Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Embora respeite a opinião de cada um, não me parece que faça sentido nenhum estar a comparar papeis de empresas diferente, cada um tem a sua realidade..., e mesmo com realidades parecidas não tem de ter o mesmo desfecho, longe disso, há administrações e medidas diferentes, obviamente com resultados diferentes...
E pior ainda quando são profetas da desgraça, só falam nos casos de quedas sem recuperação..., porque não dão como exemplo a PTI, que chegou a andar a 3 euros e muito, senão mesmo nos 4, foi até 1.70+- e agora está novamente nos 3 e tal, e ainda à pouco tempo estava a rondar os 3.50€???
E pior ainda quando são profetas da desgraça, só falam nos casos de quedas sem recuperação..., porque não dão como exemplo a PTI, que chegou a andar a 3 euros e muito, senão mesmo nos 4, foi até 1.70+- e agora está novamente nos 3 e tal, e ainda à pouco tempo estava a rondar os 3.50€???
Editado pela última vez por Investbem em 2/1/2015 17:39, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Raposo Tavares Escreveu:Não se pode fazer qualquer tipo de análise se as contas das empresas aparecerem marteladas, se a CMVM não puder (ou não quiser!) exercer o seu papel regulador e se o BDP estiver mais interessado em justificar a sua existência do que em fazer o seu trabalho. Não se pode confiar em empresas cotadas que não respeitam minimamente a inteligência dos seus acionistas. Não se pode confiar em acionistas que não se importam com nenhuma das situações descritas atrás.
O PSI é muito isto. O Psizito (Portuguese Sucker Index) é fruto de toda esta situação.
Contas marteladas há em todo o lado, não é exclusivo nacional. Lembram-se da Enron? Lembram-se da Worldcom? Lembram-se da Lehman Brothers? Não se iludam, esperem o melhor mas sempre preparados para o pior. A Bolsa é assim mesmo, olhinhos sempre abertos.
Ramiro e todos os outros... Eu já vi carteiras de milhões a tornarem-se em poucas dezenas de milhares.
E depois perguntam onde está o capital?! Bem seguindo...
A decisão está feita, mas nada assegura a continuidade da mesma...
Achas 0,85 vender no desespero? O que se chamará na possibilidade de vendar a metade?
Até adianto mais, vender hoje a 0,85 é o valor justo... neste momento.
Repara que existiam mais de 300K ações, em 0,85 para compra e houve quem as vendesse. A PT está a cotar no vazio!
Amanhã ninguém sabe, mas essa carteira pode-se esfumar em poucos meses.
Pergunta a qualquer accionista do BES, que achava que vender a 0,35 (ou outro valor qualquer) era vender ao desbarato, se agora vender a 0,05 não era um negocio da china.
E depois perguntam onde está o capital?! Bem seguindo...
A decisão está feita, mas nada assegura a continuidade da mesma...
Achas 0,85 vender no desespero? O que se chamará na possibilidade de vendar a metade?
Até adianto mais, vender hoje a 0,85 é o valor justo... neste momento.
Repara que existiam mais de 300K ações, em 0,85 para compra e houve quem as vendesse. A PT está a cotar no vazio!
Amanhã ninguém sabe, mas essa carteira pode-se esfumar em poucos meses.
Pergunta a qualquer accionista do BES, que achava que vender a 0,35 (ou outro valor qualquer) era vender ao desbarato, se agora vender a 0,05 não era um negocio da china.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Boas,
BN
Garfield
Há accionistas de referência da PT SGPS descontentes com o desfecho da oferta de aquisição de Isabel dos Santos e, por isso, falaram com a empresária para ser encontrada uma solução.
Isabel dos Santos e accionistas de referência da PT SGPS têm mantido contactos para encontrar uma alternativa ao falhanço da oferta pública de aquisição (OPA) que a empresária angolana lançou sobre aquela empresa. Existem duas hipóteses. A primeira é a de Isabel dos Santos comprar directamente as posições de accionistas de referência da PT SGPS. A segunda passa por uma entrada no capital da brasileira da Oi.
Caso alguma destas possibilidades avance, estes accionistas estarão mesmo na disposição de vetar a venda da PT Portugal à Altice que será posta à votação na assembleia geral da PT SGPS marcada para 12 de Janeiro. Para que esta transacção seja chumbada é necessário que um terço dos accionistas vote contra.
Estes accionistas de referência da PT SGPS revelaram junto da Terra Peregrin – a empresa criada por Isabel dos Santos para lançar a OPA – a sua insatisfação pelo desfecho da oferta e terão tomado a iniciativa de manifestar junto da empresária angolana o interesse em venderem as suas participações.
Esta disponbilidade está agora a ser avaliada pela Terra Peregrin que, contudo, descarta o cenário de lançamento de uma segunda OPA. Os referidos accionistas contestam o facto de não lhes ter sido dada a possibilidade de venderem as suas participações na OPA, até porque as acções da PT SGPS estão abaixo do valor oferecido por Isabel dos Santos. Na OPA, a Terra Peregrin oferecia 1,35 euros por cada acção da PT SGPS. Esta sexta-feira os títulos estão a valer 0,846 euros, uma queda de 2,08%.
Depois da retirada da OPA, a 23 de Dezembro, Isabel dos Santos criticou a administração da PT SGPS. "Interrogamo-nos sobre os interesses menos transparentes que levaram a administração da PT SGPS a opor-se à chegada da OPA ao mercado, incluindo a difusão de informação comprovadamente falsa", afirmou então fonte oficial da Terra Peregrin, numa declaração por escrito ao Negócios.
A 29 de Dezembro, a administração da PT SGPS respondeu à Terra Peregrin. A OPA tinha subjacente um conjunto de condições que dependia de terceiros "ou da vontade arbitrária da oferente, o que conferia que não se afigurava como uma verdadeira alternativa para os accionistas da PT SGPS". Acrescentando: "a OPA caiu porque não cumpria a legalidade".
BN
Garfield
Algo de parecido com o BANIF, BCP e SONI pode vir a acontecer com os acionistas da PTSGPS após a conclusão da integração da PT SGPS na OI e recebimento por parte dos acionistas da PT SGPS de ações da CORPCO.
Penso que será a CORPCO que poderá concretizar uma fusão ou compra da TIM e não a OI porque a integração da PT SGPS na OI deverá estar concluída, como previsto, em Março.
Caso a opção seja pela compra da TIM, mesmo com a venda da PT PORTUGAL por parte da OI, a CORPCO, suponho, precisará de realizar um aumento de capital para ganhar o necessário músculo financeiro. Ora, isso, irá resultar para os futuros ex-acionistas da PT SGPS numa situação algo semelhante à que resultou para os acionistas do BCP, do BANIF e da SONI, que viram a cotação das suas ações pulverizada.
Penso que será a CORPCO que poderá concretizar uma fusão ou compra da TIM e não a OI porque a integração da PT SGPS na OI deverá estar concluída, como previsto, em Março.
Caso a opção seja pela compra da TIM, mesmo com a venda da PT PORTUGAL por parte da OI, a CORPCO, suponho, precisará de realizar um aumento de capital para ganhar o necessário músculo financeiro. Ora, isso, irá resultar para os futuros ex-acionistas da PT SGPS numa situação algo semelhante à que resultou para os acionistas do BCP, do BANIF e da SONI, que viram a cotação das suas ações pulverizada.
Não se pode fazer qualquer tipo de análise se as contas das empresas aparecerem marteladas, se a CMVM não puder (ou não quiser!) exercer o seu papel regulador e se o BDP estiver mais interessado em justificar a sua existência do que em fazer o seu trabalho. Não se pode confiar em empresas cotadas que não respeitam minimamente a inteligência dos seus acionistas. Não se pode confiar em acionistas que não se importam com nenhuma das situações descritas atrás.
O PSI é muito isto. O Psizito (Portuguese Sucker Index) é fruto de toda esta situação.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Artista Romeno Escreveu:Porque motivo a PT o Banif e a SONI são casos vergonhosos em bolsa![]()
![]()
uma coisa é ter de certo modo pena do ramiro,mas a meu ver ele cometeu o erro de investir em algo que não dominava perfeitamente. Agora o banif e a Soni e mesmo a PT são tao bons casos como a APPLE a Chipotle a Marriot ou a British telecom nos ultimos anos, quem vos mandou meter dinheiro nas empresas erradas com maus fundamentais e mal geridas
![]()
![]()
A BOLSA É UM INVESTIMENTO EM ATIVOS DE E COM RISCO, infelizmente muita gente não percebe isso, A SONI foi mau pois foi quem vos mandou meter lá o dinheiro? a OI é mau pois é quem vos mandou investir na PT, o BANIF é mau e quem vos mandou investir lá? RESPOSTA: NINGUEMresultado foram vitimas dos proprios erros e mesmo no BES apos a apresentação de resultados era para saltar fora...QUEM NÃO TEM UNHAS NÃO TOCA VIOLA, agora os acordes saiem desafinados e depois dizem AI AIA AI
![]()
![]()
![]()
![]()
Caro "Artista Romeno", o senhor tem toda a razão! Aliás, desde que fui confrontado com a tragédia da PT, eu assumi o ERRO de nada ter feito, em tempo oportuno, para evitar esta "hemorragia" nas minhas poupanças. Mas agora, perante o consumar desta debacle, deste enorme fiasco, feria a minha dignidade estar a vender estes títulos a preços de desespero. Contudo, não quis tomar decisão sem antes saber a opinião dos que me são mais próximos. Assim, fiz o que achei que devia ser feito: conversei em reunião de Família com os meus, expus-lhes a situação e as opções a tomar. Ouvi um a um. TODOS foram de opinião contrária a uma venda "desesperada" das acções da PT, neste momento.
Se a empresa for "ao fundo", irei com ela. Se conseguir arrostar com a borrasca e salvar-se. cá estarei (ou os meus filhos por mim... é o mais certo) para, então, decidir o que fazer.
Agora, é claro, que todo este triste episódio da PT me serviu de lição... indubitavelmente, que sim! Sinto vergonha só de falar nisto...
Editado pela última vez por Ramiiro_Santiago em 2/1/2015 17:44, num total de 1 vez.
- Registado: 25/11/2013 11:57
cavaleri Escreveu:sanchobeti Escreveu:Caro Cavaleri:
Essa visão de zero é baseada em quê!?
O homem dicidiu,está dicidido,acho pouco ético vir mortificar ainda mais.
CASOS vergonhosos na nossa Bolsa...
-BES
-ESFG
-BANIF
-SONAINDUSTRIA
-PT ja perdeu mais de 90% do seu valor bolsista..
todos estes valem agora zero ou muito perto disso,mas as pessoas rapidamnete esquecem as coisas menso boas da vida e voltam a cometer os mesmos erros.
O Ramiro deveria rever todo este processo (ultimos 2 anos) que envolve este negocio e desenhar as espectativas que dai resultam.
Porque motivo a PT o Banif e a SONI são casos vergonhosos em bolsa

A BOLSA É UM INVESTIMENTO EM ATIVOS DE E COM RISCO, infelizmente muita gente não percebe isso, A SONI foi mau pois foi quem vos mandou meter lá o dinheiro? a OI é mau pois é quem vos mandou investir na PT, o BANIF é mau e quem vos mandou investir lá? RESPOSTA: NINGUEM

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
sanchobeti Escreveu:Caro Cavaleri:
CASOS vergonhosos na nossa Bolsa...
-BES
-ESFG
-BANIF
-SONAINDUSTRIA
-PT ja perdeu mais de 90% do seu valor bolsista..
todos estes valem agora zero ou muito perto disso,mas as pessoas rapidamnete esquecem as coisas menso boas da vida e voltam a cometer os mesmos erros.
O Ramiro deveria rever todo este processo (ultimos 2 anos) que envolve este negocio e desenhar as espectativas que dai resultam.
- Registado: 31/12/2014 0:41
Caro Cavaleri:
- Registado: 29/11/2007 13:06
Caso para dizer espera o melhor mas preparado para o pior, relativamente a tua neta deverás depois disto tudo dizer-lhe que esse tempo do depois vendo acabou em Portugal!
agora é mais se nao vendeste a perder pouco depois tens de ar dar.
O Ramiro devia ter mais frieza e calculismo para isto da bolsa e ter uma visão menos romantica da coisa, mas não é o unico, o pessoal aqui tem avisado exaustivamente.,
agora é mais se nao vendeste a perder pouco depois tens de ar dar.
O Ramiro devia ter mais frieza e calculismo para isto da bolsa e ter uma visão menos romantica da coisa, mas não é o unico, o pessoal aqui tem avisado exaustivamente.,
Antes de mais, desejo um FELIZ ANO NOVO a todos os amigos do fórum.
Relativamente às acções que detenho da PT, reflecti sobre o assunto nesta passagem de ano, falei com os meus filhos e as minhas netas mais velhas (já universitárias), e decidi - decidimos, em família - não vender as malfadadas acções. Eu expliquei-lhes a situação presente, o meu "descuido" (com eles não usei este eufemismo e fui mais cru) ao não ter previsto, nem ter sido claramente avisado, para esta "tragédia" que se abateu sobre a PT e não ter agido em tempo oportuno, vendendo as ações, e evitando assim ter que passar por isto. Enfim, assumi o meu ERRO! (não há como "doirar a pilula").
Eles, todos eles, foram muito compreensivos, muito ternos e deram-me um enorme alento e um inequívoco voto de confiança (até fiquei comovido). Perante as duas alternativas que coloquei em aberto, vender as acções ao preço corrente (que anda nos 0,85€) ou mantê-las e esperar por melhores dias, todos me disseram que não havia a mínima necessidade em desfazer-me das acções àquele preço (a minha neta mais nova, com a clarividência/franqueza própria da juventude, foi pronta a perguntar-me "o avô vai vender ao desbarato para quê? Precisa? Não, pois não?..." e eu não soube dar-lhe resposta, porque, graças a Deus, não preciso desse dinheiro e vou tendo alguma saúde e discernimento).
Portanto, sendo essa a vontade unanime da minha família, vou manter-me com estas acções e esperar que surja um momento mais propício para efectuar a sua venda (sendo eu a efectuá-la ou quem vier a seguir a mim).
Quiz deixar aqui esta conclusão, já que os amigos foram todos muito amáveis ao darem a vossa opinião.
Muito obrigado.
Relativamente às acções que detenho da PT, reflecti sobre o assunto nesta passagem de ano, falei com os meus filhos e as minhas netas mais velhas (já universitárias), e decidi - decidimos, em família - não vender as malfadadas acções. Eu expliquei-lhes a situação presente, o meu "descuido" (com eles não usei este eufemismo e fui mais cru) ao não ter previsto, nem ter sido claramente avisado, para esta "tragédia" que se abateu sobre a PT e não ter agido em tempo oportuno, vendendo as ações, e evitando assim ter que passar por isto. Enfim, assumi o meu ERRO! (não há como "doirar a pilula").
Eles, todos eles, foram muito compreensivos, muito ternos e deram-me um enorme alento e um inequívoco voto de confiança (até fiquei comovido). Perante as duas alternativas que coloquei em aberto, vender as acções ao preço corrente (que anda nos 0,85€) ou mantê-las e esperar por melhores dias, todos me disseram que não havia a mínima necessidade em desfazer-me das acções àquele preço (a minha neta mais nova, com a clarividência/franqueza própria da juventude, foi pronta a perguntar-me "o avô vai vender ao desbarato para quê? Precisa? Não, pois não?..." e eu não soube dar-lhe resposta, porque, graças a Deus, não preciso desse dinheiro e vou tendo alguma saúde e discernimento).
Portanto, sendo essa a vontade unanime da minha família, vou manter-me com estas acções e esperar que surja um momento mais propício para efectuar a sua venda (sendo eu a efectuá-la ou quem vier a seguir a mim).
Quiz deixar aqui esta conclusão, já que os amigos foram todos muito amáveis ao darem a vossa opinião.
Muito obrigado.
Ora aí está !!! É fantástico. Nem o Novo Ano vale à PT. 

A cotação da PT dá a impressão de só estar à espera da cotação da OI, no Brasil, às 13 horas ...
A cotação da PT parece que se prepara para fazer novo mínimo histórico ... 

Daqui para a frente atenção ás empresas que criam ((holdings) por exemplo PTSGPS e GES) veiculos de investimento os quais nao podem ser resgatados ou salvos pelas autoridades e assim perdendo tudo quem nós sabemos bem, pois no dia seguinte é so por autocolantes novos e escolher um novo logotipo animal.
Para tu veres a dimensão da coisa, por exemplo o investimento na Rio Forte representava metade da capitalização bolsista da PT...
E só em dividendos extraordinários devido à venda da Vivo, distribuiu mais de 1,5 euros por acção.
Abraço,
Ulisses
E só em dividendos extraordinários devido à venda da Vivo, distribuiu mais de 1,5 euros por acção.
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Ramiro, mudou tanta coisa.
Vendeu o seu activo mais importante (A vivo) e distribuiu pelos seus accionistas a esmagadora maioria dessa receita, sob a forma de dividendos extraordinários.
Comprou parte de uma empresa com potencial mas com muitos problemas (Oi) e, desde a sua compra, o valor da Oi não tem parado de descer.
Fundiu-se com a Oi.
Perdeu 900 milhões com a compra da dívida da Rio Forte.
Isto só são algumas alterações gigantescas... De milhares de milhões.
Um abraço,
Ulisses
Sim, eu acompanhei a fusão com a Oi (e a ascensão do Z, Bava à presidência da empresa) e a polémica aplicação em papel comercial da Rioforte. Contudo, não imaginava que as repercussões destes "incidentes" fossem de tal monta que afectassem desta forma o valor da empresa, nem para tal fui alertado pelos bancos (e olhe que tenho aplicações em vários). Nenhum gestor me deu conta dessas ameaças ou que preveniu da necessidade de agir/vender as acções. Eu sei que a responsabilidade é unicamente minha - não estou a alijar responsabilidades -, mas, caramba, uma dica, um sussurro, de que se recomendaria a venda das acções, era mais do que exigível de quem trabalho, diariamente, no meio financeiro.
Como diz o povo, "aprender até morrer"... e eu estou a "aprender", já de cabelos brancos, e da pior forma!
E mais importante, perdeu a golden sare do estado.
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Ramiro, mudou tanta coisa.
Vendeu o seu activo mais importante (A vivo) e distribuiu pelos seus accionistas a esmagadora maioria dessa receita, sob a forma de dividendos extraordinários.
Comprou parte de uma empresa com potencial mas com muitos problemas (Oi) e, desde a sua compra, o valor da Oi não tem parado de descer.
Fundiu-se com a Oi.
Perdeu 900 milhões com a compra da dívida da Rio Forte.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Definitivamente, estes meandros dos mercados accionistas estão para além da minha compreensão. O que mudou numa empresa como a PT, que não vai há muito tempo (finais de 2010), cada acção valia perto de 10€, para agora as acções estarem nuns miseráveis 85 cêntimos de euro? Sim, o que mudou?! Os activos da empresa não são os mesmos? Eu leio habitualmente os jornais, vejo TV, e não me apercebi que tivesse acontecido um cataclismo na empresa que justifique esta enorme perda de valor da acção, em tão curto espaço de tempo, de 10€ para uns míseros cêntimos. A PT perdeu negócio? (eu que até via a publicidade à Meo bastante activa...)
Enfim, se calhar o saber o "porquê" pouco interessa. A realidade está aí e é com ela que temos de lidar. Mas pergunto, não há autoridades que investiguem - e punam! - os autores desta delapidação, deste desastre de gestão, deste esbulho para os accionistas, que foi/está a ser a PT?
Enfim, se calhar o saber o "porquê" pouco interessa. A realidade está aí e é com ela que temos de lidar. Mas pergunto, não há autoridades que investiguem - e punam! - os autores desta delapidação, deste desastre de gestão, deste esbulho para os accionistas, que foi/está a ser a PT?
SFT Escreveu:cavaleri Escreveu:Dia triste para os Portugueses se a PT Portugal voltar a cotar com outro nome e com novos acionistas.
E mais nao digo.
Ahahah
Já cota.
Chama.se Oi e fica no Brasil.
P.S.: Acho bonito este patriotismo, sobretudo quando vem de supostos investidores.
Discordo, a PT Portugal (bom miolo) neste momento não esta cotada esta numa fase hibrida uma vez que a sua venda esta a decorrer, diria até que a empresa vale um montante esse montante não esta diluido em acões por enquanto, o novo dono decidirá, ha que dizer a verdade.
ramiro, o raciocínio que tens que fazer é: Se hoje não tivesses posições no mercado e tivesses dinheiro para investir, seria PT que compravas? Seria outra? Não seria nenhuma?
E, em função das tuas respostas a estas perguntas, é que deves tomar as tuas decisões.
Abraço,
Ulisses
E, em função das tuas respostas a estas perguntas, é que deves tomar as tuas decisões.
Abraço,
Ulisses
cavaleri Escreveu:Dia triste para os Portugueses se a PT Portugal voltar a cotar com outro nome e com novos acionistas.
E mais nao digo.
Ahahah
Já cota.
Chama.se Oi e fica no Brasil.
P.S.: Acho bonito este patriotismo, sobretudo quando vem de supostos investidores.

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Dia triste para os Portugueses se a PT Portugal voltar a cotar com outro nome e com novos acionistas.
E mais nao digo.
E mais nao digo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 142 visitantes