Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Krupper Escreveu:Parece-me que muitas pessoas ainda não perceberam que a PT cotada nada tem que ver com a "antiga" PT.
Nesse caso, agradecia que me esclarecesses, se não for pedir muito...
- Registado: 29/11/2007 2:23
Parece-me que muitas pessoas ainda não perceberam que a PT cotada nada tem que ver com a "antiga" PT.
- Registado: 30/9/2010 13:54
A PT continua a ser a PT, mas com menos os 900 milhoes que foram "dados" ao Ricardo Salgado... Mas, esse mau negocio está mais que reflectido no valor das acções.
Parece-me que no caso de não se reverter a fusão, quem devia comprar a PT devia ser o estado Português, através da CGD, uma vez que o negocio da fusão PT com a OI, foi politico, como já o disse Mira Amaral. E seria sempre um bom negocio para a CGD (senão a Altice, não estava interessada!), pois a PT continua a ser a lider de mercado em Portugal, as infraestruturas estão cá e seria "apenas" recuperar o rombo dos 900 milhoes, que andam por ai perdidos num dos bolsos do Ricardo Salgado...
Parece-me que no caso de não se reverter a fusão, quem devia comprar a PT devia ser o estado Português, através da CGD, uma vez que o negocio da fusão PT com a OI, foi politico, como já o disse Mira Amaral. E seria sempre um bom negocio para a CGD (senão a Altice, não estava interessada!), pois a PT continua a ser a lider de mercado em Portugal, as infraestruturas estão cá e seria "apenas" recuperar o rombo dos 900 milhoes, que andam por ai perdidos num dos bolsos do Ricardo Salgado...
- Registado: 29/11/2007 2:23
O Henrique Granadeiro veio, finalmente, dizer aquilo que era evidente, para muita gente: Zeinal Bava e a OI souberam atempadamente da aplicação de dinheiro em Papel Comercial da RIO FORTE por parte da PT SGPS.
Foi pena Zeinal Bava não ter anteriormente assumido aquilo que o Henrique Granadeiro já tinha deixado subentendido e que agora diz com todas as letras.
Os acionistas da PT SGPS não têm sido respeitados, têm, antes, sido tratados como "anjinhos".
É de lamentar o "timing" de Henrique Granadeiro. O que Henrique Granadeiro disse agora devia tê-lo dito antes da Assembleia Geral de Acionistas da PT SGPS que se realizou em setembro ou na própria reunião, mas mais vale tarde do que nunca!
Neste momento há dois argumentos "de peso" para reverter a combinação de negócios da PT SGPS com a OI e portanto anular a integração, na OI, dos ativos que eram da PT SGPS:
- incumprimento do memorando que presidiu ao anúncio da fusão da PT SGPS com a Oi, no que se refere, concretamente, à promessa de criação e desenvolvimento de um operador de telecomunicações lusófono: ao querer vender a PT PORTUGAL e ao pretender, também, vender a participação na UNITEL, a OI diz claramente que não está interessada em criar e desenvolver um grupo de telecomunicações lusófono, o qual, era o principal pressuposto da fusão da PT SGPS com a OI,
- e má fé negocial por parte da OI, pois até agora a OI tem feito crer que não soube, atempadamente, da aplicação de 897 milhões de euros por parte da PT SGPS em Papel Comercial da RIO FORTE, o que lhe permitiu renegociar, favoravelmente, para ela, os termos da integração da PT SGPS na OI.
Há pois argumentos mais que suficientes para reverter a integração da PT SGPS na OI, ou seja, para reverter a integração dos ativos da PT SGPS na OI, porque é disso que se trata. A integração da PT SGPS iniciou-se mas não está consumada e por isso é possível revertê-la.
Uma parte num negócio tem direito a não prosseguir com o mesmo se no seu decorrer a outra parte incumprir gravemente e revelar má fé negocial.
É, por demais evidente, o incumprimento contratual por parte da Oi e a sua má fé negocial. Por isso, não se pode ficar sem fazer nada. Há que ir para a frente. Penso que os acionistas da PT SGPS sabem, neste momento, que estão a ser "comidos" pela OI e não podem deixarem-se comer passivamente.
Já escrevi e volto a fazê-lo: para a PT SGPS nada poderá ser pior que o atual panorama. A emenda, neste caso, não pode ser pior que o soneto que tem estado a ser escrito.
Os acionistas da PT SGPS não deverão ter medo porque têm razão.
Não se pode exigir à PT SGPS que, estando a OI a incumprir e tendo ela revelado má fé negocial, conclua a combinação de negócios com a OI.
Foi pena Zeinal Bava não ter anteriormente assumido aquilo que o Henrique Granadeiro já tinha deixado subentendido e que agora diz com todas as letras.
Os acionistas da PT SGPS não têm sido respeitados, têm, antes, sido tratados como "anjinhos".
É de lamentar o "timing" de Henrique Granadeiro. O que Henrique Granadeiro disse agora devia tê-lo dito antes da Assembleia Geral de Acionistas da PT SGPS que se realizou em setembro ou na própria reunião, mas mais vale tarde do que nunca!
Neste momento há dois argumentos "de peso" para reverter a combinação de negócios da PT SGPS com a OI e portanto anular a integração, na OI, dos ativos que eram da PT SGPS:
- incumprimento do memorando que presidiu ao anúncio da fusão da PT SGPS com a Oi, no que se refere, concretamente, à promessa de criação e desenvolvimento de um operador de telecomunicações lusófono: ao querer vender a PT PORTUGAL e ao pretender, também, vender a participação na UNITEL, a OI diz claramente que não está interessada em criar e desenvolver um grupo de telecomunicações lusófono, o qual, era o principal pressuposto da fusão da PT SGPS com a OI,
- e má fé negocial por parte da OI, pois até agora a OI tem feito crer que não soube, atempadamente, da aplicação de 897 milhões de euros por parte da PT SGPS em Papel Comercial da RIO FORTE, o que lhe permitiu renegociar, favoravelmente, para ela, os termos da integração da PT SGPS na OI.
Há pois argumentos mais que suficientes para reverter a integração da PT SGPS na OI, ou seja, para reverter a integração dos ativos da PT SGPS na OI, porque é disso que se trata. A integração da PT SGPS iniciou-se mas não está consumada e por isso é possível revertê-la.
Uma parte num negócio tem direito a não prosseguir com o mesmo se no seu decorrer a outra parte incumprir gravemente e revelar má fé negocial.
É, por demais evidente, o incumprimento contratual por parte da Oi e a sua má fé negocial. Por isso, não se pode ficar sem fazer nada. Há que ir para a frente. Penso que os acionistas da PT SGPS sabem, neste momento, que estão a ser "comidos" pela OI e não podem deixarem-se comer passivamente.
Já escrevi e volto a fazê-lo: para a PT SGPS nada poderá ser pior que o atual panorama. A emenda, neste caso, não pode ser pior que o soneto que tem estado a ser escrito.
Os acionistas da PT SGPS não deverão ter medo porque têm razão.
Não se pode exigir à PT SGPS que, estando a OI a incumprir e tendo ela revelado má fé negocial, conclua a combinação de negócios com a OI.
O que Granadeiro não disse era como é que se vai reverter o aumento de capital feito e registado nos EUA. Se se avançar com o fim da fusão, começam os megaprocessos e alguns deles no mercado americano, onde as coisas são duras. Pior a emenda que o soneto.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
luissm Escreveu:luissm Escreveu:http://www.rtp.pt/play/p1716/e179010/jornal-2
Marco Silva
" ...a PT é muito pior do que o BES..."
Minuto 33:30
Aguardo a disponibilidade da "Página 2" de hoje com Mira Amaral para colocar aqui.
http://www.rtp.pt/play/p1744/e179041/pagina-2
EDITADO: Já está disponível.
Atualizado já com o link para a "Página 2".
Depois do que ouvi nesta entrevista com o Mira Amaral, diria que o mais sensato é vender PT de imediato....
A opa da Isabel dos santos deixa-me intrigado, era mesmo para comprar ou era para quê? atrapalhar, mas atrapalhar o quÊ? não vi qualquer consequência dessa opa.... já parece a opa do berardo ao Benfica, uma opa que não deu em nada, mas que também não sei porquÊ...
O fim da fusao PT/OI porque a PT foi lesada nessa revisão da fusão porque a administração da OI sabia de tudo, pode ser bom para a PT em todo este cenário e talvez o fim da OI!!!
Uma anulação por questões legais, poderá levar a processos de crime contra a OI e contra a sua administração, bem como eventuais indeminizações.
Parece-me que isto vai para tribunal... e mesmo que a PT seja vendida a OI ainda deve estar a meio da descida...
Uma anulação por questões legais, poderá levar a processos de crime contra a OI e contra a sua administração, bem como eventuais indeminizações.
Parece-me que isto vai para tribunal... e mesmo que a PT seja vendida a OI ainda deve estar a meio da descida...
- Registado: 7/4/2007 17:13
PT/OI muita incerteza e muita perda de valor...custa acreditar no valor actual das acções, a PT que já valeu 10 mil milhões de euros vale agora 600 milhões..... até parece caso de polícia.
reverter ou não reverter a fusão...quais os custos de reverter? ninguém aparece com números e todos falam para o ar para ficar bem na fotografia. infelizmente a fusão não tem retorno e realisticamente não há outra opção que não vender a PT. Anda muita gente com medo nesta cotada. Muita gente que quer aguardar de fora.
Acho quase impossível a cotada PT valer tão pouco, e a OI valer tão pouco.... acho que a oferta de aquisição da Isabel Santos, a 1,35, avaliava a cotada por baixo, era uma pechincha, no entanto hoje a cotada está quase a metade desse valor.
reverter ou não reverter a fusão...quais os custos de reverter? ninguém aparece com números e todos falam para o ar para ficar bem na fotografia. infelizmente a fusão não tem retorno e realisticamente não há outra opção que não vender a PT. Anda muita gente com medo nesta cotada. Muita gente que quer aguardar de fora.
Acho quase impossível a cotada PT valer tão pouco, e a OI valer tão pouco.... acho que a oferta de aquisição da Isabel Santos, a 1,35, avaliava a cotada por baixo, era uma pechincha, no entanto hoje a cotada está quase a metade desse valor.
luissm Escreveu:http://www.rtp.pt/play/p1716/e179010/jornal-2
Marco Silva
" ...a PT é muito pior do que o BES..."
Minuto 33:30
Aguardo a disponibilidade da "Página 2" de hoje com Mira Amaral para colocar aqui.
http://www.rtp.pt/play/p1744/e179041/pagina-2
EDITADO: Já está disponível.
Atualizado já com o link para a "Página 2".
Bons Ventos,
SW
SW
Vozes de criminosos não chegam ao céu....o mal esta feito, o remedio esta prescrito (Alticex para estados gripais prolongados), os resultados serão visiveis brevemente (um TIMão para abater um inimigo bem VIVO)
- Registado: 15/8/2014 22:00
Para inquietar um pouco os curtos da PTC:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Tel ... id=4342255
Cronologia da (contra)desgraça dos curtos,
Dia 22 venda da PT Portugal à Altice aprovada em AG da PT SGPS,
Ate final de Janeiro a TIM Brasil posiciona-se para adquirir a Oi,
Ate final do 1sem acordo entre as operadoras confirmado (fusao ou aglutinação)
...a Oi entretanto não cai, desmembrada da PT e aliada com a TIM assume papel de liderança no mercado brasileiro de telecomunicaçoes...
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Tel ... id=4342255
Cronologia da (contra)desgraça dos curtos,
Dia 22 venda da PT Portugal à Altice aprovada em AG da PT SGPS,
Ate final de Janeiro a TIM Brasil posiciona-se para adquirir a Oi,
Ate final do 1sem acordo entre as operadoras confirmado (fusao ou aglutinação)
...a Oi entretanto não cai, desmembrada da PT e aliada com a TIM assume papel de liderança no mercado brasileiro de telecomunicaçoes...
O dia de hoje foi uma grande lição de mercado. Ali no NYSE condicionado a dólares dos EUA e um consumo típico de retalho. Por cá, mais ou menos do mesmo e foi e está sendo extremamente válida apesar de tardia e em cima do joelho a atuação do regulador. Viva Portugal, mas não basta, o regulador permitiu ir demasiado longe como sempre gerando duvidas e criando mais falta de credibilidade. Uma no cravo outra na ferradura. Os preços nem de perto aproximaram-se da realidade, é essa realidade são: - os fundamentos das cotadas PT e OI. A tentação é astronómica é Betelgeuse , eu particularmente adoraria ver dois Sóis no horizonte, mas para haver competência para um mercado de 360 milhões de consumidores é preciso competência. Bem essas duas que mais parecem fundos perdidos para o retalho foram excelentes produtoras de lucros para os barões donos da casa e como se está a esgotar há que dar voltas ao negócio. Esperemos que o CTT com as excessivas distribuições de dividendos não venham a tornar-se mais um grande fundo perdido, pois me parece que disso se trata como sempre de concentração da renda. Amanhã será presumivelmente um encontro de valores, já estão aproximados os preços da OI e PT e da OI/PT, numa tendência claramente bearish, e o mínimo dado ou resultado de investigações e a noticia, já sabemos será a rua da amargura e o seu contrario não se sustenta: - não há fundamentos. 

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
ativo Escreveu:É, particularmente, desanimador ver-se a cotação de uma ação a fechar no "vermelho" depois de durante o dia ter estado a subir mais de 18 % ...No Brasil, a OIBR3 lá continua a sua senda descendente: está a descer 7 %!
È normal a ação ter perdido o fulgor quando a OIBR3 entrou em negociação, a arbitragem entrou em jogo, a descida da OIBR é normal porque a não venda da PT Portugal vai deixar a Oi de rastos, já essa decisão irá beneficiar a PT SGPS.
Daí que excluindo a Rio Forte a PT SGPS vale apenas julgada pelo ativo Oi (5,69 Reais) e capitalização de 4,67B Reais (1,51MM€)
A PT SGPS dona de 40% da Oi vale 604M€
A PT SGPS dona de 25,6 da Oi vale 386M€
A Capitalização bolsista está nos 618M€. Sendo assim o mercado está a avaliar a dívida da Rio Forte em 232M€
- Registado: 29/12/2014 18:58
Ninguém entende a PT... Sinceramente... Isto é de doidos!!
- Registado: 11/11/2008 0:58
É, particularmente, desanimador ver-se a cotação de uma ação a fechar no "vermelho" depois de durante o dia ter estado a subir mais de 18 % ...
No Brasil, a OIBR3 lá continua a sua senda descendente: está a descer 7 %! 

Boas...
Quem teriam sido os shortes que levaram com elas???
Bons negócios, e feliz 2015 para todos...
_Noah
Quem teriam sido os shortes que levaram com elas???

Bons negócios, e feliz 2015 para todos...
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Depois de, hoje, já ter estado a subir mais de 18 %, a cotação da PT SGPS já está negativa. Pudera, a OIBR3 está a descer 4,15 % e a fazer novo mínimo histórico! Não há maneira de ... 

depois deste martelo horroroso temos caminho aberto para os 53 centimos.
- Registado: 31/12/2014 0:41
não percebo como uma cotada que esteve a subir 15%, está a negociar no vermelho agora...
Cumprimentos,
Stifler
Stifler
- Registado: 1/4/2014 17:01
Parece que não pode passar um dia sem que a cotação da OIBR3 não faça um mínimo histórico ... Portanto, hoje, a cotação da OIBR3 já fez novo mínimo histórico ... 

Os stops a trabalharem nesta cotada como gente grande, tem de se ter muito cuidado neste terreno.
- Registado: 31/12/2014 0:41
Ulisses Pereira Escreveu:Lima, porquê hoje e não nos últimos dias onde essa possibilidade está em cima da mesa? Sinceramente, creio que estas subidas brutais são mesmo uma reacção à violência das quedas. Não é por acaso que as maiores subidas das acções acontecem em "Bear Markets".
Abraço,
Ulisses
Olá Ulisses, a minha análise é pós AG de dia 12, no dia 13 as ações da PT SGPS voltaram a negociar e não recuaram apesar da descida vertiginosa da Oi no dia 12, sabendo quais os ativos que a PT SGPS possui, não faria sentido as duas ações seguirem rumos diferentes, contudo até a proxima AG as ações não vão estar indexadas porque:
1) Se a venda da PT Portugal for aprovada as ações da Oi vao subir no curto-prazo e a fusão irá continuar indexando a PT SGPS definitivamente a Oi, neste caso as ações da PT SGPS irão convergir para o valor do seu ativo, sendo que o movimento esperado será manutenção do valor das ações da PT SGPS e subida da Oi até ao ponto de convergência, e depois seguem movimento idênticos.
2) Se não for aprovada a venda, o fim da fusão levará as ações da Oi para baixo, mas a PT SGPS irá valorizar devido ao regresso dos ativos, contudo isso leva o seu tempo e a OPA será novamente uma possibilidade o que levará à valorização das ações, neste caso a PT SGPS irá valorizar e a Oi desvalorizar.
Ulisses a minha análise é sobre as expectativas do mercado e a tua é técnica pelo que é natural haver divergências nas razões que levam a subida da PT SGPS.
- Registado: 29/12/2014 18:58
Pois, mas uma empresa que perde valor de uma forma tão brutal como a PT, a capacidade operacional (aquela que pode gerar lucros) vê-se imensamente diminuída, e é com lucros que se pagam dívida, mas por outro lado aqui em Portugal os investimentos estruturais já estão feitos, o que nos leva ao excelente negócio que é a compra da PT Portugal.
Estou aqui a lembrar-me que semanas antes do BES estourar, o Banco Best retirou toda a dívida do BES que existia à disposição para os particulares comprarem, simplesmente retiraram do "menu" de dívida. Foram amigos dos clientes
PS. Estou aqui a lembrar-me que a OI SA é a entidade que garante a dívida da PT em caso de incumprimento, e aí sim não vejo capacidade da OI honrar sequer a dívida própria, e se a fusão for para a frente, a PT e Oi serão a mesma empresa
Estou aqui a lembrar-me que semanas antes do BES estourar, o Banco Best retirou toda a dívida do BES que existia à disposição para os particulares comprarem, simplesmente retiraram do "menu" de dívida. Foram amigos dos clientes

PS. Estou aqui a lembrar-me que a OI SA é a entidade que garante a dívida da PT em caso de incumprimento, e aí sim não vejo capacidade da OI honrar sequer a dívida própria, e se a fusão for para a frente, a PT e Oi serão a mesma empresa

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
tncm, sinceramente não creio que haja aqui algum risco de "default" nem o mercado acredita nisso. O que houve foi uma perda brutal de valor.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], BullDuck, Google [Bot], Goya777, iniciado1, karaya75, KAWA, latbal, Luzemburg, m-m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 212 visitantes