Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Daemoon Escreveu:bucks Escreveu:E depois acontece isto constantemente, como este tipo de perguntas![]()
“Tenho uma carteira de fundos internacionais no Best. Fui confrontado com a informação de substanciais perdas do banco Best (cerca de 34%) em 2014. Face a esta situação corro riscos?”
Antes de mais, em 2014, o Banco Best não apresentou perdas, mas lucros de 6,8 milhões de euros. A percentagem referida diz respeito à diminuição dos lucros face aos conseguidos em 2013 (-33,4%). O Best é detido pelo Novo Banco (75% do capital) e pelo Saxo Bank (25%).
Não obstante, a segurança dos seus fundos não depende dos melhores ou piores resultados conseguidos pelo banco onde os subscreveu. O património dos fundos pertence exclusivamente aos participantes e não aos bancos que os vendem nem às entidades gestoras. Consulte as nossas recomendações de fundos de investimento.
SII como último recurso
Mesmo numa situação limite em que o banco ou a corretora não consigam entregar as unidades de participação dos clientes, existe o sistema de indemnização ao investidor (SII). Este mecanismo de proteção permite salvaguardar este tipo de investimentos até ao limite de 25 mil euros.
Esse individuo foi ou está a ser mal acompanhado no seu banco, nomeadamente pelo seu gestor de conta, ora aí está uma pergunta de quem não percebe nada de fundos, das duas uma, ou o gestor é uma besta e a única coisa que lhe interessou foi vender, ou o próprio individuo é uma besta que foi atrás do que amigos dizem ou até quem sabe em tópicos de forúns, segue-se a carneirada e depois é o que se vê, e como não quero que a menina Lúcia lhe aconteça o mesmo, antes de seguir a carneirada aconselho a estudar a temática de fundos, para depois se um dia a coisa correr mal apenas se culpabilizar a si.
R2, eu dei o prazo de 2017 para a paridade![]()
mas continuo a acreditar que ainda este ano....
E isso foi retirado da Proteste Investe. Mas não raras vezes que leio este tipo de perguntas feitas por portugueses em portugal!
Já estão como os velhotes que foram pôr tudo em certificados Tesouro/aforro ou em acções do BES!!!
Mas não lêem prospectos?..
Tenho Montepio e Activobank no que toca a fundos. Leio sempre atentamente tudo, e mais pesquiso aqui no forum com ideias vossas (de todos) retiro ilações, consulto morningstar, peoplefunds, sim porque mesmo gestores a eles fico atento, por mais produtos que queiram vender mesmo sendo balelas.
O dinheiro custa a ganhar e quando é ganho... Considero o dinheiro como o petróleo ou àgua.
Dinheiro a menos no mercado é mau, dinheiro a mais no mercado é mau... Com isto revelo o único receio do que possa surgir nos mercados...
Tento elucidar a lúcia ou qualquer pessoas que tente tirar dúvidas, pois no debate de ideias todos temos a nossa forma de investir e ver o Mundo.

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
bucks Escreveu:E depois acontece isto constantemente, como este tipo de perguntas![]()
“Tenho uma carteira de fundos internacionais no Best. Fui confrontado com a informação de substanciais perdas do banco Best (cerca de 34%) em 2014. Face a esta situação corro riscos?”
Antes de mais, em 2014, o Banco Best não apresentou perdas, mas lucros de 6,8 milhões de euros. A percentagem referida diz respeito à diminuição dos lucros face aos conseguidos em 2013 (-33,4%). O Best é detido pelo Novo Banco (75% do capital) e pelo Saxo Bank (25%).
Não obstante, a segurança dos seus fundos não depende dos melhores ou piores resultados conseguidos pelo banco onde os subscreveu. O património dos fundos pertence exclusivamente aos participantes e não aos bancos que os vendem nem às entidades gestoras. Consulte as nossas recomendações de fundos de investimento.
SII como último recurso
Mesmo numa situação limite em que o banco ou a corretora não consigam entregar as unidades de participação dos clientes, existe o sistema de indemnização ao investidor (SII). Este mecanismo de proteção permite salvaguardar este tipo de investimentos até ao limite de 25 mil euros.
Esse individuo foi ou está a ser mal acompanhado no seu banco, nomeadamente pelo seu gestor de conta, ora aí está uma pergunta de quem não percebe nada de fundos, das duas uma, ou o gestor é uma besta e a única coisa que lhe interessou foi vender, ou o próprio individuo é uma besta que foi atrás do que amigos dizem ou até quem sabe em tópicos de forúns, segue-se a carneirada e depois é o que se vê, e como não quero que a menina Lúcia lhe aconteça o mesmo, antes de seguir a carneirada aconselho a estudar a temática de fundos, para depois se um dia a coisa correr mal apenas se culpabilizar a si.
R2, eu dei o prazo de 2017 para a paridade

- Registado: 14/2/2009 14:06
R2 Escreveu:Daemoon Escreveu:Estou em crer que basta se dizer que é mulher para que as respostas ás nossas perguntas proliferem que nem cogumelos![]()
![]()
![]()
São os efeitos da testosterona que é capaz de alavancar um crash global ou um bear de um emergente, quanto mais agora que o pessoal anda todo contente com os recentes retornos anormais, mas a euforia está a acalmar e vamos lá ver se não vamos ter uma retração qualquer, designadamente nos EUA que em 2015 anda muito indefinido com figuras OCO (Ombro-Cabeça-Ombro).
Estou a ver que não te vou pagar um almoço pela paridade EUR/USD, pois há cerca de uma semana que o rácio pouco se mexe à volta do valor 1.13 quando já esteve a pouco mais de 1.11.
Abraço.
Respondo ao sexo masculino ou feminino sem excepção. Caro R2 obrigado pela dica da Rússia e Japão

Já viste que até o Obama já está a avisar a Alemanha que não pode haver crescimento com asfixia?
Já têm medo que propague a eles... Porque os EUA estavam em crescimento mesmo que muito moderado...
A meu ver, e espero que aconteça. a Alemanha vai acabar por ceder ao Obama (claro com a Merkel em plena fúria a querer recusar), a não ser que haja uma guerra mundial... Mas nem vou entrar por aí, pois há muitas formas de se matar moscas...
E depois acontece isto constantemente, como este tipo de perguntas
SII como último recurso

SII como último recurso
Daemoon Escreveu:Naquilo que deviam de ajudar a uma pessoa leiga seria primeiro de tudo perguntar:
Sabe o que são fundos de investimento?
Sabe os riscos que um fundo acarreta?
Quais são as funções da sociedade gestora?
Quais são as funções do banco depositário?
O que é uma unidade de participação?
Sabe interpretar uma ficha da Morningstar? ( rendibilidades, rácios, carteiras )
Sabe o que acontece ao seu fundo se o banco onde o comprou abrir falência? ( esta é muito importante, basta ver os resgates massivos de fundos da esaf )
Qual o seu horizonte temporal mínimo para o investimento?
Sabe as várias categorias de fundos? que diferença existe entre eles?
Qual a fiscalidade de um fundo?
Etc Etc...
Posto isto, parece-me que depois de respondidas a estas e outras perguntas ( que alegadamente alguém que se diz leiga na matéria deveria ter perguntado ) é que se pode muito ponderadamente recomendar/aconselhar fundos, tudo o que seja feito antes deste trabalho é pura demagogia, dar a cana da pesca para o individuo aprender a pescar, dar o peixe é fácil, o pior é se depois o peixe está mal cozinhado...irra que agora parecia o file![]()
![]()
![]()
Concordo plenamente.
Naquilo que deviam de ajudar a uma pessoa leiga seria primeiro de tudo perguntar:
Sabe interpretar uma ficha da Morningstar? ( rendibilidades, rácios, carteiras )
Sabe o que acontece ao seu fundo se o banco onde o comprou abrir falência? ( esta é muito importante, basta ver os resgates massivos de fundos da esaf )
Etc Etc...
Posto isto, parece-me que depois de respondidas a estas e outras perguntas ( que alegadamente alguém que se diz leiga na matéria deveria ter perguntado ) é que se pode muito ponderadamente recomendar/aconselhar fundos, tudo o que seja feito antes deste trabalho é pura demagogia, dar a cana da pesca para o individuo aprender a pescar, dar o peixe é fácil, o pior é se depois o peixe está mal cozinhado...irra que agora parecia o file

Etc Etc...
Posto isto, parece-me que depois de respondidas a estas e outras perguntas ( que alegadamente alguém que se diz leiga na matéria deveria ter perguntado ) é que se pode muito ponderadamente recomendar/aconselhar fundos, tudo o que seja feito antes deste trabalho é pura demagogia, dar a cana da pesca para o individuo aprender a pescar, dar o peixe é fácil, o pior é se depois o peixe está mal cozinhado...irra que agora parecia o file

Daemoon Escreveu:Estou em crer que basta se dizer que é mulher para que as respostas ás nossas perguntas proliferem que nem cogumelos![]()
![]()
![]()
São os efeitos da testosterona que é capaz de alavancar um crash global ou um bear de um emergente, quanto mais agora que o pessoal anda todo contente com os recentes retornos anormais, mas a euforia está a acalmar e vamos lá ver se não vamos ter uma retração qualquer, designadamente nos EUA que em 2015 anda muito indefinido com figuras OCO (Ombro-Cabeça-Ombro).
Estou a ver que não te vou pagar um almoço pela paridade EUR/USD, pois há cerca de uma semana que o rácio pouco se mexe à volta do valor 1.13 quando já esteve a pouco mais de 1.11.
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
lucia_ne Escreveu:Mesmo sendo leiga no assunto, prefiro diversificar por alguns fundos, do que colocar num só....
obrigados
Proponho assim lucia:

ou

Como vês, tal como os restantes afirmam, há múltiplas formas de investir.
Só te aviso numa coisa a meu ver, não coloques tudo em fundos mistos, se tens um misto para quê sobrepor mais? É algo que pessoalmente não faço. Um misto é como o nome significa, misto, e já está por regiões.
Uma carteira por diversas regiões etc. já convém ter alguma práctica e dinheiro na alocação. Isto é a minha opinião...

Estou em crer que basta se dizer que é mulher para que as respostas ás nossas perguntas proliferem que nem cogumelos

Cara lucia_ne,
A sugestão do colega VG com 5 fundos mistos parece-me uma excelente forma de se iniciar neste mundo sem grandes dores de cabeça e com resultados bastante acima da média. Se quer a minha humilde opinião, não hesite.
Futuramente, depois de algum estudo e muita pesquisa, vai perceber como as coisas efectivamente funcionam e irá complementar a sua carteira de uma forma natural com muitos outros fundos.

A sugestão do colega VG com 5 fundos mistos parece-me uma excelente forma de se iniciar neste mundo sem grandes dores de cabeça e com resultados bastante acima da média. Se quer a minha humilde opinião, não hesite.
Futuramente, depois de algum estudo e muita pesquisa, vai perceber como as coisas efectivamente funcionam e irá complementar a sua carteira de uma forma natural com muitos outros fundos.

Editado pela última vez por DMP em 2/2/2015 20:20, num total de 1 vez.
- Registado: 22/3/2014 13:47
Mesmo sendo leiga no assunto, prefiro diversificar por alguns fundos, do que colocar num só....
obrigados
obrigados
- Registado: 1/2/2015 20:08
Chico, entreo em final de Agosto 2014 no Brasil e aquilo anda sempre com 20% no vermelho
Mas é bom para longo prazo, deixa o petróleo subir, com as acções brasileiras a preço de saldo

Mas é bom para longo prazo, deixa o petróleo subir, com as acções brasileiras a preço de saldo

bucks Escreveu:lucia_ne Escreveu:Então é boa opção colocar os 5k no, JPMorgan Investment Funds - Global Balanced Fund D (acc) - EUR?
É um fundo global, permite-te diversificar com consciência tranquila.
É como o chico diz, tudo depende de cada um.
Eu noto, que não segues o mercado tanto à risca e com esses 5k permite-te manter mais descansada e sem sobreposições.
Se queres apimentar a coisa, podes colocar 50% nesse global e outros 50% em fundos sectoriais e outras obrigações.
Um investimento é sempre algo individual a meu ver.
Pelo que analiso ao criares um só fundo misto já tens diversificação e uma gestão mais deixada aos gestores. Mas nada invalida que não resgastes passado um certo tempo.
Por experiencia própria o tempo é um grande aliado, reduz riscos e aumenta lucro... Na generalidade...
Ah, e gestoras americanas os reforços são sempre mais elevados que o montante inicial. Tenta ver o do UBS..
bucks Escreveu:lucia_ne Escreveu:Então é boa opção colocar os 5k no, JPMorgan Investment Funds - Global Balanced Fund D (acc) - EUR?
Eu noto, que não segues o mercado tanto à risca e com esses 5k permite-te manter mais descansada e sem sobreposições.
Se queres apimentar a coisa, podes colocar 50% nesse global e outros 50% em fundos sectoriais e outras obrigações.
Pelo que analiso ao criares um só fundo misto já tens diversificação e uma gestão mais deixada aos gestores. Mas nada invalida que não resgastes passado um certo tempo.
Por experiencia própria o tempo é um grande aliado, reduz riscos e aumenta lucro... Na generalidade...
Este ponto é especialmente importante pois não se deve ter pressa para entrar no mercado. É melhor não ganhar nada do que com a pressa ganhar uma perca grande. Estuda um pouco e verifica o comportamento desses fundos nas diversas fases do mercado, bull, bear e lateralização, antes de te atirares de cabeça.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
lucia_ne Escreveu:Então é boa opção colocar os 5k no, JPMorgan Investment Funds - Global Balanced Fund D (acc) - EUR?

Bucks
Os 5k são o total do investimento se bem entendi logo colocar tudo num não será de todo recomendável.
Lúcia
Ninguém tem uma resposta correcta para isso a não seres tu mesma.
Preferes os ovos todos na mesma cesta ou repartires pelo menos por 2 cestas?
Preferes volatilidade (boa e má) e maior probabilidade de ganhos maiores ou preferes algo mais calmo que em princípio irá flutuar menos mas por outro lado trará menos ganhos.
Podes até dar pesos a esta lógica usando os diversos fundos/cestos tendo sempre em mente que os números existentes referem-se ao passado e o passado não se repete, pode é dar indicações de como no futuro se irá comportar mas aí entra a alquimia
.
Pessoalmente nunca apostaria num único fundo. Basta uma diarreia mental do gestor com 2 ou 3 apostas falhadas e lá se vai a performance e ao ter isso espalhado repartes o mal pelas aldeias.
Por mim começavas com os 4 mistos ou então com 4k espalhados por 4 mistos e depois 1k espalhavas em 60-40 em acções globais e obrigações globais para teres real noção dos mercados e aí entra o trabalho fabuloso do Rick na filtragem de bons fundos nessas áreas todas.
Como podes ver encontras várias opiniões distintas como a minha e a do recém chegado bucks.
Os 5k são o total do investimento se bem entendi logo colocar tudo num não será de todo recomendável.
Lúcia
Ninguém tem uma resposta correcta para isso a não seres tu mesma.
Preferes os ovos todos na mesma cesta ou repartires pelo menos por 2 cestas?
Preferes volatilidade (boa e má) e maior probabilidade de ganhos maiores ou preferes algo mais calmo que em princípio irá flutuar menos mas por outro lado trará menos ganhos.
Podes até dar pesos a esta lógica usando os diversos fundos/cestos tendo sempre em mente que os números existentes referem-se ao passado e o passado não se repete, pode é dar indicações de como no futuro se irá comportar mas aí entra a alquimia

Pessoalmente nunca apostaria num único fundo. Basta uma diarreia mental do gestor com 2 ou 3 apostas falhadas e lá se vai a performance e ao ter isso espalhado repartes o mal pelas aldeias.
Por mim começavas com os 4 mistos ou então com 4k espalhados por 4 mistos e depois 1k espalhavas em 60-40 em acções globais e obrigações globais para teres real noção dos mercados e aí entra o trabalho fabuloso do Rick na filtragem de bons fundos nessas áreas todas.
Como podes ver encontras várias opiniões distintas como a minha e a do recém chegado bucks.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Então é boa opção colocar os 5k no, JPMorgan Investment Funds - Global Balanced Fund D (acc) - EUR?
bucks Escreveu:lucia_ne Escreveu:bucks Escreveu:Mistos defensivos EUR:
Invesco Funds - Invesco Pan European High Income Fund Class E Accumulation
Montepio Multigestão prudente (Global)
Já tive misto da Caixa mas são fraquinhos os fundos deles...
Para aproveitares a subida do dolár,
Mistos defensivos USD
UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (USD) P-acc
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mistos moderados EUR Global:
Credit Suisse (Lux) Portfolio Fund Balanced EUR B
Fidelity Funds - Multi Asset Strategic Fund E-Acc-EUR
JPMorgan Investment Funds - Global Balanced Fund D (acc) - EUR
UBS (Lux) Strategy Fund - Balanced (EUR) N-acc
Mistos moderados USD Global:
BlackRock Global Funds - Global Allocation E2
UBS (Lux) Strategy Fund - Balanced (USD) P-acc
Se não estás sempre a alocar (e não pretendes ou nãoo tens tempo seguir o investimento) e com 5k estas são boas possibilidades, a meu ver.
Sabendo a tua idade posso até dizer-te se é preferível um moderado-neutro ou defensivo.
Faço precisamente hoje 40 aninhos.
Se fosse o bucks, como colocaria os 5k?
E se correr bem, posso depois ir reforçando, porque os depósitos a prazo estão fraquinhos.
obrigado
Antes de mais lucia, feliz aniversário com muita saúde e sucesso!
Com 40 aninhos aconselho-te alocação de 40% em obrigações.
Que tal um fundo misto moderado-neutro (50% acções-50%obrigações)?
É precisamente o que aconselho no teu caso. Tens aí sobreposições de fundos mistos.
Tenta escolher somente 1 misto com os 5k para aplicares.
Beijoca grande de aniversário!
E eu que estou nos 34... Coloca num moderado-neutro que te permite um maior equilíbrio pois até aos 50 anos vão 10 anos

E se for global em dólares aproveitas a apreciação do USD, senão escolhe UER porque o sr. Draghi vai injectar mais liquidez na Europa

bucks Escreveu:lucia_ne Escreveu:bucks Escreveu:Mistos defensivos EUR:
Mistos defensivos USD
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se não estás sempre a alocar (e não pretendes ou nãoo tens tempo seguir o investimento) e com 5k estas são boas possibilidades, a meu ver.
Sabendo a tua idade posso até dizer-te se é preferível um moderado-neutro ou defensivo.
E se correr bem, posso depois ir reforçando, porque os depósitos a prazo estão fraquinhos.
obrigado
É precisamente o que aconselho no teu caso. Tens aí sobreposições de fundos mistos.
Muito Obrigado!
lucia_ne Escreveu:bucks Escreveu:Mistos defensivos EUR:
Mistos defensivos USD
obrigado

Lúcia
Desde já os meus parabéns pela entrada nos "entas".
Outro ponto positivo é que é sempre bem vindo uma utilizadora pois homens e mulheres vêm o mundo de prismas diferentes e essa diversificação também é positiva por cá. Manushe, andas por aí?
Sobre o que procuras tens as soluções de usares fundos mistos ou seres tu a fazer a tua própria mistura.
Sabendo a idade, os estudiosos principalmente dos Lazy-portfolio diriam que a tua carteira deveria ficar 60% acções - 40% Obrigações.
Pessoalmente a receita que deram aí dos 4 ou 5 fundos até acho engraçada pois certamente uns iriam contrabalançar outros e para aprender e "sentir" como estas coisas do demo aka mercados funcionam até são porreiras embora no caso dos fundos mistos sejam "filtradas". Nada como uma sacola de meia dúzia de fundos de 20-30€/cada para perceber a sério como isto funciona e ter a par os índices no mesmo excel
sem ter que arriscar muito. A minha tem ASEAN, Índia e chegou a ter MENA e FM
Se fosse eu e apostasse na receita dos mistos iria para o M&G, MFS , Invesco BRA e Nordea-1 ficando o Fidelity à espreita caso algum começasse a descambar ou começasse a haver uma grande sobreposição de activos.
Terias depois a facilidade de no MFS e no Nordea-1 poderes fazer pequenos reforços coisa que é mais complicada de fazer no Invesco e principalmente no Fidelity (não me lembro dos mínimos da M&G a não ser os 1000 de abertura
) pois obrigam a movimentar blocos de 500/1000€ respectivamente enquanto que o MFS é 1 UP e o Nordea-1 é 50€. Este ponto é poucas vezes referido mas para quem investe pequenas quantias e prevê reforços pequenos mas frequentes é importante.
Os fundos mistos tens a desvantagem(?) de não saberes no momento qual a alocação da carteira pois desde o relatório mensal o fundo poderá ter baldeado um posição significativa das acções para as obrigações ou vice-versa e tu não sabes de nada não tendo assim uma real percepção de qual o balanço da carteira entre acções, obrigações, liquidez e commodities no momento actual.
Caso avances para algo já mais feito à medida a malta certamente te ajudará mas implicará mais esforço e mais estudos e testes.
Desde já os meus parabéns pela entrada nos "entas".
Outro ponto positivo é que é sempre bem vindo uma utilizadora pois homens e mulheres vêm o mundo de prismas diferentes e essa diversificação também é positiva por cá. Manushe, andas por aí?
Sobre o que procuras tens as soluções de usares fundos mistos ou seres tu a fazer a tua própria mistura.
Sabendo a idade, os estudiosos principalmente dos Lazy-portfolio diriam que a tua carteira deveria ficar 60% acções - 40% Obrigações.
Pessoalmente a receita que deram aí dos 4 ou 5 fundos até acho engraçada pois certamente uns iriam contrabalançar outros e para aprender e "sentir" como estas coisas do demo aka mercados funcionam até são porreiras embora no caso dos fundos mistos sejam "filtradas". Nada como uma sacola de meia dúzia de fundos de 20-30€/cada para perceber a sério como isto funciona e ter a par os índices no mesmo excel

Se fosse eu e apostasse na receita dos mistos iria para o M&G, MFS , Invesco BRA e Nordea-1 ficando o Fidelity à espreita caso algum começasse a descambar ou começasse a haver uma grande sobreposição de activos.
Terias depois a facilidade de no MFS e no Nordea-1 poderes fazer pequenos reforços coisa que é mais complicada de fazer no Invesco e principalmente no Fidelity (não me lembro dos mínimos da M&G a não ser os 1000 de abertura

Os fundos mistos tens a desvantagem(?) de não saberes no momento qual a alocação da carteira pois desde o relatório mensal o fundo poderá ter baldeado um posição significativa das acções para as obrigações ou vice-versa e tu não sabes de nada não tendo assim uma real percepção de qual o balanço da carteira entre acções, obrigações, liquidez e commodities no momento actual.
Caso avances para algo já mais feito à medida a malta certamente te ajudará mas implicará mais esforço e mais estudos e testes.
bucks Escreveu:Mistos defensivos EUR:
Mistos defensivos USD
obrigado
Mistos defensivos EUR:
Mistos defensivos USD

Mistos defensivos USD

lucia_ne Escreveu:Bom Dia! Obrigada desde já pelas vossas ajudas.
Então na sua opinião, devo iniciar com algo deste género:
M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 17,5%
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) 17,5%
MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 17,5%
Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) 17,5%
Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901 17,5%
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc LU0094560744 6,25%
Fidelity Consumer Industries LU0114721508) 6,25%
"Em resposta à lucia, penso que podes constituir um fundo misto moderado (50%/50%), para um montante de 5k.
MG Multigestão equilibrada (comissões baixas) a nível nacional. Tens a opção do Prudente (70%/30%)
Estrangeiros: Fidelity Euro Balanced A (Europa com dividendo anual A) ouJPM Global Balanced EUR D (global, pessoalmente preferível no momento)."
Dscp bucks, não tinha visto a sua resposta.
A sua opinião é que devo colocar só em 2 fundos, 50%/50%?
Ola lucia. O que quero dizer é que com 5k podes colocar num fundo misto equilibrado ou prudente.
A meu ver (pessoalmente) só compensa acima 10k ter uma carteira assim tão diversificada.
Num fundo misto ( e não te aconselho fexiveis porque dás liberdade aos gestores de colocarem onde querem ou mais acções que quiserem-implica sempre mais risco), i. e.,

Nos flexiveis o gestor aplica o que quer numa amplitude maior seja em acções ou obrigações.
Já agora posso saber a tua idade? Isto porque também conta e há uma forma de colocar a percentagem obrigações idêntica à idade do investidor.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], cali010201, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 106 visitantes