Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 9/1/2015 17:56

NMiguel16 Escreveu:
ativo Escreveu:
NMiguel16 Escreveu:Tenho andado a bailar ao som do canal perfeito que o BCP tem feito, mas hoje decidi entrar.
O cerco apertou, e das duas uma! Ou sobe com força, ou baixa com força!

Como só nos devemos arrepender do que não fazemos... :lol: reentrei hoje a 0,0680€.

Excecionalmente, vou dizer o seguinte: lamento, por ti, NMiguel16, que tenhas tomado a decisão de comprar ações do BCP.
Apesar de aqui, por mais de uma vez, se ter dito que a tendência da cotação do BCP é descendente e que ela se encontra dentro de um canal descendente, é difícil de resistir à tentação de comprar, eu sei ...A atração pelo abismo tem o seu poder ... Teria sido melhor, talvez, esperares, pacientemente, que a cotação do BCP saísse do canal descendente rompendo a sua margem superior.
Receio duas coisas: - que o BCP venha a fazer um novo aumento de capital (estou convencido que no mercado há cada vez mais esse receio, à medida que o tempo passa) por diversas razões: para pagar"cocos", etc..
- que haja a tentação por parte de grandes "tubarões", aproveitando a maré criada pelo receio de um eventual novo aumento de capital por parte do BCP, ressuscitar o trauma deixado pelo "BES, na mente dos pequenos investidores portugueses para explorarem isso em proveito próprio.
Oxalá que eu esteja enganado e tu certo, NMiguel16.

Aceito de bom grado a opinião, na qual concordo parcialmente e é uma analise perfeitamente viável.

Isto tem a ver com a personalidade de cada um, sou por natureza um tipo que gosta de arriscar. Bem sei, que ando nisto á pouco tempo e que posso tomar decisões pouco "sábias", pouco "pensadas", mas pelo que aprendo, pelo que analisei, pelo que coloquei na balança, achei que valia a pena o risco.

Oxalá eu tenha razão, oxalá ganhe dinheiro!

Como disse em cima, neste momento para mim pesa mais a favor que contra, caso contrário não teria apostado neste momento.

Mas é como tudo, estou disposto a perder 2/3 do que quero ganhar, se for atingido esse valor, STOP. Saio mais forte, com os olhos mais abertos, e com mais conhecimento certamente.

Ainda á dias errei no BPI, se bem que o BPI é-me mais difícil analisar, não sei bem porquê mas não identifico grande coisa no BPI, já no BCP, apesar de difícil dá vontade de arriscar!

E é por isso que este jogo tem interesse, arriscar! (com o risco fundamentado, claro!-pelo menos, para nós-)

Mas claro, não aposto nisto as poupanças de uma vida, aliás aposto o que não me faz falta nenhuma! Há quem sonhe ter uma mota, um cavalo, uma viagem fenomenal! Eu gosto disto! Uns dias perde-se, outros ganha-se...Mas estou convencido que depois de tanto ler, tanto me esforçar, só com real money é que dá interesse e é que consigo finalmente começar a perceber o "bom/mau" deste jogo!

Vamos em frente, que para trás não é caminho!

Um abraço

Caro Miguel,

Deixa-me dizer-te que a antiguidade é mais util em termos de manter a calma, porque métodos de investimento, ha pessoas com muitos anos deste mercado bolsista, que arrepia os investimentos que fazem. E deixa-me também dizer-te tanto aqui como a nivel da minha outra atividade, aprendo mais com os mais novos que com os mais velhos. Estes ultimos têm métodos enraizados e não gostam de admitir que podem haver formas de trabalhar ou de investir, diferentes, mais ou menos arriscadas, mas mais eficazes, chagando mesmo ao ridiculo de fazer chacota.
Deves é ter sempre bem deliniada e estudada a tua estrategia e ser rigoroso no cumprimento da mesma..., de resto, tudo que possam dizer são tretas, porque se foi ou não correto, so no final é que se sabe..., e esses mais antigos, normalmente são os que vêm dizer que "foi tiro de sorte", mas so o dizem em relação aos ouros, deles pouco falam..., porque será???????? E quando falam foi a estrategia que foi fantástica...

Em relação ao dia de hoje, embora não tenha sido um bom dia, devo dizer que gostei da reação do fecho, do leilão...
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por NMiguel16 » 9/1/2015 17:41

ativo Escreveu:
NMiguel16 Escreveu:Tenho andado a bailar ao som do canal perfeito que o BCP tem feito, mas hoje decidi entrar.

Como só nos devemos arrepender do que não fazemos... :lol: reentrei hoje a 0,0680€.

Excecionalmente, vou dizer o seguinte: lamento, por ti, NMiguel16, que tenhas tomado a decisão de comprar ações do BCP.
Apesar de aqui, por mais de uma vez, se ter dito que a tendência da cotação do BCP é descendente e que ela se encontra dentro de um canal descendente, é difícil de resistir à tentação de comprar, eu sei ...A atração pelo abismo tem o seu poder ... Teria sido melhor, talvez, esperares, pacientemente, que a cotação do BCP saísse do canal descendente rompendo a sua margem superior.
Receio duas coisas: - que o BCP venha a fazer um novo aumento de capital (estou convencido que no mercado há cada vez mais esse receio, à medida que o tempo passa) por diversas razões: para pagar"cocos", etc..
- que haja a tentação por parte de grandes "tubarões", aproveitando a maré criada pelo receio de um eventual novo aumento de capital por parte do BCP, ressuscitar o trauma deixado pelo "BES, na mente dos pequenos investidores portugueses para explorarem isso em proveito próprio.

Aceito de bom grado a opinião, na qual concordo parcialmente e é uma analise perfeitamente viável.

Isto tem a ver com a personalidade de cada um, sou por natureza um tipo que gosta de arriscar. Bem sei, que ando nisto á pouco tempo e que posso tomar decisões pouco "sábias", pouco "pensadas", mas pelo que aprendo, pelo que analisei, pelo que coloquei na balança, achei que valia a pena o risco.

Oxalá eu tenha razão, oxalá ganhe dinheiro!

Como disse em cima, neste momento para mim pesa mais a favor que contra, caso contrário não teria apostado neste momento.

Mas é como tudo, estou disposto a perder 2/3 do que quero ganhar, se for atingido esse valor, STOP. Saio mais forte, com os olhos mais abertos, e com mais conhecimento certamente.

Ainda á dias errei no BPI, se bem que o BPI é-me mais difícil analisar, não sei bem porquê mas não identifico grande coisa no BPI, já no BCP, apesar de difícil dá vontade de arriscar!

E é por isso que este jogo tem interesse, arriscar! (com o risco fundamentado, claro!-pelo menos, para nós-)

Mas claro, não aposto nisto as poupanças de uma vida, aliás aposto o que não me faz falta nenhuma! Há quem sonhe ter uma mota, um cavalo, uma viagem fenomenal! Eu gosto disto! Uns dias perde-se, outros ganha-se...Mas estou convencido que depois de tanto ler, tanto me esforçar, só com real money é que dá interesse e é que consigo finalmente começar a perceber o "bom/mau" deste jogo!

Vamos em frente, que para trás não é caminho!

Um abraço

Registado: 13/3/2014 10:26

por rfilipe81 » 9/1/2015 16:48

caro, ativo nao vejo porque lamentar o nmiguel16 estando ele consciente da linha de tendência perfeitamente visível e sabendo perfeitamente no que está apostar ou seja no fim dessa tendência e na minha modesta opinião podem ate estar os dois certos apenas em espaços temporais diferentes é isso ou não? grande abraço

Registado: 14/11/2014 14:44

por Ativo » 9/1/2015 16:36

Registado: 24/1/2014 17:24

por NMiguel16 » 9/1/2015 15:06

Na volatilidade é dificil jogar.

No BCP por exemplo ainda á uns dias entrei a 0,658 e saí a 0,073.
Agora reentrei a 0,068 e espero sair pelo menos a 0,074/0,075.

Estou a apostar no final do canal descendente. Apesar de ter ganho força, creio que vai quebrar a resistencia dos 0,07. Estou a achar este suporte 0,065 muito forte!

por Bernie Madoff » 9/1/2015 14:34

NMiguel16 Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:

Podes um partilhar um pouco da estratégia? Tens stops ou um take profit mental definido? prazo temporar?

A minha estratégia pode não ser lá grande coisa aos teus olhos... :lol: Ainda sou meio "nabo" nestas coisas!

Mas cá vai, está a terminar um canal descendente em que aponta para uns 0,062/0,065, sendo que para mim a compra ideia é entre os 0,06/0,07.

Em AF tudo aponta para um bom resultado do banco, aliás, acho que o BCP tem recuperado bem. A haver aumento de capital não será para já. E acho que tudo isto nao passa, e como disseram, de fantasmas.

Quando a stop`s, habitualmente estou disposto a perder 2/3 do que quero ganhar. Claro que quando vejo que já tenho uma mais valia de 8 ou 10 %, se não houver grande força nas subidas, vai embora! :lol:

Cada um é nabo à sua maneira, deixa-te de complexos.
Acho que o canal descendente existe e foi ganhando força durante a semana.
Na volatilidade, eu defino mais prazos de tempo do que de ganho %. Se o trade não resulta no timing em que foi pensado e a estratégia já não é válida, estudo outras opções e sigo em frente.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por NMiguel16 » 9/1/2015 14:15

Bernie Madoff Escreveu:

Podes um partilhar um pouco da estratégia? Tens stops ou um take profit mental definido? prazo temporar?

A minha estratégia pode não ser lá grande coisa aos teus olhos... :lol: Ainda sou meio "nabo" nestas coisas!

Mas cá vai, está a terminar um canal descendente em que aponta para uns 0,062/0,065, sendo que para mim a compra ideia é entre os 0,06/0,07.

Em AF tudo aponta para um bom resultado do banco, aliás, acho que o BCP tem recuperado bem. A haver aumento de capital não será para já. E acho que tudo isto nao passa, e como disseram, de fantasmas.

Quando a stop`s, habitualmente estou disposto a perder 2/3 do que quero ganhar. Claro que quando vejo que já tenho uma mais valia de 8 ou 10 %, se não houver grande força nas subidas, vai embora! :lol:

por Bernie Madoff » 9/1/2015 13:58

Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

por NMiguel16 » 9/1/2015 13:29

Tenho andado a bailar ao som do canal perfeito que o BCP tem feito, mas hoje decidi entrar.

por katolo » 9/1/2015 1:07

Para mim, o BCP vive atualmente de dois fantasmas, bem como a banca no geral: resolução do BES que afastou muitos investidores da banca e medo de mais um dos sucessivos AC's do últimos anos.

Enquanto os resultados não provarem o contrário e afastarem definitivamente esses fantasmas, esta ação (e restante banca) tem poucos alicerces para escalar.

Hoje bastou o anúncio do AC do Santander para fazer tremer novamente os poucos investidores que ainda vão acreditando no título!

Resta aguardar com sangue frio para quem está dentro por bons resultados em Q4 ou, a melhor solução, estar de fora e aguardar serenamente!

Registado: 20/2/2014 22:01

por paul_invest » 9/1/2015 0:08

Boas noites o que eu posso concluir com este negócio da roménia???
Bem em primeiro lugar a casa ( BCP ) desde que o DR. Nuno Amado chegou á presidência do BCP foi eliminar o lixo tóxico(Grécia/Roménia) e limpar as imparidades ( o mal parado) e manter o que de bom dá á Instituição ( Polónia) lucros.....
Agora pegando na noticia de hoje sobre a romenia conclui que com a venda o bcp recebe 39 milhões mais 150 milhões pelo financiamente concedido ao banco húngaro OTP Bank que no total dará perto de 200 milhões de euros..... sabendo da gestão do amado não será uma surpresa para nós quando ele através da sua gestão guardar estes lucros para a apresentaçao dos resultados do 1 trimestre reforçando assim os lucros e com isso pagar os cocos em março com isso o bcp ganha vida e acaba se de vez com os fantasmas e o bcp poderá comprar acçoes proprias e combater os shorters defendendo assim o titulo..... não podia deixar de dizer tambem que os 1.3 mil milhões dos créditos fiscais vai beneficiar e muito o bcp por isso aguardemos solenemente enquanto o titulo cai uns amealham e as noticias quando sairem pum pronto perdi o comboio .... concordo que comprar acima de 0.09 é melhor mas seráque nao vale um risco de 20% do capital no bcp agora??? Que a casa esta arrumada??? Será só a a,t a prevalecer sobre a a.f ??? são duas técnicas importantes mas muitas vezes vimos que a a.t e a a.f não estao ligadas porque se assim fosse perdia a piada ;)

Registado: 15/5/2014 15:51

por Bernie Madoff » 8/1/2015 23:43

nunoapolinario Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:
bcp.8janeiro.resistencia.nos.007aerius.JPG

Boa tarde Raposo,

Neste gráfico esta tua resistência não pode ser vista como suporte a longo prazo?

Em termos técnicos é fácil perceber que se trata de uma resistência em gráficos a curto prazo, uma vez que a cotação está abaixo dos 0,07€ mas neste gráfico em particular com tanto histórico, será possível fazer a leitura de considerar os 0,07€ um suporte a longo prazo?

Obrigado,
Nuno

Boa noite e bem vindo.

Não quero responder por outros, mas pode. Terá é de ser quebrado de forma consistente.

Creio que há duas formas de ver a resistência do gráfico apresentado:
é o quinto (!!) dia em que tenta furar os 7cts e não consegue - mau sinal
está-se a criar um fundo nos 0,068 que podem funcionar como ponto de suporte para escalar a resistência dos 7 cts - bom sinal (ler J Alves)

Mas o gráfico é claro que são os ursos que dominam, ....mas também é visível que as quedas perderam amplitude de forma consistente.
Eu tenho tido sucesso em entrar longo no BCP nos últimos 2 meses (o que parece difícil para quem vê o gráfico). Dito isto, vou esperar porque estou dividido sobre o que aí vem.
Donald Trump

por nunoapolinario » 8/1/2015 21:05

Raposo Tavares Escreveu:

Boa tarde Raposo,

Neste gráfico esta tua resistência não pode ser vista como suporte a longo prazo?

Em termos técnicos é fácil perceber que se trata de uma resistência em gráficos a curto prazo, uma vez que a cotação está abaixo dos 0,07€ mas neste gráfico em particular com tanto histórico, será possível fazer a leitura de considerar os 0,07€ um suporte a longo prazo?

Obrigado,
Nuno

Registado: 29/11/2007 11:13

por J Alves » 8/1/2015 20:51

Raposo Tavares Escreveu:

Explica-me uma coisa estás a entrar curto ou longo?

Registado: 3/3/2006 11:17

por RaposoTavares » 8/1/2015 20:47

O BCP hoje. A Resistência nos 0,07.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Diacono » 8/1/2015 20:29

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por J Alves » 8/1/2015 20:13

É discutível se estamos perante este padrão de velas, mas... vamos ver se a pressão do santander se vai fazer sentir na banca

Matching Low Bullish

Pattern: Reversal
Trend: Bullish
Reliability: Moderate

How to Identify it

The first day is a long black day

The second day is a black day with a close equivalent to the first day’s close

What it Means

In a downtrend two black days occur with equal closes. This suggests short-term support, and can cause a reversal on the next day of trading.
Anexos
MatchingLowBullish.gif
MatchingLowBullish.gif (318 Bytes) Visualizado 9637 vezes

por J Alves » 8/1/2015 20:09

Raposo Tavares Escreveu:
cavaleri Escreveu:Os 7 centimos no BCP é o actual estofo da maré caro Raposo.
Bons negocios.

Pronto! Lá tiveste que fazer o reforço hoje. Acima do preço de fecho, quase aposto...
Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Os 0,07€ são uma resistência forte. Suporte para o papel, sinceramente, não vejo.

Tal como o Raposo eu tb nao vejo qual a importância dos 0.07, mas....

A ver se o gajo se decide a por a cotação acima da ma20 pra isto arrebitar
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png

por jccgold » 8/1/2015 20:01

cl_tomi13 Escreveu:Isso do Amado ter comprado para mim não tem nada de relevante...então o Salgado antes do colapso não tinha comprado não sei quantas???

Não. Entrou no aumento de capital mas já aí a perder % do controlo do BES em termos efectivos reduziu a participação. Dava demasiado nas vistas se nao comprasse nenhumas. Nuno Amado não era obrigado a nada.

Registado: 11/11/2011 3:58

por RaposoTavares » 8/1/2015 18:44

cavaleri Escreveu:Os 7 centimos no BCP é o actual estofo da maré caro Raposo.
Bons negocios.

Pronto! Lá tiveste que fazer o reforço hoje. Acima do preço de fecho, quase aposto...
Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Os 0,07€ são uma resistência forte. Suporte para o papel, sinceramente, não vejo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por luislobs » 8/1/2015 14:56

Alguem colega sabe se a Moodys fala do rating Portugues antes ou apõs abertura dos mercados, acho que teria de ser sextas antes da abertura do mercado amanha..

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Ativo » 8/1/2015 14:32

cl_tomi13 Escreveu:O meu ponto para a compra de BCP, nao é a compra do Amado essa é uma entre muitas razões não é a unica. Quem leia esta página lerá outros argumentos, e verá rapidamente que nao falei apenas do Amado.

Boa tarde,

Isso do Amado ter comprado para mim não tem nada de relevante...então o Salgado antes do colapso não tinha comprado não sei quantas??? O Tomé não comprou alguns milhões a 1ct??? Acima de tudo temos de reconhecer a tendência que no caso do Bcp é claramente descendente.
Para que não haja dúvidas, estou dentro mas não gosto de enganar a minha mente, isto é, não é por estar neste momento entalado que vou escrever aquilo que a minha mente quer...Não quero com isso dizer que o Amado não tenha razão, oxalá que saiba mais algo que não sabemos...!!

Abraço

Claro que a tendência da cotação do BCP é descendente. Já aqui escrevi que ela está dentro de um canal descendente. Muita gente, tem dificuldade, em resistir à tentação de comprar, de "picar" o mercado, mesmo sabendo que a cotação do BCP está dentro de um canal descendente. Não vale a pena tentar-se "adivinhar" quando é que o BCP inverte, pois caso contrário isso pode sair caro. Há alturas em que o melhor é estar de fora e não meter-se a cabeça, mas há muita gente que quer "sarfar" todas as ondas e ondinhas que a cotação do BCP faça graficamente. Estou convencido que muita gente não ganha dinheiro no mercado, entre muitas outras razões, por falta de disciplina, não sabem estar quietos.
"cl_tomi13", o exercício que tu fizeste de, "estando dentro", reconheceres que a tendência da cotação do BCP é descendente, não está ao alcance de todos. Por isso, dou-te os meus parabéns!!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por cl_tomi13 » 8/1/2015 13:27

O meu ponto para a compra de BCP, nao é a compra do Amado essa é uma entre muitas razões não é a unica. Quem leia esta página lerá outros argumentos, e verá rapidamente que nao falei apenas do Amado.

Boa tarde,

Isso do Amado ter comprado para mim não tem nada de relevante...então o Salgado antes do colapso não tinha comprado não sei quantas??? O Tomé não comprou alguns milhões a 1ct??? Acima de tudo temos de reconhecer a tendência que no caso do Bcp é claramente descendente.
Para que não haja dúvidas, estou dentro mas não gosto de enganar a minha mente, isto é, não é por estar neste momento entalado que vou escrever aquilo que a minha mente quer...Não quero com isso dizer que o Amado não tenha razão, oxalá que saiba mais algo que não sabemos...!!

Abraço

Registado: 20/11/2013 10:32

por jccgold » 8/1/2015 12:35

Raposo Tavares Escreveu:Volto a dizer que desde o dia 31 que têm sido postados vários gráficos sobre a tendência do BCP. Parece óbvio que a tendência do título é Bear e que um suporte na cotação da ação não é ainda claramente visível...descubro que o ponto em que se baseava para aconselhar uma compra de papéis para amanhã, foi a compra feita pelo Amado há uns dias atrás...Mas, na minha humilde opinião, seria melhor esperar para ver...Depois fui confrontado com o BES...: fui dos foristas que, muito antes da sua queda alertei para alguns dos problemas que o Banco me parecia ter (não, nunca pensei que viesse a zero!).

Raposo é o que nao entendes é que tu analizas a tendencia dos gráficos, para mim a tendencia dos gráficos é uma entre muitas coisas que analizo. Mesmo quando analizas a tendencia dos gráficos tenho a certeza absoluta que analizamos de forma diferente essa parte.
O meu ponto para a compra de BCP, nao é a compra do Amado essa é uma entre muitas razões não é a unica. Quem leia esta página lerá outros argumentos, e verá rapidamente que nao falei apenas do Amado. Assim como, uma das razões por que desaconselhei BES era, a venda após AC de todas as acções BES que tinha por parte de Ricciardi. Não era a única razão mas era uma entre muitas.
O meu entendimento de ser humilde é a capacidade de aprender não é andar a fazer poemas com o que os outros dizem.
Isso de alertar para problemas do BES, alertas há muitos, eu até a música do Padrinho meti no tópico BES a dizer que iam matar o dinheiro todo que lá fossem meter.
Aguarda pacientemente pelo dia 31 Dezembro que também aguardarei, não só para BCP mas para JM, saber se quem disse que JM oferecer carros era sinal que estava para acabar se vai ter razão, e para todas as outras onde me queira meter.

Registado: 11/11/2011 3:58

por cavaleri » 8/1/2015 10:05

Os 7 centimos no BCP é o actual estofo da maré caro Raposo.
Bons negocios.

Registado: 31/12/2014 0:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, jcpequeno e 201 visitantes