados e, por vezes, a fazer uma espécie de para-trading de fundos. A concentração só deve ser utilizada em bulls e nunca em bear ou lateralização, mas mesmo em bull temos que estar muito atentos às correções mais acentuadas ou prolongadas no tempo, isto porque numa única semana podemos derreter a grande maioria de uns lucros fabulosos acumulados em 6-12 meses.

Abraço.

Caro R2, Biotech considero especulativo:) (não é só o ouro :mrgreen: )
»Saúde lidera sectoriais em 2015
Desde 2012 sem problemas, claro não é tão rentável como biotech mas dá protecção à carteira mantendo rentabilidade.
Já tens alocado algum em Saúde? Ou em Biotech mas bem doseado...

por Bucks » 5/2/2015 18:43

:arrow: Montepio Euro HealthCare
Gestora: Montepio Gestão de Activos

A política de investimento do Fundo visa a constituição de uma carteira diversificada de ações da União Europeia, Suíça e Noruega, de empresas operando no sector da saúde e dos cuidados de saúde. Consideram-se empresas que operam no setor aquelas que se dedicam à prevenção e tratamento da doença e à preservação do bem estar físico e mental através da prestação de serviços oferecidos pela classe médica e por outros profissionais de saúde. Incluem-se nesta definição empresas que pesquisam, desenvolvem ou produzem medicamentos, vacinas e produtos de diagnóstico e empresas que desenvolvam ou produzam produtos utilizados em medicina.

O fundo detém em permanência mais de dois terços do seu valor líquido global investidos em ações cotadas no mercado de cotações oficiais de uma Bolsa de Valores de qualquer país da União Europeia, na Suíça (Bolsas de Valores de Basileia, Zurique e Genebra) e na Noruega (Bolsa de Valores de Oslo).
O Fundo não pode deter mais de 10% do seu valor líquido global em Unidades de Participação de fundos de investimento.
Editado pela última vez por Bucks em 5/2/2015 18:47, num total de 1 vez.

por R2 » 5/2/2015 18:37

Boas,

Hoje acabei por resgatar a parte restante da biotecnologia, pois há cerca de 1 mês, e em particular na última semana, o trajeto gráfico dos preços não tinha lógica nenhuma e apenas demonstrava um nervoso excessivo do rebanho e uma especulação acentuada traduzida na louca volatilidade intraday, e quando essa sobrevolatilidade me começou a aparecer em contraciclo com os indices S&P 500, Dow Jones e Nasdaq composite, aí eu pensei: está na hora de mandar a biotecnologia no bico da gaivota, pois eu só estou concentrado num setor, num país ou num mercado específico qualquer enquanto acreditar nele, e para o ultra ou curto prazo deixei de confiar na biotecnologia, mas como este setor tem fundamentais como nenhum outro, hei-de voltar quando o rebanho deixar de andar nervoso.

Este é o problema da concentração excessiva, que nos leva a estar diáriamente atentos á evolução dos mercados e, por vezes, a fazer uma espécie de para-trading de fundos. A concentração só deve ser utilizada em bulls e nunca em bear ou lateralização, mas mesmo em bull temos que estar muito atentos às correções mais acentuadas ou prolongadas no tempo, isto porque numa única semana podemos derreter a grande maioria de uns lucros fabulosos acumulados em 6-12 meses.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por Bucks » 5/2/2015 18:31

Os fundos sectoriais nacionais em análise

por chico_laranja » 5/2/2015 18:29

dosina

A questão que colocas é pertinente mas a culpa pode não ser do BEST.

A Microsoft tem uma tendência suicida de mudar as coisas caso estejas num país Anglo-saxónico ou latino, mudando por exemplo num número com décimas a , por .

Isto por vezes cria incompatibilidades críticas e crónicas nos diferentes Excels, dependendo se foi criado numa versão em Inglês ou em Português.

Se for o caso das , é simples. Basta fazer um replace all do . pela , ou vice-versa.

A MS chegou ao cúmulo de na versão inglesa uma fórmula ser tipo =operação (condição, positivo, negativo) e na versão portuguesa ser =operação(Condição; positivo; negativo). Isto deu asneira da grossa, principalmente em sítios em que mudando de PC tinhas uns com versões em PT e outros com versões em EN.

Julgo que de momento isso está amenizado mas não me acredito que esteja completamente corrigido.

Pode também ser algum galho temporário.

Sobre os atrasos no site, já contactaste o BEST a reportar isso?

Sobre o site do BEST, neste momento é um monstro enorme, bastante gordo e lento, muito por culpa das enormes bases de dados e de estar "pendurado" em sites externos como o da Morningstar. Este novo interface ainda ficou mais lento mas reconheço que tem uns gráficos catitas (mas lá está, está sempre a calcular e a perder tempo a fazer gráficos que só deveria mostrar a pedido).

Acho que o Rick aqui poderá dar uma ideia melhor do que se passa até porque se não em engano a web está de alguma forma ligada ao trabalho dele :roll:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 5/2/2015 18:10

Já propus X-ray no Activobank :evil:

Pelo que leio muito, o Best tem muitos problemas no site e cartões...

por dosina » 5/2/2015 17:09

Site BEST

Já alguém reparou?

- ficheiro excel das carteiras não separa as carteiras, tem células em que o valor não é numérico, mas em texto, o que dificulta por exemplo o apuramento do total das mais valias.

- ficheiro excel das cotações dos fundos está em formato texto, o que tb não permite aplicar formulas para calcular valorizações / desvalorizações diárias.

- xray das carteiras demora alguns dias a actualizar, aparecendo fundos na análise que já foram resgatados e creditados em conta.

- dados dos fundos na consulta da página estão completamente desactualizados e alguns até trocados (DP – RS), só abrindo abrindo o PDF da morningstar é que aparecem os dados correctos.

Registado: 5/6/2014 23:18

por R2 » 5/2/2015 16:31

DMP Escreveu:
R2 Escreveu:
DMP Escreveu:
(...)
Quanto ao Rick e ao VG, tenho muito que lhes agradecer, pois quando me iniciei neste mundo dos FI, foi nos tópicos deles que aprendi o pouco que sei hoje em dia, sou um gajo humilde e não tenho problema algum em reconhecer valor a quem efectivamente o tem. Sou pobre mas não sou mal agradecido. :mrgreen:
Um abraço.

Há pessoas que quando escrevem as suas memórias, não sei porquê, omitem certos relacionamentos ou factos históricos, então pergunta-se: Será que, então, essas pessoas, ao omitirem determinados contributos positivos para o seu processo de aprendizagem, estão a ser bem agradecidas?

Abraço.

Amigo R2,

Mencionei o Rick e o VG porque foi a eles dois que o Daemon se referiu. E repara que disse "foi no tópico deles", e agora posso acrescentar, não só com o seu contributo, mas com o conttributo de todos nós participantes, que aprendi o pouco que sei hoje.

Um abraço.

Eu só acho que ao agradeceres a criadores de tópicos como o VG e o Rick, com todo o mérito, também devias agradecer ao David que criou um tópico externo ao Caldeirão, no qual eu te conheci com outro nick quando me mandaste uma MP, numa altura em que me tinha chateado com o Caldeirão, e depois quando apareceste neste tópico do Rick, eu identifiquei-te logo no teu 1º post, mas nunca te disse diretamente, só indiretamente. O mesmo aconteceu com o Atlas que veio para o Caldeirão com quase o mesmo nick (difere só num caracter) e que também o conheci no tópico do David. Este bem merece o agradecimento, pois é um tipo que então me pareceu ser de 5 estrelas.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por R2 » 5/2/2015 15:58

bucks Escreveu:

Aviso à navegação sobre a alavancagem.

Estou a ver muito entusiasmo com a conta margem do Best para a alavancagem, dadas as taxas de juro baixas, as quais são em função do montante do empréstimo, mas se calhar estão a menosprezar a frase "... sem inclusão de impostos" que aparece na Nota de rodapé por baixo da tabela de taxas.

Eu quando fiz uma alavancagem em novembro de 2012 no meu banco (não é o Best), na celebração do contrato do empréstimo, paguei de imposto de selo para o Estado + uma pequena % de comissão para o banco, um total de cerca de 3% do valor do empréstimo, o qual é diluído pelo prazo de 7 anos no caso do meu contrato (posso liquidar o empréstimo quando quiser sem ter penalizações), mas se as coisas começarem a correr mal e se num único ano tivermos que liquidar o empréstimo, então aquele valor da ordem dos 3% já tem um peso brutal.

Há um conselho básico que eu dou: não estejam à espera de pagar as mensalidades da alavancagem com os lucros que possam projetar com essa mesma alavancagem, pois esses lucros expectáveis podem na realidade vir a ser prejuízos, e então com esta realidade possível, é preciso que a margem excedentária do nosso ordenado mensal dê para pagar as mensalidades da alavancagem, senão só resta ir resgatando fundos, mas aqui pode-se por um grave problema: não ser conveniente resgatar qualquer um dos fundos porque as cotações das UP's estão todas muito subavaliadas e aí vamos perder duplamente, porque, para pagarmos a alavancagem, estamos a vender ao desbarato.
Ou seja, o pagamento mensal da alavancagem deve ser feito por rendimentos fixos mensais (salário seguro sem risco de desemprego, rendimentos seguros de capitais, de rendas, ...) e não por rendimentos expectáveis não seguros.

Lembrem-se não só da fase gira da alavancagem no upside, mas também da fase muito feia no downside que se torna duplamente penalizadora, pois para além de estarmos a pagar essa alavancagem, a mesma está a contribuir ainda mais para o afundanço do downside. A alavancagem é assim parecida com a volatilidade: boa no upside e muito má no downside.

Abraço.

Subscrevo inteiramente o R2 :clap: :clap: :clap:
Nem quero saber de alavancagens. E mais, ninguém dá nada a ninguém, muito menos no sector financeiro :shame:

Faltou-me referir uma situação sobre a diminuição dos graus de liberdade dos resgates que a alavancagem provoca:

Quando celebramos um contrato de empréstimo para a alavancagem, o banco segura o valor do empréstimo através de um fundo ou fundos cujo valor total cubra majoritáriamente o valor do empréstimo, e esse valor a cativar no fundo, que fica assim condicionado, depende da qualidade do fundo, podendo ser mais do dobro do valor do empréstimo, sendo que não podemos resgatar esse valor cativado de segurança do empréstimo, a menos que préviamente se tenha efetuado outra cativação com um outro fundo.

Ora acontece, que nas condições do mercado correspondentes a uma queda a pique da cotação desse fundo condicionado, por vezes, devemos resgatá-lo na hora, e então esse resgate fica adiado até se ter outra cativação num outro fundo, e é aqui que perdemos um grau de liberdade muito importante para o resgate, o qual pode assim trazer mais um prejuízo por não termos evitado mais umas perdas de 1-2 dias.

Abraço.

- BedRock

por Bucks » 5/2/2015 15:00

R2, eu acho é que quem julga ter um comportamento ultra-agressivo (pensando que é moderado) que andam algures, é que nem têm noção do que é uma alavancagem. Aliás, viu-se bem o que se passou com o franco suiço! Até encerraram gestoras...
Tudo pela alavancagem, o barco foi ao fundo...
E eu que tenho Bonds em CHF :mrgreen: Foi excelente oportunidade de comprar, antes dessa situação, já que neste momento encontra-se descorrelacionado em relação ao Euro :twisted:

por chico_laranja » 5/2/2015 14:32

Estou a ver muito entusiasmo com a conta margem do Best para a alavancagem, dadas as taxas de juro baixas, as quais são em função do montante do empréstimo, mas se calhar estão a menosprezar a frase "... sem inclusão de impostos" que aparece na Nota de rodapé por baixo da tabela de taxas.

Eu quando fiz uma alavancagem em novembro de 2012 no meu banco (não é o Best), na celebração do contrato do empréstimo, paguei de imposto de selo para o Estado + uma pequena % de comissão para o banco, um total de cerca de 3% do valor do empréstimo, o qual é diluído pelo prazo de 7 anos no caso do meu contrato (posso liquidar o empréstimo quando quiser sem ter penalizações), mas se as coisas começarem a correr mal e se num único ano tivermos que liquidar o empréstimo, então aquele valor da ordem dos 3% já tem um peso brutal.

Há um conselho básico que eu dou: não estejam à espera de pagar as mensalidades da alavancagem com os lucros que possam projetar com essa mesma alavancagem, pois esses lucros expectáveis podem na realidade vir a ser prejuízos, e então com esta realidade possível, é preciso que a margem excedentária do nosso ordenado mensal dê para pagar as mensalidades da alavancagem, senão só resta ir resgatando fundos, mas aqui pode-se por um grave problema: não ser conveniente resgatar qualquer um dos fundos porque as cotações das UP's estão todas muito subavaliadas e aí vamos perder duplamente, porque, para pagarmos a alavancagem, estamos a vender ao desbarato.
Ou seja, o pagamento mensal da alavancagem deve ser feito por rendimentos fixos mensais (salário seguro sem risco de desemprego, rendimentos seguros de capitais, de rendas, ...) e não por rendimentos expectáveis não seguros.

Lembrem-se não só da fase gira da alavancagem no upside, mas também da fase muito feia no downside que se torna duplamente penalizadora, pois para além de estarmos a pagar essa alavancagem, a mesma está a contribuir ainda mais para o afundanço do downside. A alavancagem é assim parecida com a volatilidade: boa no upside e muito má no downside.

Abraço.

Para quem tem tatuado na testa "Investidor muito agressivo" esta posição em relação aos alavancados faz-te parecer menino de coro :mrgreen:

Um abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por chico_laranja » 5/2/2015 14:26

bucks Escreveu:

Abraço.

Nem quero saber de alavancagens. E mais, ninguém dá nada a ninguém, muito menos no sector financeiro :shame:

Bom e valioso aviso R².

Tal como o Bucks eu subscrevo.

Mas é simples de ver os efeitos.

Num qualquer simulador (trustnet, Morningstar, FT, Quantalys) abram uma carteira em Novembro de 2007 e vejam como ela estaria hoje.

Agora repitam o mesmo incluindo alavancagem a 10, 25, 50, 75 e 100% e depois comparem mesmo usando essas taxas fantabulásticas (NOT)

Não comparem apenas os lucros finais mas também DD, Desvio padrão, Rácio de Sharp e Sortino, etc....

Lembrem-se do nosso amigo Murphy. Se algo pode correr mal então certamente irá acontecer no pior momento.

E lembre-se que podem nem ter hipótese de recuperarem o guito. Após um DD violento a conta margem pode ser fechada pelo banco ou então este pedir mais garantias ou bloquear algumas que não o estão :-$

por Bucks » 5/2/2015 14:08

Nem sabia do Xray no BB (o Activo não tem mas pode-se sugerir a eles :wink: ).
Só simulei os meus fundos estrangeiros (nacionais são zona euro):

ESTATÍSTICAS DE AÇÕESDETALHE DE POSIÇÕES
CARTEIRA
Preço/Benefício 14,54
Preço/Cashflow 7,38
Preço/Valor Contabilístico 1,72

ESTATÍSTICAS DE OBRIGAÇÕESDETALHE DE POSIÇÕES
CARTEIRA
Maturidade efetiva -
Duração -
Qualidade Creditícia Média -

COMISSÕES %DETALHE DE POSIÇÕES
CARTEIRA
Comissão de Gestão 1,61

Alguém consegue explicar-me estes valores? Ele só não dá das Bonds. :-k
A nível de alocação mundial está um mimo! Tudo muito bem distribuido e com quantidades adequadas.

por Bucks » 5/2/2015 13:20

Rick Lusitano (New) Escreveu:
lucia_ne Escreveu:
DMP Escreveu:Cara lucia_ne,

A sugestão do colega VG com 5 fundos mistos parece-me uma excelente forma de se iniciar neste mundo sem grandes dores de cabeça e com resultados bastante acima da média. Se quer a minha humilde opinião, não hesite.

Futuramente, depois de algum estudo e muita pesquisa, vai perceber como as coisas efectivamente funcionam e irá complementar a sua carteira de uma forma natural com muitos outros fundos.

:wink:

Boa Noite!
E colocando desta maneira, que acham?
Obrigados mais uma vez

M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 21,5%
MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 21,5%
Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) 21,5%
Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) 21,5%
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) 7%
Fidelity Consumer Industries LU0114721508) 7%

Atendeno que vais aplicar 5k, não te esqueças algo importante, os investimentos mínimos.

Inicial/Adicional
1.000/75 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) :arrow: 20%
1 UP/1 UP - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
1.000/ 1.000 - Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) :arrow: 20%
500/500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)
1 UP/1 UP - MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (LU0094560744)
1.000/ 1.000 - Fidelity Consumer Industries LU0114721508) :arrow: 20%

Como podes ver, não bate certo com a tua alocação, só o M&G e os 2 Fidelity prefazem 3k.

Confesso que não acho nada de especial com o misto da Fidelity, o Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR. Comparando-o com o misto da MFS, gosto mais do MFS, sem qualquer dúvida. Para além que dá liberdade para fazeres reforços com montantes mais baixos.

Já que gostas de mistos, eu apostaria da seguinte maneira:

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)
1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)
500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690)
500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900)
500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)

O MFS Global é bom, mas vais ter sobreposições com o misto da mesma gestora. Por isso, substituía pelo misto da Nordea. O misto da Invesco é bom para descorrelacionar mas é "fraquinho" nos retornos, reduzia para os 500. Adicionava 3 fundos Globais de Sectores mais conservadores, com 500 cada, sendo que eles permitem investimentos iniciais e adicionais mais baixos, dando-te mais liberdade. Isto ficaria uma carteira com perfil moderado, para 3-5 anos no mínimo.

Pega na tua carteira e coloca-a no X-Ray do BB, para veres as sobreposições de activos em carteira e outras estatísticas. Podes também fazer o mesmo com a carteira que te sugerir, ou com outros fundos.

Caro Rick, partilho exactamente da mesma opinião. A lucia tem de ter atenção à % alocação (e subscrição).
E digo o mesmo, não acho o Fidelity misto nada de especial...
E bravo! Conseguiste dar um exemplo de carteira bem complementada com sectoriais, tal como eu me referia. :clap: :clap: :clap:

Eu sou uma mistura de R2 com Rick e um pouco de VG :mrgreen: Tipo clonado!!! lol

por Bucks » 5/2/2015 13:05

Abraço.

por Bucks » 5/2/2015 12:49

lucia_ne Escreveu:
DMP Escreveu:Cara lucia_ne,

A sugestão do colega VG com 5 fundos mistos parece-me uma excelente forma de se iniciar neste mundo sem grandes dores de cabeça e com resultados bastante acima da média. Se quer a minha humilde opinião, não hesite.

Futuramente, depois de algum estudo e muita pesquisa, vai perceber como as coisas efectivamente funcionam e irá complementar a sua carteira de uma forma natural com muitos outros fundos.

:wink:

Boa Noite!
E colocando desta maneira, que acham?
Obrigados mais uma vez

M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 21,5%
MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 21,5%
Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) 21,5%
Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) 21,5%
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) 7%
Fidelity Consumer Industries LU0114721508) 7%

Bem melhor, até colocaste um sectorial industrial. :twisted:

por Bucks » 5/2/2015 12:13

por Bucks » 5/2/2015 12:11

DMP Escreveu:Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR

Desv.Padrão(3a.) 4.21 %
Rácio de Sharpe 2.56%

Invesco Balanced-Risk Alloc E

Desv.Padrão(3a.) 6.13 %
Rácio de Sharpe 0.57%

O Invesco, como referes e bem, e também derivado às commodities, apenas se comporta melhor em períodos de bear market. É utilizado sobretudo para descorrelacionar carteiras. 40% neste fundo é claramente um exagero, e não ser que sejas ultra conservador.

Fazendo o X-Ray aos dois fundos:

SOBREPOSIÇÃO DE ATIVOS

Para este portfolio, não existem sobreposições.

Logo continuo sem perceber o porquê da tua afirmação "Tens alocações todas iguais e dois mistos a auto-repetirem-se" referindo-te a estes dois fundos.
Podem perfeitamente complementar-se como forma de descorrelacionar a carteira e baixar a volatilidade em períodos menos bons. Em bull o Fidelity é manifestamente melhor.

Um abraço.

O Invesco já possui bonds da zona euro, claro que o Fidelity pode e vai mudar carteira ao longo do tempo.
Mas o Invesco é um bom fundo diversificado, até pela quantidade de commodities, mesmo as bonds já possui da zona euro e inclusivé uk (embora que temporáriamente) e Austrália (até possuo um só de AUD).
Em termos de alocação em percentagem, repartir tudo em blocos de 20%, é demasiadamente repetitivo, até para gerir essa possível rentabilidade/perda no total da carteira.
Por acaso o Activo não tem esse Invesco. :oops:
Podemos mesmo dizer que há milhentas formas de investir, e que todos investimos de forma diferente ou em certos casos, parecida... :roll:
Para mim descorrelacionar é separar tudo por regiões e blocos de quantidade diferente. Por exemplo, focar mesmo na região ou sector que se pretende realmente e conjugar tudo.
Mas neste caso vale a pena um bom misto, para mais com commodities, o que o torna muito interessante. E penso que para quem começa nisto, não deve ir logo de cabeça. Misturando umas bonds a metade. Com o tempo (se dedicar-se), vai-se apercebendo como tudo funciona.

Abraço! \:D/

por DMP » 5/2/2015 9:25

R2 Escreveu:
DMP Escreveu:
(...)
Quanto ao Rick e ao VG, tenho muito que lhes agradecer, pois quando me iniciei neste mundo dos FI, foi nos tópicos deles que aprendi o pouco que sei hoje em dia, sou um gajo humilde e não tenho problema algum em reconhecer valor a quem efectivamente o tem. Sou pobre mas não sou mal agradecido. :mrgreen:
Um abraço.

Há pessoas que quando escrevem as suas memórias, não sei porquê, omitem certos relacionamentos ou factos históricos, então pergunta-se: Será que, então, essas pessoas, ao omitirem determinados contributos positivos para o seu processo de aprendizagem, estão a ser bem agradecidas?

Abraço.

Amigo R2,

Mencionei o Rick e o VG porque foi a eles dois que o Daemon se referiu. E repara que disse "foi no tópico deles", e agora posso acrescentar, não só com o seu contributo, mas com o conttributo de todos nós participantes, que aprendi o pouco que sei hoje.

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 43 visitantes