Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por SBL » 8/1/2015 18:34

Boa tarde a todos.

Tenho obrigações da PT SGPS que vencem em 08/2016, que pagam uma taxa semestral bruta de 6.25%.
Quando as subscrevi pensava que era um produto de risco muito baixo, mas com o desenrolar dos últimos acontecimentos confesso que estou a ficar um pouco nervoso com a situação.
Será possivel a PT no prazo de maturação entrar em incumprimento e não reembolsar o investimento?
Depois do que aconteceu ao BES, confesso que já acredito em tudo.
Por isso agradecia aos caros foristas que emitissem a vossa opinião e já agora que me indicassem como posso fazer para me desfazer delas, já que deram-me informação, no banco, que só as poderia vender se arranjasse um comprador para elas.
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 13:10

por pedmigara » 8/1/2015 17:22

«A PT SGPS pediu, por escrito, à PriceWaterhouseCoopers (PwC), para retirar do relatório final da auditoria ao empréstimo de 897 milhões de euros à Rioforte as referências a responsabilidade de actuais e ex-administradores na operação que se veio a revelar ruinosa para a empresa.

Na prática, a PT pediu para que fosse retirada a identidade de detentores de cargos em órgãos sociais da empresa, responsáveis pelos ruinosos actos de gestão, como constava de uma das primeiras versões do relatório, discutida no conselho de administração a 13 de Novembro.

Ao que o PÚBLICO apurou, a consultora acatou o pedido do cliente, e o relatório final entregue na terça-feira à PT já não contém as referências a responsabilidades individuais nas decisões que desvalorizam fortemente a empresa.

Entretanto, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o Ministério Público, na sequência das buscas realizadas na terça-feira às duas empresas, terão recolhido elementos referentes às diferentes versões do relatório da auditoria. As buscas aconteceram no âmbito de um inquérito por suspeitas de participação económica em negócio e burla qualificada, aberto na sequência de uma queixa do regulador do mercado de capitais.

Os relatórios anteriores apontavam para acusações graves a actuais e ex-administradores da holding portuguesa, designadamente ao ex-presidente Henrique Granadeiro e ao ex-presidente executivo da Oi, Zeinal Bava, nomes que entretanto já não deverão configurar no relatório final da PwC.

O PÚBLICO também apurou que alguns dos quadros e ex-quadros da PT que foram ouvidos no âmbito da auditoria quiseram mudar os primeiros depoimentos, o que ajuda a explicar o atraso na apresentação do relatório final, pedido pela PT no Verão, e que vem dar razão às suspeitas da CMVM de que poderia estar em curso uma adulteração das conclusões do primeiro relatório.

Na edição desta quarta-feira, o PÚBLICO avançou que uma das conclusões graves da auditora é de que a PT emprestou dinheiro à Rioforte a taxas de juro inferiores àquelas que suportava no mercado para se financiar.

A CMVM já está na posse do relatório final de auditoria, que, no entanto, ainda não foi disponibilizado aos accionistas, o que deve acontecer nas próximas horas, já que o conselho de administração da PT, reunido nesta quarta-feira, decidiu manter a data da assembleia geral, marcada para a próxima segunda-feira, dia 12.

O encontro de accionistas, onde vai ser votada a venda dos activos da PT Portugal (serviço fixo, móvel, banda larga e televisão paga) aos franceses da Altice, pode ter um desfecho inesperado.

É que a auditoria deixará claro que os brasileiros da Oi sabiam da exposição da PT à Rioforte e, sendo assim, não se justifica a revisão das condições de fusão entre as duas empresas, aprovada em Setembro. A PT, que inicialmente ficava com uma participação de 37% da Oi, viu a participação cair para 25,6% na sequência do “buraco” gerado pelo investimento na Rioforte..

O PÚBLICO apurou que na reunião do conselho de administração desta quarta-feira, um número significativo de administradores bateu-se pela reversão dos termos de fusão.

Entretanto, aumenta o número de pessoas que defende a nulidade da operação. Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI, defendeu isso menos, em entrevista à Reuters: "Espanta-me que ninguém faça nada para travar esta fusão, que é uma tragédia para os accionistas da PT SGPS", afirmou.

Também o presidente da ATM, associação de investidores e analistas técnicos, que tem uma acção no Tribunal do Comércio de Lisboa a pedir a nulidade da fusão, admite essa possibilidade.

A edição online do Expresso avançou nesta quarta-feira que o presidente da mesa da assembleia geral da PT, Menezes Cordeiro, terá defendido, em carta enviada ao conselho de administração, que haverá fundamentos jurídicos para pedir a nulidade da fusão.

Em forte desvalorização continuam as acções da PT SGPS, que ontem encerraram a desvalorizar 19,48%, para 0,65 euros, fixando um novo mínimo histórico. Os títulos replicam a queda das acções da brasileira Oi, porque a venda dos activos da PT Portugal, fundamental para amortizar dívida, está agora mais difícil. A CMVM decidiu suspender venda a descoberto de acções da PT na sessão desta quinta-feira.»

Fonte:
http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... te-1681536

Registado: 20/6/2011 10:31

por Ativo » 8/1/2015 16:39

E a saga da OI continua: novo mínimo histórico da OI ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por Marco Martins » 8/1/2015 16:17

Faz sentido a PT subir... se vai haver uma votação para a semana, existem interessados em aumentar a sua posição, para assim ter uma decisão maior.

Uma coisa é certa... voltar ao que estava é impossível... quando muito a PT volta a ficar com 40% de algo que pouco vale, mas ao mesmo tempo fica com 40% de uma grande dívida....

Por isso, para a PTSGPS não vejo grande alternativa senão mesmo a venda da PTPortugal e abatimento da dívida da PTSGPS.

Registado: 7/4/2007 17:13

por SFT » 8/1/2015 14:01

Marco Martins Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Qtos funcionários tem a PT cotada em bolsa alguém sabe?

E já agora quem lhes paga os salários.

É que não estou a ver qual o rendimento que a empresa retira da sua actividade.

A PTSGPS tem tantos funcionarios quantos a OI e PTPortugal juntas.

"Em 30 de junho de 2014, a PT tinha 27 colaboradores, dos quais 7 são administradores executivos, 16 são administradores não executivos e 4 são membros da comissão de vencimentos."

Pagina 16

http://conteudos.ptsgps.pt/Documents/site/investidores/informacao-financeira/relatorios/2014/RC_1H14_P_final.pdf
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por diogo33 » 8/1/2015 13:18

Bom dia a todos . Gostaria de saber a V/opinião sobre o que será melhor para nós os entalados na PT SGPS . Será melhor na assembleia decidir vender a PT PORTUGAL ? Será melhor acabar com a fusão ? Outra ?

Registado: 16/8/2013 22:40

por Marco Martins » 8/1/2015 12:52

Celsius-reloaded Escreveu:Qtos funcionários tem a PT cotada em bolsa alguém sabe?

A PTSGPS tem tantos funcionarios quantos a OI e PTPortugal juntas.

por sanchobeti » 8/1/2015 11:42

Bom dia
Pois a mim,a grande diferença que vejo, é a proibição dos shorters,que na minha opinião, deviam estar proíbidos até á resolução da fusão ou não fusão.

Registado: 29/11/2007 13:06

por Celsius-reloaded » 8/1/2015 11:07

Qtos funcionários tem a PT cotada em bolsa alguém sabe?

The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por pvg80713 » 8/1/2015 11:06

pois a mim cheira-me que :
a fusão não vai ser parada.
a Oi está quase em queda livre, mesmo já nas negociações deste ano... portanto... e em São Paulo o pessoal vai começar a negociar e é natural que a PT anule no minimo os ganhos de hoje...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Marco Martins » 8/1/2015 10:42

katolo Escreveu:Ok, cheira-me que se vai tentar travar o processo de fusão dia 12. Já não julgava possível, mas vendo o desempenho das duas cotadas, fico satisfeito. É aterrador! :shock:

Se conseguirem, eh pá, vendam os 30/40% da OI (whatever) que aquilo não presta para nada e é um ninho de vespas :mrgreen:

o problema é que os 40% na OI agora pouco valem... e de certeza que a seguir aquilo começa a subir...

por katolo » 8/1/2015 2:14

Ok, cheira-me que se vai tentar travar o processo de fusão dia 12. Já não julgava possível, mas vendo o desempenho das duas cotadas, fico satisfeito. É aterrador! :shock:

Se conseguirem, eh pá, vendam os 30/40% da OI (whatever) que aquilo não presta para nada e é um ninho de vespas :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por cavaleri » 7/1/2015 23:19

SFT Escreveu:
cavaleri Escreveu:Se a Oi anunciar mais um aumento de capital a percentagem da Ptsgps na cotada cair para os 5 %!
E nao deixa de ser uma opção? o governo brasileiro aceita para abafar os tugas,pode bem ir por aí.

E a PT SGPS não tem poder de decisão na Oi?... Não sei qual é o poder de voto da PT SGPS na Oi, actualmente, mas também não é assim tão linear.

Em 2014 a Oi fez um AC e um reverse split. Acho que não seria só a PT SGPS a ir contra mais um AC. Mas tudo é possível lol

Está aqui a estrutura accionista da Oi

http://ri.oi.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=43310

*editado*

Um ac da oi em 2015 está em cima da mesa se a venda a Altice se arrastar.
Deixem sair os resultados do 4T, se calhar a menina santos fez bem.

Registado: 31/12/2014 0:41

por jthai1 » 7/1/2015 22:31

ORIENTAÇÕES PARA O CÁLCULO DO NÚMERO DE AÇÕES EM CIRCULAÇÃO DA
CORPCO APÓS A INCORPORAÇÃO DE AÇÕES
Como suporte aos investidores e potenciais investidores em ações da Oi, é apresentada abaixo uma
metodologia para o cálculo do número de ações ordinárias da Telemar Participações S.A. ("CorpCo")
que deverão ser emitidas e estar em circulação após a conclusão da incorporação das ações da Oi.
S.A. ("Oi") pela CorpCo ("Incorporação de Ações"). A metodologia apresentada abaixo está sujeita a
uma série de premissas importantes, incluindo:
1. A atual estrutura societária da Oi não será alterada antes da data da conclusão da Incorporação
de Ações;
2. A conclusão da permuta proposta com a Portugal Telecom, SGPS, S.A. ("PT SGPS") do
papel comercial emitido pela Rio Forte Investments, S.A. por 47.434.872 ações ordinárias e
94.869.744 ações preferenciais de emissão da Oi, conforme divulgado nos Fatos Relevantes
da Oi de 15 e 28 de julho e 08 de setembro de 2014 ("Permuta"); e
3. As relações de troca previamente anunciadas na Incorporação de Ações (uma ação da CorpCo
para cada ação ordinária da Oi; 0,9211 ação da CorpCo para cada ação preferencial da Oi)
não serão alteradas.
Em 22 dezembro de 2014, após a conclusão do grupamento de ações da Oi de 10 para 1, o capital
social em circulação (ex-tesouraria) da Oi consistia em 277.730.251 ações ordinárias e 565.035.884
ações preferenciais.
Se a conclusão da Permuta, referida no ponto 2 acima, também tivesse ocorrido em 22 de dezembro
de 2014, o capital social em circulação (ex-tesouraria) da Oi seria de 230.295.379 ações ordinárias e
470.166.140 ações preferenciais.
Se a conclusão da Incorporação de Ações, mencionada no ponto 3 acima, também tivesse ocorrido
em 22 de dezembro de 2014, o capital social em circulação (ex-tesouraria) da CorpCo seria de
663.365.410 ações ordinárias, incluindo as ações detidas pela PT SGPS. Em 22 de dezembro de 2014,
a subsidiária integral indireta da CorpCo, Telemar Norte Leste S.A., possuía ações representativas de
10,24% do capital social em circulação da PT SGPS, que seriam trocadas por cerca de 18.798.858
ações da CorpCo na incorporação de ações.

Registado: 22/6/2014 18:56

por papafigos » 7/1/2015 22:28

A proibição também se aplica ao short de CFD?

Ou só se aplica às acções mesmo?

Registado: 22/9/2013 13:36

por jthai1 » 7/1/2015 22:26

calmex a PT nao e o BES :shame: :shame: :shame:

Fernando Ulrich nao quer comprar o novo banco sem a PT
=; =; =; =; =; =; =; =; =; =; =; ai para o baile quim barreiros

Registado: 22/6/2014 18:56

por SFT » 7/1/2015 22:20

cavaleri Escreveu:Se a Oi anunciar mais um aumento de capital a percentagem da Ptsgps na cotada cair para os 5 %!
E nao deixa de ser uma opção? o governo brasileiro aceita para abafar os tugas,pode bem ir por aí.

E a PT SGPS não tem poder de decisão na Oi?... Não sei qual é o poder de voto da PT SGPS na Oi, actualmente, mas também não é assim tão linear.

Em 2014 a Oi fez um AC e um reverse split. Acho que não seria só a PT SGPS a ir contra mais um AC. Mas tudo é possível lol

Está aqui a estrutura accionista da Oi

http://ri.oi.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=43310

*editado*

por ricardmag » 7/1/2015 22:04

Iurp Escreveu:
ricardmag Escreveu:Amanhã acho que vamos ter proibição de curtos....

Se houver amanhã...depois venham-se queixar que foram enganados. Feitas as contas o valor rondará os 0,50, se não houver continuação da degradação do seu valor.

0,5 € é tua previsão :?: Percebi bem :?:
Como chegas a esse valor :?:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por qtvafi » 7/1/2015 21:32

Registado: 11/9/2013 10:29

por cavaleri » 7/1/2015 21:24

Se a Oi anunciar mais um aumento de capital a percentagem da Ptsgps na cotada cair para os 5 %!

Registado: 31/12/2014 0:41

por qtvafi » 7/1/2015 18:51

Registado: 11/9/2013 10:29

por epilifalerav » 7/1/2015 18:43

Bem uma coisa vejo aqui, oportunidade!

Registado: 5/9/2011 22:19

por Ativo » 7/1/2015 17:11

Há muita gente que fala em fusão da PT SGPS com a Oi, mas na verdade o que se passa é uma integração de ativos da PT SGPS na OI: a atual combinação de negócios da PT SGPS com a OI resume-se praticamente a isso. Fusão, era no início, depois a fusão deu lugar à integração de todos os ativos da PT SGPS na OI, excepto o crédito que a PT SGPS detém na RIO FORTE e, vá, a opção de compra de ações da Oi pela PT SGPS.
Quanto à anulação da combinação de negócios entre a PT SGPS e a OI, ou seja, a reversão da integração dos ativos da PT SGPS na OI, haverá mecanismos legais que,a possam efetuar (disso, tenho a certeza), provando-se os embustes de que a PT SGPS foi alvo por parte da OI. Juridicamente, neste caso, não há o "facto consumado" pois a integração da PT SGPS na OI não está consumada.

Registado: 24/1/2014 17:24

por Zeinaldo Bavado » 7/1/2015 17:05

Carissimos,

Acompanho este forum ja vai para mais de 3 anos, mas apenas hoje e devido a tremenda revolta interior em relacao a este assunto, me irei pronunciar.

A PT ( antes destas vontas e baldrocas ) era uma empresa publica, criada com dinheiros publicos ( vulgo TLP e afins ). Pela rede da PT ( e seus sevicos ) transitam para alem das comunicacoes nacionais, a quase totalidade da infraestructura de emergencia do nosso feudo....,para alem de todos os sistemas criticos.

O negocio da OI sempre cheirou mal, mas hoje ainda cheira pior. Como e possivel que, apos o brutal investimento inicial da PT na OI, e incorporacao da PT Portugal ( entretanto criada ) + Africatel que a OI continue a drenar dinheiro como se nao ouvesse amanha? Ou sera que a PJ agora tambem shorta a PT para tentar reduzir o deficit publico?

Que se acabe com esta fusao, pois argumentos juridicos certamente nao faltaram. O importante e nao deixar cair a PT portugal na Altice, pois isso sim sera a sentenca de morte da PT SGPS que dai nao vera 1 centimo nos anos que se avizinham!

Bons negocios
Almeida

Registado: 7/1/2015 17:00

por SFT » 7/1/2015 16:54

A fusão pode ser travada, mas a única coisa que adviria daí era a manutenção da divida da Rio Forte na Oi e a manutenção dos 40% que a PT possui da Oi.

Mas tudo o resto mantinha.se: PT SGPS uma empresa de investimento, já que os activos foram todos cedidos à Oi aquando o aumento de capital desta.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, yggy, Zecadiabo, Àlvaro e 186 visitantes