Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 6/2/2015 1:03

O Alquimista Escreveu:@José Graça: podes explicar-me a razão que te levou a ancorar o pivot A da forquilha no sítio onde se encontra?
Agora levanto um conjunto de questões que não se destinam a criticar o negócio que pretendes executar, mas apenas levar-te a pensar. Se já o fizeste e respondeste para ti próprio, ignora-as por favor. Pela mesma razão não são para me responderes (como alguém já disse, o poder da pergunta reside na pergunta e não na resposta).
Pelo modo como identificas a stop e o target a tua intenção é shortar? Se sim, shortas um mercado bull? Qual o sinal técnico para o short? Será ele um mero toque na linha superior? O que diz o Andrews quando o preço chega a uma median line? O que tem sucedido a quem tem shortado o dax e o sp? E a stoploss, porquê ali? É ela um stop calculada numa simples percentagem? Supondo que o preço faz o caminho desejado, quando proteger o lucro potencial?

Abraço a ambos

Caro Alquimista,

Em primeiro lugar quero pedir-te desculpa se te ofendi de alguma forma, não era de todo essa a minha intenção, até porque de todo o forum és dos membros que mais valorizo, num conjunto de poucos membros frequentadores deste forum. Até ao momento nunca te abstiveste de responder às minhas dúvidas, só me resta agradecer!

As tuas criticas são bem vindas e não me ofendem de forma alguma, eu se frequento o teu tópico e tento interajir nele é porque vejo no teu método de trading vantagens em relação à análise técnica tradicional. É por demais evidente, que me encontro a dar os primeiros passos, e os erros na análise que faço devem ser grandes, infelizmente para mim. Mas, se me deres a escolher entre utilizar um técnica que se baseia em dados passados e em indicadores calculados com base no passado, eu prefiro apostar numa técnica que me oferece mais garantias, como a que utilizas e que parece indicar com mais precisão os movimentos que o preço poderá vir a fazer.

As perguntas que acabaste de fazer levaram-me reparar em pormenores que não vi ou não ponderei, ou me passaram despercebidos, ou ainda, nos quais eu não quis acreditar porque preferi acreditar na leitura que tinha realizado, a qual me levou a realizar este trade. Eu só realizo trades no nosso PSI20 e com base em gráficos diários onde a espera é maior, o que me leva muitas vezes a tomar decisões precipitadas.

Para mim, o simples facto de colocares os teus gráficos e fazeres os respectivos comentários, já por si são uma grande ajuda, dou comigo a ler posts teus antigos que só agora vão fazendo mais sentido. Eu continuo a estudar todos os dias e espero chegar um dia a um nível em que as perdas não sejam superiores aos ganhos, assim espero e desejo. Concordo contigo, deve existir pessoal que se aproveita das leituras que fazes para encaixar algum, já tinha pensado nisso, a resposta a isso pode muito bem passar, por não identificares os titulos que negoceias, mas por favor continua a postar os teus gráficos, sei que te devem dar muito trabalho.

Agora em resposta às perguntas que me colocaste:

Este é a primeira entrada curta que realizo e pelas perguntas que me colocaste tem tudo para correr mal... Agradeço os teus comentários! Realmente, ponderei bastante em entrar num titulo que está claramente bull há já algum tempo. A estrutura que o preço desenhou não me oferece qualquer garantia na colocação da stoploss (foi um risco, agora compreendo, tenho de tabalhar a fundo a minha impulsividade que até agora tem sido o meu calcanhar de Aquiles).

Citando o que Alan Andrews escreveu e estudou: "prices will either reverse on meeting the ML or gap through it". Foi precisamente isso que me levou a entrar curto, entrei ao terceiro toque da MLH superior que agiu como barreira aos 3.155, no entanto, ao contrário da leitura que fiz o preço pode muito bem estar a respirar/consolidar para proseguir por aí acima (está lá o stop para evitar que o tombo seja grande).

A median line foi desenhada através de uma modified Schiff ML, devido à subida ter sido feita de forma algo acentuada e entender que esta descreve o caminho que o preço fez da melhor forma. Contudo a escolha do pivot poderia muito bem sido o fim da ultima correcção (dia 04 de agosto de 2014), que a meu ver me deixaria neste momento no mesmo "Bias".

A stoploss foi colocada utilizando o ATR(200) multiplicado por 1,5 e adicionada ao preço de entrada, foi utilizada a ATR(200) por esta ser superior à ATR(34) e meultiplicada somente por 1,5 por se tratar de um titulo com pouca volatilidade.

Se o preço fizer o caminho que pretendo, irei vigiar a zona dos 2,95 e assim que o risco se colapsar passarei o stop para Break Even, os 2,80 serão também uma zona onde o preço poderá inverter.

Obrigado pelos comentários que fizesste, tomo-os como uma grande ajuda!!!

Mais uma vez peço desculpa se te ofendi de algum modo.

Abraço
José Graça

Registado: 6/12/2013 18:57

por O Alquimista » 5/2/2015 23:38

chico_laranja Escreveu:Uma dúvida

O "túnel" foi marcado quando?

Eu teria grande dificuldade em ver isso :-#

Sei que pode ser um bocado de nabiço esta pergunta mas como não estou a ver claramente o que determinou a sua presença tenho que perguntar.

O pior aluno é aquele que não entende e se cala :-"

O túnel a que te referes mais não é do que o efeito de puxar as linhas que delimitam os extremos do coil. É simples: marcas aquilo que consideras ser um coil, avanças as linhas e esperas que o preço lide com essa zona (se não lidar também é uma informação). Foi marcado no gráfico com que o apresentei mas sempre esteve lá.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 5/2/2015 22:56

@Chico
@ José Graça

O meu ganha-pão não é a especulação (mas que com ela se pode ganhar muito "pão", lá isso pode, se bem que a maioria é "bem amassada", como este fórum não cessa de provar). Os meus tópicos foram criados com o estrito objectivo de mostrar uma ferramenta que, se bem que possa ser usada entre nós, quem o faz não sabe o que faz (agora tem oportunidade de emendar, não por minha influência, mas pela correcta identificação da fonte). Numa área onde os resultados é que contam e o resto é blá blá blá que pode ser ensinado ou aprendido em qualquer estabelecimento de ensino, mostrar uma ferramenta e não mostrar os resultados que o seu uso judicioso pode trazer jamais cativaria a audiência. E, se bem vejo as coisas, não há outra forma de mostrar tudo isso do que fazer o que tenho feito: preparar um negócio, explicá-lo, executá-lo e comentar o que pode ter corrido mal ou ser melhorado. Tudo o que tenho mostrado, à excepção daquilo que é da minha lavra (ex. padrão "João Moura") e de um ou outro pormenor sem importância, provém de informação que está acessível a todos de forma gratuita. Como não tenho medo de errar, de dar a cara pelo negócio, de acompanhá-lo na medida do possível, enfim, de ser copiado (alguém copia ou imita o que não presta!?), tenho vindo a colocar várias oportunidades de negócio, umas mais para o curto-prazo, outras (mais recentemente) para o médio/longo prazo.
Sucede que até eu próprio me surpreendo com os resultados até agora obtidos, principalmente depois do meu regresso após período sabático. Estarei rico? É evidente que não!, pois cada posição corresponde a uma ínfima parte do capital disponível. Dito isto, de uma coisa estou certo: como não sou parvo, cada vez mais vou identificar cada vez menos os mercados que estão a ser usados para especular. Fá-lo-ei para meu bem e para bem dos que seguem os tópicos, pois não estamos perante nenhum serviço de trading (conhecendo eu vários que por aí andam, alguns dos quais já subscrevi, nem quero pensar qual seria o montante do fee...) e o que está em causa é o processo, o método (este processo, este método porque cada vez mais me convenço que qualquer método é em abstracto susceptível de produzir bons resultados).
Para poder criticar, ainda que irónica ou sarcasticamente, para poder apontar o dedo e duvidar tenho que ter legitimidade e esta só pode assentar no exemplo sindicável porque público. Só posso dizer que o rei vai nú se estiver vestido.
Como sabem que O Alquimista tem resultados, sabe do que fala, não receia o confronto e não está para aturar bitaites, quem interage com ele é porque não tem medo do trabalho e do estudo. E isso O Alquimita vê a léguas de distância porque se revê nas dificuldades, nas perguntas, nas hesitações, no desejo de superar isso tudo em devido tempo. Consequentemente, se há alguma retracção não é por causa do ganha-pão, mas por carência na preparação da intervenção.

@José Graça: podes explicar-me a razão que te levou a ancorar o pivot A da forquilha no sítio onde se encontra?
Agora levanto um conjunto de questões que não se destinam a criticar o negócio que pretendes executar, mas apenas levar-te a pensar. Se já o fizeste e respondeste para ti próprio, ignora-as por favor. Pela mesma razão não são para me responderes (como alguém já disse, o poder da pergunta reside na pergunta e não na resposta).
Pelo modo como identificas a stop e o target a tua intenção é shortar? Se sim, shortas um mercado bull? Qual o sinal técnico para o short? Será ele um mero toque na linha superior? O que diz o Andrews quando o preço chega a uma median line? O que tem sucedido a quem tem shortado o dax e o sp? E a stoploss, porquê ali? É ela um stop calculada numa simples percentagem? Supondo que o preço faz o caminho desejado, quando proteger o lucro potencial?

Abraço a ambos
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por indian_joe » 5/2/2015 14:11

Caro Alquimista,

Este oportunidade vai de encontro à nossa troca de palavras sobre a Mota do outro dia. A oportunidade está lá? Está! Pode correr mal? Pode! E se correr mal? É só um stop.

O preço esbarrou com a MLH superior e está a acumular energia, vejamos se para Norte ou para Sul...

Aqui fica:

Imagem

por indian_joe » 5/2/2015 14:03

chico_laranja Escreveu:
indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Caro José,

Sim, parece, e se calhar até é. Mas ainda estou muito longe de atingir esse pressuposto nível de simplicidade.

Simples nunca vai ser, porque nem todos vêm o mercado com os nossos olhos. Se assim fosse, o ano que passou teria ganho dinheiro e não foi o que aconteceu... Comecei na pior altura possivel, no inicio de 2014, via tudo a subir e pensava que afinal era possivel ganhar uns cobres com pouco ou nenhum esforço. Considero pois, que o ano transacto, para além de me ter feito perder algum dinheiro, deu-me também valiosas lições que guardo para futuras negociações. Muitas mais lições estão guardadas para mim... (infelizmente nem todas irão ser boas)

O Alquimista Escreveu:Se nos colocarmos perante um gráfico despidos de ideias, opiniões e outros fardos, conseguiremos escutar o que o mercado nos quer transmitir. Como tendemos para a complicação e a não confiar estritamente no preço, vamos buscar toda a tralha que há por aí e a este nível a oferta é abundante e para os mais variados gostos. Por alguma razão a mensagem de roda-pé diz o que diz: Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia.

Sem dúvida, mais uma lição a reter, se não soubesse qual era o gráfico teria entrado de cabeça no reteste da linha de suporte!!! Por diversas vezes, ler os comentários de quem está fora e gostava de estar dentro, e vice-versa, fez-me tomar péssimas decisões no passado recente.

O Alquimista Escreveu:Podia ter corrido mal? Podia. Importava-me? Ficaria chateado, é evidente, mas era só uma stoploss. Perda esta que, no contexto da carteira, seria uma insignificância, como insignificante seria o ganho pois não se usou alavancagem e ter-se-ia utilizado uma ínfima parte do capital disponível.

Acredito em si. Eu ainda não consegui ter o capital suficiente que me permita estar nos mercados dessa forma. Talvez por isso quando entro num trade, tenho de meter a carne toda no assador, por ser tão pouca :mrgreen: Mas tenho tempo, não tomando decisões precipitadas acredito que lá chegarei.

O Alquimista Escreveu:
Enriquecer devagar é um arte. Enriquecer depressa será o quê? - O Alquimista.

Vai de encontro ao que escrevi mais acima. Enriquecer depressa provavelmente será crime :mrgreen:

Abraço
José Graça

José

Cuidado que estás a falar com alguém ligado ao mundo jurista :-#

Caro Chico Laranja,

Vou passar a ter mais cuidado :lol:

Abraço
José Graça

por chico_laranja » 5/2/2015 13:50

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Depois de encerrado o negócio está na hora de voltar ao mesmo mercado mas noutro timeframe: acomodação não é solução.
Aguarda-se que seja dado sinal da presença de compradores ou vendedores que nos convidem a entrar. Dado o sinal, usar-se-ão as necessárias ferramentas para se criar um nova oportunidade especulativa.

Serve o gráfico para mostrar que foi aberta nova posição compradora, sempre com base nas mesmas ferramentas, nas regras a elas associadas, no "João Moura", tudo analisado no contexto da tendência. Target e stoploss nos locais habituais (por se ter atingido uma linha a posição já podia ter sido encerrada, mas não é caso quanto à minha posição).

Uma semana, um mercado, dois negócios. Quase fim.

Uma dúvida

O "túnel" foi marcado quando?

Eu teria grande dificuldade em ver isso :-#

Sei que pode ser um bocado de nabiço esta pergunta mas como não estou a ver claramente o que determinou a sua presença tenho que perguntar.

O pior aluno é aquele que não entende e se cala :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por chico_laranja » 5/2/2015 13:38

indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Caro José,

Sim, parece, e se calhar até é. Mas ainda estou muito longe de atingir esse pressuposto nível de simplicidade.

Simples nunca vai ser, porque nem todos vêm o mercado com os nossos olhos. Se assim fosse, o ano que passou teria ganho dinheiro e não foi o que aconteceu... Comecei na pior altura possivel, no inicio de 2014, via tudo a subir e pensava que afinal era possivel ganhar uns cobres com pouco ou nenhum esforço. Considero pois, que o ano transacto, para além de me ter feito perder algum dinheiro, deu-me também valiosas lições que guardo para futuras negociações. Muitas mais lições estão guardadas para mim... (infelizmente nem todas irão ser boas)

O Alquimista Escreveu:Se nos colocarmos perante um gráfico despidos de ideias, opiniões e outros fardos, conseguiremos escutar o que o mercado nos quer transmitir. Como tendemos para a complicação e a não confiar estritamente no preço, vamos buscar toda a tralha que há por aí e a este nível a oferta é abundante e para os mais variados gostos. Por alguma razão a mensagem de roda-pé diz o que diz: Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia.

Sem dúvida, mais uma lição a reter, se não soubesse qual era o gráfico teria entrado de cabeça no reteste da linha de suporte!!! Por diversas vezes, ler os comentários de quem está fora e gostava de estar dentro, e vice-versa, fez-me tomar péssimas decisões no passado recente.

O Alquimista Escreveu:Podia ter corrido mal? Podia. Importava-me? Ficaria chateado, é evidente, mas era só uma stoploss. Perda esta que, no contexto da carteira, seria uma insignificância, como insignificante seria o ganho pois não se usou alavancagem e ter-se-ia utilizado uma ínfima parte do capital disponível.

Acredito em si. Eu ainda não consegui ter o capital suficiente que me permita estar nos mercados dessa forma. Talvez por isso quando entro num trade, tenho de meter a carne toda no assador, por ser tão pouca :mrgreen: Mas tenho tempo, não tomando decisões precipitadas acredito que lá chegarei.

O Alquimista Escreveu:

Vai de encontro ao que escrevi mais acima. Enriquecer depressa provavelmente será crime :mrgreen:

Abraço
José Graça

José

Cuidado que estás a falar com alguém ligado ao mundo jurista :-#
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por O Alquimista » 5/2/2015 2:18

E pronto, este tópico chegou às 45.000 visualizações. Juntando as 9.000 do outro tópico, mais de 50.000 alquimias em menos de um ano.
Ora bem, fazendo as contas assim por alto...com tantos cliques...num certo sítio que eu cá sei...daria...e se eu usar alavancagem com quanto é que fico?...ups não pode ser, deixa lá repetir a conta...wtf!?

A voz: Alquimista, pára imediatemente! Que contas são essas? Onde pensas que vais?
O Alquimista: Bem...eu...posso pensar alto, não posso?
A Voz: Poder podes, mas depois de pensares fica calado. E quieto.

por O Alquimista » 5/2/2015 0:11

O Alquimista Escreveu:Depois de encerrado o negócio está na hora de voltar ao mesmo mercado mas noutro timeframe: acomodação não é solução.
Aguarda-se que seja dado sinal da presença de compradores ou vendedores que nos convidem a entrar. Dado o sinal, usar-se-ão as necessárias ferramentas para se criar um nova oportunidade especulativa.

Serve o gráfico para mostrar que foi aberta nova posição compradora, sempre com base nas mesmas ferramentas, nas regras a elas associadas, no "João Moura", tudo analisado no contexto da tendência. Target e stoploss nos locais habituais (por se ter atingido uma linha a posição já podia ter sido encerrada, mas não é caso quanto à minha posição).

Uma semana, um mercado, dois negócios. Quase fim.
Anexos
zn.jpg

por O Alquimista » 4/2/2015 0:47

Depois de encerrado o negócio está na hora de voltar ao mesmo mercado mas noutro timeframe: acomodação não é solução.

"Things may come to those who wait, but only the things left by those who hustle." —Abraham Lincoln
Anexos
zn.jpg

por indian_joe » 3/2/2015 23:24

O Alquimista Escreveu:
Caro José,

O Alquimista Escreveu:

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 3/2/2015 20:38

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Parece tão fácil :clap:

Na oportunidade especulativa em torno do BPI e sendo um título em clara queda, a forma escolhida para entrar longo não é um pouco arriscada?

Abraço
José Graça

Caro José,

Se nos colocarmos perante um gráfico despidos de ideias, opiniões e outros fardos, conseguiremos escutar o que o mercado nos quer transmitir. Como tendemos para a complicação e a não confiar estritamente no preço, vamos buscar toda a tralha que há por aí e a este nível a oferta é abundante e para os mais variados gostos. Por alguma razão a mensagem de roda-pé diz o que diz: Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia.

Quanto ao bpi, eu gosto de pensar e agir "fora da caixa" e, sempre que vejo uma oportunidade, passo das ideias à acção. Era evidente que a cotação tinha e tem vindo a cair, toda a gente fala disso e opina as mais variadas razões, daí que eu tenha perguntado para mim mesmo: se o barco está inclinado para um lado, será que posso aproveitar uma oportunidade se ele quiser corrigir um pouco a inclinação? Como não se tratava de uma compra para o médio prazo, mas sim um negócio de curto prazo (comprar e tentar despachar com lucro o mais depressa possível), elaborei o plano mas o comboio já tinha partido. Podia ter corrido mal? Podia. Importava-me? Ficaria chateado, é evidente, mas era só uma stoploss. Perda esta que, no contexto da carteira, seria uma insignificância, como insignificante seria o ganho pois não se usou alavancagem e ter-se-ia utilizado uma ínfima parte do capital disponível.

por indian_joe » 3/2/2015 19:50

O Alquimista Escreveu:
Target atingido, negócio concluído.

Lema: Uma semana, um mercado, dois negócios. Fim.
Status: uma semana, um mercado, um negócio encerrado, em perseguição do segundo.

Caro Alquimista,

Parece tão fácil :clap:

Na oportunidade especulativa em torno do BPI e sendo um título em clara queda, a forma escolhida para entrar longo não é um pouco arriscada?

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 3/2/2015 16:14

Em anterior mensagem indiquei vários mercados que suscitam oportunidades especulativas para os próximos dias. Desse conjunto seleccionei um mercado. Fica o gráfico com as respectivas linhas de negociação. A tarefa é escolher a que melhor se enquadra na nossa estratégia/leitura do mercado e agir em conformidade. Tenha-se em atenção que em cima da mesa estão sempre dois possíveis negócios e que as linhas correm o risco de "joãomourização".

Ordem de venda executada na linha como, aliás, é habitual nesta técnica (nada se inovou, portanto). Colapsando o risco dada a evolução que se regista na posição e, sendo quebrado o anterior swing low, a ordem de stoploss será colocada em b/e. Target mantém-se de momento inalterado. Sendo atingido e cumprindo-se o plano já traçado, será aberta nova posição.

Aproximando para demonstração de uma entrada alternativa, em obediência ao mesmo plano, agora com a vantagem de o preço se situar numa confluência. A única diferença em relação ao plano original será a colocação da stoploss.

Quanto ao negócio pendente, serve o gráfico para ilustrar mais 3 oportunidades de entrada após a que usámos. Tendo sido quebrado o anterior low, liquidação parcial de parte da posição e colocação da stoploss em b/e.

Target atingido, negócio concluído.

Lema: Uma semana, um mercado, dois negócios. Fim.
Status: uma semana, um mercado, um negócio encerrado, em perseguição do segundo.
Anexos
zn.jpg

por O Alquimista » 3/2/2015 13:25

O Alquimista Escreveu:Criando uma oportunidade para investir num activo muito importante usando um gráfico de 5 minutos. Por se tratar de uma aposta altamente especulativa não identifico o mercado. A plano é simples: comprar na zona assinalada com stoploss abaixo do pivot (cerca de 3,5%) e target lá em cima (cerca de 15%). O que releva é a estrutura do preço, não o modo como é representado num gráfico. Até podiam usar as pombinhas da Catrina: desde que a coisa flutue tudo é possível.

Aquando da criação do plano o preço encontrava-se num range, situação que se mantém. Existe assim a possibilidade de o preço se movimentar em direcção ao target sem passar pela zona de compra. Se o fizer, imediatamente se poderá construir outra oportunidade especulativa.

Activo: BPI, Timeframe: 5 minutos. Propósito: especular num gráfico de 5 minutos usando a linha como modo de descrever o preço. Resultado: o mercado não nos deixou entrar no lugar assinalado e encaminha-se para o target, deste modo extinguindo a oportunidade em aberto (aquando da feitura do plano o preço estava em A).

Quanto ao negócio pendente, serve o gráfico para ilustrar mais 3 oportunidades de entrada após a que usámos. Tendo sido quebrado o anterior low, liquidação parcial de parte da posição e colocação da stoploss em b/e.
Anexos
bpi.jpg
zn.jpg

por O Alquimista » 3/2/2015 2:50

Aproximando para demonstração de uma entrada alternativa, em obediência ao mesmo plano, agora com a vantagem de o preço se situar numa confluência. A única diferença em relação ao plano original será a colocação da stoploss.
Anexos
zn.jpg

por O Alquimista » 2/2/2015 18:06

O Alquimista Escreveu:Em anterior mensagem indiquei vários mercados que suscitam oportunidades especulativas para os próximos dias. Desse conjunto seleccionei um mercado. Fica o gráfico com as respectivas linhas de negociação. A tarefa é escolher a que melhor se enquadra na nossa estratégia/leitura do mercado e agir em conformidade. Tenha-se em atenção que em cima da mesa estão sempre dois possíveis negócios e que as linhas correm o risco de "joãomourização".

Ordem de venda executada na linha como, aliás, é habitual nesta técnica (nada se inovou, portanto). Colapsando o risco dada a evolução que se regista na posição e, sendo quebrado o anterior swing low, a ordem de stoploss será colocada em b/e. Target mantém-se de momento inalterado. Sendo atingido e cumprindo-se o plano já traçado, será aberta nova posição.

Uma semana, um mercado, dois negócios. Fim.
Anexos
nn.jpg

por O Alquimista » 2/2/2015 14:15

chico_laranja Escreveu::D

Acho que tenho que voltar ao zero pois vocês estão noutra liga e lidam com essas siglas com um à vontade que eu não tenho :oops:

Até parece que estou no meu trabalho a ler as normas IETF ou ITU-T que têm 3 páginas A4 só de acrónimos 8-)

Mas continuem que estou a gostar e quero aprender :clap:

Chico,

Saber lidar com siglas não faz de nós bons profissionais, tal como saber mudar um pneu não faz de mim um mecânico.

Em anterior mensagem indiquei vários mercados que suscitam oportunidades especulativas para os próximos dias. Desse conjunto seleccionei um mercado. Fica o gráfico com as respectivas linhas de negociação. A tarefa é escolher a que melhor se enquadra na nossa estratégia/leitura do mercado e agir em conformidade. Tenha-se em atenção que em cima da mesa estão sempre dois possíveis negócios e que as linhas correm o risco de "joãomourização".
Anexos
nn.jpg

por chico_laranja » 2/2/2015 12:44

:D

Acho que tenho que voltar ao zero pois vocês estão noutra liga e lidam com essas siglas com um à vontade que eu não tenho :oops:

Até parece que estou no meu trabalho a ler as normas IETF ou ITU-T que têm 3 páginas A4 só de acrónimos 8-)

Mas continuem que estou a gostar e quero aprender :clap:

por O Alquimista » 31/1/2015 23:31

Caro José,

Para responder ao seu repto teremos de identificar a tendência e estrutura do preço.

Nem mais. E para isso precisa apenas de papel com um gráfico, um lápis e uma borracha. Tudo o resto são desculpas e tentativas de encobrir a nossa insipiência: quanto mais indicadores, linhas e quejandos usarmos, pior nos encontramos na "cadeia alimentar dos especuladores".

Quando lança estes reptos faz-nos pensar, e isso é muito útil (..)

A minha ideia é precisamente essa. E vai ver que irá aprender muito mais por si do que estando à espera que as coisas lhe caiam no regaço ou lhe seja sistematicamente apontado o caminho.

Richard Feynman - The Pleasure Of Finding Things Out
https://www.youtube.com/watch?v=Bgaw9qe7DEE

Abraço

por indian_joe » 31/1/2015 23:08

O Alquimista Escreveu:
Se é certo que o exercício destina-se a todos aqueles que mostrem preocupação em estudar está técnica, não é menos verdade que as questões que surgem não são dele privativas. Em vez do fork podia ter usado uma média móvel que teríamos as mesmas questões de base. Ou seja, está quase todo, se não mesmo todo, relacionado com a problemática do investimento/trading no seu todo, desde a escolha da técnica, à gestão do risco e à identificação da fase do mercado.
Indo um pouco mais longe agora faço esta pergunta: esquecendo que os forks existem, qual será a fase em que o mercado se encontraria em cada um dos exemplos? E porquê? Onde colocar a stoploss e porquê? Se uma coisa ora funciona, ora não funciona, o que é que me poderá fazer ganhar dinheiro no longo prazo?
Quanto à tua leitura apenas posso dizer isto: se encontrares o que descreves em 10, 100, 1000 ou 10000 gráficos (os que forem necessários) podes daí inferir um certo valor estatístico da ocorrência.
Se fosse só colocar um fork e negociar, a esta altura já estaria rico. E então comprava o caldeirão, reconduziria a administração porque, salvo um ou outro episódio, não têm estado mal como estão.

Abraço

Caro Alquimista,

Estes posts são muito bons!!!
Para responder ao seu repto teremos de identificar a tendência e estrutura do preço.

Nos gráficos parciais que nos apresenta é nos possivel detectar no primeiro uma tendência bearish e no segundo uma tendência de curto prazo bull.

No primeiro gráfico podemos verificar que o pullback à CML, após ter trespassado LMH, travou a meio, consolidou, tentou ganhar força para subir, mas não conseguiu, os vendedores estão no controlo da acção, empurrando o preço para baixo, não permitindo que sejam quebrados os dois ultimos swing high's. O sentido previsto é pois sul...

No segundo gráfico a CML conseguiu suster a descida do preço e a subida foi feita sem nunca olhar para trás, sem qualquer necessidade de respirar atingindo e ultrapssando o target "à grande".

Conclusão, uma leitura mais apróximada do mesmo titulo, pode muitas vezes levar-nos a interpretações diferentes... É importante pois, nunca esquecer qual a principal tendência do preço enquanto aproveitamos os rally's de subida com muita precaução. Isto é o que estou a tentar interiorizar e aprender neste momento e é muito importante!!!

Em ambos os caso o sentido seguinte será Sul!!! :wink:

"A minha opinião ou resposta não interessa para nada." - Não concordo em nada consigo, antes pelo contrário, gostaria de ouvir a sua opinião muito mais vezes. Quando lança estes reptos faz-nos pensar, e isso é muito útil, no entanto acho que a sua perspectiva é muito valiosa!

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 31/1/2015 20:52

Preparando os próximos dias com várias oportunidades especulativas borbulhando no mercado:
1º gráfico: tirem-me do colete de forças em que me encontro e logo especularei;
2º gráfico: o "João Moura" é universal.
3º gráfico: será que é nesta semana que me deixas entrar?
4 gráfico: um activo com potencial
Anexos
aud.jpg
zn.jpg
cad.jpg
galp.jpg

por O Alquimista » 31/1/2015 20:04

O Alquimista Escreveu:Criando uma oportunidade para investir num activo muito importante usando um gráfico de 5 minutos. Por se tratar de uma aposta altamente especulativa não identifico o mercado. A plano é simples: comprar na zona assinalada com stoploss abaixo do pivot (cerca de 3,5%) e target lá em cima (cerca de 15%). O que releva é a estrutura do preço, não o modo como é representado num gráfico. Até podiam usar as pombinhas da Catrina: desde que a coisa flutue tudo é possível.

Aquando da criação do plano o preço encontrava-se num range, situação que se mantém. Existe assim a possibilidade de o preço se movimentar em direcção ao target sem passar pela zona de compra. Se o fizer, imediatamente se poderá construir outra oportunidade especulativa.

por Optimiza » 31/1/2015 2:15

Alquimista, 2 Bons posts e a esta hora k inspiração (e o Raposo Tavares tb no cartoon sobre o Tsipras). :clap:
6 stars.png
6 stars.png (10.5 KiB) Visualizado 6384 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por O Alquimista » 31/1/2015 1:54

Mike Bellafiore, Unconventional Training for the Unconventional Trader
http://www.moneyshow.com/articles.asp?a ... DERS-41957

As traders, it is a best practice to learn from the Greats, particularly how they train to improve. Tom Brady—unarguably one of the great QBs to every play football—offers us a best practice to incorporate into our training. That best practice is: train unconventionally to achieve unconventional results.
Brady believes he must train unconventionally to be elite. Brady says he tends to gravitate to mentors like Harden, who don’t necessarily embrace mainstream philosophies of coaching and training. Yee, Brady’s agent, described Brady to me as “genially subversive” in his approaches. Brady believes that if he simply trained like everyone else, he would not still be playing today or at least not at anything close to his current level.
Think different. Train different. Trade better.

Andar com génios não faz de mim um génio. Mas se andar com jumentos ... - O Alquimista
Nota: andar com é diferente de andar de (só para relembrar que de jumento eu ia...)

AnteriorPróximo

Quem está ligado: