Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 10/1/2015 0:43

VirtuaGod Escreveu:P.S. Aliás tanto gosto de uma boa história de especulação que tenho lido tudo o que posso encontar sobre sobre o Ackman nos últimos tempos. Em 2014 ele fez 30%+, e este ano começou em grande com A HL a cair e o JC Penny a disparar...

VirtuaGod, nessa leitura encontraste o modo como ele logrou obter esses 3o% em 2014?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por VirtuaGod » 10/1/2015 0:36

Acho que pensas que eu acho mal em alguém ser especulativo ou estarei errado? Acho que a visão que as pessoas normalmente têm de algo é que a vida é branco ou preto. Não é por eu defender investimento de longo prazo que acho mal investimento de curto prazo. Não é por eu ter uma visão macro e não comprar uma acção directa desde 2008 que acho mal quem o faz e investe estilo Value Investor/Warren Buffet, não é por ter um tópico de fundos que sou contra o uso de ETFs passivos.

Aquilo de que eu falo é ao fim ao cabo para onde o meu modo de investimento me levou. Não falo de outras formas para as quais não estou qualificado, não em termos teoricos mas em termos práticos pois especulação e investimento directo em acções só me trouxe dissabores. Prefiro centrar-me em algo que visivelmente me faz ganhar dinheiro em vez de "ser o maior" ou "especial". Sou uma pessoa que embora estude muita teoria sei que tem de ter resultado, e sou uma pessoa que defende a hiper especialização, descobre aquilo que gostas e sabes fazer e trabalha nisso, só nisso até seres dos melhores a fazer isso e o $ logo vem...

Rick Lusitano (New) Escreveu: já me livrei dos pesos mortos, Indonésia e Tailândia e fiz mais-valias nos restantes fundos.Logo que tenha o cash disponível na conta á ordem USD, irei transferir (converter) para a minha conta á ordem EUR, para fazer mais cerca 12% em mais valias no Forex, EURUSD. A minha EUR CP, neste momento está vazia, á espera de oportunidades que possam aparecer.

Deixei a negrito o pk de te achar mais especulativo que eu :wink: De novo refiro que nada tenho contra especulação e que achar-te mais especulativo que eu é algo relativo. Em relação a mim és especulativo, em relação a outras pessoas estou certo que és menos.

P.S. Aliás tanto gosto de uma boa história de especulação que tenho lido tudo o que posso encontrar sobre sobre o Ackman nos últimos tempos. Em 2014 ele fez 30%+, e este ano começou em grande com a HL a cair e o JC Penny a disparar...
Editado pela última vez por VirtuaGod em 10/1/2015 1:00, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 10/1/2015 0:20

Rick Lusitano (New) Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Ó Sr. VG, com que então, eu sou agressivo?! Imagem :lol:

Quem é que disse isso? Onde? Quando? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Estou a brincar mas não me lembro de dizer isso lol Mas sim, acho que és mais agressivo que eu a fazer carteiras (discordas?) por isso não me espanto se disse isso. Só não me lembro quando ou a quem alegadamente disse isso :-k :oh: :)

Pior, afinal sou especulativo?! :twisted: :mrgreen:

Tens em baixo, a citação do teu post em 29/12/2014 23:40, realcei a negrito vermelho.

Ah... não me referia a ti mas sim ao tópico criado por ti. Foi literalmente o que escrevi!! " O tópico do Rick"

Pior? Pk? Não tenho nada contra especulação LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por O Alquimista » 9/1/2015 23:36

Rick Lusitano (New) Escreveu:Logo que tenha o cash disponível na conta á ordem USD, irei transferir (converter) para a minha conta á ordem EUR, para fazer mais cerca 12% em mais valias no Forex, EURUSD. A minha EUR CP, neste momento está vazia, á espera de oportunidades que possam aparecer.

:D
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Rick Lusitano » 9/1/2015 23:24

frugal Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Quem é que disse isso? Onde? Quando? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Estou a brincar mas não me lembro de dizer isso lol Mas sim, acho que és mais agressivo que eu a fazer carteiras (discordas?) por isso não me espanto se disse isso. Só não me lembro quando ou a quem alegadamente disse isso :-k :oh: :)

Tens em baixo, a citação do teu post em 29/12/2014 23:40, realcei a negrito vermelho.

VirtuaGod em 29/12/2014 23:40 Escreveu:(...)

@chico_laranja Obrigado pelos posts explicativos aos mais novatos.

Pessoalmente não considero o meu tópico como mais obrigacionista e o do Rick mais accionista. Na primeira página deste tópico tens bons fundos accionistas, é só alterares os pesos que pretendes numa carteira e alterares a "agressividade" da carteira :wink:

Da forma que as coisas se encaminham cada vez mais se distingue entre ambos os tópicos, na minha opinião, pela posição dos diferentes intervenientes [dos dois tópicos] nos mercados. Enquanto eu, e mais meia duzia de leitores/intervenientes neste tópico têm uma visão de investimento de longo/longuíssimo prazo o tópico do Rick é mais especulativo (e por isso mais "agressivo"). Eu, mesmo usando fundos, tenho uma posição mais estilo a defendida pelo LTCM, do que de trading e AT.

(...)

Ao contrário do que possam pensar, não sou mais agressivo ou especulativo, nem procuro transmitir isso. Tal como bem dizes, no teu post, podes ter acções em carteira, e ter um perfil de investimento conservador, depende do peso que se der aos fundos mais voláteis na carteira. Se reparares, eu fiz questão de não colocar fundos mais voláteis (DP 3 anos > 15%) ou especulativos, nas várias listagens de fundos do tópico que criei. Porque considero ser um risco para as pessoas menos informadas, eventualmente, falo de alguns fundos mais volateis, mas menciono sempre para se investirem não atribuírem muito peso na carteira e alerto para a tentação de investirem em determinados mercados ou segmentos. A listagem de fundos em EUR, tem tanto fundos de acções como de obrigações. E não esqueçamos, que as obrigações podem ser tanto ou mais arriscadas do que as acções, depende da qualidade de crédito, da duração (sensibilidade ao aumento das taxas de juro), da moeda original dos activos, etc. Um portfolio de 100% de Obrigações é mais arriscado do que 80/20% em Obrigações/Acções respectivamente. A fronteira do risco, situa-se em cerca de 70/30% em Obrigações/Acções respectivamente, em que terá um DP semelhante a um portfolio de 100% de Obrigações, mas com mais retorno, e menores correlações.

Eu tenho uma postura principalmente de investimento de longo prazo, mas não me impede de ter uma visão mais alargada de investimento menos conservador (diferente de agressivo ou especulativo). Gosto particularmente de GTAA, mas adopto várias estratégias de investimento, Global Macro, Multi-Asset, Absolute Return, Asset Hedging, Currency Hedging, Forex, etc. Tenho por isso, várias carteiras consoante a duracção do meu investimento. A curto prazo, mais especulativo. A médio prazo, flexível. E a longo prazo, equilibrado ou moderado.

Rick Lusitano boa noite.

Tens as carteiras partilhadas aqui no fórum ? Seria bom ver quais as diferenças entre elas para os seus prazos.

Cumprimentos

Não tenho as carteiras publicadas no tópico. Neste momento, posso te dizer, que a minha EUR LP, detém quase todos os fundos da minha listagem de fundos EUR do meu tópico. A USD Flexível, estou neste momento a encerrar-la, já me livrei dos pesos mortos, Indonésia e Tailândia e fiz mais-valias nos restantes fundos.Logo que tenha o cash disponível na conta á ordem USD, irei transferir (converter) para a minha conta á ordem EUR, para fazer mais cerca 12% em mais valias no Forex, EURUSD. A minha EUR CP, neste momento está vazia, á espera de oportunidades que possam aparecer.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por frugal » 9/1/2015 22:19

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Ó Sr. VG, com que então, eu sou agressivo?! Imagem :lol:

Quem é que disse isso? Onde? Quando? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Estou a brincar mas não me lembro de dizer isso lol Mas sim, acho que és mais agressivo que eu a fazer carteiras (discordas?) por isso não me espanto se disse isso. Só não me lembro quando ou a quem alegadamente disse isso :-k :oh: :)

Pessoalmente não considero o meu tópico como mais obrigacionista e o do Rick mais accionista. Na primeira página deste tópico tens bons fundos accionistas, é só alterares os pesos que pretendes numa carteira e alterares a "agressividade" da carteira :wink:

Da forma que as coisas se encaminham cada vez mais se distingue entre ambos os tópicos, na minha opinião, pela posição dos diferentes intervenientes [dos dois tópicos] nos mercados. Enquanto eu, e mais meia duzia de leitores/intervenientes neste tópico têm uma visão de investimento de longo/longuíssimo prazo o tópico do Rick é mais especulativo (e por isso mais "agressivo"). Eu, mesmo usando fundos, tenho uma posição mais estilo a defendida pelo LTCM, do que de trading e AT.

(...)

Ao contrário do que possam pensar, não sou mais agressivo ou especulativo, nem procuro transmitir isso. Tal como bem dizes, no teu post, podes ter acções em carteira, e ter um perfil de investimento conservador, depende do peso que se der aos fundos mais voláteis na carteira. Se reparares, eu fiz questão de não colocar fundos mais voláteis (DP 3 anos > 15%) ou especulativos, nas várias listagens de fundos do tópico que criei. Porque considero ser um risco para as pessoas menos informadas, eventualmente, falo de alguns fundos mais volateis, mas menciono sempre para se investirem não atribuírem muito peso na carteira e alerto para a tentação de investirem em determinados mercados ou segmentos. A listagem de fundos em EUR, tem tanto fundos de acções como de obrigações. E não esqueçamos, que as obrigações podem ser tanto ou mais arriscadas do que as acções, depende da qualidade de crédito, da duração (sensibilidade ao aumento das taxas de juro), da moeda original dos activos, etc. Um portfolio de 100% de Obrigações é mais arriscado do que 80/20% em Obrigações/Acções respectivamente. A fronteira do risco, situa-se em cerca de 70/30% em Obrigações/Acções respectivamente, em que terá um DP semelhante a um portfolio de 100% de Obrigações, mas com mais retorno, e menores correlações.

Eu tenho uma postura principalmente de investimento de longo prazo, mas não me impede de ter uma visão mais alargada de investimento menos conservador (diferente de agressivo ou especulativo). Gosto particularmente de GTAA, mas adopto várias estratégias de investimento, Global Macro, Multi-Asset, Absolute Return, Asset Hedging, Currency Hedging, Forex, etc. Tenho por isso, várias carteiras consoante a duracção do meu investimento. A curto prazo, mais especulativo. A médio prazo, flexível. E a longo prazo, equilibrado ou moderado.

Rick Lusitano boa noite.

Tens as carteiras partilhadas aqui no fórum ? Seria bom ver quais as diferenças entre elas para os seus prazos.

Cumprimentos
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por Rick Lusitano » 9/1/2015 20:47

VirtuaGod Escreveu:

(...)

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 9/1/2015 19:15

por Rick Lusitano » 9/1/2015 17:34

De vez em quando, deixo de receber os e-mails do fórum, a notificar-me dos novos posts dos tópicos que estou a seguir. Este excelente tópico é exemplo disso.

Ó Sr. VG, com que então, eu sou agressivo?! Imagem :lol:

por Rick Lusitano » 9/1/2015 17:30

Varendia Escreveu:Sim ... e talvez nao.
Alguns paisas da OPEP querem "arrasar" o mercado. Mas nem todos tem a mesma resistencia. A teoria sera ... vamos descer os precos a pique e ver se acabamos depressa com a concorrencia .. o problema serio e que o shale oil americano criou 600,000 empregos que os USA podem nao estar dispostos a deixar cair .. depois os USA estao quase energy independent o que lhes da uma independencia orcamental brutal.

O shale oil nao tem custos de exploracao assim tao mais altos depois do CAPEX que la enfiaram ... podem e ter de amortizar o investimento em (muito) mais tempo, mas para um produtor como os USA sao neste momento.
No medio oriente .. a maior parte dos projectos para novas zonas de oil ja parou, as empresas de exploracao comecam a reduzir quadros .. os sinais de quem nao acha que isto so veio para uns meses e vai reduzir custos para manter o shareholder satisfeito ... com estes precos continuam a explorar onde os custos estao metidos, investimento novos zero.
O que a maior parte do medio oriente tem sao reservas de cash monstruosas e dividas externas minimas, esse e o grande ponto a seu favor, eles podem aguentar estes precos muito tempo, assim como pode muita gente, os USA aguentam. Quem nao pode aguentar e a Russia, a Nigeria, a Venezuela ... os novos produtores que ainda estao a investir, Brasil, a maior parte de Africa (Gabao, etc) ... Portugal ... :evil:

Em relacao aos USA, a descida do preco do petroleo ajuda a nao aumentar precos nem a magoar as exportacoes, mesmo com um USD mais forte. Desde que nao tenha impacto na inflacao e permita que eles subam as taxas de juro la para meio do ano, isso mantem toda a gente animada ...

Acho que estes precos estao para durar ... nao percebo e porque isto esta a magoar tanto os stock markets ...

Em relacao ao outro ponto?? maiores entradas / saidas de activos alguem sabe onde posso encontrar?

Gostei da tua opinião.

Em relação á tua questão podes seguir as entradas/saídas usando os fluxos nos respectivos ETFs em:

:arrow: ETF Channel

por Varendia » 9/1/2015 17:08

Sim ... e talvez nao.
Alguns paisas da OPEP querem "arrasar" o mercado. Mas nem todos tem a mesma resistencia. A teoria sera ... vamos descer os precos a pique e ver se acabamos depressa com a concorrencia .. o problema serio e que o shale oil americano criou 600,000 empregos que os USA podem nao estar dispostos a deixar cair .. depois os USA estao quase energy independent o que lhes da uma independencia orcamental brutal.

O shale oil nao tem custos de exploracao assim tao mais altos depois do CAPEX que la enfiaram ... podem e ter de amortizar o investimento em (muito) mais tempo, mas para um produtor como os USA sao neste momento.
No medio oriente .. a maior parte dos projectos para novas zonas de oil ja parou, as empresas de exploracao comecam a reduzir quadros .. os sinais de quem nao acha que isto so veio para uns meses e vai reduzir custos para manter o shareholder satisfeito ... com estes precos continuam a explorar onde os custos estao metidos, investimento novos zero.
O que a maior parte do medio oriente tem sao reservas de cash monstruosas e dividas externas minimas, esse e o grande ponto a seu favor, eles podem aguentar estes precos muito tempo, assim como pode muita gente, os USA aguentam. Quem nao pode aguentar e a Russia, a Nigeria, a Venezuela ... os novos produtores que ainda estao a investir, Brasil, a maior parte de Africa (Gabao, etc) ... Portugal ... :evil:

Em relacao aos USA, a descida do preco do petroleo ajuda a nao aumentar precos nem a magoar as exportacoes, mesmo com um USD mais forte. Desde que nao tenha impacto na inflacao e permita que eles subam as taxas de juro la para meio do ano, isso mantem toda a gente animada ...

Acho que estes precos estao para durar ... nao percebo e porque isto esta a magoar tanto os stock markets ...

Em relacao ao outro ponto?? maiores entradas / saidas de activos alguem sabe onde posso encontrar?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por R2 » 8/1/2015 16:22

Varendia Escreveu:
(...)
Num mercado "esperto", os especuladores criam um pouco de panico antes da festa para o rebound ser mais violento ... sera que faz sentido algumas accoes/fundos de energia terem caido ate 30/40%?

Faz sentido, no caso da Arábia Saudita e os países aliados vizinhos exportadores de petróleo estarem numa guerra de preços para tentarem eliminar ou diminuir a força crescente das empresas produtoras do shale oil dos EUA e em 2º grau do Canada, uma vez que a Arábia Saudita ganha dinheiro com os preços do petróleo superior a 15 USD/barril, devido a que a extração do crude é de baixa profundidade => baixos custos de exploração; enquanto que para a grande maioria das empresas produtoras do crude de xisto, perdem dinheiro a preços inferiores a 40-45 USD por barril, isto porque o crude ao existir nas camadas metamórficas profundas de xisto, a sua extração necessita de recorrer a um processo hidráulico de alta pressão que torna a exploração muito mais dispendiosa em relação à extração em camadas geológicas pouco profundas.

Então, o objetivo da Arábia Saudita, e dos países acompanhantes, será, no presente, deixar de ganhar parte dos lucros potenciais da venda do crude, de modo a tentar eliminar, por via da falência, uma boa parte da concorrência das empresas produtoras do shale oil, afim de no futuro poderem novamente reforçar esses lucros e a sua liderança no negócio.

Há mais de uma dezena de anos, a Portucel também utilizou uma estratégia curiosa para eliminar os intermediários que compravam as madeiras diretamente aos produtores florestais e depois as vendiam às fábricas produtoras de pasta de papel, sendo que essa estratégia passou por a Portucel pagar um preço unitário maior aos produtores florestais que aos intermediários, e então estes começaram a esfumarem-se, porque de repente viram-se num negócio onde não podiam ganhar dinheiro porque foram indiretamente expulsos da fileira do negócio.

Grande artigo, com uma explicação pedagógica pormenorizada, digna de registo.

Abraço
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por Varendia » 6/1/2015 18:44

O Alquimista Escreveu:http://thereformedbroker.com/2014/12/27/the-most-hated-rally-ever-that-everyone-loves/

Para onde irá todo este dinheiro? Que activos serão escolhidos pelos gestores: os que têm subido ou os que têm baixado? Com tamanho flow, como caracterizar e compreender dias como hoje?

No worries ... neste momento, depois de tudo encher o bandulho, estamos num esperar para ver o que acontece ... eu estou muito animado, no inicio do ano dei ordem de compra para uma serie de fundos, data valor de hoje para obrigacoes e amanha para equities. Nem tudo e mau, de vez em quando tem-se sorte.

As accoes estao a levar pancada porque o preco do petroleo continua a cair. Eu vivo num pais produtor de petroleo vi hoje sair a revisao do orcamento para 2015. O orcamento feito em Novembro tinha o preco do petroleo a 80 USD/bbl (ligeiramente abaixo do preco no fim desse mes), o orcamento revisto que saiu hoje tem 55 USD/bbl. O preco hoje para os contratos de Marco fechou a 49.39

Alguem tem por ai as maiores entradas e saidas de fundos / etf's em Dezembro? o mercado caiu a meio do mes mais do que caiu agora e recuperou logo de seguida, foi tudo a sair da energia e a entrar em que?

Os ultimos 10 dias foram de pouco volume (S&P500), muito abaixo das medias diarias, hoje os mercados ainda ficam negativos e o volume ja esta a subir. Nao ha uma fuga de capital/crash das accoes, ha alguma tomada de mais valias ou acerto de posicoes em fundos / etf's alinhada com dias de pouco volume, o que faz o preco dos activos cair mais do que aconteceria com dias de volume normais. A verdade e que as bolsas americanas estao a 3 / 4% dos seus maximos historicos, por isso esta "correccao" nem sequer e estranha. O S&P tem uma SD a 3 anos de 9% ..

O petroleo e bem divertido, entre 1980 e 2002 os volumes crescem devagarinho e o preco anda entre os 20 e os 40 USD ... futuros de oil eram para os governos controlarem os seus orcamentos, fazer hedging e controlar risco. A OPEP era o balance producer. Em 2003 comeca a haver algum aumento de volume, China, crescimento global, ate 2006 o volume aumenta 1.5x o preco medio aumenta 2.5x. em 2007 os especuladores entram no negocio .... os volumes de trading diario passam a ser 3 a 4x maiores .. e ha a loucura de 2008, 2009 crash, recuperacao. .. e agora outro afundanco ... o interessante e que os volumes nao mudam muito ... numa teoria da conspiracao isto e quase uma declaracao de guerra, os russos em vez de comparem rublos e aumentar taxas de juro faziam melhor em comprar petroleo ...
ou seja, continua a haver muita especulacao no petroleo... alguns fundos perderam muito em futuros, mas continuam no mercado. As accoes de energia estao a levar mais pancada e arrastam o mercado todo, onde vai entrar o $$?

Sera muito interessante ver os fundos com mais saidas e entradas mensais no fim de Janeiro, sera que se vai comecar a ver alguma entrada nos fundos de energia? ou ainda ha pressao par o petroleo descer mais? o cenario mais anunciado de o petroleo estabilizar e o BCE desatar a comprar activos devia estar a ser antecipado ... mas tirando o Euro continuar em queda livre nao se ve nada a subir por antecipacao.... estranho. Num mercado "esperto", os especuladores criam um pouco de panico antes da festa para o rebound ser mais violento ... sera que faz sentido algumas accoes/fundos de energia terem caido ate 30/40%?
Mais 10 dias disto e volto as compras

Hoje aprendi uma que nao sabia sobre funcionamento de ETF's ..
Emerging Trouble in the Future?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

por O Alquimista » 6/1/2015 1:53

http://thereformedbroker.com/2014/12/27 ... one-loves/

Para onde irá todo este dinheiro? Que activos serão escolhidos pelos gestores: os que têm subido ou os que têm baixado? Com tamanho flow, como caracterizar e compreender dias como hoje?

por O Alquimista » 31/12/2014 22:36

A Vanguard index fund that invests 60% in stocks and 40% in bonds outperformed most hedge funds with less volatility over the past decade. But I guarantee you that if you tried to sell this strategy to endowment and pension funds, they'd shake their heads. It sounds too simple. They want complicated hedge funds managed by rocket scientists.
In my view, those who get people to save more money, teach people about the value of a long-term mind-set, lower costs, and reduce bad investing behavior will always be more valuable than anyone engaging in complicated investing forecasts and techniques. But we'll always be more attracted to those with fancy charts, flashy formulas, and complicated jargon.

Morgan Housel, http://www.fool.com/investing/general/2 ... EY.twitter

por O Alquimista » 30/12/2014 22:52

Podia ter colocado noutros dois tópicos, mas aqui também fica bem.

Opinion: How index funds mislead investors

http://www.marketwatch.com/story/troubl ... 2014-12-30

Respigo esta parte:
This flood of money into index funds came after the market already had recorded substantial gains. Stack contends that such lopsided affection for passive investing — and the lack of concern for risk that he infers from it — hints at an approaching top, as does the evidence of history. “Generally, the times when index investing reaches the highest popularity are in aging bull markets or near market peaks,” he says. (...) Does all this mean that you should forsake index funds? No, but be alert for signs of overvaluation and waning momentum on rallies. If market-timing isn’t for you, then keep a well-diversified portfolio that includes high-grade bonds and doesn’t leave you overly exposed to stocks. And remember Stack’s admonition: “Passive indexing may appear to be easier and is perceived to reduce risk, but it actually does the opposite as it guarantees that an investor will experience all of the losses in the market index.”

por Mouro_Emprestado » 30/12/2014 16:27

Varendia Escreveu:Sim, com 10k dividido por dois comeca a fazer mais sentido o ETF, mas sao custos de compra, de venda, de guarda de titulos, etc ... nao sei se me convence.

No Banco Invest não pagas custódia de títulos e as comissões são ligeiramente mais baixas (nalguns casos) que no Best. Para 10k, a aquisição de 2 ETFs custa-te menos de € 25 (isto é, 0,25% sobre o valor da carteira).

Se não fizesses nada à carteira durante 10 anos, esses 0,25% iam-se diluir nuns mais simpáticos 0,025%, mas claro que a prática é bem diferente da realidade 8-)

Registado: 13/9/2013 0:16

por Varendia » 30/12/2014 16:15

Sim, com 10k dividido por dois comeca a fazer mais sentido o ETF, mas sao custos de compra, de venda, de guarda de titulos, etc ... nao sei se me convence.
Outra hipotese que encontrei hoje sao Certificados, mas acho que vou pagar o mesmo que em ETF's.

Bem, para ja tenho de definir o que quero juntar a carteira e comecar a atirar.
Essa do degiro parece ser interessante, mas conta nao residente + conta em USD .. preciso de tempo.

Obrigado.

por chico_laranja » 30/12/2014 14:41

Podes e deves testar a degiro para teres ETFs com custos mais baixos :roll:

https://www.degiro.pt/

Analisa profundamente. Há um tópico sobre ela por aqui. Uns acham muita fruta, outros que é de aproveitar mas todos são unânimes em dizer que deverá mexer com os brokers tradicionais e as suas taxas obscenas principalmente em volumes pequenos. :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Mouro_Emprestado » 30/12/2014 13:39

Varendia Escreveu:Caros,

Estou aqui na minha febre de compras de fim de ano e em algumas categorias onde quero entrar (ou em alguns casos) diversificar menos, ando a procurar fundos que copiem benchmarks/index.
Ha diversos ETF's mas como compro quantidades pequenas, os fundos tem custos mais baixos.

No Best, morningstar nao consigo fazer buscas por R2, no FT consegui mas depois e uma lotaria para que os fundos que encontro sejam comercializados em PT. O que encontrei ate agora foi da Pictet ..
Algum conhece um motor de busca que me de o que procuro mais depressa?

Obrigado.

Acho que não vais ter muita sorte com isso, na Europa são muito poucas as casas de investimento que comercializam fundos-índice como nos EUA (razão pela qual a malta tem de usar os ETFs).

O Rick_Lusitano já esteve à procura no Best desse tipo de fundos e apenas encontrou os fundos da Pictet. Quando os comparei com os ETFs semelhantes, a performance era uma lástima, mas explica-se porque esses fundos cobravam à volta de 0.60 pp a mais como fee de gestão (dum fundo índice!).

Já agora, em termos de valores, estamos a falar de quanto? É que a partir de 10k, uma simples carteira de 2 ou 3 ETFs deixa de ser tão cara (menos do que isso não vale a pena IMO).

Registado: 13/9/2013 0:16

por Varendia » 30/12/2014 12:58

Caros,

Estou aqui na minha febre de compras de fim de ano e em algumas categorias onde quero entrar (ou em alguns casos) diversificar menos, ando a procurar fundos que copiem benchmarks/index.
Ha diversos ETF's mas como compro quantidades pequenas, os fundos tem custos mais baixos.

No Best, morningstar nao consigo fazer buscas por R2, no FT consegui mas depois e uma lotaria para que os fundos que encontro sejam comercializados em PT. O que encontrei ate agora foi da Pictet ..
Algum conhece um motor de busca que me de o que procuro mais depressa?

Obrigado.

por VirtuaGod » 30/12/2014 0:40

@Varendia Cuidado com sobreanalisar tb. Muito deste gap vem mesmo da vontade de estar sempre a "analisar" e tentar prever o futuro como sabes ;-)

@frugal PDF em anexo. Espero que seja ilucidativo.

@Mouro_Emprestado Não diria que é 80/20 mas que cada vez acho o psicológico o mais importante em investimento, e definitivamente o maior obstáculo para a maioria das pessoas.

@pikota Lê o cantinho da educação na primeira página deste tópico. Se não percebes nada o mais indicado talvez seja começar pelas brochuras da CMVM e daí ir evoluindo e sentires qual é a tua forma de estar no mercado. No link da DropBox podes tb encontrar um excel que depois de perceberes como os fundos funcionam será util para perceberes o comportamento de diferentes fundos e activos fnanceiros numa carteira de investimento!!
Anexos
Artigo Proteste Invest Nov 2014 (1).pdf
(179.21 KiB) Transferido 292 Vezes

por Varendia » 29/12/2014 20:37

VG .. esse grafico fez-me dar umas gargalhadas valentes ... vou guardar para abrir uma vez por mes para olhar cada vez que me apetecer investir em algo sem ter feito a analise necessaria.

por frugal » 29/12/2014 20:12

VirtuaGod Escreveu:Artigos interessantes:

:arrow: What the stock market can teach you about your own personality by The Guardian
:arrow: If You Missed The Rally, Then You Just Made The Most Classic Mistake In Investing by Business Insider
:arrow: Structure Your Portfolio for Turbulence by WSJ
:arrow: Strategies Can Beat The Market, You Can’t by The Irrelavante Investor

Gosto particularmente desta imagem que mostra bastante bem o Behaviour Gap e o resultado do trading no investidor comum:

VirtuaGod qual serrá o ranking de preferência para corretoras em Portugal?
Algum parecer sobre o Banco Invest?

Cumprimentos e boas entradas
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por chico_laranja » 29/12/2014 19:52

pikota

Desde já te digo que para investir em fundos de investimento nada como um dos supermercados de fundos nacionais: BEST, ActivoBank ou BIG.

Porquê?

Porque não se cingem a vender os seus próprios fundos mas sim de gestoras mundiais de fundos.

Sobre os fundos propriamente ditos.

No fundo é uma maneira mais fácil de se comprar acções/obrigações/whatever pois para teres uma carteira diversificada em acções/etc.... tens que ter bastante dinheiro investido enquanto que num fundo podes entrar com meia dúzia de tostões e estares a comprar uma fracção de um cabaz de dezenas/centenas de acções.

Vantagens:
- Custos - Nos supermercados acima referidos não tens custos nos FI das gestoras mundiais. Apenas as portuguesas comem dinheiro ao Zé Povinho com custos de subscrição/resgate.
- Diversificação. Podes ter uma carteira de acções global com investimentos a partir de meia dúzia de tostões. Eu sou apelidado de user dos fundos acessíveis pois a maioria das minhas posições não passa dos 150-200€ e muitas delas foram feitas com investimentos de 20, 30€
- Acedes a coisas que normalmente não conseguirias chegar, tipo acções da Tailândia, Índia ou Indonésia ou Obrigações de países que nem sabes que existem :roll:

Desvantagens
- Apenas 3 bancos são verdadeiros bancos de investimento para FI.
- Como é um fundo com gestão activa sabes apenas à posteriori a composição da carteira do fundo, tipicamente a 15 do corrente mês sabes o que constituía a carteira no fim do mês passado. Nas obrigações esta actualização é mais espaçada.
- O gestor pode ter más escolhas e ter uma performance abaixo do esperado. Aqui entra o teu trabalho. Há que separar o trigo do joio pois apenas 10 a 20% dos fundos batem de forma consistente o mercado e 80% são batidos pelos Index Funds aka ETF (mas estes têm custos ao estilo das acções o que para mim é incomportável: compra, resgate e guarda não obrigado).
- O trading não é instantâneo. Fazes ordem de compra hoje e só amanhã sabes efectivamente o que compraste (de compraste 1 Unidade só amanhã sabes o preço, se compraste 100€ só amanhã sabes a quantas UPs isso corresponde) e a venda ainda é poior pois o diferencial são tipicamente 2 a 4 dias mas para investimentos a 3 anos mínimo não deve fazer mossa :-"
- Existe apenas 1 cotação diária pelo que para market timing gera algumas limitações em conjunto com o ponto anterior e algumas ferramentas de AT pura e simplesmente estão fora de combate pois não tens acesso aos volumes transaccionados.

Aqui no Caldeirão tens este tópico que se centra acima de tudo nos fundos obrigacionistas no aspecto de gestão defensiva e tens o fundo do Rick em que há um esmiuçar mais profundo dos fundos em que o Rick fez um trabalho soberbo ao separar o trigo do joio numa mão cheia de categorias
viewtopic.php?f=3&t=82630

Já ficas com mais material para estudar :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cftomas, danielme1962, darkreflection, Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Massao1, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, PXYC, SalvaFP, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006, Urantia e 113 visitantes